Devir-criança da filosofia - Infância da educação

Page 1

www.autenticaeditora.com.br 0800 2831322

Walter Omar Kohan é professor titular de Filosofia da Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisador do CNPq e do Prociência (UERJ/ FAPERJ), foi presidente do Conselho Internacional para a Investigação Filosófica com Crianças (ICPIC). Fez estudos de pós-doutorado na Universidade de Paris 8. Coordena os Projetos “Em Caxias, a filosofia en-caixa? A escola pública aposta no pensamento” (FAPERJ) e “Biopolítica, escola e resistência: infâncias para a formação de professores” (CAPES-PROCAD). Publicou, entre outros, Filosofia na escola pública (Petrópolis: Vozes, 1999); Infância. Entre educação e filosofia (Belo Horizonte: Autêntica, 2003); Filosofia para crianças (Rio de Janeiro: Lamparina, 2008); Filosofia. O paradoxo de aprender e ensinar (Belo Horizonte: Autêntica, 2009).

“A infância, enquanto encarnação da própria filosofia, faz desta última uma arte de caçar borboletas.” A frase é uma homenagem de Cláudia Castro a Walter Benjamin, às “ardorosas caçadas” do menino em Berlim. O menino corre atrás da borboleta, encantado. Ela, frágil e doce, foge com rapidez da morte inevitável. A borboleta sabe que vai morrer e, mesmo assim, não se deixa caçar. Mais sabe a iminência da morte, mais livre voa de flor em flor, sem nelas sequer pousar, para evitar o ponto fixo em que possa ser caçada. Mais o menino sabe que não conseguirá pegar a borboleta, mais vive sua vida na busca, mais se torna a própria busca. As personagens pouco contam. Na verdade, a frase de Cláudia é um presente para uma infância impessoal, sem idade, biografia ou pátria. O menino e a borboleta são figuras de uma experiência vital, de um mundo, de uma vida livre impessoal. A frase é também uma oferenda para a filosofia, porque bem entendida, ela é justamente isto: a arte de um encontro tão impossível quanto irresistível que, quando se torna corpo, chamamos infância.

Devir-criança da filosofia – Infância da educação

O organizador

Devir-criança da filosofia Infância da educação

Carlos Skliar (Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales, FLACSO, Argentina)

Cláudia Maria de Castro

(Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)

Dora Lilia Marín-Díaz (Universidade Federal de Rio Grande do Sul-CAPES) Félix García Moriyón (Conselho

Internacional para a Investigação Filosófica com Crianças (ICPIC)

Giuseppe Ferraro (Università “Federico II” di Napoli, Itália) Gregorio Valera-Villegas

(Universidades Central de Venezuela e Simón Rodríguez, Caracas,Venezuela)

Lúcia Helena Pulino (Universidade

Walter Omar Kohan (org.)

de Brasília)

Olga Grau (Universidad de Chile) Paula Ramos de Oliveira

(Universidade Estadual Paulista)

Pedro Pagni (Universidade Estadual Paulista) Plínio Prado (Université de Paris 8) Ricardo Espinosa (Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Chile) Ricardo Sassone (Universidad de Buenos Aires)

Sandra Corazza (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Sérgio Sardi (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul)

Sílvio Gallo (Universidade Estadual de Campinas)

Sylvio Gadelha

(Universidade Federal do Ceará)

Walter Omar Kohan (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Capa Devir.indd 1

24/8/2010 20:07:58


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.