A potência do pensamento

Page 1

demitiu em 2009. O TRADUTOR: António Guerreiro é crítico literário e cronista no jornal Público (LisO TRADUTOR: António Guerreiro é crítico boa) e professor convidado da Faculdade literário e cronista no jornal Público (Lisde Belas-Artes da Universidade de Lisboa. boa) e professor convidado da Faculdade A literatura contemporânea, a arte, a esde Belas-Artes da Universidade de Lisboa. tética e as questões atuais da cultura de A literatura contemporânea, a arte, a esmassas têm sido as principais matérias do tética e as questões atuais da cultura de seu trabalho ensaístico. Walter Benjamin e massas têm sido as principais matérias do Aby Warburg são os dois principais autores seu trabalho ensaístico. Walter Benjamin sobre os quais tem trabalhado nos últimos e Aby Warburg são os dois principais autoanos. De Giorgio Agamben, traduziu A cores sobre os quais tem trabalhado nos últimunidade que vem e Homo Sacer (ambos mos anos. De Agamben, traduziu A publicados emGiorgio Portugal pela Editorial Precomunidade que vem e Homo Sacer (ambos sença, em 1993 e 1998, respectivamente). publicados em Portugal pela Editorial Presença, em 1993 e 1998, respectivamente).

“Devemos ainda medir todas as consequências dessa figura da potência que, dando-se a si mesma, se salva e acresce no ato. Ela nos obriga a repensar radicalmente não apenas a relação entre a potência e o ato, entre o possível e o real, mas também a considerar de uma nova maneira, na estética, o estatuto do ato de criação e da obra, e, na política, o problema da conservação do poder constituinte no poder constituído. Mas é toda a compreensão do vivente que deve ser reequacionada, se é verdade que a vida deve ser pensada como uma potência que incessantemente excede suas formas e suas realizações. E talvez só nessa perspectiva possamos enfim compreender a natureza do pensamento, se é verdade, como Aristóteles não se cansa de repetir, que é a potência que define a sua essência.”

GIORGIO

AGAMBEN A potência do pensamento Ensaios e conferências

ISBN 978-85-8217-345-9

9 788582 173459

Capa Potencia do Pensamento1812.indd 1-5

FILOAGAMBEN

GIORGIO AGAMBEN A potência do pensamento Ensaios e conferências

GIORGIO AGAMBEN nasceu em 1942, GIORGIO AGAMBEN nasceu em 1942, em em Roma, e laureou-se em Direito, em Roma, e laureou-se em Direito, em 1965, 1965, com uma tese sobre Simone Weil. com uma tese sobre Simone Weil. Em 1966, Em 1966, do participou primeiro participou primeiro do Seminário deSemiThor, nário de Thor, que Heidegger realizou a que Heidegger realizou a convite de René convite de René Entre e 1975, Char. Entre 1974Char. e 1975, fez 1974 pesquisas em fez pesquisas em Londres na Warburg Londres na Warburg Institute Library. Entre Institute Library.Entre as1982 e 1993, assumiu a1982 tarefaede1993, apresensumiu a tarefa de apresentar ao público tar ao público italiano uma edição completa italiano uma ediçãoBenjamin completapela daseditora obras das obras de Walter de Walter pelaprocesso, editora Einaudi, Einaudi, deBenjamin Turim. Nesse acabou de Turim. Nesse processo, acabou desdescobrindo textos inéditos de Benjamin cobrindo textos inéditos de Benjamin na na biblioteca de Paris. Por discordâncias com a editora, abandonou o projeto. Entre biblioteca de Paris. Por discordâncias com 1986 e 1993, foi diretor de programa do a editora, abandonou o projeto. Entre 1986 Colégio Internacional de Filosofia de Pae 1993, foi diretor de programa do Coléris. A partir de 1988, passou ade ensinar gio Internacional de Filosofia Paris.na A Itália, de primeiro em Macerata, depois em partir 1988, passou a ensinar na Itália, Verona e, por fim, no Istituto Universitario primeiro em Macerata, depois em Verodi di Venezia de onde na Architettura e, por fim, no Istituto (IUAV), Universitario di se demitiu em 2009. Architettura (IUAV) de Veneza, de onde se

www.autenticaeditora.com.br

Tradução António Guerreiro

Publicado na Itália em 2005, A potência do pensamento é uma coletânea de ensaios e conferências escritas por Giorgio Agamben ao longo de um período de quase trinta anos. Entre os textos aqui reunidos, o leitor encontrará desde o ensaio “Aby Warburg e a ciência sem nome”, de 1975 – estreitamente ligado às pesquisas, desenvolvidas por Agamben na biblioteca do Warburg Institute de Londres, que darão origem a seu segundo livro, Estâncias, de 1977 –, até o ensaio “A obra do homem”, de 2004, que antecipa as investigações sobre o conceito de inoperosidade, que domina as reflexões dos dois tomos do último volume de Homo Sacer: “Altíssima pobreza”, de 2011, e “O uso dos corpos”, de 2014. Reunidos pelo autor em três núcleos de preocupações centrais que acompanham a sua obra (Linguagem, História e Potência), estes ensaios e conferências oferecem talvez o mais extenso e completo panorama da obra deste filósofo italiano que está entre os mais importantes do nosso tempo. A potência do pensamento é também o livro de Agamben que permite, àqueles que acompanham o seu percurso, entender como seu pensamento se constrói num diálogo permanente com autores tanto da filosofia antiga (como Platão e Aristóteles), quanto da filosofia contemporânea (como Benjamin e Heidegger, mas também Foucault, Deleuze e Derrida), assim como da linguística e da antropologia do século XX (como Jean-Claude Milner e Furio Jesi). Tais autores são não só objeto destes ensaios, mas, sobretudo, “amigos” deste pensamento. Cláudio Oliveira

22/12/14 14:38


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.