A oralidade na escola - A investigação do trabalho docente como foco de reflexão

Page 1

Capa Oral na escola.indd 1

www.autenticaeditora.com.br

Imagem: iStockphoto

Por que ensinar a oralidade nas salas de aula da educação básica? O que é ou não é adequado para a abordagem da oralidade nas aulas de Língua Portuguesa? De quais estratégias didático-pedagógicas o professor pode lançar mão para trabalhar com os gêneros da modalidade oral ou com a oralização do texto escrito? Com base em resultados de pesquisas e em experiências de formação docente, os autores desta obra se propõem não apenas à discussão teórica do tema, como também à apresentação de estratégias didático-pedagógicas importantes para o desenvolvimento da competência discursiva dos alunos no que diz respeito à oralidade.

Telma Ferraz Leal, Siane Gois (Orgs.)

Siane Gois é doutora em Letras, professora no Departamento de Letras da UFPE, nas modalidades presencial e a distância, e, atualmente, coordena o curso de graduação em Letras – Licenciatura. É membro do Núcleo de Estudos em Compreensão e Produção Interlinguísticas (NUCEPI) e do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL). Foi professora da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco e atuou como técnica em Educação na Gerência de Políticas Educacionais. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Leitura e Produção de Texto, trabalhando principalmente com a Teoria da Enunciação e a Análise do Discurso.

Coleção língua portuguesa na escola

a oralidade na escola

Telma Ferraz Leal é doutora em Psicologia e professora do curso de graduação em Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL) e desenvolve pesquisas sobre alfabetização e ensino da Língua Portuguesa. Orientou várias dissertações e teses, sobretudo na linha de pesquisa Educação e Linguagem. Organizou livros e publicou diversos artigos em sua área de interesse. Tem participado, como coordenadora, professora e orientadora, de cursos de formação para professores das redes públicas de ensino em diferentes estados brasileiros.

a oralidade na escola

A investigação do trabalho docente como foco de reflexão Telma Ferraz Leal Siane Gois (Orgs.)

Ancorados na teoria bakhtiniana dos gêneros do discurso, os estudos linguísticos acerca das especificidades dos gêneros da oralidade caminharam muito nos últimos anos. Entretanto, inúmeras pesquisas mostram que há um descompasso entre tal realidade e a abordagem da oralidade nas salas de aula da educação básica. Por motivos diversos, muitos professores desse nível de ensino não se sentem seguros para desenvolverem trabalho produtivo sobre o tema. Por outro lado, os livros didáticos de Língua Portuguesa (até mesmo aqueles que passam pelo crivo do Programa Nacional do Livro Didático) agravam o problema ao relegarem o trabalho com a oralidade para segundo plano. Longe de ter como objetivo apresentar, por meio de respostas conclusivas, soluções simplistas para o problema, os autores da presente obra, à luz de resultados de pesquisas, se propõem não apenas à discussão teórica do tema, como também à apresentação de estratégias didático-pedagógicas importantes para o desenvolvimento da competência discursiva dos alunos no que diz respeito à oralidade. Trata-se, portanto, de uma obra que traz uma importante contribuição para o seu público-alvo: professores de Língua Portuguesa que atuam na educação básica, pesquisadores e pessoas interessadas pela temática.

22/05/12 16:44


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.