Boletim abril-junho - Revista Saúde Integrativa

Page 1

REVISTA SAÚDE INTEGRATIVA #Nº2, VOLUME 3, EDIÇÃO TRIMESTRAL (ABR-JUN), 2019

FACULDADE DE ENFERMAGEM UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS


REVISTA SAÚDE INTEGRATIVA Editoras e autoras desta edição: Bárbara Vitorino Pereira dos Santos (Bryan) e Daniela Dallegrave

Sistematização dos dados do ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares, edição de abril-junho de 2019: - Ana Carolina Pereira dos Santos

SOBRE A REVISTA Esta é uma publicação da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (FEn-UFG) em parceria com a Associação Brasileira de Enfermeiros Acupunturistas e de Práticas Integrativas (Abenah). O objetivo é divulgar as ações desenvolvidas pelo Ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares, integrando ensino, pesquisa e extensão.

Rua 227 Qd. 68 St. Leste Universitário - Goiânia-GO. CEP: 74605080 Fones: 55 (62) 32096280 - www.fen.ufg.br


EXPEDIENTE


AMBULATÓRIO DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES O Ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares da Faculdade de Enfermagem da UFG funciona desde 01 de agosto de 2018. Trata-se de uma parceria da Abenah – Associação Brasileira de Enfermeiros Acupunturistas e de Práticas Integrativas com o Greenpic – Grupo de Extensão Ensino e Pesquisa em Educação e Saúde e em Práticas Integrativas e Complementares. Os atendimentos são semanais, gratuitos e por demanda espontânea. Coordenadora Geral: Daniela Dallegrave Vice-coordenadora Geral: Jaqueline Evangelista da Costa Coordenadora Técnica: Ana Cecília Coelho de Melo Coordenadora Administrativa: Patrícia Tavares dos Santos Coordenadora Científica: Katy Conceição C. Muniz Domingues Membros: Ana Carolina Pereira dos Santos Bárbara Vitorinoa Pereira dos Santos (Bryan) Carolina Inez Alves Silveira Elson Santos Silva Carvalho Jane Carla Coelho Alves Tânia Mieko Ueno Tsukamoto Vitória Lopes Lima Portaria 32/2018 - Faculdade de enfermagem da Universidade Federal de Goiás


AMBULATÓRIO DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES


No mês de abril, a média de acupuntura foi de 17 atendimentos por semana. No mês de maio, houve a oficina de planejamento com a finalidade de melhorar os atendimentos no ambulatório. Dentre os assuntos abordados, a alta para os pacientes foi um deles. Desta forma, foram realizados os procedimentos de alta para alguns pacientes de acupuntura, diminuindo o número de atendimentos. Estão em análise os critérios para novos ingressos nesta modalidade de atendimento.

PICs para todos!


No mês de maio, houve um projeto voltado para a comunidade em geral, o Curta o Câmpus. Nele foram realizados atendimentos a pessoas de 0 a 80 anos, totalizando em 104. Este projeto é promovido pela Pró-reitoria de Extensão da UFG e possui diversas edições, sendo esta a de inverno. Diversas atividades são ofertadas para públicos de todas as idades, dentre elas a auriculoterapia.

Cuidado Integral com as PICs!


Interagentes e as PICs

Relato


"Gostaria de compartilhar a experiência que estou tendo com minha mãe, na verdade ela não é a primeira pessoa que atendo dentro do hospital, já atendi até em UTI, mais com ela os resultados foram incríveis. Minha mãe mora no Paraná estava com dor, lesão por hérnia, foi transportada na ambulância gritando de dor, teve que ir logo pra morfina. Eu cheguei no primeiro dia e só consegui fazer ynsa nela, mas já ajudou pra dar o banho no leito. Na outra sessão, ela mexeu a perna, na outra andou e tirou a morfina e agora está sem medicamento. Fico pensando no quanto os hospitais estão perdendo em não ter trabalhos com outra Medicina, associada aos cuidados de pacientes internos. A prática de Acupuntura não tem contra indicação, e neste caso é minha mãe, então assumo a responsabilidade diante dela. Além disso, hoje a acupuntura está constantemente sendo provada cientificamente, com uso de aparelhos que comprovam a eficácia da ação das agulhas.


O profissional que tem segurança na aplicação de uma prática, sabe que não vai causar danos ao paciente e tem argumentos para conversar com a equipe responsável, transmitindo segurança. Já fiz a prática quando minha mãe fez a quimioterapia, em parceria também com a equipe médica, enfermagem, psicologas e nutricionista. Ela não não vomitou mais após as sessões."

Enfermeira e Terapeuta Sidineia Boiko Martins. Acupunturista, auriculoterapeuta e ventosaterapia


No ambulatório, pude fazer uma das práticas integrativas para a melhora da sindrome do túnel do carpo no braço direito. Desde 2015 sinto dores, dormências por conta de movimentos e com o tempo só foi piorando. Busquei tratamento médico porém foi constatado grau leve, sem indicação de fisioterapia. Neste ano, com as práticas integrativas soube da magnetoterapia em que utiliza-se cristais e/ou sementes no local da dor. Foram, até o momento, dois atendimentos e, desde o primeiro, tive melhora da dor no punho e da dormência no braço. Pretendo continuar e indico para os demais.

Bryan Vitorino, acadêmico de enfermagem e auriculoterapeuta


Desde o ano passado eu estava com algumas irritações de pele e mesmo depois de tomar diferentes remédios e utilizar várias pomadas, não passava. Depois que eu fiz uma sessão de acupuntura, a irritação diminuiu, fiz também algumas sessões com magnetoterapia. O problema não estava na minha pele e sim no meu emocional, eu estava muito ansiosa e com o tempo e com as sessões de acupuntura foi melhorando. Quando eu tive uma crise de ansiedade no ambulatório colocaram ao todo 11 agulhas e foi como se aquele estresse todo não tivesse acontecido. No geral, a acupuntura tem sido ótima para a redução da minha ansiedade

Marcela Ucella Galdino, acadêmica de educação física e auriculoterapeuta


PICS E A CIÊNCIA...

Você sabia?


BARRA DE ACCESS Por: Gustavo da Silva Souto As Barras de Access são 32 pontos na cabeça, que quando ativados por toques suaves liberam crenças limitantes, emoções e sentimentos negativos. É ideal para pessoas que procuram por mudanças, pois ao trabalhar crenças limitantes os efeitos positivos são inúmeros, quebrando padrões de comportamento e fazendo com que quem recebe a terapia tenha mais consciência em sua vida. Tem bons resultados para aliviar ansiedade, depressão e estresse. Ajuda a pessoa a ter mais equilíbrio mental e emocional. Uma sessão equivale a duas horas de meditação.


VENTOSATERAPIA Por: Sidineia Boiko Martins

A ventosaterapia é uma técnica que utiliza cúpula de vidro com fogo ou de acrílico com uma pistola para retirar o ar de dentro e exercer uma pressão negativa sobre a pele, que emerge para dentro da cúpula decorrente da sucção.

A pressão negativa acelera o movimento das células, abre os vasos capilares e os poros e, assim, as toxinas são retiradas. Ocorre troca de gases, oxigenação do sangue, e a circulação sanguínea é ativada. Exerce papel parecido com as dos pulmões na troca gasosa e as dos rim na limpeza dos gases tóxicos do sangue.


Existem várias formas de fazer ventosa, com agulha, com água, com sangria, com moxa. Forma, pressão e tempo certo são aplicados a cada um. As indicações da ventosa são inúmeras: eliminar toxinas, dores músculo-esqueléticas; melhorar tosse, asma, alergia, bronquite, hipertensão, funcionamento de todos os órgão e víscera (acelera a digestão, movimenta o intestino, ajuda no sistema reprodutor masculino e feminino, problemas ginecológicos), irritabilidade, estresse, ansiedade e entre outros. A pessoa sente um relaxamento e sensação de leveza após ser tratado pela ventosaterapia. Também existem contra indicações, por isso deve ser realizado por um profissional capacitado.


MAGNETOTERAPIA Por: Andrea Nogueira Magnetoterapia é uma prática única de restabelecimento da saúde através da aplicação de magnetos nas áreas afetadas pela dor ou apenas nas áreas reflexas dessa sensação. Para obter este tipo de benefício, a magnetoterapia deve ser repetida por mais de uma sessão, sendo que o tempo de tratamento deve ser indicado pelo terapeuta, de acordo com o problema a tratar e a intensidade do campo magnético. Esta técnica pode ser utilizada sempre que é necessário e possível acelerar o processo de recuperação. Desta forma, é utilizada para ajudar no tratamento de osteoporose, lesões nos nervos, tendinite, artrite reumatóide, por exemplo.


LIBERAÇÃO EMOCIONAL MAGNÉTICA - LEM Por: Sueli Pires A LEM tem como base o descobrimento do Dr. Nelson Bradley que desenvolveu o “Emotion Code” (Código da Emoção), uma técnica

que visa o desbloqueio e liberação de emoções que possam ter ficado aprisionadas no decorrer da vida ou, até mesmo, da fase intrauterina e que se tornam energias emocionais prejudiciais devido a experiências traumatizantes. Estas emoções aprisionadas, que se encontram a nível energético corporal, podem causar: depressão, ansiedade, crise de pânico, e até mesmo bloquear a vida em sentido profissional, amoroso e social devido a travas que se criam e que impedem a progressão, afastando as pessoas do amor e da felicidade, que todos nós temos direito.


As “Emoções Presas” estão compostas de energia, assim como todo o corpo, e exercem influência sobre os tecidos e podem causar dor aguda e até mesmo doenças. Por exemplo: Lembre-se daquela vez em que você ficou EMOCIONADO e não quis demonstrar e sentiu uma bola em sua garganta ou no seu peito, aqui temos uma demonstração de como a emoção pode causar alterações no corpo físico. Imagine as emoções derivadas de traumas ou questões muito negativas que passou em vida, que doenças podem provocar? Liberar essas emoções aprisionadas ajuda com que o corpo se cure física e emocionalmente , favorece para que as dificuldades e bloqueios desapareçam ou que seja mais fácil lidar com eles. A LEM é uma técnica simples e poderosa para encontrar e liberar estas emoções aprisionadas. Através da Cinesiologia, nos comunicamos com o subconsciente e assim identificamos as emoções aprisionadas que estão causando o bloqueio.


Uma vez localizada é liberada com a ajuda de um ímã. Pode-se aplicar em pessoas de todas as idades e até em animais. Benefícios da LEM: · Recuperar alegria; · Liberar emoções herdadas dos nossos antepassados; · Liberação de medos, fobias, traumas ... · Restabelecimento da segurança em nós mesmos; · Libertar-nos do estresse, ansiedade, angústia ... . Melhorar nossos relacionamentos pessoais; · Liberar-se do ressentimento; · Sentir a paz interior; · Aceitar e se adaptar melhor às mudanças; · Conectar-se com a nossa sabedoria inata; · Reforçar e melhorar todos os aspectos da nossa vida; · Ter uma vida mais alegre; · Desbloquear situações que se repetem.


REVISTA SAÚDE INTEGRATIVA inDICA!


CURTA O CÂMPUS UFG

Possui como princípio de atuação a relação estreita com a comunidade. Trata de um projeto que proporciona diferentes ações aos participantes no campo científico, tecnológico, artístico, cultural, filosófico, tornando-se acessíveis à população.


10ª EDIÇÃO PRÊMIO PROFISSIONAL DESTAQUE DE ENFERMAGEM

"Dedico o prêmio Destaque da Enfermagem 2019, recebido pela ABENAH, a essa equipe de todas as horas e sonhos mirabolantes." (Ana Cecilia Coelho Melo - presidente da ABENAH)


ENFERMAGEM DEFENDE O SUS NA 9ªCONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE DE GOIÁS

! s C I P a t n e t S #SU A Abenah propôs Moção para financiamento das Práticas Integrativas no SUS e promoveu debates em prol das PICs, com argumentação baseada em legislação, em evidências científicas e na prática clínica de enfermeiros acupunturistas e enfermeiros de práticas integrativas. Também foram oferecidos atendimentos de Auriculoterapia pela Abenah e pelo Greenpic (Grupo de Extensão, Ensino e Pesquisa em Educação e Saúde e em Práticas Integrativas e Complementares da Universidade Federal de Goiás) para os delegados e convidados presentes na Conferência.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.