¦Fumigação¦ Vedação Considerando que a Fosfina é um gás, e sendo necessária uma determinada concentração para eliminar todos os insetos em todas as suas fases de desenvolvimento, a vedação constitui-se em importante fator de sucesso para a operação. Dentro desta premissa, avaliar o estado de conservação das lonas e dos pisos e paredes, calafetação das chapas dos silos metálicos, vedação correta das bocas de descarga, dutos e ventiladores de aeração, bem como o uso de lonas indicadas para o expurgo, cobras de areia e execução correta, evitarão a possível perda de gás de Fosfina por vazamentos.
sas formas devem estar expostas a determinadas concentrações de Fosfina, para morrerem.
Tempo de Exposição Conceitualmente, o Tempo de Exposição é o tempo necessário entre a aplicação do Fosfeto de Alumínio, sua reação com a umidade do ar para a liberação da Fosfina e a sua difusão para expandir-se por todos os espaços a serem expurgados. Uma massa de grãos de milho, considerando sua densidade aparente média, terá aproximadamente 25% do volume ocupado formado pelo ar. Em uma célula completa de milho, observaremos através do sistema de termometria diferenças de temperatura. Esses gradientes térmicos provocam uma movimentação de ar muito forte no interior da massa de grãos, denominada corrente de convecção. No processo de fumigação, a aplicação do Fosfeto de Alumínio, seja através de sondas ou em apresentação sache, a liberação da Fosfina ocorre de forma lenta (curva acima). À medida que vai havendo a liberação da Fosfina, sua difusão pelo interior da massa vai ocorrendo em razão da movimentação determinada pela corrente de convecção. É importante ressaltar que alguns insucessos podem estar relacionados com a redução do tempo de exposição. O Tempo de Exposição é um dos principais fatores para o sucesso da fumigação, tendo em vista a manutenção da concentração mínima de Fosfina necessária para eliminar todos os insetos, em todas as suas fases de desenvolvimento existentes na massa de milho. A redução deste Tempo não traz qualquer benefício, uma vez que quanto maior o tempo de exposição, maior a certeza da homogeneidade da concentração de Fosfina e a consequente morte dos insetos adultos e suas demais fases de desenvolvimento, considerando o tempo mínimo a que es-
Finalizando, atender as expectativas dos mercados externos e internos, no que se refere a evidencia de resíduos de agroquímicos nos grãos ou outros produtos armazenados deve ser objetivo para os armazenadores. Nessa perspectiva, a correta adoção dos procedimentos do processo de fumigação e a utilização de soluções adequadas, a exemplo da formulação sache de Fosfeto de Alumínio, permitirão o alcance de mercados cada vez mais exigentes, alavancando as vendas, além de reduzir as perdas.
08 | Revista Grãos Brasil | Novembro / Dezembro 2013
TEMPOS MÍNIMOS DE EXPOSIÇÃO RECOMENDADOS
Fonte: BEQUISA