40 ISTA BRO REVNO /DEZEM ENT20 VEMBRO | 16
GC - O Brio tem disponíveis cerca de 3.500 mil produtos biológicos certificados e livres de aditivos artificiais. Como esperam crescer em termos de produtos nos próximos anos? AA - Numa altura em que a população começa a estar desperta para as vantagens do biológico, temos que tornar a opção destes produtos cada vez mais fácil. Nas lojas Brio, o consumidor não precisa de ler os rótulos para ter a certeza de que está mesmo a optar por um produto biológico, o que simplifica a nossa decisão de introduzir ou não determinadas referências e, por outro lado, o mercado é muito dinâmico. Todos os meses temos introdução de novas referências; no entanto, a razão porque o número se mantém estável é porque estamos sempre muito atentos às referências que vão deixando de ter procura. Estamos atentos às novidades e tendências do mercado, sendo que a procura evolui e a nossa oferta também.
n.º42/
GC - De 2009 até agora, os produtos de origem nacional comercializados pelo Brio aumentaram 10%. É uma preocupação apostar em produtores nacionais? AA - A nossa preferência vai sempre para os produtores nacionais. No que respeita aos frescos, diria que 90% são nacionais; no entanto, produtos que necessitem de outro tipo de tratamento, como embalamento, existem muito menos em Portugal. No início do negócio, a percentagem de produtos nacionais no total correspondia a 30%, enquanto que 70% eram importados. Atualmente, registamos uma evolução positiva, sendo que 40% já são produtos nacionais e 60% produtos importados. Um dos nossos objetivos, a longo prazo, é aumentar esta percentagem de produtos nacionais.
aumento da procura ao nível de produtos sem glúten, sem lactose e sem açúcar. Primeiro, porque existe muita informação e discussão à volta deles e, segundo, porque de facto existe pouca variedade de oferta nos supermercados convencionais. No Brio temos uma variedade enorme de produtos sem glúten, como massa, pão, cerveja, salsichas ou batatas fritas, a preços acessíveis e que não se encontram nos restantes supermercados. GC - Para além dos produtos alimentares, o Brio também vende cosmética biológica. Como tem sido a adesão do mercado a este tipo de produtos? AA - Tem sido muito positiva. Os produtos de cosmética estão em franco crescimento e já fazem parte das famílias de produtos mais vendidas do Brio. Há cada vez mais pessoas com alergias e problemas de pele que procuram produtos com componentes naturais e no Brio encontram uma oferta variada de produtos como champô, gel de banho, desodorizante ou cremes. GC - O fator preço continua a pesar muito na decisão de comprar estes produtos ou os portugueses prezam cada vez mais a qualidade? AA - Este tipo de produtos é, por vezes, associado a preços mais caros, sendo que este é um dos nossos grandes desafios, pois esta ideia nem sempre corresponde exatamente à verdade. Apesar dos preços serem ligeiramente mais caros, as pessoas estão a fazer escolhas diferentes e a dar mais valor à qualidade em determinados produtos. Habitualmente, os novos consumidores biológicos começam pelas frutas e legumes e vão depois lentamente entrando noutras famílias e experimentando novos produtos. Nos dias de hoje, notamos que esse processo é muito mais rápido. As pessoas cada vez mais prezam a “sua” qualidade de vida, que neste caso pode ser melhorada ao consumir biológico, e para isso estão dispostas a pagar um valor mais elevado. GC - As três novas lojas inauguradas em 2016 representaram um investimento de 500 mil euros. Tendo em conta que no último ano atingiram um volume de negócios de quatro milhões de euros, um crescimento de 20% face ao ano anterior, como prevê o ano de 2017? AA - Em 2017 esperamos ultrapassar os cinco milhões de euros de faturação, com a previsão de crescer mais 10% relativamente a 2016, sem considerar a abertura de novas lojas. O mercado biológico está em franca evolução e está a aparecer uma série de
GC - Como estão organizados os supermercados Brio? Quais são os produtos biológicos mais procurados? AA - Os produtos estão organizados por famílias nos supermercados Brio. As nossas 10 famílias de produtos mais vendidas têm sido as mesmas ao longo dos anos, com a exceção da cosmética que entrou no top 10 este ano. As categorias mais vendidas são frutas e legumes, mercearia doce, lácteos, mercearia seca, granel, padaria, talho, cereais, bebidas e cosmética. GC - Existe uma secção dedicada exclusivamente aos produtos sem glúten e sem lactose. A procura por alimentos “free from” está em crescimento no país? AA - Sim, sem dúvida. No Brio temos registado um considerável
novos “players” que estamos a observar com bastante interesse. Apesar do mercado estar mais competitivo, olhamos para 2017 com confiança e achamos que tendencialmente poderemos continuar com níveis de crescimento de dois dígitos.