2012 - MUDI - UEM

Page 1

MUDI 2012 Relatório parcial aprovado em reunião no dia 26/07/2012 – Ata 028

Introdução O Museu Dinâmico Interdisciplinar (MUDI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) promove a integração entre a universidade e a comunidade por meio de ações científicas, culturais e educativas. Em sua estrutura há vários ambientes: “Anatomia humana e animal normal e patológica”; “Educação para a saúde”; “Química para a vida”; “Reprodução de Orquídeas e Bromélias”; “Experimentoteca e Ludoteca de Física”, “Inclusão digital” e a “Matemativa”. O projeto Matemativa – Exposição Interativa de Matemática - é uma forma diferente de experimentar a Matemática, interagindo com seus conceitos de forma a contribuir com o desenvolvimento de sua sensibilidade e aptidão científicas. A Matemativa vem sendo exposta no MUDI desde 2010, oferecendo a população à oportunidade de ver a Matemática de uma forma diferente e vivenciar novas experiências. O MUDI inclui também o MUDI ITINERANTE que tem como principal objetivo a divulgação cientifica e tecnológica para comunidades que por motivos diversos estão excluídas do contato com os meios e locais de produção e divulgação científica, em especial as populações que habitam a periferia de cidades de médio porte ou cidades pequenas do interior onde não existem museus e centros de ciências. O projeto visa transpor os muros da universidade e levar as experiências vivenciadas na universidade até a comunidade e trazer para a universidade o que se aprende e vivencia-se, neste rico contato com a população para ser pensado, estudado e servir de base para novas ações que serão levadas à comunidade. Em 2012 a participação ocorreu em:  Santa Inês – PR: Nos dias 17 e 18 de maio de 2012, estivemos em Santa Inês a convite do Museu Dinâmico Interdisciplinar (MUDI), onde realizamos umaexposição com as peças da Matemativa (Exposição Interativa da Matemática). O evento MUDI Itinerante ocorreu na Biblioteca Cidadã: Prof.Deosdeth Carlos de Souza e também contou com a participação dos biólogos que apresentaram peças anatômicas sadias e com patologias, esqueleto humano e animais taxidermizados. Nosso objetivo foi despertar na comunidade, principalmente nos alunos de ensino fundamental e médio o interesse pelas peças, para que pudessem interagir e adquirir novos conhecimentos de forma divertida.  Apucarana – PR: O Programa Paraná em Ação tem um claro objetivo: oferecer serviços gratuitos que promovam cidadania e inclusão social da população. Em seis edições foram realizados cerca de 212 mil atendimentos a população mais carente. É o maior mutirão da cidadania do Paraná, pois a cada dia novos parceiros se unem a este trabalho, dedicando seus esforços na melhoria da qualidade de vida do povo paranaense. O Mutirão da Cidadania é realizado em cada cidade onde ocorre o evento, em formato de uma feira, a fim de oferecer serviços essenciais em um único local. Confecção de documentos, casamentos coletivos, serviços judiciários, recreação cultural e esportiva, embelezamento,


estética, acesso à internet, exames e orientações nas áreas de saúde, oficinas de geração de renda são exemplos de alguns dos serviços prestados.  Tibagi – PR: Nos dias 23 e 24 de junho aconteceu mais um Paraná em Ação, na cidade de Tibagi. A exposição Matemativa esteve presente, sob coordenação do Prof. Kleber Luciano Niro, juntamente com a equipe de Anatomia do Museu Dinâmico Interdisciplinar.  Quedas do Iguaçu – PR: Nos dias 20, 21 e 22 de julho do ano de 2012 aconteceu na cidade de Quedas do Iguaçu o Paraná em Ação. O Programa Paraná em Ação tem como objetivo oferecer serviços gratuitos que promovam cidadania e inclusão social da população. O PET Matemática participou do evento juntamente com a Exposição Interativa de Matemática (Matemativa), colaborando com o monitoramento da exposição.  Ubiratã – PR: Entre os dias 11 e 12 de agosto o Paraná em Ação esteve na cidade de Ubiratã. A exposição Matemativa esteve presente, sob coordenação do Prof. Saulo Medrado, juntamente com as equipes de Anatomia e Física do Museu Dinâmico Interdisciplinar.  Querência do Norte – PR: O Museu Dinâmico Interdisciplinar (MUDI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) promove a integração entre a universidade e a comunidade, por meio de ações científicas, culturais e educativas. Visando uma maior divulgação e popularização científica, o MUDI participa de vários eventos itinerantes, comumente chamados MUDI Itinerante. Nos dias 23 e 24 de agosto, promoveu uma viagem para Querência do Norte, para atender alunos do ensino básico, desde o maternal até o ensino médio.

Abrangência: Espaço Permanente ( ) Local ( x ) Micro Regional ( ) Regional ( ) Nacional Mudi Itinerante – Santa Inês – PR: ( ) Local ( x ) Micro Regional ( ) Regional ( ) Nacional Mudi Itinerante – Apucarana – PR: ( ) Local ( x ) Micro Regional ( ) Regional ( ) Nacional Mudi Itinerante – Tibagi – PR:

( ) Local

( x ) Micro Regional ( ) Regional

( ) Nacional

Mudi Itinerante – Quedas do Iguaçu – PR:

( ) Local

( ) Micro Regional ( x ) Regional

( ) Nacional


Mudi Itinerante – Ubiratã – PR:

( ) Local

( x ) Micro Regional ( ) Regional

( ) Nacional

Mudi Itinerante – Querência do Norte – PR:

( ) Local

( ) Micro Regional ( x ) Regional

( ) Nacional

Desenvolvimento Espaço Permanente Em andamento

Mudi Itinerante – Santa Inês – PR: Às seis horas da manhã, do dia 17 de maio de 2012, os monitores se reuniram em frente ao MUDI, onde aguardamos pelo micro-ônibus que nos levou até o local do evento, chegamos lá, perto das oito horas, tomamos café da manhã e rapidamente descarregamos as peças e nos organizamos para a exposição, pois o público já estava esperando.Nós monitores começamos a explicar as peças, tirar dúvidas, deixando o público interagir com os jogos. Das 12h até 13h fomos a uma escola do município, onde as cozinheiras prepararam o almoço para todos que trabalhavam no evento. Em seguida voltamos para a exposição e atendemos muitas escolas de Santa Inês e algumas das cidades vizinhas, como Santo Inácio e Itaguajé. As 17h fomos para a pausada em que ficamos hospedados, retornando com as atividades às 19h30min e atendemos a comunidade até as 21h30minh. Demos continuidade no outro dia, recebendo muitos visitantes, em sua grande maioria os alunos da cidadeque se mostraram tão interessados quenos visitaram várias vezes, trazendo amigos ou familiares para conhecer a exposição. No outro dia seguimos com as atividades até às 16h, horário ao qual embrulhamos e carregamos as peças para viajem, retornamos também de micro-ônibus, chegando em Maringá aproximadamente as 18h, descarregando as peças na Sala da Matemativa, no bloco F-67 na Universidade Estadual de Maringá. Além dos também Painéis de Apresentação e Painéis sobre a Matemática, foram levados 13 peças: Comparando Áreas, Teorema de Pitágoras II, Quebra-Cabeça Asteca, Torre de Hanói, Cubo Soma de Piet Hein, Jogo da Velha 3D (Cubo), Jogo da Velha Chinês, Tangram, Monte um Quadrado, Desafios das Figuras, Stomachion,Cruz de Madeira e o Pentaminós.

Mudi Itinerante – Apucarana - PR No dia 31 de maio ocorreu o carregamento do ônibus do MUDI, após isso partimos para Apucarana, a viagem durou em torno de uma hora, ao chegar no local do evento descarregamos as peças no espaço concedido e então partimos para o hotel, ao chegar não encontramos nenhuma reserva feita, tivemos que aguarda a gerencia do hotel resolver a situação, já que não conseguimos entrar em contato com ninguém da organização. No dia 1 de junho voltamos cedo ao local para a organização das peças, após cada dia guardávamos as peças para que não ocorresse dano nenhum. No dia 3 de junho carregamos as peças e retornamos para Maringá.


Mudi Itinerante – Tibagi – PR: Na sexta-feira, ao chegar ao local da exposição, as peças foram montadas, com seus respectivos displays. Pela falta de espaço, algumas peças não foram expostas. No sábado pela manhã a exposição teve início, sem transtornos. Durante o evento foi constatado que dois dos displays (peças 91 e 92) continham informações erradas e foram retirados. A peça 88 quebrou duas vezes, sendo consertada no local. Percebemos que algumas das peças, 56, 95 e 113, não eram interessantes para o público, sendo as duas primeiras substituídas por outras. Diagnosticamos também que a grande maioria do público não lê os displays, solicitando explicação oral dos monitores. Muitos também têm dificuldade de perceber se uma peça é um jogo ou quebra-cabeça. Também falta de entendimento quanto ao funcionamento das peças, principalmente a 88 e a 91.

Mudi Itinerante – Quedas do Iguaçu – PR: Para o Paraná em Ação que aconteceu na cidade de Quedas do Iguaçu nos dias 20 a 22 de julho, o PET Matemática acompanhou a Matemativa e colaborou com o monitoramento da exposição. A visitação foi constante nos três dias de evento. Foi notado que visitantes de todas as idades passaram pela exposição e interagiram bem com os monitores.

Mudi Itinerante – Ubiratã – PR: O ônibus saiu de Maringá às 22h da sexta-feira. No sábado pela manhã os monitores foram levados ao local do evento, onde a exposição foi montada sem grandes problemas. Os displays com problemas (peças 91 e 92, vide relatório de Tibagi) não foram utilizados. No decorrer do evento percebemos que o display da peça 75 não explicava ao público como utilizá-la, assim como os displays das peças 86 e 88 deixavam detalhes de fora. O interesse do público pelas peças foi mais bem distribuído, sendo que nenhuma peça foi pouco utilizada. Ainda assim, algumas vezes houve espera para quem queria utilizar as peças mais populares, 76, 93 e 88.

Mudi Itinerante – Querência do Norte – PR: Saindo de Maringá às seis e meia da manhã do dia vinte e três, o ônibus chegou no ginásio de Querência do Norte em torno das nove horas e ali, as peças da exposição Matemativa já foram descarregadas e arrumadas para que o espaço estivesse pronto para atender aos alunos logo após o almoço. A forma à qual a exposição foi organizada facilitou o fluxo dos alunos e também a explicação dos monitores. Assim que a exposição foi aberta para visitas, os alunos começaram a chegar, já em grande quantidade e via-se naturalmente o interesse deles em toda a exposição. No primeiro dia da exposição foram atendidos apenas os alunos da escola à qual a exposição estava instalada. No dia seguinte, vieram alunos dos colégios da região, inclusive maternais. Todos os visitantes aparentaram aprender alguma coisa, mesmo que em pequena quantidade.

Contribuição da Ação para o ensino de graduação Espaço Permanente Em andamento


Mudi Itinerante A exposição proporcionou para as comunidades e algumas cidades vizinhas a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o Museu Dinâmico Interdisciplinar da Universidade Estadual de Maringá, pois muitas pessoas não têm acesso nem informações sobre essas atividades que são desenvolvidas na UEM. Quem sabe assim, conhecendo uma atividade que lhes agradam, possam também se sentir motivadas a fazer parte da Universidade e cursa uma graduação. Os monitores tiveram a oportunidade de ter contato com os alunos fora do ambiente da sala de aula e puderam perceber algumas dificuldades comuns na interação das pessoas com as peças, como a ausência de familiaridade com alguns conceitos matemáticos (como ‘cubo’ e ‘diagonal do quadrado’, tanto por parte de adultos quanto por parte de estudantes) e dificuldades de pensamento estratégico e raciocínio espacial (por exemplo, nas peças 76 e 88).

Participantes que efetivamente atuaram na atividade Espaço Permanente Em andamento

Mudi Itinerante – Santa Inês – PR: Nome

Categoria Discente Dicente Discente Docente Discente

Estela Garcia Édila Camila de Oliveira Fernanda NatalyPreisner Maciel de Araújo Carlos Ricardo Puziol Oliveira

CH 21 21 21 21 21

Mudi Itinerante – Apucarana - PR

Nome Bruno Eduardo Tortola Milan Cesar Postingel Ramos Cláudia Juliana Fanelli Gonçalves Édila Camila de Oliveira Gyan Tamoyo Tonan

Categoria discente discente docente discente discente

CH 20h 20h 20h 20h 20h

Mudi Itinerante – Tibagi – PR: Nome Bruno Eduardo Tortola Milan Kleber Luciano Niro Édila Camila de Oliveira Katiane Gisele da Cunha Luana Cordeiro de Almeida

Categoria Monitor Coordenador Monitor Monitor Monitor

CH 26 26 26 26 26


Mudi Itinerante – Quedas do Iguaçu – PR: Nome Bruna Lovato de Carvalho Fernanda NatalyPreisner Fernando Cordeiro de Queiroz Sergio MarcussiGaspechak Stela Regina Silva

Categoria Discente Discente Discente Docente Discente

CH 30 30 30 30 30

Categoria Monitor Monitor Responsável

CH 23,5 horas 23,5 horas 23,5 horas

Mudi Itinerante – Ubiratã - PR Nome Bruno Eduardo Tortola Milan Luana Cordeiro de Almeida Saulo Rodrigo Medrado

Mudi Itinerante – Querência do Norte – PR Nome Édila Camila de Oliveira Fernanda Nataly Preisner Francisco Jose Campos Jéssica Buzatto Prudencio Jonathan Prass Souza Julio Cesar Coelho Maciel Araujo Carlos Ricardo Puziol Oliveira Stela Regina Silva

Categoria discente discente discente discente discente discente discente discente discente

CH 30 30 30 30 30 30 30 30 30

Clientela beneficiária/local de abrangência Espaço Permanente Em andamento

Mudi Itinerante – Santa Inês – PR: Tipo de Beneficiário Alunos do colégio Estadual Santa Inês Alunos do Centro Municipal de Educação Infantil cantinho do amor Alunos da Escola Municipal Hilda Teixeira Coutim Alunos da Escola Rural Dr. Vespertino Pimpão

Local de abrangência Santa Inês - PR Santa Inês - PR

Quantidade 249 28

Santa Inês - PR

81

Imbiaçaba – distrito de Santa

52


Alunos da Escola Municipal Luiz Triburtino da Silva Alunos da Escola Municipal Omar de Oliveira Alunos da Escola Municipal Fabio Dias da Silva Comunidade externa TOTAL

Inês - PR Jardim Olinda PR Santo Inácio - PR

112

Itaguajé - PR

26

Santa Inês - PR

98 700

54

Mudi Itinerante – Apucarana - PR Tipo de Beneficiário Comunidade Projeto Educa TOTAL

Local de Quantidade abrangência Apucarana e Região 250 Apucarana 25 275

Mudi Itinerante – Tibagi – PR: Tipo de Beneficiário

Local de abrangência Tibagi - PR

Comunidade

TOTAL

Quantidade 500 500

Mudi Itinerante – Quedas do Iguaçu – PR: Tipo de Beneficiário

Local de abrangência Quantidade Quedas do Iguaçu - 500 PR 500

Comunidade

TOTAL

Mudi Itinerante – Ubiratã – PR: Tipo de Beneficiário

Local de abrangência Ubiratã - PR

Comunidade

TOTAL

Quantidade 450 450

Mudi Itinerante – Querência do Norte – PR: Tipo de Beneficiário Alunos do ensino médio Alunos do ensino fundamental e maternal TOTAL

Local de abrangência Querência do Norte Querência do Norte

Quantidade 181 1039 1220


Conclusão e Avaliação dos Resultados Espaço Permanente Em andamento

Mudi Itinerante – Santa Inês – PR: O evento atraiu não só a atenção do município de Santa Inês, como também de alguns moradores da região, algumas crianças que visitaram a exposição com a escola, voltavam mais tarde para visitar novamente e traziam amigos ou familiares aos quais queriam mostrar o que já haviam aprendido e desafiá-los em alguns jogos. Atendemos cerca de 700 pessoas, e recebemos grandes elogios, de professores, pais e dos próprios alunos. Foi um ótimo evento, a comunidade nos recebeu de forma acolhedora, interagiram bastante e se mostraram interessados em conhecer mais, nos questionavam sobre o curso de Matemática na UEM, sobre o MUDI, sobre o vestibular, enfim, foi muito bacana e produtivo. Avaliação Quantitativa (produção relacionada a atividade) Descrição 1) Livros – títulos editados (não incluir no prelo) 2) Anais – títulos editados 3) Manuais – cartilhas, livrete ou libreto, fascículos, cadernos e boletins, folders, fliers 4) Jornal – periódico de divulgação de notícias, entrevistas, comentários e informações; inclui boletim. Indicadores: total de títulos de jornais e boletins editados 5) Revistas – títulos editados 6) Capítulos de Livros – capítulos publicados 7) Artigos – artigos em periódicos e trabalhos completos em congressos (publicados) 8) Comunicações – resumos e temas livres publicados em anais de congressos 9) Relatórios Técnicos – publicações ou relatórios de produção, relatório de tecnologias e de metodologias de extensão. 10) Produtos Audiovisuais – filmes, vídeos, fitas cassetes, discos, cd, cd-rom, títulos 11) Espetáculos Produzidos 12) Nº apresentações do espetáculo 13) Público que assistiu ao espetáculo 14) Mostras e Exposições realizadas 15) Público beneficiado com as mostras e exposições 16) Palestras em eventos 17) Público atingido nas palestras em eventos 18) Palestras para a comunidade 19) Público atingido com palestras para a comunidade 20) Público beneficiado com visitas monitoradas 21) Público que acessou o site (quando tratar de página eletrônica)

Qtdade

1 700


Numa escala de 0 a 100, a ação atingiu o público que pretendia? 0 10 20 30 40

50 60 70

80 90

100 X

Numa escala de 0 a 100, a ação alcançou os seus objetivos? 0 10 20 30 40

50

60 70 80

90 X

100

Aspectos positivos: Normalmente a pessoa que interagia com uma peça, ficava tão empolgada que queria conhecer todas as peças da exposição, além de contarem para os amigos e familiares e despertarem neles o interesse em visitar o evento. Aspectos negativos: O local ficou um pouco para pequeno para tantas pessoas, mas não tivemos grandes problemas, apenas alguns detalhes que são citados na avaliação abaixo. Dificuldades Encontradas: Para o tanto de visitantes que tivemos, as peças pareciam poucas, pois em alguns momentos as crianças “brigavam” para ver quem ia jogar primeiro. Avaliação: 1. O que foi RUIM nesta exposição e que pode melhorar? Como o espaço ofertado foi um local fechado tivemos problemas com a locomoção e o som abafado. O Stomachion e o Pentaminós, por serem compostos por diversas peças e terem um nível de maior complexidade, não foram ideal para esta exposição, pois além do público alvo serem os alunos de ensino fundamental e médio, o tempo destinado a cada grupo visitante era pouco, para resolver estes jogos. 2. O que foi BOM nesta exposição e que não pode mudar? A presença de um integrante da exposição no meio da multidão recolhendo informações, por meio de questionários. Algumas peças, como o jogo da velha chinês, o desafio das figuras, o cubo e a torre de Hanói fizeram a diversão dos estudantes, deixando-os interessados na exposição. 3. Quais os pontos positivos de sua participação? A organização e manutenção das peças, a melhora na minha didática e apresentação. A interação com o público a contagem dos visitantes e etc. 4. Quais os pontos negativos de sua participação? Não houve. 5. Numa escala de 0,0 a 10,0 qual nota você daria para: você, os colegas e os professores que você teve contato na Exposição?


A média da nota foi80,0 para todos os monitores. 6. A comunicação com o público visitante foi eficaz? O público por se tratar de crianças do fundamental e médio, que ainda não tiveram contato com o conteúdo matemático que justificasse aqueles jogos, não tiveram problemas em aceitar o objetivo e as regras dos jogos. 7. Qual a porcentagem aproximada das pessoas que você atendeu que realmente demonstrou interesse na exposição? Considerarmos a exposição como „interação‟ a porcentagem foi de 100%, pois todas as pessoas que foram atendidas, independente da faixa etária, se mostravam animadas a participar e manipular as peças. 8. Qual pergunta você faria e que não foi feita? 01- Mas por que isso é possível?

Mudi Itinerante – Apucarana - PR Avaliação Quantitativa (produção relacionada a atividade) Descrição 1) Livros - títulos editados (não incluir no prelo) 2) Anais - títulos editados 3) Manuais - cartilhas, livrete ou libreto, fascículos, cadernos e boletins, folders, fliers 4) Jornal - periódico de divulgação de notícias, entrevistas, comentários e informações; inclui boletim. Indicadores: total de títulos de jornais e boletins editados 5) Revistas - títulos editados 6) Capítulos de Livros - capítulos publicados 7) Artigos - artigos em periódicos e trabalhos completos em congressos (publicados) 8) Comunicações - resumos e temas livres publicados em anais de congressos 9) Relatórios Técnicos - publicações ou relatórios de produção, relatório de tecnologias e de metodologias de extensão 10) Produtos Audiovisuais - filmes, vídeos, fitas cassetes, discos, cd, cd-rom, títulos 11) Espetáculos Produzidos 12) Nº apresentações do espetáculo 13) Público que assistiu o espetáculo 14) Mostras e Exposições realizadas 15) Público beneficiado com as mostras e exposições 16) Palestras em eventos 17) Público atingido nas palestras em eventos

Qtdade 0 0 1 0

0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 275 0 0


18) Palestras para a comunidade 19) Público atingido com palestras para a comunidade 20) Público beneficiado com visitas monitoradas 21) Público que acessou o site (quando tratar de página eletrônica)

0 0 0 0

Numa escala de 0 a 100, a ação atingiu o público que pretendia?

0

10 20 30 40 50 60 70 80 90 100

X Numa escala de 0 a 100, a ação alcançou os seus objetivos?

0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 X Aspectos positivos: Boa quantidade de peças por alunos(2 peças para cada), isso facilitou nas explicações das peças. Aspectos negativos: Houve uma falta de comunicação entre a coordenação da exposição,ocorreu uma má organização do evento(quando chegamos não havia reserva em lugar algum), falta de painéis para divulgação da exposição ou curso, alguns alunos participantes tiravam muito “intervalo”. Dificuldades Encontradas: Obter assinaturas, os displays ficavam soltos pois a fita levada não fixava-os bem e isso ocultou a visualização dos visitantes da exposição. Mudi Itinerante – Tibagi – PR: Descrição

Qtdade

1) Livros - títulos editados (não incluir no prelo) 2) Anais - títulos editados 3) Manuais - cartilhas, livrete ou libreto, fascículos, cadernos e 2 boletins, folders, flyers 4) Jornal - periódico de divulgação de notícias, entrevistas, comentários e informações; inclui boletim. Indicadores: total de títulos de jornais e boletins editados 5) Revistas - títulos editados 6) Capítulos de Livros - capítulos publicados 7) Artigos - artigos em periódicos e trabalhos completos em congressos (publicados) 8) Comunicações - resumos e temas livres publicados em anais de congressos 9) Relatórios Técnicos - publicações ou relatórios de produção, relatório de tecnologias e de metodologias de extensão 10) Produtos Audiovisuais - filmes, vídeos, fitas cassetes, discos, cd,


cd-rom, títulos 11) Espetáculos Produzidos 12) Nº apresentações do espetáculo 13) Público que assistiu o espetáculo 14) Mostras e Exposições realizadas 15) Público beneficiado com as mostras e exposições 16) Palestras em eventos 17) Público atingido nas palestras em eventos 18) Palestras para a comunidade 19) Público atingido com palestras para a comunidade 20) Público beneficiado com visitas monitoradas 21) Público que acessou o site (quando tratar de página eletrônica)

500

 Numa escala de 0 a 100, a ação atingiu o público que pretendia? 0

10

20

30

40

50

60

70

80

90

100 x

 Numa escala de 0 a 100, a ação alcançou os seus objetivos? 0

10

20

30

40

50

60

70

80

90 x

100

Aspectos positivos: A integração com a comunidade foi boa, com muitas pessoas interessadas. A exposição atraiu tanto crianças como jovens e adultos. Aspectos negativos: Algumas peças não despertaram interesse do público. Dificuldades Encontradas: Vários detalhes da organização, como transporte e jantar, eram desconhecidos, gerando alguns transtornos. O espaço era menor que o solicitado então algumas peças ficaram menos visíveis. As filas para outras atrações próximas dificultaram o acesso à exposição embora tenha também atraído uma parte do público. Não havia peças apropriadas para crianças pequenas (menores de 4 anos). Muitas se interessaram pela exposição, mas não conseguiam entender (ou entendiam errado) as instruções.

Mudi Itinerante – Tibagi – PR: Mudi Itinerante – Quedas do Iguaçu – PR: Avaliação Quantitativa (produção relacionada à atividade) Descrição 1) Livros – títulos editados (não incluir no prelo)

Qtdade 0


2) Anais – títulos editados 3) Manuais – cartilhas, livrete ou libreto, fascículos, cadernos e boletins, folders, fliers 4) Jornal – periódico de divulgação de notícias, entrevistas, comentários e informações; inclui boletim. Indicadores: total de títulos de jornais e boletins editados 5) Revistas – títulos editados 6) Capítulos de Livros– capítulos publicados 7) Artigos – artigos em periódicos e trabalhos completos em congressos (publicados) 8) Comunicações – resumos e temas livres publicados em anais de congressos 9) Relatórios Técnicos – publicações ou relatórios de produção, relatório de tecnologias e de metodologias de extensão. 10) Produtos Audiovisuais – filmes, vídeos, fitas cassetes, discos, cd, cd-rom, títulos 11) Espetáculos Produzidos 12) Nº apresentações do espetáculo 13) Público que assistiu o espetáculo 14) Mostras e Exposições realizadas 15) Público beneficiado com as mostras e exposições 16) Palestras em eventos 17) Público atingido nas palestras em eventos 18) Palestras para a comunidade 19) Público atingido com palestras para a comunidade 20) Público beneficiado com visitas monitoradas 21) Público que acessou o site (quando tratar de página eletrônica)

0 1 0

0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 281 0 0 0 0 0 0

Numa escala de 0 a 100, a ação atingiu o público que pretendia? 0

10

20

30

40

50

60

70

80 x

90

100

Numa escala de 0 a 100, a ação alcançou os seus objetivos? 0

10

20

30

40

50

60

70

80 x

90

100

Aspectos positivos: A oportunidade de mostrar às pessoas que matemática não é só contas, a interação com os membros de outros projetos e o comprometimento da equipe. Aspectos negativos: Não houve visitação de escolas e a escolha de algumas peças que não chamaram a atenção do público.

Mudi Itinerante – Ubiratã – PR: Avaliação Quantitativa (produção relacionada a atividade)


Descrição

Qtdade

1) Livros – títulos editados (não incluir no prelo) 2) Anais – títulos editados 3) Manuais – cartilhas, livrete ou libreto, fascículos, cadernos e boletins, folders, fliers 4) Jornal – periódico de divulgação de notícias, entrevistas, comentários e informações; inclui boletim. Indicadores: total de títulos de jornais e boletins editados 5) Revistas – títulos editados 6) Capítulos de Livros– capítulos publicados 7) Artigos – artigos em periódicos e trabalhos completos em congressos (publicados) 8) Comunicações – resumos e temas livres publicados em anais de congressos 9) Relatórios Técnicos – publicações ou relatórios de produção, relatório de tecnologias e de metodologias de extensão 10) Produtos Audiovisuais – filmes, vídeos, fitas cassetes, discos, cd, cd-rom, títulos 11) Espetáculos Produzidos 12) Nº apresentações do espetáculo 13) Público que assistiu o espetáculo 14) Mostras e Exposições realizadas 15) Público beneficiado com as mostras e exposições 450 16) Palestras em eventos 17) Público atingido nas palestras em eventos 18) Palestras para a comunidade 19) Público atingido com palestras para a comunidade 20) Público beneficiado com visitas monitoradas 21) Público que acessou o site (quando tratar de página eletrônica) Numa escala de 0 a 100, a ação atingiu o público que pretendia? 0

10

20

30

40

50

60

70

80

90

100 x

Numa escala de 0 a 100, a ação alcançou os seus objetivos? 0

10

20

30

40

50

60

70

80 x

90

100

Avaliação: 1. O que foi RUIM nesta exposição e que pode melhorar ? - O avental, o espaço, faltou texto de apoio de cada peça. - Nada, estava tudo bem.


- Problemas com os displays, poucos monitores. Faltou cola para madeira na caixa de apoio. 2. O que foi BOM nesta exposição e que não pode mudar? - O espaço foi adequado, boa quantidade de peças. - Não existe algo que seja tão bom a ponto de não poder melhorar. - O público interessado na exposição. 3. Quais os pontos positivos de sua participação ? - Nada em especial. - O bom explicamento (sic) das peças e a boa comunicação. - Conhecer melhor a interação do público com as peças. 4. Quais os pontos negativos de sua participação ? - A falta de saber explicar todas as peças sem erros. - Cansaço físico. - Falta de conhecimento das peças. 5. Numa escala de 0,0 a 10,0 qual nota você daria para: você, os colegas e os professores que você teve contato na Exposição? - 0,9 (sic) - 9,5 - 10,0 6. A comunicação com o público visitante foi eficaz? - Sim, muito - Sim - Sim. 7. Qual a porcentagem aproximada das pessoas que você atendeu que realmente demonstrou interesse na exposição? - Em brincar com as peças, 90% mas em saber mais sobre a exposição, cerca de 20% ou menos. - 70%. - 100% 8. Qual pergunta você faria e que não foi feita? - Nenhuma - Se os procedimentos para exposição funcionaram. - Nenhuma.

Mudi Itinerante – Querência do Norte – PR: Avaliação Quantitativa (produção relacionada a atividade)


Descrição Qtdade 1) Livros - títulos editados (não incluir no prelo) 2) Anais - títulos editados 3) Manuais - cartilhas, livrete ou libreto, fascículos, cadernos e 1 boletins, folders, flyers 4) Jornal - periódico de divulgação de notícias, entrevistas, comentários e informações; inclui boletim. Indicadores: total de títulos de jornais e boletins editados 5) Revistas - títulos editados 6) Capítulos de Livros - capítulos publicados 7) Artigos - artigos em periódicos e trabalhos completos em congressos (publicados) 8) Comunicações - resumos e temas livres publicados em anais de congressos 9) Relatórios Técnicos - publicações ou relatórios de produção, relatório de tecnologias e de metodologias de extensão 10) Produtos Audiovisuais - filmes, vídeos, fitas cassetes, discos, cd, cd-rom, títulos 11) Espetáculos Produzidos 12) Nº apresentações do espetáculo 13) Público que assistiu o espetáculo 14) Mostras e Exposições realizadas 4 15) Público beneficiado com as mostras e exposições 1220 16) Palestras em eventos 17) Público atingido nas palestras em eventos 18) Palestras para a comunidade 19) Público atingido com palestras para a comunidade 20) Público beneficiado com visitas monitoradas 21) Público que acessou o site (quando tratar de página eletrônica) Numa escala de 0 a 100, a ação atingiu o público que pretendia? 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 X Numa escala de 0 a 100, a ação alcançou os seus objetivos? 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 X Aspectos positivos: Houve preparação prévia de forma que durante o evento não houve grandes imprevistos, facilitando o trabalho de todos os monitores e envolvidos. Todos tiverem comprometimento com o trabalho, se enturmaram uns com os outros e se dedicaram o suficiente. As peças levadas foram interessantes. O local, o hotel, as refeições foram ótimos, o que contribuiu para um trabalho mais efetivo. Aspectos negativos: Os alunos do maternal não tiveram material voltado à idade deles, o que dificultou um pouco as atividades quando o evento já estava chegando ao fim.


Dificuldades Encontradas: Nenhuma aparente

Conclusão e Perspectivas para próximos eventos deste tipo Espaço Permanente Em andamento

Mudi Itinerante – Santa Inês – PR: Seria interessante se pudéssemos levar mais peças.

Mudi Itinerante – Apucarana - PR Para o próximo evento é necessário providenciar um banner atrativo com o nome do curso, providenciar flyers em vez de coletar assinaturas, em relação as peças continuar com a mesma quantidade de peças por participantes. Vamos aprimorar o que já sendo feito e criar novas ideias para mostrar mais da matemática.

Mudi Itinerante – Tibagi – PR: Substituir algumas das peças que despertaram pouco interesse por outras. Corrigir os displays.

Mudi Itinerante – Quedas do Iguaçu – PR: Para os próximos eventos buscaremos ajudar na escolha de peças que chamem mais a atenção dos visitantes.

Mudi Itinerante – Ubiratã – PR: Mudi Itinerante – Querência do Norte – PR: É importante que para os próximos eventos a organização continue funcionando desde antes do evento, para que não haja imprevistos. Seria interessante que a Matemativa pudesse investir também em objetos para a exposição que fossem alvo das crianças do maternal, para que em casos como esse, atenda a todo o público.

Referências Sítio na Internet:www.matemativa.uem.br (acesso em 08/05/2012) http://petmatematicauem.blogspot.com.br Fotos das visitas:http://issuu.com/matemativadmauem/docs/2012mudi_itinerante___santa_in_s___pr Fotos das visitas: http://issuu.com/PetmatematicaUem/docs/ubirat__-_fotos/1


Fotos de QuerĂŞncia do Norte - PR


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.