PARA A HISTÓRIA COLONIAL DE CABO DELGADO DESCRIÇÕES DA BAÍA DE PEMBA NO 3º QUARTEL DO SECULO XIX

Page 2

PARA A HISTÓRIA COLONIAL DE CABO DELGADO DESCRIÇÕES DA BAÍA DE PEMBA NO 3º QUARTEL DO SECULO XIX Carlos Lopes Bento1 “…. A majestosa bahia de Pemba, destinada a ser, quando quizerem que o seja, o porto de uma rica e populosa cidade, …” J.Romero Como homenagem à cidade de Pemba e à sua pacífica e laboriosa população, venho, nas breves linhas que seguem, por fazerem parte do historial da Cidade, relembrar alguns dados históricos sobre a bela e grandiosa baía de Pemba.

A cidade e a sua baía. Foto do autor. 1973.

1

-Antropólogo. Professor Universitário. Administrador dos concelhos dos Macondes, do Ibo e de Pemba, entre 1968 e 1974. Diretor Tesoureiro da S.G.L. Não se indicam, por razões de todos conhecida, as fontes documentais, em pormenor, que serviram para elaborar o texto apresentado. A primeira descrição pertence a de Jerónimo Romero, 2º tenente da Armada, Governador de Cabo Delgado, que no seu livro Memória Àcerca de Cabo Delgado, oferecido ao visconde Sá da Bamdeira, em Março de 1855, escreveu:

1


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.