Revista por um mundo melhor edição 10

Page 18

PERFIL

LÊDA WATSON: A ARTE FALA PELA PRÓPRIA ARTISTA “O inconsciente é tudo. Não se podem ditar regras ao inconsciente. O eu interior tem que ser respeitado”.

DA REDAÇÃO

U

nanimidade: é assim que 10 entre 10 artistas plásticos conceituam a vida e a obra de Lêda Watson, em uma trajetória de 51 anos dedicados à arte e, em especial, à gravura em metal, além de 30 anos como docente e mais de 400 alunos formados por suas mãos. Carioca de berço e brasiliense de coração, a artista conheceu o mundo e extraiu dele o sumo da técnica, mas foi bem perto de si, no próprio interior (no seu inconsciente, como ela diz), que encontrou o elã para sua notável arte, tendo o cerrado de Brasília como inspiração. Foi observando essa vegetação castigada pelo causticante clima, mas resiliente, plena de ensinamentos, que ela percebeu como a arte poderia servir como um espelho interior. Como aluna de Gotthard Friedlaender, Orlando Dasilva e Oswaldo Goeldi, Lêda Watson precisou aprimorar sua técnica, para perceber que bastava unicamente dar voz ao seu eu interno, rico de belezas, mas

18


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.