Page 1

Sebo nas canelas: cidades para conhecer a pé

#41

Você quer fazer uma viagem de ônibus e está na dúvida sobre como se locomover pela cidade? A gente podia falar da facilidade dos aplicativos de transporte, das bicicletas de aluguel e dos transfers para passeios, mas preferimos privilegiar um meio de transporte natural do ser humano. Juntamos alguns destinos onde tudo que você precisa é de disposição e um sapato confortável. Sebo nas canelas para dicas de turismo a pé.

Curitiba (PR) Desde 2012, a prefeitura criou um projeto batizado de “Conheça Curitiba a Pé”. São dois roteiros com muitas atrações pelo percurso.

Lençóis (BA)

Poços de Caldas (MG)

Penedo (RJ)

Na cidade, o Centro concentra um grande leque de atrações turísticas, como parques, o mercado municipal, um teleférico, museus e até a Thermas Antônio Carlos, que foi o primeiro estabelecimento de águas medicinais quentes do Brasil.

Essa colônia finlandesa é pitoresca e de clima ameno. Passeie pelos bosques e encontre casinhas coloridas, a Casa do Papai Noel e inúmeras fábricas de chocolate.

Em Lençóis, dá pra curtir o centro histó- Olinda (PE) e Ouro Preto MG) rico com ruazinhas charmosas e cheias Essas duas cidades históricas de atrações, como a Rua das Pedras e a dispensam o uso de carro por conta Rua da Baderna. Mas, se quer aventura, de suas inúmeras ladeiras de pedra. subindo pela pracinha do Coreto, você A pé, também é mais fácil apreciar a linda chega ao Parque Municipal da Muritiba arquitetura de suas casas, museus e igrejas. ou do Serrano, que tem várias trilhas e atrações naturais para alcançar a pé.

Blumenau (SC) No Centro, você encontra vários museus interessantes e uma arquitetura encantadora. Caminhando cerca de 3 km, chega-se à Vila Germânica, onde encontram-se cervejarias, restaurantes, lojas e armazéns com produtos típicos.

Pirenópolis (GO) Com ruas ladrilhadas, o centro da cidade é uma delícia. No Centro de Atendimento ao Turista você consegue um mapa super fácil de seguir, com dicas do centro histórico e de cachoeiras, que são muitas. Para passeios mais distantes, a cidade tem ótimo serviço de vans e até tuc-tucs (motos adaptadas com assentos).

São Paulo (SP) Sim, a maior capital do Brasil tem inúmeros roteiros de turismo para pedestres. Procurando na internet por “turismo a pé em São Paulo” você encontra várias opções de percursos divididos por temas (histórico, cultural, gastronômico) ou mesmo por bairros (Centro, Liberdade, Vila Madalena).


Tudo sobre bagagem ÔNIBUS

• Bicicletas

Podem ser levadas no bagageiro, mas de forma que não danifiquem a própria bicicleta nem a bagagem de terceiros. Verifique com a empresa quais as regras para esse transporte. Carrinhos de bebês e cadeiras de rodas: • Bagagem são transportados grade mão tuitamente, dobrados Não deve exceder o no bagageiro. espaço do “porta embrulho” nem atrapalhar a circulação e a higiene dos passageiros. É muito importante que você cuide dela durante toda a viagem – incluindo as descidas nas paradas e idas ao banheiro –, pois é de sua responsabilidade.

Quando você compra uma passagem de ônibus, ganha automaticamente a vantagem de poder levar 30kg de bagagem no bagageiro mais 5 kg com você, dentro do ônibus. Até aí tudo bem, mas muitos usuários seguem com dúvidas. • Ticket e Tentamos aclarar boa parte delas identificação neste nosso TUDO SOBRE de bagagem BAGAGEM! Retire qualquer etiqueta antiga das suas malas referentes a viagens anteriores. Faça uma tag ou etiqueta com seus dados de forma legível. Coloque também alguma identificação dentro da sua mala, caso a etiqueta exter• Transporte de na se perca. Guarde seu animais domésticos bilhete e o(s) ticket(s) de pequeno porte de bagagem até o Segue regras gerais, mas cada final da viagem. empresa tem sua política interna, que visa a segurança dos animais e o conforto de quem está viajando. Caso queira viajar com o seu bichinho, entre em contato com a empresa (através do site, SAC ou nos terminais rodoviários) para conhecer as regras e compre sua passagem com antecedência.

• Bagageiro

Caso você precise levar mais que 30 kg, para cada quilo a mais será cobrado meio por cento da tarifa convencional. Esta negociação, referente à bagagem extra, só pode ser efetuada no dia do embarque.

Museus dedicados ao café O café tem muita história para contar no Brasil. A bebida mais consumida no mundo já foi o principal produto da economia nacional. Nesta edição, trazemos algumas dicas de museus dedicados ao café, que podem estar no caminho da sua próxima viagem.

Nas cidades

Em fazendas

No centro de Londrina, o Museu Histórico Padre Carlos Weiss fica no prédio da Estação Ferroviária. O Muca - Museu do Café de Campinas é uma réplica da sede da Fazenda Taquaral, onde morou o fundador da cidade. Mas, dentre todos estes, o mais icônico, com certeza, é o Museu do Café, em Santos. O museu funciona no antigo Palácio da Bolsa Oficial do Caf, onde era negociada boa parte da exportação do grão. A beleza do prédio impressiona, mas você encontra muito mais por lá, como exposições, cursos e palestras sobre o tema.

Em Ribeirão Preto, o Museu do Café Francisco Schmidt ocupa a antiga casa grande da Fazenda Monte Alegre, mais precisamente no Campus da USP. Fazenda Lageado, em Botucatu. O primeiro Museu do Café do Estado do Rio de Janeiro fica na Fazenda São Luís da Boa Sorte, em Vassouras. Em Três Pontas, encontramos na Fazenda Pedra Negra um Museu Vivo, onde as atividades continuam em execução. Seja qual for o seu destino - seja em um bar simples ou em uma cafeteria sofisticada, vai caber no seu orçamento provar desta iguaria. Vai um cafezinho?! ;)


Segurança na viagem: como levar dinheiro Perder dinheiro ou cartões durante uma viagem? Socorro! Abaixo, dicas espertas para afastar esse pesadelo: • Divida a quantia em dinheiro em dois lugares (não muito mais que isso, para não se confundir) e faça o mesmo caso tenha dois ou mais cartões. Deixe sempre uma parte na hospedagem, mas nunca em lugares visíveis – de preferência na mala, fechada com cadeado ou trava de segurança.

Dica bônus

As viagens de ônibus para países vizinhos estão em alta. Caso vá para o Paraguai ou Argentina, por ex emplo, lembre-se que compras e saqu es no cartão são taxadas em cerc a de 6% (IOF), então, vale a pena lev ar dinheiro vivo.

• Ative a biometria de cartões de débito – isso aumenta sua segurança em caso de perda ou roubo - e só faça saques em lugares fechados.

Lave as mãos!

• Bolsos, apenas os internos, em bolsas e mochilas. Evite guardar valores em bolsos de casacos ou jaquetas. É fácil retirar a peça e esquecê-la em algum lugar.

• A doleira é uma pochete fininha utilizada por baixo das roupas. Use para guardar cédulas maiores. Assim, não será preciso manuseá-la todo o tempo.

Tudo sobre bagagem VIDA Bagagem são nossos pertences - malas, embrulhos -, mas também nossas experiências, os livros que lemos, os assuntos que estudamos. É fácil fazer uma comparação entre o peso que levamos em uma viagem e aqueles que carregamos no dia a dia. É importante ter na bagagem de mão seus valores, seus amores, aquilo que lhe define. No bagageiro, vão assuntos e saberes guardados na memória, algumas cargas pesadas, que não precisamos carregar todo o tempo. Há também bagagens desnecessárias, que devíamos deixar pelo caminho: as culpas, os medos, os erros dos outros... e aquelas que precisamos adquirir no percurso: a sabedoria, a tolerância, a paciência. Quando viajamos, conseguimos renovar nossa bagagem e ainda deixá-la mais leve. Olhando de coração aberto para as novas paisagens, a gente tem certeza que a vida é muito mais do que acumulamos, pois carregamos pouca coisa desta “viagem” e o que mais levamos é aquilo que soubemos doar. Boa Viagem!

EXPEDIENTE COM A GENTE, O BRASIL CHEGA LÁ!

Parece uma recomendação muito básica, mas quantas vezes esquecemos ou até deixamos para lá. O problema é que uma grande quantidade de organismos entra em contato com o nosso corpo, inicialmente pelas mãos. Se todo mundo lavasse as mãos com frequência, os ciclos de transmissão de muitas doenças contagiosas – como a gripe e a meningite – seriam quebrados.

Quando lavar?

Antes de comer, colocar lentes de contato, pegar em bebês ou fazer curativos. Depois de ir ao banheiro, entrar em contato com secreções (espirro, tosse), lidar com pessoas doentes, tocar em lixo e sempre que achar necessário.

Como lavar?

Com sabonete comum e água – o álcool em gel 70% também ajuda – higienize a palma e o dorso da mão, o pulso, o espaço entre os dedos e as pontas deles. Tão simples e tão importante para evitar doenças e até salvar vidas!

Publicação da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros - ABRATI | SAUS - Quadra 01 - Bloco J Edifício CNT - 8o andar - CEP: 70.070-944 - Brasília-DF - Fone: (61) 3322 2004 | Diretora de Criação: Maria Fernanda Mota Edição de Arte / Design Editorial: Glaymerson Moises - GMS Studio | Acesse nossas redes sociais! Mande sugestões, críticas e dúvidas para mariafernanda@abrati.org.br ou escreva para nós. | Proibida a reprodução integral ou parcial deste material sem prévia autorização. www.juntosabordo.com.br

www.facebook.com/JuntosaBordo

@oficialjuntosabordo


Profile for Glaymerson Moises

ALMANAQUE JUNTOS UM BORDO ABRATI - NÚMERO 41 - MAR-2019  

Publicação de Entretenimento da Associação Brasileira de Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros - ABRATI - Número 41 - Março de 201...

ALMANAQUE JUNTOS UM BORDO ABRATI - NÚMERO 41 - MAR-2019  

Publicação de Entretenimento da Associação Brasileira de Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros - ABRATI - Número 41 - Março de 201...

Advertisement