Viajar é investimento e também economia!
#34
Quando pensamos em viagens nossa principal preocupação são os custos e as contas que deixamos para depois. Veja como viajar, além de ser um investimento pessoal – aquele que nunca desvaloriza –, pode ser também um exercício de economia! Veja como:
Compre suas passagens de ônibus
de ida e de volta com antecedência. Além de aproveitar descontos, você viaja com tudo quitado. Outra dica para economizar duas diárias de hospe dagem – uma na ida e outra na volta – são as viagens noturnas. As poltronas do ônibus são super confortáveis e você descansa como se estivesse em casa.
Pesquise a hospedagem
em sites que fazem comparação de preços ou ainda em sites de compra coletiva. Outra boa opção são os hostels e apartamentos de temporada.
Antes de viajar
pesquise sobre a cidade e o transporte público disponível e faça roteiros usando esses meios. Se seu interesse for visitar museus ou lugares pagos, pesquise qual dia os ingressos são mais baratos. Alguns museus têm um dia gratuito para visitação.
Limite o uso
do cartão de crédito. O pagamento em dinheiro ou débito faz você não sair do orçamento nem voltar da viagem com dívidas. Seguindo estas dicas você vai voltar de viagem com fôlego e orçamento para a próxima. E não se preocupe, nosso Almanaque traz ótimas dicas de destinos nas próximas páginas!
Para economizar
com alimentação prefira se hospedar em hostels ou apartamentos de temporada, pois nesses lugares você terá uma cozinha à disposição para improvisar lanches e refeições. Em restaurantes mais caros prefira os menus executivos no almoço, que geralmente servem entrada, prato principal e sobremesa a preço fixo e bem mais em conta.
Durante uma viagem mais longa suas
contas de casa também podem fazer
parte da economia. TV a cabo, internet, academia, assinaturas de jornais e revistas podem ser suspensos. Fique atento às cláusulas de contratos e aproveite esta facilidade.
Antes ou durante
a viagem converse com moradores da cidade e pergunte sobre atrativos fora do radar dos turistas, certamente serão mais econômicos.