Plano de aula rosa amarela glace

Page 1

PLANO DE AULA Escola: Escola Estadual Guilherme de Oliveira Gomes, Dep. ETI do Ensino Fundamental Ciclo II Cidade: Osasco/SP Diretor: Carlos Barbosa Vice Diretora: Maria do Socorro Coordenadora do Ensino Fundamental (ETI): Ana Santos Professora: Glace Augusta Motta Silva Turmas: 7º anos A 1. TÍTULO: "HEITOR, DO TREM A ROSA" 2. OBJETIVOS 2.1 GERAL: Promover a socialização dos educandos, a criatividade a Intertextualidade, produção livre, o diálogo entre disciplinas Artes e Língua Portuguesa , em prol do desenvolvimento da sensibilidade e da criatividade por meio do contato com a linguagem artístico-musical, visando a formação do cidadão integrando o currículo do Estado de São Paulo Códigos e Linguagem e suas tecnologias para o Ensino Fundamental de Português e Artes. 2.2 ESPECÍFICOS: Relembrar a biografia de Heitor Villa-Lobos para os alunos, assim como as suas composições através do conhecimento dos alunos adquiridos ano anterior com a atividade do Trem Caipira que foi realizado com eles para o passeio didático do ano de 2013; Possibilitar que os alunos conheçam a música folclórica "Rosa Amarela"; Orientação para Canto e coral oferecidos pela Professora Mediadora Ana Beatriz no atual curso; Apresentar a plataforma do curso que estamos participando; Desenvolver e buscar novas experiências a partir desta atividade, onde o aluno escolhe a música que deseja realizar. Trabalhar o respeito ao próximo; Trabalhar a linguagem oral, atenção, confiança e a criatividade; 3. DURAÇÃO: 8 aulas de 50 minutos para cada turma 4. RECURSOS:


Lápis de cor, lápis, borracha, TV e DVD, impressos de textos, rádio e mídias gravadas, palito de churrasco, papel crepon, cola, tesoura, caderno de desenho. Maquina fotográfica, celular, filmadora, computador, sala do acessa, sala multimídia; 6. METODOLOGIA (Como foram desenvolvidas as etapas do plano): 6.1 - 1º Momento: Relembrar e confeccionar a Rosa Amarela Relembrando através de conversa informal atividades do ano anterior Heitor VillaLobos e mostra do Trem Caipira compositor Heitor Villas Lobo e letra de Edu Lobo releitura da música pelos alunos em 2013.. Produzidos pelos alunos no laboratório de informática do Ano anterior; Os alunos receberam folhas contendo rosas para pintar e foi pedido que utilizassem os tons entre amarelo e vermelho assim também passando a noção de tonalidades e sombreamento, enquanto pintavam íamos conversando sobre a atividade o que poderíamos fazer com a atividade depois de pronta para incentivar na criatividade dos alunos, surgiu então a ideia de passar as imagens prontas com eles cantando a música. Escutaram a música rosa amarela enquanto pintavam. Na sequência os alunos experimentaram uma versão da música que lhes foi apresentada e tentaram uma interpretação feita por eles. A ideia era mostrar a diversão e fomos brincar com nossas vozes. 6.2 - 2º Momento: apresentar a proposta. Curso e atividades aos alunos Os alunos foram levados para a sala multimídia e foram apresentados ao curso da Osesp Canto e Coral, relembraram a visita do ano anterior e as impressões sobre o passeio didático, conheceram o fórum do curso, assistiram aos vídeos gravados das atividades que realizamos na aula gravados pela professora. 6.3 - 3º Momento: Conhecer exercícios respiração e vocalizes" Neste momento foi passado os exercícios aprendidos no curso, como exercício para respiração debatendo a importância da respiração, dos exercícios para voz, as vocalizes que foram postadas pelo colega Fabio Fiorelli e da professora Ana Beatriz no fórum. 6.4 - 4º Momento: utilizando o Dedofone Sob orientação os alunos foram conduzidos a utilizar o “dedofone” atividade muito interessante para os alunos que descontraíram com a possibilidade de serem comandados e comandar os colegas, atividade em que aproxima os alunos um dos outros. 6.5 - 5º Momento: "Brincar" com a rosa confeccionada e com a música


Na sequência escutaram novamente a música com a letra. Escutaram o playback da música e acompanharam cantando. 6.6 – 6º Momento “Conhecendo e comparando com outras partituras” Os alunos receberam a partitura e houve uma conversa sobre ela e sobre como ela era diferente de outras partituras. Então foi pedido que os alunos falassem sobre o conhecimento que tinham sobre os nomes dos cantores de coral. Os alunos sabem alguns nomes como barítono, soprano, mas não conhecem suas funções, então foi pedido uma pesquisa sobre casa tipo de cantor no coral com referências através de vídeos coletados no laboratório de informática e para finalizar um folha com as considerações de cada aluno sobre o que aprenderam com entrega marcada para 25/04/2014, Receberam a letra. 6.7 – 7º Momento Cantando a música Rosa Amarela Após ouvir todas as versões que consegui baixar da música entre vídeos e playbacks que foram disponibilizados no fórum por colegas do curso, os alunos realizaram a atividade que aos meus olhos ficou linda, cantaram sentados, de pé, ajoelhados. Eles divertiram-se muito e sem perceber cantam a música que segundo um deles não sai da cabeça. 6.8 – 8º Momento “descobrindo o gosto de cantar” A sala estava procurando uma música para dançar como tema da copa, depois da atividade da 1ª atividade da Rosa Amarela os alunos pediram para que eu ajudassem eles que em vez de danças eles queriam cantar uma música no dia da apresentação dos projetos com tema copa, Bom começamos a ensaiar a Música que é um Funk, País do futebol, mas que vai ficar lindo na voz dos meus alunos que já começaram a ensaiar. 7. AVALIAÇÃO – Continua e processual e qualitativa visando o aprendizado não só do educando mas do docente também, pois o interesse dos alunos e continuar a cantar mostrou que todas as atividades foram interessantes. Os alunos foram avaliados em todo o processo, de acordo com a participação na aula. A avaliação respeitou a livre expressão do aluno, sem discriminar ou estabelecer comparações entre eles. O professor constatou que no decorrer os alunos respeitaram o próximo e trabalharam em grupo, tiveram um grande aproveitamento e aprendizado, participaram ativamente de todos momentos, principalmente dos debates e nas atividades práticas. Os objetivos foram alcançados plenamente.


8. RESULTADO – Os resultados esperado foi a construção do vídeo, e a aprendizagem significativa das atividades propostas, hoje ao olhar um desenho para pintar os alunos perguntam se podem contornar puxar tons, pintam e cantam alguma música que o desenho inspira e ao terminar a atividade eles estão felizes e sorridentes sem a necessidade de querer sair da sala de aula, pois são alunos de tempo integral. Mas o resultado mais positivo, foi com relação de quererem continuar cantando e através dessa atividade eles estão se preparando para apresentar uma musica num projeto que envolve toda a escola. Pelo tempo ensaiado, pelo tempo que temos meus alunos fizeram muito bonito, não só com a voz, mas com os conhecimentos adquiridos anteriormente isso prova que os conhecimentos que adquiriram no ano anterior fixaram e mostra uma aprendizagem significativa.

Considerações Finais. Aprendi a trabalhar uma música, não sou afinada e sei que há muitos problemas de afinação no meu grupo, não estão cantando certinho, mas estão se divertindo e aprendendo, procuro levar todas as técnicas aos alunos lembrando que eu também estou aprendendo e convido os alunos que possuem algum conhecimento musical a me ajudar. Mas sem duvida não poderia ter aplicado uma aula tão rica a meus alunos se não fosse por toda atividade que desenvolvi no curso da Osesp. Estou aprendendo a ouvir meus alunos, estou caminhando com eles, mas com certeza estamos caminhando devagarinho, mas com uma direção. No início não tinha nenhum conhecimento musical, agora já posso pelo menos ensinar o DEDOFONE, Foram aulas muito prazerosas tanto para a professora quanto para os alunos.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.