
4 minute read
Inteligência de dados na pecuária 4.0
HELOISE DUARTE - Médica-veterinária com aperfeiçoamento em Nutrição Animal, especialista em Gestão Agroindustrial, COO Ideagri -@heloise.duarte@ideagri.com.br
Advertisement
ANA PAULA CARÍSSIMO - Zootecnista, pós-doutora em Produção Animal, analista de conteúdo técnico Ideagri - @anapaula.carissimo@ideagri.com.br
Dados do Anuário Leite Embrapa 2021 indicam que a produção de leite no Brasil cresceu em 2020. O volume de leite adquirido pelos laticínios inspecionados atingiu recorde histórico de 25,525 bilhões de litros, alta de 2,1% em relação a 2019, segundo os dados da Pesquisa Trimestral do Leite/IBGE.
O aumento no volume produzido vem acompanhado por novos desafios relacionados à qualidade dos lácteos; em especial aos padrões de consumo das novas gerações, que vêm mudando de forma cada vez mais rápida e relevante. Produtores e indústria têm respondido a essas demandas, associando o crescimento à profissionalização da atividade leiteira.
Questões relativas ao bem-estar animal, biosseguridade, sustentabilidade, à busca pela valorização do papel do produtor e do colaborador rural na sociedade, influenciam a dinâmica da cadeia produtiva. Essa nova dinâmica é desafiadora, mas é necessário que seja discutida por todos os envolvidos com o setor.
Criado pela AgTech mineira Ideagri, com o intuito de oferecer informações sobre a eficiência da pecuária leiteira no País e contribuir para o tema, o Índice Ideagri do Leite Brasileiro (IILB) completa três anos de avaliações, oferecendo ao longo das suas edições trimestrais uma rica gama de análises qualitativas e quantitativas, abrangendo vários aspectos da atividade e consolidando-se como referência para o desempenho da cadeia produtiva do leite.
Em sua décima edição, disponibilizada em junho, o IILB trouxe uma importante novidade que foi a revisão da base de cálculo da nota geral, fundamental para que o índice reflita, cada vez mais, a realidade dos rebanhos profissionais do Brasil. Em linhas gerais, os parâmetros que tiveram suas referências atualizadas foram os relacionados à produção de leite.
A nota geral IILB tem evoluído de forma positiva ao longo das edições, o que é uma ótima notícia, mas ainda há uma grande oportunidade para melhoria, considerando que a nota geral da edição foi 4,45 em 10 pontos possíveis. A nota é um produto de 12 indicadores que são combinados, levando em conta pesos diferenciados para cada indicador e a influência dos perfis raciais dos rebanhos.

Produção de leite em 2020 no Brasil25,525 bilhões de litros - Aumento de 2,1%
A plataforma (https://www.iilb. com.br) é de acesso gratuito para todos os produtores, técnicos e interessados na cadeia produtiva do leite, sendo possível consultar valiosas informações do setor.
Cenário Nacional
A produção de leite é uma das atividades mais importantes do agronegócio nacional. Além disso, também representa importante papel social, já que a atividade está presente em 99% dos municípios brasileiros. Apesar dessa magnitude, muito tem se falado sobre a saída de produtores do negócio, especialmente os de menor porte. Pelo Censo Agropecuário de 2017, último dado disponibilizado pelo IBGE em 2018, aproximadamente 1,17 milhão de fazendas produziam leite de vaca no Brasil. Em relação ao Censo de 2006 houve redução de 13%, ou seja, cerca de 175 mil propriedades deixaram de existir, sendo que as propriedades que mais saíram do negócio foram as pequenas fazendas (22% de fechamento na faixa de até 5 hectares).
A atividade enfrenta muitos desafios tanto “da porteira para dentro”, quanto “da porteira para fora”, como altos custos de produção do leite e preços pagos ao produtor. A produção C de leite precisa ser eficiente para que o produtor tenha ganhos e a melhor forma para se obter ganhos é ter uma boa gestão dos recursos da propriedade.
Para produtores e técnicos, um ponto de partida é conduzir as fazen-Cdas para que sejam cada vez mais eficientes e rentáveis, independentemente do seu porte, para um futuro mais promissor na atividade. “Fazer o dever de casa” e aprimorar a gestão dentro da porteira, independentemente do tamanho, darão mais chances para que ela continue existindo e principalmente crescendo.
Benchmarking Instantâneo
Com a mesma motivação que levou à criação do IILB - produzir informações e subsídios para a profissionalização crescente da atividade, a Ideagri disponibiliza, para produtores e técnicos, uma ferramenta de comparação dos seus dados. A produtividade pode ser comparada com a de fazendas profissionais da mesma região, com o mesmo perfil racial, independentemente do porte da fazenda. A plataforma simulador.ideagri.com.br permite avaliar oportunidades de evolução e pretende estimular a busca por melhores desempenho e produtividade, fundamentais para permanecer na atividade de forma sustentável.
O simulador é um benchmarking instantâneo, acessível do celular ou do computador, de forma gratuita, que permite, a partir informações simples (localização e perfil racial do rebanho, volume de matrizes em lactação, produção média e valor recebido pelo leite), que qualquer produtor ou técnico obtenha 26 simulações. As comparações disponíveis são feitas com base na produtividade dos rebanhos avaliados no IILB e as simulações econômicas feitas com base na realidade do usuário. Os dados são apresentados em percentual, em quilos de leite e em reais, por dia, mês e ano.
O ponto alto do simulador é a possibilidade de comparar a receita total da fazenda com os valores médios obtidos por fazendas similares e, também, com as mais bem pontuadas na mesma categoria, de acordo com o IILB. Os resultados podem surpreender muitos produtores, especialmente quando as comparações são feitas com os rebanhos mais eficientes, que alcançam excelente produtividade.