4 minute read

EDITORIAL

Next Article
FALE CONOSCO

FALE CONOSCO

EDITORIAL

Cada vez mais tecnologias vêm sendo disponibilizadas para o pecuarista, otimizando a rotina de seleção animal e de produção de leite. Avanços podem ser verificados desde o pasto, com o lançamento de novas espécies forrageiras e a consolidação do sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, na parte nutricional, sanitária e até no melhoramento genético, impulsionado tanto por ferramentas tradicionais quanto pela genômica.

Advertisement

A raça Girolando é um exemplo de como a tecnologia tem dado um novo formato para a pecuária leiteira nacional. Basta ver os ganhos em produtividade. O aumento na produção individual de leite por vaca, entre 2000 e 2019, foi de 53%. Imagine o impacto desse percentual na rentabilidade do negócio quando se fala de um rebanho inteiro. Isso sem falar em outros avanços em características de grande impacto econômico, tais como: longevidade, intervalo entre partos e idade ao primeiro parto.

E mais tecnologias estão em fase de desenvolvimento, como trazemos em destaque na capa desta nova edição da revista Girolando. O projeto Sistema de Avaliação Linear Girolando (SALG) entrou na reta final e até o próximo ano deve publicar seus primeiros resultados. Ele será uma ferramenta primordial na geração de avaliações genéticas para características de conformação da raça.

Esses esforços para melhoramento genético do Girolando vêm ganhando o aval do mercado. A cada ano, o número de doses de sêmen comercializadas cresce em percentual bem acima de outras raças. No último ano, as vendas ficaram 23% acima de 2019.

Em entrevista exclusiva à revista Girolando, o presidente da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia), Márcio Nery, afirma que o produtor rural acordou para a necessidade de fazer melhoramento genético e ainda analisa porque o Girolando vem assumindo a dianteira no mercado de genética nacional, as vantagens de IATF em rebanhos leiteiros e fala sobre a expectativa para 2021.

Outros destaques desta edição são os cuidados na saúde animal. Trazemos informações sobre a acidose e os impactos na produção de leite, a febre do leite, a coccidiose e como utilizar as informações de Controle de Células Somáticas (CCS) na seleção do rebanho.

Você ainda verá as novidades da ExpoZebu 2021, que está com inscrições abertas para a raça Girolando, os cuidados na produção de forragem, os lançamentos do setor e muito mais.

Que todos possam aproveitar as inúmeras informações e tecnologias disponíveis para vencer os desafios da pecuária leiteira, especialmente em um ano que vai exigir cuidado redobrado e muita resiliência para ajustar o negócio às mudanças do mercado, em decorrência da pandemia.

por Larissa Vieira Editora

EXPEDIENTE

Revista Girolando: Órgão Oficial da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando • Editora: Larissa Vieira lamoc1@gmail.com • Depto. Comercial: Mundo Rural (34) 3336-8888 - Míriam Borges (34) 9 9972-0808 miriamabcz@mundorural.org • Design gráfico: Yuri Silveira (34) 9 9102-7029 artes@mundorural.org • Revisão: Maria Rita Trindade Hoyler • Fotografias: Jadir Bison (34) 99960.4810 jadirbison@yahoo.com.br • Conselho editorial: Odilon de Rezende Barbosa Filho, Leandro Paiva, Consuelo Mansur Pereira Farah, Domício Arruda Silva, Tatiane Tetzner, Miriam Borges e Larissa Vieira • Impressão CTP: Gráfica 3 Pinti (34) 3326-8000 • Tiragem: 6.000 exemplares • Periodicidade: Trimestral (Março, Maio, Julho e Setembro) • Circulação: Dia 15 dos meses ímpares • Distribuição: Para todo o Brasil via correios e Disponível na versão on line no site www. girolando.com.br. • Redação: Rua Orlando Vieira do Nascimento, 74 - CEP: 38040-280 - Uberaba/MG • Telefone: (34) 3331-6000 • Assinaturas: R$ 98,00/ano – financeiro@mundorural.org • 22 anos de circulação ininterrupta

revistagirolando @ogirolando girolando.com.br revistagirolando

Índice

MENSAGEM DA DIRETORIA

04

EDITORIAL GIRO LÁCTEO

06 10

LANÇAMENTOS E INOVAÇÕES 12 PLANILHA AJUDA CALCULAR ÁREAS DE PASTEJO ROTACIONADO 22 SILAGEM: CUIDADOS NA COLHEITA E PROCESSAMENTO 20 COCCIDIOSE: ATÉ ONDE ESTAMOS VENDO O PROBLEMA? 30 FEBRE DO LEITE: SAIBA COMO COMBATER 34 CONTROLE LEITEIRO AJUDA NA MELHORIA DA SAÚDE DAS VACAS 40 RUMO AOS 2 MILHÕES DE REGISTROS 46 GIROLANDO COM PRESENÇA CONFIRMADA NA 86ª EXPOZEBU 48 CUSTO DE PRODUÇÃO REDUZ MARGEM DE LUCRO 50 ASSISTÊNCIA TÉCNICA E GERENCIAL MAIS PERTO DO PRODUTOR 52 MAIS CRÉDITO PARA A PECUÁRIA LEITEIRA 54 CONSELHO 55 SUCESSÃO DE HOJE É DIFERENTE DAS GERAÇÕES ANTERIORES? 56 GIROLANDO KIDS 58 NOVOS ASSOCIADOS 60 FALE CONOSCO 61

26

Acidose e os impactos na produção de leite

16

Mercado de genética aquecido em 2021?

36

MATÉRIA DE CAPA

Da seleção empírica à seleção orientada

This article is from: