13 minute read

PLANETA TRUCK

IAA TRANS PORTATION 2022

AS PRÓXIMAS DÉCADAS Os destaques da maior feira de transportes do mundo serão os veículos que vão ocupar as ruas e estradas movidos por energias mais limpas

Advertisement

IAA TRANS PORTATION 2022

Da última edição em 2019, a IAA 2022 terá novo formato e foco na renovação tecnológica

Texto Marcos Villela

Ofoco do IAA TRANSPORTATION 2022 em Hanover, na Alemanha, está na transformação do setor de veículos comerciais em direção a unidades livres de emissões. Os principais expositores da IAA TRANSPORTATION deste ano incluem fabricantes de automóveis comerciais de renome como Daimler Truck, DAF, Ford, Iveco, MAN e Scania, que apresentarão seus mais recentes produtos e desenvolvimentos em grandes áreas de estandes e em uma ampla gama de formatos inovadores. A IAA Transportation terá mais de 1200 expositores de mais de 40 países, incluindo muitos nomes estabelecidos e startups que farão sua estreia na IAA, em particular nas áreas de tecnologia, infraestrutura, energia, transporte pessoal e transporte de última milha. Isso inclui Amazon Relay, Linde, Samsung, Siemens e novos fabricantes de veículos com foco em motores sustentáveis como Nikola, Quantron e Volta Trucks.

Com seu novo conceito, é a plataforma líder internacional para logística, veículos comerciais, ônibus e setor de transporte. Com o slogan “Pessoas e Bens em Movimento”, a IAA Transportation será realizada nas dependências da Deutsche Messe AG em Hannover, de 20 a 25 de setembro.

PESSOAS E MERCADORIAS EM MOVIMENTO A mostra das mais recentes tecnologias livres de combustível fóssil e da logística digital

DIVERSOS MODELOS A eletrificação já é realidade entre todas as marcas e quase todos os modelos do Grupo Daimler Trucks

MERCEDES-BENZ

O caminhão elétrico de longa distância eActros LongHaul será o destaque da Mercedes-Benz na IAA Transportation. Além dele, a Mercedes-Benz Trucks apresentará mais inovações em caminhões elétricos a bateria. Apresentará, pela primeira vez, a próxima geração dos ônibus TopClass e ComfortClass da Setra. A subsidiária da Daimler Truck FUSO efetuará a estreia europeia do Next Generation eCanter.

VOLVO TRUCKS

Segundo o tema da feira, a Volvo Trucks colocará em foco o futuro caminhão movido a hidrogênio, como mais uma opção no portfólio de economia circular, que já conta com modelos movidos a gás biometano e 100% elétricos. “Estamos desenvolvendo essa tecnologia há alguns anos e é ótimo ver os primeiros caminhões rodando com sucesso na pista de testes. A combinação de bateria elétrica e célula de combustível elétrica permitirá que nossos clientes eliminem as emissões de CO₂ de suas frotas”, diz Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.

Os caminhões elétricos a célula de combustível terão um alcance operacional comparável a muitos caminhões a diesel — até 1.000 km — e um tempo de reabastecimento de menos de 15 minutos. O PBTC (Peso Bruto Total Combinado) pode ser de cerca de 65 toneladas ou até mais, e as duas células de combustível têm capacidade para gerar 300 kW de eletricidade a bordo. Os protótipos para clientes começarão a ser entregues alguns dentro de alguns anos e a comercialização está planejada para o final desta década.

“Os caminhões elétricos movidos a célu-

la de combustível movidos a hidrogênio serão especialmente adequados para longas distâncias e tarefas pesadas e exigentes em energia. Eles também podem ser uma opção em países onde as possibilidades de carregamento da bateria são limitadas”, diz Roger Alm.

Uma célula de combustível gera sua própria eletricidade a partir do hidrogênio a bordo, em vez de ser carregada por uma fonte externa. O único resíduo emitido pelo cano de descarga é o vapor de água.

As células de combustível serão fornecidas pela Cellcentric — a joint venture entre o Grupo Volvo e a Daimler Truck AG. A Cellcentric construirá uma das maiores instalações de produção em série da Europa para células de combustível, especialmente desenvolvidas para veículos pesados.

A tecnologia de células de combustível ainda está em uma fase inicial de desenvolvimento e há muitos benefícios com a nova tecnologia, mas também alguns desafios pela frente. Um deles é o fornecimento em larga escala de hidrogênio verde, produzido a partir de fontes renováveis. Outra é que a infraestrutura de abastecimento de veículos pesados ainda não foi desenvolvida.

“Esperamos que a oferta de hidrogênio verde aumente significativamente nos próximos dois anos, já que muitas indústrias dependerão dele para reduzir o CO₂. No entanto, não podemos esperar para descarbonizar o transporte, já estamos atrasados. Então, minha mensagem clara para todas as empresas de transporte é começar a jornada hoje com bateria elétrica, biogás e outras opções disponíveis. Os caminhões de célula de combustível serão um complemento importante para transportes mais longos e pesados daqui a alguns anos”, diz Roger Alm. MERCEDES-BENZ E VOLVO Unidas no trem de força, as duas marcas vão destacar o hidrogênio

VW BUZZ CARGO - PASSADO E PRESENTE Já em pré-venda, a Kombi elétrica para carga estará na feira

VW VEÍCULOS COMERCIAIS

A divisão de veículos comerciais do Grupo Volkswagen terá a “nova Kombi” como destaque na IAA. Trata-se do Buzz Cargo, um modelo derivado da versão de passageiros. O modelo possibilita a condução elétrica prática conta com software que pode ser atualizado via Wi-Fi, o que o torna mais eficiente. O Buzz Cargo vem de fábrica com sistemas de infoentretenimento totalmente conectados, volante multifuncional, faróis de LED, controle climático automático, controle de cruzeiro e sistemas de assistência/aviso ao motorista, como Car2X e o sistema de frenagem de emergência Front Assist (mais o Lane Assist padrão no ID. Buzz Pró).

Ele está equipado com a maior bateria da família ID. A bateria recarregável de íons de lítio oferece energia de 77 kWh (82 kWh brutos) e fornece energia a um motor elétrico montado na traseira de 150 kW (204 hp) que desenvolve 310 Nm a partir do primeiro giro do motor. O consumo de energia WLTP: 20,6 kWh / 100 km (Carga: 20,4 kWh / 100 km). A autonomia pode ser de até 423 quilômetros. Conectada a uma estação de carregamento rápido DC com potência máxima de carregamento de 170 kW, a bateria pode ser carregada de 5% a 80% da capacidade em cerca de 30 minutos.

FORD TRANSIT

A Ford Pro revelou os primeiros detalhes do novo Transit Custom, que será um dos destaques na IAA. Ele foi desenvolvido em conjunto com a Volkswagen e será comercializado como diesel, híbrido plug-in e totalmente elétrico. Na sequência do E-Transit elétrico de 2 toneladas, que entrou em produção em março deste ano, o E-Transit Custom foi projetado para se tornar o novo padrão no segmento europeu de furgões de uma tonelada. Faz parte do compromisso ousado da Ford de tornar todos os modelos Ford vendidos na Europa com emissões zero até 2035. A E-Transit Custom visa uma autonomia de até 380 km, carregamento rápido DC e capacidade máxima de reboque. A tecnologia Pro Power Onboard fornece energia para ferramentas, iluminação e equipamentos no local. As proporções equilibradas, um visual confiante e iluminação full LED farão do novo modelo uma referência de design no segmento. No início deste ano, a Ford anunciou que até 2024, quatro novos veículos totalmente elétricos se juntarão ao E-Transit de duas toneladas como parte de sua família

INOVAÇÕES AO EXTREMO Além da tecnologia de motores elétricos, a VW Buzz traz o interior totalmente digital e conectado

Transit, ou seja, o Transit Custom e o Transit Courier, bem como o Tourneo Custom e o Tourneo Courier para transporte de passageiros. O E-Transit Custom totalmente elétrico entrará em produção no segundo semestre de 2023. Todas as versões da Transit Custom serão construídas pela Ford Otosan — joint venture da Ford na Turquia — como parte do investimento de € 2 bilhões, equivalente a R$ 10,5 bilhões, anunciado anteriormente pela Ford Otosan em suas instalações. Ford, SK On Co., Ltd. e a Koç Holding também assinaram recentemente uma carta de intenção para uma joint venture líder para criar um dos maiores centros de fabricação de baterias da Europa. A produção começaria em meados da década e a capacidade anual seria de 30 a 45 gigawatts-hora.

DAF TRUCKS

A Nova Geração DAF XD será o destaque da DAF Trucks na IAA. Ela é baseada na plataforma do ‘Caminhão Internacional do Ano 2022’, com os caminhões XF, XG e XG .

A Nova Geração DAF XD tem um grande para-brisas e grandes janelas laterais com linhas de cintura ultra baixas. A posição da cabine baixa aumenta a visão direta ideal, assim como a janela opcional de visão do meio-fio. A visão indireta definitiva é garantida graças ao exclusivo DAF Corner View e

DAF XD Nova geração de caminhões pesados será o foco da fabricante holandesa, com modelo preparado para hidrogênio

FORD E-TRANSIT Com nova estética, o modelo, Transit traz mudanças tecnológicas ao DAF Digital Camera System.

O futuro DAF XD oferece acessibilidade superior para o motorista, recebido em uma cabine espaçosa com volumes de até 10 m³. Faixas de ajuste incomparáveis do assento e do volante garantem a melhor posição do motorista neste segmento. O painel de instrumentos apresenta painéis de instrumentos totalmente digitais e cristalinos. A condução e o manuseio se beneficiam de um design completamente novo da dianteira do chassi, suspensão da cabine e suspensão do eixo traseiro.

A produção da nova geração está planejada para começar no outono de 2022 e já preparada para receber trem de força com energias renováveis.

QUANTRON Além de fornecedora de tecnologia de propulsão elétrica, marca apresentará caminhões próprios

CAMINHÃO A HIDROGÊNIO QUANTRON

A empresa fornecedora de sistemas de mobilidade elétrica, a alemã Quantron AG, fará a estreia de dois caminhões pesados a hidrogênio e elétricos na IAA Transportation. Serão os modelos Quantron QHM BEV 50-392, versões 4x2 e 6x2, para transporte entre fábricas e distribuição com base no MAN TG3, TGS e TGX. Também a estreia mundial do caminhão pesado Quantron FCEV EU para uso pesado e de longa distância com Ballard Power H 2 e eixo eletrônico integrado de um especialista líder global em trem de força. O Quantron QHM BEV 50-392 tem um alcance de até 350 km com uma bateria de alta tensão de 392 kWh e pode ser carregado com potências de até 350 kW. Ambos os veículos, com muitos outros veículos comerciais da Quantron AG, são apoiados financeiramente e recebem incentivos na Alemanha com até 80% dos custos adicionais cobertos pelo programa governamental para a compra de veículos comerciais com acionamentos alternativos. As inscrições para isso podem ser enviadas desde 29 de junho de 2022.

A empresa já comercializa o Quantron QARGO 4 EV Light Transporters (foto) movidos a bateria elétrica. O veículo foi lançado no final de abril de 2022 sendo destinado para tarefas de transporte sustentável em áreas urbanas e para entregas de última milha.

MUDANÇA DE PARADIGMA

Além do motor a diesel, conexões mecânicas também serão substituidas por cabos elétricos nos veículos das próximas gerações

Texto João Geraldo

Oamanhã dos veículos comerciais está intimamente conectado aos controles e sistemas elétricos e tecnologias que estarão cada vez mais presentes para trazer eficiência e facilidade de operação. Essa tendência, já definida pela indústria automotiva, tem se apresentado como um caminho sem volta, em especial frente aos avanços já amplamente conhecidos, como a substituição do motor a combustão por unidades elétricas. Entre outras tecnologias que deverão moldar o futuro da eletromobilidade, o Grupo ZF apresentou na Alemanha a substituição de tradicionais componentes mecânicos de caminhões e ônibus por novas formas funcionamento, tornando os veículos mais dinâmicos, seguros e afinados com os novos tempos.

São tecnologias voltadas ao setor de transporte que estarão expostas para o público na IAA Transporter, maior feira de veículos comerciais do mundo, marcada para setembro, em Hannover, na Alemanha. O pacote a ser mostrado pelo Grupo ZF inclui recentes avanços já prontos para as próximas gerações de veículos comerciais.

Como fornecedor da indústria automotiva, vale reforçar que as mais recentes tecnologias inteligentes e sistemas de controle para caminhões, ônibus, semirreboques e veículos de passeio desenvolvidos pelo Grupo têm como foco veículos automatizados, conectados e eletrificados. “São várias soluções integradas para disponibilizar o que está na vanguarda da tecnologia”, disse Wilhelm Rehm, membro do Board Mundial ZF, responsável por Soluções para Veículos Comerciais, Tecnologia Industrial e Gestão de Materiais.

Umas dessas tecnologias para as novas

gerações de veículos é o sistema totalmente elétrico de direção por fios, o qual elimina a barra de direção e outros componentes mecânicos de ligação mecânica entre o volante e o eixo dianteiro. Identificado como Steer -by-Wire, os comandos de direção do motorista são transmitidos por meio de sinais elétricos. Já disponibilizada para automóveis de passeio, essa tecnologia está pronta também para veículos comerciais.

A expectativa é que no futuro a tecnologia Steer-by-Wire (direcionamento por fio, na livre tradução) venha a desempenhar um papel cada vez maior em todos aspectos do controle de movimento do veículo - longitudinal, transversal e vertical. De acordo com Henning Scheider, CEO do Grupo ZF, as divisões do Grupo trabalham juntas em estreita parceria para promover transferência mútua de tecnologias e seus benefícios. O executivo acrescentou que esse avanço para a automação é fiel à filosofia da empresa, de desenvolver e implantar em qualquer outro lugar, como diferentes veículos comerciais.

Outra tecnologia da empresa que fará estreia mundial na IAA Transporter é o CeTrax 2, um sistema de driveline elétrico modular e integrado para aplicação em veículos comerciais pesados. Trata-se de uma tração central elétrica desenvolvida para substituir a transmissão convencional e que poderá ser usada inclusive em conjunto com um eixo elétrico. Com produção em série prevista para 2023, o CeTrax 2 também reúne tecnologias já aplicadas em carros de passeio, entre elas o sistema de refrigeração e o inversor, ambos adaptados para veículos pesados.

Outra tecnologia antecipada pelo Grupo ZF que também estará na Feira de Hannover é a plataforma Adopt 2.0 para veículos de carga autônomos. A versão 2.0 é destinada a caminhões que operam em áreas controladas, cuja velocidade máxima do veículo atinge 20km/hora. Na IAA a empresa vai apresentar também a versão a Adopt 3.0 para velocidade de até 80km/hora, a qual poderá aplicada em veículos autônomos que circularão rodovias em operações de transferência de cargas entre hubs.

Outra novidade do Grupo é o Scalar, uma plataforma de soluções digitais para operadores de frotas. Será disponibilizada como tecnologia de planejamento, roteamento e expedição totalmente automatizada e baseada em Inteligência Artificial. Com tais recursos e avanços, essa plataforma combina e conecta tecnologias a bordo de veículos comerciais a sistemas de terceiros. Segundo a ZF, a plataforma Scalar ajudará os operadores de frota a aumentar a eficiência operacional, bem como a sustentabilidade, confiabilidade de planejamento e a segurança de cargas e passageiros. Um parceiro indispensável para o setor de transporte de cargas e passageiros, segundo a empresa.

FUTURO ELÉTRICO Controles por eletricidade e inteligência artificial são tidos hoje como a base para um transporte rodoviário mais eficiente, seguro e livre de emissões

This article is from: