






































![]()







































Chegou outubro e o período de matrículas escolares. Época que muitos pais enfrentam a difícil tarefa de escolher uma escola que seja compatível com seus valores, seu orçamento e que garanta que seus filhos se sintam acolhidos, seguros e felizes. Isso é especialmente fundamental quando se trata de crianças neurodivergentes — como aquelas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), TDAH, dislexia e outras variações. Pensando nisso, nosso Especial Educação foi buscar dicas essenciais com o professor Nilson Sampaio, artista plástico, arte-educador e especialista em inclusão, para que essa escolha seja certeira e garanta o bem-estar emocional de seu filho. Confira!
Ainda no Especial Educação, como os livros podem ensinar além das palavras. Para o educador Ricardo Paschoalato, os livros cumprem um papel que vai muito além de ensinar a ler!
Em Celebridade, Heloísa Périssé celebra seu retorno às novelas como a vilã Zulma, em “Êta, Mundo Melhor”. A atriz nos conta que, a personagem é atrapalhada e isso traz uma série de camadas para ela. Heloísa compara Zulma com a Carminha de “Avenida Brasil”. Dê só uma olhada!
Em 2026, os tatuapeenses ganharão uma clínica odontológica com atendimento humanizado e padrão de excelência em todos os quesitos, o Instituto Sorriso Premium. Fruto do sonho dos cirurgiões-dentistas Alexsandro Santos e Thaís Teófilo. Confira!
Você sabe o que é autofagia? Qual a relação com o jejum? Em nossa seção Saúde, a nutricionista Juliana Vieira esclarece a questão e elenca como ativar o processo natural de limpeza celular de forma segura!
Boa Leitura!
> Equipe Grupo Leste
Revista do Tatuapé • Revista da Mooca são publicações mensais da Grupo
Leste de Comunicações, distribuídas gratuitamente via courier nos seguintes bairros: Tatuapé, Jardim Anália Franco, Mooca, Brás, Belém, Água Rasa, Vila Formosa, Vila Carrão, Jardim Têxtil, Jardim Avelino e Vila Santa Isabel.
Diretor Responsável
Jaime Braz Romano • jaime@grupoleste.com.br
Editora
Fabiana Nascimento • fabiana@grupoleste.com.br
Diretor Comercial
Mauro Tadeu Silva • mauro@grupoleste.com.br
Revisão
Antonia Romano • antonia@grupoleste.com.br
Publicidade publicidade@grupoleste.com.br
Design dos Anúncios
RP7 Comunicação
Impressão
Gráfica Elyon
É expressamente



@revistadamooca
@revista_do_tatuape



Grupo Leste TV
revistadotatuape 11 98485-9593
Diariamente novidades da região que tanto amamos.


Publicações






























Endereço: R. Serra de Botucatu, 1.690, Tatuapé São Paulo/SP CEP: 03317-001 E-mail: contato@grupoleste.com.br FONE: 11 2095-8202 www.revistadotatuape.com.br


Descendo em Caldas Novas. City tour em Caldas Novas e visitas aos parques aquáticos da cidade e Hot Park e Parque das Fontes no Rio Quente Resorts
Descendo em Caldas Novas. City tour em Caldas Novas e visitas aos parques aquáticos da cidade e Hot Park e Parque das Fontes no Rio Quente Resorts
De 12/04 a 16/04/2026
04 NOITES / 05 DIAS











Translados aeroporto/hotel/aeroporto em confortável ônibus de turismo e traslados para os parques aq
INCLUSO: 1) Passagem aérea (GOL) cl. econômica, ida e volta de SP para Caldas Novas, com bag. despachada; 2) Translados aeroporto/hotel/aeroporto em confortável ônibus de turismo e traslados para os parques aquáticos; 3) 04 noites de hospedagem no confortável Thermas Privé Hotel, com regime de meia pensão; 4) Visitas aos parques Water Parque, Náutico Praia Club e Hot Parque e Parque das Fontes no Rio Quente Resorts; 5) Seguro de viagem com coberturas médicas individual por passageiro; 6) Guia embarcando junto desde o início da viagem.
PASSAGEIR



12
Instituto Sorriso Premium
De um sonho à expansão em franquias
A Sociedade Agostiniana de Educação e Assistência - SAEA, está promovendo mais uma ação solidária em prol das pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Garanta já o seu voucher, aproveite um delicioso kit italiano preparado pelo La Pergoletta e ainda concorra a um final de semana inesquecível no Hotel Villa Santo Agostinho, em Bragança Paulista. Todo o valor arrecadado será destinado às obras sociais da Comunidade Confiança.


7
Nova ferramenta judicial de busca de bens
16 > Direito Leitura na infância
Heloísa Périssé celebra retorno às novelas
> Celebridade Matrículas escolares
O que é autofagia? > Saúde 22 20 > Especial Educação
26 > Especial Educação


OConselho Nacional de Justiça lançou uma nova versão do Sistema Nacional de Investigação Patrimonial e Recuperação de Ativos (Sniper), ampliando seu alcance e reforçando o compromisso da Justiça com a chamada agenda da Justiça 4.0. A ferramenta tem como objetivo agilizar e dar mais efetividade às execuções judiciais, permitindo o cruzamento de dados de diversas bases públicas e privadas para localizar bens e patrimônios ocultos de devedores.
Com a integração de registros cartoriais, sistemas de veículos, imóveis, instituições financeiras e outros cadastros, o Sniper busca oferecer precisão e rapidez na identificação de vínculos patrimoniais, aumentando a eficiência na recuperação de créditos.
Apesar do avanço tecnológico e do simbolismo de demonstrar que o Judiciário está modernizando suas práticas, a inovação não está isenta de riscos. A qualidade das informações coletadas e a atualização das bases de dados são pontos críticos, pois erros cadastrais ou homônimos podem gerar constrições indevidas.
Há ainda o desafio de equilibrar a eficácia da investigação patrimonial com as garantias processuais constitucionais, como o contraditório e a ampla defesa, além da necessidade de salvaguardas robustas para proteger dados sensíveis e evitar usos indevidos da ferramenta.
Outro aspecto relevante é que a tecnologia deve
ser vista como apoio, e não substituição, da atuação criteriosa de juízes e advogados. Na prática, a expectativa é que credores e o próprio Estado tenham maiores chances de satisfação de créditos, enquanto devedores encontrarão menos espaço para ocultar bens. Para a sociedade, a percepção tende a ser positiva, já que aumenta a credibilidade do sistema judicial como instrumento de cumprimento das decisões.
Contudo, o sucesso do Sniper dependerá da governança institucional, da transparência no uso, da segurança das informações e da capacitação dos operadores do Direito. Assim, embora represente um passo importante na modernização da Justiça, o Sniper só cumprirá sua promessa se for acompanhado de cautela, responsabilidade e respeito aos direitos fundamentais.

Thiago Massicano, especialista em Direito Empresarial e do Consumidor, sócio-presidente da Massicano Advogados e presidente reeleito da OAB Subseção Tatuapé. Acompanhe outras informações sobre o Direito Empresarial e do Consumidor no site www.massicano.adv.br, que é atualizado semanalmente.

O MONSTRO EM MIM
Em O Monstro em Mim, Aggie Wiggs (Claire Danes) é uma autora famosa que, após a trágica morte de seu pequeno filho, fez uma pausa na carreira e se retirou da vida pública, incapaz de continuar escrevendo por conta do luto muito forte que vivia. Mas tudo muda repentinamente quando a casa ao lado da sua é comprada por Nile Sheldon (Matthew Rhys), um magnata imobiliário que foi já suspeito do desaparecimento de sua esposa. Horrorizada e instigada com a história, ela encontra nela uma inspiração para começar um novo livro e interromper o hiato da sua carreira. Enquanto mergulha na investigação e na escrita, segredos obscuros vêm à tona e a escritora entra em um ciclo que pode ser fatal.

Lauana Prado fará um show chamado “Raiz” em São Paulo no dia 8 de novembro de 2025, no Parque Villa-Lobos, com início às 15h. O evento promete uma imersão na música sertaneja, com duração até as 23h. Informações sobre ingressos e detalhes adicionais estão disponíveis em sites de venda como Sympla e RA Entretenimento.

Em Truque de Mestre: O 3º Ato, os quatro cavaleiros, J. Daniel Atlas (Jesse Eisenberg), Merritt McKinney (Woody Harrelson), Dylan Rhodes (Mark Ruffalo) e Lula (Lizzy Caplan) retornam para mais uma aventura alucinante. Dessa vez, os ilusionistas serão desafiados em uma jornada que envolve a joia mais valiosa do mundo. Ao lado de uma nova geração de ilusionistas, o quarteto se envolve numa trama repleta de reviravoltas e mágicas. Diante de uma empresa corrupta, que lava dinheiro para diferentes criminosos, os dois grupos se reúnem para derrubar a família que controla a companhia.






















Make e Hair: Letícia Guerra |



@guerrabeauty


















OInstituto Sorriso Premium nasceu em 2020, no bairro de Itaquera, fruto do sonho do cirurgião-dentista Alexsandro Santos, especialista em cirurgia bucomaxilofacial, implantodontia e harmonização orofacial. Idealizador e CEO, Alexsandro acreditava que a odontologia vai além da técnica: ela transforma sorrisos e vidas. Mesmo em meio à pandemia, o projeto mostrou sua força e tornou-se referência em atendimento humanizado e de alto padrão.
Ao longo de sua trajetória, o Sorriso Premium consolidou-se pela excelência clínica e pelo crescimento constante. Em 2026, inaugura sua nova sede no Tatuapé, na Rua São Gil, 225, em um prédio de mais de 600 m², com estrutura moderna e ambiente acolhedor (fotos).
Paralelamente ao atendimento a mais de três mil pacientes, o Instituto destaca-se como centro de formação profissional. Mais de 70% dos cursos são destinados a cirurgiões-dentistas, mas há também capacitações para médicos, farmacêuticos, fisioterapeutas, enfermeiros e biomédicos, estimulando a integração multiprofissional. Já passaram
por lá mais de mil alunos em formações que incluem cirurgia oral menor, implantodontia, próteses (convencionais e sobre implantes), clínica geral, endodontia e harmonização orofacial, do nível básico ao avançado.
PRÊMIO TOP OF MIND
Em 2025, o Instituto recebeu o Prêmio INPEQ – Top of Mind Qualidade Brasil, reconhecimento nacional que atesta sua credibilidade e impacto positivo. Para 2026, os planos incluem expansão via franquias e o primeiro curso internacional em Portugal, no Laboratório de Anatomia de Cadáver Fresh Frozen, levando seu know-how além das fronteiras.
Símbolo de resiliência, inovação e visão de futuro, o Instituto Sorriso Premium segue comprometido com a educação continuada, a qualidade técnica e o cuidado humanizado, projetando-se como referência na Odontologia brasileira e internacional.
Instituto Sorriso Premium - Crosp CI: 29.371. Mais informações: (11) 95221-8450 | Instagram: @institutosorrisopremium.

Com 25 anos de experiência em Odontologia, o Dr. Alexsandro Santos é referência em cirurgia bucomaxilofacial e implantodontia, combinando conhecimento técnico, inovação e um olhar humanizado no cuidado aos pacientes.
Desde os 9 anos de idade, Dr. Alexsandro sonhava em se tornar dentista. Sua dedicação e disciplina transformaram esse sonho em realidade. Especialista em Implantodontia e Harmonização Orofacial, além de mestrando em Traumatologia Bucomaxilofacial, ele atua no bairro do Tatuapé, realizando procedimentos como implantes dentários, incluindo cargas imediatas, sempre priorizando resultados confiáveis e naturais.
TECNOLOGIA DE PONTA
Sempre teve o sonho de criar seu próprio Instituto e, com o nascimento de seu filho Pedro, de 5 anos, esse desejo se intensificou ainda mais. Foi durante a pandemia que o sonho se concretizou com a criação do Instituto
Dr. Alexsandro Santos possui 25 anos de experiência em odontologia, com especialização em cirugia bucomaxilofacial e implantodontia
Sorriso Premium, um espaço que une tecnologia de ponta, excelência clínica e atendimento humanizado.
Além da prática clínica, Dr. Alexsandro é professor e coordenador dos cursos de cirurgia em seu Instituto, formando novos profissionais e compartilhando sua experiência com ética, dedicação e paixão pela odontologia.
Casado com a Dra. Thaís Teófilo, especialista em Harmonização Orofacial e Ortodontia, ele é pai dedicado de Miguel e Pedro, equilibrando a vida familiar com a carreira e sempre mantendo o compromisso de cuidar de seus pacientes com atenção e sensibilidade.
Dr. Alexsandro acredita que a odontologia vai além da técnica: “É preciso aliar conhecimento à humanização. Cada paciente é único, e nosso trabalho é transformar vidas com segurança, cuidado e resultado de qualidade”, avalia.
Dr. Alexsandro Santos - CRO 74.365. Mais informações: (11) 95221-8450 | Instagram: @dr.alexsandrosantos_.

Com uma trajetória marcada pela dedicação, sensibilidade e amor pelo que faz, a Dra. Thaís Teófilo representa uma nova geração de profissionais da saúde — aquela que une excelência técnica a um olhar verdadeiramente humanizado.
Formada em Fisioterapia em 2010 e posteriormente em Odontologia, onde está concluindo o mestrado, especializou-se em Ortodontia e Harmonização Orofacial. Nessas áreas, alia conhecimento aprofundado a uma abordagem artística, priorizando resultados naturais, personalizados e que respeitam a individualidade de cada paciente.
APERFEIÇOAMENTO CONSTANTE
Movida pela paixão por aprender e pela experiência pessoal transformadora de ter um filho diagnosticado com diabetes tipo 1, decidiu cursar Medicina. “Quando a saúde de alguém que amamos é colocada à prova, entendemos o quanto o conhecimento pode salvar vidas”, afirma.
Essa vivência intensificou seu desejo de compreender as complexidades do corpo humano e aperfeiçoar técnicas que impactem positivamente a qualidade de vida.
Dra. Thaís Teófilo é formada em fisioterapia, odontologia com especialização em ortodontia e harmonização orofacial. Atualmente cursa medicina
Casada com o Dr. Alexsandro, mestrando em Traumatologia Bucomaxilofacial, Dra. Thaís encontrou no parceiro não apenas um companheiro de vida, mas também um aliado na prática odontológica. Juntos, dividem o compromisso com a excelência, a ética e o cuidado humano em cada procedimento.
No âmbito acadêmico, ela atua como professora e coordenadora da especialização em Harmonização Orofacial no Instituto Sorriso Premium, formando novos profissionais e incentivando uma prática ética, empática e tecnicamente atualizada.
Para Dra. Thaís, o grande diferencial está no olhar genuíno: “A área da saúde exige constante qualificação, mas nunca podemos perder de vista a essência – o cuidado verdadeiro com o ser humano”. Sua história inspira pacientes, alunos e colegas a valorizarem a saúde como um ato de humanidade e amor.
Dra. Thaís Teófilo - CRO 123.099. Mais informações: (11) 95803-4386 | Instagram: @dra.thaisteofilo.



















































































por Caroline Borges / TV Press
Ao encarar a função inédita de viver uma vilã no horário das seis, Heloísa Périssé, que interpreta a perversa Zulma em “Êta Mundo Melhor”, sabia que sua bagagem cômica entraria em cena para atenuar as maldades da personagem na trama lúdica de Walcyr Carrasco e Mauro Wilson. Ainda assim, ela se viu diante de uma reviravolta dramática ao encontrar doses de drama no enredo de Zulma, uma personagem que talvez esconda um passado sofrido por trás de sua fachada cruel. “Essa é a minha primeira vilã e o fato de maltratar crianças trouxe um peso enorme para mim”, conta a atriz.
Por conta disso, Heloísa sentiu que precisava buscar uma construção com leveza, buscar um escapar da vilã de conto de fadas, cruel e sem maiores nuances. O caminho que a atriz escolhei foi enxergar a personagem como uma vítima do passado, como uma criança ferida que sofreu muito e por isso se tornou uma adulta egoísta, centrada no próprio objetivo. “O mais interessante é justamente essa complexidade: Zulma tem várias camadas, e cada uma revela um pouco mais sobre suas dores, suas escolhas e o que a levou a ser quem é”, afirma.
Na história das seis, Zulma é dona do abrigo onde vai parar o filho de Candinho, papel de Sergio Guizé. Ela obriga as crianças a costurarem, bordarem e encadernarem livros para vender. Briga e atormenta as crianças, mas sempre de maneira engraçada. E faz de tudo para conquistar Candinho de olho na herança dele. “Esse convite veio quando eu estava me sentindo pronta pra uma novela e uma vilã. Tudo o que eu quero fazer da Zulma, seja a graça, a maldade ou o amor quero que tenha verdade. Essa novela é extremamente isso. Uma história linda e com verdade”, valoriza.
SUA ÚLTIMA NOVELA HAVIA SIDO “A LEI DO AMOR”, QUE FOI AO AR EM 2016. COMO SURGIU A OPORTUNIDADE PARA INTEGRAR O ELENCO DE “ÊTA MUNDO MELHOR”?
Foi um convite do Walcyr (Carrasco) e da Amora (Mautner). Fiquei muito feliz de fazer essa personagem porque é a realização de um sonho para mim. Adoro trabalhar com criança. Inclusive, comecei minha carreira trabalhando com criança. A Zulma é uma personagem deliciosa de fazer porque, ao mesmo tempo que ela é má e ruim, ela também é engraçada.
COMO TEM SIDO INCLUIR O HUMOR EM UMA VILÃ PARA O HORÁRIO DAS SEIS?
A Zulma é uma personagem atrapalhada. Então, isso traz uma série de camadas para ela. Ela tem variações muito rápidas. A personagem é de um jeito cada vez que está com uma pessoa. Com o Celso, ela é de um jeito... Com o Ernesto, ela é de outro... Mas graças a Deus tudo isso. É uma delícia encarar um trabalho assim. É como já dizia Confúcio: “Escolha um trabalho que você ama e não terá que trabalhar um único dia na sua vida”.
E POR ONDE VOCÊ FOI PARA CONSTRUIR AS REFERÊNCIAS DA ZULMA?
Eu acho que a Zulma tem alguma coisa de Carminha (“Avenida Brasil”). Uma coisa dessa bipolaridade. A Carminha foi uma vilã que eu contracenei diretamente. Inclusive, meti a porrada (risos). E foi muito engraçado porque sou muito amiga da Adriana (Esteves). Também sou muito fã da Nazaré, da Renata Sorrah. Acho que a Zulma vai mais pelo caminho cômico porque, em algum lugar, dá para ver que ela tem um certo afeto por aquelas crianças. Acho que a Zulma foi uma criança explorada.

Fenômeno nas redes sociais, a atriz acumula mais de 53 milhões de seguidores no Instagram
POR QUÊ?
Ela com certeza sofreu algum trauma. Quando a gente passa por um trauma, a gente coloca milhões de couraças em cima. Às vezes, são pessoas extremamente sensíveis. E por serem sensíveis, elas têm de se blindar de alguma forma.
VOCÊ JÁ USOU DESSE ARTIFÍCIO NA VIDA PARA SE BLINDAR DE ALGO?
Não acho que eu tenha algum trauma. Ao longo da vida, todos nós acabamos desenvolvendo algo nos nossos corações. Sair da Bahia e vir para o Rio de Janeiro para seguir meu sonho de ser atriz foi um momento muito marcante na minha vida. Foi quando eu realmente precisei acionar forças e recursos internos que, muitas vezes, a gente nem percebe que tem. Especialmente quando estamos na casa dos nossos pais, naquele conforto, naquela zona segura que é tão familiar. Não é como se eu pudesse simplesmente chegar e dizer que tenho um trauma, sabe? Porque, para mim, eu nunca deixei nada que eu não quisesse ficar em mim. De verdade. Eu só levo a lição daquilo que vivi e pronto. Não sou uma pessoa de guardar mágoa, não sou mesmo.
ESSA FORMA DE PENSAR TAMBÉM APARECEU DURANTE SEU TRATAMENTO CONTRA O CÂNCER?

Sim, eu inclusive me tratei fora da minha casa justamente porque eu não queria passar por uma quimioterapia ou uma radioterapia e voltar pra casa que eu moro, deitar na cama que eu dormiria, entendeu? Eu me tratei fora do Rio, em São Paulo, que era onde realmente eu achei que ia ser melhor por causa dos meus médicos. E quando acabou o tratamento eu só fui saindo, batendo porta, entrando no elevador, batendo porta e sair do hotel que eu fiquei durante esse tempo e tchau. Como diz um amigo meu, que é pastor, vamos ter a ousadia de deixar o passado no passado e aí você aprende a sua lição.
A SUA VISÃO RELIGIOSA MUDOU APÓS O TRATAMENTO?
Eu agradeço a Deus porque, hoje em dia, se alguém me pergunta qual é a minha denominação de fé, eu digo que fé vai muito além das denominações. Fé, para mim, é a certeza daquilo que você não vê. É como subir o primeiro degrau de uma escada sem enxergar os próximos – mas ainda assim subir, confiando. Hoje, eu defino fé como a capacidade de aceitar com resiliência aquilo que se apresenta na sua vida, acreditando que Deus é bom e que, mesmo nas situações difíceis, existe um propósito. E esse propósito não é só para você – é para algo maior, para todo o universo.
A vertente artística tem se espalhado pela família de Heloísa Périssé. Recentemente, a atriz viu a filha Luísa, que é fruto de seu relacionamento com o comediante Lug de Paula, viralizar nas redes sociais com a exótica música do “Trap do Trepa Trepa”. “A Luisa desde pequena mostrava esse lado artístico. Gente, ela é filha do Seu Boneco. Sim, peguei Seu Boneco (risos). Neta do Chico Anysio. Não tinha como. Ela cresceu na coxia da peça ‘Cócegas’. E vou dar um spoiler! Ela está se juntando com Rafael Portugal para um projeto que vem por aí”, adianta.
Além de Luisa, Heloísa também é mãe de Antônia Farias, fruto de seu casamento com o diretor Mauro Farias. Enquanto a filha mais velha segue a personalidade extrovertida da mãe na comédia, Tontom, como também é conhecida, tem focado na carreira musical. “Digo que tenho duas filhas: Beyoncé e Billie Eilish. Enquanto uma chega com aquela festa, a outra é um perfume que tomando o ambiente gradualmente”, compara.
A vaidade nunca acompanhou Heloísa Périssé no set de trabalho. Por isso mesmo, a atriz não viu problemas em compor a caracterização de Zulma com pouquíssima maquiagem e roupas simples. “Gravo com quase nada na cara. Só Jesus! Sempre emanando carisma (risos). Passo algo para tirar a olheira, mas só. Isso também é uma questão de higiene, né? (risos)”, explica a atriz, que ganhou alguns adereços na segunda fase da novela das seis. “Ela aparece com blazer. Não é nada, mas já é um blazer pelo menos”, completa.
Un.AnáliaFranco
RuaFranciscoZicardi,298 (11)2671.1410-(11)94030.9899
Un.Tatuapé
RuaSantaVirginia,65SP (11)2093.2109-(11)99413.4748


EMUMAACADEMIACOMPLETA?

COM45ANOSDETRADIÇÃO!

MUSCULAÇÃO,NATAÇÃOADULTOEINFANTIL, HIDROGINÁSTICA,LUTAS,GINÁSTICA (PILATES,YOGA,DANÇAEMUITOMAIS).
TUDOISSOEMUMAMBIENTEACOLHEDOREFAMILIAR.
COMECESEUPROJETOVERÃO COMTUDOECOMAGENTE!


natação•hidroginástica•musculação•ginástica s t i c a • m u s c u l a ç ã o • g i n á s t i c a



Todos nós temos um processo de autofagia, processo onde nossas células continuamente se reciclam e se renovam, reduzindo a probabilidade do surgimento de algumas doenças, ajudando a perder peso e aumentando a longevidade. Segundo a nutricionista Juliana Vieira, o jejum ativa o mecanismo.
“Quando o corpo fica sem receber comida por um tempo (jejum), ele entra em um modo de economia e reparo celular. Nesse processo, ocorre algo chamado autofagia. Em outras palavras: o corpo começa a “limpar” o que não está funcionando direito — um tipo de faxina interna”, esclarece.
De acordo com a nutricionista, a autofagia aumenta entre 16 e 24 horas de jejum, dependendo da pessoa e de fatores como: nível de atividade física, composição corporal, e hábitos alimentares anteriores.
“Mas o pico da autofagia geralmente acontece entre 24 e 48 horas de jejum contínuo. O corpo recicla componentes celulares em geral. Importante ressaltar: o jejum excessivo pode causar perda de massa magra, desequilíbrio hormonal e queda de energia; os efeitos benéficos da autofagia são estudados, mas ainda não existe prova de que “curam doenças” em humanos”, destaca.
FORMA SEGURA
Juliana lista como ativar a autofagia de forma segura. Confira.
#1 Jejum intermitente leve (12 a 16 horas)
• Exemplo: jantar às 19 horas e comer novamente entre 7 e 11 horas do dia seguinte.
• Esse intervalo já é suficiente para ativar mecanismos leves de reparo celular e melhora da sensibilidade à insulina.
• Não precisa (nem deve) passar fome extrema.
#2 Alimentação com menos ultraprocessados

Segundo a especialista, quando o corpo fica sem receber comida por um tempo (jejum), ele entra em um modo de economia e reparo celular
• Prefira alimentos naturais: legumes, verduras, frutas, proteínas magras, grãos integrais e gorduras boas (abacate, azeite, castanhas).
• Reduzir açúcar e farináceos evita sobrecarga de insulina, o que favorece a entrada no “modo de limpeza” celular.
#3 Exercício físico regular
• Especialmente os de intensidade moderada a alta (como caminhada rápida, musculação ou bicicleta) também ativam a autofagia , até mesmo em quem não faz jejum.
• O corpo entende o exercício como um estímulo de “adaptação e reparo”.
#4 Dormir bem
• A autofagia aumenta durante o sono profundo.
• Noites curtas ou mal dormidas reduzem esse processo e aumentam inflamações.







A busca por um corpo mais firme e harmonioso nunca esteve tão em alta.
Com o avanço da estética, hoje é possível tratar celulite, flacidez e gordura localizada sem a necessidade de cirurgia, por meio de tecnologias inovadoras que estimulam o metabolismo e a regeneração da pele.











Na clínica da Dra. Carla Bocuto oferecemos tratamentos modernos como enzimas lipolíticas, que quebram as células de gordura de forma localizada, e bioestimuladores de colágeno, que restauram a firmeza e elasticidade da pele. Além disso, utilizamos o Endolaser, uma tecnologia de ponta que remodela o contorno corporal ao estimular a produção de colágeno e reduzir a flacidez de forma segura e eficaz.
SE VOCÊ BUSCA UM CORPO MAIS TONIFICADO E UM TRATAMENTO PERSONALIZADO, AGENDE SUA AVALIAÇÃO!





Empatia e preparo pedagógico na hora de matricular filhos com TEA, TDAH ou outras diferenças cognitivas são questões essenciais na escolha
Chegou outubro e o período de matrículas escolares, quando muitos pais enfrentam a difícil tarefa de escolher uma escola que seja compatível com seus valores, seu orçamento e que garanta que seus filhos se sintam acolhidos, seguros e felizes. Isso é especialmente fundamental quando se trata de crianças neurodivergentes — como aquelas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), TDAH, dislexia e outras variações.
O professor Nilson Sampaio, artista plástico, arte-educador e especialista em inclusão, explica que a escolha da escola para crianças com neurodivergên-
cias vai muito além da estrutura física. Para ele, é preciso observar o respeito, a formação dos professores, o diálogo com as famílias e a prática da empatia. “Salas adaptadas e recursos tecnológicos são importantes, mas o que realmente faz a diferença é o olhar humano, a forma como a criança é recebida, compreendida e incluída no dia a dia escolar, permitindo que se sinta segura, acolhida e capaz de desenvolver suas habilidades de forma plena”, avalia.
A escolha escolar tem impacto direto não só no aprendizado acadêmico, mas na autoestima, na saúde mental e no bem-estar emocional da criança. Segundo

Sampaio, para crianças neurodivergentes, estar em ambiente acolhedor, com respeito às suas demandas cognitivas, sensoriais e emocionais, pode fazer diferença entre florescer ou sofrer com ansiedade, sobrecarga ou desmotivação.
Para ajudar famílias nesse processo, especialista dá algumas dicas sobre o que verificar antes de escolher uma escola para os filhos. Confira.
OLHAR DA EQUIPE
Pergunte diretamente: como a escola entende inclusão? O respeito vem antes de qualquer método pedagógico rígido. “É crucial que professores, coordenação e direção enxerguem o aluno autista como parte integrante da comunidade escolar, com seus potenciais, limites e individualidades”, ressalta o educador.
FORMAÇÃO DOS PROFESSORES
Verifique se os educadores têm treinamento/ experiência com TEA ou outras neurodivergências, ou ao menos abertura para aprender, por meio de formações continuadas, mentorias ou parcerias externas.
PARCERIA COM A FAMÍLIA
A escola deve ser um espaço de diálogo constante, onde os pais são ouvidos, participam das decisões e conhecem os planos pedagógicos para seus filhos.
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ADAPTADAS
Observar se a escola valoriza diferentes formas de aprender, oferecendo atividades lúdicas, criativas, adaptadas quando necessário. “Se há flexibilidade nos métodos de ensino, nos tempos de aprendizagem, no suporte individualizado”, explica o especialista.
AMBIENTE EMOCIONAL ACOLHEDOR
É fundamental que a criança e os pais sintam segurança. Mais do que rampas ou acessibilidade física, atenção especial deve ser dada ao clima emocional: empatia, paciência, escuta, rotina clara e estímulos sensoriais controlados, entre eles iluminação, barulho e transições.
OUTRAS DICAS PRÁTICAS
#1 Fazer visitas à escola em horários de aula e observar as interações entre professores e alunos no pátio e nas salas de aula;
#2 Conversar com professores e coordenadores sobre os casos de autismo na instituição;
#3 Se possível, buscar depoimentos de outras famílias de alunos neurodivergentes que frequentam a escola;
#4 Verificar a flexibilidade da escola para ajustes –por exemplo, nos tempos de transição, no uso de auxiliares e nos métodos de avaliação;
#5 Pesquisar se há suporte sensorial dentro da escola.

A forma como a criança é recebida, compreendida e incluída no dia a dia escolar, permite que ela se sinta segura, acolhida e capaz de desenvolver suas habilidades de forma plena



























































Especialista destaca que, mais do que alfabetizar, a leitura estimula a criatividade, o raciocínio lógico e contribui para o desenvolvimento das crianças
Além de ensinar a ler, a leitura desenvolve competências fundamentais para a formação integral das crianças

Ainfância é um momento precioso para despertar o gosto pela leitura. E os números mostram como esse hábito pode florescer: mais de 80% das crianças entre 5 e 10 anos afirmam gostar de ler livros, segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil (2024)1. Esse dado revela o enorme potencial dos pequenos como futuros leitores engajados.
Para Ricardo Paschoalato, especialista em educação na rede Kumon e pós-graduado em psicopedagogia e tecnologias na aprendizagem, os livros cumprem um papel que vai muito além de ensinar a ler. “O contato com a leitura amplia o repertório cultural, favorece a autonomia e pode trazer aprendizados valiosos para a vida. De forma lúdica, as histórias ajudam a criança a desenvolver desde noções matemáticas até valores de cidadania, empatia e até mesmo educação financeira”, explica.
TRANSFORMANDO NÚMEROS
“Alguns livros são exemplos claros de como a literatura pode apoiar habilidades essenciais de maneira leve e prazerosa. Em Lá em casa somos..., de Isabel Minhós Martins e Madalena Matoso, a matemática aparece de forma divertida, transformando números do dia a dia em brincadeira. Já em Cadê Meu Dinheiro, de Cássia D’Aquino, as crianças têm o primeiro contato com conceitos de educação financeira de forma acessível e lúdica”, complementa Ricardo.
COMPETÊNCIAS FUNDAMENTAIS
Além de ensinar a ler, a leitura desenvolve competências
fundamentais para a formação integral das crianças. A concentração é estimulada quando elas acompanham o fio de uma narrativa até o fim, enquanto a criatividade se expande na imaginação de personagens, cenários e situações que ultrapassam o cotidiano. A empatia surge ao se colocar no lugar das diferentes vozes que aparecem nas histórias, favorecendo a compreensão de sentimentos diversos. “A leitura também aprimora a comunicação, ampliando o vocabulário e a capacidade de expressão, além de fortalecer o pensamento crítico, já que ao interpretar textos a criança começa a questionar, comparar e refletir sobre as mensagens”, comenta o especialista. Por fim, contribui ainda para a organização e a autonomia, já que o hábito de ler com frequência estabelece uma rotina saudável de aprendizado contínuo.
OLHAR ECOLÓGICO
Entre os títulos que ilustram esse poder estão obras que encantam e ensinam ao mesmo tempo. O Mundinho, de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen, desperta o olhar ecológico por meio de rimas e cores vibrantes. O menino que não sabia ler, de Mariana Caltabiano, mostra que aprender envolve sensibilidade e perseverança. Em O Livro das Famílias, de Todd Parr, a diversidade é celebrada com simplicidade e afeto.
Para o especialista, o segredo está em tornar a leitura parte do dia a dia. “Quando o livro se transforma em companheiro constante, ele deixa de ser uma tarefa escolar e passa a ser uma experiência prazerosa, capaz de marcar a infância e acompanhar a criança por toda a vida”, conta.





o bem-estar!






Turma Reduzida
Mais atenção para as crianças e para as famílias.
























Desenvolver habilidades emocionais desde cedo é o alicerce para uma vida cheia de empatia, resiliência e sucesso Acompanhamento de Psicóloga Orientadora Educacional










ortinha, mini arvores frutíferas e

uma vida cheia de uma visita! h aulas de educação nutricional Alimentação Balanceada perto de você!




















