Gazeta da Zona Leste - 1908

Page 1


GAZETA DA ZONA LESTE

LEONOR MENDES DE BARROS

Maternidade comemora seu 80º aniversário

Olimpíada de Redação prevê 2,4 milhões de participantes

Inaugurada em 1944 como “Casa Maternal e da Infância Leonor Mendes de Barros”, o Hospital Maternidade Leonor Mendes Barros, localizado na Avenida Celso Garcia, 2477, no Belenzinho, atualmente é gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e apresenta diferenciais em sua maternidade como centro de parto normal, acolhimento com classificação de risco, coleta domiciliar de leite humano. > VEJA + PÁGINA 3

fique ainda + conectado com a região:

A partir de amanhã, dia 19, 2,4 milhões de estudantes matriculados nos ensinos Fundamental e Médio de São Paulo participam da primeira edição da Olimpíada de Redação das Escolas Estaduais. O cronograma prevê a aplicação da prova até o dia 27 de agosto, começando pelos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental > VEJA + PÁGINA 5

Ambiente

Os projetos educacionais ligados ao ensino ambiental precisam de mais incentivo. Órgãos e entidades direcionados a esse tipo de formação são praticamente desconhecidos de uma grande parcela da população. Ao mesmo tempo, parques e áreas verdes pouco ou nada exploram o fortalecimento da consciência relacionada à preservação e conhecimento das espécies, estejam elas em extinção ou não. Vemos adultos correndo ou caminhando e crianças nos playgrounds, mas as investigações acerca desses espaços verdes e dos seres que vivem neles, estão esquecidas. É triste perceber temas tão vastos deixados em segundo plano, principalmente porque fazem parte dos planos interdisciplinares dentro das escolas. Muitas vezes acredita-se que o meio ambiente faça parte apenas das matérias compatíveis às áreas de biologia e ciências. Entretanto, a geogra a e a história também representam a formação de minerais, rochas, solos, sem contar o processo evolutivo de toda a região à qual pertence o parque. No campo da química, podem ser estudados tanto os processos naturais quanto os resultados da interferência do homem. A matemática e a física estão presentes na simetria de troncos, folhas, nas medições de temperaturas, entre outros estudos especí cos. Ou seja, motivos não faltam para que a pesquisa esteja presente entre as crianças nas áreas de proteção ambiental, em mananciais e em parques de um modo geral. O desenvolvimento do conhecimento precisa do apoio cada vez maior da Prefeitura e do Estado, pois é preciso criar cada vez mais horários e dias para que os estudantes, escolas e visitantes possam aprender. Para que essas oportunidades sejam reais, são necessários planos e projetos. Se o cuidado com a natureza e as descobertas sobre a fauna e a ora são importantes para todos, também fazem parte desse ciclo de aprendizado as ações de reciclagem. Nesse sentido, toda a população precisa reconhecer que a separação de materiais como papel, vidro, metal e plástico vão ajudar na preservação de todo o ambiente. Assim, veri ca-se o quão amplo é o estudo e as possibilidades de se propor estudos, aulas e avaliações. Não se pode mais deixar de lado um tema tão importante. Ao mesmo tempo, existe a necessidade de um aprofundamento em todos os assuntos abrangendo o meio ambiente. Principalmente porque a vida de todo cidadão está diretamente ligada às condições naturais e seus impactos. As chuvas intensas, a temperatura extrema, seja muito fria ou quente, e os ventos descontrolados, por exemplo, mostram um desequilíbrio entre a passagem das estações. Essa realidade será tão melhor ou pior para nós dependendo do comportamento de todos. Sabemos que o desmatamento, as queimadas e a falta de investimento em pesquisas atrasam o conhecimento. Junto a isso, veri ca-se a questão do quanto todos os responsáveis precisam evoluir.

foto da semana

Otecnologia

Dependência tecnológica

POR ANDRÉA LADISLAU

s últimos tempos apontam novos modelos e novas formas de utilização da tecnologia e das redes virtuais. A internet teve seus acessos intensificados e mostra-se cada vez mais indispensável na vida das pessoas. Atualizando notícias, apresentando atividades de entretenimento, aproximando pessoas e ampliando o afeto virtual, onde o físico precisou ser reinventado. É a tecnologia dominando o cotidiano e trazendo impactos positivos e negativos para os seus usuários. A mudança no perfil de consumo está diretamente associada ao fato de que os hábitos foram totalmente transformados. A modalidade home office está sendo amplamente utilizada por diversas empresas e demonstra que veio para ficar. A utilização de aplicativos de abastecimento por delivery também cresceu assustadoramente. A aula on-line hoje já é uma realidade para muitas crianças, jovens e adultos. Além de vídeo chamadas, lives e inúmeras plataformas que já existiam, mas que adquiriram um status de ferramentas habituais e corriqueiras, fazendo parte do dia a dia de um número muito maior de pessoas. Do ponto de vista psicológico, destaco a precaução com essa dependência tecnológica como sendo um fator de alerta para que a utilização das mídias não se torne uma doença e se associe a outros distúrbios psíquicos nocivos ao ser humano. Quando o consumo de tecnologia atende às necessidades profissionais ou do entretenimento e lazer - sem substituir prazeres simples como a interação familiar, sem descuidar do trabalho ou dos estudos, sem conflito

Scom os relacionamentos pessoais -, não há o risco de uma dependência cibernética. No entanto, devemos ficar atentos a tudo o que foge do controle. Se o pouco tempo em que não se está conectado vem a sensação de vazio, dor, sofrimento e angústia, devemos acionar o botão vermelho, pois algo pode estar errado. Sofrer pela abstinência e demonstrar desconforto diante da impossibilidade de uso das redes, pode ser um sinal de que o indivíduo está criando amarrações mentais e psicológicas em relação ao consumo desta tecnologia. O consumidor tecnológico compulsivo acha sem graça a vida sem a internet. Se irrita quando o acesso é restrito. Perde horas de sono conectado e até deixa de se alimentar ou se alimenta mal - com o rosto colado às telas e teclando -, o que impossibilita uma mastigação correta e pausada, sem apreciar o sabor dos alimentos, uma vez que a atenção não está voltada para a refeição. E só de imaginar que pode estar perdendo as atualizações das redes, já demonstra mal-estar ao sentir-se excluído. Que fique claro que o mundo tecnológico também nos apresentou muitas vantagens, no entanto, temos a inversão destes valores quando o excesso é implantado, tornando urgente a adaptação do uso dessas ferramentas. A dependência tecnológica pode estar de mãos dadas com sintomas de doenças psicológicas.

Andréa Ladislau é psicanalista, palestrante e especialista em Neuropsicologia

Cobrança amigável

er síndico de um condomínio onde todos estão em dia com a taxa condominial é o sonho de qualquer gestor.

A composição da cota nada mais é do que o rateio das despesas previstas, já incluindo a inadimplência média. Ou seja, dificilmente sobra uma "gordurinha extra" na arrecadação. Quando um condômino "fura" o pagamento da taxa, o empreendimento pode ter o pagamento das contas comprometido e as tão sonhadas benfeitorias, adiadas. Além do desequilíbrio financeiro, a inadimplência costuma aborrecer bastante os condôminos pontuais, que não raro pressionam o síndico para "dar um jeito", como protestar ou mover uma ação judicial. No entanto, a prática mostra que estes não são os melhores caminhos. E é aí que entra a RCA “Régua de Cobrança Amigável”. Aliada a uma comunicação assertiva que deve deixar claro para o inadimplente que o intuito é ajudá-lo a ficar em dia com as cotas, essa ferramenta pode resolver grande parte dos casos de inadimplência no condomínio sem ter que partir para as esferas jurídicas - onerosas, desgastantes e demoradas.

Afinal de contas, o que é RCA? É um processo, uma linha de acompanhamento do atraso no pagamento da taxa condominial.

Ela funciona da seguinte forma: num primeiro contato, três a quatro dias após o vencimento da cota condominial, dispara-se uma mensagem amigável via whatsapp para o condômino impontual:

“Bom dia, fulano! Espero te encontrar com saúde. Queria conversar sobre a cota condominial deste mês?”. Isso porque muitas vezes a pessoa esqueceu de pagar ou não pegou o boleto e a mensagem já resolve. Com a pandemia, muitos condomínios só estão disponibilizando o boleto por vias digitais e o morador ainda não se acostumou.

Já o segundo contato, a dez dias do vencimento da próxima cota, serve para quem não retornou ou não respondeu ao whatsapp. No caso é usada a mesma abordagem amigável para entender o que está acontecendo e qual é o cenário deste condômino. Pode ser desemprego, redução da renda, afastamento médico do trabalho ou até falecimento. Até aqui e com uma cota em aberto, o pagamento é sem parcelamento.

Aí vem o terceiro contato, quando vence a segunda cota. É feita uma nova ligação para saber se há previsão de pagamento do mês em aberto e apresenta-se uma proposta de acordo: 30% de entrada e parcela-se o resto em até seis meses. É mantida essa proposta de acordo quando há cotas em aberto por até 90 dias. Essa ideia é semelhante ao que o juiz vai oferecer se houver ação judicial. Quando acumula três cotas em aberto, sem acordo, é chegada a hora de transferir para o jurídico. Pode ainda haver um acordo extrajudicial, com confissão de dívida assinada pelo condômino. A régua de cobrança extrajudicial pode ser de 90 dias ou até seis meses, quando a cota é mais baixa (até R$ 350,00). Se não chegar a um acordo extrajudicial, parte-se para ação judicial.

DISTRIBUIÇÃO DO LIVRO HISTÓRIA DO TATUAPÉ: dando sequência ao programa de distribuição do livro História do Tatuapé às escolas do bairro, no dia 9 de julho, o autor Pedro Abarca, acompanhado de Silvia Inez Machado e do Dr. Edson Grandesso visitaram o Colégio Saab, no Tatuapé, onde foram muito bem recepcionados pelos diretores Rosicler e Samir Saab. O programa é patrocinado pelo jornal Gazeta do Tatuapé, Agência de publicidade RP7 e Associação Comercial do Tatuapé.

Estava na hora de dar um basta no STF

POR SERGIO CARREIRO DE TEVES

De há muito o Brasil vem sofrendo a “ditadura” do Supremo, uma interferência total no dia a dia dos brasileiros e diretamente nos outros poderes. Vimos sempre alertando o erro, cada poder dentro de suas atribuições, para isso existe a Constituição que regula distintamente as funções do Executivo, Legislativo e Judiciário, cada qual com suas funções e atribuições. Todavia, de uns tempos para cá, especialmente após a prisão do Lula, não se sabe porquê, ou melhor, se sabe bem o porquê, claro, o Lula precisaria voltar ao poder e preso, não poderia reassumir seus direitos políticos na plenitude para derrubar o Bolsonaro. O PT dentro de toda sua incompetência, já que o PT é Lula, exclusivamente, se ele não estiver presente e no poder o PT não é nada, então, deram ao STF a missão de fazer o Lula renascer das cinzas, tal qual “Fênix” e, assim, tudo começou a acontecer e o STF incumbiu-se de tratar do assunto. Nem é preciso repetir todos tramites, o STF contrariou sua própria Jurisprudência, soltou o Lula, depois apagou e rasgou todas as páginas de seu processo, torno-o puro e virgem, o canonizou como um “Santo” sem pecados, acabou com a Lava-Jato, destruindo provas e processos e colocou o Lula em condições de ser o que é hoje.Se tudo isso fosse feito dentro do rigor jurídico e da legalidade, ninguém poderia reclamar, mas, fizeram, e agora se está descobrindo, de forma pouco republicana, para não falar outra coisa. Sem dúvida ele foi o principal organizador e executor, como não há bem, ou mal que sempre perdure, em um determinado momento, as “narrativas” se decompõem e a realidade aparece. Ninguém escapa da verdade, essa é per-

manente, mas, as mentiras e as jogadas pouco republicanas, acabam surgindo. Como todos já sabem, a mídia fez seu papel e divulgou à fartura, a Folha de S. Paulo divulgou áudios em que os assessores do “Xandão”, o grande Xerife, pediam relatórios sobre investigação do TSE para embasar inquérito das “Fake News” do Supremo. Claro que os adversários do ministro entendem que ele agiu fora das regras e isso não teria sido a primeira vez. Sempre ele agiu assim, especialmente depois que passou a comandar o TSE, ele se autoconcedeu as funções de investigador, acusador e de juiz da vítima, quando para isso, existem as polícias para investigar, o ministério público para acusar e o juiz para decidir. Para seus defensores, e que não são poucos, especialmente seus colegas de Ministério, ele era presidente do TSE e do inquérito com poder de polícia e agiu dentro da lei. Todavia, a repercussão é grave e drástica não só para o Xandão como para todo Supremo que de há muito está na mira do Legislativo em razão de suas interferências e também do Executivo. O STF vem sendo acusado, com razão e isso temos sempre enfatizado e não é de hoje de atuação política e de se apoderar de poderes que não lhe são outorgados pela Constituição, com isso a alta corte vem perdendo gradativamente a CREDIBILIDADE. Isso estará fortalecendo a posição dos Bolsonaristas, mas, o que esperamos é que reine o bom senso, para o progresso do País, ou seja que cada poder ocupe o seu espaço e especialmente que o Supremo se preocupe de suas reais funções, ou seja, de guardião da Constituição, para que os demais poderes façam o mesmo, mas, sem dúvida foi muito bom que tudo isso tenha vindo agora à tona, estava na hora, quem sabe a coisa muda. Sergio Carreiro de Teves é jornalista, professor e advogado atuante nas áreas civil, trabalhista, tributarista, administrativa e comercial

GUAIANASES

Avenida Salvador Gianetti é duplicada

Principal via de ligação entre Guaianases com as cidades de Ferraz de Vasconcelos, Poá e Suzano, a Avenida Salvador Gianetti acaba de ser duplicada. As obras de duplicação, realizadas pelo Metrô, exigiram a realização de outras intervenções, como a construção de uma galeria de águas pluviais e um muro de arrimo. Com a entrada em funcionamento da nova galeria, os moradores e comerciantes locais devem ficar livres dos alagamentos frequentes nos períodos de chuva. Além da duplicação, pavimentação e sinalização de 700 metros da Avenida Salvador Gianetti (da estação Guaianases até os baixos do Viaduto Deputado Antônio Sílvio Cunha Bueno), o Metrô realizou, em todo esse trecho, obras complementares, como guia, sarjeta e boca de lobo, e ainda adaptação da alça do viaduto com as pistas do novo viário. No canteiro central (onde serão implantados os novos postes) foram executados os serviços de bases dos postes, as caixas de passagens e a malha de aterramento.

INTEGRAÇÃO

As intervenções no centro de Guaianases complementam a implantação, pela Compa-

nhia do Metrô, de projeto que incluiu a construção de três novas estações (Dom Bosco, José Bonifácio e Guaianases) e também 8,1 quilômetros de linha férrea entre Itaquera e Guaianases, trecho que foi incorporado à operação do Expresso Leste da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), desde a sua inauguração, em 2000. "A conclusão dessas obras no centro de Guaianases é de fundamental importância para a melhoria da qualidade de vida da população local, pois vão facilitar os deslocamentos das pessoas por toda a região, que desde 2000 já conta com o Expresso Leste, uma iniciativa de sucesso do Metrô e da CPTM para atender com eficiência e modernidade a grande demanda de transporte da Zona Leste com destino ao centro da Capital", ressalta o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes. O Expresso Leste, que hoje opera em paralelo à Linha 3 Vermelha do Metrô no trecho Itaquera-Brás, foi concebido justamente para, com menos estações, reduzindo o tempo gasto em paradas, que o trecho metroviário (que funciona já no limite de sua capacidade nos horários de pico), atrair os deslocamentos da Zona Leste com destino ao centro e a Zona Oeste da Capital, concentrados até então no Metrô.

É com profundo pesar que comunicamos a morte de

F10/04/1966

14/08/2024

aleceu no dia 14 de agosto, o empresário Ricardo José, aos 58 anos de idade. Ricardo era administrador de empresas e sempre trabalhou com segurança bancária e em monitoramento de indústrias e comércio. Figura alegre e muito carismática, nasceu e foi criado no Tatuapé, onde viveu intensamente e cultivou uma grande legião de amigos. Pai exemplar e esposo carinhoso, parte deixando um profundo sentimento de incompletude na esposa Jacqueline e nos filhos Carolina e Giovanni. Seu corpo foi velado no Velório Jardim Avelino e cremado no Crematório de Vila Alpina. A missa de sétimo dia em intenção de sua alma será rezada na próxima quarta-feira, dia 21, às 7 horas, na Igreja Regina Mundi, localizada na Rua Francisco Marengo, 1470 - Tatuapé

DA REDAÇÃO
fúnebre
Ricardo José

Maternidade Leonor Mendes de Barros completa 80 anos de fundação

Com quase 600 mil partos realizados, hospital é referência histórica no estado

DA REDAÇÃO

OHospital Maternidade Leonor Mendes Barros, localizado na Avenida Celso Garcia, 2477, no Belenzinho, comemorou 80 anos de fundação na semana passada. O local, que chega à marca de 600 mil nascimentos, é referência em todo o Estado de São Paulo pelo atendimento em saúde da mulher e do recém-nascido.

A comemoração do jubileu foi marcada por um evento oficial com autoridades, incluindo a inauguração do “Painel Histórico do Leonor”, abertura do novo Centro Obstétrico, além de uma confraternização entre convidados e colaboradores. Houve ainda uma homenagem a dois dos primeiros bebês nascidos na maternidade, que foram representados pelos senhores Reinaldo Rufini, filho de Siriema de Oliveira Rufini, nascido em 10 de setembro de 1944, e Edson Nizoli, filho de Matilde Barone Nizoli, nascido em 27 de dezembro de 1944.

HISTÓRIA

Inaugurada em 1944 como “Casa Maternal e da Infância Leonor Mendes de Barros”, o nome foi uma homenanagem à primeira dama do Estado de São Paulo, esposa do Governador Ademar de Barros, que ficou conhecida por sua participação atuante em atividades filantrópicas.

A unidade é gerenciada pela

Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e apresenta diferenciais em sua maternidade como centro de parto normal, acolhimento com classificação de risco, coleta domiciliar de leite humano, visita aberta às parturientes, além do método canguru.

consequentemente, maior ganho de peso para um desenvolvimento mais rápido do bebê.

RECONHECIMENTO

Ao longo dos 80 anos de atuação, a instituição foi reconhecida e premiada pelo atendimento humanizado o título de “Hospital Amigo da Criança” da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e do Ministério da Saúde. A premiação é concedida a hospitais que cumprem uma lista de exigências para promover a amamentação, incluindo os “dez passos para o sucesso do aleitamento materno”.

O método se destaca pelo contato 24 horas da puérpera e do recém-nascido prematuro, que no lugar da incubadora preza pelo colo materno na maior parte do tempo, visando melhor aleitamento e,

Ao longo dos 80 anos de atuação, a instituição foi reconhecida e premiada pelo atendimento humanizado e assistência às mães carentes. Para o diretor da unidade, Corintio Mariani Neto, a maternidade representa uma contribuição fundamental para o cuidado e segurança com gestantes e bebês de todo o estado.

“Os esforços de nossa equipe são constantes para continuarmos a promover um atendimento de qualidade, transmitindo acolhimento e segurança em fases tão importantes da vida da mulher, que é o parto, e do bebê, que é o seu nascimento”, afirma o diretor.

Como principais avanços e conquistas, a unidade se destaca por algumas ações: ● Título de Hospital Amigo da Criança Em 2000, a unidade recebeu

● Certificado de Maternidade Segura Em 2001, a unidade recebeu o Certificado de “Maternidade Segura” da Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), do Ministério da Saúde e da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), pela qualidade da assistência obstétrica prestada pela instituição.

● Prêmio João Yunes pelo Banco de Leite Humano Pelo destaque, em nível nacional, do Banco de Leite Humano da unidade, o hospital recebeu a premiação João Yunes concedida pelo Ministério da Saúde, em função da

promoção, proteção e recuperação da saúde da criança. Para Corintio, o trabalho do Banco de Leite Humano é fundamental para a redução da mortalidade infantil e atua como um órgão incentivador e de proteção ao aleitamento materno. “O nascimento prematuro é uma das principais causas da mortalidade infantil e receber o leite humano, seja da doadora ou da genitora, minimiza os riscos de morte”, afirma o diretor.

● Primeiro AME Mulher do estado. O hospital foi contemplado com a abertura do primeiro Ambulatório Médico de Especialidades (AME) do estado para atenção exclusiva à saúde feminina. Inaugurado em outubro de 2023, o AME Mulher tem capacidade para 1.100 consultas e mais de 100 cirurgias de pequeno e médio porte por mês. O espaço tem 17 consultórios e um espaço exclusivo para telemedicina. Há ainda quatro salas de apoio para equipe multiprofissional, duas salas para colposcopia, cinco salas para exames de imagem, um laboratório de coleta, uma sala de cardiotocografia, uma sala para vacinação, um consultório odontológico, um centro cirúrgico ambulatorial com duas salas de operação e três macas de recuperação pós-anestésica. ● Consulado da Bolívia homenageia Leonor Mendes de Barros Em 2003, a unidade recebeu uma placa do Consulado da Bolívia em São Paulo em reconhecimento aos serviços prestados pelo hospital à comunidade boliviana. Tal homenagem foi repetida em agosto de 2007. Desde 2005, o Hospital Leonor desenvolve um projeto de humanização com mães e filhos em estado de vulnerabilidade social. Pela localização da unidade, próxima à região de polos de trabalho estrangeiro, a unidade é comumente frequentada por mulheres bolivianas.

Fotos: Divulgação
O hospital foi Inaugurado em 1944 como “Casa Maternal e da Infância Leonor Mendes de Barros”
O Hospital Maternidade Leonor Mendes Barros está localizado na Avenida Celso Garcia, 2477, no Belenzinho

VITRINENEGOCIOS

é conhecido pelo ensino bilíngue, mas dá um passo a mais através da certificação internacional

de 2023

ENSINO BILÍNGUE

Colégio Drummond oferece dupla diplomação

Ahabilidade de comunicação é essencial para os indivíduos porque somos seres sociais. Num mundo globalizado, é primordial a possibilidade de estabelecer contato com pessoas que falam outras línguas e realizar importantes intercâmbios culturais e comerciais.

Estudos mostram que a exposição a dois idiomas durante a infância e adolescência melhora as habilidades cognitivas, desenvolve a socialização, estimula a criatividade e promove o desenvolvimento intelectual complementando e aperfeiçoando o desenvolvimento educacional.

DUPLA CERTIFICAÇÃO

Segundo a school academy director, Waldenize Bigonha, “desde 2014, o Colégio Drummond iniciou a reestruturação de sua grade curricular, com maior ênfase à disciplina de inglês. Ano após ano, o crescimento em novos recursos educacionais ganhou destaque; hoje, o Grupo já é conhecido pelo ensino bilíngue, mas dá um passo a mais através da certificação internacional”, finaliza.

Ela destaca que, graças a uma parceria do Grupo Drummond com a Texas Tech University, (considerada uma das 20 universidades favoritas dos empregadores americanos), os alunos poderão ser contemplados com a certificação em duas categorias, a High Scholl e a Learning Academy.

Para quem é do 9º ano e tem interesse em obter a dupla diplomação no terceiro ano do Ensino Médio, ou seja, Certificado Brasileiro do E.M + Certificado Americano (currículo americano) é indicada a primeira opção “High School”. Já para os alunos do Ensino Médio (1º, 2º ou 3º) recomenda-se a “Learning Academy”; a diferença é que, nessa segunda categoria, os alunos recebem a certificação de acordo com os créditos recebidos e disciplinas cumpridas.

CAMBRIDGE ASSESSMENT

Além de tudo isso, o Colégio Drummond também incorpora a preparação para os exames de Cambridge Assessment English no currículo escolar.

As qualificações Cambridge Assessment English atendem às mais diversas necessidades e abrangem as quatro habilidades linguísticas – ler, ouvir, falar e escrever – e baseiam-se em situações de comunicação do dia a dia.

SERVIÇO

O Colégio Drummond Tatuapé está localizado na Rua Prof. Pedreira de Freitas, 401. Possui outras quatro unidades localizadas na Penha, Vila Formosa e Ponte Rasa. Mais informações em (11) 2942-1488 ou em www.drummond.com.br.

GAZETA DA ZONA LESTE

O Colégio Drummond já
Página 7

O que são e quem está propenso a ter?

Em estudo feito pela American College of Allergy, Asthma and Immunology, 70% das alergias aparecem antes dos 20 anos

A rinite alérgica é caracterizada pela inflamação da mucosa nasal e é considerada o tipo mais comum de doença respiratória, presente em 1⁄4 da população brasileira DA REDAÇÃO

Reações alérgicas são um fator bem comum na população e, certamente, dentro do ciclo social de um indivíduo, ou ele sofre de doenças respiratórias ou conhece alguém com essa condição. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o problema afeta 25% da população mundial e, no Brasil, este número é ainda maior, atingindo 30% das pessoas, conforme levantamento da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai).

COMPONENTE GENÉTICO

Em estudo feito pela American College of Allergy, Asthma and Immunology, 70% das alergias aparecem antes dos 20 anos. O

alergologista Ricardo Queiroz afirma que os sintomas podem surgir em qualquer idade e tem forte componente genético e exposição ambiental a alérgenos, ácaros, fungos, animais e pólens.

SUBSTÂNCIAS TÓXICAS

A rinite alérgica é caracterizada pela inflamação da mucosa nasal e é considerada o tipo mais comum de doença respiratória, presente em 1⁄4 da população brasileira. Em dias secos, a mucosa do nariz pode ficar mais irritada, o que também provoca reações alérgicas, visto que há um aumento de micropartículas de poeiras e substâncias tóxicas que ficam suspensas no ar, circulando pelo ambiente.

FALTA DE AR Já a asma, também muito recorrente no Brasil, acomete 23,2% da

população, de acordo com o Ministério da Saúde. A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia ressalta que é um problema mundial de saúde, acometendo cerca de 300 milhões pessoas de diversos países, causando sintomas como falta de ar ou dificuldade para respirar, sensação de aperto no peito ou peito pesado, chiado no peito e tosse.

PROCURE POR UM ESPECIALISTA

Na presença de algum desses sintomas, é recomendado se atentar sobre o horário em que ocorrem e se existe uma piora durante a madrugada e ao acordar, entre outros fatores. "Qualquer quadro persistente de inflamações em vias aéreas altas e baixas, é indicado a procura por um especialista", finaliza Queiroz.

participam a partir de amanhã, dia 19

Prova será aplicada entre alunos do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental e nas três séries do Ensino Médio da rede estadual de SP

DA REDAÇÃO

Apartir de amanhã, dia 19, 2,4 milhões de estudantes matriculados nos ensinos Fundamental e Médio de São Paulo participam da primeira edição da Olimpíada de Redação das Escolas Estaduais. O cronograma prevê a aplicação da prova até o dia 27 de agosto, começando pelos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até os alunos da 3ª série do Ensino Médio.

OURO, PRATA E BRONZE

A iniciativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) visa promover o hábito da escrita e valorizar o aprendizado de língua portuguesa. Assim como aconteceu com a

Olimpíada de Matemática, os estudantes estão em busca de mais de 100 mil medalhas de ouro, prata e bronze. Os professores, escolas e diretorias de ensino também serão reconhecidos. A entrega das medalhas está prevista para o mês de novembro.

REDAÇÃO PAULISTA

O coordenador de olimpíadas da Educação, Roberto Serra Campos Júnior, explica que a competição terá uma única fase e os alunos irão utilizar a plataforma Redação Paulista. “Os estudantes deverão escrever, na plataforma, texto sobre tema específico elaborado para a Olimpíada de Redação. Cada turma, com seu ano e série, deverá seguir um tema diferente, e receberá textos de apoio, assim como acontece nos vestibulinhos

e vestibulares. A escrita da redação para a Olimpíada deverá acontecer obrigatoriamente na escola do estudante”, reforça Roberto Serra Campos Júnior. PROVÃO PAULISTA De acordo com o coordenador de olimpíadas da Educação, para os estudantes do Ensino Médio, a Olimpíada de Redação também será uma ferramenta importante para o Provão Paulista, Enem e outros vestibulares do fim do ano. Neste ano letivo, a Educação aumentou em 60% o tempo destinado à aprendizagem de língua portuguesa no Ensino Médio. Além das aulas de língua portuguesa, os estudantes têm acesso à disciplina de redação e leitura. Divulgação

A iniciativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo visa promover o hábito da escrita e valorizar o aprendizado de língua portuguesa
Divulgação

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.