GAZETA DA ZONA LESTE

A Prefeitura inaugurou nesta quinta-feira a central de monitoramento do Programa Smart Sampa, o maior e mais completo sistema de vigilância por câmeras inteligentes de São Paulo. A cerimônia também marcou a entrega da primeira unidade do Descomplica 24h e a nomeação de 500 novos guardas-civis metropolitanos. O prefeito Ricardo Nunes destacou a importância do uso da tecnologia no combate à criminalidade e anunciou a expansão do sistema com a adesão de mais 20 mil câmeras particulares. > VEJA + PÁGINA 5
fique ainda + conectado com a região:
TRÂNSITO Novos trechos de Faixa Azul são implantados na ZL
A Prefeitura de São Paulo implantou 15,6 km de Faixa Azul para motociclistas na Zona Leste, com 9,7 km na Avenida Salim Farah Maluf e 5,9 km na Avenida Aricanduva. Este é o maior trecho implantado em 2024, totalizando 145,7 km de Faixa Azul na cidade. A iniciativa, inspirada em experiências nacionais e internacionais, visa reorganizar o espaço viário para proporcionar mais segurança aos motociclistas. A meta é atingir 200 km de Faixa Azul até o fim de 2024. > VEJA + PÁGINA 6
para a comunidade, e desde 2004 apoia o GRAACC
Atradicional Feira da Moda Inverno, referência em moda outono-inverno brasileira, inaugura sua segunda edição de 2024 na região da Avenida Paulista. Com mais de 20 anos de história, o evento se consolida como um dos maiores e mais importantes eventos do setor no Brasil com mais de 100 expositores e 150 mil visitantes anualmente.
A FEIMI tem como objetivo proporcionar ao público uma experiência única, reunindo o melhor da produção nacional de malhas e tricôs das cidades de Monte Sião, Jacutinga, Águas de Lindóia, Serra Negra, Ouro Fino, Campos do Jordão, entre outras da região Sul do Brasil.
A Feira da Moda Inverno é uma iniciativa feita por família e para famílias e o amor pela moda foi apenas o início da história que, hoje, busca fortalecer fabricantes da moda outono/inverno e levando ao consumidor a oportunidade de encontrar, em um só lugar, os melhores produtos de alfaiataria, couro, lã e malharia retilínea do Brasil.
De acordo com Sônia Sodré, Diretora Geral da FEIMI, o negócio teve como inspiração a possibilidade de criar empregos, movimentar sonhos e permitir que tantas outras famílias evoluam juntos ao longo de todos esses anos. "A FEIMI não é apenas uma feira de moda, é uma ponte direta entre quem produz e quem consome, promovendo não só o comércio, mas também a conexão humana e a valorização do trabalho artesanal. Aqui, cada compra é uma história compartilhada entre fabricantes e consumidores, enriquecendo o mercado com produtos de qualidade e histórias de vida", comenta.
Além disso, a Feira da Moda Inverno tem o compromisso de contribuir para a comunidade, e desde 2004 apoia o GRAACC - Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer. Parte da renda da bilheteria é revertida para a instituição, além do projeto de doação de consultorias de estilo, imagem e compras realizadas por profissionais da área durante o evento.
O evento também é Pet Friendly, ou seja, seu amigo de quatro patinhas pode participar e frequentar o ambiente e ajudar a escolher a infinidade de looks disponíveis nas bancas dos mais de 100 expositores que estarão na feira este ano.
Serviço: FEIMI – Feira da Moda Inverno
Data: de 5 a 14 de Julho de 2024
Horário: das 12h às 21h
Local: Centro de Eventos São Luís, na Av. Paulista (com entrada pela Rua Luís Coelho, 323), São Paulo.
Ingressos: cortesias apenas com cadastro nos meios digitais do evento (site: feiradamodainverno.com.br; Instagram e Facebook: @feiradamodainverno; e WhatsApp 11 91964-7601. Nas bilheterias custam apenas R$ 10,00 e beneficiam o Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC).
A Lemam Construções acumula experiência em centenas de obras públicas e privadas, especialmente nas áreas de saúde, educação e infraestrutura, como escolas, hospitais, recuperação de áreas de risco e pavimentação, entre outros.
Com uma equipe técnica experiente, a Lemam desenvolveu processos eficientes para planejar e executar obras simultâneas, garantindo assim melhores prazos, redução de custos e um alto grau de qualidade no resultado final de cada obra.
Sistema funciona em prédio icônico no Centro Histórico, adaptado para receber também o primeiro Descomplica 24h
APrefeitura inaugurou nesta quinta-feira (4) a central de monitoramento do Programa Smart Sampa, maior e mais completo sistema de vigilância feito por câmeras inteligentes da cidade de São Paulo, que até o fim do ano terá 20 mil equipamentos integrados. Na mesma cerimônia, foi entregue a primeira unidade do Descomplica 24h e anunciada a nomeação de mais 500 guardas-civis metropolitanos (GCMs) aprovados no concurso de 2023. “A gente muda e escreve uma nova etapa na história da cidade com este ato de hoje”, disse o prefeito Ricardo Nunes durante a cerimônia. “É uma etapa de combate à criminalidade com o uso da tecnologia, com o comprometimento do Estado, da Prefeitura e a participação da sociedade civil”. O prefeito anunciou também a publicação do edital para a adesão de mais 20 mil câmeras particulares ao Smart Sampa. “Não vamos medir esforços para tornar a cidade cada dia mais segura com o aumento do efetivo agora somado ao uso da tecnologia. Foi isso que a gente estudou em todas as grandes cidades do mundo que melhoraram seus índices de segurança”, destacou Nunes.
O Smart Sampa é uma das iniciativas da gestão municipal no reforço à segurança na capital. Todas as câmeras têm tecnologia de reconhecimento facial e algoritmos que permitem alertas de atos de vandalismo, furtos e identificação de placas de veículos roubados. Além disso, o sistema permite um trabalho integrado entre município e Estado, em ações de segurança entre GCM, Polícia Militar e Polícia Civil, além dos serviços de mobilidade urbana, com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), SAMU, Metrô e CPTM. O prefei-
to revelou algumas outras funções do Smart Sampa, como o acesso ao banco de dados de pessoas desaparecidas da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, telemetria dos piscinões, monitoramento do SAMU, câmeras com tecnologia térmica instaladas em áreas verdes para identificar início de incêndio. “São muitas as ações de sinergia entre o governado do Estado e a Prefeitura e essa é mais uma”, destacou o vice-governador Felicio Ramuth, que lembrou dos resultados que o programa já vem dando. “Desde fevereiro, o início da implementação deste projeto, o Governo do Estado vem colhendo os frutos da parceria com a Prefeitura. Se compararmos os primeiros 5 meses deste ano com 2022, antes dessa parceria, temos 45% a menos de roubos, 35% a menos de furtos na região central”, enumerou Ramuth. Desde o início da operação de monitoramento por meio do programa Smart Sampa, em fevereiro de 2024, mais de 80 pessoas foram presas em flagrante com o auxílio das câmeras da plataforma. Somente em junho, sete pessoas foram detidas em flagrante na região central e mais duas ocorrências foram atendidas no restante da cidade. Além disso, por meio da integração com o banco de dados da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, sete pessoas desaparecidas foram encontradas utilizando a tecnologia de reconhecimento facial.
META PARA 2024
O Programa prevê 20 mil câmeras instaladas e em operação na capital até o fim do ano, dessas, cerca de 13 mil já estão instaladas e em funcionamento. Além disso, a Prefeitura lançará um edital de chamamento público para empresas, concessionárias e munícipes interessados em integrar seus equipamentos de segurança na plataforma
O Smart Sampa é uma das iniciativas da gestão municipal no reforço à segurança na capital. Todas as câmeras têm tecnologia de reconhecimento facial e algoritmos que permitem alertas de atos de vandalismo, furtos e identificação de placas
do Programa Smart Sampa, que permitirá a integração de mais 20 mil câmeras na plataforma, com uma adesão voluntária e sem custos. Assim, o programa poderá chegar a 40 mil câmeras nessa rede em toda a cidade.
SERVIÇOS 24H
O Descomplica 24h tem capacidade para fazer cerca de 500 atendimentos diários, disponibiliza 350 serviços públicos ao cidadão, como os relacionados a Assistência Social, Mobilidade e Transportes, Desenvolvimento Econômico e Trabalho, e conta com 48 funcionários. “Aqui
será possível tratar do Cadastro Único, Bilhete Único, todos os serviços que a gente tem no Descomplica serão disponibilizados aqui com um atendimento 24h por dia”, destacou o prefeito.
O Descomplica 24h e o Smart Sampa funcionam no mesmo prédio, um icônico edifício na Rua 15 de Novembro, no Centro Histórico, que foi reformado para receber os equipamentos.
A instalação nesse local tem uma dupla função: é mais um reforço às políticas da gestação municipal para a reestruturação da região central e também por
receber um alto fluxo de pessoas, que podem resolver suas pendências no Descomplica 24h a qualquer momento. “O prefeito pediu o maior e melhor centro de monitoramento integrado do Brasil e hoje nós estamos entregando o maior centro de monitoramento da América Latina”, disse o secretário municipal de Segurança Urbana, Júnior Fagotti. Na central de monitoramento do Smart Sampa trabalham cerca de 400 profissionais, entre agentes da Guarda Civil Metropolitana e da Defesa Civil. O prédio é composto por tér-
reo, mezanino e mais três pavimentos, adequados para abrigar toda a infraestrutura e os profissionais especializados exigidos para operar o sistema. No térreo, denominado Centro de Visitação, estão instalados painéis com informações atualizadas sobre ocorrências na cidade, acessíveis também à imprensa, que terá um espaço dedicado. O edifício abriga ainda a Coordenação do Programa Smart Sampa, a Superintendência de Operações Especiais (SOI) e a Central de Monitoramento do Smart Sampa.
A meta da gestão é implantar 200 km de Faixa Azul até o fim de 2024
O Ministério da Saúde ressalta que a vacinação é uma das ferramentas mais eficazes para evitar surtos
DA REDAÇÃO
APrefeitura de São Paulo implantou mais dois trechos de sinalização da Faixa Azul em duas grandes vias na Zona Leste da cidade. São 9,7 km da sinalização destinada aos motociclistas completamente implantada na Avenida Salim Farah Maluf e mais 5,9 km na pista expressa da Avenida Aricanduva. É a maior extensão de Faixa Azul entregue neste ano, o que faz julho começar com 145,7 km dessa sinalização implantados.
Na Aricanduva, a Faixa Azul foi implantada entre as ruas Rhone e Ulisses Cruz, em ambos os sentidos. Na Aricanduva, a estrutura foi implantada entre a Rua Julio Colaço e Avenida Itaquera, em ambos os sentidos.
O projeto-piloto da Faixa Azul foi criado por profissionais
da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) das áreas de Segurança Viária, da Sinalização e do Planejamento e Projetos e Operacional. A ideia é inspirada em experiências anteriores e também internacionais. O objetivo é reorganizar o espaço viário, proporcionando mais segurança aos motociclistas e harmonizando a convivência entre os modais.
A Faixa Azul é baseada em dois princípios de segurança viária: a Visão Zero e o Sistema Seguro. A Visão Zero é uma abordagem em que nenhuma morte no trânsito é aceitável – todas são evitáveis. Já o Sistema Seguro é uma forma de atuar no planejamento do viário da cidade para que se torne mais seguro, fazendo com que pequenas falhas ou distrações humanas não ocasionem consequências graves.
A meta da gestão é implantar
200 km de Faixa Azul até o fim de 2024. Os demais trechos já autorizados pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) são:
●Tiquatira – I (Avenida Governador Carvalho Pinto)
●Tiquatira – II (Avenidas Calim
Eid/ Dom Hélder Câmara)
●Rua Vergueiro
● Avenida Inajar de Souza
●Av. Senador Teotônio Vilela; ●Eixo Norte/Sul sentido Santana (Avenidas Moreira Guimarães, Rubem Berta, 23 de Maio, Prestes Maia, Tiradentes e Santos Dumont);
●Av. Escola Politécnica;
●Av. Dr. Ricardo Jafet;
●Av. Prof. Abraão de Morais;
● Rua Sapetuba;
● Av. Jornalista Roberto Marinho;
● Av. Eng. Armando de Arruda Pereira;
●Estrada de Itapecerica;
●Av. Pirajussara.
Divulgação
Durante a Campanha de Vacinação contra a Gripe, encabeçada pelo Ministério da Saúde, as secretarias de Saúde de estados e municípios realizaram dias “D” de mobilização, para aumentar a cobertura vacinal nos grupos prioritários. É o caso do Ceará, que uma vez por mês aos sábados, organiza ações em todo o território do estado para atualizar o calendário de vacinas da população.
A coordenadora de imunização da Secretaria de Saúde do Estado, Ana Karine Borges Carneiro, explica a estratégia.
“É uma oportunidade de otimizar as estratégias de vacinação, uma vez que esses grupos prioritários poderão buscar a vacinação da influenza e, na oportunidade, estarão atualizando a vacinação da Covid-19.”
O doutor André Prudente, diretor-geral do Hospital Giselda Trigueiro — unidade pública referência no tratamento de doenças infectocontagiosas de Natal no Rio Grande do Norte —, é seguro tomar a vacina da gripe junto com outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação, como o da covid-19, por exemplo.
“Inclusive, a recomendação é fazer junto [a imunização], justamente para não perder a oportunidade, porque é tão difícil a pessoa ir ao serviço de saúde e tomar a vacina. Então, podem ser feitas as duas vacinas concomitantemente, ao mesmo tempo, sem grandes problemas.”
No entanto, a superintendente de Vigilância em Saúde do Rio de Janeiro, Gislani Mateus, faz uma ressalva.
“A única vacina que não está sendo administrada junto é a da dengue, para os adolescentes de 10 a 14 anos. Mas a vacina da gripe pode ser administrada sem nenhum problema com as outras vacinas. Elas protegem e estimulam a proteção da mesma forma, sem nenhum problema por estar sendo administrado junto.”
O Ministério da Saúde ressalta que a vacinação é uma das ferramentas mais eficazes para evitar surtos e garantir a saúde da população durante as estações do outono e inverno. Faça parte do Movimento Nacional Pela Vacinação e diga sim para a vacina contra a gripe. Procure uma Unidade Básica de Saúde com a Caderneta de Vacinação ou documento com foto. Para mais informações, acesse: www.gov.br/vacinacao.