Gazeta da Zona Leste - 1885

Page 1

gazetavirtual.com.br

Vacina na mão de mulheres

A luta contra a dengue tem o protagonismo das mulheres no governo de SP. Seja nas ações de vigilância ou no desenvolvimento de vacinas, são elas que lideram o combate à doença. Uma equipe, liderada pela diretora geral do Instituto Adolfo Lutz, Adriana Bugno, rastreia os casos de dengue e joga luz para a ação precisa de enfrentamento. > VEJA + PÁGINA 5

fique ainda + conectado com a região:

@GAZETADAZONALESTE

/GAZETA DA ZONA LESTE

SAÚDE Musculação ajuda idosos

A prática da musculação por idosos pode promover a diminuição da gordura corporal e o ganho de força e massa muscular, contribuindo para a autonomia funcional e a redução do número de quedas, lesões e fraturas. Esses benefícios foram confirmados por um estudo publicado na revista Psychiatry Research. > VEJA + PÁGINA 5

/GRUPOLESTETV 11 98193-8399

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA DESDE 1978 GAZETA
ZONA LESTE
1.885 SÃO PAULO, 10 DE MARÇO DE 2024 Divulgação
DA
Divulgação
DENGUE
GAZETA DA ZONA LESTE Página 3

VITRINENEGOCIOS

Com um programa bilíngue certificado e uma metodologia exclusiva, a escola contribui para o desenvolvimento integral baseado na educação positiva

BABY PRIME

Educação diferenciada promove atenção, segurança e motivação

O novo conceito do Berçário Baby Prime se estende às séries da educação infantil: Maternal Baby, Maternal 1, Maternal 2, Nível 1 e Nível 2

Idealizado pela psicóloga e pedagoga Roberta Nascimento Soares, após o nascimento de seus dois filhos e ao longo de vários anos de experiência nas áreas educacional e administrativa, o projeto “Baby Prime – Berçário e Educação Infantil” concretizou-se com um forte objetivo: criar um diferencial na educação de bebês e crianças.

E assim foi feito! Especializada em administração e supervisão escolar, Roberta sabe que os bebês necessitam de um local que ofereça toda a segurança e conforto, com uma equipe que possa colaborar com o pleno desenvolvimento emocional, físico e intelectual das crianças.

O Berçário Baby Prime oferece um novo conceito de educação que se estende nas séries seguintes da educação infantil: Maternal Baby, Maternal 1, Maternal 2, Nível 1 e Nível 2.

É nesta fase da infância, na qual a criança forma os alicerces de segurança e motivação, que a Baby Prime apresenta um currículo inovador, desafiador e completo.

Na Baby Prime, a proposta educacional vai além dos cuidados básicos. O carinho, a atenção, o olhar, o toque e todo o tratamento dado aos bebês, são direcionados para que eles possam sentir-se protegidos e, sobretudo, acolhidos em todas as suas necessidades. Nesse sentido, as profissionais estão atentas aos interesses das crianças, proporcionando oportunidades contínuas de descobertas e crescimento.

Com um programa bilíngue certificado e uma metodologia exclusiva, a Baby Prime contribui para o desenvolvimento integral baseado na educação positiva. A Baby Prime é constantemente atualizada para oferecer o melhor em educação para quem valoriza um aprendizado de qualidade. Isso porque os primeiros passos na educação de uma criança são fundamentais. Da mesma forma, existe a dedicação incansável para garantir um ambiente de aprendizagem estimulante e seguro. Local: Rua Azevedo Soares, 2.409. Informações pelo @babyprimeoficial ou telefone 2225-1550.

´ Página 4 GAZETA DA ZONA LESTE

SAÚDE

Mulheres lideram evolução de vacina de combate à dengue

Com previsão para começar a circular em 2025, a vacina terá dose única DA REDAÇÃO

Aluta contra a dengue tem o protagonismo das mulheres no governo de SP. Seja nas ações de vigilância ou no desenvolvimento de vacinas, são elas que lideram o combate à doença. Nas mãos da bióloga Neuza Frazatti, está o comando dos estudos para o primeiro imunizante brasileiro contra a dengue. Ela se dedica ao projeto desde 2010 no Instituto Butantan e teve seu trabalho como cientista reconhecido internacionalmente.

Na outra ponta da luta contra o mosquito, mapeando resultados de testes de pessoas infectadas, a liderança é da diretora geral do Instituto Adolfo Lutz, Adriana Bugno. A equipe comandada por ela rastreia os casos de dengue no estado e joga luz para a ação precisa de enfrentamento da dengue.

O destaque do trabalho nas

ruas é a cabo Suellen Araújo. Com seu olhar atento, ela realiza ações pela Defesa Civil em busca de focos do mosquito nas casas. O setor de pesquisas sobre a doença também tem o reforço feminino nos estudos da professora Maria Anice, focados em doenças tropicais na USP.

Antes de encabeçar o desenvolvimento da vacina contra a dengue, a doutora Neuza já era pioneira na área. No início de sua carreira, ficou incomodada com o uso de quase 9 mil camundongos por semana para a testagem e produção de uma vacina contra raiva. A bióloga propôs então um novo modelo de produção de vacinas e de antígenos virais, sem o uso de animais.

Segundo ela, seus superiores no laboratório não acreditaram no projeto e até duvidaram dele. Por isso, Neuza teve que tomar a frente da iniciativa. Usando meio

de cultura vindo do exterior, ela conseguiu uma vacina com melhor rendimento, mais pura e custos menores.

“Meu primeiro grande desafio foi desenvolver uma vacina que fosse em células e livre de proteína animal. No Brasil, não tinha meio de cultura que pudesse cultivar células sem soro. Era a novidade do momento no mundo das vacinas. Imagina isso nas décadas de 1980 e 1990, o quanto eu senti como as mulheres cientistas são discriminadas”, diz a doutora Neuza.

Com previsão para começar a circular em 2025, a vacina desenvolvida no Instituto Butantan, com uma única dose, vai ajudar no combate à dengue no longo prazo, atuando principalmente no controle de casos da doença. Por isso, especialistas reforçam medidas imediatas para prevenir a proliferação do mosquito da dengue.

Divulgação

A doutora Neuza Frazatti, do Instituto Butantan, lidera o desenvolvimento da vacina contra a dengue no estado de São Paulo

Musculação melhora sintomas de depressão e ansiedade em idosos

O treino de força pode beneficiar também a saúde mental da população idosa

DA REDAÇÃO

Aprática da musculação por idosos pode promover a diminuição da gordura corporal e o ganho de força e massa muscular, contribuindo para a autonomia funcional e a redução do número de quedas, lesões e fraturas. Além disso, estudos recentes têm demonstrado que o treino de força pode beneficiar também a saúde mental da população idosa, sobretudo no caso de indivíduos que já apresentam transtornos de ansiedade e depressão. Esses benefícios foram confirmados por um estudo publicado na revista Psychiatry Research, no qual foram revisados sistematicamente mais de 200 artigos sobre o tema. A análise foi conduzida por Paolo Cunha, bolsista da Fapesp de pós-doutorado no Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (Iiepae). “O exercício resistido tem se mostrado uma das melhores estraté-

gias não farmacológicas para um envelhecimento saudável, promovendo inúmeros benefícios à saúde de uma forma geral, incluindo a melhoria da saúde mental”, afirma Cunha.

Segundo o pesquisador, os resultados encontrados são bastante promissores. Além de melhorar os sintomas de depressão e ansiedade na população em geral, a musculação parece ter um efeito maior nas pessoas que apresentam diagnóstico confirmado de transtornos de ansiedade e depressão.

“Estudos epidemiológicos têm revelado que a redução da força e da massa muscular, eventos naturais associados ao envelhecimento, pode estar associada ao aumento de problemas de saúde mental, visto que existem diversos mecanismos fisiológicos que provocam mudanças funcionais e estruturais e que são comandados pelo cérebro”, aponta Cunha.

O pesquisador destaca ainda

outro benefício importante para a saúde mental: quando realizada em grupo, a musculação permite maior interação social entre os praticantes.

TREINO INDICADO

A investigação também revelou quais seriam as melhores formas de estruturar o treinamento para a melhora da saúde mental. “O modo como o treino é realizado parece influenciar os resultados alcançados. As informações produzidas até o momento sugerem que o ideal para esse público e essa finalidade é praticar musculação três vezes por semana, com três séries de cada exercício e sessões não muito longas – seis exercícios aparentemente são o suficiente. Faça menos, mas faça bem-feito: uma série curta traz mais resultados. Essas informações são bastante relevantes, uma vez que ainda não existe uma diretriz com recomendações específicas de treino resistido com foco em parâmetros de saúde mental”, conta Cunha.

Página 5 GAZETA DA ZONA LESTE 10 de março de 2024 ESTUDO
Esses benefícios foram confirmados por um estudo publicado na revista Psychiatry Research Divulgação
GAZETA DA ZONA LESTE Página 6 10 de março de 2024 SUCESSO DE VENDAS - VISITE DECORADO MENSAIS a partir de R$990,00** Espaços de lazer pensados para oferecer diversão completa para toda a família, sem sair de casa. Desfrute de um lazer incomparável com o Diálogo Club. Espaço Fitness228m² Piscina Adulto com raia de 25m 2 Salões de Festas com 170m² e 202m² Brinquedoteca E muito mais... REALIZAÇÃO E CONSTRUÇÃO: LANÇAMENTO: Registrado sob o R.04, matrícula 355.207, no 9º Oficial de Registro de Imóveis de São Paulo, em 08/11/2023. LPS São Paulo Consultoria de Imóveis Ltda. – CRECI 24.073-J – Rua Estados Unidos, 1.971 – Jardim América – São Paulo-SP – CEP 01427-002 – Tel. (11) 3067-0000. JD Gestão Consultoria de Imóveis Ltda. – Rua Serra de Botucatu, 541/561 – Tatuapé – São Paulo-SP – CEP 03317-000 – CRECI J-37.379 – Tel. (11) 3506-0000 – www.jdhouse.com.br. *Conforme Memorial Descritivo. **Consulte condições. ***Fonte: Google Maps. Imagens ilustrativas. LANÇAMENTO. Perspectiva ilustrada da Fachada Foto do decorado DIALOGO.COM.BR 4327-1523 VISITE O DECORADO: RUA GUARACIABA, 401 - PRÓXIMO À ESTAÇÃO CARRÃO*** DIGITE VITRINE TATUAPÉ

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.