Gazeta da Zona Leste - 1862

Page 1

ADMINISTRAÇÃO

Divulgação

MOBILIDADE Consciência no trânsito

A CET promoverá, até amanhã, dia 25, ações de conscientização no trânsito. Em várias oportunidades, mímicos vão exaltar a importância do respeito aos pedestres, ciclistas e motociclistas. O evento, que faz parte da Semana da Mobilidade, contará com a participação de escolas, universidades e empresas.

Estado propõe PPPs

O governo do Estado está desenvolvendo projetos que possam favorecer a participação de órgãos privados na administração de instituições como Sabesp e Fundação Casa. De acordo com o governador Tarcísio de Freitas, a mudança poderá trazer uma série de melhorias nos serviços oferecidos por elas. > VEJA + PÁGINA 3

fique ainda + conectado com a região:

Divulgação

A mostra “Mirabilia”, de Alex Červený, está na Pinacoteca Estação. O artista enfatiza sua pesquisa sobre viagens, reais ou oníricas, misturando personagens bíblicos, mitológicos, ícones pop e ilustração científica. A seleção de obras contempla trabalhos fundamentais, reunindo peças como “Quem não chora não mama” (1999). > VEJA + PÁGINA 3

/GAZETA DA ZONA LESTE @GAZETADAZONALESTE /GRUPOLESTETV 11 98193-8399
gazetavirtual.com.br DISTRIBUIÇÃO GRATUITA DESDE 1978 GAZETA
nº 1.862 SÃO PAULO, 24 DE SETEMBRO DE 2023 Divulgação
DA ZONA LESTE
Červený Na Pinacoteca
CULTURA Alex

São Paulo

Como a cidade irá crescer nos próximos anos? Cada detalhe é importante e todos os envolvidos têm o dever de participar da discussão e merecem respeito por suas opiniões, mesmo que contrárias.

São Paulo sofre com moradias irregulares, falta de políticas habitacionais, crescimento desordenado e imóveis abandonados. Além disso, há usuários de drogas ocupando uma área que deveria ser um dos marcos históricos da cidade. As pessoas em vulnerabilidade são obrigadas a perambular pelas ruas e vivem diversos dramas. Enquanto uma parte é atacada com violência, constantemente, a outra se perde na inexistência de oportunidades, no uso do álcool em excesso ou no envolvimento com problemas mais graves. O sistema cicloviário necessita de aperfeiçoamentos e de muito investimento no âmbito da educação. Aliás, as intervenções não serão apenas em ciclovias, que são mais seguras por conta da segregação das pistas. Muito pelo contrário, a Secretaria de Mobilidade Urbana construirá ou sinalizará mais ciclofaixas e ciclorrotas nos bairros. Isto nos leva a crer que o item segurança terá de receber uma atenção especial da Prefeitura. Do mesmo modo que os ciclistas são uma grande preocupação, o estudo direcionado ao planejamento do trânsito precisará estar na pauta de debates. Ruas e avenidas não suportam mais o tráfego atual. Ao mesmo tempo, os ônibus estão superlotados e cam presos a grandes congestionamentos. Quando falamos em veículos parados, lembramos também de outra vilã, a enchente que está entre os maiores medos dos paulistanos.

Ao tratar de alagamentos, moradores lembram das condições dos córregos e rios da cidade, bem como do serviço de limpeza oferecido por empresas contratadas. Ou seja, quanto mais a população participar de cada detalhe existente em obras ou gastos de qualquer um dos órgãos municipais, melhor a nossa São Paulo será.

Querer viver em um lugar que acolhe e oferece bem-estar a todos mostra que a população não deseja estar apartada das decisões. Quer discutir, apresentar ideias e planos de melhorias. Os cidadãos merecem um olhar atento não só aos pontos que foram abordados acima, mas a muitos outros cuja importância está interligada às suas vidas.

Nesse sentido, é preciso que as pessoas se organizem para compreender o que está acontecendo. Veri car como os projetos devem ser apresentados, quais são as prioridades para uma maioria e de que maneira eles podem ser viabilizados.

Mesmo que as reuniões sejam on-line, interessados em participar das intervenções urbanas têm de se informar em relação a dias, horários e prazos para inscrição. Se carmos de braços cruzados alguém decidirá por nós. Depois, se não gostarmos do que aconteceu, não há como reclamar. A cidade se adapta ao que for determinado nas audiências públicas e às propostas dos vereadores.

Se as responsabilidades forem divididas, tudo cará mais fácil.

Como melhorar?

Você já pensou como era a sua cidade antes de tudo o que ela tem hoje?

Quais animais andavam por onde hoje trafegam carros, ônibus e motocicletas? Que tipo de vegetação era dominante, ou quais povos habitavam a região?

As áreas urbanas, hoje ocupadas por ruas, avenidas, casas, comércios movimentados, onde vivem 70% dos habitantes do planeta, nem sempre foram assim. A maioria das cidades do mundo nasceu às margens dos rios e hoje convive com eles: Paris e o Rio Sena; Londres e o Rio Tâmisa; Porto Alegre e o Rio Guaíba; e São Paulo, que cresceu entre os rios Pinheiros e Tietê. Suas águas eram utilizadas para suprir todas as necessidades da população, como abastecimento, pesca, transporte, limpeza, matar a sede de animais e lazer.

Quantos de nós ainda lembram de tomar banho de rio apenas algumas décadas atrás? Isso mostra a nossa dependência em relação ao serviço ecossistêmico mais precioso do mundo: a água limpa. Nossas cidades foram construídas por cima de um ambiente natural e até hoje vemos reflexos desta ocupação, muitas vezes realizada sem planejamento. As cidades se desenvolveram à margem dos rios e depois os esconderam, buscando em cursos d’água mais longínquos aquilo que seu berço não mais conseguia prover. Em momentos de chuvas intensas, é muito comum que os rios, escondidos, despercebidos, embaixo daquela avenida tão movimentada, transbordem. É então que seus habitantes se dão conta de que ainda estão ali, vivos, dinâmicos, pulsando sob o

não der, o 'pau vai comer'

mulgação desta Constituição.

asfalto. Em momentos de secas e estiagens severas, nos lembramos que existe água debaixo da terra: aí aumenta o número de poços artesianos perfurados e a preocupação sobre um futuro com escassez hídrica. Mas essa preocupação normalmente é lavada pela primeira chuva que traz de volta outros problemas, como os resíduos descartados sem o devido cuidado, que entopem bueiros e assim atrapalham que a água das chuvas chegue em seu destino natural, o rio, que está ali, canalizado, seguindo seu fluxo.

Muitas localidades já usam a força e a sabedoria da natureza a seu favor. Na cidade de Rio Cheonggyecheon, Coreia do Sul, em um curto espaço de tempo, o rio que cruza a área central foi revitalizado.

No Brasil, Recife colocou em prática o projeto de revitalização do Rio Capibaribe, com planejamento urbano integrado a Soluções Baseadas na Natureza. O rio que divide a cidade, vai passar a ser ponto de encontro e orgulho para seus moradores. Em Curitiba, o Rio Barigui apresenta diversos parques em suas margens, sendo o mais famoso – o Parque Barigui – criado na década de 1970 sob a justificativa de que seu lago servisse como bacia de contenção de cheias. Hoje é o parque mais amado da capital paranaense e uma avaliação de retorno de investimento, realizada pela prefeitura, identificou que a cada R$ 1 investido no local, retornam para a cidade R$ 12,50.

Juliana Baladelli Ribeiro é especialista em soluções baseadas na natureza na Fundação Grupo Boticário

Esse era o refrão de uma música de carnaval antiga, quando se fazia música para o carnaval, ou quando realmente se fazia música, os mais idosos devem se lembrar. Parece que voltamos ao passado, só que agora o indígena quer terra e se não der, não sei se o pau vai comer, mas, até pode, só que restará no ar uma pergunta: para que o indígena quer terra, se ele sequer cuida ou explora as terras que já tem?

Nada contra os direitos deles, são tão brasileiros como nós, mas, vamos ser práticos e objetivos, se formos discutir essa questão de terras, sem dúvida que a coisa vai longe.

Quando os portugueses se instalaram no Brasil, porque eles não foram os primeiros a chegar aqui, o indígena estava aqui, como estava em boa parte da América do Sul, América Central e do Norte.

Tudo isso, então, era dos indígenas. Nesse caso, tudo lhes deveria ser devolvido, mas, não é bem assim. No Brasil, as terras passaram a ser da União.

No Brasil, quando se fala em terras indígenas, há que se ter em mente, em primeiro lugar, a definição de alguns conceitos jurídicos materializados na Constituição Federal de 1988 e na legislação específica, em especial no chamado Estatuto do Índio (lei 6001/73), que está sendo revisto pelo Congresso Nacional. Sabemos que a Constituição de 1988 criou um marco, o chamado ‘Marco Temporal’ , ou seja, considera-se terra dos indígenas as que estejam já com eles e não aquelas que eles tentem ocupar após a data da pro-

acontecendo SERVIÇOS

O cliente em 1º lugar

POR HAROLDO MATSUMOTO

Oferecer um bom atendimento ao cliente é extremamente importante. Não importa para qual tipo de negócio. Um atendimento de qualidade, um gesto de gentileza e uma demonstração de cuidado são bem recebidos e, normalmente, marcantes para o cliente. A tendência, quando nos sentimos acolhidos, é de que voltemos a procurar quem nos deu atenção. Isso, claro, também vale para as relações comerciais. Antes de tudo, é preciso entender que estamos falando de relações humanas. Isso significa que entender o que o cliente deseja é a chave para atender bem e, consequentemente, para que a empresa prospere. Obviamente, a tarefa não é tão simples quanto parece. Primeiro precisamos saber o que quer dizer 'entender o cliente'. Aqui, tenha em mente que estamos falando sobre conhecer efetivamente quem adquire seus produtos ou serviços, quais são as suas motivações de compra e consumo, canais de venda que ele prefere utilizar, tipo de relacionamento e pós-venda que mais lhe agradam etc. A questão é que eu, você e as demais pessoas estamos em constante mudança. Logo, será necessário observar o seu cliente constantemente. Aqui entram em cena algumas ferramentas e processos importantes para que o entendimento do consumidor gere resultados. A pesquisa de mercado, por exemplo, pode ser útil não só para quem vai iniciar um novo negócio, mas para quem planeja o lançamento de produtos e serviços. Uma pesquisa bem-feita, com as perguntas

certas, dará um direcionamento mais certeiro para a estruturação dos planos da empresa.

Abrir um canal de comunicação com o cliente é outro meio interessante para conhecê-lo melhor e saber quais são suas preferências. Saber fazer um filtro dos elogios, críticas e reclamações e analisá-los sem a interferência de emoções pode ser extremamente enriquecedor para os negócios. Saber ouvir o consumidor pode ser decisivo no processo de aprimoramento de um produto, de um serviço, do atendimento oferecido e de muitos outros aspectos e detalhes relacionados ao bom desenvolvimento da empresa.

Fazer o exercício de se colocar no lugar do cliente em cada um dos pontos de contato que ele tem com a sua marca também pode ajudar. Se for possível, realize ações de cliente oculto.

E claro, executando esses passos, torna-se mais do que primordial utilizar os dados coletados com inteligência. Coloque-os na mesa, reflita sobre eles, cruze as informações obtidas em todas as avaliações, analise o comportamento dos concorrentes. Colocar o cliente no centro da estratégia do seu negócio certamente é o caminho para o sucesso da empresa. Não deixe escapar oportunidades de fidelizar o cliente. Isso também ajudará a transformá-lo em um multiplicador do nome da sua empresa. O momento da retomada começou e as táticas de captação de clientes estão cada vez mais digitais. Ou seja, novas indicações de atendimentos surgirão de quem foi beneficiado. Pense nisso e mãos à obra!.

Haroldo Matsumoto é especialista em gestão de negócios e sócio-diretor da Prosphera

ÔNIBUS

A definição de terras tradicionalmente ocupadas pelos indígenas encontra-se no parágrafo primeiro do artigo 231 da Constituição Federal: são aquelas "por eles habitadas em caráter permanente, as utilizadas para suas atividades produtivas, as imprescindíveis à preservação dos recursos ambientais necessários a seu bem-estar e as necessárias à sua reprodução física e cultural, segundo seus usos, costumes e tradições". Como se vê, na Constituição, as terras não bastam ser habitadas permanentemente pelo indígena, mas, devem ser utilizadas em suas atividades produtivas e imprescindíveis à preservação dos recursos ambientais necessários a seu bem-estar.

Grande parte das terras indígenas no Brasil sofre invasões de garimpeiros, pescadores, caçadores, madeireiras e posseiros. Outras são cortadas por estradas, ferrovias, linhas de transmissão ou têm porções inundadas por usinas hidrelétricas.

Apesar de eles não conseguirem evitar toda essa depredação, o STF agora derrubando o Marco Temporal, vai estender a posse dos indígenas em mais áreas, inclusive desapropriando áreas que estão sendo cultivadas e apropriadas, com título para seus donos, criando um ônus impagável para a União dos custos das desapropriações.

Mais uma vez o STF decide contra os interesses do povo. Que o projeto que está no Senado seja contra essa quebra do marco temporal, que o STF seja derrotado, devendo colocar-se em seu devido lugar.

São Paulo deu mais um passo importante para a substituição de sua frota de ônibus por veículos movidos a energia limpa. Nesse sentido, a SPTrans apresentou os 50 novos ônibus elétricos à bateria que irão operar na cidade. Com isso, a frota do sistema de transporte público municipal por ônibus, que conta com 201 trólebus e 19 movidos a bateria, passa a ter 270 veículos elétricos em circulação. A meta do município é chegar a 20% da frota de ônibus movidos a energia sustentável até o fim de 2024. Serão 2.400 veículos e os números da cidade de São Paulo também levarão o Brasil aos primeiros postos do ranking mundial da eletrificação de sua frota de ônibus, atrás apenas da China.

PRODUÇÃO GRÁFICA E MONTAGEM FINAL: GRUPO LESTE DE COMUNICAÇÕES Não nós responsabilizamos pelas ideias ou opiniões emitidas em matérias assinadas RUA SERRA DE BOTUCATU, 1.690 TELEFONE: 2095-8200 (PABX) E-MAIL: CONTATO@GRUPOLESTE.COM.BR Editor e Diretor Responsável: Jaime Braz Romano Diretora de Redação: Antonia Cristina Romano Revisão: Fabiana Nascimento Diretor-Comercial: Mauro Tadeu Silva EXPEDIENTE GAZETA DA ZONA LESTE Página 2 24 de setembro de 2023 GAZETA DA ZONA LESTE Impressão: editorial FOTO DA SEMANA editorial opinião MEIO AMBIENTE
Sergio Carreiro de Teves é jornalista, professor e advogado atuante nas áreas civil, trabalhista, tributarista, administrativa e comercial
Índio quer 'apito'. Se
Amanhã, dia 25, às 17 horas, o CEU Carrão/Tatuapé apresentará o encontro ‘Em Cantos da Primavera’. O evento contará com a participação dos alunos da “Oficina de Iniciação ao Canto Popular”, orientados pela professora Karen Feitoza, e será realizado na área externa do Bloco B (Cultural). A atividade é aberta para todas as idades. O CEU fica na Rua Monte Serrat, 230. Quem quiser informações sobre as aulas, basta procurar a secretaria. POR SERGIO CARREIRO DE TEVES

Exposição revela a diversidade dos trabalhos de Alex Červený

A mostra reúne mais de 100 obras, entre azulejos, cerâmicas policromadas, entre outras

DA REDAÇÃO

APinacoteca Estação apresenta a mostra “Mirabilia”, de Alex Červený. A exposição revela o universo iconográfico do artista em mais de 40 anos de carreira. Desta vez, o artista enfatiza sua pesquisa sobre viagens, reais ou oníricas, misturando personagens bíblicos, mitológicos, ícones pop e ilustração científica. A seleção de obras contempla trabalhos fundamentais, reunindo peças como “Quem não chora não mama” (1999), uma das primeiras que realizou, e “Aquífera”, que esteve na 23ª Bienal de Sydney, em 2021, além de duas pinturas inéditas feitas especialmente para a mostra.

A exposição da Pinacoteca reúne mais de 100 obras, entre azulejos, cerâmicas policromadas, esculturas de bronze, pinturas e gravuras, fruto de um apanhado de referências muito diversas, articuladas com

muita erudição e humor. Com rigor e coerência plástica, o artista criou um universo particular em que o ser humano, a palavra, a paisagem e o céu são os protagonistas. MIRABILIA Mirabilia é um termo em latim que divide sua raiz com palavras de uso corrente na língua portuguesa. Milagre, miragem e maravilha têm em comum não somente suas origens, como também a descrição de seus efeitos, associados ao fenômeno da visão (exterior ou interior), e seus impactos na imaginação humana. São diversas as referências do artista vistas em obras fundamentais, como um conjunto de cinco pinturas em pequeno formato, considerado seu primeiro exercício em pintura a óleo, “Sair, fazer compras, ver gente bonita, pegar um cineminha!” (2012) e “Guanabara” (2011).

ALEX ČERVENÝ

Entre 1978 e 1982 Alex

Governo quer desestatizar a Fundação

Casa e a Sabesp

Projeto do Estado visa estruturar uma Parceria Público-Privada (PPP)

Červený estudou desenho e pintura com Valdir Sarubbi e gravura em metal e técnicas de impressão com Selma D’Affre entre 1982 e 1986. No começo de 1980 integrou a Academia Piolin de Artes Circenses e, depois, o Circo Escola Picadeiro. Desde então, vem criando um conjunto de trabalhos que o coloca entre os artistas mais originais e inventivos de sua geração.

O trabalho de Červeny faz analogias a um mundo fantástico de misturas entre personagens bíblicos e mitológicos, fauna, flora e paisagens surrealistas. Alex Červený vive e trabalha em São Paulo. Com curadoria de Renato Menezes, a mostra pode ser vista de quarta a segunda, das 10 às 18 horas. Quintas-feiras com horário estendido na Pina Luz, das 10 às 20 horas (gratuito a partir das 18 horas). Os ingressos custam R$ 30,00 (inteira). Local: Largo General Osório, 66, Santa Efigênia. Divulgação

DA REDAÇÃO

AFundação Casa, instituição responsável pelo atendimento de adolescentes infratores, fará parte do Programa de Parcerias de Investimentos de São Paulo (PPI). O projeto visa estruturar uma parceria público-privada (PPP) para a operação e manutenção de unidades. Com a qualificação, serão elaborados estudos para avaliar a viabilidade do projeto, além de serem levantados modelos de negócio para a estruturação da iniciativa. O valor de investimentos será avaliado nos levantamentos que serão contratados pelo governo do Estado. De acordo com o governador Tarcísio de Freitas, com a ação, é esperado o aumento da eficiência do gasto público. Segundo ele, ocorrerá a centralização da gestão dos serviços de apoio e maior facilidade no acesso a equipamentos

e outros serviços. Além disso, está previsto o aumento do tempo dos funcionários em atividades socioeducativas e na coordenação de políticas públicas e melhoria da infraestrutura.

A Fundação é vinculada à Secretaria de Justiça e Cidadania e tem como missão aplicar medidas socioeducativas de acordo com as diretrizes e normas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). Ela presta assistência a jovens de 12 a 21 anos incompletos em todo o Estado. Eles estão inseridos nas medidas socioeducativas de privação de liberdade (internação) e semiliberdade. As medidas - determinadas pelo Poder Judiciário - são aplicadas de acordo com o ato infracional e a idade dos adolescentes.

SABESP O governador também tratou

da continuidade do projeto de desestatização da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Em encontro, o colegiado autorizou a Sabesp a iniciar o processo de contratação de instituições financeiras para a coordenação de possível oferta pública das ações da companhia. PPI

Conforme Freitas, o PPI tem como objetivo ampliar as oportunidades de investimento, emprego, desenvolvimento socioeconômico, tecnológico, ambiental e industrial em São Paulo. A atuação da iniciativa é baseada na sustentabilidade dos projetos, na segurança jurídica, na estabilidade das normas e na observação, além das melhores práticas nacionais e internacionais. Esses pilares norteiam a relação entre o Estado de São Paulo e as empresas parceiras.

Página 3 GAZETA DA ZONA LESTE LUZ
O trabalho do artista faz analogias a um mundo fantástico de misturas entre personagens bíblicos e mitológicos
PARCERIAS
A Fundação tem como missão aplicar medidas socioeducativas de acordo com o ECA e o Sistema Nacional de Atendimento

Dicas com técnicas de memorização que podem auxiliar

O PhD em neurociência e membro da Society for Neuroscience nos Estados Unidos, prof. dr. Fabiano de Abreu Agrela, orienta como melhorar a memória para alcançar melhores resultados no vestibular

Oexame nacional do ensino médio (Enem), a prova mais importante do ano para quem quer ingressar no ensino superior, será realizado nos próximos dias 5 e 12 de novembro. Com a aproximação da data, a ansiedade dos estudantes só aumenta e, este, é um dos fatores que pode causar os temidos “brancos” na hora da prova.

LISTA DE TÉCNICAS

Para ajudar a acalmar os ânimos, reduzir a ansiedade e trazer mais segurança para os futuros universitários, o Pós PhD Neurocientista e biólogo prof. dr.Fabiano de Abreu Agrela preparou uma lista de técnicas que podem auxiliar na preservação da memória e, consequentemente, serem poderosas aliadas na hora da realização do Enem. Essas técnicas são utilizadas por nada mais nada menos que o Caio Temponi, recordista brasileiro de aprovações em concursos tendo a sua primeira aprovação em medicina aos 12 anos de idade.

DÉFICIT DE MEMÓRIA

De acordo com o neurocientista, existem exercícios que podem ajudar a aumentar a quantidade de informação que conseguimos memorizar, como também reduzir a possibilidade de desenvolver algum déficit de memória no futuro. Porém, é necessário que este treino seja feito com cuidados para evitar prejuízos. “É fundamental que haja momentos de pausas. Estes intervalos

de armazenamento chamada ‘memória de curto prazo’. O seu cérebro não sabe qual informação é importante e qual precisa ser descartada no momento que você as obtém. Por isso, ele espera um sinal que o ajude a reconhecer informações importantes que podem ser transferidas para uma outra hipotética câmara de armazenamento chamada de ‘memória de longo prazo’”, explica o neurocientista.

REPETIÇÃO DO CONTEÚDO

Uma dica é escrever várias vezes as informações por tópicos até que o assunto fique mais claro em sua mente vão possibilitar um aumento da produtividade da pessoa”, aconselha o especialista.

DICAS

#1 Preparar : antes de começar, escolha o ambiente ideal para que você consiga manter o foco e prestar atenção somente naquilo que virá pela frente.

#2 Gravar : use um gravador de áudio e leia em voz alta os textos. Isso vai ajudar a reter as informações e poderá ser consultado para relembrar o assunto.

# 3 Anotar : escreva várias vezes as informações por tópicos até que o assunto fique mais claro em sua mente.

# 4 Dividir as notas : distribua as anotações em bloquinhos de papel e coloque em lugares que você possa revê-los sempre.

# 5 Repetir : leia em voz alta linha por linha até conseguir fixar todas as palavras do texto.

# 6 Escrever aquilo que se lembra : após decorar o texto, aproveite e escreva tudo

aquilo que ficou guardado na sua memória.

# 7 Ensinar alguém : ensine o conteúdo para outra pessoa. Você lembrará o que foi ensinado e saberá pasar aquilo para frente, o que vai permitir reter mais informações sobre o asunto.

# 8 Ouvir as suas gravações : aproveite o momento em que estiver fazendo outras atividades para ouvir suas gravações.

# 9 Fazer intervalos : estabeleça pequenas pausas, pois

estes intervalos vão ajudar a guardar os conteúdos. Mas não abuse, pois o excesso pode colocar tudo a perder.

# 10 Mapas mentais : organize a informação através de símbolos, imagens e gráficos, isso vai facilitar a memorização pois aquele conteúdo será associado à algo que você já conhece.

CÂMARA DE ARMAZENAMENTO

“Quando você aprende algo sua mente o transfere para uma hipotética câmara

Fabiano tem uma explicação bem interessante sobre como funciona o processo de memorização para que possamos entender o mecanismo da memória: "Para entender o processo de memorização, imagine um trecho de uma estrada reta com os seus limites, ou seja, início e fim. Um carro ao frear em alta velocidade, deixará uma grande marca de pneu, imagine que essa freada intensa seja a emoção e esta marca de pneu engramas de memória, logo, temos a memória. Caso não tenha a freada brusca, mas apenas leves freadas, terá que passar muitas vezes no mesmo trajeto para fixar uma maior marca, isso seria a repetição do conteúdo."

Seguindo as dicas de estímulo à memória, os estudantes poderão realizar as provas do Enem de maneira mais tranquila, o que além de proporcionar melhores resultados, pode ser uma chave importante para a realização de grandes sonhos.

A seção recebe mensagens e sugestões pelo e-mail contato@grupoleste.com.br ou pelo Whatsapp 11 98193-8399 www.gazetavirtual.com.br EDUCAÇÃO 4 ENEM

CYBERBULLYING Celular em sala de aula prejudica a educação?

Livro aborda as mudanças da vida

Arquivo

Filósofa reúne lições milenares e ensinamentos herméticos para orientar os pequenos a lidarem com as transformações de maneira natural e munidos de

Afilósofa, escritora e professora Lúcia Helena Galvão volta sua atenção para as crianças e adolescentes no livro Caibalion – A Viagem da Vida, que reúne lições inspiradoras sobre as atitudes dos verdadeiros sábios.

Publicada pela Hanoi Editora, a obra narra a jornada de transformação do menino Elias a partir do momento que passa a absorver ensinamentos universais e utilizá-los nos dia a dia. A aventura é conduzida por Hermes Trismegisto, sábio do Egito antigo.

LEIS

Atecnologia desempenha um papel cada vez mais importante na sociedade moderna, e as escolas não são exceção. No entanto, enquanto muitas instituições de ensino debatem sobre a implementação de políticas antibullying e medidas de compliance escolar, a questão do uso de celulares em ambiente educacional, especialmente dentro da sala de aula, continua sendo uma preocupação.

Para Ana Paula Siqueira, mestre em Direito Divil, professora universitária e diretora da ClassNet Consultoria, vários fatores demonstram que o celular dentro da classe afeta o rendimento dos estudantes.

A Unesco, agência da Organização das Nações Unidas

(ONU) para educação ciência e cultura, apontou os riscos do uso de smartphones em sala de aula e sugeriu que autoridades adotem medidas para evitar que a tecnologia prejudique o desempenho dos alunos nas escolas em todo o mundo. Entre os argumentos da agência, o excesso de exposição à tela afeta negativamente a capacidade de concentração e a estabilidade emocional dos alunos, além de amplificar os efeitos das ocorrências de cyberbullying. O uso de celulares pode ser extremamente distrativo tanto para professores quanto para alunos. A presença constante desses dispositivos pode afetar negativamente o foco e a concentração, elementos

cruciais para um ambiente de aprendizado eficaz. Antes de implementar outras medidas complexas, como políticas antibullying e de compliance, garantir um ambiente propício para a educação deve ser a prioridade. Embora muitas escolas ainda não tenham implementado leis antibullying eficazes, o uso indiscriminado de celulares pode, de fato, agravar o problema. Cyberbullying é uma forma de bullying que ocorre através de meios digitais e pode ser ainda mais prejudicial do que o formato tradicional. Ao restringir o uso de celulares, as escolas podem reduzir as incidências de bullying on-line durante o horário escolar.

HERMÉTICAS

A história é norteada pelas 7 leis herméticas, que explicam o funcionamento do universo, e discorre sobre a maneira como elas regem nosso comportamento.

A filosofia hermética tem origem nos ensinamentos de grandes pensadores do antigo Egito e da Grécia antiga. A síntese desse conhecimento está compilada em um livro chamado Caibalion, que funciona como ponto de partida para esta narrativa da professora Lúcia Helena. Os princípios herméticos estão relacionados ao dia a dia, à evolução espiritual e à compreensão mais profunda da existência.

EXEMPLOS DO COTIDIANO

Ao longo das páginas, Her-

A história é norteada pelas 7 leis herméticas, que explicam o funcionamento do universo, e discorre sobre a maneira como elas regem nosso comportamento mes usa exemplos do cotidiano - jogar videogame, dançar ou ver televisão – para explicar a lei do mentalismo, da correspondência, da vibração, polaridade, ritmo, causa e efeito e a lei de gênero. O personagem aborda, de maneira simples, a importância de agir com inteligência emocional em todos os momentos da vida.

- Sábio, quando recebe um xingamento ou é maltratado, sabe responder sem perder a cabeça. Não grita, nem xinga, dá aquela resposta boa que deixa o ofensor sem palavras, sem graça por ter feito besteira.

(Caibalion – A Viagem da Vida, p. 9)

Autora de mais de uma dezena de livros, Lúcia Helena Galvão reúne 1 milhão de inscritos em seu canal no YouTube, onde apresenta conteúdo filosófico, cultural, fala sobre voluntariado social e estimula as pessoas a trabalharem a empatia e a fraternidade. Agora, a escritora guia crianças, adolescentes, pais e professores a aprenderem os princípios de mais de 3.500 anos, de forma lúdica e atualizada.

PÚBLICO

INFANTOJUVENIL

O livro surge de uma prática de estudos voltada para o público infantojuvenil da organização Nova Acrópole, escola de filosofia que visa disseminar estes conteúdos a todas as idades. Os níveis diferentes de compreensão do texto fazem parte do exercício e provocam o florescer da consciência em cada etapa da vida das crianças. “Caibalion – A Viagem da Vida” ensina a melhor forma de vivenciar uma experiência. São dicas para colocar na mochila e apreciar a longa viagem da existência.

FICHA TÉCNICA

Livro: “Caibalion - A Viagem da Vida”; autora: Lúcia Helena Galvão; editora: Hanoi Editora; faixa-etária: 7 a 12 anos; ISBN: 9788554823221; número de páginas: 48; formato: 23x16x0,9cm; preço: R$ 48,00.

A seção recebe mensagens e sugestões pelo e-mail contato@grupoleste.com.br ou pelo Whatsapp 11 98193-8399 www.gazetavirtual.com.br EDUCAÇÃO 5
O uso de celulares pode ser extremamente distrativo tanto para professores quanto para alunos
inteligência emocional
'CAIBALION – A VIAGEM DA VIDA'
O excesso de exposição à tela afeta negativamente a capacidade de concentração

Moradores devem ficar atentos ao debate da Lei Orçamentária

Não é necessário instalar o software

Microsoft Teams no computador para participar

CET ajuda condutores de carros

Em outubro, entre os dias 16 e 30, serão realizadas as audiências públicas devolutivas do Projeto de Lei Orçamentária para 2024 (PLOA 2024). Elas serão regionalizadas por subprefeitura, com a participação de representantes dos órgãos responsáveis pela avaliação de viabilidade das propostas dos moradores. Essas audiências, que integram o processo “Orçamento Cidadão”, serão realizadas em formato virtual, usando a plataforma Microsoft Teams. Posteriormente, as gravações serão disponibilizadas no canal da Coordenadoria de Planejamento da Secretaria da Fazenda no YouTube.

O objetivo das audiências públicas devolutivas é apresentar à sociedade civil as análises de viabilidade, realizadas pelas secretarias, das propostas eleitas no

âmbito do “Orçamento Cidadão” para serem incorporadas ao PLOA 2024. Sendo assim, serão apresentadas e discutidas as propostas que foram consideradas viáveis ou inviáveis, expondo-se os critérios técnicos, jurídicos e orçamentários de avaliação utilizados em cada uma delas. Não é necessária a inscrição prévia para participação nos eventos, sendo aberto à presença de todos. Em cada audiência será aberto o espaço para a fala de ao menos 15 pessoas, que deverão efetuar prévia inscrição no link: https://bit.ly/3ZoRj5C.

Caso não seja atingido o número mínimo de inscrições prévias, será possível fazer uso da fala mediante demonstração de interesse durante a realização do evento. Cada manifestação oral terá até três minutos de duração. Além disso, estará liberada a manifestação escrita de todos os presentes, utili-

zando a ferramenta de mensagem de texto do ambiente eletrônico das audiências, na plataforma Microsoft Teams.

Não é necessário instalar o software Microsoft Teams no computador para participar da audiência, mas é preciso ter um navegador de internet compatível com a plataforma. Os navegadores compatíveis são o Google Chrome, o Microsoft Edge e o Safari.

Confira as datas e horários das audiências públicas e anote o endereço de participação no Microsoft Teams: https://bit. ly/3Ph8yBd. Dia 25, das 18h30 às 21h30, Ermelino Matarazzo, São Miguel Paulista e Itaim Paulista. Dia 26, no mesmo horário, Itaquera, Penha e Aricanduva/Formosa/Carrão. Dia 27, também das 18h30 às 21h30, Mooca, Vila Prudente e Sapopemba. Dia 30, ainda no mesmo horário, Guaianases, São Mateus e Cidade Tiradentes.

motos

e bikes a terem respeito

Conscientização contará com a exibição de faixas, cartazes, além de palestras

Dentre as ações mais descontraídas, mímicos estarão em semáforos para educar os condutores

DA REDAÇÃO

ACompanhia de Engenharia de Tráfego (CET) promoverá, até amanhã, dia 25, ações como forma de estimular a condução consciente e responsável, além de reiterar a importância do respeito aos pedestres, ciclistas e motociclistas. O evento, que faz parte da Semana da Mobilidade, contará com a participação de escolas, universidades e empresas. Em parceria com a Universidade Drummond, haverá exibição de uma faixa com dizeres educativos que será aberta e suspensa durante o tempo do semáforo fechado e, ao mesmo tempo, encenação dos mímicos sobre respeito e segurança, na Avenida Miguel Ignácio Curi, 111, Itaquera (em frente ao estádio Neo Química Arena e à estação Itaquera do Metrô), dia 25, das 12 às 14 horas.

Em parceria com a Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) será montada uma estrutura onde agentes da CET vão convidar motociclistas para receberem informações sobre segurança e pilotagem segura.

CICLISTAS

Os ciclistas também receberão atenção especial durante esses dias. Parceria entre a Shimano e a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) traz para a programação da Semana o ponto de apoio para revisão da segurança das bikes, com calibragem de pneus, regulagem dos freios, marchas, lubrificação e dicas de manutenção e segurança.

Um grupo de idosos, convidados pela Universidade Drummond, parceira nessa atividade, vai realizar uma caminhada com faixas e cartazes com dizeres edu-

cativos, desde a Praça do Ciclista até a Praça Oswaldo Cruz, pela Avenida Paulista. O grupo vai se encontrar hoje, dia 24, a partir das 10 horas, com previsão de encerramento às 13 horas. Encerram as atividades da Semana da Mobilidade duas palestras que serão realizadas no auditório Neo Química Arena e transmitidas on-line nos canais de mídias sociais da CET-SP e da SMT. A primeira, com o tema “Segurança no Trânsito e Qualidade de Vida”, propõe estimular a condução consciente de veículos e trata da condução civilizada em espaços de compartilhamento, ocorrerá das 14 às 16 horas, e haverá um tour pelo estádio para o público presente. A segunda, “Cidade Inteligente - Desafios no contexto brasileiro e como a tecnologia pode superar esses desafios”, ocorrerá das 19 às 21 horas. Ambas serão realizadas em parceria com a UniDrummond.

Página 6 GAZETA DA ZONA LESTE 24 de setembro de 2023 TRÂNSITO
Divulgação TODAS AS LOJAS POSSUEM AUTO SERVIÇO | SHOWROOM |LOJA DE SALDOS DE PISOS E REVESTIMENTOS LOJAS ABERTAS AOS FERIADOS DAS 8H ÀS 16H ACABAMENTO HIDRÁULICA ELÉTRICA FERRAMENTAS ILUMINAÇÃO MATERIAL BÁSICO Seg. a Sex. das 8h às 17h50 | Sáb. das 8h às 13h | Ou pelo e-mail: televendas@tumkus.com.br 2704-5275 Seg a Sex. das 8h às 16h Sáb. das 8h as 14h Ou pelo e-mail: sac@tumkus.com.br OFERTA ESPECIAL Piso MAJOPAR 58x58 HD-3706 Extra Revestimento REALCE 32x56 Carrara Extra Revestimento ELIANE 32x59 Estrela Branco Extra Porcelanato Técnico DELTA 62x62 Avório Extra Porcelanato Técnico ELIZABETH 84x84 Bianco Natural Extra Porcelanato HELENA 61x120 Chanceler Extra Porcelanato PORTINARI 60x60 York Bege Natural Extra Porcelanato INCEPA 20x120 Loft Wood White Extra Porcelanato VIA ROSA 72x72 Calacata Gold Extra Ofertas válidas de 21/09/2023 até 05/10/2023. Garantimos a quantidade mínima de 6 unidades ou 100m² ou 180L em nosso Centro de Distribuição enquanto durarem nossos estoques.. Reservamo-nos o direito de limitar por cliente a quantidade dos produtos anunciados. Fotos somente para efeito ilustrativo. Valor do frete não incluso nos preços anunciados. Preços à vista somente para retirada. *2- Parcela mínima de 50 reais. *4- A Loja 4, localizada na Rua Giovanni Batista Pirelli não possui este serviço. Cód. 43158 Por m R$ 18,20 Por m R$ 19,70 Por m R$ 64,90 Por m R$ 48,30 Por m R$ 51,90 Por m R$ 65,60 Por m R$ 67,00 Por m R$ 96,90 Por m R$ 126,80 Cada R$ 89,90 Cada R$ 30,30 Cód. 36276 Cód. 37720 Cód. 19349 Cód. 44724 Cód. 43097 Cód. 29316 Cód. 43942 Cód. 35188 Porcelanato EMBRAMACO 121x121 Master Onix Premium Lux Extra Por m R$ 122,90 Cód. 40375 Cód. 32385 Cód. 135631 Cód. 40996 TUDO EM ATÉ EM TODOS OS CARTÕES 6 x SEM JUROS SERVIÇOS*³ DISPONÍVEIS EM NOSSAS LOJAS: ³ Consulte serviços e condições nas lojas. LOJAS www.tumkus.com.br /tumkus ESTACIONAMENTO GRATUÍTO CAFÉ CORTESIA CREDIÁRIO LAB COR TINTAS PREPARADAS CURSOS PARA PROFISSIONAIS ENTREGA EM DOMICÍLIO TROCA DE MERCADORIA Cód. 43287 1 - MATRIZ Avenida do Oratório, 3330 Pq. São Lucas - São Paulo Tel: 2024-6555 Segunda a Sexta das 8h às 19h30 Sábado das 8h às 18h CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO Avenida do Oratório, 6550 Vila Industrial - São Paulo Tel: 2703-5789 Segunda a Sexta das 8h às 17h Sábado das 8h às 16h Para Retirada de Mercadoria 2 - ANA MARIA Rua do Oratório, 4906 Jd. Ana Maria - Santo André Tel: 4479-3199 Segunda a Sexta das 8h às 19h30 Sábado das 8h às 18h 3 - PARAÍSO Avenida Pereira Barreto, 2355 Jd. Paraíso - Santo André Tel: 4426-4101 Segunda a Sexta das 8h às 19h30 Sábado das 8h às 18h 4 - MARAJOARA Rua Giovanni Batista Pirelli, 1525 Pq. Marajoara - Santo André Tel: 4474-1314 Segunda a Sexta das 8h às 19h30 Sábado das 8h às 18h Cada R$ 462,00 Cód. 17445 Cada R$ 259,00 Cada R$ 127,90 Cód. 30347 Cód. 456323 PISOS ód. 45909 46017 46018 46019 4602046021 46022 Cód. 7920 Cód. 451533 REVESTIMENTOS PORCELANATOS GRANDES FORMATOS Tijolo Baiano 6 Furos C.MÔNACO 11,5x14x24cm Pallet com 320 Tijolos Telha Ondulada ETERNIT 6mm 2,44x1,1m Cada R$ 62,50 Cada R$ 300,80 Tinta Látex Muda Fácil GLASU Acrílico Econômico Branco 18L Cada R$ 216,00 Telha Esmaltada Ecogres PERKUS 27x43cm Várias Cores Kit com 10 Peças Argamassa Cimentcola Externo QUARTZOLIT Cinza 20kg Massa Corrida CORAL 25kg Ducha Advanced LORENZETTI Multitemperaturas 6400W 220V Caixa D’água TIGRE com Tampa 500L Sika Top Flex Fibras SIKA Impermeabilizante Acrílico 18kg O Kit R$29,90 Cuba de Apoio Boss INCEPA Branca 45x39cm Cada R$ 143,00 PROJETO
DA REDAÇÃO
O objetivo é apresentar as análises de viabilidade das propostas eleitas no âmbito do “Orçamento Cidadão” Divulgação

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.