2 minute read

Atividade física contribui para o desenvolvimento saudável

iniciativa promoveu a medicina preventiva na população feminina com exames de rotina, diagnóstico prematuro e tratamento dentro de prazo razoável.

O programa contou com ações e campanhas de conscientização, especialmente para a prevenção de câncer de mama e de colo de útero, inclusive com o envio de uma carreta de mamografia para dar suporte a mulheres com câncer de mama no Estado, e incentivo à vacinação.

Advertisement

Ainda nesta linha, foram iniciadas ações de promoção do bem-estar e acolhimento de gestantes, além da capacitação de equipes multidisciplinares de acompanhamento humanizado da gestação e do parto. Também foi colocada em prática uma ação para a realização de exames de ultrassom e Papanicolau, com uso de carreta móvel que percorre o Estado - como ferramenta para prevenção e diagnóstico de doenças.

Divulgação

Ao todo, foram R$ 50 milhões disponibilizados para atender micro e pequenas empresas administradas por mulheres

DA REDAÇÃO

Aatividade física proporciona efeitos benéficos na saúde física e mental, podendo ser iniciada desde a infância, especialmente por contribuir para o crescimento e desenvolvimento saudáveis.

Na primeira infância, período que consiste nos cinco primeiros anos de vida, é possível obter resultados positivos com a prática de jogos, brincadeiras e até mesmo atividades mais estruturadas, como a participação em escolinhas de esportes e em aulas de educação física. fundamental que sejam realizadas em ambiente seguro, sempre supervisionadas pelos pais ou responsáveis e professores e adequadas à idade da criança.

Os benefícios nessa faixa etária incluem: diminuição do risco de obesidade, melhora na coordena- ção motora, melhora na qualidade do sono, melhora nas funções cognitivas e a prontidão para o aprendizado, ajuda na integração e no desenvolvimento de habilidades psicológicas e sociais, contribui para o crescimento saudável de músculos e ossos e melhora a saúde do coração e a condição física.

Até 1 ano são indicadas atividades que deixem o bebê de barriga para baixo (de bruços) ou sentado, movimentando braços e pernas, a fim de estimulá-lo a alcançar, segurar, puxar, empurrar, engatinhar, rastejar, rolar, equilibrar-se com ou sem apoio, sentar e levantar.

De 1 a 2 anos é recomendado a prática do equilíbrio nos dois pés, em um pé só, girar, rastejar, andar, correr, saltar, escalar, pular, arremessar, lançar, quicar e segurar.

De 3 a 5 anos é importante estimular atividades como caminhar, correr, girar, chutar, arremessar, saltar e atravessar ou escalar ob- jetos. Nessa idade, a atividade física também pode ser realizada na aula de educação física escolar, natação, ginástica, lutas, danças e esportes.

CRIANÇASEADOLESCENTES Já na faixa etária dos 6 aos 17 anos é possível notar os seguintes benefícios com a prática de atividade física regular: melhora do desenvolvimento e mais qualidade de vida, mais desenvoltura nas habilidades de socialização, melhora da saúde do coração e da condição física, desenvolvimento de habilidades motoras, como correr, saltar e arremessar, mais humor e redução da sensação de estresse, sintomas de ansiedade e de depressão, auxílio no desempenho escolar, redução do risco de obesidade e contribuição para uma vida saudável, como melhora da alimentação e diminuição do tempo em frente a telas (celular, computador, tablet, videogame e televisão).

SÃO PAULO, 23 DE ABRIL DE 2023

This article is from: