Comeu e bebeu mais do que devia?

A nutricionista Renata Guirau, ensina o que consumir para ajudar a desintoxicar o corpo. Para ela, não há detox milagroso, nem alimentos que fazem uma limpeza instantânea no organismo. É interessante investir nos alimentos diuréticos, como os vegetais, as frutas e líquidos em geral, principalmente os chás, como o de gengibre, chá verde e chá branco > VEJA + PÁGINA 5



O que abre e fecha neste fim de ano
A Prefeitura de São Paulo adotará nos dias 24, 25, 31 de dezembro e 1º de janeiro, horários diferenciados para o atendimento nos serviços municipais. O Rodízio Municipal de Veículos estará suspenso para automóveis a partir do dia 26 de dezembro até o dia 6 de janeiro. A área de Saúde manterá vacinação em alguns postos nas vésperas do Natal e Ano Novo. > VEJA + PÁGINA 6
fique ainda + conectado com a região:








PET X FÉRIAS
Cuidados tornam a experiência prazeirosa
O recesso de final de ano se aproxima e, com esse período, as viagens para destinos turísticos recompensam o trabalho e nos fazem sair da rotina. Para quem tem cães e gatos e não abre mão de passar momentos especiais com seus bichinhos, é importante tomar atenção a detalhes para garantir que o trajeto e a estadia sejam seguros para os animais, além de tornar a experiência dos tradicionais fogos de artifício menos estressante para o seu bichinho. > VEJA + PÁGINA 5


11 98193-8399

Gastos

Não é de hoje que a Prefeitura deixa de detalhar para a população os gastos de obras públicas. A empresa contratada chega aos locais, inicia suas atividades, mas quem mora ao redor não sabe quanto tempo as intervenções vão demorar e muito menos a verba que será debitada dos cofres municipais.
Quando muitas obras são paralisadas, geralmente elas cam abandonadas e começam um processo de degradação. Os tapumes estragam com as intempéries ou são retirados por moradores de rua. O mesmo acontece com as placas colocadas pelas concessionárias que não cumpriram o contrato até o m.
Do mesmo modo, os moradores não cam sabendo porque as obras não prosseguiram e o motivo pelo qual ninguém providencia a segurança de todo o material deixado no canteiro, como barras de ferro, areia, cimento e ferramentas.
Os problemas continuam com a desinformação em relação a um possível novo estudo, licitação e continuidade de projeto. As pessoas também não têm a oportunidade de saber porque as empresas responsáveis muitas vezes descumprem prazos e não dão satisfação do motivo. Além disso, os moradores cam desinformados a respeito da provável inauguração da obra.
Apesar das plataformas e portais na internet, o público não consegue obter informações atualizadas sobre o andamento de construções e em relação a dados dos serviços que serão prestados. Com isso, a população é esquecida do processo de desenvolvimento e só é convocada no ato da inauguração, quando membros do poder público precisam apresentar o que foi feito.

Infelizmente, a questão ainda está distorcida, pois há decisões sobre gastos e tipos de obras nas quais os moradores não opinam sobre a necessidade. Muitas são apresentadas como solução, mas nem todas servem às pessoas como deveriam. Nesse contexto, descobre-se um investimento exagerado com resultados ruins do ponto de vista da real necessidade de quem vive em determinadas regiões.
Nota-se, nessa questão, a falta de uma ampliação no regime de divulgação de dados, principalmente os que se referem a custos. Sem explicações e sem scalização as empresas cam livres para fazer o que querem, gastando o dinheiro do contribuinte de maneira desproporcional. Dessa forma, os descalabros arquitetônicos vão passando de uma administração para a outra, gerando suspeitas de superfaturamento e de falta de lisura nos contratos.
Essa falta de clareza em tudo o que está ligado a gastos precisa acabar. A nal, durante esse período de pandemia, a Prefeitura não aliviou na cobrança de impostos, como IPTU, e nem deixou de cobrar taxas e multas dos devedores. Com as empresas fechando as portas e tanta gente perdendo o emprego, o governo municipal não pode gastar o dinheiro do povo como se fosse a fundo perdido. Para isso, a cidade precisará melhorar muito seu sistema de scalização, que não está funcionando.
tradição A origem do Natal
POR DOMINGOS SÁVIO ZAINAGHI

Este mês é o mais esperado do ano.
Chegamos ao final de um ciclo e nos preparamos para um novo ano.
O dia de Natal é o mais esperado, pois é uma celebração cristã e da família, diferente do fim de ano, que é mais festiva e não necessariamente comemorada em família.
Mas como surgiu o Natal? Será que Jesus nasceu em um 25 de dezembro?
Na verdade, o Natal se origina de festas pagãs desde a antiguidade.
Em Roma era celebrada a chegada do inverno, quando se cultuava o Deus Sol (natalis invicti solis).
A partir do século IV, e com a consolidação do Cristianismo, a festividade foi oficializada como Natale Domini (Natal do Senhor). Não existe nas escrituras sagradas nada que indique que Jesus nasceu no dia 25 de dezembro, mas para se cristianizar a data, esse dia foi o escolhido, apesar de tudo.
O termo Natal teve origem no Natal Domini, ou seja, Natale que se originou de nascer, pois as festas pagãs tinham essa característica de renascimento para um novo ciclo.
A bem da verdade, a escolha da data foi determinada pelo Papa Julius I (337-352), vindo a ser declarada feriado nacional pelo Imperador Justiniano, em 529.
Por conta de ter origem em festividades de inverno, é que até hoje os símbolos do Natal nos remetem a locais frios e com neve, e o mais conhecido deles é o Papai Noel, com uma roupa quente e pesada. Até mesmo os alimentos nos remetem a períodos de inverno, como castanhas e nozes.
Para os cristãos, como eu, o Natal é período de alegria. Lembro-me que em minha infância quando o dezembro chegava, minha ansiedade era para chegar o dia de minha mãe montar o presépio, o qual contava ela, o tinha desde sues quinze anos e permaneceu sendo montado, sendo que este ano ela faleceu aos noventa e três anos, e eu continuarei a montá-lo, e será sempre uma maneira de eu senti-la comigo com a emoção da infância.
O presépio é o símbolo católico, mas temos outros que nos remetem ao Natal, como a árvore de natal. Esta foi instituída por Lutero em 1500, e não era permitida nas celebrações e casas católicas até pouco tempo. Logo, distinguia-se uma casa católica de uma protestante em razão do uso ou não da árvore de natal no período natalino.
Já o Papai Noel, foi inspirado em São Nicolau que levava presentes para crianças pobres. São Nicolau inspirou a criação do Papai Noel, mas muitos séculos após sua morte, ocorrida no longínquo Século IV.
A figura gorda, de barbas brancas e vestes vermelhas que conhecemos hoje, surge com a Coca-Cola. Sei que você ficou surpreso, mas creia, é verdade. Um desenhista da empresa se inspirou em um desenho do início do Século XX para criar esse Papai Noel, que todos nós um dia acreditamos existir.
Por derradeiro, a troca de presentes tem origem cristã, pois se baseia nos presentes que os três reis magos levaram a Jesus logo após seu nascimento.
SAÚDE Dias melhores virão
cumplicidade.

OBrasil segue em grave crise de identidade. Já faz tempo, aliás. Parece que nos dividimos em dois, três ou quatro mundos completamente distintos que olham somente ao próprio umbigo. Assim, prevalece a intolerância; o resultado é o retrocesso coletivo.
A pandemia nos atordoou, é fato. Foram milhares os óbitos. Além das numerosas e irreparáveis perdas, outros milhares de cidadãos tiveram a vida comprometida: falo dos que vivem o pós-Covid com sequelas importantes, em especial no campo neurológico. A sociedade está apreensiva, tensa. O equilíbrio é cada vez mais raro.
Daí, temos parte da explicação de ânimos acirrados, posicionamentos extremos e do clima de ódio em redes sociais, em discussões familiares, em grupos de amigos e por aí vai.
As polêmicas não se resolvem de forma natural. O esperado é que elas tragam à tona argumentos para reflexão, para revisão, amadurecimento ou mesmo confirmação de pensamentos. Ocorre que viraram estopim de guerra permanente.
Como médico, defendo o humanismo como remédio para qualquer mal. No dia a dia da assistência, olhar o paciente com atenção, tratá-lo com respeito, chamá-lo pelo nome já é meio caminho andado para recuperação. Ou para elevar a qualidade da existência quando o caso requer ações paliativas.
Na verdade, respeito e boa vontade são excelentes receitas para tudo. Nosso país precisa de doses e mais doses. Nossa sociedade precisa de cuidado, de empatia, de
Hoje, ouso afirmar que não há outra estrada para o Brasil sair do lamaçal. A vida é muito mais do que pequenas divergências. Valores e princípios são para nos guiar; não para nos armar.
Vejam o exemplo que médicos, profissionais de saúde e muitos outros nos deram. Cercados de dificuldades, sem equipamentos de proteção individual, enfrentando insuficiência de medicamentos, de leitos, de insumos, eles resistiram com firmeza e paixão. Se expuseram e continuam se expondo por compromisso com o próximo.
Ok, todos somos livres para expressar opiniões e defender escolhas, porém, calma lá! Só o diálogo nos faz chegar a bom termo e a soluções alvissareiras.
Reforço que agir pautado no humanismo é indispensável, mais do que nunca. Esse é o gesto revolucionário que todos precisamos.
Minha experiência de décadas de cuidados a pacientes e de dedicação a alunos forjou em mim a convicção de que sempre há como superar adversidades. Valemo-nos de altruísmo. Dias melhores virão.
Resta a nós termos serenidade diante do que nos fere. É hora de buscarmos conforto em nossos corações, com os sentimentos de amor e alegria que cultivamos. Essa energia revigorante que nos fará ultrapassar os momentos de dificuldade. A ação do bem pensar, sem raivas, ressentimentos ou revoltas.
A construção da luz que irá guiar aos que amamos. Todos somos exemplos. Por isso, que saibamos fazer as melhores escolhas. Sejamos paz e consolo.
POR MARCOS ALVES BORBAPara que discutir?
de suas responsabilidades.
Já há algum tempo que sempre ouvimos falar que três assuntos jamais se devem discutir: política, futebol e religião. Confesso, porém, que não tenho a mínima ideia de onde veio essa frase imposta, e que, talvez, nos reduza ao limite e que não nos permita refletir sobre o que, decerto, possamos somar, desde que com discernimento.
É natural que estejamos vivenciando um dos momentos mais delicados de todos os tempos, principalmente em nosso país. Acabamos de perder um dos jogos mais importante da Copa do Mundo, e que poderia nos colocar numa próxima fase. Sem lembrar que, em se tratando de Copa do Mundo, todos os jogos sempre serão importantes.
Passado esse verdadeiro tsunami dos jogos da Copa e que ninguém esperava, nos preparamos para um novo momento da política, isto é, quem sabe até um velho momento que está retornando, pois pelo visto ainda não sabemos o que pode acontecer. Assim, criamos expectativas de renovações, na intenção de que a realidade de muitos, em grande parte seja sanada.
Partindo desse gigante pressuposto do que possa nos surpreender, nesse exato momento, o nosso mundo chamado Brasil poderá ter o recomeço de que cada um faça a sua parte, conforme segue o protocolo. Cabe a nós cobrarmos daqueles que irão nos representar. Afinal, esse novo ciclo será gerado por políticos alinhados aos seus respectivos cargos indicados. No entanto, é preciso que todos saibam
gazeta há 20 anos

Praticamente a poucos dias da chegada de um final de ano e início de um novo, é notório que muitos de nós procuramos alinhar qual o melhor caminho poderia ser dado aos fatos do que aconteceu e do que poderá acontecer. Nessa pequena aquisição de sabermos lidar com a diversidade desses assuntos, sempre nos fica a boa intenção de que todos se identifiquem com suas realidades e desejos, desde que valorizando, respeitando e acreditando na intencionalidade de que tudo caminhe bem, e que dias melhores tenham seu apreço.
Saber qual o melhor caminho ou assunto que, porventura, possa unificar, simplificar ou satisfazer a um grupo ou pessoas, desde a antiguidade já havia se pretendido isso, e mesmo naquela época as diferenças contradiziam o que muitos jamais iriam imaginar, o mundo evolui. E com o passar dos tempos, muitos, dentro de suas visões, razões e pretensões, criaram as religiões, mesmo numa redistribuição de credos criados pelo homem, buscando no seu âmago por vários ou um único Deus.
Se assim for, precisamos nos reconfortar e procurar entender que as diversidades sempre existirão, mas que precisamos evoluir mesmo que continuem criando ou inventando paradigmas de retaliações. O aprendizado está posto. Por isso, cabe a cada um ter o pensamento voltado à harmonização e tranquilidade. Até para que as decisões desse novo ciclo que irá iniciar sejam repletas de sabedoria, fraternidade e empatia.
Interdição na Marginal Tietê

Até o dia 28 de fevereiro o trânsito será interditado por 30 minutos (01h45 até 1h15) nos dois sentidos na Marginal Tietê, entre a Ponte do Piqueri e Freguesia do Ó. A interdição ocorrerá para que sejam feitas detonações de rochas no leito do Rio Tietê, etapa prevista no projeto de Ampliação da Calha do Rio Tietê que faz parte do programa de combate às enchentes do Governo do Estado.
A responsabilidade do programa é da Secretaria de Estado de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras sob fiscalização do DAEE - Departamento de Águas e Energia Elétrica. As detonações serão realizadas no Lote Dois da obra - consórcio OAS/Carioca/Mendes.
O tráfego da Marginal Tietê sentido Rodovia Castelo Branco/Rodovia Ayrton Senna será desviado para a pista local após a Ponte dos Remédios e mais à frente para a Avenida José Maria de Faria. Já o acesso à pista local - nesse mesmo sentido da Marginal - pela alça da Ponte Freguesia do Ó será desviado para a Avenida Nicolas Boer.
O tráfego da Marginal Tietê sentido Rodovia Ayrton Senna/Rodovia Castelo Branco será interditado antes da Ponte Casa Verde e os acessos à Ponte do Limão (ambos sentidos) serão bloqueadas cinco minutos antes da detonação. A operação de interrupção do
acontecendo
ARTESÃOS
A Prefeitura realizou a formatura da 9ª e 10ª turma do Mãos e Mentes Paulistanas, programa que impulsiona o artesanato na cidade de São Paulo. Com duração de dois meses, totalizando 30 horas de aula, e totalmente gratuito, o curso do projeto acontece em uma plataforma digital, com acompanhamento de monitores especializados. Além da qualificação profissional, durante a capacitação, os artesãos participantes também poderão se credenciar no Mãos e Mentes Paulistanas. O programa oferece uma série de benefícios para os empreendedores manuais como a participação em feiras e eventos da Prefeitura e de parceiros do programa, além do estímulo à inclusão produtiva. Podem participar artesãos de toda a capital e as inscrições estão disponíveis até 4 de janeiro pelo link: www. cutt.ly/inscricaoturma11.
A prefeita Marta Suplicy informou, no último dia 7, novas mudanças no seu secretariado. O vereador Adriano Diogo é o novo secretário municipal do Meio Ambiente, no lugar de Stela Goldenstein. E a atual chefe do Gabinete de prefeita, Mônica Valente, assume a pasta de Gestão Pública, no lugar de Helena Kerr do Amaral, que será a presidente da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), órgão do Governo Federal.
A pasta da Cultura é dirigida por Celso Frateschi. O ator está no lugar de Marco Aurélio Garcia que deixa o Palácio das Indústrias para ser assessor internacional do governo federal. A Secretaria das Subprefeituras passou a ser comandada por Antônio Donato Madormo, no lugar do atual secretário de transportes, Jilmar Tato, que acumulava os cargos. Na Educação que iria assumir o cargo no lugar de Eni Maia era Nélio Bizzo, mas o mesmo solicitou demissão e, em seu lugar, interinamente está Maria Aparecida Perez, chefe de gabinete da pasta desde fevereiro de 2002. No mês de dezembro, Luiz Tercísio Teixeira Ferreira assumiu a Secretaria de Negócios Jurídicos, no lugar de Anna Emília Cordelli Alves.

VACINAÇÃO
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) intensifica ações de busca ativa para a vacinação de crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias com comorbidades, imunossuprimidas e indígenas contra a Covid-19.
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) seguirão com a busca ativa de crianças não vacinadas com a primeira dose da vacina Pfizer Baby e dos demais imunizantes que estiverem em atraso. A população pode inscrever seus filhos sem comorbidades, desta faixa etária, para receber eventuais doses remanescentes do imunizante nas unidades de saúde de referência da residência de cada família. Para fazer a inscrição basta apresentar comprovante de endereço na recepção da UBS. A vacinação ocorre de segunda a sexta, das 7 às 19 horas; e no sábado, das 7 às 19 horas.
CHUVAS
A cidade de São Paulo precisa ter o seu clima acompanhado de perto, 24 horas por dia. Para isso, a metrópole conta com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE). Para gerir o CGE, foram recrutados meteorologistas, engenheiros, e técnicos em monitoramento hidrometeorológico. A equipe de especialistas trabalha alocada em uma sala na Central de Operações da CET. Com o apoio de imagens de radar em tempo real, imagens de satélite, modelos numéricos de previsão, radiossondagem, dados de estações meteorológicas e rede telemétrica, a equipe do CGE opera 24 horas por dia, nos 365 dias do ano. São informados a previsão do tempo, tendência e dados coletados através de atendimentos presenciais, telefônicos, e-mails e atualizações constantes no site do CGE (www.cgesp.org).


Escola Vereda

O que é estudante protagonista?

Apalavra escola ganha significados diferentes com o passar dos anos. Quando entramos pela primeira vez, tudo é novidade e ela passa a ser um dos nossos lugares prediletos. Depois, entendemos que este ambiente é o que vai definir os profissionais e cidadãos que somos. Mas uma coisa é certa: em nenhum desses momentos a escola foi vista pelos estudantes como um espaço de troca, mas sim, de exposição. Com exceção das vezes em que precisam apresentar algum trabalho ou fazer uma prova oral, o papel do estudante em sala de aula sempre foi o de ouvinte. Ouvir aquilo que uma pessoa mais velha e, teoricamente, mais experiente tinha a ensinar. Este é o modelo mais tradicional, mas é o único que funciona? Será que as vivências dos estudantes realmente não agregam em nada no ambiente escolar?

Essas foram algumas perguntas que precederam a criação da Vereda. Enquanto projeto embrionário, escrito apenas no papel, a Vereda entendia que a Educação é a esfera da sociedade que, constantemente, precisava se reinventar. A grande questão foi como entregar algo diferente daquilo que já existia e, ao mesmo tempo, ser eficaz.


A resposta transformou-se no que hoje é um de nossos pilares: deixar que o estudante seja protagonista do seu próprio conhecimento. O objetivo é que todos façam parte da construção da escola e do processo de aprendizagem, estimulando o questionamento, a expansão de ideias e os projetos em equipe.
Além das matérias tradicionais, a Vereda inclui no currículo disciplinas como teatro, programação e habilidades de vida, para estimular o estudante a buscar autonomia e entender o próprio papel dentro da sociedade. Aqui, o senso de protagonismo está presente em cada detalhe da escola e o ensino funciona com métodos tradicionais alterados, permitindo que o conhecimento não seja só exposto, mas também, compartilhado entre todos.

A Vereda divide os benefícios em 4 principais:


Participação Ativa - A aula ganha outro formato e dinamismo. O estudante deixa de ser passivo e, em vez de sentar, ouvir e copiar, passa a ter significativa atuação, virando o ator principal na construção do conhecimento.


Coletividade - Senso democrático e habilidades de cooperação são desenvolvidos, incluindo a aceitação das decisões coletivas, mesmo que a ideia não seja a mesma do estudante.
Decisão - Abrange a participação ativa nas decisões da escola. Há o estímulo para que cada um aponte pontos críticos e soluções estratégicas com relação a problemas que impactam na comunidade escolar e na sociedade.
Autonomia - Os estudantes trabalham o pensamento analítico, científico, crítico e criativo. Desta forma, descobrem e desenvolvem seus projetos pessoais de vida.

Um caminho de sucesso se constrói com conhecimento, e conhecimento é conectar o ensino com a vida.

Escola Vereda: matriculas@escolavereda.com.br www.escolavereda.com.br matriculas@escolavereda.com.br

Viagens, fogos de artifício... veja cuidados com os bichinhos
Tutores devem ficar atentos para manter o bem-estar dos animais
Orecesso de final de ano se aproxima e, com esse período, as viagens para destinos turísticos recompensam o trabalho e nos fazem sair da rotina. Para quem tem cães e gatos e não abre mão de passar momentos especiais com seus bichinhos, é importante tomar atenção a detalhes para garantir que o trajeto e a estadia sejam seguros para os animais, além de tornar a experiência dos tradicionais fogos de artifício menos estressante para o seu bichinho.
“Alguns cuidados podem tornar as férias mais divertidas e não causar prejuízos aos pets. Uma viagem, assim como para nós humanos, pode ser muito cansativa e estressante para o animalzinho. Por isso, o tutor deve ficar atento a algumas recomendações antes e durante a viagem”, alerta o médico veterinário, Frederico Fontanelli Vaz. Confira algumas dicas para tutores seguirem nessa temporada de férias.
LEVAR OU NÃO O PET?
Para fazer essa escolha, é necessário levar em consideração os fatores relacionados com a adaptação e comportamento do pet. Essa questão é muito particular
de cada animal. Alguns gatos podem não ser adeptos a mudanças e não gostam de sair da rotina, e essas alterações podem provocar estresse, levando a queda na imunidade e danos a sua saúde. Cães não apresentam tanta restrição nas alterações em sua rotina, mas também podem ter problemas durante a viagem.
Antes de qualquer tomada de decisão, outros aspectos que precisam de atenção e ser esclarecidos quando está sendo estudado onde o pet ficará durante a viagem:
#1 O pet permanecerá no mesmo quarto que o dono ou o hotel/ pousada tem um canil?
#2 Esse local será próximo do quarto?
#3 O pet ficará em contato com outros cães?
#4 Esses cães serão do mesmo porte que o seu cão?
#5 Meu pet está com a vacinação em dia?
#6 Os outros animais estarão vacinados e bem de saúde?

#7 Meu pet permite socialização? Os outros animais serão sociáveis?
#8 Existe um controle por parte do estabelecimento exigindo um atestado de boa saúde do animal?
COMPANHIA DE CONFIANÇA
Caso a escolha seja que o pet fique em casa, é necessário observação e acompanhamento durante todo o período de viagem. Importante que tenha uma companhia de confiança e que goste de animais (um amigo, vizinho ou até um profissional de confiança, como um pet sitter, babá de animais, ou serviços como creches para pets) que já o conheça e que ele também conheça essa pessoa/local, pois isso facilitará a convivência e dia a dia. Entre os cuidados essenciais estão: higienização do ambiente, troca e limpeza dos potes de água, alimentação entre duas ou três vezes no dia, passeios regulares, observação em qualquer mudança de comportamento, brincadeiras, atenção e carinho.
CAIXA DE TRANSPORTE
Além de ser uma exigência em companhias rodoviárias e aéreas, uma viagem de carro se torna mais segura quando o pet está acomodado em uma caixa de transporte confortável. O Código de Trânsito Brasileiro não permite que animais fiquem soltos dentro do veículo, entre as pernas do passageiro ou nos bancos, assim como em caçambas de pick-ups e caminhonetes.
ATENÇÃO AOS FOGOS DE ARTIFÍCIO
Os fogos de artifício são sinônimo de medo e muito incômodo. Os cães têm audição apurada e escutam de 4 a 6 vezes mais que os humanos, um dos fatores que fazem com eles sintam medo dos foguetes. Os gatos conseguem disfarçar melhor, mas eles também se assustam e procuram abrigos para se esconder.
Serviços municipais terão funcionamentos diferenciados
Os parques da cidade e centros esportivos só fecham no dia 25 de dezembro e no primeiro dia de janeiro
DA REDAÇÃO
APrefeitura de São Paulo adotará nos dias 24, 25, 31 de dezembro e 1º de janeiro, horários diferenciados para o atendimento nos serviços municipais. A área de Saúde manterá vacinação em alguns postos nas vésperas do Natal e Ano Novo. O Rodízio Municipal de Veículos estará suspenso para automóveis a partir do dia 26 de dezembro até o dia 6 de janeiro. Continuarão valendo normalmente o rodízio de placas para caminhões e as demais restrições: Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF).

Os parques municipais e centros esportivos só fecham no dia 25 de dezembro e no primeiro dia de janeiro. Nas Educação o calendário letivo termina no dia 23 e os CEUs terão suspensas as atividades nos dias 24, 25, 31 de dezembro e 1ª de janeiro.
SAÚDE
No sábado, 24, equipamentos como as Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) e AMAs/Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Integradas funcionarão normalmente das 7 às 19 horas, inclusive as campanhas de vacinação contra a Covid-19, poliomielite e multivacinação. No dia de Natal, que este ano será comemorado no domingo, funcionarão os equipamentos hospitalares, de urgência e emergência, além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Estarão abertos no dia 24:
# AMAs/UBSs Integradas -- das 7h às 19h, inclusive para vacinação;
# Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) -- 12h e 24h;
# Hospitais Municipais (HMs);
# Hospitais Dia (HD) 12h e 24h;

# Prontos-socorros Municipais (PSMs);
# Unidades de Pronto Atendimento (UPAs);
# Centro de Atenção Psicossocial (Caps) IV Redenção; # Samu 192;
# Laboratórios municipais;
# Centro de Controle de Intoxicações (CCI).
# Laboratório de Emergência Toxicológica (LET).
Estarão abertos no dia de Natal:
# Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) 24h;
# Hospitais Municipais (HMs);
# Prontos-socorros Municipais (PSMs);
# Unidades de Pronto Atendimento (UPAs);
# Samu 192;
# Laboratório de Emergência Toxicológica (LET);
# Centro de Controle de Intoxicações (CCI).
# Centro de Atenção Psicossocial (Caps) IV Redenção TRANSPORTE POR ÔNIBUS
Nos dias 24, 25, 31 de dezembro e 1º de janeiro, o atendimento nos postos de venda em terminais de ônibus e Expresso Tiradentes será das 6 às 19 horas. Já as lojas Jabaquara, Santana e o Posto Central da SPTrans, que não funcionam aos sábados e domingos, estarão fechados e voltarão ao atendimento normal na segunda-feira, respectivamente, 26 de dezembro e 2 de janeiro. Nos dias 19 a 23 e 26 a 30, o atendimento será normal em todos os postos e lojas. O Posto de Apoio à Mulher, localizado no mezanino do Terminal Sacomã, realiza atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
COMÉRCIO E TRABALHO
Os mercados e sacolões irão de-
finir no início desta semana a programação de funcionamento de cada unidade.
Já as unidades administradas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET) terão seu funcionamento alterado neste final de ano.
EDUCAÇÃO, ESPORTES E LAZER
#Aulas
Segundo a Secretaria Municipal de Educação, o calendário letivo vai até o dia 23 de dezembro. Já os CEUs terão suas atividades suspensas nos dias 24, 25, 31 de dezembro e 1º de janeiro.
#Centros esportivos
Os centros esportivos estarão abertos ao público nos dias 24 e 31 de dezembro. Nos dias de Natal e de Ano Novo estarão fechados.
#Parques municipais

Neste final de ano, nos dias 24 e 31, os parques municipais naturais e urbanos fecharão três horas antes de seu horário regular e abrirão três horas mais tarde no dia de Natal e no primeiro dia de 2023. A exceção é o Parque Ibirapuera, que está sob concessão, e terá seu próprio horário de funcionamento: 24 e 31 abre das 5h às 18h, e em 25 de dezembro e 1º de janeiro, das 8h às 20h. Parques que não abrem na segunda-feira, como o Jardim da Luz, Casa Modernista e Guarapiranga, permanecerão fechados nos dias 26/12 e 02/01.
Os horários de cada unidade estão disponíveis no site da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente. Confira.


SAÚDE
Exagerou nas festas de fim de ano?
DA REDAÇÃOFamília unida, pratos típicos e bons drinques são as marcas do mês de dezembro, momento em que comemos e bebemos mais do que o habitual. Nessa época, é comum sentir o corpo mais inchado, o organismo mais lento e aquela sensação frequente de fome aumentada.
Para a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, não há detox milagroso, nem alimentos que fazem uma limpeza instantânea no organismo. “O termo desintoxicação significa eliminar as impurezas que o organismo acumula e isso é feito principalmente por alguns órgãos, como o nosso fígado e os nossos rins, independentemente da composição da alimentação. Portanto, oque podemos fazer é dar suporte aos nossos órgãos, diminuindo o consumo de alimentos pesados que dificultem a digestão”, explica.

PERÍODOS DE EXCESSOS
Renata orienta que após períodos de excessos, é interessante investir nos alimentos diuréticos, como os vegetais, as frutas e líquidos em geral, principal-
mente os chás, como o de gengibre, chá verde e chá branco. “Tudo isso ajuda nossos rins e fígados a agirem com mais agilidade”, ressalta.

Além dos alimentos gordurosos, as bebidas alcoólicas também merecem atenção redobrada. A especialista diz que o ideal é consumi-las com moderação e aos poucos, alternando com ingestão de água e alimentos. Mas, em caso de exageros, a dica é descansar o corpo e focar na hidratação, apostando em sucos naturais, água de coco e água.
VITAMINA C
A nutricionista indica o consumo de lichia, ameixa, uva e abacaxi para ajudar na desintoxicação. Rica em vitamina C, a lichia ajuda no reforço do sistema imunológico e no combate aos radicais livres. Contém também cálcio, que atua na saúde óssea e muscular; potássio, que tem ação no controle da pressão arterial; e antocianinas, que têm ação antioxidante. A ameixa é uma ótima fonte de fibras, age de forma laxativa, possui vitamina K, importante para a saúde óssea e para a coagulação, além de componentes antioxidantes, que atuam diretamente na saúde da pele.

Renata explica que tanto a uva rubi quanto o abacaxi possuem vitamina C e trabalham o reforço do sistema imunológico. A uva é ainda uma ótima fonte de resveratrol, antioxidante que previne doenças cardiovasculares; enquanto o abacaxi possui bromelina, uma enzima natural que ajuda na boa digestão, principalmente de proteínas. DICAS
Ajudam a colocar o metabolismo em ordem. Confira.
#1 Ingerir bastante água (o suficiente para deixar a urina bem clarinha);
#2 Comer 2 a 3 frutas por dia;
#3 Consumir vegetais crus em maior quantidade no almoço e no jantar;
#4 Preferir fontes de proteínas magras, como carnes assadas ou cozidas, sem pele ou gordura aparente;
#5 Evitar o consumo de alimentos que contenham açúcar, corantes e/ou adoçantes artificiais;
#6 Evitar todo tipo de alimento industrializado, como embutidos, enlatados, temperos prontos, refeições congeladas e fast food.
Várias
Metrô tem trens decorados
estações também terão iluminação especial e os passageiros podem apreciar

DA REDAÇÃO
Em comemoração ao Natal, as linhas 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata do Metrô já contam com trens decorados com iluminação natalina em operação. Além desta decoração nas composições, os passageiros do Metrô também poderão apreciar uma iluminação especial, em vermelho e verde, nas estações Trianon-Masp, Sacomã, Sumaré e Tamanduateí, todas na Linha

2-Verde, ou ainda, caso esteja passando em frente ao Centro de Controle Operacional do Metrô (CCO), localizado na Rua Vergueiro, 1.200.
Os trens iluminados ficarão em circulação até o dia 6 de janeiro de 2023. Para localizar em tempo real os trens decorados e descobrir em qual estação eles se encontram, os passageiros devem acessar o localizador disponibilizado no site do Metrô (https://www.metro.

sp.gov.br/). Daí é só aguardar para embarcar.
Continuando com o clima natalino, até o próximo dia 25, os passageiros das linhas, 2-Verde e 15-Prata poderão ouvir uma mensagem de Feliz Natal do vocalista da Banda dos Seguranças do Metrô (BSM), Ivan Lima. Já na Linha 3-Vermelha, um operador de trem, com a vestimenta de Papai Noel, também irá emitir mensagens com felicitações à data.