A música não para
O Centro Cultural Penha abre suas portas para o mês do hip hop. Nesse sentido, reúne, no mesmo dia, o show gratuito “Carbono”, com Nego Max, e a mistura soul black music do grupo “Raciocínio Negro”, que esse ano completa 25 anos de carreira. Ou seja, não dá para perder esses artistas que deixaram uma marca inconfundível em suas produções. > VEJA + PÁGINA 3
Nenê mostra força
ATIVIDADE FÍSICA geram qualidade de vida
As unidades de saúde da Prefeitura podem dar acompanhamento clínico a pacientes que querem introduzir novos hábitos em suas vidas. Ao passar por consulta, a pessoa que pretende iniciar uma rotina de exercícios, por exemplo, poderá fazer exames que lhe ajudem a encontrar a melhor alternativa para o corpo. > VEJA + PÁGINA 3
/GAZETA DA ZONA LESTE@GAZETADAZONALESTE /GRUPOLESTETV 11 98193-8399fique ainda + conectado com a região: gazetavirtual.com.brDISTRIBUIÇÃO GRATUITADESDE 1978 GAZETA DA ZONA LESTE nº 1.810 SÃO PAULO, 25 DE SETEMBRO DE 2022 Divulgação
Exercícios
A escola de samba Nenê de Vila Matilde tenta voltar à elite do carnaval. Para isso, a agremiação mostra sua força nos ensaios e também nos eventos voltados ao fortalecimento e aproximação da comunidade. Quem quiser saber mais pode acompanhar a escola em suas redes sociais. . > VEJA + PÁGINA 6 VILA MATILDE Divulgação
PENHA
Divulgação
Defesa do verde
Sem incentivo, os projetos educacionais ligados ao meio ambiente param no tempo. Grande parcela da população praticamente desconhece a existência de órgãos e entidades direcionados ao estudo de áreas verdes.
Ao mesmo tempo, parques pouco ou nada exploram o fortalecimento da consciência relacionada à preservação e conhecimento das espécies, estejam elas em extinção ou não.
Vemos adultos correndo ou caminhando e crianças nos playgrounds, mas as investigações acerca desses espaços e dos seres que vivem neles, estão esquecidas. É triste perceber temas tão vastos deixados em segundo plano, principalmente porque fazem parte dos planos interdisciplinares dentro das escolas. Muitas vezes acredita-se que o meio ambiente faça parte apenas das matérias compatíveis às áreas de biologia e ciências.
Entretanto, a geogra a e a história também representam a formação de minerais, rochas, solos, sem contar o processo evolutivo de toda a região à qual pertence o parque. No campo da química, podem ser estudados tanto os processos naturais quanto os resultados da interferência do homem. A matemática e a física estão presentes na simetria de troncos, folhas, nas medições de temperaturas, entre outros estudos especí cos.
Ou seja, motivos não faltam para que a pesquisa esteja presente entre as crianças nas áreas de proteção ambiental, em mananciais e em parques de um modo geral. O desenvolvimento do conhecimento precisa do apoio cada vez maior da Prefeitura e do Estado, pois é preciso criar cada vez mais horários e dias para que os estudantes, escolas e visitantes possam aprender. Para que essas oportunidades sejam reais, são necessários planos e projetos.
Se o cuidado com a natureza e as descobertas sobre a fauna e a ora são importantes para todos, também fazem parte desse ciclo de aprendizado as ações de reciclagem.
Nesse sentido, toda a população precisa reconhecer que a separação de materiais como papel, vidro, metal e plástico vai ajudar na preservação de todo o ambiente. Assim, veri ca-se o quão amplo é o estudo e as possibilidades de se propor estudos, aulas e avaliações.
Não se pode mais deixar de lado um tema tão importante. Ao mesmo tempo, existe a necessidade de um aprofundamento em todos os assuntos abrangendo o meio ambiente. Principalmente porque a vida de todo cidadão está diretamente ligada às condições naturais e seus impactos. As chuvas intensas, a temperatura extrema, seja muito fria ou quente, e os ventos descontrolados, por exemplo, mostram um desequilíbrio entre a passagem das estações. Essa realidade será tão melhor ou pior para nós dependendo do comportamento de todos. Sabemos que o desmatamento, as queimadas e a falta de investimento em pesquisas atrasam o conhecimento. Junto a isso, veri ca-se a questão do quanto todos os responsáveis precisam evoluir. Somos parte de um universo a ser descoberto. Portanto, precisamos ser inteligentes.
Saúde mental é o que interessa
Coma retomada da vida pós-Covid, o novo normal não nos parece assim tão normal. A questão sobre o que é voltarmos ao que era antes é muito subjetiva e depende do significado que a pandemia teve para cada um. Se por um lado conseguimos entender melhor alguns sentimentos, por outro o isolamento social nos trouxe problemas e emoções mal digeridas.
A pandemia foi um estressor crônico que desarranjou o sistema nervoso. No lado profissional, altas demandas e carga horária sem limites. No pessoal, ela nos forçou a olhar para dentro e perceber quais são as áreas da vida que estão em desequilíbrio. Com funções diversas acumuladas e com as cobranças internas e externas, a adaptação nos trouxe exaustão, angústia e cansaço. Por conta destas situações, alguns transtornos mentais surgiram e outros pré-existentes ficaram mais intensos.
Segundo pesquisa do Instituto Ipsos (2021), encomendada pelo Fórum Econômico Mundial, 53% dos brasileiros declararam que o bem-estar mental piorou um pouco ou muito no último ano. Os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmam que o Brasil tem a maior prevalência de transtornos de ansiedade nas Américas, com 9,3% da população, bem como a ansiedade, relatada por 5,8% dos brasileiros. Os dados ainda mostram que a cada ano cerca de 800 mil pessoas tiram a própria vida. No Brasil, ocorrem cerca de 32 mortes diárias por suicídio.
Com estes dados percebemos que a piora na saúde mental da população bra-
sileira é um fato. Um problema real, não uma ‘frescura’. No meu livro “E agora? Como ficam nossas emoções após a pandemia” trato os temas citados acima. Junto com um time de especialistas, como Maryana com Y, Izabella Camargo, Joel Jota, Camila Magalhães, Daiana Garbin, Thiago Godoy, Cinthia Alves e Cláudia Tenório, falamos ainda sobre o transtorno ligado ao esgotamento profissional, ansiedade alimentar e até mesmo a ansiedade financeira.
Este mês estão sendo abordadas questões relacionadas à saúde mental, especialmente o suicídio. Os temas discutidos ainda são considerados tabus pela sociedade, mas a ideia é conscientizar as pessoas de que elas não estão sozinhas, podem procurar apoio e ajuda médica para um tratamento eficaz.
Este movimento é de fundamental importância, pois reforça não somente o debate em torno do problema, mas também alerta a população para as devidas soluções. Como resultado, a campanha colabora para o desenvolvimento de uma sociedade mais sadia e civilizada.
Como a grande maioria dos transtornos é de controle, com os que são crônicos, precisamos ter um enfoque de cuidado. É importante deixar claro e difundir a ideia de que recuperar o equilíbrio interno é possível com a ajuda de especialistas, medicamentos e técnicas comprovadas cientificamente, como a psicoterapia, a meditação, os exercícios físicos, a gratidão e, porque não, o bom humor.
AMBIENTE
Geração de energia
POR DANIEL SINDICIC
Sustentabilidade e responsabilidade ambiental – ainda bem – tornaram-se palavras da moda no Brasil nos anos recentes. Seguindo a tendência global, gradualmente vamos compreendendo o valor de práticas voltadas à preservação do meio ambiente e à gestão inteligente de recursos naturais. Aos poucos, vamos compreendendo também que essa transformação passa pelo comportamento dos cidadãos, pela ética dos empresários e detentores de meios de produção, e também por políticas públicas que estimulem novos e positivos hábitos.
A questão do descarte de resíduos é um problema que faz parte desse escopo, e que encontra desafios de proporções continentais em um país com o vasto tamanho e a complexa realidade socioeconômica do Brasil. Nosso país gera mais de 82 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos ao ano, o que representa cerca de 390 kg por habitante, segundo o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, relatório produzido pela Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Público e Resíduos Especiais).
O relatório indica ainda que somente 4% desse volume é reciclado, o que nos dá uma dimensão preocupante do que esse problema representa para gestores públicos atualmente. Curiosamente, a pesquisa indica que 74% dos municípios no país relataram apresentar alguma iniciativa de coleta seletiva. Faltam então esforços no sentido de otimizar o destino final dessa coleta, tratando os resíduos de forma efetiva, além da promoção de
políticas que incluam as camadas mais vulneráveis da população no processo de coleta seletiva, indo além de iniciativas pontuais que atinjam apenas os nichos mais bem assistidos da sociedade.
Avanços gradativos têm sido feitos para combater esse cenário no campo da legislação. Em 2010, foi publicada a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal nº 12.305/2010). Dez anos depois, foi publicado o Novo Marco Regulatório do Saneamento (Lei Federal 14.026/2020), instituindo novos padrões de qualidade e eficiência na prestação, na manutenção e na operação dos sistemas de saneamento básico, além da regulação tarifária e operacional dos serviços públicos voltados ao tema.
Desde então, alguns municípios têm avançado com a instituição de políticas locais voltadas à arrecadação de recursos próprios para a gestão inteligente do lixo urbano – parte importante da problemática do saneamento básico. Segundo levantamento feito pela ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico) no início de 2022, mais de 1.600 municípios já iniciaram cobranças pelo serviço de coleta de lixo.
Esse número ainda é baixo, visto que o Brasil possui atualmente cerca de 5.568 municípios, mas já representa um avanço em um país com cerca de 3 mil lixões, que geram juntos cerca de 30 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera ao ano, segundo estudos recentes. É necessário, portanto, o compromisso conjunto das prefeituras, estados e união.
Daniel Sindicic é doutor em Engenharia Mecânica pela USP e professor da FGV
PENHA
A seguridade social e os idosos
que o Estado atua concretamente, concedendo benefício previdenciário ou assistencial. É um alerta para o futuro. Como ficarão as pessoas idosas diante da proteção social no futuro? O programa atual é bastante restrito.
Quem
são as pessoas idosas protegidas pelo universo da previdência, o único programa estatal de proteção social que existe no Brasil para esse contingente da população? Naturalmente, nesse artigo não cuidamos daqueles que atuam como servidores públicos, que dispõem de regime previdenciário próprio.
Eis os números da Previdência e Assistência Social brasileira, segundo dados oficiais de 2021, quanto aos que recebem aposentadoria por idade, portanto, aqueles que recebem o benefício porque completaram os anos necessários para terem direito à aposentadoria: no grupo urbano, são cerca de quatro milhões e oitocentas mil pessoas e, no rural, estão compreendidos seis milhões e setecentas mil pessoas. Números que aumentam constantemente, porque todos os dias são deferidos novos pedidos de aposentadoria por idade.
Assemelhados a esse grupo, aí no plano assistencial e não de previdência, mas compreendendo a população dos idosos, são dois milhões e cem mil que recebem o BPC, o Benefício de Prestação Continuada (Loas).
Esses são os números da Previdência e Assistência Social brasileira.
O número, embora expressivo, não é significativo. Há quase 30 milhões de pessoas idosas no Brasil. O total de beneficiários que mencionamos aqui, entre previdência e assistência, não chega a 14 milhões, portanto, menos da metade do grupo protegido. A outra metade não tem nenhum tipo de proteção social dos regimes oficiais, dos regimes em
gazeta há 20 anos
O dado ainda mais angustiante é relativo ao valor médio dos benefícios que a Previdência Social paga, que não envolve só o grupo das pessoas idosas, mas todos os beneficiários do INSS.
Quanto, em dinheiro, o INSS paga por mês? Os números são assustadores. Esses benefícios, segundo dados do mês de março de 2022, representam, em média, R$ 1.629,23. Não, você não leu errado. É isso mesmo! O segurado pagou por muitos anos e recebe, em média 315 dólares por mês, ou seja, dez dólares por dia. Os benefícios assistenciais só têm o valor do salário-mínimo.
É evidente que os números da média dificilmente garantem as necessidades básicas como determina o artigo 6º da nossa Constituição Federal.
A nossa Carta Magna diz qual é o conteúdo mínimo dos direitos sociais: a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância e a assistência aos desamparados.
A obrigação de garantir um mínimo existencial para as pessoas é do Estado. Contudo, cada vez que houve uma reforma previdenciária – e já foram quatro desde a promulgação da Constituição, em 1988 –, não se debateu consensualmente sobre a fixação de idade mínima para a aposentadoria.
O QUE ERA NOTÍCIA EM 29 de setembro de 2002 EDIÇÃONº 818
Plantão do 65º DP é reinaugurado com melhorias no atendimento
F presença Delegacia alunos escola estadual Luiza de Queiroz de Oliveira, e de moradores do conjunto habitacional José Anchieta (Cohab I).
A sala de atendimento do distrito estava em reforma desde maio, época em que foi desativada a carceragem da unidade. "Reformulamos todo o plantão. Os balcões de madeira foram trocados por estruturas de alvenaria e os bancos agora têm estofamento. Trabalhamos para dar melhores condições aos funcionários e mais conforto à população", conta Antonio Asissamra Neto, delegado titular do DP.
O novo ambiente já foi aprovado por quem trabalha na casa. Para a delegada assistente Sueli Zaias Soares de Almeida, a aparência do plantão tranquiliza as pessoas atendidas. "Quem vai a uma delegacia geralmente está passando por um momento difícil. Muitos têm até receio de entrar no local. Mas em um ambiente leve e agra-
As secretarias municipais da Saúde (SMS), de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) e de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Smdet) entregaram o Serviço Integrado de Acolhida Terapêutica (Siat) III Penha. A unidade funciona 24 horas durante os sete dias da semana e tem como objetivo promover atenção à saúde, reinserção social e capacitação laboral de cidadãos que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas e estão em situação de vulnerabilidade ou risco social. O Siat III Penha tem capacidade para acolher 50 pacientes, que podem ter acompanhamento e permanecer no serviço durante até dois anos. Localizado na Rua Coronel Rodovalho, 275, a instituição teve o investimento total de R$ 1 milhão e custará em média R$ 286 mil por mês.
JARDINS DE CHUVA
SERVIÇO
O 65ºª DP atua na área compreendida pelas estações Artur Alvim e Corinthians-Itaquera do Metrô.
CORINTHIANS REVIVE CONQUISTA INESQUECÍVEL.
Está tudo pronto para a comemoração do Jubileu de Prata da conquista do título paulista de 1977.
O jogo entre Corinthians e Ponte Preta acontecerá no dia 13 de outubro, às 10 horas, no Estádio da Fazendinha e reunirá novamente as estrelas que participaram da mais famosa conquista corinthiana.
A Secretaria Municipal das Subprefeituras está entregando à população os jardins de chuva, cujo objetivo é ampliar a permeabilidade do solo na cidade e minimizar os efeitos de alagamentos. Conforme o órgão, as estruturas ampliam as possibilidades de bem-estar, lazer e permeabilidade, enquanto auxiliam no escoamento da água da chuva. Os jardins filtram a água para uma rede de drenagem subterrânea e evitam o acúmulo na superfície. Este é o objetivo da SMSUB, que já implantou mais de 210 unidades, desde 2017, por meio das subprefeituras. Está prevista a entrega de 400 unidades até o final de 2024. A Prefeitura busca financiamento internacional para ampliar o projeto.Os locais em que foram implantados os jardins podem ser conferidos no link: https:// bit.ly/3BFbVfF.
NATAL
A Secretaria Municipal de Turismo abriu um chamamento público para recebimento de propostas para captação de parceria, organização, promoção, patrocínio, e realização da decoração, iluminação e ativações do Festival de Natal de São Paulo - Edição: Natal da Vida. O prazo para envio dos projetos vai até 10 de outubro. O objetivo é selecionar as melhores propostas, que serão analisadas por uma comissão, para serem colocadas em prática na cidade de São Paulo durante a celebração do Natal. As propostas deverão ser entregues pessoalmente na Coordenadoria de Administração e Finanças, da SMTUR/CAF, em envelope devidamente lacrado e dirigido a “Comissão Especial de Avaliação do Festival de Natal de São Paulo – Edição Natal da Vida” (Rua Boa Vista, 2804º andar, Centro).
dável a pessoa fica mais calma e facilita o atendimento", afirma Sueli. Segundo Waldir Alves da Silva, presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do 65º DP, a reforma foi realizada com a participação da comunidade e apoio de empresas da região. Ele informou, ainda, que o presídio desativado está sendo reformado. O objetivo é construir um consultório dentário e uma sala para cursos no local.
DA REDAÇÃO
POR ANA PAULA PEÑA DIAS
Ana Paula Peña Dias é neurologista e escritora
POR WAGNER BALERA
Wagner Balera é professor titular na Faculdade de Direito da PUC São Paulo e livre-docente e doutor em Direito Previdenciário pela mesma universidade
PRODUÇÃO GRÁFICA E MONTAGEM FINAL: GRUPO LESTE DE COMUNICAÇÕES Não nós responsabilizamos pelas ideias ou opiniões emitidas em matérias assinadas RUA SERRA DE BOTUCATU, 1.690 TELEFONE: 2095-8200 (PABX) E-MAIL: CONTATO@GRUPOLESTE.COM.BR Editor e Diretor Responsável: Jaime Braz Romano Diretora de Redação: Antonia Cristina Romano Revisão: Fabiana Nascimento Diretor-Comercial: Mauro Tadeu SilvaEXPEDIENTE GAZETA DA ZONA LESTE Página 2 25 de setembro de 2022GAZETA DA ZONA LESTE editorial
oi reinaugurado, na última quinta-feira, dia 26, o plantão do 65º Distrito Policial, de Artur Alvim. A cerimônia de entrega teve a
de Nelson Silveira Guimarães, titular da 7ª
Seccional, de
da
novo normal
opinião Impressão:
acontecendo
foto da semana A seção recebe mensagens e sugestões pelo e-mail redacao@grupoleste.com.br ou pelo Whatsapp 11 98193-8399 DIVULGAÇÃO
A Paróquia Nossa Senhora da Conceição realizará, no dia 15 de outubro, o encontro “Famílias fortes – como viver a fé em família e vencer os desafios dos tempos atuais”. Das 8 às 17 horas, os inscritos vão participar de eventos com música, pregações, almoço, dinâmicas e condução – comunidade católica fanuel. Quem quiser fazer parte pode se cadastrar pelo site: www.encontrofamiliasfortes.com.br. O evento é totalmente gratuito e acontecerá na Praça Silvio Romero.
Atividade física ajuda sistema cardíaco e melhora bem-estar
É preciso fazer uma avaliação médica para saber a melhor alternativa de exercícios
DA REDAÇÃO
Música e cinema se misturam este mês no centro cultural
O Cinekombi exibe filmes que tratam de temas culturais e também ambientais
Osedentarismo
favorece o acúmulo de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos, o que dificulta a passagem de sangue, com promete o funcionamento do órgão e pode levar ao infarto, além do risco de provocar aci dente vascular cerebral (AVC) e trombose.
O hábito de se exercitar, por sua vez, pode aumentar o rendimento cardíaco, ajudar no controle de peso e até mes mo no funcionamento adequa do do sistema imunológico. Movimentar o corpo regular mente tem um efeito poderoso não apenas pelos resultados físicos propriamente ditos, mas pelo bem-estar que pro porciona com o aumento dos níveis de neurotransmissores como a serotonina, que auxilia na regulação do humor, apeti te e sono, e que também está associada à sensação de rela xamento. Esses benefícios, em cadeia, atuam positivamente sobre outros hábitos, como a própria alimentação, ingestão de álcool e tabagismo.
Entre os exercícios bons para a saúde do coração, des tacam-se os aeróbicos, aqueles em que há o uso de oxigênio para gerar energia e normal mente são realizados por um longo período e possuem in tensidade leve a moderada, como caminhadas, corridas e pedaladas por exemplo.
Pular corda, andar de skate,
patinar, surfar, dançar, a lista é enorme. O importante, an tes de iniciar, é realizar uma avaliação médica para discu tir a melhor alternativa dentro das suas condições de saúde, para que se tenha benefícios e não prejuízos. Além disso, é importante destacar que os benefícios estão associados à prática moderada das ati vidades, pois o excesso pode causar problemas como lesões musculares, de ligamentos e das articulações.
Veja algumas das ativida des campeãs em benefícios cardiovasculares: caminhada e corrida - por ser um exer cício de baixa intensidade, a caminhada é benéfica para pessoas de todas as idades.
Já a corrida, além de ganhos cardiovasculares, ajuda na re dução de peso, devido ao alto gasto calórico que proporcio na. Ciclismo - proporciona benefícios cardiorrespirató rios e apresenta um impacto menor em comparação com a corrida, por exemplo. Na tação - faz com que a pessoa movimente braços, pernas, abdômen, sem falar nos pul mões. Tudo isso sem sobre carga nas articulações.
Por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), a rede muni cipal de saúde oferece suporte para prevenir, diagnosticar e tratar as principais doenças cardiovasculares. Para saber a localização das unidades de saúde basta acessar o link: ht tps://bit.ly/3LwjJnj.
DA REDAÇÃO
OCentro Cultural Pe nha está no mês do hip hop. Para lembrar a data, o local reúne grupos e artistas que vão se apre sentar no Largo do Rosário, 20. Hoje, dia 25, às 19 ho ras, acontece o show gratuito “Carbono”, com Nego Max. Em 2021, Nego Max lançou o álbum afrofuturista que une rap, rock, trap e funk. O show traz o repertório e a estética do álbum, fazendo uma ana logia entre o elemento quími co e o povo preto: a depender da pressão a que é submetido o elemento carbono pode se tornar grafite ou diamante, e nesse show Nego Max canta sobre a vivência e resistência de pessoas pretas.
No mesmo dia, às 20 horas, o CCP recebe o grupo “Ra
ciocínio Negro”, que esse ano completa 25 anos de carreira. O grupo apresenta uma expres são da black music dentro do rap e do hip hop, mostrando, ainda, outros estilos musicais, como reggae e samba&soul nas vertentes do rap.
Seguindo na música, mas em outro estilo, o centro cul tural terá o encontro “Varanda de Violeiros”, com as Irmãs Volpi. O show, também grátis, será no dia 29, às 19h30, no Espaço Mário Zan. Para quem não conhece, elas cantaram no Coral da AABB (Associação Atlética do Banco do Brasil) por oito anos, onde gravaram um LP com clássicos, popula res e religiosos. Elas têm co nhecimentos de piano, teoria da música e inclusive minis tram aulas de educação vo cal a um coral de adultos em uma instituição mantida pela
Prefeitura. Atualmente, apre sentam toda primeira e ter ceira terça-feira de cada mês o programa Varanda de Vio leiros, pela TVSPL.COM.BR, no qual, além de cantar, dão oportunidade a outros artistas.
Mudando para o audiovisu al, o CCP levará o “Cinekom bi” para o Largo do Rosário, no dia 30, às 20 horas. A pro posta do cinema itinerante do “Bando de Seu Pereira” é se utilizar da potência da co municação audiovisual como ferramenta de sensibilização para as questões ambientais ou sociais decididas como tema do encontro do dia.
Outrora palco de oficinas e show, agora a kombi Zeolina se transforma numa sala de ci nema ao ar livre e exibe filmes que tratam de temas culturais, e também ambientais.
O exercício pode ajudar no controle de peso e até mesmo no funcionamento do sistema imunológico
O grupo Raciocínio Negro apresenta uma expressão da black music dentro do rap e do hip hop
Divulgação
Página 3GAZETA DA ZONA LESTE SAÚDE
Divulgação ENCONTROS NA PENHA
Telha Ondulada ETERNIT 1,83x1,1m Sem Amianto TODAS AS LOJAS POSSUEM AUTO SERVIÇO | SHOWROOM |LOJA DE SALDOS DE PISOS E REVESTIMENTOSLOJAS ABERTAS AOS FERIADOS DAS 8H ÀS 16H ACABAMENTO HIDRÁULICA ELÉTRICA FERRAMENTAS ILUMINAÇÃO MATERIAL BÁSICO Seg. a Sex. das 8h às 17h50 | Sáb. das 8h às 13h | Ou pelo e-mail: televendas@tumkus.com.br 2704-5275 Seg a Sex. das 8h às 16h Sáb. das 8h as 14h Ou pelo e-mail: sac@tumkus.com.br OFERTA ESPECIAL Piso TRIUNFO 62x62 Itapema Extra Piso ELIANE 45x45 Cargo Plus White com Brilho Extra Revestimento MAJOPAR 32x58 4073 com Brilho Extra Porcelanato REALCE 61x61 Bianco Vertice Extra Porcelanato GAUDI 60x60 Tívoli Nude Extra Porcelanato VIA ROSA 72x72 Petra Bali Granilhado Extra Porcelanato DELTA 84x84 Pulpis Castanho Extra Porcelanato INCEPA 100x200 Venatino Extra Porcelanato EMBRAMACO 121x121 Master Agata Blue Extra Revestimento PORTINARI 30x60 Bold White Plain Lux Ofertas válidas de 22/09/2022 até 06/10/2022. Garantimos a quantidade mínima de 6 unidades ou 100m² ou 180L em nosso Centro de Distribuição enquanto durarem nossos estoques.. Reservamo-nos o direito de limitar por cliente a quantidade dos produtos anunciados. Fotos somente para efeito ilustrativo. Valor do frete não incluso nos preços anunciados. Preços à vista somente para retirada. *2- Parcela mínima de 50 reais. *4- A Loja 4, localizada na Rua Giovanni Batista Pirelli não possui este serviço. Cód. 31821 Por m R$ 25,30 Por m R$ 41,50 R$ 22,50 R$ 55,60 Por m R$ 51,90 Por m R$ 61,90 Por m R$ 68,70 Por m R$ 69,90 Por m R$ 122,70 Por m R$ 245,00 Cada R$ 109,00Cada R$ 359,00 Cada R$ 49,50Cada R$ 30,90 Cada R$ 275,90 Cód. 26135 CCód. 42211 Cód. 19347 Cód. 35206 Cód. 42235 Cód. 40989 Cód. 40511 Cód. 40374 Cód. 41927 Cód. 14778 Cód. 22191 22192 Cód. 135631 Cód. 7917 Cód. 17169 Cód. 37083 37085 TUDO EM ATÉ EM TODOS OS CARTÕES6 x SEM JUROS SERVIÇOS*³ DISPONÍVEIS EM NOSSAS LOJAS: ³ Consulte serviços e condições nas lojas.LOJAS www.tumkus.com.br /tumkus PISOS REVESTIMENTOS ESTACIONAMENTO GRATUÍTO CAFÉ CORTESIA CREDIÁRIO LAB COR TINTAS PREPARADAS CURSOS PARA PROFISSIONAIS ENTREGA EM DOMICÍLIO TROCA DE MERCADORIA PORCELANATOS GRANDES FORMATOS Cód. 61158 1 - MATRIZ Avenida do Oratório, 3330 Pq. São Lucas - São Paulo Tel: 2024-6555 Segunda a Sexta das 8h às 19h30 Sábado das 8h às 18h CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO Avenida do Oratório, 6550 Vila Industrial - São Paulo Tel: 2703-5789 Segunda a Sexta das 8h às 17h Sábado das 8h às 16h Para Retirada de Mercadoria 2 - ANA MARIA Rua do Oratório, 4906 Jd. Ana Maria - Santo André Tel: 4479-3199 Segunda a Sexta das 8h às 19h30 Sábado das 8h às 18h 3 - PARAÍSO Avenida Pereira Barreto, 2355 Jd. Paraíso - Santo André Tel: 4426-4101 Segunda a Sexta das 8h às 19h30 Sábado das 8h às 18h 4 - MARAJOARA Rua Giovanni Batista Pirelli, 1525 Pq. Marajoara - Santo André Tel: 4474-1314 Segunda a Sexta das 8h às 19h30 Sábado das 8h às 18h Cada R$ 12,10 Cód. 25607 Argamassa Cimentcola Externo QUARTZOLIT Cinza 20kg Cada R$ 51,30 Cód. 27174 Pia Aço Inox FORMINOX 1,2x0,53m Cada R$ 186,00 Cada R$ 281,00 Cód. 42670 Tomada com Placa 4x2 FAME Linha Habitat 2097/98 10/20A Hidrorrepelente Polisten SAYERLACK Stain Impregnante Premium 3,6L Gabinete de Cozinha J.RORATO Linha Tóquio para Pia de Branco / Preto 1,2m Tinta Látex Rende Muito CORAL Acrílico Standard Branco 18L Fechadura Externa Inox Premium ALIANÇA 2600/41 Cromada Veda Laje Preto CIPLAK Impermeabilizante para Coberturas Expostas 18kg
CRIANÇAS
Dicas para ajudar na autonomia
A seleção acontece anualmente e não é necessário ter conhecimentos prévios TECNOLOGIA Jogo ‘Subi no ônibus’ é criado por alunos da USP São Carlos
PERMITIR AS ESCOLHAS
Levar
os pequenos para o centro do processo de ensino e aprendizagem, seja na escola ou em casa, é uma das tendências mundiais da formação de cidadãos mais críticos e conscientes. Essa tarefa, no entanto, nem sempre passa apenas pelos manuais educacionais. Também é preciso exercitar a autonomia dos filhos durante as atividades mais corriqueiras do dia a dia.
As competências socioemocionais e o protagonismo da criança fazem parte, por exemplo, da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que norteia toda a construção da educação brasileira. Uma dessas competências é, justamente, a autonomia.
Para a consultora pedagógica do Sistema de Ensino Aprende Brasil, Ana Paula Silveira, “às vezes, confundimos ser autônomo com fazer algo completamente sozinho. Isso é um erro. Autonomia não é fazer sozinho, mas fazer com consciência
e senso crítico, compreendendo o que está sendo feito e por quê”. Ana Paula e Juliana Aparecida da Silva Alves, professora da rede municipal da Prefeitura do Recife e do curso de Pedagogia da Universidade Estácio de Sá do Recife, apontam cinco formas de estimular a verdadeira autonomia nas crianças.
INCENTIVAR AS INTERAÇÕES
Uma das principais funções da autonomia é permitir que as pessoas sejam personagens de ação. Ou seja, não basta existir no mundo e seguir as regras, é preciso que os indivíduos tentem dialogar com a realidade e modificar os cenários que os cercam.
PROVOCAR A CURIOSIDADE
Embora a sociedade contemporânea esteja muito baseada no imediatismo - saiba agora, curta já, leia rápido -, é fundamental desenvolver, nas crianças, uma curiosidade que vá além do óbvio.
Na idade em que está na educação infantil - até cinco anos de idade - um dos direitos que a criança tem é o de participar, como lembra Juliana. Esse direito não diz respeito apenas à participação ativa, como realizar uma atividade ou brincadeira, mas também deve se estender à participação nas escolhas que lhe dizem respeito.
FAZER PERGUNTAS
Uma das maneiras de trabalhar a autonomia é encorajar a oralidade infantil. Então, quando a criança apontar um objeto, em vez de entregá-lo a ela imediatamente, incentive-a a falar o nome do objeto.
RESPEITAR O
TEMPO DA CRIANÇA
Ana Paula lembra que, mesmo que o cotidiano seja corrido, é muito importante respeitar o tempo da criança e não impor a ela o tempo dos adultos. Muitas vezes se faz perguntas, mas não há paciência para esperar a resposta.
O jogo está disponível gratuitamente no Google Play para usuários de smartphones Android realidade, você deve correr em alta velocidade, coletando pontos pelo caminho, e assim subir no ranking de jogadores. Com os pontos, é possível melhorar seu desempenho “comprando” vida adicional, aceleração, escudo antibatida e até um raio laser para destruir obstáculos.
Quem não viveu, ainda vai viver: é comum, na vida do aluno universitário, desejar que o ônibus pudesse correr como um carro de Fórmula 1 — e até sair voando — para chegar mais rápido ao campus, pelo desespero de estar atrasado para uma aula importante. É desse sentimento tão cotidiano que nasceu o jogo “Subi no Ônibus”, criado por alunos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.
Nele, o jogador deve guiar um ônibus da USP pela estrada de maneira insana e desviar do máximo de obstáculos que conseguir, desafiando o espaço-tempo. E não adianta evitar carros, caminhões, e até as vacas que caminham na pista: nesta versão bem caótica da
O jogo está disponível gratuitamente no Google Play para usuários de smartphones Android e também em uma versão que pode ser jogada pelo computador, direto no navegador (sem necessidade de fazer download). O jogo, que não tem fins lucrativos, foi criado pelo grupo Fellowship of the Game (FoG) em parceria com a equipe da Semcomp e o Ganesh (grupo extracurricular baseado no ICMC sobre segurança da informação) e conta com trilha sonora e arte originais.
O Fellowship of the Game (ou, em português, algo como “sociedade dos jogos”) é um grupo de extensão da USP em São Carlos formado por estudantes e colaboradores vinculados ao ICMC, em sua maioria. Os trabalhos não têm fins lucrativos e o foco do grupo é a criação de jogos eletrônicos divertidos, de código aberto e multiplataforma. O objetivo é aplicar os conhecimentos adquiridos na graduação e integrá-los com tecnologias disponíveis no mercado.
Para participar do grupo não é necessário estar matriculado em um curso superior, basta ter mais de 18 anos. A seleção acontece anualmente, e não é necessário ter conhecimentos prévios: o principal requisito é o interesse pelos jogos e vontade de aprender.
Não basta existir no mundo e seguir as regras, é preciso que os indivíduos tentem dialogar com a realidade
A seção recebe mensagens e sugestões pelo e-mail agenda@grupoleste.com.br ou pelo Whatsapp 11 98193-8399 www.gazetavirtual.com.br SÃO PAULO, 25 DE SETEMBRO DE 2022EDUCAÇÃO4
Divulgação
Arquivo Uma das maneiras de trabalhar a liberdade é encorajar a oralidade infantil
DESENVOLVIMENTO
SP melhora desempenho no ensino médio e no ensino fundamental
CONECTIVIDADE
Novas escolas públicas terão acesso digital através de ONG
Serão 76 escolas das zonas Leste e Norte que receberão conexão de qualidade
Oestado
de São Paulo voltou a melhorar a avaliação no ensino médio no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021, atingindo a marca de 4,4 pontos, após registrar o maior crescimento da história das escolas estaduais neste ciclo de ensino em 2019. O resultado anterior era de 4,3 pontos para os alunos que estavam concluindo o ensino médio.
Os dados do Ideb do ano passado foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que também apontam que a rede estadual de São Paulo avançou nos anos finais do ensino fundamental. São Paulo alcançou em 2021 o melhor desempenho da história no Ideb para os anos finais do ensino fundamental, com pontuação de 5,3. Um crescimento de 0,1 em relação ao resultado registrado em 2019. Os números, que trazem também
os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), demonstram o impacto positivo que as medidas adotadas pelo governo do Estado para garantir o ensino durante a pandemia tiveram na aprendizagem dos estudantes.
Apesar da variação numérica dos indicadores, os níveis de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática, de acordo com os critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação, foram mantidos em todos os ciclos de ensino.
Como é calculado o Ideb é o principal indicador da qualidade dos sistemas educacionais brasileiro. Ele é calculado com base nas médias da Prova Brasil e fluxos de aprovação, reprovação e abandono extraídos do Censo Escolar.
Impacto da pandemia
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, desde o início da pandemia da Covid-19, afirma não ter medido esforços para ga-
rantir a educação a todos os paulistas. A oferta das aulas mediadas por tecnologia foi fundamental para a manutenção das atividades no período em que as escolas permaneceram fechadas sob protocolos sanitários. Por meio do Centro de Mídias (CMSP), desenvolvido em abril de 2020, os estudantes da rede estadual tiveram acesso às aulas inéditas em tempo real, interatividade e tira-dúvidas com professores das suas turmas, em manutenção ao ensino remoto.
Ao longo de 2021, o Estado desenvolveu programas de apoio à recuperação da aprendizagem, como o Bolsa do Povo Ação Estudantes e o Programa de Recuperação Intensiva durante as férias escolares. Outra iniciativa importante e com forte impacto nos resultados educacionais foi a prática pedagógica da Busca Ativa, já realizada pelas escolas com apoio das Diretoria de Ensino e da Seduc-SP.
Os estabelecimentos beneficiados estão na Mooca, Brás, Belenzinho, Tatuapé, entre outros bairros para a melhoria do desempenho escolar dos alunos. Atualmente o Instituto já conectou 74 escolas públicas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Espírito Santo e Roraima. Mais de 38 mil estudantes são beneficiados hoje por essa iniciativa. Ao final de mais esta etapa na capital paulista, esse número será de mais de 45 mil alunos. O objetivo é finalizar o ano de 2022 com 100 mil estudantes conectados.
Instituto Escola Conectada, com apoio do provedor Telium, está em processo de implementação de conectividade em 76 escolas estaduais. O trabalho, iniciado em agosto, beneficiará mais de dez mil alunos, depois de concluídas estas instalações. Alguns dos bairros onde ficam as escolas são: Mooca, Brás, Belenzinho, Tatuapé, Chácara Califórnia, Jardim Japão, Parque Novo Mundo e Vila Maria, entre outros. Após esse processo todo, serão 13 escolas conectadas na capital.
AONG
O propósito da ONG, que atua em todo território nacional, é impulsionar a transformação da sociedade por meio da conectividade e contribuir
A Telium, desde 2004, por meio de uma rede própria robusta e segura, tem conectado empresas às suas unidades, aos seus clientes e ao mundo. Com DNA corporativo, viabiliza a transformação digital por meio de soluções de Telecom, Data Cen-
ter, TI, Firewall e Outsourcing. A empresa oferece em seu portfólio soluções de Cloud Computing em plataforma 100% nacional, com Data Centers interligados nas principais capitais do Brasil, soluções de Telefonia Digital como PABX-IP e, principalmente, uma ampla rede própria de backbone óptico ao longo de 7.500 Km. Os Data Centers
da Telium asseguram alto índice de disponibilidade com políticas internas que proporcionam melhor desempenho, segurança e aumento de produtividade com confiabilidade. Desde 2010 a organização segue as boas práticas do Information Technology Infrastructure Library (ITIL), o que permite contínua melhora na prestação de serviços.
Os números do Saeb demonstram o impacto positivo das medidas adotadas pelo governo do Estado
A seção recebe mensagens e sugestões pelo e-mail agenda@grupoleste.com.br ou pelo Whatsapp 11 98193-8399 www.gazetavirtual.com.br SÃO PAULO, 25 DE SETEMBRO DE 2022EDUCAÇÃO 5
Divulgação
Divulgação Uma escola completa por um preço justo. Período integral Metodologias Ativas Acolhimento e Segurança Solicite um atendimento: escolavereda.com.br ( 11 ) 4972-7350 Matrículas Abertas 2023 Ensino Fundamental e Médio Nível de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática foi mantido em todos os ciclos