

A Semana Estadual de Mobilização contra as Arboviroses, promovida pelo Governo de São Paulo em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), começa amanhã, segunda-feira, dia 11, e vai até o próximo sábado, dia 16. A ação nesta época é considerada essencial para prevenir e conscientizar a população, municípios, organizações públicas e privadas sobre as ações de prevenção e eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya > VEJA + Página 3
EM DÉBITO COM A PREFEITURA? Parcelamento com descontos pode ser uma boa opção
A Prefeitura de São Paulo reabriu na última terça-feira, dia 5, as inscrições para o Programa de Parcelamento Incentivado de 2024 (PPI 2024). Os contribuintes com débitos podem ingressar no programa até 31 de janeiro de 2025 pelo site https://fiqueemdia.prefeitura. sp.gov.br/ppi. A iniciativa da Prefeitura permite a regularização de débitos com descontos de até 95% de juros e multas e até 75% de honorários advocatícios. > VEJA + Página 4
De 11 a 16 de novembro, municípios paulistas vão orientar a população para a prevenção das doenças causadas pelo Aedes
ASemana Estadual de Mobilização contra as Arboviroses, promovida pelo Governo de São Paulo em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), começa amanhã, segunda-feira, dia 11, e vai até o próximo sábado, dia 16. A ação nesta época é considerada essencial para prevenir e conscientizar a população, municípios, organizações públicas e privadas sobre as ações de prevenção e eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Até o último dia 5, o estado registrou mais de 2 milhões de casos e 1.899 óbitos provocados pela dengue. A iniciativa, em parceria com os municípios paulistas, tem o objetivo de antecipar e alertar sobre os riscos da doença, principalmente, devido às mudanças climáticas causadas pelo aumento de temperatura, chuvas e umidade – condições que contribuem para que as transmissões de arboviroses prosperem mais rapidamente e em novos locais.
CUIDADOS NECESSÁRIOS
“A meta é promover uma força-tarefa em todo o Estado, mobilizando e conscientizando a população sobre a importância de adotar os cuidados necessários. Esse é o período ideal para essas ações, visando prevenir o aumento de casos no verão, quando as chuvas favorecem a maior proliferação do inseto”, explica a diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da Secretaria de Estado da Saúde, Tatiana Lang.
INVESTIMENTOS
Em 2024, o Governo de São Paulo anunciou investimentos de mais de R$ 20 milhões como parte das medidas de enfrentamento à doença.
Os recursos foram anunciados pelo Centro de Operações de Emergências (COE) e investidos na compra de 6 mil litros de adulticida, de medicamentos e insumos, de repelentes, de equipamentos de nebulização, além da abertura de novos leitos.
CURSOS E TREINAMENTOS
A Secretaria de Estado da Saúde disponibilizou, também, capacitações aos trabalhadores da saúde dos 645 municípios por meio de cursos e treinamentos on-line para manejo clínico, organização dos serviços, e atendimento para arboviroses. Atividades educativas em escolas, rodovias e pontos de grande circulação como estações de trem e metrô, e campanha no carnaval, também foram promovidas. A pasta antecipou, também, o pagamento do IGM SUS Paulista, no montante de R$ 205 milhões aos 645 municípios.
PAINEL DE MONITORAMENTO
Para ampliar a transparência no acesso aos dados, o Governo lançou duas importantes ferramentas: o Painel de Monitoramento da Dengue (dengue.saude.sp.gov.br) e o portal www. dengue100dúvidas.sp.gov.br.
A SES também investiu para dar agilidade no resultado dos testes em até 70%, no Instituto Adolfo Lutz (IAL), com automatização dos exames com novos equipamentos.
Para conscientizar ainda mais a população, foi veiculada em
diferentes mídias a campanha publicitária “A água mais mortal pode estar no seu quintal”. ATIVIDADES DE LIMPEZA URBANA
Ao longo do ano, foram realizados treinamentos com a Defesa Civil que, em parceria com a SES, promoveu ações nas rodoviárias, CPTM e Metrô. Além disso, a SES contou com o apoio do Exército e da Defesa Civil nas atividades de limpeza urbana e orientação à população. Uma webconferência sobre “Manejo clínico do paciente com dengue”, juntamente com outras ações, foram desenvolvidas com a Coordenadoria de Regiões de Saúde, Coordenadoria de Controle de Doenças, e com os Departamentos Regionais de Saúde, Centro de Vigilância Epidemiológica e Grupo de Vigilância Epidemiológica. Foi elaborada nota informativa conjunta entre o Instituto Adolfo Lutz e o Centro de Vigilância Epidemiológica sobre fluxos de notificação, informação, investigação, encerramento oportuno e rotinas do laboratório.
Com mais de 200 vagas nas áreas de serviço e comércio, mutirão será realizado no dia 19 de novembro
Para participar, é obrigatório se inscrever pelo Portal Cate até o dia 18 de novembro
Em homenagem ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, a Prefeitura de São Paulo promove mais uma edição do Contrata SP voltado à comunidade. O mutirão acontece no dia 19, terça-feira, no Cate Central, localizado na Avenida Rio Branco, 252, das 9 às 16 horas. Serão oferecidas mais de 200 vagas nas áreas de serviço e comércio. As inscrições devem ser feitas até o próximo dia 18 pelo Portal Cate.
DESAFIOS PARA A INCLUSÃO
"Reconhecemos as dificuldades que a população negra enfrenta no mercado de trabalho, em especial a discriminação racial, que é um dos maiores desafios para a inclusão. Segundo pesquisa do Dieese de 2023, embora representem 56,1% da população em idade de trabalho, pessoas negras correspondem a mais da metade dos desempregados (65,1%). O Contrata SP
– Consciência Negra, já consolidado como tradição, busca justamente contribuir para a inserção e valorização desse grupo no mercado de trabalho, ao mesmo tempo nossa equipe técnica mantém as empresas orientadas sobre a necessidade de ampliar as vagas para a diversidade, incluindo todos os tipos de profissionais", comenta a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Eunice Prudente. QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
Para participar, é obrigatório se inscrever pelo Portal Cate até o dia 18 de novembro. No dia do evento, os candidatos devem comparecer ao local com RG, CPF e carteira de trabalho (pode ser a digital), facilitando o processo de contratação e triagem. Além do mutirão, o Portal oferece mais de 300 cursos de qualificação profissional nas mais diversas áreas para o aprimoramento das habilidades e fortalecimento do currículo.
Adesões ao PPI 2024 poderão ser feitas até o dia
31 de janeiro de 2025 pelo portal Fique em Dia
APrefeitura de São Paulo reabriu na última terça-feira, dia 5, as inscrições para o Programa de Parcelamento Incentivado de 2024 (PPI 2024). Os contribuintes com débitos podem ingressar no programa até 31 de janeiro de 2025 pelo site https:// fiqueemdia.prefeitura.sp.gov.br/ ppi. A iniciativa da Prefeitura permite a regularização de débitos com descontos de até 95% de juros e multas e até 75% de honorários advocatícios. Podem ser incluídos débitos atrasados de IPTU, ISS e multas, dentre outros, inclusive os inscritos em Dívida Ativa. CRÉDITOS TRIBUTÁRIOS E NÃO TRIBUTÁRIOS
O PPI 2024 permite a regularização de débitos decorrentes de créditos tributários e não tributários, constituídos ou não, inclusive os inscritos em Dívida Ativa, ajuizados ou a ajuizar, em razão de fatos geradores ocorridos até 31 de dezembro de 2023. Não poderão ser incluídos no PPI 2024 os débitos referentes a obrigações de natureza contratual, infrações à legislação ambiental, ISS do Simples Nacional, multas de trânsito, débitos incluídos em transação celebrada com a Procuradoria Geral do Município e débitos incluídos em PPI anteriores ainda não rompidos. DESCONTOS
Os contribuintes poderão aderir ao PPI 2024 em três faixas de descontos diferentes, de acordo com o número de parcelas mensais selecionadas (parcela única, de duas a 60 parcelas ou de 61 a 120 parcelas).
Em relação aos débitos tributários, o PPI 2024 oferece: #1 redução de 95% (noventa e cinco por cento) do valor dos juros
No dia 04 de novembro de 2024, ocorreu o tão aguardado lançamento da CHAPA 2 – OPOSIÇÃO JÁ O RESGATE DA ADVOCACIA. Liderada pelo advogado Jarbas Alessandro Rocha Marqueze, a chapa disputa a presidência da 101ª Subseção Tatuapé da OAB/SP nas eleições que acontecem no próximo dia 21 de novembro. Pela primeira vez, estas eleições serão realizadas totalmente online, permitindo que advogados possam registrar seus votos do conforto de suas casas ou escritórios, tornando o voto obrigatório mais acessível.
*EVENTO DE LANÇAMENTO*
A festividade aconteceu na Rua Antonio de Barros 644- Tatuapé e contou com a presença de Dr. Caio Augusto Silva Santos, candidato à Presidência da Secional de São Paulo pela CHAPA 11. Dr. Caio Augusto, que presidiu a OAB de São Paulo de 2019 a 2021, é notável por ser o primeiro dirigente eleito do interior do estado a comandar a maior seccional do país.
O evento reuniu grande número de advogadas e advogados apoiadores de Jarbas Alessandro, além de lideranças da Região Leste, representando Subseções como Penha de França, São Miguel Paulista, Itaquera, entre outras da Capital e Região Metropolitana de São Paulo.
*DISCURSOS INSPIRADORES*
Vários dirigentes e ex-presidentes da OAB-Tatuapé discursaram, destacando-se Dra. Rosemeire Matheus, a primeira mulher a liderar uma Subseção da OAB na Região Leste. Agora, ela acompanha o presidente Caio Augusto na Secretaria da CAASP, sendo a primeira advogada da Subseção Tatuapé a assumir uma posição de direção na Secional do Estado de São Paulo. Em seu discurso, o Presidente Caio Augusto enfatizou a necessidade da OAB retomar seu papel como liderança e voz ativa na sociedade civil, buscando melhorias na Justiça e defesa da Cidadania. "Somos mais de 500.000 vozes no Estado de São Paulo e sempre estivemos presentes nos momentos mais difíceis e importantes deste país. Merecemos respeito", destacou. *COMPOSIÇÃO DA CHAPA 2* A CHAPA 02 - OPOSIÇÃO JÁ é composta por uma equipe diversificada e comprometida. *Além de Jarbas Alessandro Rocha Marqueze na Presidência, a chapa inclui Dra. Ellen Fabiana na Vice-Presidência, Prof. Dr. Alexandre Viegas na Secretaria, Dra. Nathalia Martella na Secretaria Adjunta, e Dra. Kátia Elias na Tesouraria*. Dr. Jarbas ressaltou sua confiança na capacidade da
diretoria para resgatar a advocacia que a classe exige hoje. *A IMPORTÂNCIA DA REPRESENTAÇÃO*
Dr. Jarbas destacou que nunca estiveram tão bem representados na OAB Central, com Dra. Rosemeire Matheus na CAASP e no Conselho Maior, Dra. Cilene Nogueira e Dra. Marisa Souza. Ele defende que a advocacia do Tatuapé deve mostrar sua força votando na CHAPA 11 e CHAPA 2, lideradas por figuras comprometidas com o resgate e fortalecimento da advocacia local e estadual. Este evento marcou um passo significativo para a advocacia do Tatuapé, unindo forças e energias em torno de um objetivo comum: resgatar e fortalecer a advocacia na região e além. Todos os olhos estão voltados para as eleições do dia 21 de novembro, que prometem ser um marco histórico para a OAB Tatuapé.
Divulgação
de mora, de 95% (noventa e cinco por cento) da multa e, quando o débito não estiver ajuizado, de 75% (setenta e cinco por cento) dos honorários advocatícios, na hipótese de pagamento em parcela única; #2 redução de 65% (sessenta e cinco por cento) do valor dos juros de mora, de 55% (cinquenta e cinco por cento) da multa e, quando o débito não estiver ajuizado, de 50% (cinquenta por cento) dos honorários advocatícios, na hipótese de pagamento em até 60 (sessenta) parcelas; #3 redução de 45% (quarenta e cinco por cento) do valor dos juros de mora, de 35% (trinta e cinco por cento) da multa e, quando o débito não estiver ajuizado, de 35% (trinta e cinco por cento) dos honorários advocatícios, na hipótese de pagamento em 61 (sessenta e uma) a 120 (cento e vinte) parcelas; Em relação aos débitos não tributários, o PPI 2024 oferece:
#1 redução de 95% (noventa e cinco por cento) do valor dos encargos moratórios incidentes sobre o débito principal e, quando o débito não estiver ajuizado, de 75% (setenta e cinco por cento) dos honorários advocatícios, na hipótese de pagamento em parcela única; #2 redução de 65% (sessenta e cinco por cento) do valor atualizado dos encargos moratórios incidentes sobre o débito principal e, quando o débito não estiver ajuizado, de 50% (cinquenta por cento) dos honorários advocatícios, na hipótese de pagamento em até 60 (sessenta) parcelas; #3 redução de 45% (quarenta e cinco por cento) do valor dos encargos moratórios incidentes sobre o débito principal e, quando o débito não estiver ajuizado, de 35% (trinta e cinco por cento) dos honorários advocatícios, na hipótese de pagamento em 61 (ses-
senta e uma) a 120 (cento e vinte) parcelas. FORMAS DE PAGAMENTO Os contribuintes que optarem pelo pagamento parcelado deverão arcar com o pagamento de parcelas mensais, iguais e sucessivas, sendo que o valor de cada parcela, por ocasião do pagamento, será acrescido de juros equivalentes à taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (SELIC), acumulada mensalmente, calculados a partir do mês subsequente ao da formalização até o mês anterior ao do pagamento, e de 1% (um por cento) relativamente ao mês em que o pagamento estiver sendo efetuado. Os valores mínimos estabelecidos para cada parcela são de R$ 50,00 para pessoas físicas e R$ 300,00 para pessoas jurídicas. A formalização do pedido de ingresso no PPI 2024 implica o reconhecimento dos débitos nele incluídos.
De acordo com o autor, a personalidade de cada um é moldada pelo funcionamento do cérebro desde o nascimento
Assumir a responsabilidade pela criação e bem-estar de uma pessoa pode ser uma tarefa desafiadora. Embora as crianças não venham com um manual de fábrica, é possível aprender a Educar sem surtar. Neste lançamento, publicado pela Latitude, o psiquiatra e escritor, Daniel Amen, em parceria com o Charles Fay, especialista em psicoterapia infantil e juvenil, oferece um roteiro prático aos pais e educadores que desejam ajudar os mais novos a se tornarem adultos emocionalmente saudáveis, confiantes e preparados para enfrentar os desafios da vida.
DESENVOLVIMENTO
CEREBRAL
De acordo com o autor, a personalidade de cada um é moldada pelo funcionamento do cérebro desde o nascimento. Ele explica que o desenvolvimento cerebral dos seres humanos só está completamente maduro aos 25 anos, e aos 28, no caso dos homens. Por isso, até essa idade, as crianças e adolescentes precisam de apoio dos responsáveis para adquirir hábitos positivos ao longo do tempo, uma vez que a saúde mental começa com a formação de um cérebro saudável. Segundo o especialista, cuidar desse órgão permite que elas aprendam com os próprios erros, além de auxiliar na compreensão do que as deixam felizes ou tristes.
PRINCÍPIOS DE NEUROPSICOLOGIA
Dividido em duas partes, a primeira seção do livro traz ferramentas e princípios de neuropsicologia para inspirar a força mental e o controle emocional dos filhos. Nestes capítulos, o autor ensina a: desenvolver uma atitude centrada no cérebro em
Dividido em duas partes, a primeira seção do livro traz ferramentas e princípios de neuropsicologia para inspirar a força mental e o controle emocional dos filhos
relação a si mesmo e às crianças; estabelecer objetivos e limites claros; adotar um estilo parental que estimule os pequenos a tomarem decisões lógicas; cultivar laços e aprofundar o relacionamento familiar por meio da disciplina amorosa; evitar o vício e mau uso da tecnologia durante a infância e adolescência; entre outros temas.
DESAFIOS COMUNS DA ROTINA
A segunda seção da obra propõe um passo a passo para lidar com desafios comuns da rotina, a partir dos três pilares da abordagem Amor e Lógica: 1) seja um exemplo de comportamento saudável, 2) permita que pequenos erros aconteçam e 3) seja empático. Ao treinar o uso do banheiro, por exemplo, Amen explica a
importância de respeitar o tempo individual de cada criança. “Não espere que o seu segundo filho siga o mesmo cronograma do seu primogênito. E não presuma que o seu filho se desenvolverá no mesmo ritmo que o filho dos seus melhores amigos”, aconselha.
TÓPICOS ABORDADOS
Rivalidade entre irmãos, participação em atividades esportivas, bullying na escola, divórcio e parentalidade por parte de madrastas e padrastos também são tópicos abordados. Em Educar sem surtar, Dr. Daniel Amen e Dr. Charles Fay unem 40 anos de pesquisas sobre como estimular cérebros saudáveis para ter sucesso na educação das próximas gerações, sempre combinando firmeza e gentileza.
Agrela destaca que a lei deveria incluir também programas de conscientização voltados para os pais
Oneurocientista Fabiano de Abreu Agrela, especialista em comportamento humano e inteligência, defende que o Brasil deveria implementar uma lei federal para regular o uso de celulares nas escolas, similar à recente medida adotada em Portugal. A proibição do uso de telemóveis em salas de aula para alunos até 12 anos em Portugal foi bem recebida, mas dr. Fabiano acredita que o Brasil precisa de uma abordagem ainda mais abrangente. Segundo o especialista, o uso excessivo de dispositivos móveis em ambientes escolares tem contribuído para o aumento de casos de ansiedade, dificuldade de concentração e até mesmo o desenvolvimento de vícios relacionados à dinâmica de recompensa instantânea das redes sociais. Ele afirma que uma legislação que proíba o uso de celulares em todas as idades escolares, e não apenas em determinados horários ou locais, seria mais eficaz no combate a esses problemas.
PROGRAMAS DE CONSCIENTIZAÇÃO
Além disso, Agrela destaca que a lei deveria incluir também programas de conscientização voltados para os pais, que são os primeiros responsáveis por introduzir o uso de tecnologias na vida das crianças. "É fundamental educar os pais para que eles compreendam os riscos do uso excessivo de dispositivos móveis", argumenta.
Ele sugere ainda que as escolas incluam no currículo uma disciplina específica sobre o uso responsável das tecnologias, conscientizando os alunos desde cedo sobre os impactos neurológicos e comportamentais do uso exagerado de smartphones e redes sociais.
DISTRAÇÕES
TECNOLÓGICAS
No Brasil, a questão do uso de celulares nas escolas já é discutida em várias esferas, com algumas leis estaduais proibindo o uso em sala de aula, como em São Paulo. No entanto, segundo o especialista, a ausência de uma regulamentação
federal deixa espaço para interpretações diversas e, muitas vezes, insuficientes para lidar com o problema em sua totalidade. O especialista acredita que uma política nacional seria um passo necessário para garantir o bem-estar das crianças e adolescentes nas escolas brasileiras, promovendo um ambiente de ensino mais focado e menos suscetível às distrações tecnológicas.
SAUDÁVEL E PRODUTIVO
Esta proposta também visa combater o crescente impacto negativo das redes sociais, que, segundo Agrela, adaptam o cérebro à busca constante por recompensas rápidas, afetando o desenvolvimento de habilidades como a paciência, a concentração e o autocontrole.
O Brasil poderia, portanto, seguir o exemplo de Portugal e outras nações que já adotaram medidas rígidas para limitar o uso de celulares nas escolas, garantindo um ambiente educacional mais saudável e produtivo.
Preparação para exame pode ser desafiadora, mas, com estratégias certas, é possível transformar ansiedade em aliada
Neste domingo, dia 10 de novembro, acontece a segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), composta por 90 questões objetivas de Matemática e Ciências da Natureza, e tem duração de 5 horas, os níveis de ansiedade entre os estudantes costumam aumentar e muito. Porém, o nervosismo excessivo pode afetar o desempenho e comprometer meses de preparação. Para ajudar a manter a calma e garantir o melhor resultado, especialistas dão dicas sobre como lidar com a ansiedade em cada fase do exame.
MECANISMO DE PROTEÇÃO De acordo com a psicóloga, Maria Luisa Graciosa Birro, a ansiedade é uma resposta natural do corpo que, em doses moderadas, pode ser benéfica. "A ansiedade atua como um mecanismo de proteção, nos 'alertando' para entrar em ação e nos preparando para enfrentar situações desafiadoras. No caso de provas avaliativas, como o Enem, é esperado sentir certo grau de ansiedade, pois estamos diante de um momento importante e decisivo. O corpo entende que precisa se 'preparar' para alcançar o melhor desempenho possível", explica. O problema surge quando a ansiedade se torna excessiva e começa a causar sofrimento, sendo fundamental adotar estratégias para gerenciar esse sentimento.
PREPARAÇÃO
EMOCIONAL ANTES
DA PROVA A organização é uma das principais estratégias para reduzir o nervosismo antes da prova. Controlar a ansiedade na véspera de provas pode ser desafiador. Por isso, é importante se organizar para que esse período e o dia da prova sejam tranquilos. "Separe com antecedência tudo o que você precisa levar, evitando contra-
tempos no dia, e chegue cedo para localizar seu lugar com calma", orienta a psicóloga, Renata Moraes Constante. Maria Luisa recomenda que cada aluno descubra o que funciona melhor para si na véspera do exame. "O estudante se preparou para esse momento, então, o ideal é buscar atividades que ajudem a relaxar antes da prova — pode ser um exercício físico, passar um tempo com amigos
EMPREENDEDORISMO
INGLÊSTODOSOSDIAS
OFICINADEESPORTES
LABORÁTÓRIOEQUIPADO
ou ler um livro. Para algumas pessoas, estudar 'até o último minuto' pode intensificar a ansiedade", explica.
DURANTE O EXAME
O nervosismo durante o exame pode ser uma das principais causas de perda de foco, mas existem maneiras de controlar a ansiedade na sala de prova. A psicóloga Maria Luisa indica a prática da respiração diafragmática
para manter a calma. "Se o estudante se sentir nervoso durante a prova, a recomendação é concentrar-se em exercícios respiratórios. A respiração diafragmática, em particular, é eficaz para aliviar o estresse e a ansiedade", explica.
POSTURA ALINHADA
Renata orienta como aplicar essa técnica no exame: "Coloque os dois pés no chão, separe os joelhos, man-
tenha uma postura alinhada, feche os olhos (se possível), coloque uma mão na barriga e outra no meio do peito. Inspire lentamente pelo nariz, concentrando-se em expandir a barriga, de modo que a mão sobre ela suba, enquanto a mão no peito permanece o mais imóvel possível. Em seguida, expire devagar pela boca, deixando a barriga descer naturalmente. Repita esse processo por alguns minutos, mantendo um ritmo calmo e constante, ao menos três vezes", recomenda.
O QUE FAZER APÓS O EXAME
Para muitos estudantes, a ansiedade não termina com o encerramento do exame. As especialistas aconselham que os alunos evitem conferir os gabaritos logo após a prova, pois isso pode aumentar o estresse. "Depois da prova, é hora de relaxar. É importante entender que o estudante fez o melhor que podia e, agora, precisa descansar e se dedicar a atividades prazerosas. A tentação de verificar os resultados imediatamente pode intensificar a ansiedade", alerta Renata. Maria Luisa acrescenta que, após o exame, é essencial adotar uma visão equilibrada do processo seletivo. “Essas provas ocorrem todos os anos, e diversos fatores influenciam o desempenho. É importante lembrar que, independentemente do resultado, sempre é possível tentar novamente ou explorar outras oportunidades", conclui.
Localizado no coração da Mooca, na rua Guaimbé, o Marinna Gastronomia, sob o comando do chef executivo Thiago Piazza, apresenta um novo cardápio, dividido em duas seções, que reflete uma rica jornada de sabores que vão do campo à costa. A proposta visa não apenas ampliar as opções, mas também conectar os clientes a experiências gastronômicas. "A inspiração para criar dois menus completos, da entrada à sobremesa, com perspectivas distintas, veio da diversidade que caracteriza a Europa, especialmente os países banhados pelo Mediterrâneo. Muitas vezes, dentro de uma mesma nação, encontramos regiões com identidades culinárias tão diferentes que parecem quase dois países. Por exemplo, a gastronomia da Espanha central é completamente distinta da Andaluzia ou da Catalunha, com a primeira tendo uma abordagem mais camponesa e as outras duas sendo fortemente influenciadas pelo litoral. O mesmo acontece com a Itália milanesa e a Itália napolitana ou siciliana, assim como a França provençal e a Cote d'Azur. Portanto, a ideia de criar dois cardápios separados reflete a multiplicidade de culturas gastronômicas que coexistem em um mesmo país mediterrâneo", explica Thiago Piazza, chef executivo do Marinna Gastronomia.
A nova seleção de pratos traz seis entradas inovadoras, quatro opções de pratos principais focados no mar, quatro pratos principais da terra, e quatro sobremesas que prometem encantar o paladar. Entre as novidades das entradas, destacam-se as alcachofras pinceladas com Dijon, gratinadas e finalizadas com parma (R$45) e o Linguado escalfado e Muhammara com molho à base de pimentões defumados (R$52). Já nos pratos principais, a sugestão do chef para a seção ‘Do Campo’ fica para o Ribeye Cap de Wagyu grelhado com alho com mix de batatas (R$129) e da seção “Da Costa” o Lagostim puxado em azeite de coentro, alho e gengibre, acompanhado com ciabatta tostada (R$104) ou Mexilhões cozidos em vinho branco e toque de tomate, acompanhados de batatas fritas artesanais (R$86).
Para a sobremesa, as novidades são os Pêssegos assados finalizado com mel de abelha nativa e creme de fraiche (R$34), Torta mousse de chocolate e frutas vermelhas (R$38) para a seção do campo e Crepe flambado com laranja e amêndoas (R$34) e o Sorvete de limão siciliano artesanal e crumble de frutas vermelhas (R$38) para seção da costa.
O cardápio já está disponível na casa e pode ser saboreado de terças às sextas-feiras das 12h às 14h30 e das 18h às 22h e aos sábados das 12h às 22h30.
Serviço
@marinna.gastronomia
Endereço: Rua Guaimbé, 439 - Mooca - São Paulo - SP
Telefone: 98302-3227
Horário de funcionamento: Terça - Sexta 12h - 14h30 e 18h - 22h Sábado 12h - 22h30.
COMA BEM E FAÇA O BEM!
Disponível nos sabores: frutas ou gotas de chocolate.
Adquira seu Panettone e contribua para ações sociais da Comunidade Confiança
REALIZAÇÃO: APOIO: INSTITUIÇÃO BENEFICIADA: ANOS