O tenente-coronel Paulo Ricardo da Silva Camargo é o novo comandante do 8º BPM/M, responsável por todo o policiamento dos bairros do Tatuapé, Parque São Jorge, Jardim Anália Franco, Vila Carrão, Vila Formosa, Vila Matilde, Penha e Belém e é um profundo conhecedor da Zona Leste da cidade. > VEJA + Página 3
Descarte correto para restos de tecido
A Prefeitura inaugurou na última segunda-feira, dia 20, na Rua Cachoeira, 972, no Brás, o primeiro Ecoponto Têxtil da cidade, que funciona 24 horas e tem capacidade para receber 300 toneladas de resíduos têxteis por mês. O equipamento era uma demanda antiga dos empresários da região. >VEJA + Página 3
O tatuapeense Leonardo Fondello, de apenas 12 anos de idade, e o mooquense Matheus Sanchez, de 17, conquistaram destaque no 10º Campeonato Mundial de Kung fu, realizado na China, entre os dias 15 e 19 deste mês. O evento é considerado o mais importante do circuito internacional da modalidade. >VEJA + Página 4
2 OPINIAO GAZETA 40 ANOS ACONTECENDO ~
O livro do amanhã
UPOR GAUDÊNCIO TORQUATO
m livro que sente?
Perguntei à Inteligência Artificial como será o livro do futuro. Ficara impressionado com a leitura de um artigo sobre Escrita Artificial, de Rodrigo Tavares, professor catedrático na Nova School of Business and Economics, onde o mestre apresenta quatro hipóteses sobre o livro do amanhã. Queria conferir as abordagens com a IA.
A primeira abordagem do professor Tavares, a mais provável, segundo ele, é a da coautoria. O escritor não delega a tarefa de escrever nem abdica da sua voz, mas usa a IA como prolongamento experimental da sua própria imaginação. O processo criativo deixa de ser um ato solitário e se converte em uma operação dialógica, quase socrática, em que a pergunta do autor encontra a resposta da máquina e esta, por sua vez, devolve novas perguntas.
A segunda hipótese é de resistência, ou seja, os livros na forma atual poderão se converter em artefatos de luxo, carregando a marca da lentidão, da limitação e da falibilidade.
Uma terceira hipótese é a do livro escrito exclusivamente pela IA, porém, validado pelo escritor. Nesse caso, agentes de IA poderão ser programados para capturar o idioleto de um autor.
A quarta hipótese – pasmem!!! – é o livro que se escreve em tempo real, à medida que o leitor o lê, de acordo com a interpretação que a máquina faz das suas reações, captadas por sensores de leitura ocular, ritmo cardíaco e até variações de expressão facial. Um livro que sente.
Curioso, quis saber um pouco mais da IA sobre essas quatro hipóteses, principalmente a última, que me deixou perplexo. Como um livro pode ser escrito à medida que o leitor o lê? Recebi uma resposta que me deixou pasmo: “A IA e a revolução da computação emocional abrem um novo tempo: o do livro capaz de sentir, de reagir às emoções do leitor e, mais que isso, escrever-se enquanto é lido.”
Gaudêncio Torquato é escritor, jornalista e professor
ANepotismo
POR SERGIO CARREIRO DE TEVES
ntes de entrarmos no tema que interessa e que tem tudo a ver com o nepotismo, é preciso saber o que é nepotismo. Nepotismo é o ato de favorecer parentes ou pessoas próximas em detrimento de critérios objetivos de mérito, especialmente na nomeação ou contratação para cargos públicos ou funções em empresas privadas.
Só essa definição já causa repulsa: é nada mais, nada menos que favorecimento ilícito, uma vez que não obedece ao critério do mérito e, na política, é tipicamente para repassar salários a parentes, geralmente esposas, filhos, sobrinhos etc.
O termo tem origem no latim “nepos”, que significa neto ou descendente, e historicamente refere-se à prática de líderes religiosos e autoridades concederem privilégios a familiares, ou seja: nomeação de familiares para cargos de confiança ou funções administrativas; promoção de parentes mesmo sem qualificação adequada; benefício de familiares em processos seletivos ou de contratação; favorecimento de pessoas próximas em detrimento do interesse público ou dos objetivos da organização.
Vejam mais este detalhe muito importante: no setor público brasileiro, o nepotismo é considerado uma prática ilícita e é combatido por leis e normativas, como a Súmula Vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal (STF), que proíbe a designação de parentes para cargos de chefia, direção e assessoramento.
No setor privado, apesar de não haver legislação específica, o nepotismo pode influenciar negativamente a imagem e o desempenho das empresas.
Vejam o absurdo que o Supremo Tribunal Federal acaba de aprovar, pela maioria de seus membros, contrariando a própria Súmula Vinculante, a Constituição e toda a legislação vigente no país.
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta última quinta-feira (23) a favor da nomeação de parentes para cargos de natureza política, desde que haja comprovação de qualificação técnica e idoneidade moral. O julgamento, que ainda não terminou, deve ser concluído na próxima semana e pode sofrer ajustes no texto final.
De acordo com o relator, ministro Luiz Fux, a restrição ao nepotismo não se aplica quando o cargo exige confiança política, como os de ministros, secretários estaduais ou municipais. No entanto, ele destacou que a permissão não é ilimitada: “Não é uma carta de alforria para nomear quem quer que seja; se houver inaptidão técnica, fraude à lei ou nepotismo cruzado.”
Sem sombra de dúvida, este País é mesmo “uma grande brincadeira”; um País sem lei, sem justiça, sem jurisprudência, sem nada é um desastre total.
A tese apresentada por Fux tam-
bém propõe que a regra seja estendida a outros Poderes, como o Judiciário e o Ministério Público, desde que respeitados os critérios legais. Mas que critérios legais? O nepotismo é vedado na Constituição Federal ao violar os princípios da impessoalidade, moralidade, eficiência e igualdade, previstos no artigo 37. Embora a Constituição não use a palavra “nepotismo”, ela estabelece esses princípios que impedem a nomeação de parentes para cargos públicos. A proibição é reforçada por outras normas, como a Súmula Vinculante nº 13 do STF e o Decreto nº 7.203/2010, como já mencionado. E o ministro Fux, tão brilhante no voto a favor de Bolsonaro e contrário a todos os colegas bitolados, que só viam à sua frente a condenação de todo o “núcleo golpista” — segundo eles, seguindo às ordens de Lula —, acaba de demonstrar que não conhece esses princípios constitucionais. Na condição de ministro do Supremo Tribunal Federal, ele precisaria defendê-los e não transgredi-los.
Estamos mesmo perdidos com a nossa Justiça; ela não se cansa de fazer besteiras. Agora Lula quer colocar mais um “soldadinho de chumbo” no Tribunal, mais um amiguinho para dominar e comandar — o tal de Messias, ou Bessias, como foi chamado por Dilma —, sem obedecer ao critério mais importante, que é o notório saber jurídico.
O Senado não está de acordo, mas não vai desobedecer ao “grande chefe”, “o Cacique”. Está mandando, então “faremos tudo o que o chefe mandar”.
Assim rola o Brasil de mal a pior: em nada podemos confiar, está tudo perdido. O simples fato de ser evangélico já credencia alguém a ser ministro. Por causa disso, não — o Alexandre de Moraes, que, que eu saiba, frequentava a Seara Bendita, um grande centro espírita, toda segunda-feira, quando era secretário de Segurança em São Paulo —, em nada professa e segue a doutrina cuja base é a caridade; estamos vendo o seu sentido de caridade e perdão.
Vejam as consequências do nepotismo: redução da meritocracia e da eficiência organizacional; desmotivação de colaboradores que não possuem vínculos familiares; prejuízo à transparência e à credibilidade de instituições; risco de práticas antiéticas, corrupção e conflitos de interesse. Já que a Justiça não nos ampara, devemos combater o nepotismo. É fundamental garantir justiça, eficiência e igualdade de oportunidades, tanto no setor público quanto no privado. Práticas transparentes e baseadas em mérito fortalecem instituições e promovem o desenvolvimento ético e sustentável das organizações. Certamente, o ministro Fux fugiu dessas aulas na escola, mas nunca é tarde para aprender.
Sergio Carreiro de Teves é jornalista, professor e advogado atuante nas áreas civil, trabalhista, tributarista, administrativa e comercial
Liberdade para escolher quando desacelerar na carreira
As mulheres estão cada vez mais bem-sucedidas no mercado de trabalho, em um equilíbrio entre acumular patrimônio ao longo da vida e realizar desejos de consumo compatíveis com suas conquistas. A aposentadoria deixou de ser uma fase obrigatória de final de carreira e passou a ser encarada como uma decisão de liberdade para usufruir com saúde do novo tempo livre. Junto a essa tomada de decisão vem a preocupação em manter o padrão de vida. A expectativa de vida feminina no Brasil ultrapassa os 79 anos, segundo o IBGE, o que significa quase sete anos a mais que a masculina. Como Planejadora Financeira, acompanho as minhas clientes e percebo que elas não desejam apenas segurança financeira, mas a tranquilidade de saber que poderão continuar vivendo do mesmo modo quando decidirem se aposentar, sem precisar abrir mão de escolhas pessoais e preservando o seu legado para as próximas gerações. Com a maior longevidade e a diversidade nas estruturas familiares, é alto o número de mulheres que herdam ou passam a administrar sozinhas grandes fortunas. Muitas enfrentam essa transferência de riqueza sem terem participado da construção da carteira de investimentos ou
terem sido preparadas para esse momento, por raramente terem conversas sobre gestão do patrimônio com o tomador de decisões. Minha recomendação é tratar a sucessão patrimonial como tema de governança familiar, com diálogo aberto e a participação nas tratativas sobre os bens da família.
O protagonismo feminino está mais representativo também no mercado financeiro. Pesquisas recentes mostram que nós, mulheres, respondemos hoje por mais de um quarto dos investidores de renda variável na B3, um crescimento de mais de 80% em cinco anos. Esse avanço indica maior disposição das mulheres participarem ativamente da gestão dos investimentos, buscando a diversificação e com visão de longo prazo.
O perfil de investidora que mais predomina, entre as minhas clientes, é aquele com foco em preservação e segurança do patrimônio, principalmente com estratégias em renda fixa, e abertas a terem orientações sobre demais classes de ativos para trazer maior sofisticação e retorno, de forma estruturada e não especulativa
Mais do que proteger os investimentos, entendo que o desafio das mulheres de alta renda é fazer o dinheiro trabalhar para elas, por meio dos juros compostos e segurança na escolha dos ativos no momento de mercado, considerando inclusive a eficiência fiscal e tributária.
Adiada exposição sobre educação no Tatuapé
OADA REDAÇÃO ao atual quadro que comporta sessenta escolas estaduais e particulares, quatro escolas municipais, sete escolas de educação infantil mais os particulares e uma faculdade. São estabelecimentos de ensino inerentes à história do Tatuapé. Nasceram a partir do instante em que a região cresceu, demonstrando a tendência do potencial sócio-econômico de hoje. L.K.S. ACONTECENDO - JÂNIO QUADROS Num aglomerado de cerca de duzentas pessoas presentes ao comício do ex-presidente Jânio Quadros, domingo passado, em Vila Esperança, o candidato à Prefeitura afirmou que "todas as forças estão contra nós", referindo-se aos meios de comunicação. "Esta imprensa nojenta e determinadas rádios e televisões". Jânio classificou a Folha de S. Paulo de "jornal asqueroso", devido à pesquisa da Folha que o colocam em segundo lugar (29,7%), Fernando Henrique, em primeiro (31,9%), Suplicy, (13%) e Adhemar de Barros Filho, (1,2%).
exposição "Tatuapé Educação do Passado ao Presente" que estava com abertura marcada para ontem (26/10) na Casa do Tatuapé foi adiada. Com essa decisão "evita-se interferências políticas", segundo Ana Maria da Costa Leitão Vieira, diretora da Divisão de Iconografia e Museus do Departamento do Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura órgão responsável pela custódia e projeto cultural da Casa localizada à Rua Guabiju, 49. Dessa forma, a mostra será feita "após a eleição à Prefeitura" e a data prevista é 23 de novembro. O objetivo da exposição era contar a história da educação escolar no Tatuapé, através de fatos, objetos e documentos, em comemoração dos 317 anos do bairro. Fica, assim, somente a expectativa de poder apreciar um valioso trabalho, pois ele começou a ser desenvolvido há mais de um mês coletando centenas de fotos, medalhas e livros. Ao observar esses materiais, com certeza, seria possível compreender como se chegou
Conseg Tatuapé realizou sua reunião ordinária mensal na última segunda-feira, dia 20. Durante o encontro, o presidente da entidade, Guilherme Gonzalez, homenageou os dois policiais militares que participaram da ação de patrulhamento durante o “rolezinho das motos” ocorrido no bairro do Tatuapé. No domingo, dia 12 de outubro, o cabo PM Jorge e o soldado PM Gonçalves estavam patrulhando a área da 1ª Cia. do 8º BPM/M, quando perceberam uma movimentação estranha de um grande número de motocicletas nas proximidades da Rua Antonio de Barros com a Radial Leste. Segundo o cabo Jorge, ao atenderem o chamado de uma ocorrência na região da Rua Itapura, eles
voltaram a visualizar o grupo em direção ao Parque Ceret, foi quando se dirigiram para a Rua Eleonora Cintra e se depararam com o bando ocupando as faixas de rolamento. Nesse momento, desceram da viatura e deram ordem de parada, mas grande parte do grupo se evadiu, sendo que dois caíram da moto e foram conduzidos ao 30º DP. Na ação foram efetuadas seis autuações e a apreensão de uma moto. O cabo Jorge é policial militar há 17 anos e o soldado Gonçalves está na corporação há sete. INQUÉRITO POLICIAL
O caso gerou um inquérito policial para averiguar e apurar a ocorrência, que foi instaurado pelo delegado ti-
tular do 30º DP, Marcos Galli Casseb Segundo ele, “As investigações ainda estão no início e na fase de coleta de provas, mas faremos uma apuração detalhada a fim de obter os elementos necessários para início de uma ação penal”, afirma Casseb. PRAÇA BARÃO DE ITAQUI Durante a reunião, um dos destaques foi o anúncio da abertura da licitação para realização das obras no entorno da Praça Barão de Itaqui, uma demanda antiga dos munícipes, e o qual a Gazeta noticiou em primeira mão na semana passada. Mais uma vez a perturbação do sossego também foi um dos assuntos tratados.
POR SAMIRA MUNAIER
Samira Munaier é planejadora financeira
COTIDIANOFATOS 3
BRÁS
Prefeitura inaugura primeiro ecoponto exclusivo para receber restos de tecido
Com funcionamento 24 horas e capacidade para receber 300 toneladas de resíduos mensais, novo serviço recebeu investimento de R$ 373 mil
O novo Ecoponto Têxtil de São Paulo está localizado na Rua Cachoeira, 972, no Brás, e funcionará 24 horas
APrefeitura inaugurou na última segunda-feira, dia 20, na Rua Cachoeira, 972, no Brás, o primeiro Ecoponto Têxtil da cidade, que funciona 24 horas e tem capacidade para receber 300 toneladas de resíduos têxteis por mês, quantidade semelhante ao que é descartado irregularmente nas ruas da região e coletado mensalmente. A região abriga o maior polo de moda e atacado da América Latina, que reúne mais de 6 mil indústrias têxteis e lojas de confecção, O material entregue ao Ecoponto Têxtil Brás será encaminhado para tratamento e transformado em CDR (Combustível
Derivado de Resíduo), que pode ser utilizado para alimentar fornos industriais de cimento, de cal ou biomassa, substituindo os combustíveis fósseis e minerais, que prejudicam o meio ambiente, e emitem menos gases na atmosfera.
DEMANDA ANTIGA
Região que recebe até 200 mil pessoas todos os dias, gerando uma receita de R$ 26 bilhões por ano, o Brás convivia com descarte irregular de restos de tecido, o que causava uma série de transtornos para toda a região. Ao inaugurar o serviço, o prefeito Ricardo Nunes lembrou que a área tinha um problema crônico de descarte de
retalhos. “As pessoas jogavam no meio da rua e o material ia para os bueiros, deixando uma situação realmente caótica. Agora teremos esse Ecoponto, que vai funcionar 24 horas, com capacidade de armazenar 300 toneladas por mês para que as pessoas possam trazer para cá”, ressaltou. De acordo com o vice-presidente da Associação de Lojistas do Brás (Alobrás), Lauro Pimenta, que também é comerciante, o Ecoponto era uma demanda antiga dos empresários da região. “Com o encaminhamento correto, o material pode ser reaproveitado no artesanato e em outras atividades”, ressaltou.
ZONA LESTE
8º Batalhão da Polícia Militar tem novo comandante
O tenente-coronel Paulo Ricardo assumiu o posto
Otenente-coronel Paulo Ricardo da Silva Camargo é o novo comandante do 8º BPM/M, responsável por todo o policiamento dos bairros do Tatuapé, Parque São Jorge, Jardim Anália Franco, Vila Carrão, Vila Formosa, Vila Matilde, Penha e Belém, através de seis companhias distritais e uma companhia da Força Tática. Ele ocupou o cargo de subcomandante do batalhão, por um ano e meio, até assumir o posto deixado pela tenente-coronel Adriana Kimie, que foi transferida para o Departamento Correcional de Polícia Judiciária Militar do Comando de Policiamento da Capital. O 8º Batalhão possui um efetivo de 720 policiais, compreende uma área de 47 quilômetros quadrados e uma população de 480 mil habitantes.
FORMAÇÃO
Paulo Ricardo é formado pela Academia do Barro Branco e possui graduação em Direito pela Uniban. Ele está há 28 anos na corporação e possui vários cursos de qualificação, entre eles: Inteligência Policial, Instrutor de Tiro, Direção Defensiva e Logística e Finanças. Possui várias condecorações, entre elas: Valor Militar (grau prata), Láurea do Mérito Policial em 1º Grau, medalha Valor Logístico e do 8º BPM/M.
ZONA LESTE
É um profundo conhecedor da Zona Leste da cidade, já que, além do 8º BPM/M, ele já trabalhou durante vários anos no 21º BPM/M (Mooca, Vila Prudente, Vila Zelina e Parque São Lucas), no 29º BPM/M (São Miguel, Itaim Paulista, Jardim Helena e Vila Curuçá) e no 39º
BPM/M (Itaquera, Artur Alvim e Guaianases). Também trabalhou no centro de comando do Estado de São Paulo e na área de logística no centro administrativo da Polícia Militar. TATUAPÉ
O tenente-coronel entende que o Tatuapé tem características muito diferentes de outros bairros e é um polo catalizador de pessoas. São duas estações de Metrô, três shoppings centers, seis universidades, três
hospitais de grande porte, além de um infindável número de restaurantes e bares, que atraem uma população flutuante muito grande e, por ser um bairro considerado de classe média, também atrai a criminalidade. Ele destacou que os índices de furtos e roubos de veículos vêm caindo e que, para combater os roubos de aparelhos celulares no Tatuapé, a frota de motos que faz o patrulhamento aumentou na região.
Paulo Ricardo é um profundo conhecedor da Zona Leste da cidade
COTIDIANOFATOS
SEGURANÇA URBANA
Câmara Municipal de SP aprova criação da Academia de Ensino e Pesquisa da GCM
Nova instituição vai elevar o padrão de formação e qualificação da Guarda Civil Metropolitana e demais agentes municipais de segurança
ACâmara Municipal de São Paulo aprovou na última quarta-feira, dia 22, o Projeto de Lei 1158/2025, de autoria do Executivo, que autoriza a criação da Academia de Ensino e Pesquisa em Segurança Urbana (AEPSU). A nova instituição de ensino superior e pesquisa será vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Urbana e integrada à estrutura do Comando Geral da Guarda Civil Metropolitana (GCM). A missão da Academia é modernizar a formação, capacitação e valorização dos profissionais da segurança urbana, incorporando práticas acadêmicas, pesquisa aplicada e programas de educação continuada. A nova Academia substituirá a atual Academia de
Formação em Segurança Urbana (AFSU), absorvendo seus bens, estrutura, contratos e pessoal.
FORMAÇÃO SUPERIOR Segundo o texto aprovado, a Academia de Ensino e Pesquisa será responsável pela formação superior, qualificação e educação continuada dos integrantes da GCM, da Defesa Civil, das Juntas Militares e de demais servidores que atuam na área de polícia administrativa do Município. A instituição poderá ainda ofertar cursos de graduação, pós-graduação, extensão universitária e aperfeiçoamento profissional, definidos conforme as demandas da cidade e as necessidades da sociedade. Está prevista também a possibilidade de cooperação técnica com Guardas Civis de outros
municípios, fortalecendo a integração entre as forças municipais de segurança em todo o Estado de São Paulo.
DIRETRIZES
Entre as diretrizes da nova Academia estão: Integração à educação nacional; profissionalização continuada e progressiva; fomento à pesquisa científica, tecnológica e humanística; e aperfeiçoamento e especialização para funções de comando e chefia. Com a criação da AEPSU, São Paulo dá mais um passo na valorização da Guarda Civil Metropolitano, consolidando um modelo de ensino superior voltado à segurança urbana e à promoção de políticas públicas inovadoras. O texto segue agora para a sanção do prefeito Ricardo Nunes.
www.gazetavirtual.com.br
A seção recebe mensagens e sugestões pelo e-mail redacao@grupoleste.com.br ou pelo Whatsapp 11 98193-8399
FU Atletas do Tatuapé e Mooca conquistam medalhas no campeonato mundial na China
Representando o Brasil, Matheus Sanchez e Leonardo Fondello brilham em competição internacional
Os jovens atletas Matheus Sanchez, de 17 anos de idade, e Leonardo Fondello, de apenas 12, conquistaram destaque no 10º Campeonato Mundial de Kung fu, realizado na China, entre os dias 15 e 19 deste mês.
O evento reuniu delegações de dezenas de países e é considerado o mais importante do circuito internacional da modalidade. Ambos são atletas da Seleção Brasileira de Kung-fu Wushu, pela CBKW (Confederação Brasileira de Kung-Fu Wushu) - reconhecida pelo Comitê Olímpico do Brasil.
REPRESENTANTES DA REGIÃO
Matheus é mooquense e iniciou no Kung fu aos quatro anos de idade. Atualmente, é destaque em competições nacionais e internacionais e já acumula outros títulos nacionais. Ele garantiu uma medalha de prata e duas de bronze em suas categorias, reforçando sua posição entre os melhores atletas do País. Leonardo é morador do Tatuapé e também começou a treinar aos quatro anos de idade. Em sua estreia internacional, já demonstrou grande potencial e maturidade técnica. Mesmo sendo o mais novo da equipe, fez seu debute em competições mundiais e encantou o público com sua técnica e postura — um feito notável para sua idade –e conquistou uma medalha de prata e duas de bronze em suas categorias.
EXPERIÊNCIA
“Foi uma experiência inesquecível. Representar o Brasil e competir com atletas de altíssi-
mo nível me mostrou que todo esforço vale a pena”, comenta Matheus, emocionado com o resultado.
“Estar na China foi um sonho. Aprendi muito e quero continuar evoluindo para chegar ainda mais longe”, contou Leonardo, que participou pela primeira vez de um torneio internacional.
Ambos são treinados pelo professor Renato Sanches, do Instituto VS Kung fu, que acompanha o desenvolvimento dos dois atletas desde a infância.
“Esses resultados são fruto de dedicação e disciplina. Ver o Matheus e o Leonardo brilhando em um campeonato mundial é motivo de imenso orgulho. Eles representam o verdadeiro espírito do Kung fu: respeito, superação e amor pela arte”, destaca o treinador. A conquista dos dois atletas reforça o crescimento do Kung fu brasileiro no cenário mundial e serve de inspiração para jovens que sonham em trilhar o mesmo caminho.
A conquista dos dois atletas reforça o crescimento do Kung fu brasileiro no cenário mundial
Câmara de São Paulo aprova em definitivo PL sobre Academia de Ensino da Guarda Civil Metropolitana
CULTURAARTES
Outros projetos
No ar em “Êta Mundo Melhor”, Rainer Cadete estará na quarta temporada de “Arcanjo Renegado”, novo original Globoplay. A produção estreia dia 6 de novembro.
Papel de destaque
Marina Ruy Barbosa viverá a pesquisadora Inês no longa “Antártida”, nova produção do Núcleo de Filmes dos Estúdios Globo. O “thriller” psicológico tem estreia prevista para o ano que vem.
Agenda cheia
Recém-saído de “Vale Tudo”, Lucas Leto estará no elenco de “Juntas & Misturadas”, original Globoplay. A produção é assinada por Thalita Rebouças.
De olho
Lucas Paraizo fará a supervisão de texto de “Jogada de Risco”, nova série original Globoplay. O projeto é idealizado e estrelado por Cauã Reymond e tem roteiro de Thiago Dottori.
Grande chance
Allana Lopes será a protagonista da série “As Sete Ma-
rias”, nova produção bíblica da Record. Na trama épica, ela viverá Maria Madalena. O projeto tem estreia prevista para o ano que vem.
Notícias 24 horas O canal SBT News chegará ao ar no dia 15 de dezembro.
A marca, até então ligada exclusivamente ao portal digital do SBT, evolui agora para uma operação multiplataforma, com distribuição pelas principais operadoras de tevê por assinatura, transmissão ao vivo pelo YouTube e presença em canais de streaming gratuito (FAST) para TVs conectadas.
Gente que chega
Ainda sobre o SBT News, Amanda Klein irá reforçar o time de apresentadores do novo canal. Amanda chega à emissora após 15 anos na RedeTV. Ela, no entanto, permanece no UOL, onde apresenta o programa de economia “Mercado Aberto”.
Data de estreia
Estrelado por Rodrigo Santoro, o longa “O Filho de Mil Homens” estreia dia 19 de no-
Canal Zap
Antiga esperança
POR CAROL BORGES
Xuxa Meneghel sabe que o público infantil faz parte de um pedaço importante de sua trajetória diante das câmeras. Por isso, ela sente um gostinho especial ao se juntar ao projeto do “Criança Esperança”, que acontece na próxima segunda, dia 27. “Mesmo sem estar à frente do projeto antes, sempre me associaram ao ‘Criança Esperança’ por todo o trabalho desenvolvido com o público infantil e estar sempre lá de al-
vembro na Netflix. A produção é uma adaptação da obra de Valter Hugo Mãe.
Trama longa
Com previsão de estreia prevista para o ano que vem, a série “Ben-Hur” contará com 50 episódios. O projeto da Record ainda está em fase de pré-produção.
Obra aberta
Amaury Lorenzo tem desbravado a tevê. O ator, que surgiu em “Terra e Paixão”, emplaca seu terceiro trabalho no vídeo em “Três Graças”. Na história, ele vive o motorista de ônibus Gilmar, que é casado e pai de dois filhos. Malandro e mulherengo, ele se envolve com Gerluce, papel de Sophie Charlotte, que se decepciona quando descobre sobre sua família. “Rodo o Brasil fazendo teatro e sempre me falam como a novela é importante para a cultura brasileira. Sou um ator que vai para tudo quanto é lado, faço drama, faço humor... Ramiro ('Terra e Paixão') e Chico ('Volta por Cima') transitaram entre os dois e agora o Gilmar é um trabalhador que está em uma
´
guma forma. E me sinto muito honrada. É um projeto forte, sólido, que transforma vidas. Quero que meu nome esteja sempre ligado a ele”, valoriza Xuxa, que estará ao lado de Angélica e Eliana no comando da produção beneficente. “Sempre falávamos que queríamos fazer algo juntas, algo que somasse, que ajudasse. E o ‘Criança Esperança’ é isso: transformação, ajuda, tudo de bom. Quero que essa edição seja o máximo, que todo mundo doe e não solte nossa mão”, completa.
empresa de ônibus. Ele é bem diferente do Chico e quer o coração da Gerluce”, afirma.
Reforço médico
A médica Ludhmila Hajjar é a nova contratada do SBT News. Professora Titular da Disciplina de Emergências Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), ela estará no ar no novo canal de notícias multiplataforma do Grupo Silvio Santos, com estreia marcada para o próximo dia 15 de dezembro. A médica cardiologista também terá um programa na grade do SBT News a partir do próximo ano.
Em família Contratada da Record, Ticiane Pinheiro poderá ser vista na Globo em breve. A apresentadora participou da gravação da tradicional vinheta de fim de ano da emissora. Ela estará ao lado do marido Cesar Tralli. O filme irá celebrar o pertencimento, a cooperação e a família, em seus diferentes formatos, em momentos de afeto e emoção, embalados pela versão original da música “Hoje é um Novo Dia”.
VITRINENEGOCIOS
SÉRIES / filmes
Dores conectadas
(Prime) A série "Lazarus" acompanha um psicólogo forense chamado Joel Lazarus (Sam Claflin) que retorna para a casa da família após o suicídio de seu pai Dr. Jonathan Lazarus (Bill Nighy). Logo, ele começa a vivenciar experiências pertur-
badoras sem explicação, ao mesmo tempo em que passa a investigar uma série de
sos policiais arquivados.
emaranhado de
cunstâncias e
se misturam com o mistério das mortes de seu pai e de sua irmã, que faleceu 25 anos atrás.
(Prime, qua, dia 29) Longa dirigido por Ron Howard a partir do roteiro de Noah Pink, "Eden" se baseia em um mistério sem solução que assombrou Galápagos. A trama acompanha um grupo de pessoas que, através de um sentimento de mudança, resolvem dar as
costas à sociedade, deixando tudo para trás para se estabelecerem o seu
na paisagem linda de
ilha remota. O thriller explora a condição humana de forma inesperada e cheia de suspense. No elenco, Jude Law, Ana de Armas e Vanessa Kirby.
AULAS PARTICULARES DE MATEMÁTICA
REFORÇO ESCOLAR REFORÇO ESCOLAR
Método personalizado para destravar de vez
@professorasandrafornias RUA SANTA CATARINA, 403 - TATUAPÉ AGENDE UMA AULA: (11) 98226-5297 (11) 98226-5297