HOSPITAL VETERINÁRIO Unidade Leste está no Tatuapé
e
A
5
Na última quinta-feira, dia 28, a Subprefeitura da Mooca sediou uma das oficinas presenciais da Prefeitura de São Paulo para discutir o Plano de Ação das Subprefeituras (PAS) 2026-2029. O encontrofoi realizado no CEU Carrão. > VEJA + Página 5 Ação das Subprefeituras Tatuapé sedia evento
Os presidentes dos Consegs do Tatuapé, Parque São Jorge, Belém e Vila Formosa
localizado na Avenida Tiradentes.
A capital paulista conta com quatro hospitais veterinários públicos nas regiões Norte, Sul, Leste
Oeste.
unidade Leste, localizada no Tatuapé, está situada na Avenida Salim Farah Maluf, esquina com Rua Ulisses Cruz, lado par — Tatuapé. > VEJA + Página
OPINIAO GAZETA 40 ANOS ACONTECENDO ~
A solução para as cidades
está na natureza
POR JULIANA BALADELLI
Até 2050, cerca de 70% da população global viverá em áreas urbanas. A expansão das cidades tende a agravar os impactos da mudança do clima e afetar ainda mais as populações que vivem em regiões vulneráveis, como encostas, margens de rios e zonas costeiras. Ondas de calor, escassez de água, enchentes, perda de infraestrutura, serviços públicos sobrecarregados e aumento das desigualdades sociais serão desafios crescentes para os centros urbanos em um mundo cada vez mais quente.
É preciso repensar. A urbanização desordenada, que ignora a lógica dos ecossistemas naturais, compromete não apenas a qualidade de vida, mas também os serviços ambientais essenciais à sobrevivência humana. Cidades impermeabilizadas, com áreas verdes escassas e insensíveis à degradação de ecossistemas naturais costeiros como manguezais, restingas e recifes de corais vêm enfrentando dificuldades crescentes para lidar com os extremos climáticos.
É nesse cenário que ganham força as Soluções Baseadas na Natureza — abordagem que alia conservação, restauração ecológica e tecnologias inovadoras baseadas em infraestrutura verde para enfrentar os desafios urbanos. Além de economicamente vantajosas em relação às obras de engenharia convencional, essas soluções representam uma oportunidade eficaz de transformar o modelo de desenvolvimento urbano no Brasil. Recuperar áreas degradadas, ampliar a arborização, restaurar nascentes e mananciais, conectar parques e expandir áreas verdes em territórios periféricos significa agir simultaneamente por justiça climática, saúde coletiva, biodiversidade e segurança hídrica. Mas as SBN vão além: podem complementar sistemas de drenagem urbana com o uso de jardins de chuva e praças úmidas e até contribuir no tratamento de efluentes, como no caso de jardins filtrantes, tecnologia que faz uso da natureza para devolver água limpa aos sistemas naturais.
Juliana Baladelli Ribeiro é bióloga, especialista em Soluções Baseadas na Natureza
acontecendo
ɓO Brasil
é dos brasileiros”
POR SERGIO CARREIRO DE TEVES
a frase mais “mentirosa” de todos os tempos e só poderia partir de quem?
Daquele que, sob o pretexto de estar defendendo nossa soberania, prestigia os tiranos, ditadores e sanguinários, que sacrifica seus povos para se perpetuarem no poder.
Daquele que, ao invés de prestigiar o seu povo, prestigia países bajulando-os no sentido de ter a sua amizade para justificar que precisam se unir ao Brasil para lutar contra o imperialismo e o capitalismo, como se no mundo moderno pudéssemos dispensar, por exemplo, o poder do capital. Na época da pedra era bem possível, mas nos dias e no mundo em que vivemos, riqueza produz riqueza e sem ela só há pobreza, miséria e desalento.
“O Brasil é dos brasileiros”, quem produziu essa frase, em momento tão infeliz, não sabe bem o que está falando. Não é apenas uma frase de efeito, ela mobiliza o orgulho nacional, a responsabilidade coletiva e a busca por justiça, inclusão e desenvolvimento, tudo que nos é proibido atualmente.
Tudo que hoje não acontece no Brasil, para que o Brasil seja verdadeiramente dos brasileiros, é preciso garantir respeito à diversidade, justiça social, soberania e participação ativa de todos.
Onde está a garantia ao respeito e à diversidade, a justiça social, soberania e o principal, a participação de todos, que o digam as mais de 1000 pessoas que ousaram se manifestar e outros tantos que ousam escrever ou dizer alguma coisa contra o PT, são levados as barras dos tribunais. Onde está a garantia e o respeito ao cidadão e a justiça social?
Vejam agora, na constituição da CPI do INSS, qual foi a primeira e grande medida da oposição, blindar o irmão do Lula ao convidar dirigentes dos Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos, Frei Chico. É provável que será poupado pelo menos no inicio dos trabalhos. Foi recomendação do Lula para não dar motivo aos inimigos de participação da família nesse lamaçal todo. Essa é a justiça social, os demais dirigentes podem ser notificados e indiciados, "meu irmão não". É como diz o torcedor de futebol, eu torço para todos os times, desde que ganhe o meu time. O futuro do país depende do compromisso de cada indivíduo com o bem comum, com a defesa dos interesses nacionais e com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Frase maravilhosa montada por políticos de boa conversa, mas nunca colocada em prática. Por isso, não se pode dizer que o Brasil é dos Brasileiros. Ou melhor, até é possível, mas deve ser bem construída e com correspondência com a realidade. “O Brasil é dos brasileiros petistas”, claro, porque os que não forem serão tratados como apátridas, evidente. Vejam o tratamento que está sendo dado aos infelizes que ousaram falar mal do governo do todo poderoso. O conceito de um Brasil dos brasileiros remonta ao período das lutas pela independência, quando a população local passou a reivindicar autonomia diante das potências coloniais europeias especialmente a portuguesa.
Agora, hoje, o que se vê não é uma luta pela independências dos algozes, como Alexandre de Morais, ele é intocável. É uma luta contra quem já está vencido e derrotado, como Bolsonaro, chegando ao absurdo de colocar policiais dentro da casa dele, nem na casa do Marcola fizeram isso. Dá para imaginar onde vai parar o conjunto de atrocidades e de desrespeito a um ser humano, se mais não fosse, pelo menos o homem é um ser humano e tem o mínimo de direito a sua dignidade.
Durante o século XX, a industrialização, as políticas de integração territorial e as transformações sociais contribuíram para ampliar a ideia de que os recursos, a cultura e o futuro do país pertencem, em primeira instância, àqueles que nele habitam e o constroem diariamente. Mas em pleno século XXI, há um verdadeiro retrocesso, vejam quantas guerras e lutas ao mesmo tempo, e o Brasil que foi abençoado por Deus e lindo por natureza, como cantava o perseguido Wilson Simonal, por falta de uma guerra com outros países, tem uma guerra interna com seu governo, que está procurando agora uma guerra contra a maior potência do mundo. É isso que ele quer, porque ele não vai como “bucha” de canhão, ele acaba de dar aval ao Itamaraty para avaliar retaliação aos EUA, é Davi lutando contra Golias. A Camex ( Câmara de Comercio Exterior) vai avaliar medidas para aplicação da lei de Reciprocidade Econômica contra o Tramp, em resposta ao tarifaço. É de dar pena, o homem não teve coragem de falar com o Tramp e agora se esconde debaixo da cama de medo e vai jogar o Brasil na lama. Bolsonaro e seu filho tem sua responsabilidade, que não se lhe retire isso, mas o ilustre presidente tem a responsabilidade maior, sempre atiçando o Trump. Não foi em sua posse, apoiou o Biden e quer criar uma moeda especial para o mercado exterior, contra o dollar, o orgulho americano e, ainda, aliando-se aos Brics. Para que o Brasil pertença aos brasileiros, primeiro é preciso que seja de todos e não só dos petistas. É necessário garantir a capacidade de decidir seus próprios rumos, sem tutelas externas. Isso se expressa tanto nas relações diplomáticas quanto na proteção de empresas nacionais, da agricultura, da ciência e da tecnologia e sobretudo do respeito de seus próprios governantes às suas próprias leis, ter uma Justiça soberana e justa e não política, fazendo de conta que distribui justiça social, políticos voltados para os interesses do povo e não só pensando em eleições e reeleições o tempo todo. Ter soberania, como desejam os seguidores do Lula não significa isolamento, implica negociar, dialogar e cooperar com outros países, sempre priorizando os interesses nacionais e o bem-estar da população. O Brasil dos brasileiros é aquele capaz de se inserir no mundo sem abrir mão de sua autonomia, identidade e valores e não frases vazias e mentirosas como essa que ele estampou no boné. Por falar no boné, ele acabou imitando o Trump, depois o crítica e para lançar a frase reuniu seus 38 ”soldadinhos e chumbo”, os ministros que nem ele sabe do que, e todos sentados em vota de uma mesa, como se fossem alunos do Jardim de Infância, bem-comportados e obedecendo “tudo que seu mestre mandar”, simplesmente ridículo.
A frase “O Brasil é dos brasileiros” ganha sentido pleno quando cada pessoa assume sua responsabilidade na construção do país. O exercício da cidadania ativa envolve o voto consciente e não de ”cabresto”, voto no menos ruim, o engajamento em movimentos sociais, sem medo de ser preso e ter penas de 18 anos de reclusão, o respeito às instituições democráticas e a busca por justiça e igualdade, e não no sentimento de que no Brasil existe iguais e menos iguais.
O Brasil não pertence apenas aos líderes ou às elites, mas sim ao conjunto do povo que o habita e que pode, por meio de suas ações, transformar realidades. Valorizar a democracia, combater a corrupção, lutar pela educação e pela saúde são formas de garantir que o país seja realmente de todos os brasileiros, sem necessidade de chapeuzinho nem nariz de palhaço.
Sergio Carreiro de Teves é jornalista, professor e advogado atuante nas áreas civil, trabalhista, tributarista, administrativa e comercial
PROPOSTAS INOVADORAS,
Lixo eletrônico: O desperdício silencioso
POR MARCELO SOUZA
Presentes na maioria dos lares e empresas, os equipamentos eletroeletrônicos incluem desde utensílios básicos de cozinha até dispositivos de tecnologias de informação e comunicação, tais como telefones celulares e laptops. Cada produto tem um perfil de vida útil específico, o que significa que possuem diferentes quantidades de resíduos, valores econômicos e potenciais impactos na saúde e no meio ambiente, se reciclados de maneira inadequada. Quando o tempo de vida desse produto termina, ele se torna um resíduo eletroeletrônico (REEE). Desde 2010 os REEEs aumentaram significativamente: isso se deve principalmente ao fato de que mais pessoas estão tendo acesso a celulares e Internet. Por exemplo, o mundo conta com mais de 7,7 bilhões de assinaturas de telefone celular e, no Brasil, 83% dos indivíduos com dez anos ou mais possui telefone celular (NIC.br, 2019). Pode-se dizer que cada morador teve em média 3 aparelhos celulares nos últimos 10 anos, o que equivale a uma vida útil de mais ou menos 3 anos por aparelho. A rápida obsolescência de disposi-
tivos eletrônicos somado à constante evolução da tecnologia tem dado mais espaço para o descarte inadequado desses aparelhos, representando uma ameaça significativa ao meio ambiente e para a saúde humana. Os dispositivos eletrônicos contêm uma variedade de materiais tóxicos, como mercúrio, chumbo, cádmio e substâncias químicas perigosas. Quando esses produtos químicos entram em contato com o solo e a água, podem poluir o ambiente e prejudicar a fauna e flora local. Existem soluções sustentáveis para lidar com o lixo eletrônico. Isso inclui a reciclagem adequada de eletrônicos, a reutilização de componentes e a doação de dispositivos ainda funcionais para organizações que podem fornecê-los a comunidades carentes. Além disso, muitas empresas agora estão adotando programas de reciclagem e recondicionamento de dispositivos para reduzir o impacto ambiental. Na minha experiência como empreendedor nesta área, com a reciclagem correta é possível recuperar cerca de 60% de metais preciosos (outro, prata, cobre); 15% de plásticos (que tem uma taxa de reciclagem bem abaixo da de metais devido a complexidade das misturas dos materiais); e 50% de vidro.
Ministro promete para setembro revisão do sistema de tarifas
DA REDAÇÃO
Oministro das Comunicações, Antônio Carlos Magalhães, garantiu a uma comissão de deputados estaduais que, em setembro, deve vir a São Paulo para anunciar a adoção da tarifa telefônica única na região metropolitana, afirmando, também, que a medida será estendida à região metropolitana do Grande Rio. Apesar de não garantir expressamente a reunificação das tarifas, já que os estudos que se desenvolvem no Ministério preveem também a alternativa de uma tarifa intermediária para a Grande São Paulo, o ministro deixou claro sua preferência pessoal pela tarifa única. Pelo sistema atual, os usuários de telefones pagam pelas ligações feitas às cidades vizinhas (às vezes de um lado para o outro rua que serve de divisa) o mesmo preço cobrado para um interurbano. Este preço é calculado em função dos impulsos, contando-se a cada 18 segundos, enquanto nas chamadas locais, computa-se a cada três minutos. A solução intermediária, de
acordo com estudos realizados na área do Ministério, ainda no Governo anterior, resultaria na contagem de um impulso a cada 60 segundos.
Para o deputado Fernando Leça que, há um ano apresentou moção endereçada ao presidente da República, solicitando o restabelecimento da tarifa única no Grande ABC, a reivindicação mais do que justa, redundará em grande benefício direto às populações, às trias e ao comércio, o que de certa forma beneficia também o próprio consumidor não usuário de telefone, mas que paga tais custos, indiretamente. Além da moção, o deputado Leça manteve contatos com o presidente da CTBC, Ney Marques Fontes, com o governador Franco Montoro e com o presidente da Telesp, Antônio Ignácio de Jesus, dos quais obteve total apoio à proposta. Integraram a comitiva de deputados que estiveram com o ministro das Comunicações, os deputados Fernando Leça, Floriano Leandrini (PMDB), Maurício Najar (PDS) e Gilberto Port (PFL), da Comissão de Assuntos Metropolitanos da Assembléia.
APrefeitura de São Paulo, por meio da SP Urbanismo e da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), lançou na última segunda-feira, dia 25, o Concurso Nacional de Projetos para Elementos de Mobiliário Urbano da Cidade de São Paulo. Destinado a profissionais de Arquitetura e Engenharia de todo o País, podendo compor equipe com outros profissionais, o concurso busca propostas inovadoras, sustentáveis e inclusivas para valorizar os espaços públicos da cidade. Os três melhores projetos serão premiados, com um total de R$ 500 mil. A etapa de inscrição se inicia no dia 8 de setembro e se encerra no dia
15 de setembro. PROJETOS E OBRAS As propostas selecionadas vão ajudar a renovar e ampliar o conjunto de opções de mobiliário urbano disponíveis para a Prefeitura de São Paulo, oferecendo soluções que poderão ser usadas por diferentes secretarias em projetos e obras em toda a cidade. Elementos como bancos, floreiras, lixeiras, totens e sanitários deverão tornar os espaços públicos mais agradáveis, acessíveis e acolhedores. A ideia é buscar soluções criativas e sustentáveis, que melhorem o conforto de quem circula pelas ruas e praças, respeitem o meio ambiente,
acompanhem as novas tecnologias e valorizem a identidade da cidade. PROJETOS EM NÍVEL BÁSICO O concurso será realizado em duas fases. Na primeira, serão escolhidas três propostas em nível de estudo preliminar, sem definição de colocação. Na segunda fase, os selecionados receberão um adiantamento da premiação no valor de R$ 65 mil e deverão produzir protótipos de seis elementos — banco com encosto, banco sem encosto, papeleira (lixeira), paraciclo, balizador e floreira — e desenvolver projetos em nível básico. Após avaliação final, os trabalhos selecionados serão classificados em 1º, 2º e 3º lugar.
Divulgação
MEIO AMBIENTE
Marcelo Souza é especialista em economia circular
COTIDIANOFATOS
ROTA Consegs da região visitam o Batalhão Tobias de Aguiar
Local fica na divisa territorial do Tatuapé e da Penha
Os presidentes dos Consegs (Conselhos Comunitários de Segurança) do Tatuapé, Parque São Jorge, Belém e Vila Formosa estiveram na última quarta-feira, dia 27, em visita ao Batalhão Tobias de Aguiar da Rota, localizado na Avenida Tiradentes, no bairro da Luz, que foi fundado no ano de 1970.
Os presidentes Eduardo de Almeida (Parque São Jorge), Guilherme Gonzalez (Tatuapé), Ana Natali (Belém) e Wilson de Paiva Rossi (Vila Formosa) foram recepcionados pelo subcomandante da unidade, major Emanuel. ORIENTAÇÃO
Segundo Eduardo de Almeida, “o foco principal da visita do grupo foi buscar orientações e apoio no combate à criminalidade na região, além de conhecer a
estrutura interna que suporta da operação do 1º Batalhão de Policiamento de Choque da Polícia Militar do Estado de São Paulo”, destaca.
O major Emanuel explanou sobre a forma de trabalho das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), toda embasada nos índices de criminalidade de roubos e homicídios bairro a bairro, publicados mensalmente pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, também conhecido como Mapa do Crime.
Por ser uma tropa de elite da corporação, Emanuel destacou que a Rota sempre atua em confrontos de grande magnitude, sua atuação abrange diversas outras situações que exigem resposta tática e rápida, como operações de combate ao crime organizado, controle de distúrbios
e eventos com risco de tumulto, apoio a ações de recaptura de foragidos e intervenções em ocorrências de grande complexidade, como sequestros, barricadas etc.
VISITAÇÃO
Após a reunião com o oficial, em companhia dos capitães Gustavo e Cicco, o grupo conheceu as dependências do quartel, academia, seus monumentos e até a Agência de Inteligência, onde são investigados os casos de maior repercussão.
Segundo os anfitriões, o batalhão semanalmente abre suas portas para visitação da população que acontece às sextas-feiras e sábados. Para visitar, é necessário enviar um e-mail para visitarota@gmail.com, informando nome completo, número de RG e CPF, até a quarta-feira anterior à data desejada.
www.gazetavirtual.com.br
A seção recebe mensagens e sugestões pelo e-mail redacao@grupoleste.com.br ou pelo Whatsapp 11 98193-8399
TATUAPÉ 357 ANOS
Festejos de aniversário acontecerão durante todo o mês
Várias empresas e entidades do bairro estão se unindo para realizar uma grande festa
Uma grande festa em comemoração ao 357º aniversário do Tatuapé está sendo preparada para o mês de setembro. Várias entidades e empresas do bairro estão engajadas para realizar grandes eventos. Os coordenadores do Movimento “Eu amo Tatuapé” têm buscado apoio de empresas e órgãos públicos para viabilizar os projetos dos festejos.
A festa contará com jantar comemorativo com homenagens às entidades e pessoas que mais se destacaram, plantio de 357 mudas de árvores, exposição de fotos antigas do bairro, missa de Ação de Graças na Igreja Nossa Senhora da Conceição, casamento comunitário na Praça Sílvio Romero, corrida, caminhada e outros eventos esportivos nos parques
do bairro, homenagem na Câmara Municipal, entrega do Prêmio Pedro Abarca (trabalho comunitário), cãominhada, entre outros. PROGRAMAÇÃO
05/09 - Sexta-feira - 20h –(Data oficial do aniversário): Jantar dançante com homenagens/Jubileu de Ouro Gazeta do Tatuapé com show do grupo Originais do Samba e apresentação do Coral Vozes do Tatuapé - Quintal do Espeto Tatuapé – Rua Serra de Botucatu, 1933. 06/09 - Sábado - 9h: Feira Gastronômica - Ceret – Rua Canuto de Abreu s/nº.
07/09 - Domingo - 7h: 2ª Corrida dos Colégios Agostiniano Mendel / São José - Ceret –Rua Canuto de Abreu s/nº.
07/09 - Domingo - 10h: Missa de Ação de Graças - Paróquia
Nossa Senhora da ConceiçãoPraça Silvio Romero. 08/09 - Segunda - 18h30: Abertura da exposição de fotos históricas do bairro – Gazeta do Tatuapé 50anos – Unicid - Rua Cesário Galero, 448. 08/09 - Segunda - 20h: Reunião Especial Conseg Parque São Jorge – E. E. Oswaldo Catalano - Rua Felipe Camarão, 350. 09/09 – Terça – 19h: Homenagem na Câmara Municipal de São Paulo- Salão Nobre - Viaduto Jacareí, 100. 13/09 – Sábado – 11h: Casamento Comunitário - Paróquia Nossa Senhora da ConceiçãoPraça Silvio Romero. Acompanhe em nossa próxima edição os eventos que acontecerão a partir do dia 14/09.
Metodologia Prime
as interações e o desenvolvimento das habilidades sociais para o desenvolvimento integral.
Alimentação Balanceada
Preparada na hora do consumo, h ortinha, mini arvores frutíferas e aulas de educação nutricional com culinária infantil.
Balanceada durante todo período escolar.
Programa Bilíngue desde o Berçário!
uma vida cheia de nutricional
Turma Reduzida O dia inteiro perto de você! Através do monitoramento on-line você pode acompanhar seu filho
Mais atenção para as crianças e para as famílias.
Abertas 2º Semestre
Na Praça Sílvio Romero será rezada missa de Ação de Graças (dia 7) e terá casamento comunitário (dia 13)
Os presidentes Eduardo de Almeida (Parque São Jorge), Guilherme Gonzalez (Tatuapé), Ana Natali (Belém) e Wilson de Paiva Rossi (Vila Formosa)
comandante da unidade, major Emanuel
COTIDIANOFATOS
ATENDIMENTO GRATUITO
SP possui quatro hospitais veterinários públicos
Unidade Leste está localizada no Tatuapé
Acapital paulista conta com quatro hospitais veterinários públicos nas regiões Norte, Sul, Leste e Oeste. Voltado à população de baixa renda residente no município, o serviço oferece atendimentos clínicos e cirúrgicos para animais de estimação. A oferta de vagas é limitada, e os casos de urgência e emergência têm prioridade, conforme avaliação médica.
Entre os serviços gratuitos estão consultas, cirurgias, exames laboratoriais e internações, distribuídos entre oito especialidades: oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, neurologia, oncologia, ortopedia, dermatologia e cirurgia bucomaxilofacial.
URGÊNCIA OU EMERGÊNCIA?
Casos de urgência são aqueles que, embora não apresentem risco iminente de morte, podem se agravar se não forem tratados — como tumores com feridas, icterícia ou secreção genital em fêmeas. Já os casos de emergência envolvem risco de vida e exigem atendimento imediato, como atropelamentos, hemorragias, convulsões, perda de consciência, dificuldade para respirar e obstrução uretral. Para atendimento, é obrigatória a apresentação de: CHN ou RG e CPF do responsável pelo animal (que deve estar presente); Comprovante de residência atualizado; RGA do animal;
Número do CadÚnico e comprovante do programa social vinculado (como Bolsa Família, BPC, Auxílio Gás ou Renda Mínima).
UNIDADE LESTE
Avenida Salim Farah Maluf, esquina com Rua Ulisses Cruz, lado par — Tatuapé. Funcionamento: todos os dias, das 7 às 17 horas (aos sábados, domingos e feriados, atende apenas urgências e emergências). Beneficiários de programas sociais: poderão agendar consulta presencialmente, todos os dias de funcionamento, das 7 às 16 horas. Quem não possui benefício/CadÚnico: triagem social realizada todas as terças-feiras, a partir das 14 horas.
www.gazetavirtual.com.br
Bairro sediou oficina presencial do Plano de Ação das Subprefeituras
Encontro realizado pela Subprefeitura Mooca foi realizado no CEU Carrão
Na última quinta-feira, dia 28, a Subprefeitura da Mooca sediou uma das oficinas presenciais da Prefeitura de São Paulo para discutir o Plano de Ação das Subprefeituras (PAS) 20262029. O encontro, que foi realizado no CEU Carrão, reuniu moradores, lideranças comunitárias e interessados para apresentar sugestões, apontar problemas e propor soluções para a região.
O subprefeito da Mooca, coronel Marcus Vinicius Valério, participou do evento e destacou a importância de ouvir a população: "Quanto mais a gente escuta, mais acerta”.
BLOCOS TEMÁTICOS
As discussões foram organizadas em dois blocos temáticos. O primeiro bloco englobou meio
Os munícipes discutiram ideias para o bairro por meio de mapas gigantes
ambiente, saneamento, infraestrutura e habitação. O segundo bloco discutiu temas como mobilidade, desenvolvimento econômico, equipamentos sociais e patrimônio cultural. Os participantes puderam colaborar usando mapas em grande formato e fichas temáticas, registrando os principais desafios e propostas para a Mooca. Quem não pôde comparecer ainda pode contribuir pela consulta pública on-line no site Participe+. As sugestões coletadas serão consideradas na elaboração do PAS, que orienta o desenvolvimento urbano local da subprefeitura.
Entre os serviços gratuitos estão consultas, cirurgias, exames laboratoriais e internações
O coronel Marcus Vinicius Valério participou do evento
VITRINENEGOCIOS
e apresenta 'Senac Conecta'
O evento aconteceu no Senac Tatuapé
Na última sexta-feira, dia 29, o Senac realizou o tradicional evento "Casa Aberta Senac". Trata-se de um evento anual gratuito para os interessados explorarem todo o universo de possibilidades profissionais que o Senac oferece.
Uma vez por ano, a instituição abre as portas de suas 63 unidades para um dia repleto de atividades inspiradoras, que vão desde workshops, palestras, atendimentos até oficinas, jogos e apresentações artísticas. Representantes do Movimento “Eu Amo Tatuapé” estiveram presentes na abertura do evento do Senac Tatuapé, onde foram recebidos pelo gerente da unidade, Alexandre Martinez. Eles puderam conhecer as dependências da unidade e um vídeo sobre a recém-lançada Plataforma Senac Conecta.
PLATAFORMA DIGITAL
"Senac Conecta" é uma iniciativa do Senac que procura aproximar empresas, estudantes e comunidade, fortalecendo a qualificação profissional e promovendo inclusão social. Por meio de plataforma digital e eventos presenciais gratuitos, oferece workshops, palestras e competições em Saúde, Beleza, TI, Gestão e Negócios, estimulando competências técnicas e comportamentais essenciais à inovação.
A utilização da plataforma é extremante simples e as empresas, após se cadastrarem, poderão anunciar suas vagas de emprego e se conectando diretamente a alunos e ex-alunos do Senac.
Martinez destacou que “os objetivos da plataforma é conectar talentos formados ou em formação a oportunidades reais, incentivando a inclusão de jovens no mercado de trabalho.”
Ainda segundo ele, o impacto social é grande, já que o Senac possibilita parcerias com empresas, órgãos públicos e organizações sociais, ampliação de contratações e programas de aprendizagem, além de reforçar a imagem do Senac como referência em educação profissional e responsabilidade social.
O Senac Tatuapé está localizado na Rua Coronel Luiz Americano, 130 (ao lado da Estação Tatuapé do Metrô).
AULAS
Método personalizado para destravar de vez
@professorasandrafornias
RUA SANTA CATARINA, 403 - TATUAPÉ
AGENDE UMA AULA: (11) 98226-5297
O Senac Tatuapé recebeu um grupo do Movimento "Eu Amo Tatuapé" durante o evento "Casa Aberta Senac"
CULTURAARTES
De volta aos estúdios
Paula Burlamaqui chegou ao enredo de “Êta Mundo Melhor!” logo no início. De folga das novelas desde “Elas por Elas”, a atriz vive a moderna Sônia, uma mulher bonita e independente, mas que sofre preconceito por ser desquitada. Ela se envolve com Quincas, papel de Miguel Rômulo, que não resiste aos seus encantos, mas reluta em assumir um relacionamento, e, posteriormente, com o doutor Lauro, de Marcelo Argenta. “A maior das novelas que fiz entrei depois da novela já ter começado. Essa eu entrei no início, mas é uma novela que também já tinha começado há nove anos. É engraçado isso.
E está todo mundo feliz porque todo mundo ama o Walcyr, a Amora, enfim, é uma novela alegre e nos tempos de hoje estamos precisando disso”, afirma.
Nova temporada O quadro “Batalha do Lip Sync” contará com uma nova temporada no ano que vem. A produção do “Domingão” é comandada por Luciano Huck.
Segundo dia (GLOBO, DOM, DIA 31, ÀS 10H15)
O clima de celebração continua no “Viver Sertanejo”, que dá sequência ao especial em homenagem aos 70 anos da Festa do Peão de Barretos. No programa, Edson & Hudson, Matogrosso & Mathias e Jerônimo Luiz Muzetti, presidente de “Os Independentes” – associação responsável pela organização da Festa – contam a Daniel histórias relacionadas à festa. A edição aborda tradições sertanejas e do festival, como a “Queima do Alho”, expressão que surgiu porque os peões viajantes, ao se aproximarem do destino, sentiam o cheiro do alho sendo refogado nas comitivas, sinal de que a comida estava sendo preparada.
Para ficar (GLOBO, DOM, DIA 31, ÀS 14H30) Após um empate surpreendente, oito famosos irão encarar a fase de repescagem da “Dança dos Famosos”, do “Domingão com Huck”. Nicole Bahls, David Junior, Fernanda Paes Leme e Luan Pereira, do grupo B, e Allan Souza Lima, Catia Fonseca, Richarlyson e Manu Bahtidão, do grupo C, dançam o ritmo rock na produção comandada por Luciano Huck. Após as apresentações, dois famosos se despedirão do programa.
Canal Zap
Assunto importante
POR CAROL BORGES
Heloísa Honein está no elenco da série “Dias Perfeitos”, original Globoplay. A produção, que adapta o livro homônimo de Raphael Montes, conta a história da aspirante a roteirista Clarice, papel de Julia Dalavia, e do estudante de medicina Téo, de Jaffar Bambirra. Téo se encanta por Clarice após conhecê-la por acaso e, diante das negativas da jovem, decide sequestrá-la acreditando que, com o tem-
po, ela irá correspondê-lo. No enredo, a atriz dá vida à personagem Diana, uma mulher lésbica que trabalha como botânica. “Sou completamente contra aquele ditado de que em briga de marido e mulher não se mete a colher. Essa série está vindo em um momento oportuno porque tivemos um cara que deu 61 socos na cara de uma mulher recentemente. O fato de a série ser um thriller faz parecer que é algo muito distante, mas não é. Fico feliz de estar nessa trama”, afirma.
Entre os pequenos
Evaldo Macarrão estará na 23ª temporada de “D.P.A. – Detetives do Prédio Azul”, do Gloob. A produção infantil tem estreia prevista para 2027.
Festa da firma
A Globo marcou para 13 de outubro o “Upfront Globo 2026”, que acontecerá no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo. O evento, que contará com transmissão do Globoplay, apresentará, em primeira mão, os principais lançamentos da programação, soluções comerciais inovadoras e formatos multiplataforma que movimentam o mercado publicitário.
Mais música
Kenya Sade estará à frente da cobertura do “The Town” pela Globo. O festival acontece nos dias 6, 7, 12, 13 e 14 de setembro. A emissora exibirá os melhores momentos da produção musical.
Confinamento marcado
A nova temporada de “A Fazenda” estreia dia 15 de setembro. Adriane Galisteu seguirá à
frente do “reality show” da Record. Ao todo, a produção contará com 24 participantes.
Investimentos em cena
A nova temporada de “Shark Tank Brasil” já tem data de estreia definida. O programa, que vai ao ar no Sony Channel, será exibido a partir de 10 de outubro.
Grande jogo
O SBT exibirá a final da próxima temporada da “Champions League”, diretamente da Puskás Aréna, em Budapeste, na Hungria. O duelo acontecerá no dia 30 de maio do ano que vem. Tiago Leifert será o narrador das partidas europeias.
Tevê fechada
O canal Warner Channel exibirá primeiro episódio da segunda temporada da série original da DC, “Pacificador”. Dentro da “Hora HBO Max”, a produção irá ao ar no dia 8 de setembro.
Mais maldades
Flávia Alessandra voltará ao enredo de “Êta Mundo Melhor!”.
Destaques na TV
Mais artistas (RECORD, DOM, DIA 31, ÀS 15H45) Novos participantes estarão nos estúdios do “Acerte ou Caia”. Famosos da tevê e internet disputam um prêmio de até R$ 300 mil no palco do “game show”. Com apresentação de Tom Cavalcante, eles terão de testar seus conhecimentos e correr contra o tempo para não caírem no buraco. Ciro Bottini, Maytê Piragibe e Paulo César Grande participam da produção inédita.
Trama clássica (GLOBOPLAY NOVELAS, SEG, DIA 1º, ÀS 13H50)
Com grandes nomes da teledramaturgia brasileira e uma história envolvente com muitos mistérios, “Hipertensão” chega ao Globoplay Novelas, substituindo “Plumas e Paetês”. A trama se passa na pequena Rio Belo, onde vivem Napoleão, papel de Cláudio Corrêa e Castro, Candinho, de Paulo Gracindo, e Romeu, vivida por Ary Fontoura. Eles são viúvos de irmãs trigêmeas e moram juntos na fazenda Santa Lúcia desde que suas esposas morreram. A tranquilidade da cidadezinha é abalada após a chegada de um grupo de artistas mambembe.
Cardápio final
(BAND, TER, DIA 2, ÀS 22H30)
A disputa será intensa na grade final do “Masterchef Brasil”. Daniela e Felipe B. irão disputar o troféu da temporada. Para vencer
Em cenas previstas para irem ao ar a partir do dia 15 de setembro, a vilã Sandra retorna com mais sede de vingança, após fugir da prisão com a ajuda de Ernesto, papel de Eriberto Leão.
Em dupla Matheus e Kauan, referências entre os artistas mais consagrados do sertanejo universitário e atual, estreiam como técnicos do “The Voice Brasil”. A partir de outubro, o programa retorna ao ar no SBT. “A gente cresceu respirando música e sonhando com oportunidades como essa. Agora, poder orientar artistas que estão começando é muito especial. Queremos levar o sertanejo para o palco, mas também aprender com todos os estilos que o programa reúne e trazer isso para o nosso time”, afirma Matheus.
Entre receitas Julianne Trevisol estará no “Masterchef Celebridades”, da Band. Com Erick Jacquin, Helena Rizzo e Henrique Fogaça no time de jurados, a produção estreia em novembro.
o programa, eles terão de surpreender ao cozinhar um menu completo. A decisão ficará nas mãos de Henrique Fogaça, Helena Rizzo e Erick Jacquin.
Vida e obra
(MULTISHOW, QUA, DIA 3, ÀS 22H30)
Tatá Werneck recebe Marcelo Serrado no “Lady Night”. O ator relembra momentos marcantes de sua carreira ao longo do programa. A conversa, no entanto, é marcada pelo humor e descontração da comediante. A produção do “Lady Night” é dos Estúdios Globo, com direção de gênero de Patrícia Pedrosa e a direção é de Rafael Queiroga.
Fase de testes
(GLOBO, QUI, DIA 4, ÀS 21H30)
Sem Neymar, o Brasil volta a campo para as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. A Seleção comandada pelo italiano multicampeão Carlo Ancelotti enfrentará o Chile no mítico estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. O duelo contará com estrelas internacionais, como Paquetá, Alisson e Casemiro. Com 25 pontos nas Eliminatórias, os brasileiros ocupam a terceira colocação na tabela e já estão classificados na Copa do Mundo de 2026, no México, Estados Unidos e Canadá.
Som na caixa
(MULTISHOW, SAB, DIA 6, ÀS 14H40)
A música nacional e internacional terá bastante espaço na segunda edição do “The Town”. No primeiro dia de festival, Karol Conká e MC Cabelinho são destaque no palco The One. Além disso, Travis Scott será o grande nome da noite e terá a responsabilidade encerrar o primeiro dia do evento.
(Prime) Na futurista "Upload", os humanos têm a capacidade de "carregar" a si mesmos em uma espécie de vida virtual escolhida por eles. Depois de morrer prematuramente, o programador Nathan chega em sua versão do céu, um lugar luxuoso e relaxante com vista para um grande lago. Conforme ele se acostuma com os prós e contras de viver em um paraíso digital, Nathan se aproxi-
ma de Nora, uma representante viva do serviço que escolheu. Na quarta temporada da série, Nora tem dificuldade em lidar com a pressão do trabalho, ao mesmo tempo que não aceita a decisão do pai de não querer carregar sua consciência digitalmente quando morrer. Para somar a confusão de sentimentos, Nora começa a se apaixonar por Nathan, e desconfia de que ele, na verdade, tenha sido assassinado.
Crime e vingança
(Netflix) Em "Duas Covas", da Netflix, duas jovens desaparecem de modo misterioso na cidade de Frigiliana, na Espanha. Dois anos após o sumiço, em buscas de respostas, a avó de uma das
meninas (Kiti Mánver) se une ao pai da outra (Álvaro Morte) para iniciar uma nova investigação, dessa vez por conta própria. Na jornada por informações, a vingança ganha cada vez mais espaço.
(Netflix, qui, dia 4) Na segunda temporada de "Minha Vida com a Família Walter", depois da declaração de amor de Alex e do beijo de Cole, Jackie Howard vai embora de Silver Falls e passa o verão em Nova Iorque. Mas Katherine a convence a voltar
Coração dividido ao Colorado. Então, Jackie resolve consertar a situação com Alex e estabelecer limites com Cole enquanto encontra seu lugar na família Walter. Acontece que não é fácil se encaixar de novo. No elenco, Nikki Rodriguez, Noah LaLonde e Ashby Gentry.
Max, sex, dia 5) A série "Máscaras de Oxigênio
e uma comunidade
çado
que traz remédios, como o coquetel AZT, para pacientes em estado avan-
da AIDS no Brasil. Na época, o medicamento capaz de amenizar os efeitos do
ainda não
autorizado em território brasileiro. Produ-
pela HBO Max em parceria com a Morena Filmes, a série conta com Bruna Linzmeyer, Andréia