

O Conselho Comunitário de Segurança do Tatuapé realizou, na última segunda-feira, dia 16, mais uma reunião ordinária. O encontro aconteceu no campus Anália Franco da Universidade Cruzeiro do Sul. Entre as demandas apresentadas pelos moradores, a perturbação do sossego e a segurança continuam sendo os problemas mais patentes no bairro. Destaque para som alto e utilização do espaço público pelos bares, principalmente na Rua Emília Marengo (foto). >VEJA + Página 3
A Prefeitura de São Paulo oficializou, na última quarta-feira, dia 18, o contrato de parceria público-privada (PPP) para administração, manutenção e requalificação dos terminais de ônibus que compõem o Bloco Leste da capital paulista > VEJA + Página 4
ônibus da ZL Prefeitura vai modernizar terminais paraagilizar atendimentos
Aplicativo SP156 agora utiliza IA
A Prefeitura de São Paulo passou a utilizar inteligência artificial para identificar, a partir do envio de uma imagem, qual serviço o munícipe está buscando no aplicativo SP156. Em fase inicial, a opção conta com seis serviços mapeados. A iniciativa faz parte do compromisso da Prefeitura com a inovação tecnológica, no intuito de facilitar a vida dos paulistanos. > VEJA + Página 4
Lançamento na Ria Livraria revela os impactos financeiros no futebol brasileiro
Na última terça-feira, dia 17, a Ria Livraria, situada na Vila Madalena, foi palco do lançamento do livro “Jogada Financeira: Revelando o Poder das Receitas no Esporte Nacional”. A obra é fruto da pesquisa dos autores Rogério Procópio da Cunha, Leandro Ricardo Cerriglio Rangel e Juliano Augusto Orsi de Araújo, publicada pela Editora Baraúna.
O livro mergulha em uma análise detalhada do período entre 2015 e 2020, investigando como diferentes fontes de receita impactaram o desempenho esportivo de 24 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, utilizando o Ranking Nacional da CBF como métrica. A pesquisa quantitativa explorou variáveis como bilheteria, patrocínios, direitos de transmissão de jogos, venda de atletas, programas de sócio-torcedor e outras receitas. Entre as descobertas mais relevantes apresentadas na obra, destaca-se a significativa influência positiva das receitas provenientes de patrocínios e dos direitos de transmissão de jogos no desempenho dos clubes.
Curiosamente, a análise também apontou uma relação positiva entre o nível de endividamento e o desempenho esportivo no período estudado. O livro ainda aborda o impacto negativo da pandemia de Covid-19 nas finanças e performance dos clubes no ano de 2020.
“Jogada Financeira” oferece um panorama essencial para dirigentes esportivos, estudantes de administração, economistas, torcedores e todos os interessados na complexa interseção entre gestão financeira e sucesso no esporte mais
POR GABRIEL WILHELMS
POR FERNANDA DE OLIVEIRA
Para se vestir de uma personalidade amadurecida, para se munir de autoestima, a criança precisa se entender e identificar quem ela é. Ela precisa sentir sua formação cultural, juntamente com o entendimento do passado como pertencente a uma nação. O orgulho de ser quem é e a construção da potencialidade pessoal têm como abre-alas a valorização do seu arredor e do que a gerou.
Mas a nossa fragilidade, como brasileiros, está em carregar uma vulnerabilidade já intrínseca por termos sido uma vez país colônia; por já termos nascido devendo algo que nos foi muitas vezes roubado; por levarmos má fama de darmos um jeito em tudo –, e por nosso “jeitinho” peculiar ou escancarado.
Parece que sempre estamos atrasados em comparação ao resto do mundo… Mas isso tudo é pura confusão de uma história mal contada de nossa origem, ou estigma herdado de gerações que apenas tentavam sobreviver. A desvalorização silenciosa do que é nosso contamina do macro ao micro. E a criança absorve esse estado de exaltação do externo e, como resposta, o imita. Temos que quebrar o ciclo e nos apossar do nosso valor, desvendemos os olhos para nossa beleza, raízes e raças. Nossa diversidade cultural é exuberante, temos que viver esse brio na pele e nos enchermos de amor-próprio por isso.
Tudo reflete nossa fabulosa, abundante e original criatividade!
É o livro que treina a criança a incorporar todas essas facetas do Brasil e a unificá-las.
O livro as faz abraçar uma identidade com o selo intransferível de felicidade. O cenário não vem pronto, a criança que cria e transborda em mais cultura, exercitando e incorporando a imaginação sendo o personagem principal! Deixemos, então, o melhor do nosso café aqui mesmo para variar, e bebamos com nosso pão de queijo quentinho recheado de um bom causo.
Tenho dito que, embora o STF seja o grande protagonista e viabilizador da censura no Brasil, o governo Lula 3 é sócio da mordaça, seja por ser o maior interessado na perseguição a opositores de direita (as principais vítimas de Moraes e sua turma), por se valer ele mesmo da censura.
Agora, a aproximação do ano eleitoral e o derretimento da popularidade de Lula levaram o governo a dar um passo a mais em sua guinada antidemocrática, retirando a máscara com a qual pretendia ocultar (para os incautos) sua face autoritária. Sem qualquer pudor, a Advocacia Geral da União (AGU) — supostamente, um órgão de Estado, mas aparelhada até o talo pelo governo — ingressou com um pedido para que o STF adote "medidas urgentes" para a responsabilização das redes sociais por ditos conteúdos ilícitos.
A voracidade do governo em controlar o discurso nas redes é tanta que Lula se sente confortável em confessar que, durante recente viagem à China, ele perguntou ao "companheiro" Xi Jinping" se era possível enviar alguém de "sua confiança" ao Brasil, para discutir a regulamentação das redes. Sim, o governo Lula abertamente pretende
se inspirar na ditadura chinesa — célebre pelo controle que mantém sobre a internet, prontamente censurando e punindo dissidentes — para fazer a tal regulamentação das redes no Brasil. Cerca de uma semana depois do episódio, a ilustríssima primeira-dama, que estava com Lula no jantar com Xi Jinping (a quem uma primeira versão divulgada pela imprensa atribuiu a autoria da pergunta), elogiou as regras chinesas sobre a internet, incluindo a possibilidade de prisão, e ainda indagou ""por que é tão difícil falar sobre isso aqui?" Talvez porque o povo brasileiro não queira viver sob uma ditadura, cara Janja. A histórica vocação autoritária do petismo já seria o suficiente para concluirmos o inelutável, mas, diante de declarações tão francas de intenção, só mesmo idiotas ou autoritários podem negar o leitmotiv autoritário do governo, que quer a censura como uma arma. Arma para quê? Ora, pura e simplesmente, para tentar reverter a maré de impopularidade e ganhar as próximas eleições. Não é novidade que o PT culpa as redes sociais pela derrota em 2018, bem como a dita desinformação e a extrema direita por sua retumbante incompetência e fracasso.
Gabriel Wilhelms é graduado em Música e Economia e atua como articulista político nas horas vagas
POR JOSÉ ANTONIO RINALDI
Sempre que ocorre mudanças climáticas as pessoas começam a sentir desconfortos e dores fortes, principalmente na musculatura e nas articulações. Já a medicina chinesa (MTC), identifica as causas exteriores de problemas articulares como as chamadas Síndrome Bi. As dores têm forma migratória e caracteriza-se por dor que migra de uma articulação para outra, podendo afetar uma articulação ou mais, afetando os membros superiores ou inferiores, e isto, segundo a medicina chinesa, acontece por causa de uma invasão de vento nos meridianos. Assim como na natureza o vento circula de uma articulação para outra, quando invade o corpo de forma patológica. As dores também podem se fixar mais em uma articulação ou estrutura, trazendo mais dores assim como sensação de peso local e inchaços. As artroses são mais comuns a estes sintomas, principalmente em pessoas que se expõem muito ao frio e a umidade, e quando a umidade se junta ao calor, irá trazer dores, inflamações, e rubor nas articulações, aumentando assim o desgaste das cartilagens e as juntas. Entendemos como dor crônica uma dor recorrente e permanente a uma situação clínica e que dura de três meses ou mais. O quadro de dor crônica se insta-
la por conta de mecanismos graves que acometem os nervos, propiciando assim comprometimento doloroso e inflamatório intenso, principalmente nas juntas e na coluna vertebral.
A dor é um sinal de alerta e quando persiste não deixa que o cérebro interprete os mecanismos de bloqueio, pois os nervos criam memória da dor e geram dor crônica por todo o corpo.
Os locais mais comuns a serem afetados são a coluna vertebral, afetando diretamente o nervo ciático, assim como ombros, braços, quadril, joelhos e tornozelos, também podem ocorrer formigamentos nos membros e sintomas de queimação nos pés e nas mãos com possíveis inchaços.
As dores de cabeça, irritabilidade e insônia estão presentes nestes pacientes que terão uma péssima qualidade de vida.
A acupuntura trata todo segmento doloroso e inflamatório, com agulhas finas no local da dor e na região auricular, utiliza-se também ventosas para alivio imediato, assim como o uso da Laser acupuntura (sem agulha). Também tratamos com fitoterápicos específicos para cada caso.
Consultórios: Rua: Serra de Botucatu, 113, Tatuapé; Rua: Voluntários da Pátria, 654, Sala 317, Santana. Contato: WhatsApp: (11) 973723325; www.rinaldinaturopata.com ou @dr.rinaldinaturopata
O mundo está perdendo o juízo
POR SERGIO CARREIRO DE TEVES
Será que estamos chegando ao fim do mundo ou tudo não passa de um sonho? Parece que não vivemos a realidade; precisamos acordar. Quem nos fará despertar? Todo dia há uma nova guerra, um clima diferente, a economia balança. Em meio à turbulência que caracteriza o mundo contemporâneo, é inevitável que muitos questionem se o planeta está, de fato, perdendo o juízo. Entre guerras, crises econômicas, mudanças climáticas e tensões sociais crescentes, a sensação de desordem parece ser uma constante. No Brasil, não precisamos de guerra: a maior que temos, sem dúvida, é interna, com um desgoverno total e uma desordem desenfreada. O Judiciário manda, o Executivo obedece e o Legislativo briga pelas “emendas”. Sem emendas, nada anda. É uma guerra em que a “bomba atômica” que nos ameaça são os nossos governantes. Nos últimos anos, o mundo tem testemunhado uma escalada nas tensões políticas e sociais. Exemplos incluem conflitos armados prolongados, como as crises no Oriente Médio e a invasão da Ucrânia, e protestos civis em grande escala em países como Estados Unidos, França e Brasil. Tudo isso contribui para que, a cada dia, estejamos mais afundados: tensões alimentadas pela desigualdade econômica — o rico fica cada vez mais rico e o pobre, mais pobre —; a ideia de que Lula é o “pai” dos pobres; e a enorme polarização política, incentivada pela desinformação nas redes sociais.
A interconexão global, embora traga benefícios, também amplifica conflitos ao expor indivíduos a realidades e narrativas conflitantes. Notícias verdadeiras, notícias falsas e teorias conspiratórias têm contribuído para a per-
cepção de caos e para destruir sonhos. A internet, ao facilitar o acesso à informação, também abriu espaço para a propagação de conteúdos que não passam pelo crivo da verificação. Com isso, deixamos de acreditar em qualquer fonte. Por incrível que pareça, até as mudanças climáticas colaboram com tudo isso: nunca se sabe em que estação do ano estamos, e o tempo tem castigado muito. Basta olhar o que volta a acontecer no Rio Grande do Sul: o povo vive o terror das chuvas, como se fosse amaldiçoado; em São Paulo, não há quem não esteja resfriado, com tantas variações de clima. Enquanto as redes sociais prometem aproximar as pessoas, muitas vezes criam divisões, alimentando sentimentos de inadequação e competição. Por isso, perguntamos no início: será que tudo não passa de um sonho ou podemos acordar um dia disso tudo? Apesar desse panorama sombrio, é importante lembrar que a humanidade enfrentou desafios similares no passado — guerras mundiais, pandemias, revoluções tecnológicas — e conseguiu superá-los. A história nos mostra que a resiliência e a capacidade de adaptação são características inerentes à nossa espécie; o ser humano se adapta a tudo, até à fome. Reconstruir a confiança pública por meio da transparência e da responsabilidade; iniciar logo um novo governo, extirpar de Brasília boa parte dos nossos governantes — especialmente os mais velhos e ultrapassados — para implantar uma nova era. Para concluir, o mundo está perdendo o juízo como reflexo das complexidades de uma era marcada por mudanças rápidas e desafios globais interconectados. No entanto, em vez de desistirmos, é hora de redobrar nossos esforços para criar um futuro mais equilibrado e justo.
Sergio Carreiro de Teves é jornalista, professor e advogado atuante nas áreas civil, trabalhista, tributarista, administrativa e comercial
Comunidade quer o tombamento da chácara Silva Jardim
REDAÇÃO
DA
Uma comissão de moradores de Ermelino Matarazzo, Zona Leste da Capital, reivindica o tombamento da Chácara Silva Jardim, último reduto verde da região, colocada à venda pelos proprietários. Sugerem que a área de 3.500 metros quadrados seja conservada e aproveitada para a instalação de uma biblioteca. O bairro que conta com uma população em torno de 400 mil habitantes é carente em todos os setores, inclusive o cultural. Apesar de contar com 13 colégios somente na área central, não possui biblioteca. "Ermelino Matarazzo se vê discriminada culturalmente", afirma Alastair Quintas Gonçalves, presidente da Sociedade Amigos de Ermelino Matarazzo. Mas a idéia de transformar a chácara secular em uma biblioteca, não se deve somente à ausência do equipamento social e sim pelo seu valor histórico. O receio da população do bairro é que aquela área seja alvo de especulação imobiliária, a exemplo
do que ocorreu com a Chácara Matarazzo. A sede da chácara construída em estilo normando com Ipê do Sul, possui 9 cômodos e é composta por diversas árvores frutíferas como uvaias, pitanga, abacateiros, coqueiros, além das três capeavas, com diâmetro de 25 metros. A chácara que serviu de casa de veraneio ao republicano Silva Jardim, teve como seus primeiros proprietários o casal Mario Franklin da Silva Jardim e Maria Aldina Costa Jardim, descendente do patriarca da Independência, José Bonifácio de Andrade e Silva. TOMBAMENTO Os moradores afirmam que em 1982, os proprietários tentaram colocar o imóvel à venda, mas diante da insistência da Comissão de Luta, Cultura e Ecologia de Ermelino Matarazzo, desistiram da idéia. Por isso, consideram o tombamento da chácara a solução mais correta. Diante da nova ameaça de venda, as SABs de Ermelino e Parque Boturussu, se uniram no sentido de preservar o pouco que resta de verde na região. "Estamos nos mobilizando e já contamos com o apoio do Grupo Seiva de Ecologia, dirigido por Cacilda Lanuza.
APrefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento – SMUL- e da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente - SVMA, acaba de disponibilizar, de forma inédita no “Portal GeoSampa”, informações detalhadas sobre aproximadamente 4 mil praças e largos distribuídos pela capital, que integram o Cadastro de Praças e Largos -Cadpraças. O material, elaborado pela Divisão de Informações Ambientais – DIA - da SVMA, irá auxiliar as 32 Subprefeituras na organização de ações de zeladoria e na implementação de medidas que favoreçam a ocupação e o uso qualificado dessas áreas pela população.
A iniciativa também amplia o conhecimento da sociedade sobre esses espaços públicos que integram o Sistema Municipal de Áreas Verdes, Áreas Protegidas e Espaços Livres - Sapavel — documento estratégico que orienta políticas de gestão e provisão de áreas verdes públicas, além da proteção do patrimônio ambiental da cidade de São Paulo. COMO ACESSAR?
Acesse o site: geosampa.prefeitura. sp.gov.br. No menu "Camadas", selecione a categoria "Verde e Recursos Naturais"; ative a opção "Cadastro de Praças e Largos"; utilize a ferramenta "Obter informação da camada" (ícone "i" no menu à esquerda) e clique sobre o local desejado no mapa para
visualizar as informações. Atualmente, a camada está disponível apenas para visualização. Em breve, será possível fazer o download dos dados. O ‘GEOSAMPA’ Coordenado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento - SMUL, o “GeoSampa” é uma ferramenta com mais de 500 tipos de informações sobre São Paulo. Você pode encontrar desde o zoneamento da cidade e linhas de ônibus até a localização de parques, escolas, hospitais e patrimônios históricos. É uma plataforma essencial para cidadãos, pesquisadores, gestores e investidores conhecerem melhor o território paulistano.
As diligências levaram à prisão de dois indivíduos e uma grande quantidade de produtos farmacêuticos
imóvel onde a quadrilha mantinha a “Central de Distribuição”
Policiais da Central Especializada de Repressão a Crimes e Ocorrências
Diversas (CERCO) da 5ª Delegacia Seccional - Leste, deflagraram na última segunda-feira, dia 16, uma operação voltada ao combate à comercialização ilegal de produtos farmacêuticos realizado na região da Vila Matilde.
GRANDE REDE
Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos uma arma de fogo, três automóveis, grande quantidade de produtos farmacêuticos — incluindo dermocosméticos, protetores solares e medicamentos sujeitos a controle especial —, além de documentos diversos e produtos contrafeitos, indicando atividade de comércio ilegal.
A investigação identificou que os produtos eram adquiridos de furto e roubos de farmácias
e posteriormente ofertados em plataforma on-line, utilizando indevidamente o nome de uma grande rede farmacêutica ("Droga Leste"), o que levava consumidores a acreditarem se tratar de estabelecimento legalizado.
TRÊS PRISÕES
A ação resultou na elaboração de dois autos de prisão em flagrante. O primeiro por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, receptação qualificada e crime contra a saúde pública (artigo 273 do Código Penal), envolvendo dois indiciados.
O segundo flagrante foi lavrado por receptação qualificada e também pelo artigo 273 do CP, envolvendo um indiciado. Segundo o delegado titular do Cerco Leste, Filipe Soares Dutra Sousa, “as investigações prosseguem para identificar outros envolvidos e o alcance das fraudes.”
www.gazetavirtual.com.br
aconteceu no campus da Unicsul do Jardim
OConselho Comunitário de Segurança do Tatuapé realizou, na última segunda-feira, dia 16, mais uma reunião ordinária.
O encontro aconteceu no campus Anália Franco da Universidade Cruzeiro do Sul.
A mesa diretora dos trabalhos foi composta pelo presidente do Conseg Tatuapé, Guilherme Gonzalez; pelo delegado titular do 30.º Distrito Policial – Tatuapé, Marcos Galli Casseb; pelo comandante da 1.ª Cia. do 8.º Batalhão da Polícia Militar, capitão Anselmo Bianchini; pelo representante da Subprefeitura Mooca, Thadeu Castanheira; pela representante da CET –Companhia de Engenharia de Tráfego, Poliana Almeida; e por André Assão Hijo, 1.º secretário do Conseg Tatuapé. Gonzalez abriu a reunião explanando a importância da presença dos munícipes nos encontros do Conseg para apresentarem suas demandas. Ele entende que é preciso tornar as reuniões mais conhecidas e frequentadas por todos os que precisam de apoio em suas reivindicações. Para tanto, mantém canais eletrônicos, como as redes sociais no Instagram (@conseg_tatuape) e no Facebook (Conseg Tatuapé), e o e-mail sptatuape@ conseg.sp.gov.br, por meio do qual podem ser feitos o contato preliminar e o envio das demandas, além do recebimento das devolutivas.
APLICATIVO
SP156
O presidente da entidade enfatizou a importância da
Entre as demandas apresentadas pelos moradores na reunião, a perturbação do sossego e a segurança continuam sendo os problemas mais patentes no bairro
utilização, por parte dos cidadãos, do aplicativo SP156 da Prefeitura, por meio do qual podem ser enviadas as demandas de forma mais rápida e dinâmica, auxiliando o município a identificar problemas como poda de árvores, tapa-buracos, varrição de ruas, iluminação pública etc. O representante da Subprefeitura Mooca reforçou que o aplicativo vem passando por transformações positivas (leia matéria nesta edição).
PERTURBAÇÃO
DO SOSSEGO
Entre as demandas apresentadas pelos moradores na reunião, a perturbação do sossego e a segurança continuam sendo os problemas mais patentes no bairro. Destaque para som alto e utilização do espaço público pelos bares, principalmente na Rua Emília
Marengo. Um dos moradores citou que reclama do abuso de uma cervejaria existente no local, mas não vê solução. Outra demanda apresentada foi a da moradora de um condomínio da Rua São Bernardo, 720, que denunciou o abuso de um indivíduo que, invariavelmente, estaciona seu carro em frente ao condomínio e liga o som no volume máximo para chamar a atenção de uma menor que reside no prédio. Ela informou que, após um dos moradores sair para indagar a pessoa, o homem teria saído e retornado armado para tirar satisfação. O síndico de um condomínio da Rua Marechal Barbacena solicitou aumento do policiamento no local, onde, segundo ele, ocorrem assaltos quase diariamente, à luz do dia. Um representante do
Tatuapé também solicitou reforço nas rondas da Polícia Militar no quadrilátero da Rua Coronel Luís Americano, próximo à estação Tatuapé do metrô. As reuniões do Conseg Tatuapé acontecem sempre na terceira segunda-feira do mês. A próxima será no dia 21 de julho, em local a ser definido.
Contrato de PPP assinado contempla investimento de R$ 575 mi para requalificar terminais
APrefeitura de São Paulo oficializou, na última quarta-feira, dia 18, o contrato de parceria público-privada (PPP) para administração, manutenção e requalificação dos terminais de ônibus que compõem o Bloco Leste da capital paulista. O objetivo é promover melhorias que entreguem mais eficiência no atendimento prestado aos usuários do transporte, para uma experiência com mais conforto e bem-estar. O evento aconteceu na sede da Prefeitura e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, vereador Ricardo Teixeira.
REQUALIFICAÇÃO
O prefeito Ricardo Nunes explicou que o grupo ficará responsável por 12 terminais da Zona Leste e 6 estações do Expresso Tiradentes, com um investimento de R$ 575 milhões. “Assinamos a PPP com um consórcio
que vai administrar, reformar e requalificar os nossos terminais do Lote Leste, e vai promover a qualidade que o povo de São Paulo merece. Estamos fazendo tudo com muito carinho”, disse o prefeito. De acordo com Nunes, a empresa passa a ter 24 meses para entregar todos os terminais requalificados, com 100% de acessibilidade. “Os banheiros terão qualidade de shopping. É com esse padrão que a gente quer deixar para a sociedade”, destacou Ricardo Nunes, ressaltando que todos os terminais serão interligados ao Programa Smart Sampa.
TERMINAIS
O Consórcio Bloco Leste, vencedor da licitação, será responsável pelas obras. Já a estruturação do projeto foi feita pela Secretaria Executiva de Desestatização e Parcerias, em
conjunto com a empresa SP Parcerias. Fazem parte do bloco os terminais A. E. Carvalho, Aricanduva, Cidade Tiradentes, Itaquera II, Mercado, Parque Dom Pedro II, Penha, Sacomã, São Miguel, Sapopemba, Carrão e Vila Prudente, além das estações do Expresso Tiradentes. Por dia, ao todo, 570 mil passageiros embarcam nesses terminais.
Os investimentos incluem adaptação para acessibilidade universal, atualização tecnológica, padronização de especificações técnicas, além de ampliação da oferta de serviços e facilidades para os usuários. O acesso aos terminais permanecerá gratuito. Como contrapartida, a empresa parceira poderá veicular publicidade e será responsável pela exploração dos espaços comerciais no interior dos equipamentos.
www.gazetavirtual.com.br
Por meio de reconhecimento de imagem, IA aponta qual é o serviço ideal para o munícipe
APrefeitura de São Paulo passou a utilizar inteligência artificial para identificar, a partir do envio de uma imagem, qual serviço o munícipe está buscando no aplicativo SP156. Em fase inicial, a opção conta com seis serviços mapeados (veja a relação abaixo). A iniciativa faz parte do compromisso da Prefeitura com a inovação tecnológica, no intuito de facilitar a vida dos paulistanos. Agora, o cidadão consegue tirar uma foto na hora ou selecionar uma imagem da galeria e enviá-la ao sistema, que, por meio de reconhecimento de imagem, sugere automaticamente o serviço correspondente, de forma rápida e eficiente.
Neste primeiro momento, a funcionalidade tem seis serviços mapeados: 1. Tapa-buraco 2. Tapa-buraco em faixa exclusiva ou corredor de ônibus
3. Reparos em pontes, viadutos e túneis
4. Ônibus – manutenção do veículo em geral
5. Ônibus – reparo de catraca eletrônica, validador ou terminal de recarga com falha
6. Ônibus – solicitação de limpeza e higienização
A ideia é que, em breve, mais serviços possam ser identificados com o uso da ferramenta, de acordo com a viabilidade de reconhecimento por imagem feita pela IA.
MODERNIZAÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO
A implementação de inteligência artificial nos canais do SP156 reforça o compromisso da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia com a modernização e a melhoria contínua dos atendimentos. Com mais de 700 serviços, o SP156 é hoje a maior central de atendimento da América Latina, com mais de 10 milhões de acessos e 2 milhões de solicitações resolvidas por ano. De remoção de entulho a registro geral de animais, os serviços da Prefeitura de São Paulo podem ser acessados pelos canais do SP156: aplicativo, telefone, site e WhatsApp.
Tecnologia aliada
A equipe de “Êta Mundo Melhor” utilizará inteligência artificial na cenografia da novela das seis. A tecnologia será utilizada para recriar São Paulo das décadas de 1940 e 1950, transformando imagens estáticas da época em cenas de vídeos dinâmicos.
Ícone musical Estrelada por Ravel Andrade, a série “Raul Seixas: Eu Sou”, original Globoplay, explora a vida do icônico pai do rock brasileiro e revive sua trajetória artística, os hits e shows emblemáticos, além do lado pessoal desde a infância. A produção chega ao “streaming” no próximo dia 26. “Foi um privilégio explorar a vida e a arte de Raul Seixas, um verdadeiro ícone da música brasileira. Queríamos capturar não apenas sua música, mas também sua alma rebelde e espírito livre”, afirma o criador e diretor Paulo Morelli.
Fora dos estúdios Patrícia Poeta apresentará o “Encontro”, diretamente de Caruaru, Pernambuco, na próxima segunda, dia 23. Ela ainda contará com a participação de Fabiana Karla.
No elenco
Juliana Schalch estará no elenco de “O Senhor e a Serva”, próxima produção bíblica da Record. O projeto ainda não tem data de estreia prevista.
De passagem
Diego Martins fará uma participação no especial “Falas de Orgulho”, da Globo. A produção irá ao ar no próximo dia 27.
Humor real
Deborah Secco participará do humorístico “Aberto ao Público”. O novo programa estreia dia 6 de julho, logo após o “Fantástico”.
Vida e obra
João Pedro Zappa viverá o autor Paulo Coelho na série “Raul Seixas: Eu Sou”, original Globoplay. A produção estreia no próximo dia 26 de junho.
Várias etapas
A trajetória dos participantes de “Chef de Alto Nível” será intensa. O caminho dos 24 competidores rumo ao prêmio começa com a fase das seletivas, que marca os três primeiros episódios. Divididos pelas categorias cozinheiros profissionais, amadores e da internet, oito participantes de cada
POR CAROL BORGES
ecém-saída de “Mania de Você”, Mariana Ximenes estava curtindo apenas seu papel de mera espectadora de tevê. A atriz, inclusive, vinha acompanhando os desdobramentos do enredo de “Dona de Mim” desde a estreia. Porém, nas últimas semanas, ela retornou aos estúdios para somar ao elenco da atual novela das sete. “A novela é uma alegria total. Assistia, sim! Tem mestres
grupo encaram um desafio em cada cozinha, com a eliminação de um deles a cada prova. Com os pratos avaliados pelos chefs Alex Atala, Jefferson Rueda e Renata Vanzetto, os 15 melhores cozinheiros dessa fase – cinco de cada grupo – passam à disputa de grupos, que mistura competidores das três categorias, com a chance de serem escolhidos para compor, então, o time dos chefs mentores e vestirem o sonhado dólmã e os aventais dos grupos. O programa estreia dia 15 de julho.
Dona da tevê
Luciana Paes viverá uma executiva de emissora em “Jogo Cruzado”, original Disney+. A produção estrelada por José Loreto e Carol Castro estreia dia 9 de julho.
Tevê aberta
A nova temporada de “Avisa Lá Que Eu Vou” chegará à Globo no próximo dia 2 de julho. Em 10 episódios, o apresentador Paulo Vieira percorre cidades de norte a sul do País, revelando histórias de vida, tradições culturais e paisagens encantadoras.
Divisão de tarefas
Bruna Linzmeyer e Milton Cunha dividirão a apresentação
como Cláudia Abreu e Tony Ramos, Clara Moneke que ilumina a tela, Juan Paiva que arrasa... Um elenco realmente sensacional, com uma história gostosa de acompanhar e que abre diálogos importantes para os dias de hoje”, valoriza a atriz, que chega à trama como a influenciadora Mirna. “A personagem traz para o público as questões dessa nova profissão, que vive da imagem digital, mas precisa descobrir como evoluir para o phygital”, completa.
do especial “Falas de Orgulho”, que irá ao ar no dia 27 de junho. A produção terá esquetes de humor, paródias, números de “stand up comedy” e trará temas urgentes e importantes para a conscientização da temática LGBTQIAP+.
Bola na rede
Com José Loreto e Carol Castro no elenco, a série “Jogo Cruzado”, original Disney+, estreia no dia 9 de julho.
Trabalho engavetado
Protagonista de “Garota do Momento”, Duda Santos aparecerá na reta final de “Guerreiros do Sol”. Na produção, ela viverá a jovem Guiomar.
Cinema nacional
O longa nacional “Homem com H” já está disponível na plataforma Netflix. A cinebiografia do cantor Ney Matogrosso é estrelada por Jesuíta Barbosa.
No catálogo
O documentário “O assassinato do ator Rafael Miguel” chega à Max no dia 31 de julho. A produção, em três episódios, traz entrevistas inéditas e bastidores da investigação e do julgamento.
(Prime) "Mentirosos" é uma série de suspense baseada no livro homônimo de E. Lockhart, que acaba de chegar ao Prime Video. A trama gira em torno da rica família Sinclair e suas férias anuais em sua ilha particular, onde um acidente misterioso abala a vida de
Cadence, a neta mais velha, e de seu grupo de amigos, "Os Mentirosos". A série promete explorar o mistério por trás do acidente e os segredos da família. No elenco, Emily Alyn Lind, Candice Accola, Caitlin FitzGerald, David Morse, Shubham Maheshwari e Esther MacGregor.
(Netflix) A série "Olympo" acompanha jovens atletas de um centro de treinamento de elite que não possuem escrúpulos para conseguir o que querem, seja no esporte ou na paixão. Na série espanhola, o Centro de Alto Rendimento dos Pireneus reúne os atletas mais promissores do país. Amaia (Clara Galle) é a capitã do time de nado sincronizado e exige
perfeição da equipe, mas, sobretudo, de si mesma. Um dia, Núria (María Romanillos), sua melhor amiga a supera no treino - só que o resultado dela foi muito aquém ao que apresentava na rotina. A partir disso, Amaia decide investigar a situação e percebe um padrão de atletas que começaram a ter melhoras de desempenho rápidas demais ou problemas de saúde repentinos.
O SP Mulher Segura é um aplicativo
No último dia 15 de junho foi celebrado o Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa e a Secretaria de Políticas para a Mulher chama a atenção para uma realidade que muitas vezes permanece esquecida: a violência contra a mulher na terceira idade. Segundo pesquisas baseadas no Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, no Brasil, cerca de 67% das denúncias de violência contra o idoso envolvem mulheres. A região Sudeste concentra 53% dessas notificações.
PROTEÇÃO E AUTONOMIA
"A mulher muitas vezes permanece em ciclos de violência por dependência financeira, medo ou por falta de informação sobre seus direitos, além de não saberem os recursos dos quais ela pode contar", afirma a secretária de Políticas para a Mulher, Valéria Bolsonaro. "No caso da terceira idade, ainda temos o agravante do etarismo, em que ela pode se sentir incapaz de agir devido à idade. Nosso papel como Governo do Estado é estar presente com acolhimento, informação e ações que promovam proteção e autonomia para todas elas", completa a secretária. Para enfrentar essa realidade e garantir que os direitos de todas as mulheres sejam respeitados, o Governo atua em diversas frentes.
SEGURANÇA
O SP Mulher Segura, por exemplo, é um aplicativo gratuito, desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo, que funciona como uma ferramenta de apoio e emergência para mulheres em situação de risco. Entre suas funcionalidades estão: o botão de pânico com acionamento direto da PM (integrado à central da Polícia Militar e disponível para mulheres com medida protetiva em vigor), o mapeamento de delegacias da mulher, hospitais e centros de apoio mais próximos da usuária, informações sobre os tipos de violência contra a mulher e orientações jurídicas, canal direto para denúncia anônima, dentre outros. O app está disponível para Android e iOS, podendo ser instalado por familiares, cuidadores e a própria vítima como recurso de prevenção e proteção.