Gazeta do Tatuapé - 2561

Page 1


Smart Sampa

fios abandonados em postes Prefeitura quer aumentar o valor da multa em 10 vezes

Parque São Jorge vai receber câmeras

O presidente do Conseg Parque São Jorge, Eduardo de Almeida, em reunião ordinária na última terça-feira, dia 10, no Teatro Corinthians, informou que a solicitação para instalação de câmeras de monitoramento do Programa Smart Sampa no perímetro do Conseg Parque São Jorge foi aprovado na esfera administrativa e que a próxima fase será o estudo de viabilidade técnica dos locais indicados. > VEJA + Página 3

Onde o cuidado vira aprendizado: conheça a essência

Existe um momento na vida em que tudo é novo — os primeiros passos, as primeiras palavras, as primeiras descobertas. É justamente nesse tempo delicado e poderoso que a escola infantil ganha um papel que vai muito além do cuidar. Ela se torna o lugar onde os primeiros vínculos fora de casa se constroem, onde a curiosidade encontra espaço e onde cada pequena conquista é valorizada. Na Baby Prime, essa visão é parte do nosso dia a dia. Acreditamos que educar é cuidar com intenção — é olhar para cada criança como única e oferecer a ela o que precisa para se desenvolver de forma plena e feliz, desde o berçário até a formatura da Educação Infantil.

UM COMEÇO CHEIO DE AFETO (E PROPÓSITO)

Nos primeiros anos de vida, afeto é tão essencial quanto o ar que respiramos. Por isso, nossa proposta começa pelo acolhimento: um ambiente seguro, afetivo e atento, onde os bebês e crianças pequenas se sentem pertencentes. Mais do que rotina e cuidados, aqui eles têm espaço para explorar, expressar e crescer.

E esse crescimento não acontece por acaso: cada fase do desenvolvimento é acompanhada com presença, escuta e planejamento. Afinal, respeito, empatia, argumentação e convivência saudável não surgem sozinhos — são cultivados desde cedo com a presença ativa dos adultos.

EDUCAÇÃO DE VERDADE É AQUELA QUE OLHA PARA O TODO

Na Baby Prime, entendemos que o desenvolvimento infantil é integral: envolve o corpo, as emoções, as relações e, claro, o pensamento. Sabemos que, num mundo hiperestimulado, o excesso de informação não substitui o que mais importa: a conexão humana, o tempo de qualidade e os estímulos certos na hora certa. Por isso, nossas práticas pedagógicas são desenhadas para respeitar o ritmo de cada criança e, ao mesmo tempo, oferecer experiências que desafiem, inspirem e encantem. Estimulamos a autonomia, a curiosidade e a criatividade, e respeitamos as emoções como parte do desenvolvimento, transformando-as em habilidades para a vida.

da Baby Prime

MUITO MAIS QUE UMA ESCOLA

A Baby Prime é um convite para viver a infância com presença, afeto e intencionalidade. Para os pais, é a tranquilidade de saber que seu filho está em boas mãos. Para as crianças, é o privilégio de crescer em um lugar onde se aprende com alegria e se é cuidado com amor.

VENHA VIVER ISSO DE PERTO!

Nossa escola é feita para acolher famílias que acreditam na potência de um começo bem vivido. Se você deseja um espaço onde o desenvolvimento do seu filho seja respeitado, incentivado e celebrado todos os dias, agende uma visita e venha descobrir como é viver a experiência Baby Prime.

Seu filho merece começar a vida no lugar certo. E nós estaremos aqui para isso.

Programa Bilíngue certificado internacionalmente

Monitoramento on-line na palma da sua mão.

Psicóloga - Fono - Dentista

ÚLTIMOSLUGARES

A Polícia Militar de São Paulo estabeleceu uma parceria com o Google para aprimorar o combate aos crimes de roubo e furto de celulares. A funcionalidade, que passa a funcionar nos Terminais Portáteis de Dados (TPD) dos policiais, foi anunciada na última terça-feira, dia 10, durante um evento para desenvolvedores em São Paulo. > VEJA + Página 4 contra roubo de celulares PM firma parceria com o Google

GRUPO EUROPA 2025

O prefeito Ricardo Nunes enviou à Câmara Municipal um projeto de lei que aumenta em 10 vezes a multa às concessionárias responsáveis por fios abandonados nos postes da cidade, passando de R$ 500 para R$ 5 mil por dia em cada quadra afetada. > VEJA + Página 4

OPINIAO GAZETA 40 ANOS ACONTECENDO ~

A hora da verdade

POR ANDRÉ NAVES

No silêncio acolhedor de uma manhã que misturava o antigo e o novo, José se via diante de uma tela que mais parecia uma janela para o seu passado. Recém-promovido CEO da maior corporação brasileira do agronegócio, ele não conseguia escapar do perfume envolvente de café e bolo de fubá. Na simplicidade de um gesto tecnológico, o aroma digital despertava memórias que eram, ao mesmo tempo, doces e amargas. Lembrava-se dos dias de fome e medo, mas também da dor transformada em força, de um sofrimento que, mesmo duro, moldara o homem que ele se tornara. Seus irmãos, trabalhando nos vastos campos de soja e milho, eram parte inevitável dessa história: como peças de um quebra-cabeça invisível, eles traziam à tona questões profundas, como se fossem instrumentos da vontade Divina, responsáveis tanto pelo seu triunfo quanto pelas cicatrizes da alma.

Enquanto observava essas imagens em holograma, a sensação de estar entre dois mundos – o futurístico e o ancestral – tomava conta de José. Era como se, num mesmo instante, o cheiro do bolo e o calor de um abraço perdido se misturassem aos brilhos artificiais e aos comandos digitais. E nesse turbilhão de sentimentos, ele se via lutando contra seus próprios conflitos internos. Cada lembrança dos pais e das risadas do passado lembrava José de que a vida é feita de luz e sombra. O cargo que ocupava, fruto de muito sofrimento, trazia também saudade de um tempo mais genuíno. Com coragem e a voz trêmula, ele ordenou: "Chamem os irmãos!" Naquele comando, havia mais que um ato empresarial: um chamado ao passado, necessário para se reconhecer. E, entre máquinas e memórias, José entendeu que, apesar da modernidade, era o calor humano – o café, o bolo, o abraço – que dava sentido à vida.

André Naves é defensor público federal

“ETodo dia é um 7 a 1 diferente?

POR GUTO ARAÚJO

sse governo parece a seleção na Copa de 2014, todo mundo cheio de esperança, a confiança de jogar em casa, e um gol da Alemanha a cada 10 minutos”. Esse foi o trecho que mais me chamou a atenção no papo, entre dois amigos após uma suposta noite de drinks entusiasmados para comemorar algo, em um balcão da padoca paulistana.

Na TV, as notícias do dia, a prévia da estreia de Carlo Ancelotti como o Mister da amarelinha e a divulgação da pesquisa Quaest do dia 5 de junho, com as possíveis disputas entre os presidenciáveis num segundo turno em 2026.

Tudo isso poucos dias depois de mais uma bola nas costas da nossa zaga, a ressaca do indigesto escândalo dos bilhões desviados do INSS.

Para não ser literal no diálogo dos amigos e já prestando atenção em outras tantas conversas se fundindo nos 360 graus da arquitetura clássica de padaria, penso, tomando meu expresso modesto, que o conjunto de bolas nas costas e fatores desastrosos ocorridos desde o início desse governo não se detém somente à economia, à desatualização de perso-

nagens históricos importantes do PT ou ao pastiche da comunicação governamental, presa aos anos dourados “Santanistas” dos governos Lula 1 e 2. É tudo isso junto e misturado, como num clássico virado a paulista, prato de almoço das padocas às segundas, porém, nesse caso muito mal-feito, gorduroso e indigesto.

Saindo do balcão e voltando à política, a sensação é uma só, o placar marca ligeira vantagem do presidente Lula contra todos os adversários: Tarcísio, Ratinho, Caiado, Michelle, Zema e empate com o inelegível “Mito”. No segundo expresso, pensando como estrategista, a visão parece clara, o conjunto de centro-direita unido pode muito bem formar um timaço campeão.

E pergunto: “Num sistema 4-4-2, o Mister escalaria Tarcísio e Michelle juntos no ataque? Seria um hat-trick em mais um 7 a 1?”.

Para fechar a conta, o Felipe Nunes, meu colega, conterrâneo e ilustre torcedor do Clube Atlético Mineiro, faz análises precisas de suas ótimas pesquisas.

Quando pediram meu ponto de vista, preferi me inspirar na visão daqueles que sustentam a economia cotidiana do café com pão…e queijo minas.

Guto Araújo é publicitário e estrategista de comunicação e marketing político

A ineficiência e as consequências de um governo sem rumo

POR

SERGIO CARREIRO DE TEVES

Traçar rumos e buscar alcançar as metas é fundamental para garantir o desenvolvimento sustentável, a estabilidade social e o bem-estar de uma nação. Entretanto, a ausência de direção clara por parte de um governo pode levar à estagnação, à desordem e, em casos extremos, a crises severas que afetam todos os aspectos da vida dos cidadãos. Sem sombra de dúvida, é o que vivemos hoje. Mais de 54% estão insatisfeitos com este governo Lula; até mesmo seus fiéis seguidores não o suportam mais. Sua retórica ultrapassada não entoa mais, e seus trejeitos e artimanhas irritam até os seus mais próximos aliados. Trata-se de um governo que começou sem rumo e que, hoje, não tem nem pé nem cabeça, não se sabendo para onde caminha. Desde a posse, o presidente declarou não ter um plano de governo ou estratégia definida. A ausência de planejamento estratégico é uma das principais causas da ineficiência governamental. É um governo desorientado, adotando políticas reativas, respondendo apenas às crises e emergências imediatas em vez de estruturar iniciativas que promovam o bem-estar de longo prazo. Desperdiçando recursos, vivemos um momento de completa estagnação: estamos como “zumbis” no escuro, sem rumo, sem saber o que fazer e batendo cabeça. A corrupção voltou. Aí está a questão do INSS, que foi a maior roubalheira deste governo, corroendo as bases em um jogo de empurra que já custou a cabeça de um ministro e deveria custar a do próprio presidente, que certamente, como no “mensalão”, sabia de tudo e diz que não sabia de nada.

Quando interesses pessoais ou políticos dominam a agenda pública, os recursos destinados a projetos essenciais são desviados, e as

decisões tomadas não atendem às necessidades reais da população. Hoje, só com o orçamento secreto se consegue aprovar alguma coisa; já dissemos no início: governo que não tem maioria no Congresso não governa. Além disso, a má gestão — caracterizada por práticas ineficientes, estruturas burocráticas inchadas e falta de transparência — agrava ainda mais a incapacidade de o governo funcionar de forma adequada. Lula perdeu a liderança e a graça; não adianta falar, pois ninguém mais acredita em suas palavras. O papel de liderança é crucial na definição de um rumo claro, e ele já não exerce mais essa função — tampouco há alguém em seu partido que a assuma. O PT sem Lula não vive e certamente morrerá quando ele desaparecer. Seus líderes são despreparados ou têm uma visão desconexa: não sabem se devem obedecer ao presidente, tomam decisões e depois voltam atrás. Veja o que acontece com Haddad: está completamente atônito e perdido, também sem planejamento, governando na crise. Quer aumentar impostos, mas não tem o apoio do Congresso; quer cortar gastos, mas o presidente só sabe aumentá-los, alegando que são investimentos. Assim, os esforços do governo tornam-se fragmentados, dificultando a implementação de políticas coerentes e eficazes. Há soluções, mas não com o governo Lula. Um novo governo deve estabelecer estratégias claras e metas alcançáveis para o curto, médio e longo prazos. Combater a corrupção e criar instituições robustas para investigar e punir práticas corruptas é indispensável — algo que eles jamais farão, pois os próprios homens do governo são os principais implicados. Para se protegerem, fortalecem o Judiciário: é exatamente isso que vivemos hoje. Ninguém pode com o nosso Judiciário, o “dono da verdade”.

Sergio Carreiro de Teves é jornalista, professor e advogado atuante nas áreas civil, trabalhista, tributarista, administrativa e comercial

Metrô já tem verba para toda a Linha Leste-Oeste

Ajulgar pela assinatura no valor de Cr$ 127.997 bilhões assinados, esta semana, com quatro empresas construtoras; e de acordo com a disposição, confessada, pelo governador do Estado, toda a linha Leste-Oeste do Metrô, via permanente e estações, estará concluída e em operação, até janeiro de 1987, dois meses antes do final do atual governo estadual. Isto se pôde deduzir dos acontecimentos e pronunciamentos que aconteceram na solenidade de assinatura dos contratos, no Palácio dos Bandeirantes onde, além do governador Montoro e diretores das empreiteiras, estavam presentes Almino Affonso, secretário dos Negócios Metropolitanos, diretores do Metrô e outras autoridades.

Com os quatro contratos assinados, o governo do Estado assegurou também o início dos trabalhos de terraplenagem e drenagem do terreno onde será instalado o Centro de Controle e Manutenção da Rede Metropolitana de Trólebus, em São Bernardo do Campo (região Leste da Grande São Paulo).

Nas obras de construção das estações Barra Funda, Carrão e Penha, segundo o secretário Almino Affonso, serão gastos Cr$ 121.262 bilhões, sendo que 65% deste valor serão repassados através de financiamentos pelo Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e 35% serão de responsabilidade do governo estadual. O secretário afirmou que a verba do Estado já estava prevista na dotação orçamentária, não havendo a necessidade de se fazer novos investimentos. Em janeiro de 1987, quando entrar em funcionamento toda a Linha Leste-Oeste, o Metrô estará transportando, de acordo com as previsões da Companhia do Metropolitano, aproximadamente 2,3 milhões de passageiros/dia. Atualmente, são transportados cerca de 1,4 milhão de pessoas. Atualmente, em toda a extensão do ramal Leste, do Tatuapé até o terminal de Itaquera, já se veem obras de terraplenagem e, principalmente, de abertura de trechos da avenida Radial Leste necessários à implantação da via permanente do Metrô, além de serviços de drenagem e canalização de córregos.

Onúmero de acidentes com escorpiões explodiu no Brasil nos últimos anos. Um estudo publicado na revista Frontiers in Public Health aponta um aumento de 250% nos casos de picadas em menos de uma década. Entre 2014 e 2023, o país registrou cerca de 1,17 milhão de ocorrências, com previsão de ultrapassar os 2 milhões até 2033, se o ritmo continuar. Com esse cenário, surge a preocupação da população com a presença cada vez mais frequente desses animais em áreas urbanas.

Segundo Leonardo Marconato, biólogo, o escorpião amarelo (Tityus serrulatus), o mais perigoso entre as mais de 150 espécies identificadas no Brasil, encontra nas cidades um ambiente

ideal para se proliferar. "Eles se reproduzem por partenogênese, ou seja, fêmeas geram filhotes sozinhas, sem necessidade de machos. Com oferta de comida e esconderijo, eles se multiplicam com facilidade", explica. A presença de lixo, entulho e terrenos baldios cria o cenário perfeito para que esses animais se abriguem e encontrem alimento, especialmente baratas. Além disso, as altas temperaturas favorecem a atividade dos escorpiões, tornando o verão um período mais crítico para acidentes. Marconato reforça que, apesar de desempenharem um papel importante no controle de insetos em seu ambiente natural, esses aracnídeos representam um risco à saúde pública em áreas densamente povoadas.

De acordo com o professor, a prevenção passa por ações simples, como vedar frestas, manter os ambientes limpos, sem entulhos, e combater focos de insetos que servem de alimento para os escorpiões. Em algumas regiões, o uso de predadores naturais, como galinhas, tem sido adotado como forma alternativa de controle. Em caso de picada, é essencial buscar atendimento médico imediato, além de limpar o local da picada com água e sabão e fazer compressa com água quente para aliviar a dor. Se possível, com segurança, capturar o escorpião para identificação e aplicação do soro específico. Crianças pequenas e idosos são os mais vulneráveis às complicações.

DA REDAÇÃO
Divulgação

www.gazetavirtual.com.br

COTIDIANOFATOS 3 SEGURANÇA

PL torna obrigatória a instalação de salas de regulação sensorial para autistas em shoppings

PProjeto de lei foi aprovado na Alesp, juntamente com outros que focam o bem-estar dos PCDs

arlamentares da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovaram, na última quarta-feira, dia 11, diferentes projetos de lei em defesa da população com deficiência. Entre as propostas estão a criação de cotas para PCDs em instituições estaduais, equipamentos para autistas e mecanismos de acessibilidade.

Um dos projetos de lei torna obrigatória a instalação de salas de regulação sensorial em locais que tenham grande circulação de pessoas, com o objetivo de promover a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A lei exige que esses locais instalem, no mínimo, uma sala de regulação sensorial em suas dependências. O objetivo é promover a acessibilidade arquitetônica e criar

um ambiente mais acolhedor para pessoas com TEA. Caso seja sancionada, a lei valerá para shoppings, museus e prédios comerciais que tenham circulação diária de mais de 2.000 pessoas. O projeto de lei foi apresentado pela deputada Solange Freitas. “Estamos pensando nas famílias atípicas e nos autistas que, em momentos de crise, terão onde ficar e se acalmar com tranquilidade”, disse a parlamentar.

CARACTERÍSTICAS

A sala de regulação sensorial é um espaço que pode ter cores suaves, iluminação controlada, sons calmos, texturas variadas e outros estímulos sensoriais para ajudar pessoas com TEA a se sentirem mais à vontade e a reduzir a ansiedade e o estresse. Segundo o projeto, a existência

de uma sala de regulação sensorial para pessoas com TEA pode ser fundamental para que elas aproveitem atividades culturais, compras e outros eventos sem se sentirem sobrecarregadas pelos estímulos sensoriais do ambiente.

OUTROS PROJETOS

Entre os outros projetos aprovados estão as cotas para PCDs, que propõem reservar vagas para pessoas com deficiência em cursos técnicos e em universidades estaduais; a acessibilidade em hotéis, que determina a instalação de barras de apoio em banheiros de hotéis, pousadas e hospedarias do Estado de São Paulo; e o centro de inclusão, que autoriza a criação de um complexo de referência e atendimento especializado para pessoas do espectro autista e com Síndrome de Down.

Parque São Jorge vai receber câmeras do Smart Sampa

Anúncio foi feito durante reunião do Conseg Parque São Jorge

OConselho Comunitário de Segurança (Conseg) do Parque São Jorge realizou reunião ordinária na última terça-feira, dia 10, no Teatro Corinthians. A mesa diretora dos trabalhos foi conduzida pelo presidente do Conseg Parque São Jorge, Eduardo de Almeida; e composta pelo delegado titular do 52º DP, João Batista Filogonio; comandante da 5ª Cia. do 8º Batalhão da Polícia Militar, tenente Lucas Sarri; comandante da Guarda Civil Metropolitana, inspetor Aldrin Cardoso; assessor da Subprefeitura Mooca, Antônio Thadeu Castanheira; Cia. de Engenharia de Tráfego, Idesvaldo Porto; OAB Tatuapé, dra. Luiza R. Seixas Papa; e, pelo Conseg Parque São Jorge, Sara Locosqe (1ª secretária) e Rogério Ludovico (diretor social).

SMART SAMPA

Eduardo de Almeida informou

que a solicitação para instalação de câmeras de monitoramento do Programa Smart Sampa no perímetro do Conseg Parque São Jorge foi aprovada na esfera administrativa e que a próxima fase será o estudo de viabilidade técnica dos locais indicados.

A instalação de câmeras no bairro para auxiliar na segurança dos munícipes e na vigilância das ruas é um anseio antigo discutido nas reuniões. PERTURBAÇÃO DO SOSSEGO

Almeida informou também que o Conseg Parque São Jorge participou do 2º Fórum Permanente dos Consegs, realizado na Câmara Municipal de São Paulo, e que tratou de um tema de suma importância para a sociedade: a perturbação do sossego, que vem assolando o estado de São Paulo em sua totalidade. Ele citou ain-

da que as bases móveis da GCM, aprovadas pelo Conselho Participativo para o Largo do Maranhão e a Praça Júlio Botelho, estão em fase de análise de viabilidade pela Secretaria Executiva de Planejamento e Eficiência. O QUE É O CONSEG

Durante a reunião também foi apresentado um vídeo sobre as atribuições do Conselho Comunitário de Segurança, criado em 1985 pelo Governo do Estado de São Paulo. Entre outras coisas, o vídeo enfatizou que o Conseg é uma entidade de apoio às polícias, por meio de suas reuniões periódicas com a comunidade, sendo um polo catalizador e um facilitador de acesso direto às forças de segurança e aos órgãos públicos, através do espaço oficial que permite a participação ativa da sociedade civil.

A reunião ordinária de junho do Conseg Parque São Jorge foi realizada no Teatro Corinthians
A sala de regulação sensorial é um espaço que pode ter cores suaves, iluminação controlada, sons calmos, texturas variadas e outros estímulos sensoriais

4 COTIDIANOFATOS

segurança

PM firma parceria com o Google contra roubo de celulares

Ferramenta vai permitir que policiais bloqueiem e acessem a localização do aparelho em tempo real

APolícia Militar de São Paulo estabeleceu uma parceria com o Google para aprimorar o combate aos crimes de roubo e furto de celulares. A funcionalidade, que passa a funcionar nos Terminais Portáteis de Dados (TPD) dos policiais, foi anunciada na última terça-feira, dia 10, durante um evento para desenvolvedores em São Paulo. A ferramenta vai permitir que os policiais, durante o atendimento de ocorrências, façam o bloqueio remoto de um aparelho subtraído, de acordo com a Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação da PM. A funcionalidade só será acionada a pedido da vítima, que deverá fornecer as informações necessárias para a ativação do serviço.

LOCALIZAÇÃO EM TEMPO REAL

Além de bloquear o aparelho, durante o atendimento da ocorrência os policiais podem auxiliar a vítima a identificar a localização em tempo real, tocar um som para facilitar sua identificação ou, em último caso, apagar todos os dados. Todas as ações devem ser documentadas pelo agente. A novidade, que funcionará por meio do Google Localizador, será incorporada aos TPDs dos policiais, que iniciaram o período de instrução na última semana. O serviço poderá ser ativado para celulares com sistema operacional Android, que representam mais de 80% dos aparelhos. APOIO IMEDIATO

A Diretoria de Tecnologia da

Informação e Comunicação esclarece ainda que o uso do TPD é uma medida de apoio imediato à vítima e não substitui a necessidade de registrar o boletim de ocorrência, informando o IMEI do aparelho, nem de prosseguir com a investigação policial.

Neste ano, 24,7 mil aparelhos foram roubados na cidade de São Paulo. O número é 12,9% menor na comparação entre janeiro e abril do ano passado. Para o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, a iniciativa reforça o papel da tecnologia como aliada da segurança pública. “Essa parceria, estabelecida pela Polícia Militar, aliada à inteligência e investigação policial, vai permitir avançar ainda mais no combate a esse tipo de crime”, destacou.

www.gazetavirtual.com.br

A seção recebe mensagens e sugestões pelo e-mail redacao@grupoleste.com.br ou pelo Whatsapp 11 98193-8399

SÃO PAULO Prefeitura quer aumentar em 10 vezes multa para fios abandonados em postes

Valor passa de R$ 500 para R$ 5 mil por dia em cada quadra afetada; proposta também prevê multa de R$ 10 mil para lambe-lambe

Oprefeito Ricardo Nunes enviou à Câmara Municipal um projeto de lei que aumenta em 10 vezes a multa às concessionárias responsáveis por fios abandonados nos postes da cidade, passando de R$ 500 para R$ 5 mil por dia em cada quadra afetada. O PL também prevê multas e sanções a quem faz publicidade do tipo lambe-lambes nas vias.

O objetivo da medida é proteger os pedestres de fios caídos em calçadas, além de combater a poluição visual e física. No caso da fiação irregular, o texto prevê que, inicialmente, as empresas responsáveis por fios abandonados sejam notificadas para a retirada dos cabos. Caso não cumpram a determinação, serão multadas em R$ 5 mil por dia, por quadra, até a regularização.

Já a fiscalização e punição específicas para a publicidade do tipo lambe-lambe prevê multa de R$ 10 mil, ressarcimento pelas despesas de limpeza, além da solicitação de cancelamento de linha telefônica eventualmente divulgada no cartaz. Se o cartaz estiver fixado em um bem tombado, a multa será de R$ 20 mil.

MUDANÇA NA LEI

O PL também propõe uma mudança no enquadramento da legislação, passando esse tipo de infração para a lei da limpeza urbana. Ao transferir para a lei da limpeza urbana, a fiscalização se torna mais ágil, per-

mitindo a remoção imediata dos anúncios e a responsabilização de todos os envolvidos, incluindo anunciante, beneficiário e o dono do número de telefone divulgado, o que não é possível atualmente. Além disso, a nova lei prevê a possibilidade de solicitar o cancelamento da linha telefônica divulgada. Hoje, a fiscalização de publicidade do tipo lambe-lambe é feita por meio da Lei Cidade Limpa, que apresenta maior complexidade. O texto enviado para a Câmara traz alteração das leis

16.673, que institui o Estatuto do Pedestre no Município de São Paulo, 17.501, que dispõe sobre a observância de normas técnicas para o uso do espaço público pelas concessionárias de serviço público de distribuição de energia elétrica e demais empresas que compartilhem sua infraestrutura e sobre a retirada de fios inutilizados em vias públicas do Município de São Paulo, e 13.478, que dispõe sobre a organização do Sistema de Limpeza Urbana do Município de São Paulo.

A ferramenta vai permitir que os policiais façam o bloqueio remoto de um aparelho subtraído
O objetivo da medida é proteger os pedestres de fios caídos em calçadas, além de combater a poluição visual e física

CULTURAARTES

Em viagem

O “Caldeirão com Mion” ganhará uma edição especial de inverno. O programa comandado por Marcos Mion está sendo gravado em Foz do Iguaçu.

No catálogo

A novela “Uma Rosa com Amor” chegará ao SBT+. Com Claudio Lins e Carla Marins no elenco, a produção estreia no próximo dia 19.

Temperaturas baixas

A trama de “A Vida de Jó”, da Record, contará com gravações no Rio Grande do Sul. A produção bíblica será estrelada por Guilherme Berenguer e Juliana Didone.

Rivalidade na cozinha

Alex Atala, Jefferson Rueda e Renata Vanzetto irão além da função de jurados do programa “Chef de Alto Nível”. O trio também se enfrentará em um “spin-off” que irá ao ar no GNT.

Com estreia prevista para julho, o “reality show” terá apresentação de Ana Maria Braga.

Nova versão

A nova temporada da série “Mundo da Lua” estreia no pró-

ximo dia 28. A produção da TV Cultura conta com Antônio Fagundes, Marcelo Serrado e Pathy Dejesus no elenco.

Clássicos

A trama de “Irmãos Coragem” chegará ao Globoplay. Originalmente exibida em 1995, a novela estreia dia 23 de junho. A produção contou com Marcos Palmeira, Ilya São Paulo e Marcos Winter no elenco.

De volta Xamã retornará ao ar na segunda temporada de “Cangaço Novo”, original Prime Vídeo. A série nacional tem previsão de estreia para o ano que vem.

Horário nobre Murilo Benício será um dos principais nomes de “Três Graças”, próxima novela das nove. A trama assinada por Aguinaldo Silva estreia no segundo semestre.

Voz e amizades

O programa “Nesse Canto Eu Conto” estreia dia 25 de junho no Multishow. Na produção inédita, Sandy recebe grandes nomes da música brasileira para um bate-papo acompanhado de histórias e canções.

BCanal Zap

Gratidão

ianca Bin tem uma relação especial com Walcyr Carrasco. Não à toa, a atriz retorna às novelas em “Êta Mundo Melhor!”, próxima trama das seis. Ela reviverá a personagem Maria, que foi sucesso em “Êta Mundo Bom!”. A jovem ingênua, porém, morrerá logo nos primeiros capítulos do folhetim, que estreia no dia 30 de junho.

Cinema nacional

Estrelado por Fernanda Montenegro, o filme “Vitória” chega ao Globoplay. A produção dirigida por Andrucha Waddington estreia dia 19 de junho. O longa também estará disponível no Telecine.

Realidade atual

A Netflix lançará o “doc-reality” “Meu Namorado Coreano”. A produção acompanha cinco brasileiras. Elas, que estão em diferentes níveis de relacionamento, desembarcam na agitada Seul para descobrir se as relações sobreviverão à distância, às diferenças culturais e à nova rotina.

Casa nova

João Silva, filho de Faustão, é o novo nome do “casting” do SBT. O jovem apresentador deixou a Band e comandará um novo projeto na grade do canal de Silvio Santos. Sem data de estreia prevista, ele ocupará as noites de sábado, logo após o “Sabadou com Virginia”.

Mundo do samba

Apresentadora do “Samba na Gamboa”, Teresa Cristina será uma das convidadas do programa “A Voz do Carnaval”, próxi-

“Não dá pra recusar, devo muito ao Walcyr, sou muito grata a todas as oportunidades que ele me dá. Maria teve uma trajetória muito legal na primeira versão. É muito perspicaz, inteligente e observadora. Morro de orgulho dela. É uma mulher exausta, que cuida da família e do marido e esquece de cuidar dela. Conseguiu transformar o Celso (Rainer Cadete), não sei por quanto tempo...”, explica.

mo “reality” do Multishow e do Globoplay. Pela primeira vez, um programa de tevê vai acompanhar os bastidores da escolha de um intérprete oficial do carnaval carioca para revelar a voz que irá suceder Neguinho da Beija-Flor na Marquês de Sapucaí e no coração da comunidade azul e branco.

Gente que chega

Mariana Ximenes entrará na trama de “Dona de Mim”, da Globo. No folhetim, ela viverá uma influenciadora.

Família perigosa

A trama de “A Caverna Encantada” ganhará um novo nome a partir da próxima semana. Tuna Dwek viverá Perpétua, irmã mais velha de Norma, papel de Clarice Niskier.

Noite de homenagem

O “Globo Repórter” exibe, no próximo dia 27, uma edição especial dedicada a Maria Bethânia. O programa é apresentado por Sandra Annenberg.

De volta

Chandelly Braz retornará ao ar em breve. A atriz está no elenco da série “Raul Seixas: Eu Sou”, novo original Globoplay. A produção estreia dia 26 de junho.

Outra função

(Apple TV+)

Em "Stick", nova série da Apple TV+, Owen Wilson interpreta Pryce Cahill, um ex-golfista promissor cuja carreira foi interrompida abruptamente há 20 anos. Agora, após o fracasso de seu casamento e a demissão de um emprego sem futuro em uma loja de artigos esportivos em Indiana, Pryce se vê sem perspectivas. Em busca

de um novo propósito, ele decide investir tudo em Santi (Peter Dager), um jovem talento de 17 anos com grande potencial, mas uma personalidade difícil. A relação entre os dois se desenvolve em meio a desafios e momentos cômicos, enquanto Pryce tenta transformar Santi em um campeão e, ao mesmo tempo, encontrar uma nova direção para sua própria vida.

(Max) O longa "The Alto Knights: Máfia e Poder" acompanha a disputa pelo controle do submundo criminoso de Nova Iorque por dois dos maiores mafiosos da cidade: Frank Costello e Vito Genovese . Melhores amigos na infância, os dois cresceram juntos, vindo de famílias

ítalo-americanas. Atualmente concorrentes, Costello e Genovese possuem temperamentos e ideias bem diferentes de como administrar seus negócios. Com direção de Barry Levinson a partir do roteiro de Nicholas Pileggi, o filme conta com Robert De Niro, Debra Messing e Cosmo Jarvis.

Modelos Parlenda Inverno 2025

Bianca Bin

LAR SÍRIO

Festa Junina une alegria, talentos infantis

consciência ambiental

Neste domingo, dia 15 de junho, entre 11 e 18 horas, o Lar Sírio Pró-Infância realiza a sua tradicional Festa Junina. O evento promete encantar crianças e adultos com uma programação recheada de ludicidade, cultura, responsabilidade social e ambiental. Com entrada gratuita, o evento convida o público a doar 1 quilo de alimento não perecível, gesto solidário que será revertido em cestas básicas para famílias atendidas e projetos sociais da entidade.

Muito além das bandeirinhas e das delícias típicas, a Festa Junina do Lar Sírio se destaca por promover experiências transformadoras. As crianças atendidas pela organização sobem ao palco como protagonistas, apresentando números de ginástica rítmica, percussão, violino, flauta, coral e musicalização infantil – uma verdadeira celebração dos talentos desenvolvidos ao longo do ano em projetos de educação, arte e cultura.

FUSÃO CULTURAL

As barracas, claro, trazem os sabores tradicionais da época, mas com um toque especial: o público também poderá experimentar pratos da culinária Síria, como shawarma e falafel, em uma deliciosa fusão cultural. As brincadeiras típicas juninas ganham uma nova roupagem com propostas mais inclusivas, seguras e educativas, como a “pesca ao lixo”, que visa retirar resíduos do mar e cuidar do meio ambiente.

O grande diferencial é o compromisso com a sustentabilidade, de forma que as crianças atendidas também participem da Agenda 2030. Toda a decoração é feita com materiais reciclados ou reaproveitáveis, há orientação para separação correta dos resíduos durante o evento, com lixeiras de orgânicos e recicláveis, e até uma barraca de prendas reutilizadas para incentivar a economia circular, onde o consumo consciente se torna parte da diversão. É uma festa que diverte, transforma e inspira.

O Lar Sírio Pró-Infância está localizado na Rua Serra de Bragança, 1086 – Tatuapé.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.