Na última quinta-feira, dia 24, o Terceiro Grupamento de Bombeiros - 3º GB, comemorou seu 130º aniversário de fundação com uma cerimônia que teve a participação do prefeito em exercício, coronel Mello Araújo. Durante a solenidade, além de enaltecer o trabalho realizado por seus oficiais, o cerimonial também homenageou bombeiros veteranos, ex-comandantes e algumas personalidades e entidades públicas e privadas. >VEJA + Página 3
AINDA + CONECTADO COM A REGIÃO:
SÃO PAULO ACSP inaugura
Gastômetro
+ Página 4
A Associação Comercial de São Paulo inaugurou o Gasto Brasil, que registra o valor gasto pelos governos federal, estadual e municipal. > VEJA + Página 4
Em viagem à China, o prefeito Ricardo Nunes concretizou um acordo para aquisição de mais ônibus elétricos para o sistema municipal de transporte. >VEJA
2 OPINIAO GAZETA 40 ANOS ACONTECENDO ~
Os benefícios da escrita
poética na terceira idade
POR
EDUARDO
APassivo tributário e a manutenção das empresas
Ster o seu nome negativado ou protestado.
EXECUÇÃO FISCAL
POR THIAGO MASSICANO
escrita poética pode se tornar uma atividade relevante para a terceira idade pela sua exigência de criatividade e estímulo à atividade mental. Através da leitura de bons textos, se usufrui de momentos instigantes de alegria, tristeza e reflexão. Da sua feitura, a vivência dessa empreitada. São situações que contribuem para uma melhor qualidade de vida não só de idosos, mas de pessoas de qualquer idade. A poesia, em específico, é uma forma de expressão cultural do ser humano, como tantas outras. Criá-la e recepcioná-la é uma forma de contribuição para essa espécie aprimorar sua humanidade. Escrever estimula o cérebro a exercer uma função, dentre outras, para a qual se desenvolveu — pensar.
Outra contribuição importante é que a poesia pode servir de ferramenta cultural para ressignificar memórias e experiências. Memórias são as lembranças dos acontecimentos de ontem trazidos pela mente para o hoje. Experiências são os conhecimentos adquiridos fruto das vivências ao longo da vida. A ressignificação ocorre, por exemplo, pela contraposição histórica de comportamentos, situações, contextos, tentar captar se a vida evolui para cima ou para baixo. Para o sublime ou para o grotesco. Ou se segue a lesma lerda. Para a pessoa idosa, como para qualquer pessoa, a escrita poética pode ajudar a refletir sobre sua própria vida e trajetória. Em relação ao meu percurso como poeta, quando comecei meu trabalho tinha um caráter mais personalista, egocêntrico; era mais irônico e mordaz. Agora minha visão tem estado voltada mais para o entorno, a ironia abrandou e a mordacidade desapareceu. E isso, entendo hoje como crescimento pessoal. O processo é diário. Há que se vencer o desafio para capturar inspiração, sentir prazer quando a caça é apreendida, frustração quando não. E a melhor recompensa é, por meio de uma manifestação artística, poder participar com dignidade da vida.
BARCHIESI Eduardo Barchiesi, é engenheiro, mestre e doutor em metalurgia
ão muitas as dúvidas dos empresários quando o assunto é dívida tributária e o pagamento de impostos. Logo vem à mente uma série de interpretações do que fazer e, dependendo da decisão tomada, ela poderá comprometer a sobrevida da empresa com protestos, retenção de bens, inserção do nome na Dívida Ativa etc. A primeira coisa a saber é que a cobrança da dívida tributária é feita pela Lei 6.930, de 1980, e vale para as esferas Federal, Estadual e Municipal. Ela estabelece regras e condições específicas de uma Execução, diferente de uma cobrança comum de cheque, duplicata ou algum inadimplemento de cliente. - É possível gerenciar o passivo tributário e manter a empresa funcionando?
- Qual a melhor maneira de fazer essa gestão? Como o empresário deve se organizar?
A seguir confira algumas dicas sobre as principais dúvidas a respeito deste tema:
INSCRIÇÃO NA DÍVIDA ATIVA
A partir de 30 dias de atraso no pagamento da Gare (Guia de Arrecadação de Receitas Estaduais) ou um Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais), além da multa de 20% mais correção da Taxa Selic, poderá ocorrer a inscrição na Certidão de Dívida Ativa.
Importante: apenas um Darf ou uma Gare não tem a eficácia da cobrança. Ela precisa estar inscrita na Dívida Ativa para dar o poder ao procurador, que é o advogado do Estado, efetuar essa cobrança judicialmente. PROTESTO
Além da inscrição na Dívida Ativa, o procurador tem a possibilidade de protestar o valor. Isso vem acontecendo muito desde 2018. Um subterfúgio da lei como forma de cobrança já que determinadas empresas não podem
Antes da Execução Fiscal ocorre a Decadência, que é o período da inscrição na Dívida Ativa. É um período de cinco anos em que a Fazenda pode cobrar e colocar o valor na inscrição da Dívida Ativa. A Execução Fiscal é muito morosa porque segue uma lei de 1980 e são várias as discussões jurídicas e frentes com relação à cobrança. Há várias correntes jurídicas de rediscussão da dívida, além dos prazos que têm que ser computados corretamente. Um dia a mais ou um dia a menos pode fazer a diferença entre Prescrição e Decadência do tributo, que automaticamente não pode ser cobrado pelo Estado. Isso acontece na discussão da Execução Fiscal, discussões judiciais de validade da cobrança da dívida fiscal. Para isso, a parte tem que ser intimada para oferecer defesa. Só depois da citação é que começam as fases de penhoras e bloqueios de bens.
PENHORA OU BLOQUEIO
Depois de citado, o juiz dá um prazo para efetuar o pagamento. Não ocorrendo a quitação, ocorre o pedido de Penhora e Bloqueio, válido apenas para a empresa e não para os sócios ou administradores. Primeiro há o bloqueio, que pode ser convertido em penhora. Lembrando que: se for dinheiro, converte-se o valor (abatimento da dívida) e a Procuradoria levanta e cobra o restante. No caso de bens, como imóveis, veículos, barcos e itens que estiverem dentro da empresa (móveis, geladeira, fogão, ar-condicionado, máquinas ou equipamentos), poderá ser feito o bloqueio e a penhora.
Thiago Massicano, especialista em Direito Empresarial, é diretor da Massicano Advogados. Acompanhe outras informações sobre o Direito Empresarial no site www. massicanoadvogados.com.br, que é atualizado semanalmente.
EMPREENDEDORISMO
Os cinco chefes de qualquer negócio
de com a missão da empresa.
POR ANDRÉ CRUZ
Muito se fala sobre o papel da liderança nas empresas, mas existe um conceito poderoso que ainda é pouco explorado: todo negócio verdadeiramente sustentável precisa se guiar por cinco chefes. Essa ideia, que conheci mais a fundo durante uma imersão com o grupo Mercadona, gigante do varejo espanhol, ganhou ainda mais significado quando percebi que já a aplicávamos intuitivamente na Digital Manager Guru desde 2017. Reencontrar essa visão apenas reforçou a certeza de que ela é essencial para o crescimento saudável de qualquer empresa.
O primeiro chefe é o cliente. Ele não é só parte do negócio — ele é o motivo dele existir. Na Guru, sempre colocamos o cliente no centro. Resolver suas dores e garantir uma experiência positiva é nosso compromisso. O Mercadona ensina muito nesse sentido: lojas pensadas para o conforto, preços honestos e foco total em servir bem. Sem resolver um problema real para o cliente, não há sucesso que se sustente.
O segundo chefe são os colaboradores. São eles que ampliam o alcance do negócio. Cada pessoa que se junta à equipe troca seu tempo — o bem mais valioso — pela nossa missão. Isso exige reciprocidade. Na Guru, cuidamos para que o ambiente seja fértil para o crescimento, com iniciativas como apoio psicológico gratuito. Pessoas bem cuidadas entregam mais, ficam mais e se conectam de verda-
O terceiro chefe são os parceiros de negócio. Nenhuma empresa cresce sozinha. Trabalhamos com uma rede de parceiros que são parte essencial do nosso ecossistema — de ferramentas a certificações. Não buscamos apenas o menor custo. Valorizamos relações baseadas em confiança, com visão de longo prazo. Relações saudáveis são sementes de crescimento duradouro.
O quarto chefe é a sociedade. Toda empresa tem responsabilidade sobre o impacto que causa no entorno. Valorizamos a diversidade, a inclusão e o desenvolvimento de pessoas. Em Portugal, por exemplo, todos os estagiários que passaram por nós foram contratados. Também zelamos pela ética, cumprimos nossas obrigações fiscais e promovemos um ambiente respeitoso. Cultura se constrói com atitudes.
E o quinto chefe são os acionistas. O lucro não é vilão, é necessário para inovar, crescer, contratar e atravessar crises. Mas precisa vir com equilíbrio. Empresas ricas com donos pobres não são justas; empresas pobres com donos ricos não são sustentáveis. O ideal é que todos prosperem juntos. Esses cinco chefes — clientes, colaboradores, parceiros, sociedade e acionistas — são os pilares de um negócio próspero e duradouro. Nenhum deve ser negligenciado. Ignorar um é comprometer o todo. Seguir esse caminho é acreditar que o verdadeiro sucesso se constrói com pessoas, propósito e relações que fazem sentido.
POR SERGIO CARREIRO DE TEVES
Essa frase é de autoria desconhecida, mas vem bem a calhar e representa muito bem o momento em que estamos vivendo, em um país praticamente sem lei, ou com lei que não pune e que não é cumprida. Além de toda violência que varre o país de norte a sul, do leste ao oeste, dos pampas aos seringais, do Oiapoque ao Chuí, ainda temos a violência contra os pobres aposentados que trabalharam a vida toda para receber míseros centavos da aposentadoria e são violentados em razão de suas ingenuidades, pois são ludibriados por sindicatos e associações criminosas que dominam o país. Vejam o absurdo dos absurdos, o governo agora, e só agora, suspendeu os descontos feitos por associações e sindicatos em aposentadoria e pensões pagas mensalmente pelo INSS. Essa decisão só ocorreu um dia depois que a CGU deflagrou a Operação sobre o presidente do INSS e seus diretores. Os desvios dos descontos realizados, a maioria sem qualquer autorização do aposentado, chegam, por enquanto, a 8 bilhões de reais. O pior é que o fato já era do conhecimento do governo, segundo o próprio Ministro da Previdência, que também deveria ser punido, dizendo que já tinha avisado ao presidente do órgão desse fato e este afirmou de forma absolutamente descarada, que já tinha uma medida que eximia o órgão de responsabilidade sobre os descontos indevidos. Ou seja, ele e o Ministro, ao invés de denunciar, investigar, apurar e levar o caso
às autoridades policiais, buscou limpar sua barra, isentando o INSS de responsabilidade, como se isso realmente lhe tirasse a responsabilidade, que aliás é, também, do Ministério do Trabalho. Quando a gente pensa que se livrou da grande corrupção que sempre rodou em volta do governo petista, surge, aflora do nada, fatos escandalosos como esse. Aí se pergunta: porque esses homens não são banidos definitivamente dos órgãos públicos e do país? Não adianta espernear, bradar, se desesperar, este país traz em sua genética a corrupção, vem desde a época dos portugueses, no recolhimento dos dízimos que era feito na base do chicote. Acabamos de ver que o Renan Calheiros, que tinha 40 processos, acaba de ser inocentado de todos eles, está livre, como aliás ficou o Lula, o Zé Dirceu, o Marcelo Odebrecht e todos os que foram envolvidos na Lava Jato e inocentados pelo STF, com um passe de mágica – “anule-se todas as provas”, despacho padrão em todos processos. É de se estranhar que agora prenderam o Collor por corrupção, é porque não teve o apoio dos ministros como Edson Fachin e Dias Toffoli, teve o azar de cair nas mãos do “Xandão”, esse, não se sabe por que, resolveu fazer da Justiça um instrumento realmente punitivo, embora não goste muito de seguir o regular processo de direito. Enquanto não mudar esse estado de direito, onde os que fazem as leis, as fazem pensando no benefício próprio para se proteger da bandidagem deles e de seus amigos.
Sergio Carreiro de Teves é jornalista, professor e advogado atuante nas áreas civil, trabalhista, tributarista, administrativa e comercial
Até o fim de 86, Metrô em Itaquera
DA REDAÇÃO
etrô de São Paulo enfrenta o maior desafio de sua história. Depois de levar dezesseis anos para construir os 26 quilômetros em operação das linhas Norte-Sul e Leste-Oeste (de Santa Cecilia ao Tatuapé), a uma média de 1.6 quilômetro/ano, a empresa promete concluir até o final de 86 os quinze quilômetros que faltam para unir a Barra Funda à carente região de Itaquera. A viagem de um terminal a outro será feita em apenas quarenta minutos por 1,2 milhão de passageiros a cada dia, mais do que o dobro do movimento atual da linha.
RECURSOS
Os Cr$ 2 trilhões de recursos necessários para possibilitar o recorde de 7,5 quilômetros de linha construídos por ano já estão assegurados junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Agência de Financiamento de Máquinas e Equipamentos (Finame) e por verbas próprias, da Prefeitura e do Estado. Iniciados no final do ano passado, os trabalhos de terraplanagem, escavações, perfura-
ções e construção das estações são tocadas num ritmo intenso. OS OPERÁRIOS Cinco mil operários trabalham dia e noite nos quinze quilômetros em obras da Leste-Oeste e, no segundo semestre, este número irá atingir quatorze mil. No início do governo Montoro, as obras estavam praticamente paralisadas por falta de verbas e apenas quatrocentos operários faziam a manutenção dos canteiros. E foi exatamente a falta de dinheiro que causou os constantes atrasos nos cronogramas, refeitos dezenas de vezes. As obras em Itaquera começaram em 76 e o plano era entregar, em 80, os 24 quilômetros até a Barra Funda. ALMINO AFFONSO Quase dez anos depois, o governo do Estado retoma, como uma de suas metas principais, tornar esse antigo sonho possível. Uma meta ambiciosa, reconhece o secretário dos Negócios Metropolitanos, Almino Affonso. "Mas, sensata e estabelecida dentro de normas técnicas que garantem à seriedade da obra", explica ele ainda esta semana, Almino manterá uma reunião com os diretores das empreiteiras contratadas para "cobrar absoluto rigor no cumprimento dos cronogramas".
APrefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoverá, amanhã dia 26, a 3ª edição do evento Cuida Pet SP. O evento, promovido pela Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap) e pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), faz alusão à campanha Abril Laranja para prevenir os maus-tratos e abandono de animais.
Durante o Cuida Pet, vários serviços serão disponibilizados para cães e gatos dos tutores residentes no município. Além disso, os participantes poderão conhecer os cães e gatos que estão disponíveis no Centro Municipal de Adoção.
ADOÇÃO TAMBÉM AOS DOMINGOS
A novidade que será anunciada durante o evento é que os munícipes poderão visitar os animais também aos domingos. A partir de maio, o Centro Municipal de Adoção abrirá as portas aos visitantes todos os domingos do ano, exceto feriados, das 9 às 15 horas.
"A expectativa é que essa ampliação de horário traga mais famílias ao Centro Municipal e aumente as adoções dos nossos animais, que esperam há anos por uma chance", afirma a coordenadora da Cosap, Analy Xavier. No Brasil, os maus-tratos contra animais é crime previsto em lei. "É importante lembrarmos
que a negligência com os pets vai muito além da agressão física. Privá-los de alimentação, negar assistência veterinária ou abandoná-lo também são atitudes cruéis que vão contra os princípios da guarda responsável. Não se pode ter um animal de estimação se não for para cuidar e respeitar por toda a vida", ressalta Analy. SERVIÇO Centro Municipal de Adoção Rua Santa Eulália, 86, Santana. Serviços oferecidos: microchip, emissão de RGA, vacina antirrábica, adoção e atividades educativas. Documentos obrigatórios: RG, CPF e comprovante de residência.
Divulgação
COTIDIANOFATOS
ZONA LESTE
3º Grupamento de Bombeiros comemora seu 130º aniversário
Evento contou com a presença do prefeito em exercício, coronel Mello Araújo
Na última quinta-feira, dia 24, o Terceiro Grupamento de Bombeiros (3º GB), com sua sede localizada na Rua Dr. João Inácio Teixeira, 91, na Mooca, comemorou seu 130º aniversário de fundação com uma cerimônia que teve a participação do prefeito em exercício, coronel Mello Araújo.
Entre outros oficiais e convidados, o evento contou com as presenças do comandante do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel PM Nilton Cesar Zacarias Pereira; do deputado estadual Lucas Bove e do vereador Major Palumbo.
HERÓIS DA VIDA REAL
O vice-prefeito, coronel Mello Araújo, parabenizou o comandante Valdir dos Santos Alves pela sua história de vida e enalteceu o trabalho do Corpo de Bombeiros de São Paulo, destacou a bravura de seus integrantes e lembrou de várias ocorrências que participou, juntamente com a corporação dos bombeiros, quando ainda era membro do Comando de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar. “Esses são os verdadeiros heróis da vida real”, reforçou Araújo.
MEDALHA CENTENÁRIO
Durante a solenidade, além de enaltecer o trabalho realizado por seus oficiais, o cerimonial também homenageou bombeiros veteranos, ex-comandantes e algumas personalidades e entidades públicas e privadas que tiveram grande relevância
na prestação de serviços à instituição do Corpo de Bombeiros com a Medalha “Centenário do 3º Grupamento de Incêndio”. Tendo à sua frente, atualmente, o tenente-coronel PM comandante, Valdir dos Santos Alves, a unidade começou suas atividades em 12 de janeiro de 1895, na Rua Martim Buchard, com o nome “Estação Norte –3ª Zona de Bombeiros”, atendendo à época aos bairros da Mooca, Brás, Belém, Penha e Vila Prudente.
312 QUILÔMETROS QUADRADOS
Em seu discurso, o tenente-coronel falou sobre a área coberta pelo 3º GB, que abrange mais de 34 bairros e 12 subprefeituras em uma extensão de 312 quilômetros quadrados, habitada por cerca de 4,3 milhões de pessoas. O atendimento ope-
racional é feito por 11 estações de bombeiros em pontos estrategicamente localizados na Zona Leste da Cidade de São Paulo.
“Nossa área engloba uma grande quantidade de estações de metrô e trens, terminais de ônibus, shopping centers, uma grande malha viária, além do Estádio do Corinthians em Itaquera e do Conjunto Habitacional Cidade Tiradentes, o maior da América Latina, com cerca de 40 mil unidades”, destacou. Valdir também lembrou que em sua área está o Platina 220, maior edifício do Estado de São Paulo, com 50 andares e 172 metros de altura.
‘MÃE, VENCEMOS!’
Um dos pontos mais tocantes do evento foi a homenagem especial que o tenente-coronel Valdir dos Santos Alves prestou para sua mãe, Edith Magalhães
às autoridades e persona-
dos Santos, de 93 anos de idade. Com o texto, “Mãe, vencemos!”, Valdir contou a trajetória de vida de sua mãe, que aos 20 anos de idade, na década de 1950, resolveu sair do sertão do Piauí em um “Pau de Arara” para vir tentar a vida em São Paulo.
Segundo o tenente-coronel, “por ser analfabeta, dona Edith sempre teve empregos modestos, mas criou os três filhos com muita garra e perseverança”, frisou. Ele lembrou da infância pobre, vivida em comunidades carentes, morando em barracos e das dificuldades que enfrentou junto com a mãe e os irmãos, até o dia que conseguiu alugar o primeiro imóvel, quando já tinha iniciado a carreira na Polícia Militar. “Tempos difíceis, homens fortes”, destacou Valdir, emocionando a todos.
Momento da outorga da Medalha “Centenário do 3º Grupamento de Incêndio”
lidades agraciadas pela instituição
O prefeito em exercício, coronel Mello Araújo, e demais autoridades foram recepcionadas pelo tenente-coronel Valdir dos Santos Alves
O evento contou com a participação de um grande número de autoridades
Dona Edith Magalhães dos Santos e o coronel Mello Araújo
INCLUSO NO PACOTE: Transporte em ônibus semi-leito; Serviço de bordo com lanche, suco e fruta e bingo na ida e volta; 3 noites/4 dias no Mira Serra Parque Hotel, com pensão completa (exceto bebidas);
4 COTIDIANOFATOS
ASSOCIAÇÃO
COMERCIAL
‘Gastômetro’ é inaugurado no 20º aniversário do ‘Impostômetro’
Ferramenta permitirá acompanhar como União, estados e municípios utilizam os recursos arrecadados com impostos
Na última quarta-feira, dia 23, a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) realizou, no Pateo do Collegio, a cerimônia que celebrou os 20 anos do “Impostômetro”, painel instalado no prédio da entidade, localizado na rua Boa Vista, 51, no centro histórico da capital paulista, que registra, em tempo real, o valor pago em tributos pela população brasileira aos governos federal, estadual e municipal. Durante o evento, foram realizadas mais duas ações: entrega de um estudo abordando as últimas duas décadas tributárias do Brasil e a inauguração do Gasto Brasil.
‘QUINTO DOS INFERNOS'
Inaugurado no dia 20 de abril de 2005, o “Impostômetro” tem a sua história ligada à de Joaquim
José da Silva Xavier, o Tiradentes, que, em 1792, rebelou-se contra a cobrança do quinto, imposto de 20% sobre todo o ouro produzido no Brasil, e a prática da Derrama. Hoje, o “Impostômetro” é referência em informação e na conscientização do contribuinte brasileiro sobre a carga dos impostos no cotidiano das famílias brasileiras. No dia 30 de março deste ano, o painel eletrônico registrou R$ 1 trilhão, marca alcançada cinco dias antes em comparação com 2024. No ano passado, foram pagos R$ 3,6 trilhões em tributos, marca inédita na história do “Impostômetro”.
GASTO BRASIL
O “Gastômetro”, como já foi apelidada a nova ferramenta, será uma “calculadora” que permitirá à sociedade acompanhar, em tempo real, o ritmo dos gas-
tos públicos da União, estados (incluindo o Distrito Federal) e municípios. A plataforma, que terá entre outros benefícios ser uma complementação ao Impostômetro, tem a missão de monitorar os gastos governamentais e lembrar aos gestores públicos que devem zelar por cada real gasto arrecadado por meio dos impostos e outras fontes. “Controlar os gastos públicos é uma tarefa que, nem sempre, os governantes conseguem cumprir. A eficiência da máquina pública passa, impreterivelmente, na boa gestão dos recursos arrecadados com o pagamento dos impostos”, aponta Roberto Mateus Ordine, presidente da ACSP. “Com o Gasto Brasil, a sociedade ganha mais uma aliada para fiscalizar e monitorar as despesas governamentais”.
TRANSPORTE China abre crédito de US$ 100 mi para compra de ônibus elétricos
Acordo aconteceu durante a viagem do prefeito Ricardo Nunes à China
É um passo importante para a eletrificação da frota e redução de emissão de poluentes na atmosfera
Oprefeito Ricardo Nunes concretizou na última quarta-feira, dia 23, o acordo de uma linha de crédito de US$ 100 milhões com o Banco da China para aquisição de mais ônibus elétricos para o sistema municipal de transporte. É um passo importante para a eletrificação da frota e redução de emissão de poluentes na atmosfera. Faltam apenas alguns ajustes para a assinatura do contrato, mas o acordo está concretizado, de acordo com o prefeito. “Só depende agora de nós enviarmos alguns documentos, mas isso já está concretizado. Já batemos o martelo, hoje, com relação a esses 100 milhões de dólares”, disse Nunes, que está em uma grande missão oficial à China e ao Japão, até 1º de maio, onde terá
uma agenda intensa para a troca de experiências com relação a soluções baseadas no que há de mais avançado em tecnologia nas áreas de segurança, mobilidade, sustentabilidade e empreendedorismo e qualificação para o mercado de trabalho para jovens.
ECONOMIA
Nunes calcula que a economia em 10 anos será de R$ 2,4 milhões, R$ 240 mil ao ano, tendo em vista que, hoje, o gasto com um ônibus a diesel é de R$ 25.000 por mês, enquanto com o elétrico é de R$ 5 mil. “Ou seja, se eu tiver um financiamento de 10 anos com a taxa de juros bem baixa, o próprio ônibus elétrico se paga. E a gente vai ter ganho ambiental, ganho na qualidade do transporte, tanto para o passageiro como para os operadores, motorista, cobra-
dor, como também essa questão do ganho financeiro.”
CARREGAMENTO No mesmo dia, Ricardo Nunes anunciou que a cidade está negociando uma parceria com a Huawei, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, para implementar em São Paulo um sistema inovador para o carregamento de ônibus elétricos para reduzir a dependência da Enel com a infraestrutura de carregamento utilizada atualmente. A Huawei desenvolveu formas de distribuição de energia e carregamento para veículos elétricos que tornaria o sistema menos dependente da concessionária que distribui energia elétrica e é responsável pela infraestrutura nas garagens com a ligação de rede de média e alta tensão.
O painel está instalado no prédio da entidade, localizado na rua Boa Vista, 51, no centro histórico da capital
VITRINENEGOCIOS
Memória, afeto e conexão fazem parte da essência do
Dia das Mães, comemorado em 11 de maio. Para
tornar essa data ainda mais especial, o Complexo Tatuapé, um dos maiores destinos de compras, lazer e entretenimento de São Paulo, vai presentear as mães com kits exclusivos do O Boticário, marca com mais de 48 anos de história e inovação no mercado de cosméticos. A campanha de Compre e Ganhe acontece de 30 de abril a 11 de maio ou até durarem os estoques. A partir de R$ 350 em compras, os consumidores que cadastrarem as notas fiscais, poderão escolher entre duas opções de kit da marca.
Kit 2: 1 Óleo desodorante Coffee 150ml + 1 Creme de Pentear - Seiva de Babosa Cuide-se Bem 200ml, do O Boticário. "Celebrar o Dia das Mães com O Boticário é uma grande alegria para nós. Essa parceria traduz o cuidado e carinho que sempre oferecemos para o público que frequenta os shoppings. Mais do que uma campanha, é uma oportunidade de transformar carinho em fragrância e compras em experiências inesquecíveis”, afirma Karen Cruz, gerente de marketing do Complexo Tatuapé.
A promoção é limitada a um brinde por CPF e os clientes do programa de relacionamento Clube Pontua ou os que comprarem pelo WhatsApp do Shopping terão direito a um kit extra por CPF. A retirada dos kits será feita nos pontos de troca, localizados nos Shoppings Metrô Tatuapé e Metrô Boulevard Tatuapé.
Consulte o regulamento completo no site www.complexotatuape.com.br
SERVIÇO:
Shopping Metrô Tatuapé
Endereço: Rua Dr. Melo Freire S/N, Tatuapé - São Paulo. Tel.: (11) 2090-7400.
Horário de funcionamento do Shopping: de segunda a sábado, das 10 às 22 horas. Domingo e feriados, das 14 às 20 horas. Shopping Metrô Boulevard Tatuapé
Endereço: Rua Gonçalves Crespo/Tuiuti, Tatuapé - São Paulo Tel.: (11) 2942-5800.
Horário de funcionamento do Shopping: de segunda a sábado, das 10 às 22 horas. Domingo e feriados, das 12 às 20 horas. Redes Sociais: Instagram: @complexotatuape Facebook: facebook.com/complexotatuape
Outros Contatos: www.complexotatuape.com.br https://www.complexotatuape.com.br/contato.asp
Ação especial acontece entre os dias 30 de abril e 11 de maio e presenteia com produtos da marca líder em cosméticos no Brasil