www.gazetario.com Fundado em 1997 • Rio de Janeiro, 25 de janeiro de 2023. Ano XXVI Nº 1058 - R$2,00 - Presidente: Jorge Bernardes GAZETA RIO Página 07 Página 05 Página 10 Página 08 Página 03 Página 06 Página 05 Dino manda investigar Bolsonaro por genocídio e omissão aos Yanomamis Página 10 Conor McGregor é acusado de agredir mulher em Ibiza Caderno G Todo o dia é dia de Caderno G e no fim de semana, Edição Especial Rio faz demolição em bar que se apropriou irregularmente de terreno público Sebrae leva empreendedorismo a comunidades carentes do Rio Bilhete Único Intermunicipal garante tarifa dos trens a R$ 5 no Rio Mais de 2,5 mil pessoas foram resgatadas do trabalho análogo à escravidão ‘O Método Grönholm’ lança programação de férias Prefeito vistoria obra do novo teatro municipal de Nilópolis Para esqui cross-country: Aline Rocha é 1ª campeã do Brasil no Mundial Página 03 Países da região devem liderar preservação da Amazônia, diz Lula “A cooperação que vem de fora da nossa região é muito bem-vinda, mas são os países que fazem parte desses biomas que devem liderar, de maneira soberana, as iniciativas para cuidar da Amazônia. Por isso, é crítico
que valorizemos a nossa Organização do Tratado de Cooperação Amazônica – a OTCA”, disse Lula.
No masculino, outros dois brasileiros não passaram da classificatória: Guilherme Rocha terminou em 14º lugar, e Wesley Vinícius dos Santos na 18ª posição. As disputas prosseguem até 29 de janeiro, com transmissão online ao vivo na conta da Federação Internacional de Ski (ISF) no Facebook.
“A gente vai levar todos os nossos cursos, nosso material didático. Daí estarmos selecionando esses parceiros em todos os locais, para conseguir aumentar o número de comunidades que a gente atende”.
Após visitar três comunidades do território yanomami e passar quatro dias em Boa Vista, para onde centenas de adultos e crianças da etnia foram transferidos a fim de receber atendimento médico adequado, o secretário nacional de Saúde Indígena, Ricardo Weibe Tapeba, afirmou que os cerca de 30,4 mil moradores da Terra Indígena Yanomami estão “à mercê do crime organizado”.
Referindo-se à presença ilegal de cerca de 20 mil garimpeiros que, com sua atividade, poluem os rios da região e destroem parte da Floresta Amazônica, além de disseminar várias doenças entre os indígenas, Weibe Tapeba contou a jornalistas que os invasores da maior reserva de usufruto indígena do país não se intimidam nem mesmo com a presença de militares fortemente armados.
“Nos últimos dias, visitamos três comunidades. Em duas delas fomos entregar alimentos. Só foi possível chegarmos a essas localidades graças à presença das Forças Armadas”, contou Weibe Tapeba, defendendo a importância de os órgãos públicos se unirem para retirar os não índios do interior da terra indígena e para adotar medidas que impeçam o retorno dos garimpeiros à área.
“Precisamos implementar um plano de desintrusão do território”, afirmou o secretário nacional, lembrando que já há uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), de 2020, para que o governo federal remova todos os invasores de sete terras indígenas do país, incluindo
o território yanomami. A medida, que o ministro Luís Roberto Barroso, do STF, chegou a classificar como “imperativa, imprescindível e um dever da União”, se aplica também a madeireiros que extraem recursos florestais da reserva.
“[Ao visitar as comunidades], descemos dentro do garimpo, que praticamente invadiu as aldeias. As comunidades estão à mercê do crime organizado. E não digo garimpeiros, mas sim crime organizado, porque há muitas pessoas armadas, coagindo [os índios] e sem se intimidar com a presença das Forças Armadas”, disse Weibe Tapeba.
Irregularidades
Ao conversar com jornalistas, esta manhã, em Boa Vista, Weibe Tapeba comparou a “um cenário de guerra” a situação que os yanomami enfrentam em seu território. “Pudemos perceber o estado de degradação em que o povo yanomami tem vivido. O estado de calamidade no território. É um cenário de guerra. E a nossa unidade de saúde indígena, nosso polo-base de Surucucu, assim como a nossa Casa de Apoio à Saúde Indígena [Casai] aqui em Boa vista, são praticamente campos de concentração.”
O secretário também revelou que as equipes que o Ministério da Saúde enviou de Brasília a Roraima estão produzindo um relatório que será entregue à ministra Nísia Trindade, com os principais problemas identificados e sugestões. Neste trabalho, segundo Weibe Tapeba, os técnicos da pasta afirmam ter se deparado com indícios de possíveis
irregularidades em contratos. “Conseguimos identificar algumas fragilidades e indícios de irregularidades em alguns contratos. Pretendemos implantar uma auditoria interna para acompanhar esta questão”, revelou Weibe Tapeba, enfatizando que, por ora, só há suspeitas. “O fato é que é um absurdo pensarmos na possibilidade de desvio de recursos para medicamentos, mas também estamos acompanhando um cenário bem complicado em relação à contratação de horas/voo, que é o principal contrato, a principal ação que temos realizado no território yanomami”, acrescentou o secretário, explicando que, em função da dificuldade de acesso e distância, a contratação de voos é necessária tanto para transporte de servidores e indígenas, quanto de suprimentos.
“Mas já estamos elaborando um plano estratégico que vai desde a parte da infraestrutura logística, até o aperfeiçoamento de contratos de serviços continuados. Não podemos sequer pensar em paralisar estes serviços”, comentou Weibe Tapeba, criticando o que classificou como “o aparelhamento dos distritos sanitários especiais indígenas pelo militarismo” durante o governo anterior. “O militarismo aparelhado dentro da saúde indígena representa muito atraso e precisamos resolver isso”, finalizou o secretário, alegando que o governo federal está “acelerando” a exoneração de muitos dos coordenadores que permanecem em seus cargos.
Edição: Juliana Andrade
Meteorito raro de 7,7 quilos é descoberto na Antártica
Durante uma recente excursão às planícies geladas da Antártica, uma equipe internacional de pesquisadores descobriu cinco novos meteoritos, entre eles um dos maiores já encontrados no continente. O raro meteorito tem aproximadamente o tamanho de um melão, mas pesa 7,7 quilos. O espécime é um dos
apenas cerca de 100 desse tamanho ou maiores descobertos na Antártica, um local privilegiado para a caça de meteoritos, onde mais de 45 mil rochas espaciais foram rastreadas. Agora, o achado excepcional segue para o Instituto Real Belga de Ciências Naturais, em Bruxelas, onde será estudado.
Brasília
Ocoronel Paulo Jorge Fernandes da Hora, comandante do Batalhão da Guarda Presidencial (BGP), deve ser exonerado do cargo até a próxima sexta-feira (27).
A decisão foi tomada há pouco durante a primeira reunião de Alto Comando do Exército sob chefia do novo comandante da Força, o general Tomás Miguel Ribeiro Paiva, segundo fontes relataram à CNN.
A CNN apurou que um novo nome para o posto ainda não foi escolhido. A dispensa atenderia a uma ordem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Coronel Fernandes era o responsável pela segurança do Palácio do Planalto no dia dos atos criminosos do dia 8 de janeiro.
Imagens que circularam na internet, revelaram que o militar teria sido leniente na contenção dos invasores.
Em um dos trechos, o coronel chega a impedir policiais militares de fazer prisão de pessoas que haviam danificado o
patrimônio e estavam dentro do Palácio.
Numa outra gravação, ficou evidente o despreparo dos soldados do BGP para conter o tumulto, chegando ao ponto de ter que receber “armamento não letal” emprestado para PM para poder agir.
O Exército ainda não confirma a exoneração, uma vez que a reunião do Alto Comando está em andamento. A CNN tenta contato com o militar.
Troca de Comandante
A substituição do comandante do Exército também gerou outro efeito imediato: parte da cúpula do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) também foi trocada.
Um outro ponto que motivou a mudança no posto principal do Exército está relacionado ao fato do ex-ajudado de ordens de Jair Bolsonaro, o tenente-coronel Mauro Cid, ter sido designado para chefiar um quartel relevante em Goiânia. Segundo interlocutores do novo comandante, general Tomás, a revogação dessa medida deve ser a próxima a ser tomada.
Ogoverno federal destituiu 43 ocupantes de cargos de comando da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). As 38 exonerações e cinco dispensas atingem coordenadores nacionais e regionais; assessores; o corregedor Aurisan Souza de Santana e o diretor do Museu do Índio, Giovani Souza Filho. Assinadas pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, as portarias foram publicadas em uma edição extra do Diário Oficial da União de ontem (23).
Na mesma segunda-feira, o governo federal exonerou os responsáveis por comandar as equipes de 11 dos 34 distritos
sanitários especiais indígenas (Dsei), subordinados ao Ministério da Saúde.
Ao ser consultado, ontem, o Ministério da Saúde informou que as substituições fazem parte do “processo natural da transição de governo” – quando quase a totalidade dos ocupantes dos chamados cargos de confiança são substituídos por outras pessoas – não comprometendo o trabalho de assistência à população indígena. A Funai, antes vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, agora está subordinada ao Ministério dos Povos Indígenas, pasta criada este ano, pelo governo Lula.
GAZETA RIO
Bolsonaristas radicais são detidos no Palácio do Planalto
Secretário defende retirada de garimpeiros da terra yanomami Exército deve exonerar comandante que impediu policiais de fazerem prisões no Planalto Governo exonera 43 ocupantes de cargos de comando da Funai
Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino
Fundado em 1997 Rio de Janeiro, 25 de janeiro de 2023 - Ano XXVI - nº 1058 Diretor Presidente Jorge Bernardes Editor Horácio Avelar Uma publicação de Gazeta Rio Comunicações Ltda. GAZETA RIO Fundado em 1997 Diretor Presidente Jorge Bernardes Redação e Administração: Rua Pedro Guedes, 74 São Cristóvão - Rio de Janeiro Tel. (21) 995030765 gazetario@gazetario.com administracao@gazetario.com comercial@gazetario.com Editor: Horácio Avelar Conselho editorial: Carlos Alberto Antônio e Tainá Bernardes Editor de Cultura - Caderno G: Amaury Oliveira Diretor Administrativo: Tainá Bernardes Circulação: Região Metropolitana, Baixada Fluminense, Sul Fluminense, Costa Verde e governos. Sucurssais: Baixada: Vanderson Claudino Região dos Lagos: Henrique Sepúlvida Obs. As matérias assinadas não refletem necessariamente a opinião do Jornal GAZETA RIO, e seus conceitos, interpretações, afirmações e pontos de vista são de inteira responsabilidade dos respectivos autores.
Leonardo Ribbeiro
Países da região devem liderar preservação da Amazônia, diz Lula
Opresidente Luiz
Inácio Lula da Silva disse hoje (24) que, embora a cooperação internacional seja bem-vinda, é papel dos países da região liderar os projetos de preservação da Amazônia. Lula participou em Buenos Aires, na Argentina, da sétima reunião de cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).
“A cooperação que vem de fora da nossa região é muito bem-vinda, mas são os países que fazem parte desses biomas que devem liderar, de maneira soberana, as iniciativas para cuidar da Amazônia. Por isso, é crítico que valorizemos a nossa Organização do Tratado de Cooperação Amazônica – a OTCA”, disse Lula. A reunião da Celac foi privada e as falas não foram
transmitidas ao vivo, mas o discurso de Lula foi divulgado pela Presidência. Lula citou que, em breve, deve convocar uma cúpula dos países amazônicos e que o Brasil já formalizou a candidatura de Belém para sediar a Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em 2025. “O apoio que estamos recebendo dos países da Celac é indispensável para que possamos mostrar ao resto do mundo a riqueza de nossa biodiversidade, o potencial do desenvolvimento sustentável e da economia verde, além, é claro, da importância de preservação do meio ambiente e do combate à mudança do clima”, disse. Para Lula, há uma “clara contribuição” a ser dada pela região para a construção de uma ordem mundial pacífica, basea-
da no diálogo, no reforço do multilateralismo e na construção coletiva da multipolaridade. Segundo o presidente, os desafios globais e as “múltiplas crises” exigem respostas coletivas, citando, entre outros, as pandemias, as ameaças à democracia e as pressões sobre a segurança alimentar e energética. “Tudo isso em um quadro inaceitável de aumento das desigualdades, da pobreza e da fome”, disse. “A maior parte desses desafios, como sabemos, é de natureza global, e exige respostas coletivas. Não queremos importar para a região rivalidades e problemas particulares. Ao contrário, queremos ser parte das soluções para os desafios que são de todos”, destacou. Segundo o presidente, as experiências compartilhadas da região e de seu passado colonial devem
servir para uma aproximação, e as diversas crises demonstram o valor da integração. Para o presidente, o diálogo com sócios extras regionais, ainda assim, é essencial. “Isso não significa que devemos nos fechar ao mundo. Salienta apenas que essa integração será feita em melhores termos se estivermos bem integrados em nossa região. Temos de unir forças em prol de melhor infraestrutura física e digital, da criação de cadeias de valor entre nossas indústrias e de mais investimentos em pesquisa e inovação em nossa região”, disse o presidente, citando ainda que a estratégia de desenvolvimento deve garantir direitos fundamentais e combater a fome, a pobreza e as desigualdades de gênero. Lula está em viagem à Argentina, a primeira internacional após tomar posse
no cargo. Ontem (23), teve encontro com o presidente do país, Alberto Fernández, para retomada das relações bilaterais. Também nesta terça-feira, se reúne com o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Qu Dongyu, com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, com a primeira-ministra de Barbados, Mia Mottley, e com o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel.
Diálogo e cooperação Lula reafirmou o retorno do Brasil ao cenário internacional e disse que “nada mais natural do que começar esse caminho de retorno pela Celac”. Com a troca de governo, o Brasil está voltando a integrar o grupo, após três anos de afastamento do mecanismo. “É com muita alegria e
satisfação muito especiais que o Brasil está de volta à região e pronto para trabalhar lado a lado com todos vocês, com um sentido muito forte de solidariedade e proximidade”, disse Lula, citando ainda outras organismos de cooperação como o Mercosul e a Unasul. Durante seu discurso de abertura na reunião, o presidente da Argentina, Alberto Fernández, deu boas-vindas aos representantes dos 33 países que fazem parte da Celac e pediu uma salva de palmas para celebrar a volta do Brasil. “Uma Celac sem o Brasil é uma Celac muito mais mais vazia. Sua presença hoje nos completa”, disse, se dirigindo a Lula. A reunião encerrou a presidência pro tempore da Argentina na Celac. Quem assume agora é São Vicente e Granadino.
Dino manda investigar ex-governo Bolsonaro por genocídio e omissão aos Yanomamis
OMinistério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) enviou ofício determinando que a Polícia Federal (PF) inicie um inquérito para apurar se houve crime de genocídio e omissão de socorro, entre outros, contra os povos indígenas Yanomami, em Roraima, por parte do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de seu governo. O Território Yanomami abriga cerca de 30.400 indígenas.
O documento, assinado por Flávio Dino, titular da pasta, foi remetido na segunda-feira (23/1) ao diretor-geral da PF, Andrei Augusto Passos Rodrigues. A corporação está no guarda-chuva do MJSP. O ministro anunciou no último fim de semana que solicitaria investigação sobre o caso após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitar a localidade e encontrar, conforme denúncias feitas reiteradamente e ignoradas no governo Bolsonaro, crian-
ças, adultos e idosos em condição desumana. Entre 2019 e 2022, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos era comandando por Damares Alves (Republicanos-DF). "É desumano o que vi aqui", afirmou Lula durante sua visita. Ainda na sexta-feira (20) foi decretado estado de emergência de saúde pública no território, em edição extra do Diário Oficial da União (DOU). Desnutrição, malária, pneumonia e diarreia foram as principais causas de mortalidade infantil entre os yanomami em 2022, quando faleceram 99 crianças da comunidade.
Após tragédia entre povos ianomâmi, governo exonera 38 cargos na Funai Pelo menos 570 morreram na gestão Bolsonaro, por problemas decorrentes da prática de garimpo ilegal em Roraima, que perpetraram na comunidade contaminação por mercúrio à população. Em paralelo ao MJSP, o PT entrou com uma representação criminal na Procuradoria-Geral
da República (PGR) contra Bolsonaro e Damares. Até as 14h da terça-feira (24), não havia no Supremo Tribunal Federal (STF) ações sobre o caso.
“Os reiterados pedidos de
ajuda contra a violência decorrente do garimpo ilegal, bem como a ausência de efetivas ações e serviços de saúde à disposição dos Yanomami frisam possível intenção de causar
lesão grave à integridade ou mesmo provocar
-
-
a extinção do referido grupo originário. Todo o con
texto já narrado se agrava especialmente quando há registros de ex-agentes po
líticos [17] em visita a garimpo ilegal em terra indígena também localizado no estado de Roraima”, diz trecho do ofício.
Foto: Minervino Júnior/CB/D.A.Press
Rio de Janeiro, 25 de janeiro de 2023 GAZETA RIO 3 NACIONAL
Kelly Hekally
Economistas apontam problemas caso Brasil e Argentina criem moeda única
Os governos do Brasil e da Argentina estudam a possibilidade de criar uma moeda única para transações financeiras e comerciais na América do Sul. O tema veio à baila durante visita oficial do presidente Lula ao país no momento.
Em artigo publicado neste último domingo (22), no site argentino Perfil, assinado a quatro mãos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o che -
fe da nação do país vizinho, Alberto Fernández, os dois líderes falaram sobre a criação de uma moeda regional para uso comercial.
"Pretendemos superar barreiras (...) simplificar e modernizar regras e incentivar o uso de moedas locais. Também decidimos avançar nas discussões sobre uma moeda comum sul-americana que possa ser utilizada tanto para fluxos financeiros quanto comerciais, reduzindo
os custos de operação e diminuindo a nossa vulnerabilidade externa", regista o texto.
O objetivo da proposta é que as trocas bilaterais entre os dois países possam ser feitas sem a utilização do dólar, já que as reservas internacionais argentinas são de apenas US$ 7 bilhões.
Diretor da Valorum, Marcos Sarmento Melo, especialista em finanças, avalia que essa integração econômica não pode ser saudável para o Brasil.
"O Brasil tem trocas comerciais com quantidades muito grandes de países e a maior parte dessas trocas comerciais não fazem parte desse conjunto de nações na América do Sul. A China, a União Europeia, os Estados Unidos, esses países não aceitam moedas que sejam criadas regionalmente", observa. 'Não creio que seja positivo para o Brasil. Talvez num futuro muito distante, com outras condições econômicas entre os países", comenta.
Já o economista, Guidborgongne C N da Silva, atualmente aluno de mestrado na área pela Universidade Federal de Goiás, a UFG, a criação de um moeda única não só entre Brasil e Argentina, mas entre quaisquer países do mundo, levam em conta vários aspectos.
"É fundamental que os parâmetros de equilíbrio fiscal, dívida pública estejam, adequadamente, em condições para que esses países tenham uma política monetária
adequada que consigam gerenciar", comenta. "A União Europeia serve muito de referência para nós, porque as diferenças macroeconômicas entre os países dificultaram muito a consolidação do Euro, o que aconteceu após mais de 20 anos de correções aqui e ali que não fizeram no início do processo", recorda. Esse modelo de parceria comercial já foi utilizado pelo Brasil com países como Angola e Cuba.
Preço de combustíveis tem queda nos postos de gasolina, diz ANP
Opreço médio do litro da gasolina vendido nos postos do país teve queda de R$ 5,04 para R$ 4,98 na semana de 15 a 21 de janeiro, segundo balanço da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
O preço mínimo de reven-
da da gasolina encontrado pela ANP foi R$ 4,15 e o máximo, R$ 6,99.
O preço médio do litro do etanol caiu de R$ 3,94 para R$ R$ 3,85. O valor mais alto pesquisado pela agência foi de R$ 6,57 e o mínimo, R$ 3,15.
Já o valor médio do litro do diesel passou de R$ 6,36 para R$ 6,32. O preço mais alto encontrado nos postos
foi de R$ 7,99 e o mais baixo, de R$ 5,39.
Reajuste
A Petrobras anunciou hoje (24) reajuste no preço da gasolina nas distribuidoras. A partir de amanhã (25), o valor médio de venda de gasolina A da Petrobras para as distribuidoras passará de R$ 3,08 para R$ 3,31 por litro, aumento de R$ 0,23 por litro.
"Bonjour, madame! Corta samurai! Eu corto um pedaço, ela lança na bolsa, ela lança na bolsa um pedaço pra tu!".
Não se espante se estiver comprando frutas e legumes na feira e de repente ouvir essas frases.
É que o feirante Jorge Henrique Costa dos Santos, de 30 anos, encontrou no funk, na simpatia e na habilidade com a faca, uma nova maneira de atrair os clientes, para a barraca de frutas, onde é vendedor em Bento Ribeiro, na Zona Norte.
O "Feirante samurai", como se intitula, viralizou nas redes pela habilidade com que corta abacaxi, melancia e outras frutas. Mas não é só a habilidade a marca registrada de jorge. Em
vídeos que já bateram mais de 100 mil visualizações nas redes, ele e o primo cantam um funk e encenam um diálogo que chama atenção de quem passa pela feira.
O morador de Austin, em Nova Iguaçu, que é casado e tem dois filhos, conta que a ideia para compor o “Funk da melancia” surgiu da necessidade de alavancar as vendas na barraquinha onde trabalha.
Ele conta que precisava de um diferencial, então, aprimorou sua habilidade com a faca, preparou a garganta e, num suspiro de criatividade, compos a música que não sai da cabeça.
A maneira com que ele corta as frutas para os clientes, também impressiona, e vem acompanhada de bordões
como “corta samurai” ou “quem não pode ver sangue nem olha”. Jorge Henrique é filho de uma mãe solteira e foi criado com nove irmãos. Ele tentou a vida como jogador de futebol, na Bélgica, mas, sem conseguir se adaptar ao país, retornou ao Brasil há oito anos. Os vídeos e a simpatia alavancaram as vendas e ele conta que chegou a vender 20 mil abacaxis, no ano passado. Ele conta que com os vídeos, espera que o pequeno negócio se expanda e ela consiga concluir a obra da casa onde vive na Baixada Fluminense.
O "Funk da melância" deu tão certo que já foi parar até nas plataformas digitais e se tornou a trilha da feira popular onde Jorge trabalha.
Foto: Alexander Mils/Pexels
O objetivo é facilitar as transações comerciais e financeiras entre os dois países
'Feirante Samurai' faz sucesso com habilidade em cortar frutas e improvisando funk
Ana Cristina Campos
Rio de Janeiro, 25 de janeiro de 2023 GAZETA RIO 4 GERAL
Cássio Inácio
Prefeitura faz demolição em bar que se apropriou irregularmente de terreno
ASecretaria de Ordem Pública e a Subprefeitura de Jacarepaguá realizaram na manhã de ontem (24) uma operação de demolição de construção irregular na Avenida Engenheiro Souza Filho, no Rio das Pedras. No local, de aproximadamente 400 m², funcionava um bar com estrutura de madeira, além de duas tendas cobrindo mesas e cadeiras, tudo em área pública e sem nenhuma autorização da Prefeitura. Num terreno ao lado, o dono do bar se apropriou cercando um espaço de 2 mil m² que servia como estacionamento. Ligações clandestinas de água e energia foram encontradas. Foram apreendidos 15 freezers, 23 mesas de madeira, 95 cadeiras, 10 mesas de plástico e um baú. "Essa é mais uma operação que a Secretaria de
Ordem Pública faz pra mostrar que o espaço público precisa ser respeitado. Não vamos tolerar a privatização, a ocupação ilegal de espaços públicos, principalmente porque nesse espaço específico será construída uma praça. Então a gente vai continuar fazendo o trabalho de demolir construções irregulares, sejam em áreas públicas próximas de ruas ou em comunidades. A gente vai continuar trabalhando pela ordem pública na cidade do Rio de Janeiro", afirma o Secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale. A subprefeita de Jacarepaguá Talita Galhardo, conferiu de perto a ação e destacou mais uma infração cometida pelo dono do comércio, o descarte de lixo que acontecia no rio localizado atrás do estabelecimento. “Encontramos alimentos, óleo de cozinha, restos de material de obras e dejetos
de dois banheiros, sendo despejados nas águas e margem do rio, o que causa assoreamento e contribui com os alagamentos na região. Absurdos como estes não podem ser considerados como algo normal. Vamos continuar fiscalizando e coibindo as construções irregulares”, afirma Talita. De acordo com a Subprefeitura de Jacarepaguá, em breve será construída uma praça nesse endereço. O projeto para a construção já foi aprovado pelo prefeito Eduardo Paes. Em março de 2022, a Prefeitura já havia feito uma outra demolição neste mesmo local em que removeu quatro construções irregulares que eram usadas irregularmente como estacionamento e depósito de materiais. A ação teve o apoio da Guarda Municipal, Comlurb, Secretaria de Conservação, Rio Luz, Light e Polícia Militar.
As 237 unidades de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde estão oferecendo às mulheres DIU hormonal. Com a iniciativa, o Rio é uma das cidades pioneiras ao disponibilizar pelo SUS este método contraceptivo, que tem 99,8% de eficiência, um percentual comparável à laqueadura tubária. Os dispositivos foram adquiridos pela Prefeitura dentro das estratégias para redução da mortalidade materna, e a ação permite ainda os planejamentos familiar, sexual e reprodutivo da mulher em idade fértil, além da prevenção a gestações indesejadas.
A rede municipal já oferece o DIU de cobre, fornecido pelo Ministério da Saúde a todas as cidades
brasileiras. Agora, a SMS está adquirindo 5 mil unidades do DIU hormonal, quantidade estimada para uso durante seis meses. A indicação do tipo de dispositivo a cada paciente caberá ao profissional de saúde, que avaliará as condições clínicas da mulher e decidirá com ela a melhor opção.
Trezentos profissionais das clínicas da família e dos centros municipais de saúde, entre médicos e enfermeiros, foram
treinados para o atendimento das pacientes e, quando indicado, eles vão implantar o DIU (de cobre ou hormonal). Há recomendação para trocar o dispositivo a cada três ou até dez anos, dependendo do modelo. A secretaria lembra que preservativos são os únicos métodos que previnem infecções sexualmente transmissíveis e devem sempre ser utilizados junto aos contraceptivos.
Bilhete Único Intermunicipal garante tarifa dos trens a R$ 5
Ogoverno do estado do Rio anunciou a tarifa social ferroviária, prevista na Lei Estadual 6.700/2014, que vai garantir o valor da passagem a R$ 5 para quem ativar o Bilhete Único Intermunicipal até 2 de fevereiro, quando a tarifa será reajustada para R$ 7,40.
O passageiro que já tem o cartão com o Bilhete Único ativado não precisará fazer nenhuma alteração. Para aqueles que usam vale-transporte as-
sociado à empresa, basta acionar o setor de RH em seu local de trabalho, informou o governo.
Quem tem direito Para que o passageiro tenha direito ao desconto da tarifa social, é preciso ter um cartão Riocard Mais habilitado no Bilhete Único Intermunicipal do estado do Rio utilizando o próprio CPF, ter entre 5 e 64 anos e ganho mensal de até R$ 7.507,49.
Como cadastrar ou habilitar
Segundo a gerente de marketing do Riocard,
Melissa Sartori, o passageiro pode consultar ou habilitar seu cartão no benefício pelo site ou entrar em contato com o Riocard Mais pelo WhatsApp (21 2127-4000).
O cadastro e habilitação também podem ser feitos em uma das lojas do Riocard. Quem tem o cartão vale-transporte deve procurar a empresa onde trabalha e solicitar o benefício.
Em breve, postos de atendimento da Riocard Mais serão montados em estações da SuperVia para o cadastro dos clientes.
Theodore Hobbs foi além: aprendeu a ler sozinho. Isso fez com que ele, aos 3 anos, se tornasse o membro mais jovem da Mensa, associação internacional para superdotados, no Reino Unido. A organização aceita pessoas com pontuação igual ou superior ao 98% em um teste de Quociente de Inteligência (QI).
A mãe de Teddy, Beth Hobbes, conta que o filho aprendeu a ler enquanto assistia televisão e jogava em seu tablet.
“Ele estava jogando no tablet, fazendo uns sons que eu simplesmente não reconhecia, e eu perguntei o que era, e ele disse: ‘mamãe, estou contando em mandarim'”, lembra. Hoje, com 4 anos, o garoto prodígio aprendeu não só a ler em inglês, a língua materna, mas também a contar até 100 em seis idiomas diferentes.
Foto: Edu Kapps/Prefeitura do Rio
Rede municipal de saúde passa a oferecer DIU hormonal nas 237 unidades de Atenção Primária
Aos 3 anos, menino se torna o mais novo em clube de pessoas com QI elevado
Francisco Eduardo Ferreira
Rio de Janeiro, 25 de janeiro de 2023 GAZETA RIO 5 CIDADES DO RIO
Com a iniciativa, o Rio é uma das cidades pioneiras ao disponibilizar pelo SUS este método contraceptivo
Estudar até passar!
SEUS PRIMEIROS PASSOS
Professor Matheus Guimaraes
Guimaraes
I) Consideraçoes Iniciais "Se voçe falha em planejar, você planeja em falhar". Não é apenas um jogo de palavras, e, sim, uma máxima que se estende por todas as áreas da vida e precisa ser respeitada na sua preparação para concursos públicos. Um bom planejamento é sempre necessário independente da complexidade da prova que você irá fazer. Saber identificar o seu estado atual te ajudará a alcançar mais rapidamente o seu objetivo. Algumas considerações iniciais sao essenciais: estabelecer uma carreira como alvo, por exemplo, carreira militar; identificar quais concursos dessa carreira tem editais parecidos; Identificar quais assuntos são mais recorrentes nos concursos que você se inscreveu e como esses assuntos são cobrados pela banca examinadora; saber qual é a data do concurso e o tempo disponivel para estudo até chegar o dia da prova e etc. Esses pontos não podem ser ignorados, pois dão a clareza necessária para a montagem do seu cronograma de estudos.
É importante destacar também que alguns cuidados não podem faltar, pois estes fatores somados tem impacto positivo a longo prazo, atente-se a: se manter hidratado, ter um alimentação saudavel, ter um boa higiene de sono e um tempo para lazer. Isso irá tornar as condiçoes mais favoráveis durante sua preparação. Se você sonha em passar em um concurso público, tenha em mente que a jornada exige esforço e discplina; e os seu primeiros passos precis-
am estar na direção correta, pois se voce começa errando, levará mais tempo para chegar no objetivo desejado.
Estudar até passar!
II) Mentalidade de concurseiro Em cada história de aprovação, cada concurseiro conta acontecimentos particulares de sua preparação. Cada história tem detalhes únicos, mas existem desafios comuns a todos os que se propoem a conquistar uma vaga em um concurso público. Saber como lidar, por exemplo, com imprevistos, estress emocional e cansaço fisíco será fundamental na sua história de aprovaçao. Técnicas de estudo são importantes para se obter um alto desempenho, mas ter um "psicologico forte" é o que te mantém constante durante a sua preparação. A maneira como voce lida com as dificuldades será a maior responsavel pelos seus resultados. Qualquer fator que dificulte seus estudos precisa ser superado. Pois esses fatores não podem ter a mesma importância que os seus estudos, uma vez que voce quer ser aprovado. Com uma mentalidade errada até em situaçoes favoráveis o concurseiro nao evolui. A sua forma de pensar dita o seu ritmo nos estudos. Logo, pense da forma correta.
Desafios como histórico escolar ruim, falta de dinherio para estudar em cursinhos e falta de apoio da família nao podem mais te abalar. Indepente disso, você pode ir muito longe.
Seus pensamentos geram sentimentos. Seus sentimentos geram atitudes. Suas atitudes geram hábitos. Seus hábitos geram resultados.
Estudar até passar!
TODAS AS QUARTAS
Sebrae leva empreendedorismo a comunidades carentes do Rio
Alana Gandra
Instituições do Terceiro Setor que atuam com capacitação profissional e geração de renda para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica residentes em comunidades podem se inscrever até o próximo dia 10 de fevereiro para a chamada pública Conexão Sebrae Terceiro Setor. As inscrições são feitas pelo site. Serão selecionadas 20 instituições de todo o estado do Rio de Janeiro. No dia 28 de fevereiro, elas participarão de reunião com o Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae RJ) para propor um cronograma de ação para o ano de 2023. As instituições selecionadas farão parte da Rede Comunidade Sebrae durante todo o ano, podendo realizar atividades de março até 31 de novembro. A parceria Sebrae RJ e Terceiro Setor poderá ser estendida por até um ano.
O analista do Sebrae RJ, Guilherme Allan, disse à
Agência Brasil que o objetivo do edital é reunir fundações, associações, instituições religiosas que já atuem em comunidades “para que a gente, junto, consiga atender mais pessoas em situação de vulnerabilidade social”. O Sebrae RJ vai levar para as instituições selecionadas cursos, palestras e oficinas. “Talvez a instituição já tenha, por exemplo, curso de capacitação de cabeleireiro. A gente vai levar o curso de empreendedorismo, para que essa capacitação seja ainda mais completa. É o Sebrae entrando com a sua expertise e a instituição já atuando como atua”.
Acesso
O Sebrae está presente em 20 comunidades da região metropolitana do Rio de Janeiro, onde promove o empreendedorismo e contribui para que milhares de pequenos empreendedores melhorem a gestão dos seus negócios e tenham acesso a produtos e serviços da instituição. Agora, o Sebrae RJ quer ampliar o número de comunidades atendidas. Por isso,
o edital está aberto para instituições do Terceiro Setor de todo o estado. “Quanto mais territórios diferentes, melhor”, assegurou o analista. A rede de parceiros visa fortalecer os empreendimentos em comunidades.
“A gente vai levar todos os nossos cursos, nosso material didático. Daí estarmos selecionando esses parceiros em todos os locais, para conseguir aumentar o número de comunidades que a gente atende”, esclareceu Guilherme Allan. Caberá à instituição ceder espaço para que os cursos e oficinas sejam dados nas comunidades, além de ter conexão no território. As oficinas e cursos ensinarão, entre outras coisas, como administrar um negócio, como definir preços para que esse negócio prospere e dê lucro, disse Allan.
Elegíveis Estão aptas a participar do processo seletivo pessoas jurídicas, instituídas como associação, fundação ou organização religiosa. Todas as instituições devem ser sem fins lucrativos, destacou
o Sebrae RJ. Em relação às instituições religiosas, serão aceitas somente aquelas que se proponham a atender pessoas de qualquer credo. Não serão aceitas também instituições com qualquer tipo de vínculo a políticos ou partidos.
O Sebrae RJ informou ainda que a pessoa jurídica precisa ter atuação em territórios vulneráveis, como favelas e comunidades, ou ter como público-alvo pessoas em situação de vulnerabilidade social. Essas pessoas jurídicas deverão atuar com projetos de geração de renda, qualificação profissional ou inserção no mercado de trabalho, não sendo aceitas instituições esportivas e outros fins. Além disso, a instituição deverá ter sido constituída há, no mínimo, um ano, e ter atuação no estado do Rio de Janeiro.
O edital completo pode ser conferido no site. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail: comunidadesebrae@rj.sebrae. com.br.
Edição: Valéria Aguiar
Matheus
Rio de Janeiro, 25 de janeiro de 2023 GAZETA RIO 6 GERAL
Matheus Guimaraes guimaraesmatheus.andrade@gmail.com
Brasil: mais de 2,5 mil pessoas foram resgatadas do trabalho análogo à escravidão, em 2022
Em um rancho do interior paulista, cinco homens viviam em um alojamento de madeira insalubre junto a baias de cavalos, cheio de fiação elétrica exposta e tinham que descer e subir em uma escada caracol instável, sem guarda-corpo. Um deles caiu e se machucou. Em Pouso Alegre (MG), outros dois homens dormiam num galpão onde eram armazenados agrotóxicos e máquinas agrícolas. Eles não tinham acesso à água potável e o local tinha risco de desabamento. Já no Ceará, uma criança de 11 anos trabalhava cortando carnaúba, uma espécie de palmeira.
Esses são alguns dos casos que os auditores-fiscais do trabalho encontraram em 2022. Ao todo, 2.575 trabalhadores que estavam sendo explorados foram resgatados em 462 fiscalizações pelo país -- um aumento de 31% no número de vítimas em relação a 2021 e de 127% na comparação com 2019, antes da pandemia.
A maioria das vítimas eram homens negros e nordestinos, mas foram encontradas também 35 crianças. Eles estavam sendo explorados principalmente na zona rural, em fazendas de produção de cana-de-açúcar.
O Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo é no próximo sábado, 28 de janeiro. A data foi instituída em homenagem a três auditores fiscais e um motorista que foram assassinados em 28 de janeiro de 2004 a caminho de uma inspeção em fazendas da região de Unaí (MG). O episódio ficou conhecido como Chacina de Unaí.
Os dados foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego nesta terça-feira (24) e apenas
em três estados não foram constatados casos de escravidão contemporânea em 2022: Alagoas, Amazonas e Amapá. Já o estado com mais casos segue sendo Minas Gerais, com 1.070 trabalhadores resgatados. Desde 2013, os mineiros lideram o ranking. Diferentemente de 2019, 2020 e 2021, onde os maiores resgates de trabalhadores em um único estabelecimento ocorreram no entorno do Distrito Federal, o maior resgate do ano passado foi em Varjão de Minas (MG), onde 273 trabalhadores foram encontrados em condições degradantes numa fazenda de cana-de-açúcar. No ranking dos estados, aparecem em seguida Goiás e Piauí --no primeiro foram resgatados 271 trabalhadores e no segundo, 180. Logo depois estão Rio Grande do Sul e São Paulo, que tiveram 156 e 146 trabalhadores resgatados, respectivamente.
Homens negros nordestinos
A esmagadora maioria das pessoas resgatadas da escravidão contemporânea em 2022 eram homens (92%). Quase um terço tinha entre 30 e 39 anos,
metade residia no Nordeste e 58% eram nascidos no Nordeste. A maioria das vítimas também era autodeclaradas preto ou pardo (83%), só 15% eram brancos e 2% indígenas.
Quanto ao grau de instrução, 23% declararam ter estudado até o 5º ano incompleto, 20% haviam cursado do 6º ao 9º ano incompletos. Do total, 7% dos trabalhadores eram analfabetos.
Também foram resgatados 148 migrantes de outros países (o dobro em relação a 2021) --sendo 101 paraguaios, 14 venezuelanos, 25 bolivianos, 4 haitianos e 4 argentinos.
A Lei de Migração prevê a autorização de residência de vítima de tráfico de pessoas, de trabalho escravo ou de violação de direito agravada por sua condição migratória.
Nesses casos, o requerimento é encaminhado ao Ministério da Justiça pela equipe de inspeção e o migrante pode continuar no país.
Crianças
Também foram resgatadas no ano passado 35 crianças e adolescentes submetidas a trabalho análogo ao de escravo. Esse número re-
presenta uma queda de quase metade do número registrado em 2021. Desse total, 10 eram menores de 16 anos e 25 tinham entre 16 e 18 anos no momento do resgate.
O cultivo de café foi a atividade em que mais crianças e adolescentes foram resgatadas --24% das vítimas. Mas também havia crianças sendo exploradas em atividades esportivas, produção florestal, atividades de apoio à agricultura, cultivo de arroz, cultivo de coco-da-baía, criação de bovinos, fabricação de produtos de madeira, produção de carvão vegetal, cultivo de soja e confecção de roupas.
Zona rural e cana-de-açúcar
As atividades econômicas onde mais houve exploração de mão-de-obra, considerando o número de resgatados, foram o cultivo de cana-de-açúcar (362) atividades de apoio à agricultura (273), a produção de carvão vegetal (212), o cultivo de alho (171), o cultivo de café (168), o cultivo de maçã (126), a extração e britamento de pedras (115), a criação de bovinos (110), o
cultivo de soja (108), a extração de madeira (102) e a construção civil (68).
Assim como nos últimos anos, em 2022 as ocorrências de trabalho escravo foram principalmente na zona rural (73% do total de ações e 87% dos trabalhadores encontrados).
No caso do trabalho escravo urbano, a maioria das pessoas atuava na construção civil (68), em restaurantes (63) e na confecção de roupas (39).
Um grande aumento de casos de trabalho escravo doméstico vem sendo registrado desde 2021, quando 31 vítimas foram resgatadas. Em 2022, foram 30 vítimas de trabalho escravo doméstico resgatadas em 15 estados. Na Bahia estava o maior número: 10 vítimas. Em seguida aparece a Paraíba, Minas Gerais, São Paulo e Pernambuco, com 3 casos cada.
Milhares resgatados Desde 1995, quando foi iniciada a política pública de combate ao trabalho escravo, mais de 60 mil trabalhadores foram resgatados no país e mais de R$ 127 milhões de reais recebidos a título de verbas salariais e rescisórias du-
rante as operações. Para o chefe da Divisão de Fiscalização para Erradicação do Trabalho Escravo (DETRAE) do Ministério do Trabalho e Emprego, o auditor-fiscal do trabalho Maurício Krepsky, o resgate não acaba quando o trabalhador é retirado do local de exploração.
“O resgate tem por finalidade fazer cessar a violação de direitos, reparar os danos causados no âmbito da relação de trabalho e promover o devido encaminhamento das vítimas para serem acolhidas pela assistência social”, afirma.
Em 2022, os trabalhadores receberam mais de R$ 8 milhões em verbas salariais e rescisórias.
Também foi promovida a formalização de 1.122 contratos de trabalho após a notificação dos auditores-fiscais do trabalho durante as operações.
Denúncias de trabalho análogo ao de escravo podem ser feitas de forma anônima no Sistema Ipê, no site. Em 2022 o Sistema Ipê recebeu 1.654 denúncias --um aumento de 66% em relação ao ano anterior.
Rio de Janeiro, 25 de janeiro de 2023 GAZETA RIO 7 ESPECIAL
Thaiza Pauluze, GloboNews
Prefeito vistoria obra do novo teatro municipal de Nilópolis
Oprefeito de Nilópolis Abraãozinho David, o secretário de Cultura Antônio Carlos e o vereador Flávio Vergueiro, secretário de Obras à época do projeto, vistoriaram esta semana o início das obras do novo teatro municipal de Nilópolis, localizado ao lado da rodoviária, entre a Avenida Getúlio de Moura e a Rua Frei Ludolf, no Centro.
“A obra está na fase inicial, com toda a fundação sendo realizada. Agora vamos reerguer o que foi retirado do povo nilopolitano, o nosso teatro municipal, com 364 lugares. E aqui vamos voltar com a antiga biblioteca, também tirada do povo nilopolitano. Queremos restaurar nossa cultura e também
nossa educação”, afirmou o prefeito, acrescentando que a benfeitoria leva tempo e não é barata. A previsão de conclusão é de dezembro de 2023.
Esta benfeitoria integra o projeto Dá-lhe Obras, um pacote promovido pelo governo municipal. O trabalho é realizado pela empresa Marenge Engenharia, Construções e Serviços, com orçamento de $10.913.422,46 , de acordo com o processo 6.878/22, em parceria o governo do Estado. O projeto arquitetônico é das funcionárias da Secretaria Municipal de Obras, as arquitetas Celi Kássica, Bianca Calil e Michelle Silva.
As autoridades estavam acompanhadas de um grupo de entusiasmados artistas, entre os quais estava Luís Valentim, ator com mais de 47 anos de
atuação no município. “Antes não era ainda um teatro, mas um auditório que o prefeito Farid melhorou muito: instalou ar condicionado, poltronas novas e criou camarim”, recordou Valentim.
Ele garantiu que os artistas, ao lado do secretário Antônio Carlos, irão acompanhar todas as etapas da obra. “Será um teatro para toda a Baixada, não apenas para Nilópolis”, afirmou, com a concordância do secretário de Cultura. ”
Aguardamos o novo teatro há mais de 15 anos”, lembrou Antônio Carlos.
2.594 metros quadrados de área construída O teatro terá área total construída de 2.594 metros quadrados, na entrada da sala de espetáculos será construído um foyer
(local onde os espectadores vão aguardar o início da apresentação) e poderão lanchar em uma cafeteria. O teatro em si terá 364 lugares e um palco que medirá 98 metros por 70 metros quadrados.
Os artistas vão dispor de três camarins, haverá dois banheiros para o
público (feminino e masculino), ambos com uma baia para pessoas com deficiência (pcd) e dois banheiros para funcionários (feminino e masculino), também com uma baia para pcd.
A administração do espaço vai dispor de duas salas para oficina de ce -
nário e uma sala para exposições, além da biblioteca que será realocada no lugar. E um terraço onde o público poderá ficar ao ar livre. Do lado de fora, o público contará com uma praça na frente do prédio, uma área de vivência para aguardar o início das apresentações.
CLASSIFICADOS
2 3 4 5 6
1
Compra e venda Aluguel Diversidades Oportunidades Utensílios do lar Compra e venda
Imóveis Imóveis Casa Veículo Emprego Negócios
Rio de Janeiro, 25 de janeiro de 2023 GAZETA RIO 8 GERAL
NOVAS SALAS DE CINEMA NO RJ
Uma ótima noticia chega a coluna. O Programa CINE+ implantará cinco salas de cinema em praças públicas de municípios de até 250 mil habitantes no interior do estado do Rio de Janeiro. A iniciativa é uma realização da Quitanda Soluções Criativas e do Instituto BR, com patrocínio da Enel Distribuição Rio e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Com a implementação dessas salas de cinema, a previsão da coordenação do projeto é de que sejam realizadas, em média, 1.500 sessões de cinema por ano. Mas o impacto do Programa na comunidade dos municípios não fica apenas por conta das exibições. O CINE+ vai promover capacitação técnica e artística durante quatro meses para 120 jovens exibidores – 20 em cada uma das cidades contempladas pelo programa. As turmas vão receber formação em Exibição Cinematográfica Independente, e a seleção dos jovens para participarem do curso será feita pelas prefeituras locais. No município de Guapimirim, o cronograma de obras está bastante adiantado e a entrega da sala de exibições à população deve acontecer em fevereiro. O cinema do CINE+ vai ser o primeiro equipamento desse porte na cidade. Paulo Feitosa, CEO da Quitanda Soluções Criativas, comenta a importância da entrega e a expectativa: "Muitas cidades precisam desse equipamento para as suas estratégias de desenvolvimento e promoção da cidadania cultural. O que a gente está propondo não é somente um cinema, mas um equipamento cultural mais complexo, com funções que vão além da exibição de filmes, e que está conectado com outros usos, outras possibilidades". O programa tem consultoria executiva da Marco Zero, produção executiva da Cinco Elementos e o apoio institucional das prefeituras de Areal, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Itaocara e Paraty. Além da exibição de filmes, os equipamentos vão ser espaço multiuso, atendendo a comunidade em ações formativas e apresentações culturais das mais diversas linguagens artísticas.
SERIE ORIGINAL PODCAST NÓS NO GLOBOPLAY
Depois das ultimas noticias
sobre a tragédia nas terras indegenas dos Yanomanis, o setor se mobiliza para ajudar a colocar o braseleiro comum em contato com a cultura dos povos originarios. Contos e narrativas de variadas nações indígenas brasileiras embalam "Nós", a nova série em áudio Original Globoplay, disponível com exclusividade na plataforma desde a última sexta-feira, 20. Idealizado para o público infantojuvenil, a obra é inspirada no livro de Maurício Negro, "Nós – Uma Antologia de Literatura Indígena". O projeto reúne histórias dos povos originários, que vão de mitos de origem e aventuras épicas até como surgiram as pessoas; como dominamos o fogo; de onde vêm o açaí e o peixe boi; e o que acontece quando um jabuti se apaixona por uma anta.
Apresentado pelo escritor, professor e CEO do Instituto UK'A Daniel Munduruku, e por Renata Tupinambá, roteirista, poeta e atuante na difusão das culturas indígenas por meio de projetos de etno comunicação, o podcast tem a direção executiva de Carlos Merigo. Em formato de contação de histórias, a série em áudio mergulha em narrativas curiosas e ancestrais que têm como cenário os encantos e mistérios da natureza.
Segundo Renata, o podcast simboliza um resgate da memória afetiva. "A memória ancestral é algo fundamental para a história, pois ela fortalece a nossa identidade, e é o que garante que as próximas gerações se lembrem de quem são e conheçam as suas próprias bagagens culturais". O conteúdo é mais uma co-criação da Globo com a B9 e marca a estreia do primeiro podcast da Globo desenhado para o público infanto-juvenil que tem como missão homenagear o valor das lembranças e identidade cultural deixados por indígenas de todo o Brasil. "O podcast 'Nós' traz a representação das vozes indígenas e revela o que elas têm de mais especial, que é justamente a riqueza, a magia, o ensinamento e a sabedoria que essas populações carregam consigo em suas histórias", destaca Daniel Munduruku. O podcast "Nós – Uma Antologia de Histórias Indígenas" integra o catálogo infantil do Globoplay. Apresentado por Daniel Munduruku e Renata Tupinambá, o projeto tem a direção executiva de Carlos Merigo e é uma cocriação da Globo com a B9.
Edital "100 anos de Darcy Ribeiro" divulga resultado e abre exposição no Rio
Oresultado do edital "100 Anos Darcy Ribeiro" foi divulgado nesta segunda-feira (23), durante cerimônia realizada na Biblioteca Parque Estadual (BPE), no Centro do Rio, premiando cinco propostas com o valor de R$ 50 mil cada. O evento contou ainda com a inauguração oficial da exposição sobre o centenário do antropólogo, educador e indigenista brasileiro, que ficará aberta para visitação até o dia 3 de março.
- Esse projeto contempla diversas vertentes, fomentando a economia criativa através do edital, e homenageando um grande personagem brasileiro com a exposição. Os visitantes vão poder vivenciar um pouco da importância de um dos nossos maiores referenciais, que é o Darcy, uma pessoa que empoderou a cultura indígena e negra em todo o país. O edital é um reforço que potencializa e celebra o legado deste grande brasileiro, destaca a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros. Ao todo, o júri recebeu e avaliou 191 propostas criativas de produtores culturais fluminenses, todas envolvendo a figura, a vida e a obra de Darcy. A representatividade foi um dos critérios utilizados no processo de seleção e refletiu no perfil dos candidatos às vagas, uma vez que 94,2% dos projetos inscritos contavam com
mulheres; 78%, com negros; 61,3%, com representantes LGBTQIA+; e 15,7%, com pessoas com deficiência. Outros 42 tinham indígenas dentro de sua equipe.
- A avaliação e análise das propostas foi uma tarefa árdua, ao mesmo tempo emocionante e muito recompensadora. Só de perceber o quanto este edital estimulou fazedores de cultura de todos os cantos do Estado do Rio de Janeiro a pensarem projetos envolvendo Darcy Ribeiro, pesquisando a sua obra, ressaltando seus feitos e enaltecendo suas ideias e pensamentos, já começamos a nos sentir com o dever cumprido com relação aos objetivos que nos propusemos dentro do nosso projeto cultural -, afirma Julio Zucca, coprodutor do edital e da exposição.
Um dos cinco projetos contemplados foi o espetáculo teatral "Cartas de Darcy", do grupo Poeira da História. Na peça, Darcy acorda de um sono profundo e se pergunta: "Em que ano estamos?".
Ao se deparar com as informações, ele precisa lidar com um novo país e decide escrever cartas ao Brasil de hoje.
-As reuniões do Poeira da História, que começaram há quatro anos de forma on-line, agora se transformaram em ativações e apresentações presenciais, unindo história e teatro. Poder ter o nosso trabalho reconhecido, ainda mais em um projeto em homenagem a um nome como Darcy, é uma honra muito gran-
de -, ressalta Max Oliveira, diretor e intérprete de Darcy na peça.
Os outros projetos vencedores foram "Cortejo Favela - Os Brasis de Darcy", "Darcy Ribeiro do Brasil - Um Documento Narrado", "Mural Darcy Ribeiro e o Povo Brasileiro" e "O Brasil de Darcy Ribeiro para Crianças".
O conjunto de ações, incluindo edital e exposição, está sendo realizado pela Muriqui Cultural, em coprodução com a Zucca Produções, apoio do Oi Futuro e patrocínio da Oi, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Nova exposição apresenta cronologia de Darcy
A exposição "100 anos Darcy Ribeiro" ficará em cartaz de 23 de janeiro a 3 de março, na Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj), que fica no segundo andar da Biblioteca Parque Estadual, em uma instalação inédita que foi criada por Matheus Amorim e incorporada às festividades em torno do polivalente Darcy. Em formato circular e com 24 quadros, a estrutura de ferro receberá uma linha do tempo cronológica com texto biográfico e fotografias de momentos de destaque na trajetória do homenageado. Uma TV transmitirá extratos do Quarup, uma homenagem indígena póstuma recebida por Darcy, com curadoria de Milton
Guran, o criador e responsável pelo FotoRio, maior evento de fotografia da cidade desde 2003. A entrada é gratuita. - Procurei estudar como fazer uma arquitetura que destacasse e unisse o caráter didático de Darcy dentro de um projeto arquitetônico. Foi assim que surgiu a ideia da galeria em homenagem.
Em conjunto com a Hélice, a empresa parceira que construiu a obra, imaginamos um projeto que deixasse claro ao público, de forma quase pedagógica, como ela foi feita. Ao circular a estrutura, o público observará desde como ela se prende à viga até como ela é tensionada pelo peso de concreto, não escondendo a forma em que foi feita. A parte expositiva em si é um grande suporte de chapa perfurada onde os quadros são facilmente aparafusados e podem ganhar a conformação que o expositor achar melhor -, explica Matheus Amorim, arquiteto e colaborador do AIA Estúdio.
Serviço da visitação à mostra LOCAL: Biblioteca Parque Estadual - Rua Presidente Vargas, 1261, Centro; VISITAÇÃO: De 23 de janeiro a 3 de março. Para participar da visita guiada, basta solicitar no balcão de atendimento da BPE ou agendar com antecedência através do e-mail (agendavisitabpe@ cultura.rj.gov.br) ou pelo telefone (21) 2216-8501. Os horários disponíveis são: de segunda a sexta, às 11h, às 14h e às 16h.
Foto: Leonardo Ferraz
PAULO SILVA
Rio de Janeiro, 25 de janeiro de 2023 GAZETA RIO 9
A exposição "100 anos Darcy Ribeiro" ficará em cartaz de 23 de janeiro a 3 de março
Caderno G
GAZETA RIO Educação Cultura Arte Saúde Diversão
Estado do Rio de Janeiro, 25 de janeiro de 2023
LÉO ALPHA
Para esqui cross-country: Aline Rocha é 1ª campeã do Brasil no Mundial
Aparanaense Aline Rocha ouro inédito para o país na prova rápida (sprint) no Mundial de esqui cross-country, em Ostersund (Suécia). Ontem (24) a atleta – que já conquistara um bronze no domingo (22) – fez o melhor tempo (3min10s38) ao completar a distância de 1 quilômetro, deixando para trás
a norte-americana Kendall Gretsch (3min11s67) e a alemã Anja Wicker (3min13s35). Quem também subiu ao pódio foi o rondoniense Cristian Ribera, vice-campeão mundial paralímpico, terceiro colocado na disputa masculina do sprint de 1 km. Ele levou o bronze com o tempo ao terminar o trajeto em 2min45s34.
O vencedor da prova foi o cazaque Khamitov
((2min44s23), e a prata ficou com o ucraniano Taras Rad (2min45s07).
O Brasil contou ainda com esquiadora Elena Souza, de 19 anos - estreante em competições internacionais – na disputa feminina do sprint. Ela encerrou a participação em nono lugar na classificatória.
No masculino, outros dois brasileiros não passaram da classificatória:
Guilherme Rocha terminou em 14º lugar, e Wesley Vinícius dos Santos na 18ª posição.
As disputas prosseguem até 29 de janeiro, com transmissão online ao vivo na conta da Federação Internacional de Ski (ISF) no Facebook.
Calendário do Mundial 28/01 – Média Distância 29/01 – Revezamento
Oirlandês está sob uma investigação de uma suposta agressão a mulher a bordo do seu iate, em Ibiza, durante a sua festa de aniversário, segundo o Majorca Daily Bulletin. No relatório, a vítima disse conhecer McGregor porque são do mesmo bairro em Dublin, e estava no iate de McGregor após sua festa de aniversário no Ocean Beach Club na cidade espanhola em 16 de julho de 2022. Ela disse em seu depoimento que ele começou a insultar sua aparência, depois a atacou com um chute e um soco e disse
que iria afogá-la. "Era como se ele estivesse possuído. Eu sabia que tinha que sair do barco, porque achei que ele ia me matar. Não acredito no que ele fez comigo. Ele é um criminoso. Acho que ele teria me matado se eu não tivesse saído do iate" - afirmou a vítima em seu depoimento. A mulher informou que pulou do iate próximo à ilha de Formentera, para fugir do lutador. Um barco da Cruz Vermelha a resgatou e levou de volta à costa. Ela deu depoimento somente para a polícia irlandesa, após retornar para casa.
Temporada 2023 do circuito mundial de surfe começa domingo, no Havaí
ALiga Mundial de Surfe (WSL, sigla em inglês) definiu na segunda-feira, o calendário das 11 etapas da temporada 2023. A abertura será no Havaí, com o início da janela na praia de Pipeline, na Ilha de Oahu, no próximo domingo (29). O Brasil competirá com 10 atletas entre os 36 participantes na disputa masculina. Gabriel Medina volta a competir este ano, junto com Filipe Toledo, Ítalo Ferreira, Caio Ibelli, Jadson André, Yago Dora, os irmãos Miguel e Samuel Pupo, além de João Chianca e Michael Rodri-
gues, ambos classificados no Challenger Séries. Já no feminino, o Brasil conta apenas com a gaúcha Tatiana Weston-Webb entre as 18 competidoras. A etapa brasileira ocorrerá em Saquarema (RJ), de 23 de junho a 1º de julho, após o corte de notas no meio da temporada. Assim como no ano passado, após cinco etapas do circuito avançarão os surfistas (homens e mulheres) com melhores médias. Entre os homens, dos 36 que iniciarem a disputa, seguirão apenas 24 na competição. Já no feminino, das 18 participantes, apenas 12 conti-
nuarão na busca pelo título mundial. Quem ficar pelo caminho, disputará a divisão de acesso à elite da modalidade, a Challenger Séries.
O término da temporada 2023 está previsto para o período de 7 a 15 de setembro, com as Finais da WSL na praia de Trestles, na Califórnia (Estados Unidos). A competição final, em formato de mata-mata, reunirá os cinco melhores do ano em cada gênero (feminino e masculino).
Edição: Cláudia Soares Rodrigues
GAZETA RIO Estado do Rio de Janeiro, 25 de janeiro de 2023 Ano XXVI - nº 1058
Esportes
WSL/Dunbar
Foto: Divulgação/Karl Nilsson/Para Nordic Skiing Foto:
Conor
McGregor é acusado de agredir mulher em Ibiza: "Parecia estar possuído"
Vantagens que só o aluno GHF tem Nossos Cursos (21) 3164-3004 / (21) 3589-5288 WhatsApp (21) 96454-7288 instagram com/cursogh ColegioeCursoGHF www cursoghf com Rua Hercília nº 1299 - Vila Emil - Mesquita- RJ (10 minutos da Estação de Mesquita) Conquiste sua vaga no mercado de trabalho MUDE O RUMO DA SUA VIDA I Téc Enfermagem Secretaria Escolar Segurança do Trabalho Formação de Professores Cuidador de Idosos MATRÍCULAS ABERTAS Wifi - Clube de Benefícios - Estágios sem taxas Seguro de vida incluso - Laboratório equipado Aulas práticas extras sem custos Professores especializados - Equipe pedagógica humanizada Sabe o que ainda falta no GHF ? VOCÊ ! e muito mais