
2 minute read
CLASSIFICADOS
Novas Salas De Cinema No Rj
Uma ótima noticia chega a coluna. O Programa CINE+ implantará cinco salas de cinema em praças públicas de municípios de até 250 mil habitantes no interior do estado do Rio de Janeiro. A iniciativa é uma realização da Quitanda Soluções Criativas e do Instituto BR, com patrocínio da Enel Distribuição Rio e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Advertisement
Com a implementação dessas salas de cinema, a previsão da coordenação do projeto é de que sejam realizadas, em média, 1.500 sessões de cinema por ano. Mas o impacto do Programa na comunidade dos municípios não fica apenas por conta das exibições. O CINE+ vai promover capacitação técnica e artística durante quatro meses para 120 jovens exibidores – 20 em cada uma das cidades contempladas pelo programa. As turmas vão receber formação em Exibição Cinematográfica Independente, e a seleção dos jovens para participarem do curso será feita pelas prefeituras locais. No município de Guapimirim, o cronograma de obras está bastante adiantado e a entrega da sala de exibições à população deve acontecer em fevereiro. O cinema do CINE+ vai ser o primeiro equipamento desse porte na cidade. Paulo Feitosa, CEO da Quitanda Soluções Criativas, comenta a importância da entrega e a expectativa: "Muitas cidades precisam desse equipamento para as suas estratégias de desenvolvimento e promoção da cidadania cultural. O que a gente está propondo não é somente um cinema, mas um equipamento cultural mais complexo, com funções que vão além da exibição de filmes, e que está conectado com outros usos, outras possibilidades". O programa tem consultoria executiva da Marco Zero, produção executiva da Cinco Elementos e o apoio institucional das prefeituras de Areal, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Itaocara e Paraty. Além da exibição de filmes, os equipamentos vão ser espaço multiuso, atendendo a comunidade em ações formativas e apresentações culturais das mais diversas linguagens artísticas.
Serie Original Podcast N S No Globoplay
Depois das ultimas noticias sobre a tragédia nas terras indegenas dos Yanomanis, o setor se mobiliza para ajudar a colocar o braseleiro comum em contato com a cultura dos povos originarios. Contos e narrativas de variadas nações indígenas brasileiras embalam "Nós", a nova série em áudio Original Globoplay, disponível com exclusividade na plataforma desde a última sexta-feira, 20. Idealizado para o público infantojuvenil, a obra é inspirada no livro de Maurício Negro, "Nós – Uma Antologia de Literatura Indígena". O projeto reúne histórias dos povos originários, que vão de mitos de origem e aventuras épicas até como surgiram as pessoas; como dominamos o fogo; de onde vêm o açaí e o peixe boi; e o que acontece quando um jabuti se apaixona por uma anta.
Apresentado pelo escritor, professor e CEO do Instituto UK'A Daniel Munduruku, e por Renata Tupinambá, roteirista, poeta e atuante na difusão das culturas indígenas por meio de projetos de etno comunicação, o podcast tem a direção executiva de Carlos Merigo. Em formato de contação de histórias, a série em áudio mergulha em narrativas curiosas e ancestrais que têm como cenário os encantos e mistérios da natureza.

Segundo Renata, o podcast simboliza um resgate da memória afetiva. "A memória ancestral é algo fundamental para a história, pois ela fortalece a nossa identidade, e é o que garante que as próximas gerações se lembrem de quem são e conheçam as suas próprias bagagens culturais". O conteúdo é mais uma co-criação da Globo com a B9 e marca a estreia do primeiro podcast da Globo desenhado para o público infanto-juvenil que tem como missão homenagear o valor das lembranças e identidade cultural deixados por indígenas de todo o Brasil. "O podcast 'Nós' traz a representação das vozes indígenas e revela o que elas têm de mais especial, que é justamente a riqueza, a magia, o ensinamento e a sabedoria que essas populações carregam consigo em suas histórias", destaca Daniel Munduruku. O podcast "Nós – Uma Antologia de Histórias Indígenas" integra o catálogo infantil do Globoplay. Apresentado por Daniel Munduruku e Renata Tupinambá, o projeto tem a direção executiva de Carlos Merigo e é uma cocriação da Globo com a B9.