
2 minute read
GAZETA RIO
Fundado em 1997
Jorge Bernardes Editor Horácio Avelar
Advertisement
Estado do Rio de Janeiro, 10 de março de 2023 - Ano XXVI - nº 1088
Em luta contra o câncer, Preta Gil diz que passará por cirurgia
Preta Gil usou as redes sociais para esclarecer dúvidas sobre seu tratamento contra o câncer no intestino, descoberto no início de janeiro deste ano. A cantora revelou que vai passar por uma cirurgia depois de finalizar as sessões de quimioterapia.
“Estou bem. Ainda tenho um bom caminho pela frente. Estou na metade das quimios. Ainda vou fazer mais quatro sessões de quimioterapia. Depois, mais cinco semanas de radioterapia. Depois, uma cirurgia. Mas estou bem, no meu processo de cura”, explicou.
TCU pode determinar que joias em posse de Bolsonaro sejam devolvidas
Editorial
O Brasil J Est Tomando Jeito
Oepisódio do aeroporto de Guarulhos mostra como foram os quatro anos de Bolsonaro. O funcionalismo público foi assediado de todas as formas.
Desde arrocho salarial a ameaças, desrespeito de todas sorte e maneira. Assistimos como foi na pandemia. Políticos ligados ao ex-presidente invadiam hospitais, desrespeitavam médicos, enfermeiros. Tentavam desqualificar as universidades, a pesquisa. Professores se transformavam em inimigos enfrentando a crueldade de um governo antidemocrático e negacionista.
A perseguição se estendeu aos jornalistas, sindicalistas, ativistas... Mas a democracia venceu por conta da resistência dos brasileiros verdadeiros. O funcionário que bateu o pé, o militar que não aceitou o golpe, o artista que não se vendeu, o empresário que acreditou no país democrático, o influencer que tinha compromisso com o país, religiosos que pregam o amor e não as armas e o ódio... mantiveram a democracia de pé. A democracia que se reafirmou foi feita com tinta retirada da união e do suor do nosso povo, que está atento aos desvios dos políticos que se dizem brasileiros, religiosos, solidários, mas... é só camuflagem. Vamos agora torcer para que gestos como o que teve o funcionário da alfândega, que enfrentou o pseudo-gigante, seja repetido em cada guichê, em cada balcão, em cada licitação, em cada mesa. Que se discuta o interesse nacional. É necessário dizer não às falcatruas. O Brasil merece ser respeitado e os verdadeiros brasileiros também. Precisamos acabar com a roubalheira, jeitinho não mais. Não somos malandros, somos cidadãos.
As verbas acabam não chegando na ponta como devia. Veja o exemplo do FUNDEB, as contas mostram que o dinheiro é gasto na educação, mas sabemos que poucas são as prefeituras que realmente investem na educação. É preciso um pente fino nas contas públicas. Necessitamos da volta do concurso público para o funcionalismo competente e funcional. A consciência do cumpra-se a lei prevaleceu. Parabéns, MARCO ANTÔNIO LOPES SANTANNA, você é o BRASILEIRO!

OTribunal de Contas da União (TCU) estuda pedir que os itens de luxo recebidos pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sejam devolvidos. A informação foi confirmada à CNN por fontes da Corte que estão a par dos processos abertos para apurar o tema.
Numa decisão de 2016, o TCU já havia deixado claro que os bens presentados por outros governos não são itens personalíssimos e que, por isso, devem ficar sob a posse do Estado brasileiro em caso de recebimento. É com base nessa decisão que o Tribunal deve solicitar a devolução dos itens. Na quarta-feira (08), Bolsonaro admitiu pela primeira vez que incorporou joias recebidas da Arábia Saudita em seu acervo pessoal. A declaração foi dada ao repórter Leandro Magalhães, da CNN. Entre os itens estão uma caneta, um anel, um relógio, um par de abotoaduras e uma espécie de rosário.

Pedido PSOL

A deputada Sâmia Bonfim (PSOL/SP) também apresentou pedido ao TCU para que a Corte determine a devolução dos itens. No ofício enviado ao presidente do Tribunal, Bruno Dantas, a parlamentar destaca que as joias que hoje estão sob a posse de Bolsonaro não foram inspecionadas pela Receita Federal ao entrar no País, em outubro de 2021. A deputada afirma ainda que os fatos violam os princípios constitucionais da razoabilidade e da moralidade. A CNN tenta contato com o ex-presidente Jair Bolsonaro.
