Gazeta do Pontal de Minas

Page 1


Estudantes mineiros já podem se inscrever na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Secretaria de Estado de Educação incentiva participação das escolas na maior olimpíada estudantil do país para estimular o interesse pela matemática

A 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) já está com inscrições abertas e as escolas da rede estadual têm até o dia 17/3 para fazer o registro, por meio do site oficial www.obmep. org.br. Neste ano, a maior Olimpíada do conhecimento do país comemora duas décadas de incentivo à educação e a descoberta de talentos matemáticos em todo o Brasil.

Todos os anos, os jovens mineiros são destaque na Olimpíada e a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) incentiva as escolas da rede estadual a inscreverem seus estudantes. Podem participar instituições públicas municipais, estaduais, federais e escolas privadas. A Olimpíada reúne todos os anos mais de 18 milhões de estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao

3º ano do ensino médio.

Em 2025, a Obmep vai distribuir 8.450 medalhas nacionais, sendo 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze, além de 51 mil certificados de menção honrosa.

Os estudantes premiados nacionalmente são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico. A iniciativa oferece uma bolsa de R$ 300 aos participantes de escolas públicas que integram o programa.

Para estimular cada vez mais a participação dos estudantes, a Obmep também vai premiar alunos com melhor desempenho estadual. Serão distribuídas pelo menos 20,5 mil medalhas.

Como se inscrever

A inscrição é feita exclusivamente pelas escolas, que devem preencher

a ficha disponível no site da Obmep, informar o código MEC/INEP e criar uma senha. No regulamento, os representantes das instituições vão encontrar todas as informações sobre condições, prazos, datas e regras previstas para participação na Obmep.

A olimpíada ocorre em duas fases, sendo a primeira composta de uma prova objetiva de 20 questões e a segunda de uma prova discursiva de 6 questões. A 1ª fase da Obmep será realizada no dia 3/6 e os classificados para a próxima etapa realizarão a prova da 2ª fase em 25/10.

As provas são preparadas de acordo com o grau de escolaridade do aluno: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (ensino médio). A divulgação dos aprovados para a segunda etapa será feita em 1º de agosto e a

divulgação dos premiados em 22 de dezembro.

Sobre a Obmep Criada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) em 2005, a competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia

e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).

A Obmep contribui para estimular o estudo da matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Além disso, a olimpíada busca melhorar a qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de estudantes brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade.

Carnaval

A Prefeitura de Gurinhatã, por meio da Secretaria de Saúde, realizou uma importante ação na região da Lagoa Escondida.

A equipe da UBS Rural Divino Gonçalves Pereira, composta pela Agente Comunitária de Saúde Tânia Patrícia, a enfermeira Telma Fiuza e a médica Dra. Cibelle Cristina, realizou visitas domiciliares após um estudo de caso, reforçando o compromisso com o atendimento humanizado e próximo da população.

A iniciativa visa garantir

um cuidado mais eficiente, levando assistência diretamente às famílias que pre-

cisam, fortalecendo a saúde preventiva e o bem-estar dos moradores da região.

Governador assume Presidência de Honra do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais

O governador Romeu Zema foi empossado, neste sábado (15/2), como presidente de Honra do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG).

A escolha do nome do chefe do Executivo mineiro representa reconhecimento da instituição pelo trabalho do governador à frente do Estado e em benefício dos mineiros.

“É uma honra receber essa homenagem desta Casa, que preserva a nossa cultura, o nosso patrimônio histórico”, disse Romeu Zema, salientando que, por onde passa como governador, tem feito de tudo para valorizar o que é feito pelos mineiros.

Durante seu discurso de posse, ele também fez um agradecimento ao Ministério Público de Minas Gerais, que tem contribuído diretamente para a preservação de diversos monumentos no estado, como o Palácio da Liberdade, que já está com a restauração quase concluída.

“O poder público e o setor privado precisam somar esforços para a preservação desse grande e extraordinário patrimônio que temos aqui”, enfatizou, mencionando também o reconhecimento recente dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal como patrimônio da humanidade pela Unesco. A conquista teve participação direta do Estado, por meio das Secretarias de Estado de Cultura e Turismo (Secult),

Diretora Responsável Heny de Souza Sócio-proprietário

Marciano Malaquias

Jornalista Responsável Marciano Malaquias(MTB-nº 0021813/MG)

Governo de Minas e Prefeitura de BH assinam protocolo de intenções para o Carnaval

Solenidade reforçou parceria entre os entes para a realização da festa que é já uma das maiores do país

de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), entre outros órgãos da administração direta e indireta. Durante a solenidade, o governador recebeu ainda: a medalha João Pinheiro, símbolo da titularidade dos membros do IHGMG; um diploma de honra da Casa João Pinheiro; e um troféu com um Almocrafe, uma antiga ferramenta utilizada na mineração.

Tradição

O instituto é um dos mais antigos e tradicionais órgãos sediados na capital mineira.

Desde a sua fundação, em 1907, tem cumprido um importante papel de registrar e manter vivas a história e as tradições culturais e cívicas de Minas Gerais.

Ele também é responsável por observar e registrar as descobertas geográficas do estado.

“Com a presença do senhor, governador, rememoramos a figura do doutor João Pinheiro da Silva, que há quase 118 anos, quando era presidente do Estado de Minas Gerais, fundara esse instituto histórico e geográfico com a missão de guardião da história, da cultura, sobretudo dos valores mais elevados da terra e da gente mineira”, destacou o presidente do IHGMG, José Carlos Serufo.

Romeu Zema é o décimo governador de Minas a ocupar a presidência de honra.

Diagramação/Paginação Diógenes Alberto Artes Gráficas

SOMOS AFILIADOS A SINDIJORI MG

Circulação

Ituiutaba, Cachoeira Dourada, Canápolis, Campina Verde, Capinópolis, Gurinhatã, Ipiaçu, Monte Alegre de Minas e Santa Vitória.

HS JORNAL E GRÁFICA LTDA-ME

CNPJ: 07.420.781/0001-12

Circulação diária de terça a sexta Av. 03, nº 411 - Centro - Fone: (34) 3262-0782

Ituiutaba - Minas Gerais - CEP 38300-160

e-mails: gazetadopontal@hotmail.com / gazetadopontal@gmail.com

SITE: www.gazetadopontal.com.br

O Carnaval de Belo Horizonte foi declarado oficialmente aberto nesta sexta-feira (14/2), em coletiva de imprensa organizada pela Prefeitura de Belo Horizonte. Durante o encontro, o Governo de Minas assinou com o município um protocolo de intenções para o Carnaval. Participaram desta solenidade, a secretária adjunta de Comunicação do Estado de Minas Gerais, Bárbara Botega, o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, e o prefeito em exercício Álvaro Damião.

A iniciativa reforça a união entre os entes para garantir uma festa segura, descentralizada e com mais estrutura tanto para os foliões quanto para os artistas. “Este é um momento histórico para Minas Gerais e

para a nossa capital, como bem se referiu o nosso prefeito em exercício Álvaro Damião.

“Essa união partiu do Estado e do município, mas, sobretudo, dos blocos e das escolas de samba que querem que o Carnaval cresça”, ressaltou o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira.

“Essa é uma aliança em prol da nossa capital, das artes, da cultura da capital e do interior de Minas Gerais. Este é um um momento de celebração e de união de forças”, acrescentou o secretário.

O prefeito em exercício Álvaro Damião também destacou a importância da parceria com o Governo de Minas para o fortalecimento e a organização da festa que tem expectativa de atrair 6 milhões de foliões e

movimentar R$ 1 bilhão na economia da capital.

“A gente quer um Carnaval da alegria, e, para fazer o povo feliz, temos que oferecer estrutura, segurança e condições. Não há como fazermos isso sem os parceiros. Então, agradeço a parceria com o Governo do Estado, e quero dizer ao governador Romeu Zema, por meio do secretário Leônidas, que Belo Horizonte está de portas abertas para a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, para fazermos não só o Carnaval mas outros eventos”, declarou. Via das Artes

A prefeitura de Belo Horizonte é parceira do Governo de Minas também na realização da Via das Artes, que, neste ano, proporcionará uma experiência além da sonorização dos desfi -

les dos blocos nas avenidas Amazonas, Andradas e, pela primeira vez, na avenida Brasil. Uma programação vigorosa será oferecida nesses espaços, promovendo a integração da música, das artes visuais, da poesia e das artes performáticas. “Esse projeto, que estreou no ano passado, foi um verdadeiro sucesso. Proporcionou mais segurança e conforto para os foliões e contribuiu para um maior reconhecimento do trabalho dos artistas”, pontuou a secretária adjunta de Comunicação do Estado de Minas Gerais, Bárbara Botega. “Após essa primeira experiência, entendemos o que estava funcionando, o que precisava ser ajustado e aumentamos o número de avenidas sonorizadas em 2025”, completou em seguida.

Distribuição de sementes gratuitas para incentivar o combate à dengue em Santa Vitória

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Pesca e Secretaria de Saúde, em parceria com o grupo Jalles Machado, está distribuindo gratuitamente sementes de Crotalária para a população. A planta atrai libélulas, predadoras naturais do mosquito Aedes aegypti, ajudando no controle da dengue de forma natural.

Os moradores interessados podem retirar suas sementes no Viveiro Municipal, na Rua Horácio Marques,

04 – Bairro Don Alexandre. A distribuição ocorre enquanto durarem os estoques. Mais informações pelo telefone (34) 3251-8539. “A ideia é envolver a população em uma solução simples e eficaz. Com o plantio da Crotalária, podemos reduzir a presença do mosquito e tornar nossa cidade mais protegida”, afirma a secretária de Meio Ambiente e Pesca, ressaltando que além do do combate à dengue, a iniciativa também ajuda no embelezamento da cidade.

A Comunidade Córrego do Carmo vai receber

no

próximo dia 18/02, terça-feira, às 13h30, o primeiro Câmara Rural de 2025

O evento, que terá agenda mensal, é uma demonstração do compromisso da Câmara Municipal de Ituiutaba em ouvir e atender às demandas das comunidades rurais, maximizando assim, o bem-estar e a qualidade de vida de quem vive no setor rural, promovendo uma aproximação maior entre os vereadores e a população do setor produtivo rural.

O evento promovido pela Câmara Municipal tem a parceria com a Polícia Militar, Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, EMMAG e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Causa Animal.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Gazeta do Pontal de Minas by gazetadopontal - Issuu