Gazeta do Pontal de Minas

Page 1


Lançamento de livros da escritora Ituiutabana, Alciene Ribeiro Leite, na Biblioteca Pública, na última sexta-feira, com oOinédito “Mulher plural”. Em segunda edição reformulada, “Mulher explicita”, com

orelhas assinadas pelo multiartista de Ituiutaba, Odilon Machado. Também artigo sobre o estilo do fazer literário da autora, pelo organizador dos livros, Prof. Rauer. Alciene assinou outros livros da sua editora, a Pangeia.

Prefeitura de Santa Vitória cumpre obrigatoriedades para o primeiro enchimento da barragem

A prefeitura de Santa Vitória, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Pesca e Obras e Serviços Urbanos, está cumprindo as obrigatoriedades de segurança de barragens e para o primeiro enchimento de barragem nova, barragem do córrego Santa Vitória.

A barragem do Córrego Santa Vitória, por meio de estudos, teve a avaliação do Dano Potencial Associado (DPA) alto, e por esse motivo a barragem se enquadrada como Classe A, devendo atender as premissas da Política Nacional de Segurança de Barragens – PNSB, Lei Federal nº 12.334, de 20 de setembro de 2010.

Página 02

Na tarde da última sexta-feira, 25 de outubro, por volta das 16:50hs, o Segundo Pelotão de Bombeiros Militar de Ituiutaba foi acionado para atender uma víti-

ma de queda de altura. Um jovem de 17 anos havia sofrido uma queda de cerca de cinco metros de altura, em um córrego na avenida José João Dib. Página 03

Feliz aniversário, Adirce Maria dos Santos! - 28/10 - Ex secretária do curso de Engenharia de Ituiutaba e atual diretora presidente da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares. Este é um momento especial para todos nós, seus amigos, admiradores e colegas de trabalho, pois celebramos a vida de uma pessoa extraordinária. Adirce, sua presença ilumina nossas vidas com amor, sabedoria e uma gentileza incomparável. Ao longo dos anos, você não foi apenas uma profissional dedicada, mas também uma amiga, mãe, conselheira e um verdadeiro exemplo de solidariedade para todos nós. Com uma sabedoria que parece inesgotável, você sempre soube acolher as dificuldades com serenidade, transformar desafios em oportunidades e compartilhar as boas notícias com entusiasmo, incentivando todos ao seu redor

a crescerem e prosperarem. É impossível esquecer o apoio que você ofereceu em momentos decisivos de nossas vidas. Muitos talvez não tenham tido a oportunidade de expressar isso antes, mas queremos dizer agora: você não apenas fez parte de nossas jornadas profissionais, como também contribuiu profundamente para o nosso sucesso e crescimento pessoal. Queremos agradecer por tudo o que você representa em nossas vidas. Que Deus continue a abençoá-la com muita saúde, paz, felicidade e muitos anos de vida. Parabéns, Adirce! Que este novo ciclo seja repleto de realizações, alegrias e todo o sucesso que o mundo tem a oferecer. Com muito carinho, seus amigos, admiradores, colegas de trabalho e ex alunos do curso de Engenharia Elétrica de Ituiutaba (UEMG).

Hortaliças Não Convencionais serão tema de encontro científico em Minas Gerais

Oitava edição da Hortpanc será realizada em 2025 em Sete Lagoas e Prudente de Morais

Taioba, ora-pro-nobis, peixinho e azedinha são alguns exemplos das chamadas Plantas Alimentícias não Convencionais (Panc). Elas são classificadas dessa forma por serem de consumo regionalizado e não terem uma cadeia produtiva. Apesar disso, essas hortaliças configuram-se como excelentes ingredientes para uma culinária diferenciada e rica em sabores e nutrientes.

As inovações e avanços nas técnicas de cultivo das Pancs, além de estudos sobre o valor nutricional, seus diversos potenciais de uso e sua importância para a segurança alimentar e nutricional serão algumas das abordagens do 8º Encontro Nacional de Hortaliças não Convencionais (Hortpanc), que será realizado, em 2025, pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em parceria com a Embrapa.

O evento será entre os dias 1 e 3/7 em Sete Lagoas e Prudente de Morais, e contará com o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e das universidades federais de São João del Rei (UFSJ), de Minas Gerais (UFMG) e de

Viçosa (UFV).

Para as pesquisadoras da Epámig Izabel Cristina Santos e Marinalva Woods, coordenadoras do 8º Hortpanc, o evento congrega o saber popular e o acadêmico.

“Essa edição será uma oportunidade de dar visibilidade à culinária mineira, mostrando o quanto Minas Gerais cultiva e consome essas hortaliças, que são na verdade alimentos ancestrais, e que se mantém como tradição em diversas regiões do estado, cada uma com sua forma de uso e preparo”, registra Izabel.

“Entendo que o Hortpanc é de extrema importância para o trabalho que viemos realizando com as Panc em Minas, desde a instalação de bancos de multiplicação em unidades de pesquisa da Epamig até os bancos comunitários implantados pela Emater-MG. Foi uma ação importante para um avanço considerável no consumo e também para os trabalhos técnico-científicos em olericultura. É um reconhecimento sermos escolhidos para conduzir essa edição”, afirma Marinalva.

O coordenador técnico de Olericultura da Emater-

-MG, Georgeton Soares, afirma que “nesta edição do Hortpanc teremos a oportunidade de discutir sobre os 17 anos de trabalho em Minas Gerais com as hortaliças não convencionais, que contaram com os esforços das instituições e produtores. A comissão organizadora está trabalhando para proporcionar aos participantes discussões que possam, cada vez mais, popularizar o cultivo e consumo dessas hortaliças”.

Itinerância e parceria

Idealizado pela Embrapa, o Hortpanc é realizado de forma itinerante e com coordenação rotativa.

“Já podemos perceber quão rico será o evento trazendo os sabores e saberes tradicionais das comidas das Gerais”, diz o curador do evento, o pesquisador Nuno Madeira, da Embrapa Hortaliças (DF).

Em edições anteriores o Hortpanc já passou por cidades como Brasília, São Paulo, Curitiba, Campinas, Jundiaí e São Lourenço do Sul, além de uma edição virtual promovida na Bahia.

A cada edição, o evento reúne cerca de 300 pessoas entre pesquisadores, técnicos, extensionistas, estudantes e produtores.

“Enquanto pesquisador da Embrapa, ressalto o valor da parceria com a pesquisa e a extensão rural de Minas, fortalecendo as instituições e potencializando o foco no diálogo com maior número de agricultores e sociedade. Destacadamente, promoveremos a nutrição funcional e a culinária e gastronomia, enaltecendo a soberania e a segurança alimentar e nutricional”, conclui Nuno Madeira.

Prefeitura de Santa Vitória cumpre obrigatoriedades para o primeiro enchimento da barragem

A prefeitura de Santa Vitória, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Pesca e Obras e Serviços Urbanos, está cumprindo as obrigatoriedades de segurança de barragens e para o primeiro enchimento de barragem nova, barragem do córrego Santa Vitória. A barragem do Córrego Santa Vitória, por meio de estudos, teve a avaliação do Dano Potencial Associado (DPA) alto, e por esse motivo a barragem se enquadrada como Classe A, devendo atender as premissas da Política Nacional de Segurança de Barragens – PNSB, Lei Federal nº 12.334, de 20 de setembro de 2010. E mediante a Portaria IGAM nº 08/2023 regulamenta que deve-se observar as regras para barragens novas, antes

Diretora Responsável Heny de Souza Sócio-proprietário

Marciano Malaquias Jornalista Responsável Marciano Malaquias(MTB-nº 0021813/MG)

do primeiro enchimento. Além disso, o não cumprimento das obrigações previstas na Portaria IGAM nº 08/2023 ou a apresentação de informações inverídicas ao IGAM ou a órgão ou entidade competente sujeitarão o infrator às penalidades previstas no Decreto nº 47.383 de 02 de março de 2018 ou eventual norma que o suceda, sem prejuízo das demais sanções penais, civis e administrativas cabíveis. Assim, por meio do PAE – Plano de Ação de Emergência prevê a instalação de placas de segurança e treinamento da população, que reside abaixo da barragem, caso haja um rompimento da mesma, contudo vale salientar que a obra é nova, segura e não oferece riscos de rompimento.

Diagramação/Paginação

Diógenes Alberto Artes Gráficas

SOMOS AFILIADOS A SINDIJORI MG

Circulação

Ituiutaba, Cachoeira Dourada, Canápolis, Campina Verde, Capinópolis, Gurinhatã, Ipiaçu, Monte Alegre de Minas e Santa Vitória. SITE: www.gazetadopontal.com.br

Polícia Militar combate o tráfico de drogas em Ituiutaba e realiza prisão e apreensão de drogas e munição

54º BPM EM AÇÃO

- Na tarde do dia 27 de outubro de 2024, durante patrulhamento preventivo no Bairro Novo Tempo 2, policiais militares abordaram dois homens em uma motocicleta, tendo o passageiro dispensado um invólucro na via pública, com pedras de crack em seu interior.

Diante o robusto indício da prática de tráfico de drogas, foram realizadas também buscas nas residências dos abordados, tendo sido apreendidos mais materiais indicativos da prática criminosa.

Ambos foram presos em flagrante e se encontram a disposição da justiça.

MATERIAIS APREENDIDOS:

▪20 (vinte) invólucro contendo substância semelhante a maconha;

▪09 (nove) pedras de substância semelhante a crack;

▪08 (oito) munições calibre .38;

▪01 (um) aparelho celular;

▪01 (uma) motocicleta removida;

▪R$ 120,00 em cédulas.

▪02 (duas) pulseiras douradas;

▪02 (duas) correntes douradas;

▪01 (um) bracelete dourado;

▪01 (uma) toca “bala clava”;

02 AUTORES:

Masculinos, 22 anos e 24 anos.

Disque Denúncia Unificado - 181 Denuncie!

O sigilo é absoluto! Colabore com a segurança de seu bairro!

Bombeiros Resgatam Vítima de queda de altura em Ituiutaba

Na tarde da última sexta-feira, 25 de outubro, por volta das 16:50hs, o Segundo Pelotão de Bombeiros Militar de Ituiutaba foi acionado para atender uma vítima de queda de altura. Um jovem de 17 anos havia sofrido uma queda de cerca de cinco metros de altura, em um córrego na avenida José João Dib, próximo a Av. vinte e cinco no bairro universitário. De imediato o Corpo de Bombeiros enviou para o local duas guarnições, sendo uma de salvamento, e uma de Resgate. Ao chegarem à cena, os bombeiros se depararam com o adolescente, deitado no chão, já fora do canal do córrego. Ele apresentava escoriações pelo corpo e suspeita de fratura no membro inferior esquerdo. Rapidamente, os bombeiros realizaram o atendimento pré-hospitalar com toda a agilidade e cuidados necessários. O membro ferido foi imobilizado, e o jovem foi transportado ao Pronto-socorro. Em caso de emergência, ligue 193! Bombeiro: amigo certo nas horas incertas!

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.