Gazeta do Pontal de Minas

Page 1


Em 2024, Minas Gerais se torna o mais completo destino de Natal do país, com 800 eventos e 450 municípios

Com uma programação diversa e descentralizada, o Natal da Mineiridade 2024 foi lançado nesta terça-feira (12/11), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. Neste ano, a estimativa é de que 800 eventos sejam realizados em 450 municípios, o que representa aumento de 33% em relação ao total de ações culturais oferecidas em 2023. Página 02

Prodemge migra MGApp para nuvem e viabiliza ampliação de serviços on-line oferecidos aos cidadãos pelo Governo de Minas

A Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge) acaba de transferir a hospedagem do aplicativo MGApp para a nuvem. Com isso, os 5 milhões de usuários já cadastrados terão ainda mais qualidade tecnológica para acessar os mais de cem serviços on-line disponibilizados pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) no aplicativo.

Em constante evolução, o sistema desenvolvido pela Prodemge é um dos primeiros a migrar para a cloud-computing, rede extensa de servidores remotos. Página 03

Comandante do 54° BPM se reuniu com prefeito eleito de Gurinhatã

54º BPM EM AÇÃO

- “O Guardião do Pontal” - Nesta terça-feira, 12Nov2024, o Ten-Cel Michel, CMT do 54º Batalhão de Polícia Militar, recebeu em seu gabinete o Sr Douglas Valente, Prefeito eleito em Gurinhatã para tratar de assuntos afetos a segurança pública daquele mu -

nicípio.

Na reunião foram tratados de assuntos ligados a segurança pública, como também reforçada a parceria entre Polícia Militar e o executivo de Gurinhatã, parceria que gera ganhos ao povo daquele município, trazendo mais segurança para o morador da cidade

e também ao homem do campo.

DISQUE DENÚNCIA: 181 – SIGILO ABSOLUTO Ajude a Polícia Militar a prender suspeitos e recuperar bens de vítimas de crimes. DENUNCIE!

ALCO/54° BPMARCO/9ª RPM

O segredo dos grandes vendedores! Venda mais, encante mais

Você sabia que a forma como você ouve um cliente pode ser o diferencial para conquistar sua confiança?

No treinamento ‘Conquistando Clientes: Técnicas de vendas e atendimento eficaz’, você aprenderá técnicas práticas baseados em estudos de caso, dinâmicas de grupo para vender com eficiência, conquistar e fidelizar seus clientes de forma única.

Data: 18 e 19/11/2024

Horário: 18h30 às 22h30

Local: Auditório da FIEMG/SESI, Rua Canela, 358 – Bairro Alvorada – Ituiutaba-MG

Aprenda a encantar seus clientes e vender mais. As vagas são limitadas, inscreva-se agora e garanta a sua vaga: https://www.sympla.com.br/.../conquistando.../2692321

Dúvidas entrar em contato com a FIEMG : (34) 3271-6416 // 99974-3432

Minas é pioneira na criação da Rede de Laboratórios de Combate à Lavagem

de Dinheiro

Primeira instituição de polícia judiciária do país a criar a sua própria Rede Estadual de Laboratórios de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) está investindo no fortalecimento dessa iniciativa de enfrentamento às organizações criminosas. A PCMG já conta com 16 LAB-LD operando em diferentes regiões, além da unidade avançada na capital, e outros 14 estão em fase de implementação.

Polícia Civil já conta com 17 LAB-LD, de um total de 31 unidades previstas para reforçar o combate ao crime organizado no estado

Para tanto, a instituição trabalha na capacitação dos servidores e provê as unidades com técnicas, sistemas, equipamentos e procedimentos atualizados, tornando as investigações mais qualificadas para o combate às organizações criminosas.

“Nós temos plena capacidade de, a partir dos dados que temos à nossa disposição, utilizar tecnologias de última geração para tomar a decisão do ponto de partida da investigação. Podemos iniciar as grandes apurações de cima para baixo, ou seja, começando por pessoas que estão causando mais danos à sociedade, para otimizar os nossos esforços”, ressalta o coordenador da Rede LAB-LD, delegado Jonas Tomazi.

Investigação financeira

Os laboratórios são unidades especializadas dedicadas ao tratamento de grandes volumes de informações para a repressão à lavagem de dinheiro e aos delitos relacionados. Assim, a implantação da rede da PCMG foca no bloqueio de ativos financeiros, de forma a impactar no capital ilícito de sustentação do crime organizado.

Os relatórios gerados pelos laboratórios servem para subsidiar as apurações realizadas nas delegacias, possibilitando analisar vínculos de suspeitos com valores, e, assim, no conjunto de provas, representar à Justiça por cautelares contra os alvos –busca e apreensão, bloqueio de bens, prisão, conforme o caso.

Diversas operações já foram desencadeadas pela PCMG, inclusive em conjunto com outros órgãos, visando à descapitalização de envolvidos no tráfico de drogas e em esquema de sonegação fiscal, por exemplo, que buscam dar aparência lícita – por meio de laranjas, empresas de fachada, entre outros recursos – aos bens adquiridos com dinheiro do crime.

Recuperação de ativos

Em setembro, o Gover-

no de Minas, por meio do Decreto nº 48.892/2024, definiu que 90% dos bens, direitos e valores relacionados direta ou indiretamente aos crimes de lavagem de dinheiro sejam repassados à PCMG quando incorporados ao patrimônio do Estado. Os outros 10% são destinados aos demais órgãos de segurança pública.

Para Tomazi, a medida tornará as operações policiais mais eficientes, pois permitirá que os recursos recuperados sejam investidos em infraestrutura, tecnologia, equipamentos especializados e capacitação contínua dos servidores.

Rede Estadual

O projeto de ampliação da Rede LAB-LD da PCMG, coordenado pela Superintendência de Informações e Inteligência Policial (SIIP), parte de uma experiência

iniciada em dezembro de 2010 com a inauguração do primeiro Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro, sediado na capital com atendimento a todas as unidades da Polícia Civil.

Diante da necessidade de descentralização da ferramenta para qualificar ainda mais as investigações no estado, em 2020 teve início o processo de expansão dos LAB-LD. A previsão é que até 2026 Minas conte com 31 laboratórios. Laboratórios em funcionamento

Belo Horizonte (unidade avançada, 1º Departamento, Corregedoria-Geral de Polícia Civil, Delegacia Especializada de Combate à Corrupção e Departamento Estadual de Investigação de Crimes Contra o Patrimônio - Depatri), Contagem, Curvelo, Ipatinga, Itajubá, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Poços de Caldas, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia e Unaí Laboratórios para implementação

Belo Horizonte (Departamento Estadual de Investigação de Crimes de Trânsito - Deictran, Departamento Estadual de Investigação de Crimes Contra o Meio Ambiente - Dema, Departamento Estadual de Combate ao Narcotráfico - Denarc, Departamento Estadual de Operações Especiais - Deoesp, Departamento Estadual de Investigação de Homicídios e Proteção à Pessoa - DHPP), Barbacena, Divinópolis, Governador Valadares, Patos de Minas, Pedro Leopoldo, Pouso Alegre, Santa Luzia, Sete Lagoas e Vespasiano.

Em 2024, Minas Gerais se torna o mais completo destino de Natal do país, com 800 eventos e 450 municípios

Do barroco ao modernismo, história, fé e tradição se unem no estado síntese da cultura brasileira para celebrar o Natal da Mineiridade

Com uma programação diversa e descentralizada, o Natal da Mineiridade 2024 foi lançado nesta terça-feira (12/11), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. Neste ano, a estimativa é de que 800 eventos sejam realizados em 450 municípios, o que representa aumento de 33% em relação ao total de ações culturais oferecidas em 2023. O Natal da Mineiridade é uma iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e da Fundação Clóvis Salgado (FCS), com patrocínio da Cemig e apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/BH), da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur), da Rede de Gestores Municipais de Cultura e Turismo, da Associação Mineira de Municípios (AMM) e da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais.

Cantatas, exposições, shows, presépios, apresentações teatrais e de dança vão movimentar Belo Horizonte e as cidades do interior, entre os dias 29/11 e 6/1/2025.

Em 2023, o Natal da Mineiridade foi responsável por gerar uma circulação de cerca de 3,2 milhões de pessoas. Para este ano é esperado um aumento do fluxo turístico em 20%, com uma média de ocupação hoteleira em 80%.

“Esses resultados se devem a essa política pública continuada. O Governo de Minas vem intensificando os seus investimentos e, este ano, especialmente, haverá uma campanha publicitária que vai divulgar os diversos destinos mineiros, o que contribui para continuarmos esse crescimento forte e consolidarmos cada vez mais Minas Gerais como um dos principais destinos turísticos do país também no Natal”, reforçou a secretária de Estado Adjunta de Cultura e Turismo, Josiane de Souza. Somente em Belo Ho -

rizonte, no ano passado, foram injetados R$ 2,5 bilhões, o que demonstra o potencial do Natal da Mineiridade para aquecer o comércio e impulsionar a economia da criatividade, gerando emprego e renda. Destaques regionais Em Belo Horizonte, o epicentro das celebrações será o Circuito Liberdade. Outro eixo é o das cidades barrocas que integram o destino Cordilheira do Espinhaço, como Ouro Preto, Diamantina e Serro. Destinos como Monte Verde e Guaxupé (Sul de Minas), Itapecerica (Centro-Oeste), Paracatu (Noroeste), Barbacena (Serra da Mantiqueira), Poços de Caldas (Sudoeste), Igarapé (Campo das Vertentes) são outros exemplos da diversidade de atrativos encontrada no estado, que se consolida como um dos principais destinos de fim de ano do país.

Para promover os 800 eventos e ressaltar a hospitalidade do mineiro, o portal Minas Gerais divulgará um portfólio dedicado às festividades natalinas.

Campanha Nacional Natal da Mineiridade

Além da promoção dos eventos natalinos dos destinos mineiros, o Governo de Minas fará uma forte divulgação dos atrativos culturais, naturais e históricos do estado nas plataformas digitais voltadas ao público interno e externo, alcançando todos os estados e principalmente São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Praça da Liberdade

A iluminação cênica da Praça da Liberdade, assinada pela Nossa Senhora Produções em parceria com a Festa da Luz, será inaugurada no dia 29/11. Entre os destaques da decoração estão o Pórtico Alameda Travessia, inspirado nas igrejas barrocas mineiras, e o Túnel de Luz, com animações criadas pelo MIR Estúdio, que guiam o público até o Palácio da Liberdade, que se transformará no Palácio do Natal para as crianças.

Diretora Responsável Heny de Souza

Sócio-proprietário

Marciano Malaquias

Jornalista Responsável

Marciano Malaquias(MTB-nº 0021813/MG)

Diagramação/Paginação

Diógenes Alberto Artes Gráficas

SOMOS AFILIADOS A SINDIJORI MG

Circulação

Ituiutaba, Cachoeira Dourada, Canápolis, Campina Verde, Capinópolis, Gurinhatã, Ipiaçu, Monte Alegre de Minas e Santa Vitória.

CNPJ: 07.420.781/0001-12

Circulação diária de terça a sexta

Av. 03, nº 411 - Centro - Fone: (34) 3262-0782

Os artigos assinados são de responsabilidade dos seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Jornal. HS JORNAL E GRÁFICA LTDA-ME

Ituiutaba - Minas Gerais - CEP 38300-160

e-mails: gazetadopontal@hotmail.com / gazetadopontal@gmail.com

SITE: www.gazetadopontal.com.br

Prodemge migra MGApp para nuvem e viabiliza ampliação de serviços on-line oferecidos aos cidadãos pelo Governo de Minas

Tendência já consolidada, cloud-computing é adotada pelo setor público para trazer benefícios à população e gerar economia de recursos; aplicativo já conta com 5 milhões de usuários cadastrados

A Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge) acaba de transferir a hospedagem do aplicativo MGApp para a nuvem. Com isso, os 5 milhões de usuários já cadastrados terão ainda mais qualidade tecnológica para acessar os mais de cem serviços on-line disponibilizados pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) no aplicativo.

Em constante evolução, o sistema desenvolvido pela Prodemge é um dos primeiros a migrar para a cloud-computing, rede extensa de servidores remotos que armazenam e gerenciam dados, executam aplicativos e fornecem conteúdo e serviços pela internet.

No projeto desde 2020, a scrum master da Prodemge, Daniela Maria Avelar de Carvalho, explica que a mudança traz melhorias para o dia a dia dos usuários e amplia a capacidade de o aplicativo suportar novos serviços.

“O ambiente de nuvem tem capacidade auto-scaling, que permite equalizar o número de servidores de TI à demanda de usuários. Com isso, há uso mais racional de recursos computacionais e, consequentemente, financeiros, com economia para a administração estadual”.

Inovação A tecnologia desenvolvida pela Prodemge promove o acesso do cidadão a cem serviços públicos, de diferentes órgãos estaduais, por meio do MGapp. E tudo isso via on-line, pelo celular ou computador com

acesso à internet, sem que o cidadão precise se deslocar ou perder tempo em atendimento presencial.

“A partir da forte parceria com a Seplag, novas funcionalidades sempre são desenvolvidas para facilitar e agilizar a vida do cidadão mineiro. E mais pessoas acessam o sistema a cada dia”, reforça Daniela.

Quem comemora a chegada o MGApp à rotina é a estudante Isabela Alves Cordeiro, 16 anos, aluna da Escola Estadual Afonso Pena, no município de Santa Bárbara, na região Central de Minas. Desde agos -

to, ela deixou o boletim de papel para trás e começou a acompanhar as notas pelo MGapp.

“O uso do aplicativo trouxe uma mudança grande pois acaba facilitando para que os alunos consigam ver a nota em todos os momentos e ajuda quando precisamos fazer matrícula em curso ou escola e não temos o boletim de papel em mãos. Geralmente, temos a atualização das notas em duas semanas após o diário fechar”, destaca.

O MGApp está disponível nos sistemas Android, iOs e em versão web.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.