
Alunos da João Borges de Castro no dia D contra a dengue 02



Prefeitura de Ituiutaba reforça sinalização e pintura das ruas da cidade 03

Alunos da João Borges de Castro no dia D contra a dengue 02
Prefeitura de Ituiutaba reforça sinalização e pintura das ruas da cidade 03
O Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA, vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (SEAPA/ MG), realizou força-tarefa com intuito de prevenir a raiva nos rebanhos e conscientizar a sociedade sobre essa grave zoonose. A operação foi entre os dias
4 a 8 de março, no município de Santa Vitória, no Distrito de Chaveslândia, que faz divisa com estado de Goiás. Página 04
O Município de Santa Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo/Seção do Patrimônio Cultural, realizou, em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, homenagens em reconhecimento e gratidão a todas as mulheres colaboradoras, Membros e Equipe Técnica do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural da Gestão 2017/2024, que, com empenho e dedicação em seus trabalhos diários.
As homenagens contaram com apresentações musicais dos instrutores de música do Centro de Cultura e Arte “Anésio de Souza Santos” e de alunos bem como também com a apresentação de vídeo com participação de todas as homenageadas.
O Secretário Municipal Interino de Cultura e Turismo, Roberto Domingues de Souza, registrou o compromisso e a dedicação das mulheres no incansável trabalho de preservação de nossa herança cultural, contribuição inestimável e fundamental para enriquecer nossas
conquistas.
O Vice-Prefeito, Renato José de Paula agradeceu a todas as mulheres homenageadas, lembrando as lutas e reinvindicações pela igualdade de direitos que marcam esta importante data.
O Prefeito Salim Curi parabenizou a todas as mulheres pelo seu dia e também pela dedicação de cada uma que contribuiu com os trabalhos de preservação patrimonial no município.
A Primeira Dama Mariza Curi, representando todas as homenageadas, destacou a importância do Dia da Mulher, uma celebração de força e sabedoria. Finalizou agradecendo as mulheres que fazem parte da história de nossa cidade.
Ao final foi feito a entrega de uma lembrança, um caderno de anotações com reprodução da imagem e descrição dos bens protegidos pelo Município e ainda dos Selos Postais, que levam a estampa da Casa da Cultura “Aníbal Clemente de Souza”, para serem utilizados em correspondências.
Oficina de música é oferecida pela assistência social nas escolas
A secretária municipal de Assistência Social, Meire Menezes, comemora o bom resultado do projeto que vem atendendo as crianças nas escolas desde o ano passado, com aulas de música.
A Oficina de Música ‘CANTINHO NA ESCOLA’, do CRAS em parceria
com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, tem como coordenadora, a professora Aline Dias.
O projeto tem sido levado às crianças na Escola Municipal José Martins Alameu e também aos pequeninos do CMEI Menino Jesus.
O município de Santa Vitória tem buscado atuar proativamente no combate ao Aedes Aegypt, para conter os avanços das doenças provocadas pelo mosquito. Já foi realizado várias ações de enfrentamento e de prevenção, mas os números seguem aumentando.
Para que se obtenha sucesso no combate ao Aedes e as doenças causadas por ele, que tem como principal a Dengue é necessário o envolvimento de todos.
Seguem algumas dicas, simples, de como ajudar no combate à dengue:
– Tampar tonéis e caixas d’água;
– Manter calhas sempre limpas;
– Armazenar garrafas e recipientes com a boca para baixo;
– Limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia;
– Tampar lixeiras;
– Limpar ralos e colocar tela;
– Evite acumular lixo na residência.
Parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, e Secretaria Municipal de Saúde, levou importante tema trabalhado na Escola Municipal João Borges de Castro em Flor de Minas, neste dia 13/03, para eles, o dia ‘D’ Contra a Dengue.
“Parabenizo os alunos e os profissionais da escola pelo trabalho realizado durante toda semana sobre
esse tema de grande importância em nossa vida. Prevenir é sempre o melhor remédio”, disse a diretora da escola, Michelle Borges. A diretora ainda agradeceu a presença da secretária de Educação Olésia Martins, e da supervisora Gilvânia, assim como a participação da agente de Endemias em Flor de Minas Flaviane pela palestra realizada aos alunos.
Diretora Responsável
Heny de Souza
Sócio-proprietário
Marciano Malaquias
Jornalista Responsável
Marciano Malaquias(MTB-nº 0021813/MG)
SOMOS AFILIADOS A SINDIJORI MG
Ituiutaba, Cachoeira Dourada, Canápolis, Campina Verde, Capinópolis, Gurinhatã,
Trabalho conta com a utilização de uma nova máquina de sinalização adquirida pelo Poder Executivo
A Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade, está intensificando as ações de sinalização e pintura das vias públicas da cidade. O objetivo é garantir a segurança de motoristas, pedestres e ciclistas, além de melhorar a fluidez no trânsito.
As equipes estão trabalhando em diversos bairros, realizando a pintura de faixas de pedestres, linhas de bordo
e outras sinalizações importantes para o trânsito. Uma nova máquina de sinalização viária, mais prática e eficiente, foi adquirida recentemente pelo Poder Executivo para agilizar e otimizar as ações.
A sinalização adequada garante a segurança de todos que circulam pela cidade, contribuindo para a redução de acidentes de trânsito, facilitando a locomoção de pedestres e deixando o trânsito mais organizado.
O Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA, vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (SEAPA/MG), realizou força-tarefa com intuito de prevenir a raiva nos rebanhos e conscientizar a sociedade sobre essa grave zoonose. A operação foi entre os dias 4 a 8 de março, no município de Santa Vitória, no Distrito de Chaveslândia, que faz divisa com estado de Goiás.
O trabalho da equipe de servidores da instituição incluiu a averiguação de locais que podiam abrigar a espécie do morcego hematófago, principal transmissor da raiva para os herbívoros (bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, equídeos), e conscientização da população em geral, com destaque para os produtores rurais, por meio de ações educativas.
Foram capturados 55 morcegos hematófagos em 3 abrigos diferentes, sendo um natural e dois artificiais.
Os morcegos capturados foram tratados com pasta vampiricida e posteriormen-
te foram soltos em seu habitat natural. Em paralelo, aconteceram ações educativas em escolas, reunião com agentes de saúde, vigilância epidemiológica e departamento de endemias e visitas técnicas à revendedores de insumos para uso animal. Tudo isso para alertar à população sobre o perigo da raiva, orientando para que não manipulem nenhum tipo de morcego, quais as espécies de animais que podem ter a doença, formas de transmissão dessa, importância do produtor rural vacinar seus rebanhos contra a raiva e em caso de qualquer
suspeita da doença em animais de produção, notificar ao IMA imediatamente.
Vale salientar que essas ações vêm sendo realizadas desde o final do ano de 2023 no município, incluindo propriedades rurais do distrito de Chaveslândia, reforçando aos produtores rurais que vacinem seus rebanhos anualmente, já que a vacina é a principal forma de prevenção da raiva.
A força tarefa contou com o apoio da Polícia Militar de Meio Ambiente de Minas Gerais e da Prefeitura Municipal de Santa Vitória.