Gazeta do Pontal de Minas

Page 1


Em grande estilo encerra a tradicional festa junina da Madeireira Sete

PÁGINA 02

Governo define calendário de exigência do CRLV e realiza mutirão para auxiliar proprietários de veículos na regularização do licenciamento

Prazos seguem o final das placas dos veículos. O mutirão estará disponível no site a partir desta terça-feira (9/7)

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), por meio da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), definiu o calendário anual de exigência do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). As datas foram divulgadas no Diário Oficial do Estado no último sábado (6/7).

Neste ano, os veículos com finais de placas 1, 2 e 3 têm prazo para licenciamento até o dia 31/8; já os veículos com placas finais 4,5 e 6 devem renovar o documento até 30/9; e o prazo para os automotores com placas finais 7,8, 9 e 0 é o dia 31/10.

Com o objetivo de proporcionar mais comodidade aos proprietários de veículos, a partir desta terça-feira (9/7), a CET-MG irá disponibilizar um mutirão virtual de atendimento para regularização do CRLV. Por meio do atendimento on-line, os proprietários de veículos terão a oportunidade de identificar pendências e obter soluções de forma simples, rápida, segura e sem a necessidade de deslocamento até um ponto presencial de atendimento.

O serviço estará disponível no site www.transito. mg.gov.br, na opção “Consultar Motivo: Veículo Não Licenciado”. Depois de preencher o formulário eletrônico com as informações do veículo, o sistema informará todas as eventuais pendências para a emissão do licenciamento.

Caso as dúvidas sobre o CRLV permanecerem, o proprietário do veículo poderá falar com um atendente, que vai auxiliar sobre os procedimentos necessários para a regularização do veículo, além de ajudar na emissão de guias de pagamento.

CRLV

O CRLV é o documento anual que comprova que o veículo está em condições legais de circulação, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além do CRLV, no formato digital ou impresso, o condutor deverá portar também a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) ou Permissão para Dirigir (PPD).

“O CRLV eletrônico é mais uma facilidade para os condutores e gestores de frotas. Todas as informações estão disponíveis no

celular, com validade jurídica, e o documento pode ser compartilhado com outras pessoas que dirigem o mesmo veículo, basta que todos tenham instalado no celular o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT)”, explica o chefe de Trânsito de Minas Gerais, Lucas Vilas Boas. O documento também está disponível no MG App, podendo ser impresso ainda por meio do site wwww.transito.mg.gov.br.

Durante as blitzes, caso o agente de trânsito tenha condições de consultar o sistema da CET-MG para verificar se o veículo está licenciado, o CRLV poderá ser dispensado. Comprovantes de pagamento das taxas e tributos não são válidos para comprovar regularidade do veículo.

Conduzir um veículo que não esteja registrado e devidamente licenciado é infração gravíssima, com multa no valor de R$ 293,47, sete pontos na CNH e remoção do veículo para um pátio credenciado até a regularização.

Como acessar o CRLV

Para ter acesso ao CRLV 2024, é preciso ter quitado o Imposto de Propriedade de Veículo Automotor (IPVA),

9 de Julho de 2024 - Ituiutaba - MG Ano XVIII - Número 1.939

Na manhã da última sexta-feira, 5 de julho de 2024, ocorreu a inauguração da nova sede do 54º Batalhão da Polícia Militar (BPM) em Ituiutaba/MG, na qual a UEMG Ituiutaba se fez presente através da diretora da Unidade, Professora Dra. Stella Maganhi. A construção das novas instalações do Batalhão Guardião do Pontal foi concluída em apenas sessenta e seis dias, com o apoio de parceiros e colaboradores.

Homenagens e reconhecimentos foram feitos no evento, que contou com a presença de diversas autoridades.

Houve ainda a apresentação da Banda de Música da Nona Região da Polícia Militar (Nona RPM), e os militares do 54º BPM, 119ª Companhia Especial de Trânsito (Cia Et), TG 11-002 e as crianças recém-formadas do Projeto Social Patrulheiro Mirim participaram do desfile militar.

o seguro obrigatório, a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV) e eventuais multas. O veículo também não pode ter restrições judiciais ou administrativas que impedem a emissão do documento. Por meio do site www.transito. mg.gov.br é possível consultar se existem pendências que impedem a emissão do licenciamento.

Se o condutor optar por imprimir o CRLV, basta acessar o site da CET-MG, clicar na aba “veículos”, e depois em “documentos de veículos”. Para acessar o documento, informar a placa, o Renavam, o CPF ou CNPJ e, por fim, o número do Certificado de Registro do Veículo (CRV), que é o documento utilizado para compra e venda do veículo.

A impressão deve ser de boa qualidade, em papel sulfite branco e no formato A4, com tinta preta, em página única, possibilitando a leitura do QR-Code. O documento pode ser impresso a qualquer momento e quantas vezes forem necessárias.

O licenciamento também está disponível no MG App, no portal de serviços da Secretaria.

O Dia C - Dia De Cooperar, que ocorreu no sábado dia 06 de julho, das 9h às 13h, na Praça Cônego Ângelo em Ituiutaba, foi um evento de iniciativa do Sicoob Credipontal e teve como propósito de fomentar ações de responsabilidade social nas comunidades por meio de voluntariado,

com o intuito de auxiliar as pessoas a transformarem suas vidas. Diversas empresas marcaram presença no evento, apresentando seus produtos e serviços à população em tendas; inclusive a UEMG Unidade Ituiutaba, que se fez presente por meio de docentes e discentes.

Em grande estilo encerra a tradicional festa junina da Madeireira Sete

A família Madeireira agradece a todos os colaboradores, as empresas parceiras pelas doações e a todos que prestigiaram a esta linda festa, que para nós é uma satisfação imensa em poder realizar todos os anos.

Nossa festa junina foi um sucesso devido o empenho e a participação de todos os envolvidos; tornando um momento inesquecível.

Nosso muito obrigado!

Os organizadores: Aurélio, Deivid, Edson Marreta, Marciel e Cássio Severino

Tiradentes vai sediar o segundo Concurso Regional de Queijo Minas Artesanal do Campo das Vertentes

Incentivar os produtores e promover a divulgação de queijos artesanais. Estas são as propostas do Concurso Regional do Queijo Minas Artesanal do Campo das Vertentes, que terá sua segunda edição nesta quarta-feira (10/7) na cidade de Tiradentes. O evento, que é organizado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), conta com dez produtores de queijo inscritos.

A Emater-MG, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac), a Prefeitura de

Tiradentes e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) organizam a disputa. O evento tem a finalidade de estimular a produção de qualidade do Queijo Minas Artesanal do Campo das Vertentes, além de incentivar a legalização dos estabelecimentos produtores.

O concurso acontecerá no Senac Tiradentes, com início às 9h, e contará com um corpo de jurados formado por representantes da Epamig, Instituto Federal, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Emater-

-MG.

A avaliação dos queijos será baseada em critérios como apresentação, cor, textura, consistência e odor. Os cinco vencedores garantem a classificação para o Concurso Estadual de Queijos Artesanais, que será realizado em agosto de 2024.

“O concurso é uma forma de valorizar o produtor de queijo do Campo das Vertentes e demonstrar a qualidade dos produtos feitos aqui”, disse o gerente regional da Emater-MG de São João del-Rei, Odair José Gerônimo.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.