Gazeta do Pontal de Minas

Page 1


Bombeiros realizam salvamento de cavalo em Ituiutaba

Na manhã deste último sábado, 05 de Outubro, por volta das 9h30hs, Bombeiros do Segundo Pelotão de Ituiutaba receberam um chamado de salvamento: um cavalo havia caído em uma fossa de aproximadamente 12 metros de profundidade em uma propriedade no Bairro Satélite Andradina. O solicitante informou que o animal havia pulado a cerca que protegia o poço, se acidentando no buraco. Rapidamente, uma guarnição de bombeiros foi enviada para o endereço. Ao chegarem no local, os militares encontraram o cavalo no fundo do poço, apresentando pequenas escoriações nas patas traseiras. Imediatamente, a equipe se mobilizou e iniciou os procedimentos de salvamento em altura, visto a profundidade do poço. Com habilidade e cuidado, os bombeiros conseguiram acessar o animal, e utilizando os procedimentos corretos de ancoragem, realizaram o içamen -

Hemominas promove coleta externa de sangue na UEMG em Ituiutaba

to do cavalo em segurança. Após cerca de 2 horas, os militares concluíram com sucesso o resgate do animal, preservando assim a vida do equino. Para rea -

lização dos trabalhos, os bombeiros contaram com o apoio de um guindaste de uma empresa da cidade. Após a retirada do cavalo, o proprietário do local foi

orientado a realizar a proteção adequada do local.

Em caso de emergência ligue 193! Bombeiro: o amigo certo nas horas incertas!

Robô Davi tira dúvidas sobre defesa agropecuária

Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), tem desenvolvido uma série de ações em prol de animais domésticos. Página 02

Buscando sempre melhores formas de atender o produtor rural, o Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), lança nesta semana o primeiro chatbot (robô) acessado pelo aplicativo de mensa-

gens Whatsapp. Trata-se do “Davi”, acrônimo de “Defesa Agropecuária Virtual”, um robô de atendimento para suporte on-line que já está disponível para tirar as principais dúvidas técnicas de produtores rurais. Página 03

Na próxima quarta-feira, 9 de outubro, a equipe do Hemonúcleo de Ituiutaba estará na Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) realizando coleta externa de sangue no campus, localizado na rua Vereador Geraldo Moises da Silva s/nº, no Bairro Universitário.

Os candidatos à doação podem agendar pelos contatos: Ana Paula – (34) 97094478 WhatsApp e (34) 32719925 - NAE (Núcleo de Apoio ao Estudante).

A previsão da equipe do Hemonúcleo de Ituiutaba, responsável pela ação, é atender cerca de 80 candidatos à doação de sangue, em dois períodos: de 8h às 11h e de 16h às 20h.

Vale lembrar que, em virtude desta coleta externa, o Hemonúcleo de Ituiutaba não irá atender os doadores na quarta-feira, 9, em sua sede (Avenida 49, 125Bairro: Elândia).

As coletas externas contribuem para manter os estoques de sangue da rede Hemominas em níveis adequados para garantir mais segurança à população.

Para doar sangue

Entre os critérios básicos, destacam-se:

• Estar em boas condições de saúde;

• Ter entre 16 e 69 anos de idade. Jovens de 16 e 17 anos podem doar, acompanhados pelo res-

ponsável legal ou portando autorização disponível no link: Doação 16 e 17 anos A partir de 61 anos, o candidato à doação precisa comprovar a realização de, pelo menos, uma doação anterior.

• Pesar mais de 50 kg;

• Estar bem descansado no momento da doação;

• Estar alimentado;

• Não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação;

• Não ter sido exposto à situação de risco para doença sexualmente transmissível;

• Não ter tido hepatite após os 11 anos;

• Piercing e tatuagem: esperar 6 meses. Lembrando que:

• É obrigatória a apresentação, no ato da doação, de documento original de identidade com foto, filiação e assinatura, emitido por órgão oficial.

• Não se deve doar sangue em jejum. Pela manhã, alimentar-se antes e se for à tarde dar um intervalo de (3) horas após o almoço.

• Homens podem doar a cada 60 dias, não ultrapassando 4 doações em 12 meses e mulheres podem doar a cada 90 dias, não ultrapassando 03 doações em 12 meses.

Todas as condições e restrições para doação de sangue estão disponibilizadas no site da Hemominas.

Governo investe em ações de proteção e bem-estar de animais domésticos

Programas desenvolvidos ao longo do ano têm como foco os animais de rua, de famílias de baixa renda e aqueles tutelados por ONG s e protetores

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), tem desenvolvido uma série de ações em prol de animais domésticos. São programas voltados com foco em animais de rua, de famílias de baixa renda e aqueles tutelados por ONGs e protetores.

As ações incluem o manejo ético populacional por meio da castração e microchipagem, campanhas de educação ambiental, promoção da saúde e bem-estar animal e a prevenção de maus-tratos.

No primeiro semestre deste ano, a Semad auxiliou na execução de mutirões de castração com microchipagem em diferentes municípios de Minas Gerais. O objetivo principal dessa ação foi verificar a eficácia dos procedimentos e a implementação das políticas de controle populacional de animais nos município.

Nesse período, foram realizados 146 mutirões, além de ações em clínicas veterinárias, totalizando 29.562 castrações e beneficiando

131 municípios do estado. As iniciativas são voltadas principalmente para a população de baixa renda, proteção animal e ONGs e para animais em situação de vulnerabilidade. Desde 2019, já foram realizadas mais de 216 mil castrações em todo o estado.

Programa Estadual de Saúde Básica Animal

Ainda ao longo do primeiro semestre, também foram realizados mais de 15.435 atendimentos de cães e gatos em 59 municípios. Essas ações são direcionadas, principalmente, a famí-

lias de baixa renda, animais de rua tutelados por entidades de proteção animal e protetores individuais (cadastrados no Cadastro Estadual de Entidades de Proteção Animal e Protetores independentes) que muitas vezes não têm acesso a cuidados veterinários.

Além disso, em diversos municípios foram realizados procedimentos de vacinação e vermifugação, fundamentais para a prevenção de doenças em animais e humanos. No total, foram aplicadas 6.236 vacinas e 210 tratamentos de vermifu-

gação.

Programa Conheça

Seu Amigo

Essa iniciativa visa a promoção do registro e da identificação de cães e gatos, bem como a conscientização da população sobre a guarda responsável e do bem-estar animal. O foco central reside na implementação de estratégias que visem reduzir o abandono e a proliferação descontrolada desses animais, contribuindo para um manejo populacional ético e sustentável.

A principal ação do programa é a microchipagem de animais domésticos, na qual o Estado fornece microchips e leitores aos municípios para a identificação de cães e gatos. Desde o início do programa, 146.483 animais foram microchipados, castrados e registrados no

Sistema Estadual de Identificação de Animais Domésticos.

Outros programas e convênios

A Semad conta, ainda, com outros programas, como o Cadastro Estadual de Entidades de Proteção Animal e Protetores e o Diagnóstico de Manejo Populacional de Cães, Gatos e Equinos.

Com mais de 130 convênios e termos de fomento formalizados com municípios e Organizações da Sociedade Civil para a execução de projetos direcionados a fauna doméstica, já foram atendidos mais de 550 municípios desde 2019, e investidos cerca de R$ 70 milhões, provenientes de emendas parlamentares da Assembleia Legislativa e também recursos próprios da Semad.

de Minas e Santa Vitória.
SOMOS AFILIADOS A SINDIJORI MG

Robô Davi tira dúvidas sobre defesa agropecuária

Buscando sempre melhores formas de atender o produtor rural, o Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), lança nesta semana o primeiro chatbot (robô) acessado pelo aplicativo de mensagens Whatsapp.

Trata-se do “Davi”, acrônimo de “Defesa Agropecuária Virtual”, um robô de atendimento para suporte on-line que já está disponível para tirar as principais dúvidas técnicas de produtores rurais e outros usuários dos serviços da Agrodefesa.

“A Agrodefesa está ao lado do produtor rural para dar suporte em todas as demandas relacionadas às obrigações que ele tem quanto às ações de defesa agropecuária nos cultivos e produções vindos do campo. Só que, muitas vezes, percebemos que existem dúvidas simples e comuns que são fáceis de serem esclarecidas”, argumenta o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos.

“Diante disso, nossos servidores buscaram ferramentas acessíveis que pudessem automatizar esse contato e a Gerência de Tecnologia criou o Davi, um robô de suporte on-line pelo Whatsapp, que é hoje a ferramenta de comunicação mais utilizada por todos”, informa.

Robô Davi

Elaborado pela equipe da Gerência de Tecnologia da Agrodefesa, o Davi foi pensado inicialmente para automatizar o atendimento nas dúvidas mais comuns sobre o Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago), mas, conforme explica o gerente de Tecnologia, Carlos Howes, foi percebido que ele poderia abranger as dúvidas das demais gerências, sendo uma importante ferramenta para esclarecer as questões técnicas de defesa agropecuária em Goiás.

“Com o acesso à internet disseminado, mesmo nas propriedades rurais mais distantes, o Whatsapp é hoje a ferramenta que o produtor mais utiliza. Buscamos assim

programar o Davi para que pudesse identificar a dúvida e esclarecê-la com uma linguagem fácil e acessível”, detalha Howes.

Para falar com o Davi, basta adicionar o telefone (62) 98164-1188 aos contatos e iniciar uma conversa. Com o auxílio das demais gerências para a elaboração do conteúdo, o Davi foi programado para oferecer inicialmente suporte sobre 12 temas diferentes, que vão desde senha de acesso ao Sidago, passando por vacinação obrigatória de rebanhos, emissão de Guias de Trânsito Animal (GTA), informações sobre Passaporte Equestre, gripe aviária, entre outros.

“Além disso, caso não encontre respostas para a dúvida que procure, o produtor pode pedir para falar com um atendente humano, prosseguindo seu atendimento”, complementa o gerente de Tecnologia da Agrodefesa.

O diretor de Gestão Integrada da Agrodefesa, Renan Willian Martins, lembra ainda que o assistente virtual também foi pensado para oferecer informações de forma segura aos produtores rurais do Estado.

“É importante destacar que o Davi é um robô para tirar dúvidas e que ele não entra em contato com ninguém sem ser acionado e muito menos pede

dados pessoais. Para isso, recomendamos que o produtor adicione o número correto nos seus contatos e deixe salvo. A segurança virtual também é um requisito fundamental para nós, na Agrodefesa”, orienta. Ele ressalta também que, como o Davi está em fase de aperfeiçoamento, qualquer dúvida ou sugestão em relação ao seu uso pode ser repassada à Gerência de Tecnologia pelo e-mail tecnologia.agrodefesa@goias.gov.br.

Inspiração

Acrônimo de “Defesa Agropecuária Virtual”, o Davi foi inspirado no personagem histórico e cultural do Rei Davi da Antiguidade, que era um pastor de ovelhas, ligado ao campo, e que lutou na defesa de

seu povo.

Conforme explica o chefe da Comunicação Setorial da Agrodefesa, Fernando Dantas, a ideia foi criar uma personalidade para o robô que remetesse às atividades da Agrodefesa. “Futuramente, ele também auxiliará em campanhas informativas e de divulgação das ações da Agrodefesa”, complementa.

A programação do Davi é de autoria da equipe da Gerência de Tecnologia da Agrodefesa. O conceito do personagem foi idealizado pelo jornalista da Comunicação Setorial da Agrodefesa, Renan Rigo, e a representação gráfica foi criada pelo designer da equipe, Hellian Patrick.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.