


54º BPM EM AÇÃO
- “O Guardião do Pontal” - Ituiutaba, 06/11, 01h10min, no bairro Santo Antônio, a Polícia Militar apreendeu crack e cocaína. Um autor foi identificado e uma suspeita conduzida.
Políciais Militares abordaram um suspeito saindo de uma residência alvo de denúncias de Tráfico de Drogas e Receptação de materiais furtados, sendo que com este abordado, homem usuário de drogas, foi encontrada uma pedra de crack, tendo este homem relatado que havia comprado tal droga na residência de onde saiu. Com base no
flagrante, foi feita a abordagem dos moradores da residência, sendo que no momento da chegada dos militares um homem abandonou os materiais sobre uma mesa e fugiu pulando o muros, não sendo mais localizado. No local permaneceu sua esposa a qual relatou aos militares sobre o tráfico de drogas. Sobre uma mesa foram encontrados diversos materiais usados no fracionamento e embalo da droga além de dezenas de pedras de crack já prontas para a venda e um papelote de cocaína. A mulher foi conduzida até a Delegacia de Polícia
54º BPM EM AÇÃO“O Guardião do Pontal” - Prata, 05/11, 17h30min, no bairro Cruzeiro do Sul, após furto de uma bicicleta, a Policia Militar conseguiu recuperar o veículo apreender drogas. Duas mulheres foram presas. Após furto de um bicicleta ocorrido no Centro da cidade de Prata/MG, a Policia Militar iniciou rastreamentos que culminaram na localização do referido veículo em uma residência no bairro Cruzeiro do Sul, estando no local duas mulheres, sendo que no momento da abordagem uma delas colocou algo em sua boca e recusou a retirar, sendo levada até o pronto atendimento e sido
submetida a lavagem, sendo localizadas 10 pedras de crack embaladas em plástico preto. Ambas mulheres foram conduzidas pelos crimes de furto e tráfico de drogas e deixadas a disposição da justiça. MATERIAIS APREENDIDOS/RECUPERA -
DOS: - 10 pedras de crack; - 01 bicicleta furtada; AUTORAS: 02 maiores femininas, 32 e 37 anos.
DISQUE DENÚNCIA:
181 – SIGILO ABSOLU -
TO Ajude a Polícia Militar a prender suspeitos e recuperar bens de vítimas de crimes. DENUNCIE!
Civil e deixadas a disposição da justiça. Um autor foi identificado.
MATERIAIS APREENDIDOS/RECUPERA -
DOS:
36 pedras de crack
01 papelote de cocaína
01 Aparelho de celular
R$18,10
AUTOR:
01 homem, 44 anos.
CONDUZIDA:
01 MULHER, 26 anos.
DISQUE DENÚNCIA: 181 – SIGILO ABSOLU-
TO Ajude a Polícia Militar a prender suspeitos e recuperar bens de vítimas de crimes. DENUNCIE!
Iniciativa coordenada pela Seplag-MG aprimorou processos na administração pública estadual com soluções tecnológicas e de inteligência artificial
O projeto Automatiza. MG, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), foi destaque no Smart City Expo World Congress, evento realizado em Barcelona entre os dias 5 e 7/11. A iniciativa utiliza tecnologia e soluções de inteligência artificial para automatizar processos na administração pública, otimizando o trabalho dos servidores públicos.
A CDL Ituiutaba informa o horário especial para você fazer suas compras de Natal com mais tranquilidade! Confira os dias e horários e aproveite para garantir todos os presentes para quem você ama!
De 9 a 24 de dezembro: Horários variados, incluindo noites e finais de semana!
Dia 25/12: Fechado
A agenda internacional foi liderada pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), em parceria com o Instituto Brasileiro de Administração Pública (Ibap) e com a Associação Brasileira de Empresas Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC), reunindo líderes do setor público brasileiro e empresas de renome no setor tecnológico mundial.
A subsecretária de Inovação e Gestão Estratégica da Seplag-MG, Camila Neves, compartilhou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela pasta com o Automatiza.MG.
“O projeto está revolucionando a gestão pública
por meio da automação e da inovação. Essa ferramenta já gerou uma economia significativa nos processos públicos, permitindo que os servidores deixem de executar atividades automáticas e foquem no que realmente importa, que é oferecer melhores serviços aos cidadãos”, disse a subsecretária. Iniciativa do Governo de Minas, o Automatiza.MG já criou 64 robôs para serem usados pelos servidores em atividades repetitivas e mecânicas, reduzindo mais de 7.700 horas de trabalho humano por mês. Além disso, o programa já capacitou 1.423 servidores em turmas presenciais e no curso EAD para desenvolverem seus próprios assistentes virtuais.
“Apresentar essa experiência para um público global engajado com o futuro das cidades inteligentes foi inspirador e reforça o potencial transformador da tecnologia no setor público”, completou Camila Neves.
O congresso conta, ainda, com workshops e reuniões estratégicas com foco em cidades inteligentes, segurança cibernética e transformação digital.
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e de sua agência vinculada Invest Minas, firmou um Memorando de Entendimento (MoU) com a empresa chinesa FTXT (GWM Hydrogen) - subsidiária da Great Wall Motors (GWM) -, e a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) logo em sua chegada à China em missão internacional, comandada pelo governador Romeu Zema. A assinatura ocorreu na cidade de Xangai e foi acompanhada também por deputados estaduais, federais e prefeitos do estado.
O acordo visa a transferência e intercâmbio de tecnologias associadas ao uso de hidrogênio verde como fonte de energia limpa em caminhões e outros veículos da FTXT/GWM, que serão abastecidos no Centro de Hidrogênio Verde da universidade e irão fazer, de maneira experimental, a rota entre a cidade do Sul do estado e São Paulo (SP).
O MoU tem validade de 12 meses, renováveis por mais 60, e prevê a cooperação para a criação de uma infraestrutura de abastecimento de caminhões movidos a hidrogênio verde, testando uma rota sustentável de transporte.
“Desde que aderimos ao Race to Zero (campanha global para zerar emissões de carbono até 2050), o setor produtivo também tem caminhado junto nesse sentido em Minas Gerais. Isso
facilita o trabalho do governo, que não precisa impor. Os produtores, como os de café, já estão tendo consciência de terem uma produção sustentável”, observou o governador Romeu Zema.
“Nossa orientação é para que qualquer produção dentro do estado ligada a energia renovável tenha um tratamento tributário diferenciado, para que fique mais competitiva. No que depende do Estado, temos dado todo o apoio e vamos continuar assim. Queremos ser referência em energia renovável”, completou o governador.
Os caminhões são equipados com células a combustível que convertem hidrogênio em eletricidade, oferecendo uma alternativa de baixa emissão para veículos de carga pesada. A Unifei desempenhará o papel de fornecer o hidrogênio e colaborar em pesquisas sobre essa tecnologia.
“Esse MoU representa
Diretora Responsável
Heny de Souza
Sócio-proprietário
Marciano Malaquias
Jornalista Responsável
Marciano Malaquias(MTB-nº 0021813/MG)
Circulação
Ituiutaba, Cachoeira Dourada, Canápolis, Campina Verde, Capinópolis, Gurinhatã, Ipiaçu, Monte Alegre de Minas e Santa Vitória.
uma das principais estratégias do Governo de Minas para impulsionar o desenvolvimento econômico do nosso estado: a adoção do modelo Tríplice Hélice. Por meio desse modelo, conseguimos unir governo, academia e setor privado em prol do crescimento, e posso garantir que ele tem dado muito certo”, afirmou o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.
“O fato de a empresa levar não só os produtos, mas sua tecnologia para Minas Gerais é o grande diferencial desse acordo”, pontuou o reitor da Unifei, Edson Bortoni.
A FTXT integra a GWM e visa ao desenvolvimento de tecnologias de energia limpa, com foco no avanço de células de combustível de hidrogênio, contribuindo para a redução de emissões no setor de transportes.
Esta parceria, que une esforços entre governo, academia e setor privado, simboliza um marco na inovação energética em Minas Gerais, reforçando o compromisso com o desenvolvimento de soluções sustentáveis.
O grupo chinês tem demonstrado interesse em expandir seus negócios no país, com Minas à frente
quando o tema for importação e comercialização de veículos.
Para isso, reuniões com entidades do governo foram realizadas para analisar as políticas tributárias que podem impactar no plano de negócios da montadora nos principais estados do país.
“O Governo de Minas está comprometido em atrair investimentos que impulsionem o desenvolvimento sustentável. Este acordo coloca o estado em uma posição de destaque na transição para uma economia de baixo carbono, promovendo o uso do hidrogênio verde como combustível”, afirmou João Paulo Braga, diretor-presidente da Invest Minas.
Perspectivas para o futuro
A cooperação com a Uni-
fei poderá levar à instalação de uma fábrica de células a combustível em Minas Gerais, o que consequentemente atrai investimentos e incentiva a criação de uma cadeia produtiva local para tecnologias de hidrogênio.
Além disso, o projeto contribuirá para o fortalecimento da pesquisa e do desenvolvimento de tecnologias de hidrogênio, ampliando o acesso a soluções energéticas sustentáveis no estado.
A empresa
A GWM, uma das maiores montadoras da China, com capital 100% privado e reconhecida por seus SUVs elétricos e híbridos, está em expansão na América Latina.
Presente no país desde 2022, com vendas desde 2023, a empresa almeja liderar o mercado de veículos com tecnologia limpa, e a parceria com a Unifei e o Governo de Minas demonstra o interesse em crescer no estado.
Outras agendas
Ainda no primeiro dia oficial de agendas na China, o governador Romeu Zema e comitiva estiveram em uma empresa de defensivos agrícolas, que estuda a instalação de uma planta de desenvolvimento em Minas Gerais. As negociações ocorrem em sigilo.
Mais tarde, os integrantes do Governo de Minas Gerais foram recebidos pelo
vice-governador da província chinesa Jiangsu, Fang Wei, que destacou a irmandade entre os dois estados, que existe desde 1996 e foi renovada em 2023, durante passagem do governador Romeu Zema pelo país. “Foi uma reunião de extrema importância para Minas Gerais. A gente sabe que a China já se consolidou como uma grande parceira comercial do Brasil e do Estado de Minas. E poder estar aqui, estabelecendo contato, falando sobre o nosso futuro, sobre o que desejamos para Minas Gerais, e ouvi-los, é de grande importância e certamente trará muitos frutos”, comentou o secretário de Estado de Casa Civil, Marcelo Aro. Veja a galeria de fotos do encontro neste link. https://www.agenciaminas. mg.gov.br/multimidia/ galeria/na-china-comitiva-do-governo-de-minas-e-recebida-pelo-vice-governador-de-jiangsu
Missão China
O governador Romeu Zema tem compromissos oficiais na China até o fim desta semana. A série de agendas na Ásia e na Europa segue até 16/11, com o objetivo de atrair novos investimentos, gerar emprego e renda para os mineiros, além de promover o Destino Minas Gerais e reforçar o posicionamento do estado como o mais sustentável do Brasil.
SITE: www.gazetadopontal.com.br
Com o objetivo de unir solidariedade e empoderamento feminino, o Desapega, projeto promovido pelo Conselho Estadual da Mulher de Goiás (Conem), lança uma iniciativa inédita que incentiva o desapego e transforma doações em oportunidades para mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Durante os 21 Dias de Ativismo — de 20 de novembro a 10 de dezembro —, o Desapega propõe a mobilização da sociedade em apoio à conscientização, prevenção e enfrentamento às violências contra mulheres e meninas no estado.
O projeto é dividido em duas frentes complementares: enquanto uma parte do público é incentivada a doar roupas e acessórios em bom estado de conservação, outra é composta por 21 mulheres previamente identificadas por meio do Cadastro Único, especialmente aquelas vinculadas ao programa Mães de Goiás e Goiás por Elas, voltado para mulheres vítimas de violência doméstica.
Essas mulheres terão a oportunidade de receber um “kit inicial” de aproximadamente 50 peças, o que permitirá o início de um brechó próprio, possibilitando a geração de renda e o fortalecimento de suas habilidades empreendedoras.
Desapega: como a população pode participar
A participação da sociedade é essencial para o sucesso do Desapega. Qualquer pessoa pode contribuir doando roupas, calçados e acessórios — desde que em boas condições de uso — para alimentar esse ciclo de sustentabilidade e apoio social.
Os itens recebidos são direcionados para o projeto e organizados de forma a proporcionar às mulheres contempladas um acervo inicial para seus brechós, permitindo que vendam as peças e deem os primeiros passos em seus negócios.
Onde doar
As doações de roupas, calçados e acessórios podem ser deixadas na Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), que fica na Praça Cívica, em Goiânia.
Capacitação e suporte
O projeto conta com o apoio do Sebrae, que oferece capacitação específica para que essas mulheres possam entender o mercado, saber precificar produtos e organizar um negócio sustentável.
De 11 a 18 de novembro, as 21 mulheres passarão por treinamentos que incluem noções de custo, despesa, precificação e organização de vendas, sendo orientadas por uma equipe de especialistas do Sebrae. O suporte técnico é oferecido on-line, de modo a ampliar o acesso e facilitar a participação de todas.
Além disso, para as mulheres que se encaixam nos critérios sociais, a Seds disponibilizará um crédito social adicional, reforçando o compromisso com a criação de uma rede de apoio e empoderamento sustentável.
Encontro de brechós e parcerias
No dia 24 de novembro, será realizado o primeiro
Encontro de Brechós, reunindo as participantes do projeto e promovendo uma experiência comunitária para a venda de itens. O evento contará com a presença de vários parceiros, como a Patrulha Maria da Penha, Polícia Civil, Defensoria Pública e Secretaria da Retomada,
que oferecerão diversos serviços e atividades, inclusive para crianças, com brinquedos infláveis fornecidos pela Secretaria de Esportes.
Essa estrutura reforça o compromisso do projeto com o bem-estar e a segurança das mulheres e suas famílias.
Inspirada no tradicional encontro de brechós realizado por empreendedoras em Goiânia, a iniciativa no dia 24 promete ser um espaço animado e acolhedor, com rodas de samba, venda de alimentos e outras atrações.
Desapega e a construção de um futuro mais independente
Após o primeiro encontro, o projeto seguirá com novas avaliações e ajustes para oferecer o suporte necessário a cada mulher. A ideia é que, além do apoio inicial, essas participantes se sintam capazes de manter o próprio negócio, sem depender exclusivamente de auxílios financeiros, conquistando autonomia e gerando sua própria renda.
O Desapega representa uma iniciativa inovadora e transformadora, ao unir conscientização social e uma oportunidade prática para mulheres que enfrentam situações de vulnerabilidade.
A iniciativa convida a sociedade a participar ativamente por meio da doação de itens em bom estado e, assim, contribuir para a construção de uma comunidade mais solidária e sustentável.