Gazeta do Pontal de Minas

Page 1


Bombeiros são acionados para combater incêndio em área rural do município de Gurinhatã

Por volta das 14:30hs desta quarta-feira, 04 de Setembro de 2024, o 2º Pelotão de Bombeiros Militar de Ituiutaba foi acionado para uma ocorrência de incêndio florestal na área rural de Gurinhatã. No mesmo instante, uma guarnição de bombeiros iniciou o rápido deslocamento para o endereço citado. Ao chegar no local, os bombeiros depararam com um incêndio de grandes proporções e chamas altas.

De maneira rápida, inciou-se as ações de combate ao incêndio que atingia área de pastagens, vegetação nativa e canavial com o auxilio de fazendeiros locais, brigadistas e caminhões pipas da empresa de uma usina sucroalcooleira da região.

Após cerca de 6 horas de combate ao fogo, o incêndio foi extinto, preservando a segurança das propriedades vizinhas, moradores, fauna e flora.

Estima-se que o fogo tenha atingido aproximadamente 2.000 hectares de vegetação!

O Corpo de Bombeiros alerta: nesta época do ano

ocorrem o aumento dos incêndios florestais, visto que a escassez de chuvas juntamente com a baixa umidade do ar e ao au -

mento da temperatura colabora para a situação. Fique atendo! Os Incêndios podem devastar vegetações e colocar em

risco a vidas das pessoas! Em caso de emergência ligue 193! Bombeiro: o amigo certo nas horas incertas!

Saúde alerta população: calor, fumaça e baixa umidade exigem cuidados

da Saúde (SES-GO) alerta a população goiana sobre os riscos à saúde causados pela combinação de altas temperaturas, baixa umidade do ar e a presença de fumaça decorrente das queimadas.

De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), a situação exige cuidados redobrados nos próximos dias. Além de aumentar o risco de incêndios, a baixa umidade do ar provoca irritação das vias respiratórias e agrava problemas como asma e alergias.

A superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO, Flúvia Amorim, explica que os municípios goianos receberam alerta epidemiológico em que foram repassadas orientações sobre o atual cenário.

“O grau de severidade é de perigo, pois vários fato-

res ao mesmo tempo potencializam a possibilidade de prejuízos à saúde. População e poder público devem estar atentos e tomar os cuidados necessários”, afirma. A SES-GO orienta os municípios a intensificarem as ações de prevenção e assistência à população, como, por exemplo, ampliar a divulgação de informações sobre riscos e medidas preventivas, garantir o funcionamento adequado dos serviços de saúde, especialmente as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e intensificar a vigilância epidemiológica e a notificação de casos. Cuidados na baixa umidade do ar Entre as principais recomendações estão: beber bastante água, mesmo sem sentir sede (sucos naturais e chás também são ótimas opções); evitar exposição ao sol

(nos horários mais quentes do dia, entre 10h e 16h, permanecer em ambientes frescos e ventilados); ao sair de casa, usar protetor solar com fator de proteção (FPS) adequado e roupas leves; se necessário, usar máscaras para ajudar a proteger as vias respiratórias da fumaça. O uso de máscaras do tipo “cirúrgica”, panos, lenços ou bandanas pode reduzir a exposição às partículas grossas, especialmente para populações que residem próximas à fonte de emissão (focos de queimadas).

A proteção ameniza o desconforto das vias aéreas superiores. Já as máscaras de modelos respiradores tipo N95, PFF2 ou P100 são adequadas para reduzir a inalação de partículas finas. Neste cenário, alguns grupos de risco requerem ainda mais atenção: crian-

ças, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas devem redobrar os cuidados. Em caso de sintomas como dificuldade para respirar, tosse persistente, irritação nos olhos ou na garganta, é preciso buscar atendimento médico imediatamente.

Alerta

A SES-GO reforça a importância de seguir as orientações e buscar ajuda médica em caso de necessidade. Se necessário, entre em contato com um dos seguintes serviços: Defesa Civil, 199; Corpo de Bombeiros; 193; Samu, 192.

Também é possível fazer o cadastro para receber os alertas da Defesa Civil: envie um SMS com seu CEP para 40199 e fique por dentro da situação meteorológica da sua região e medidas de segurança.

Educação se reúne com lideranças da rede estadual para debater avanços do programa Jovem de Futuro

Iniciativas visam aprimorar a gestão escolar em todas as Superintendências Regionais de Ensino por meio da adoção de novas práticas e capacitação profissional

Nesta semana, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/ MG) promoveu um encontro com lideranças educacionais estaduais para apresentar as atualizações do 16º Comitê de Governança do Programa Jovem de Futuro. A iniciativa oferece metodologias e ferramentas que apoiam a gestão escolar para a melhoria da aprendizagem. No evento, foram realizadas reflexões e proposições para garantir a implementação das ações previstas para o segundo semestre de 2024 e início de 2025.

Secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga ressaltou a importância da iniciativa para transformar as escolas.

“Se todos nós fizermos um pouco, mesmo que seja um esforço pequeno, conseguimos transformar a realidade de um lugar. Precisamos adotar essa perspectiva na educação, pois cada contribuição, por menor que seja, pode fazer uma grande diferença. Temos as ferramentas necessárias para a mudança; vamos utilizá-las”, declarou.

Em 2024, o Programa Jovem de Futuro conseguiu uma cobertura total, abrangendo todas as 47 Superin-

tendências Regionais de Ensino (SREs) e beneficiando 2.369 escolas.

Entre os destaques da reunião, foi apresentado um novo sistema de acompanhamento automatizado, que permite monitorar em tempo real as inscrições de profissionais em eventos presenciais — demanda levantada em encontros anteriores.

Outra novidade é a nova metodologia para o cálculo das metas do Ideb Minas, que já foi aplicada e divulgada para a rede em 2024.

Próximos passos

Para dar continuidade ao programa, estão sendo implementadas várias iniciativas.

De agosto a dezembro, está prevista uma agenda integrada focada no desenvolvimento e valorização dos profissionais da educação, que incluirá cursos autoinstrucionais e híbridos.

Além disso, o próximo Comitê de Governança já está agendado para novembro, com a realização de comitês operacionais e táticos durante o período que antecede a reunião.

Também está prevista uma reunião de balanço em dezembro para avaliar o progresso e ajustar as estratégias conforme necessário.

A Secretaria de Estado
SEE / Divulgação

Goiás atrai quase 200 empresas com capital superior a R$ 500 mil em agosto

Dados da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg) mostram que Goiás fechou o mês de agosto de 2024 com a abertura de 3.396 empresas, sendo 193 com capital social superior a R$ 500 mil. A instalação de novos negócios de grande porte proporciona a criação de empregos e a elevação da renda da população.

Desde o início do ano, Goiás mantém uma média mensal de abertura de empresas acima da casa dos 3 mil.

Empresas No acumulado do ano, de janeiro a agosto, foram 26.902 novos empreendimentos. Considerando microempreendedores individuais e os que não se encaixam nesse perfil, Goiás possui hoje 1.156.903 empresas ativas. Deste total, 30,57% estão em Goiânia. Segundo o presidente da Juceg, Euclides Barbo Siqueira, os resultados evidenciados pelo relatório parcial de 2024 refletem os esforços da Junta Comercial

e do Governo de Goiás para facilitar e desburocratizar o processo de abertura de empresas no Estado. “Esse tem sido nosso principal desafio. E, pelo que já observamos no presente ano, em comparação com o ano passado, os resultados estão sendo colhidos de forma muito satisfatória”, observa. Em agosto, as cinco atividades que mais atraíram novos investidores foram: serviços combinados de escritório e apoio administrativo, promoção de vendas, treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial, preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente e comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios.

Municípios

Goiânia tem, seguindo os dados de agosto da Juceg, 353.740 negócios ativos; em Aparecida, são 87.165 portas abertas. Anápolis (67.590), Rio Verde (37.360) e Valparaíso (25.440) fecham o top 5 do Estado.

“Os números seguem uma mesma dinâmica, com crescimento constante. Isso é um indício forte de que Goiás está no caminho certo”, considera Euclides Siqueira.

Governo de Minas lança sistema que facilita pagamento do IPVA

IPVA Digital deixa acesso mais ágil e com rede de dados conectada em tempo real à Coordenadoria de Trânsito

“Agora facilitou. Como tenho dois veículos, eu ficava muito tempo no site para conseguir pagar os IPVAs e as taxas de Licenciamento. Para cada item era uma busca diferente”. A fala é do servidor público Max William Queirós, que está ansioso para conhecer as funcionalidades do IPVA Digital, lançado nesta quinta-feira (5/9) pelo Governo de Minas, por intermédio da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF/MG).

O IPVA Digital já pode ser acessado diretamente no endereço veiculosmg.fazenda.mg.gov.br. Nele, os motoristas precisarão de menos cliques para chegar ao objetivo de pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV).

Ao digitar o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), o cidadão vai poder consultar e visualizar todos os débitos relacionados ao veículo com maior transparência e facilidade na navegabilidade, tudo em uma única tela. Além de poder visualizar e emitir os comprovantes de pagamentos de IPVA e TRLAV.

O sistema ainda é conectado diretamente à Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET), antigo Detran, que atualiza em tempo real as condições e pendências tributárias.

O pagamento continua sendo possível com a emissão do Documento de Arrecadação Estadual (DAE), que é a guia de recolhimento, ou via Pix.

Dados reunidos por CPF

Outra novidade trazida pelo IPVA Digital é a possibilidade de reunir todos os tributos relacionados a veículos pelo CPF do proprietário. Ou seja, quem tem mais de um veículo, não pre-

cisará mais emitir as guias de pagamento separadamente. A consulta, inicialmente, estará limitada para até dez veículos.

No site da Fazenda, o cidadão poderá autenticar o CPF pelo aplicativo gov.br e terá acesso aos extratos de débitos, status e histórico de todos os veículos registrados em seu nome, também em visualização simplificada em uma única tela.

Modernização

“Antes, o proprietário tinha que procurar o débito por ano e clicar em cada item para gerar a solicitação de pagamento. Agora, conseguirá visualizar em uma mesma tela todos os extratos dos débitos do ano vigente e dos períodos anteriores e escolher quais quitar, gerando apenas uma guia de arrecadação. O contribuinte resolverá as suas pendências em poucos cliques”, explica o secretário de Estado de Fazenda, Luiz Claudio Gomes.

O subsecretário da Receita Estadual, Osvaldo Scavazza, destaca que a Secretaria de Fazenda vem, sistematicamente, buscando a inovação e facilitar a vida dos mineiros para tornar cada vez mais simples e acessíveis os serviços prestados.

Segundo Scavazza, essa é apenas a primeira etapa do projeto IPVA Digital.

“Em breve, serão incorporadas novas funcionalidades para melhorar ainda mais esse sistema que atende a milhões de proprietários de veículos no estado de Minas Gerais”, enfatiza.

Essa primeira versão do IPVA Digital contempla as pessoas físicas. Em um segundo momento, será estendida às pessoas jurídicas.

Facilidade

Para Max William, que tem registrado em seu nome um carro e uma motocicleta, um site mais intuitivo e de fácil navegação trará mais conforto e comodidade, uma vez que diminui as chances de erros durante os pagamentos do IPVA e da Taxa de Licenciamento. “Às vezes, as buscas complicadas nos sites nos levam a erros. Se deixarmos passar um débito em aberto, por exemplo, a gente fica devendo o imposto e nem se dá conta. O site tem que ser de fácil navegabilidade, intuitivo, funcional para todos e não somente a quem tem facilidade com as tecnologias”, comenta.

“Já tive experiência de pensar ‘só quero pagar o que devo’, mas nem sempre era fácil chegar ao final com poucos cliques. Acredito que o serviço público também tem que acompanhar as modernidades. Isso traz benefícios para nós e para o governo”, diz Max.

CRLV 2024

Vale lembrar que em Minas Gerais, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) 2024 começou a ser exigido a partir deste mês. Para obter o documento, o proprietário precisa estar em dia com todos os débitos relacionados ao veículo, como o IPVA, a TRLAV e eventuais multas. SEF-MG / Divulgação

Goiás tem média superior a 3 mil empresas abertas por mês em 2024: novos empreendimentos geram emprego e renda (Foto: Cristiano Borges)

Copasa abre inscrições para vagas de estágio em todo o estado

Processo seletivo inclui estudantes de níveis técnico e superior em diversas áreas e contribui para formação da atividade profissional

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) abriu inscrições para 82 vagas de estágio, entre níveis técnico e superior, em diversas cidades do estado e áreas de atuação. As inscrições podem ser feitas até 29/9 neste link: https://estagios.copasa.com.br/.

Para cursos de graduação, como engenharias, ciências contábeis, administração, direito, relações públicas e outros, o estudante deverá estar regular-

mente matriculado a partir do quarto período.

Para cursos técnicos profissionalizantes como informática, saneamento, administração e mecânica, entre outros, o estudante deverá estar regularmente matriculado a partir da metade do curso.

O tempo de contrato de estágio é de 12 meses, com previsão de início para novembro de 2024.

A bolsa educacional oferecida para nível técnico é R$880 e para nível superior

R$1.056, sendo a carga de 4 horas diárias (segunda a sexta-feira), além dos benefícios vale-transporte, seguro de vida e recesso remunerado.

Processo seletivo

As etapas do processo seletivo envolvem triagem de perfil, entrevista presencial ou on-line e entrevista técnica.

O programa de estágio da Copasa já descobriu vários talentos que construíram carreiras de sucesso na companhia.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.