








A Câmara Municipal de Votorantim aprovou recentemente um Projeto de Lei (PL) de autoria do vereador Cesar Silva (Cidadania) que institui a obrigatoriedade, por parte de condomínios residenciais ou comerciais, de comunicação às autoridades policiais e órgãos municipais competentes da ocorrência ou indícios de casos de maus-tratos ou quaisquer violações de direitos dos animais em suas unidades condominiais ou em suas áreas comuns no âmbito do Município de Votorantim.
A Lei foi promulgada pela prefeita Fabíola Alves da Silva (PSDB) em 22 de agosto. De acordo com a Lei, os condomínios residenciais e comerciais localizados em Votorantim, representados por seus síndicos ou administradores devidamente constituídos, ficam obrigados a comunicar às autoridades policiais e/ou os órgãos municipais competentes, em até 24 (vinte e quatro) horas da ciência, a ocorrência ou indícios de casos de maus-tratos ou quaisquer violações de direitos de animais em suas unidades condominiais ou nas áreas comuns.
Entende-se por maus-tratos: Toda e qualquer ação voltada contra os animais que implique em crueldade, tortura, abuso, abandono, espancamento, açoitamento, lesão física, mutilação, dentre outras; a ausência de alimentação e água será considerada maus-tratos quando se tratar de eventos recorrentes, que impliquem na
debilidade física do animal constatada visivelmente; é proibido ainda manter animais em espaços exíguos, com privação de luz natural e submetê-los a excesso de peso e carga, a experiências pseudocientíficas, sem prejuízo de outras vedações estabelecidas em legislação pertinente.
O descumprimento de qualquer das disposições da Lei sujeita o condomínio às seguintes sanções: Multa de 100 (cem) a 10.000 (dez mil) de UFMS’s, levando-se em conta a gravidade da infração, aplicada em dobro no caso de reincidência; apreensão do animal, sem prejuízo da aplicação da multa.
Os condomínios residenciais deverão afixar cartazes em suas áreas comuns, tais como murais de avisos ou outras informações similares com o mesmo efeito, informando telefones de contato para realização das denúncias e contendo os seguintes dizeres: “Este condomínio não compactua com os maus-tratos aos animais. Caso tenha ciência de atos dessa natureza contra cães, gatos, pássaros ou outros animais nas áreas comuns ou no interior das unidades habitacionais, mediante ação ou omissão, por favor, faça o registro no livro do condomínio e denuncie às autoridades competentes!”
De acordo com o vereador Cesar Silva, o objetivo essencial do projeto é assegurar que os casos ou indícios de maus-tratos sejam devidamente comunicados às autoridades policiais.
A Prefeitura de Votorantim, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, realiza no município o mutirão de castração para mil animais, entre cães e gatos. A ação ocorre uma vez a cada dois meses, já teve duas edições e o agendamento para a próxima edição será nos dias 5, 6 e 7 de outubro, das 9h às 15h. A ação, nesta terceira etapa, será para os moradores dos bairros Itapeva, Jardim Cristal e Palmeirinha.
O público-alvo do mutirão é de cães machos e fêmeas a partir de cinco meses e com, no máximo, sete anos de idade; gatos machos e fêmeas com peso corporal a partir de 1,5 quilo e com, no máximo, sete anos de idade.
Segundo a Secretaria de Saúde (Sesa), o mutirão segue todos os critérios legais e técnicos a seguir: atendimento prioritário e emergencial nos bairros com prevalência elevada de Leishmaniose Visceral Canina em 2021, sao eles: Parque Santa Monica e Vossoroca. Outra prioridade são os animais pertencentes e localizados nas comunidades de baixa renda.
Não são aceitos animais com evidência de infestação por pulgas ou carrapatos.
Os Mutirões sãos realizados nos bairros pela Unidade Móvel de Educação e Saúde Animal (Umesa), por meio do serviço médico-veterinário-móvel ‘castramóvel’.
O 2º Mutirão da Castração de Animais foi realizado em 27 de agosto no
Conjunto Habitacional Mário Augusto Ribeiro (Promorar) e atendeu 264 animais. Na oportunidade foram castrados 44 gatas, 43 gatos, 62 cachorros e 115 cadelas.
Os recursos foram conquistados por intermédio do vereador Cesar Silva (Cidadania) por meio de emenda parlamentar junto ao deputado federal Arnaldo Jardim.
A aposentada Maria de Lourdes foi logo pela manhã levar seus gatos, e depois ficou toda apreensiva na porta do veículo onde são realizados os procedimentos. Assim que uma atendente chamou pelo número de seu animalzinho, logo correu para acolher. “Muito bom, há tempos estava esperando para castrar eles, e agora apareceu a oportunidade”, disse.
Desta vez o mutirão atendeu os animais dos bairros Promorar, São Mateus e Vila Nova. O intuito é diminuir os casos de Leishmaniose Viceral, abandono de PETs e controle do número de animais nos bairros onde há critérios de vulnerabilidade social. Anteriormente, numa primeira etapa haviam sido castrados 113 animais.
O próximo mutirão será realizado na região do Itapeva. O agendamento será realizado no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes), localizado na rua Elcia Pinto da Rosa, no Jardim Cristal. Para realizar o agendamento da castração de seu animalzinho, o tutor deve apresentar os documentos RG, CPF e um comprovante de residência. O mutirão ocorrerá no dia 15 de outubro, no CEU das Artes.
Seu cãozinho anda agitado ou agressivo? O primeiro passo, nesse momento, é entender qual o motivo desse comportamento. E é o adestrador de cães que vai diagnosticar e resolver este problema. Morador de Votorantim, profissional na área desde 1981, Olívio da Silva, popularmente conhecido como Jamanta, explica que, para conter esse tipo de agitação ou agressividade, deve-se identificar a razão pela qual motivou o cachorro estar nessa condição. “Geralmente vejo se há outro cachorro na residência, qual o modo de tratamento das pessoas que cuidam do cão, ambiente onde vive o animal, entre outras coisas.”
Há 41 anos como adestrador de cachorros, Jamanta já fez vários cursos
dentro e fora do País. Ele treina cães para farejar entorpecentes, buscar pessoas soterradas, encontrar explosivos, além do treinamento básico (andar junto, sentar, deitar, ficar e aqui). “Quando o caso não é tão complicado, eu faço o procedimento na própria residência. Caso contrário, levo o animal até a praça de eventos “Lecy de Campos” ou no campo do Jardim Icatu.”
Dentro seus trabalhos já realizados em Votorantim e região, destacam-se o treinamento feito com os cães da Guarda Civil Municipal (GCM) de Votorantim, Polícia Militar (PM) e exército.
Para contratar o serviço de adestramento de cães de Jamanta, basta ligar para (15) 99760-1584 ou enviar e-mail: jamantacaesadestrados@hotmail. com. (Por Valdinei Queiróz/ Arquivo)
Grandão Zuco é uma celebridade em Votorantim. O cachorro da raça Dogue Alemão surpreende quem o vê pelo seu tamanho e também pela sua doçura. Premiado em todas as competições que já participou, o cachorro de três anos pesa 86kg e tem incríveis 2,20 metros de altura. Sua cor é definida como arlequim. Apesar de todo esse porte, o cachorro possui muita disposição e adora ser o centro das atenções. Ele reside na região central de Votorantim e sempre que sai para passear.
A raça Dogue Alemão está entre as raças mais dóceis de cachorro no mundo. Apesar de trazer cães de porte muito grande, o que pode assustar algumas pessoas, eles possuem comportamento completamente ao contrário do que aparentam. São muito carinhosos, companheiros da família, pacientes e adoram receber carinho dos humanos.
Participações em programas de televisão, concursos e muitas câmeras por onde
ele passa já se tornaram normal para o cão, que esbanja poses e muita educação, apesar de não ser adestrado. Sem ter muita noção de seu tamanho, Grandão age normalmente como um cachorro de raça pequena, sendo sempre muito brincalhão.
Segundo a consultora Isa Marinho, proprietária do cachorro, apesar de todo esse estrelismo, o Grandão exige muitos cuidados especiais por conta de seu tamanho. “Oferecemos ração de boa qualidade, muito cálcio por conta das pernas altas, colocamos a ração em uma altura que ele consiga comer com as quatro patas no chão, levamos para fazer caminhada para exercitar, tomando cuidado com o sol e calor excessivo, e o principal, muito amor e carinho”, afirma a dona.
O grandão ainda pode ser considerado o maior Dogue Alemão do país, visto que o último cão da mesma raça a receber esse título em um programa de TV possuia 90 cm de cernelha – ponto usado para medir cachorros e animais grandes - perdendo para Grandão, que possui 1,06. (Supervisão: Luciana Lopez)
O Centro de Controle de Zoonoses de Votorantim é uma unidade permanente de imunização contra a raiva. A vacina é oferecida para cães e gatos, basta agendar previamente por meio do telefone (15) 3243-3807.
Não é necessário nenhum documento. Se o animal já possuir a carteirinha de vacinação, é só levar para a atualização. Se não possuir, a equipe emite uma no momento da aplicação da dose.
O agendamento é necessário apenas para o controle da abertura de novas doses. Cada frasco do imunizante contém 25 doses e, depois de aberto, tem a duração de 72h. Se não
for aplicado neste período, o imunizante é descartado.
A vacina contra a raiva deve ser aplicada anualmente. A doença atinge o sistema nervoso dos animais, que perdem a capacidade de engolir e por isso começam a babar, ficam sensíveis a luz e agressivos, devido às dores causadas pelos sintomas.
Atualmente não há casos de raiva em humanos na cidade, mas há casos em morcegos hematófagos (que se alimentam de sangue) espalhando a doença, portanto, é necessário vacinar os cachorros e gatos doméstico para que, em caso de contato, não sejam contaminados.
O Centro de Controle de Zoonoses de Votorantim orienta o combate da Leishmaniose Visceral. Na cidade, até agosto, os bairros com mais ocorrência são o Parque Bela Vista e Vossoroca.
A leishmaniose visceral é uma doença infecciosa grave que pode ocorrer em humanos e, também, em animais (leishmaniose canina). Ela é transmitida pelo Lutzomyia longipalpis infectado, conhecido popularmente por “mosquito palha”.
Em 2021, a cidade de Votorantim teve 66 cães confirmados com a doença. Até agosto dano, já havia 21 casos confirmados. Em 2021, os bairros com o maior número de cães com Leishmaniose Visceral Canina foram Parque Bela Vista, Parque Santa Márcia e Vossoroca.
O mosquito palha prefere viver em locais úmidos com sombra e acúmulo de material orgânico, como, por exemplo, restos de comida, frutas apodrecidas e fezes de animais.
É necessário manter a casa, quin-
tal, hortas e jardins sempre limpos; evitar o acúmulo de materiais orgânicos e manter os lixos bem embalados. Não deve criar galinhas e porcos em ambiente urbano. E, pode ser usado telas de 1mm nas janelas e portas.
Já o seu cãozinho é possível protegê-lo da picada do inseto com coleira repelente a base de deltametrina 4% ou produtos veterinários que repelem o mosquito. Evite deixar o cão sair no horário em que o mosquito age (entardecer, anoitecer).
Nos humanos são: febre prolongada; anemia; emagrecimento; fraqueza e cansaço; diarréias; inflamação dos gânglios linfáticos e aumento do baço e fígado. Já nos animais: perda de apetite; emagrecimento rápido; diarreia e vômitos; feridas no focinho; queda de pelos e dermatites, descamações e úlcerações.
O diagnóstico e o tratamento da leishmaniose visceral canina é gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A Anjos e Protetores é uma Organização não Governamental (ONG) que luta pelos direitos dos animais na cidade de Sorocaba e cidades vizinhas, incluindo Votorantim.
A ONG não possui abrigo e nem sede física, os animais resgatados ficam em “Lar Temporário”, pois os voluntários acreditam que assim o animal se socializa mais facilmente e recebe um tratamento diferenciado. Por depender de “Lar temporário”, o número de resgates é limitado, já que cada casa não pode abrigar muitos animais.
Além de resgatar animais em situação de abandono e/ou maus-tratos, a Anjos e Protetores também realiza trabalhos de conscientização da população sobre crimes e maus-tratos a animais, sobre a importância da castração e da vacinação.
Em parceria com clinicas de confiança, a ONG realiza uma campanha de castração com preços populares, para cachorros e gatos SRD (sem raça definida). Para agendamento a pessoa precisa entrar em contato via WhatsApp (15) 99658-1361 (apenas mensagem).
animais resgatados por protetores independentes e também de pessoas da comunidade que por algum motivo precisa doar algum animal entre cachorros e gatos. Para isso precisa ser feito um cadastro com antecedências.
Por se tratar de uma ONG, depende de doações para poder arcar com os custos de um animal resgatado. Para isso realiza eventos e outras ações para arrecadas dinheiro.
Para ajudar a Anjos e Protetores, as pessoas podem doar ração, remédios, produtos de higiene ou limpeza e outros itens, que podem ser entregues em uma das sedes da Cobasi em Sorocaba. Já as doações em dinheiro podem ser realizadas via PIX CNPJ 28.488.752/0001-62 em nome da Associação Anjos e Protetores de Sorocaba, ou ainda pagar parte da conta em aberto no Hospital Saúde Animal, indo direto até a Avenida General Carneiro, nº 2093 em Sorocaba.
Siga a Anjos e Protetores nas redes sociais para conhecer o trabalho que realizam. Facebook - facebook.com/anjoseeprotetores e Instagram @anjoseprotetores.
Vira-latas (SRD), mais conhecidos como vira-latas, são os mais populares entre os tutores do Brasil. A conclusão é do PetCenso 2021, levantamento organizado pela DogHero, com base nos mais de 1,9 milhão de pets cadastrados na plataforma. As informações são do G1.
O vira-latas aparece com 40% da popularidade nacional, seguido do Shih Tzu (12%) e do Yorkshire Terrier (5%). O resultado também se repete na análise dos gatos. Os felinos vira-latas dominam 98% do ranking, seguido pela raça Azul Russo (0,4%) e Gato de Bengala (0,3%).
Organizado desde 2016, o levantamento também aponta os dez nomes preferidos de cães e gatos. Para as cachorrinhas, Mel aparece no topo da lista, seguido de Luna e Nina. Já entre os cães machos, Thor ocupa a primeira posição, Luke vem em segundo e Bob em terceiro.
Já entre os tutores de gatos, os nomes mais populares são Simba e Luna. Em seguida, aparecem Tom e Nina; e Chico e Mia.
Raças de cães mais populares em 2021:
Sem raça definida – 40% Shih Tzu – 12%
Yorkshire Terrier – 5%
Poodle – 4%
Spitz Alemão – 4%
Lhasa Apso – 3%
Buldogue Francês – 3% Pinscher – 3%
Golden Retriever – 3% Dachshund
Raças de gatos mais populares em 2021: Sem raça definida
Azul Russo
Gato de Bengala
Siamês
Curto
O
Siberiano – 0,1% Korat – 0,08%
Nomes de cães mais populares em 2021:
Thor / Mel
Luke / Luna
Bob / Nina
Theo / Amora
Fred / Meg Apolo / Lola
Billy / Maya Zeus / Belinha Chico / Bela Max / Pandora
Nomes de gatos mais populares em 2021: Simba / Luna
Tom / Nina Chico / Mia
Fred / Mel
Theo / Lua Romeu / Amora
Luke / Frida
Mingau / Pandora Apolo / Nala
Frajola / Maya (Por Panorama Pet Vet)
DivulgaçãoA data visa promover a conscientização sobre a importância da posse responsável
A relação das pessoas com os animais domésticos ao longo da história da humanidade foi marcada por muitos erros cometidos pela falta de conhecimento como está mencionado na literatura especializada. No século XXI, os cães e gatos estão conseguindo conquistar um espaço muito marcante na sociedade, devido o interesse das pessoas em aprender cada vez mais sobre a importância de uma convivência saudável.
No ano de 2000 foi lançada a campanha educativa intitulada Dia Nacional de Adotar um Animal, uma proposta que conseguiu atingir uma grande repercussão, através de iniciativas individuais e do apoio de entidades sérias. A partir daí, o conceito de “Dia Nacional”, passou a ser utilizado por inúmeras outras causas, demonstrando que uma boa ideia contribui para fortalecer a cidadania.
“Adotar um animal é um gesto louvável, mas não deve ser uma decisão tomada por impulso, já que exige muita responsabilidade e inclui consultas veterinárias e check-ups periódicos, vacinas iniciais e anuais, prevenção de ectoparasitas e alimentação de boa qualidade”, salienta Vininha F. Carvalho, editora da Revista Ecotour News e idealizadora do Dia Nacional de Adotar um Animal.
A data, que será comemorada no próximo dia 4 de outubro pelo 22º ano consecutivo, tem por objetivo mobilizar a população por meio de ações, debates, cursos, palestras e seminários que promovam a
conscientização e divulgação dos direitos dos animais, para que outras pessoas possam obter mais conhecimento e formar uma consciência pertinente em relação ao respeito e o reconhecimento dos direitos dos animais. Visa abordar o tema de uma forma mais adequada aos desafios do século XXI, agregando novos valores.
Hoje, muitos cães e gatos são tratados como filhos de quatro patas, mas por outro lado, o abandono é uma triste realidade e muitos casos de maus-tratos ainda acontecem. Conforme a legislação brasileira, maltratar animais é crime. Segundo a Lei Federal 9.605/98, o abandono prevê pena de três meses a um ano, além de multa. Como maltrato entende-se: bater; deixar sem alimentos, água e abrigo; deixar preso; não tratar das doenças e abandonar os animais domésticos.
De acordo com o levantamento, do Radar Pet, mais de 37 milhões de domicílios no Brasil contam com algum pet. Os cães são mais de 54 milhões e quase 30 milhões de gatos, das mais variadas raças. Ou seja, em território brasileiro, existem aproximadamente de 84 milhões de animais de companhia. O Brasil só perde para os Estados Unidos que conta com mais de 135 milhões de pets.
Os vira-latas ou Sem Raça Definida (SRD) são a grande maioria dos animais de companhia brasileiros. Entre os cães, 42% são vira-latas. Cerca de 70% daqueles com raça definida são de pequeno porte.
O rápido avanço do mercado pet coincide com outra importante estatística – o envelhecimento populacional. A terceira idade ganha representatividade no Brasil e especialistas na venda e adoção de animais devem ficar cada vez mais alertas às raças ideais de cachorros para idosos, que não dispensam a companhia de seus amigos mais leais.
O mais recente levantamento do IBGE indicou que pessoas com 60 anos ou mais representam 14,7% da população residente no Brasil, em 2021. Segundo informações da Agência Brasil, esse percentual era de 11,3% há dez anos. Hoje, o Brasil conta com mais 31,2 milhões de idosos.
Os cachorros para idosos campeões na preferência dos especialistas
O nível de diversão faz essa raça ser recomendada para idosos que carecem de exercícios regulares. Também dispensa poucos cuidados estéticos e se enturmam muito bem até com as crianças, o que é um motivo a mais para os avós
receberem seus netos.
DachshundsOs cães salsicha garantem boas alegrias para os velhinhos e requerem poucos cuidados na conservação do pelo
Lulu da PomerâniaAdora um carinho e se adapta muito bem a apartamentos de menor porte. Uma escovação regular é suficiente para manter os pelos impecáveis. Aprendem truques com facilidade e são importantes distrações para o cotidiano da terceira idade
Super adaptados a qualquer ambiente e ideais para quem tem mais dificuldades ou resistência para se locomover
Leal e calmo por essência, dispensa muito exercício e se adapta a qualquer estilo de vida, não importando o tamanho da residência.
(Por Panorama PetVet)