Pista de bicicross do Parque Jataí é o retrato do abandono
Empresa inicia montagem da Festa Junina mesmo com decisão judicial contrária câmara aprova reajuste dos servidores e auxílio para aposentados
Verba conquistada por Luciano silva possibilita doação de caminhão para coleta seletiva
irmão de prefeito Manga confirma suas intenções políticas para 2024 em Votorantim
Presos homens que assaltaram farmácia em Votorantim
Todos querem o Manga, mas e o Manga, quer quem?
Votorantim aplica vacina bivalente em toda a população acima de 18 anos
www.gazetadevotorantim.com.br e região Ano 11 | Nº 511 | Votorantim | 29 de abril a 5 de maio de 2023 /gazetadevotorantim Pág. 8 Pág. 13 OcOrrências Pág. 33 Pág. 4 Pág. 2 e 3
MP ajuíza multa no valor de r$ 1,92 milhão contra a prefeita de Votorantim por descumprimento de Tac em caso do fura-fila da vacinação de GCMs
Pág. 19 Pág. 29
Pág. 6
Espaço já foi palco de competições importantes na cidade Jorge Silva Pág. 9
Entretanto, toda essa bajulação pode ser em vão, uma vez que Weber Maganhato, irmão do prefeito de Sorocaba e com origem no bairro da Chave, em Votorantim, tem a intenção de seguir a carreira política do irmão. É possível que, se Manga decidir apoiar alguém em Votorantim, esse alguém seja seu próprio irmão, a menos que ele tenha alguém em quem confie mais do que em sua própria família. A questão é se os políticos de Votorantim estão cientes dessas intenções e se essa decisão dos Maganhatos pode afetar as alianças políticas em Votorantim.
WEbEr magaNhato dissE quE é NEcEssário rEspEitar aquElEs quE já sE colocaram como pré-caNdidatos
Pare com isso, deixa disso
Adeclaração de guerra pública da prefeita Fabíola Alves Pedrico contra seu vice, Rodrigo Kriguer, pode ser considerada um verdadeiro tiro no pé. Kriguer, que já sabia do temperamento da prefeita desde antes de aceitar o cargo de vice, tentou por três meses contornar situações que davam indícios de que algo estava errado.
Entre as situações citadas, destaca-se o fato de que a vacinação dos Guardas Civis Municipais aconteceu antes da dos idosos, que eram a prioridade naquele momento em que toda a nação sonhava com a vacina como a única possibilidade de manter-se vivo. Além disso, houve a extinção da AGERV por um capricho e vingança pessoal, e o cancelamento do contrato da Zona Azul depois que a cidade já havia se acostumado a ter um trânsito organizado.
Kriguer tentou mostrar à prefeita que o caminho poderia ser outro, mas sua insistência resultou em um efeito inverso. A prefeita parece ter dado um tiro de canhão em seus próprios pés ao afastar seu vice, que possui conhecimentos jurídicos e se tornou a maior pedra no sapato da administração.
Rodrigo Kriguer vem executando ações práticas que superam em muito as de qualquer adversário político da prefeita. Para ele, associar sua imagem a este governo é se associar à velha e tradicional forma de fazer política, na qual vale tudo para alcançar o poder, inclusive fazer ao contrário do que se prometeu na campanha.
Um exemplo disso é a festa Junina, que tem 106 anos e é um patrimônio imaterial da cidade. Enquanto era vereadora, Fabíola Alves Pedrico foi uma das mais combativas e persistentes em cobrar transparência e licitação para quem fosse organizar a festa. Agora, como prefeita, parece ter abandonado esses valores.
Ao declarar guerra ao seu vice, a prefeita Fabíola Alves Pedrico mostra que não está disposta a ouvir críticas ou opiniões divergentes. Infelizmente, essa postura só tende a afastar os cidadãos da política e a afetar a imagem da cidade e da própria prefeita.
rodrigo manga
Rodrigo Manga, o atual prefeito de Sorocaba, é um nome conhecido não só na cidade onde governa, mas em toda a região. Nascido e criado em Votorantim, Manga vem se destacando como uma liderança política de destaque, tanto em nível regional quanto estadual. Sua popularidade cresce a cada eleição, comprovada pelos números de votos que recebe. Em sua estreia na política em 2012, Manga se elegeu vereador em Sorocaba com 4.778 votos, e quatro anos depois, em 2016, foi reeleito vereador com quase o triplo de votos, totalizando 8.471. Já em 2020, aos 40 anos de idade, foi eleito prefeito de Sorocaba com um total de 153.228 votos.
Mas o sucesso eleitoral de Manga não se limita a suas próprias campanhas. Na eleição do ano passado, ele foi capaz de eleger, com seu apoio, o deputado estadual Vitão do Cachorrão, e ainda deu uma contribuição significativa para a eleição do deputado federal Marcos Pereira, que em eleições anteriores obtinha minguados 800 votos na região de Sorocaba na eleição do ano passado o pedido de votos a Marcos Pereira rendeu na região de Sorocaba 19 mil votos.
Essa habilidade de Manga em mobilizar eleitores e garantir o sucesso de suas candidaturas tem chamado a atenção de todos. Sua trajetória é inspiradora, já que ele começou como vendedor de carros e já admitiu publicamente ter sido usuário de drogas no passado. Hoje, a luta contra a dependência química é sua principal bandeira enquanto político, e sua história de superação tem conquistado cada vez mais eleitores. Rodrigo Manga é, sem dúvida, um super mega cabo eleitoral, e seu nome já é sinônimo de sucesso político na região.
olê, olê, olá, o WEbEr maNga vEm aí E o bicho vai pEgar...
O clima político em Votorantim segue agitado com as possíveis intenções de Weber Maganhato, irmão do prefeito de Sorocaba Rodrigo Manga, em se candidatar a prefeito da cidade em 2024. Em entrevista ao programa “Votorantim Verdade”, da TV Votorantim, com o jornalista Werinton Kermes, Weber se mostrou cauteloso e evitou se definir como pré-candidato, porém confirmou que os boatos sobre sua possível candidatura têm fundamento. Weber Maganhato afirmou que é necessário respeitar aqueles que já se colocaram como pré-candidatos e que uma aproximação e união entre todos pode ser o melhor para a cidade. Outra questão importante é a partidária, já que a família Maganhato tem total autonomia dentro do Republicanos, mas Weber também destacou a importância de ouvir os membros do partido. Vale destacar que no próximo dia 22 de maio, o Republicanos realizará uma convenção em Votorantim, na APEVO, com a presença de presidentes do partido da região, deputados, prefeitos e obviamente, Rodrigo Manga, como liderança maior do evento.
Weber e rodrigo manga
A coluna de hoje traz um apanhado do histórico do prefeito de Sorocaba, Rodrigo Maganhato, conhecido como Manga, por estar sendo bajulado por diversos políticos de Votorantim, que esperam ser abençoados por ele na eleição municipal do próximo ano.
2 29 de abril a 5 de maio de 2023 Expediente: Provocare Editora e Comunicação Ltda ME As colunas assinadas são de total responsabilidade de seus autores e não necessariamente representam a opinião do jornal. Diretores presidentes: Mônica Marsal e Werinton Kermes | Responsável Jurídico: Ailton Bueno Scorsoline (OAB: 154912/SP) | Editor-chefe e Jornalista Responsável: Werinton Kermes (MTB 29.860/SP) | Edição: Luciana Lopez (MTB 45.396/SP) | Diagramação: Wilson Roberto Grillo Jr. Av. 31 de Março, 497 - 2º andar– Centro – Votorantim SP – CEP 18110-005 |e-mail: gazetadevotorantim@gmail.com Contato comercial: WhatsApp (15) 99189-2600 Site: www.gazetadevotorantim.com.br | Facebook/gazetadevotorantim | Instagram/gazetadevotorantim
é lídEr por acaso
NiNguém
Weber manga
EDITORIAL
Cidades
vicE-prEfEito dE votoraNtim, rodrigo KriguEr, tEm limiNar Em maNdado dE sEguraNça dEfErido pEla sEguNda vEz coNtra prEfEita fabíola alvEs
tEm pEsquisa sENdo fEita
vErEadorEs atENdEm solicitação dos agENtEs voluNtários do brasil (avb) E iNstituto ação cidadã (iac) E pEdEm abErtura dE comissão EspEcial dE iNquérito
rantim, que versam sobre enriquecimento ilícito, dano ao erário público e improbidade administrativa.
lilo diz quE é maNobra política por coNta dElE Estar fazENdo uma oposição ao govErNo da prEfEita fabíola alvEs
rodrigo Kriguer
O vice-prefeito de Votorantim, Rodrigo Kriguer, teve mais uma vitória na justiça contra a prefeita Fabíola Alves. Pela segunda vez, um pedido liminar em mandado de segurança impetrado pelo vice-prefeito foi deferido, desta vez por não ter tido seus requerimentos atendidos pela prefeita.
De acordo com a decisão judicial, a Administração Pública está adstrita ao princípio da publicidade, estabelecido no art. 37 da Constituição Federal, exigindo transparência na atuação administrativa.
O vice-prefeito Rodrigo Kriguer comemorou a decisão e destacou a importância de o gestor público cumprir a Lei e no presente caso a Prefeita descumpriu o princípio constitucional da Publicidade e a Lei de acesso à informação. “A população tem o direito de saber como está sendo gerido o dinheiro público, bem como ter ciência se os processos de licitação estão ocorrendo dentro da legalidade. A prefeita tem a obrigação de prestar essas informações. Fico feliz em ver que a justiça está reconhecendo a importância desse princípio”, disse Kriguer. sErá? há quEm diga quE é pouco provávEl!
A redação da gazeta de votorantim foi questionada por alguns moradores da cidade em relação a uma pesquisa que está sendo realizada no município. De acordo com relatos de algumas pessoas que foram abordadas pelos pesquisadores, as perguntas da pesquisa se referem à avaliação do governo municipal e aos nomes da política de Votorantim que a pessoa lembrava. No entanto, não se sabe quem encomendou a pesquisa e qual instituto está realizando-a. Essa falta de transparência sobre a origem da pesquisa tem gerado preocupação entre os moradores da cidade, que desejam saber mais informações sobre a sua finalidade e a quem ela se destina. Alguns apontam para a possibilidade de que a pesquisa esteja relacionada ao processo eleitoral que está por vir, enquanto outros questionam a legitimidade da pesquisa em si.
rEdE E psol juNtos
A Câmara Municipal de Votorantim recebeu um pedido de abertura de Comissão Especial de Inquérito para investigar possíveis irregularidades em contratações durante a presidência do vereador Pastor Lilo, entre 2019 e 2020. O pedido foi feito pela entidade Agentes Voluntários do Brasil (AVB) e Instituto Ação Cidadã (IAC), com base em ofícios elaborados por eles. Thiago Schiming, presidente da Casa Legislativa, informou que há três processos de abertura de inquérito na Promotoria Pública de Voto-
Em resposta a esta coluna, o vereador Pastor Lilo disse que nenhuma irregularidade foi apontada pelo Tribunal de Contas nos contratos da gestão 2019/2020 e que “trata-se de uma manobra política por conta deste vereador estar fazendo uma oposição ao governo da prefeita Fabíola Alves em diversas questões, como na assinatura para instauração de uma CEI para investigar o transporte público. Acionamos o Ministério Público para apurar irregularidades na Festa Junina e demais apontamentos realizados. Com isso, sabemos que tem desagradado o governo. Estou em paz, sendo amparado juridicamente, até porque o nosso regimento interno não permite que a comissão acolha e nem analise fatos ocorridos nas legislaturas anteriores. Sei que o Ministério Público está fazendo o seu trabalho e, no momento certo, tudo será esclarecido. O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo analisou todos os contratos formalizados na gestão 2019/2020 e não encontrou irregularidades. Por isso, estou muito tranquilo e à disposição para quaisquer esclarecimentos”.
thiago schiming e fabíola alves
Thiago Schiming (PSDB), atual presidente da Câmara Municipal de Votorantim, pode ser o nome escolhido pelo partido para concorrer à prefeitura nas eleições de 2024. Essa possibilidade vem sendo discutida nos bastidores políticos, principalmente porque existe a ideia de que, assim como em 2012, quando o então prefeito Erinaldo Alves da Silva optou por não concorrer à reeleição e indicou Carlos Mineiro para concorrer, se o momento não for propício para a reeleição da atual prefeita. No entanto, caso Thiago Schiming seja escolhido como candidato, ele terá que se resolver com o Partido dos Trabalhadores (PT), já que é sabido que suas ideias são opostas às do partido. Além disso, é importante lembrar que essa é apenas uma possibilidade e que outras questões, como pesquisas de opinião de avaliação do governo de Fabíola Alves Pedrico e alianças partidárias, ainda podem influenciar se o PSDB concorre à reeleição ou escolhe outro nome.
A Federação Rede e PSOL em Votorantim vem ganhando destaque na cena política local. O PSOL, que possui uma história consolidada através de militâncias e da liderança do advogado Rodrigo Chizolini, tem encontrado na parceria com a Rede uma oportunidade de reavaliar as eleições municipais de 2024.
A união dos dois partidos traz consigo uma perspectiva de renovação política, além de uma maior representatividade e diversidade de ideias. Rosalina Rodrigues, servidora pública municipal, é quem responde pela Rede em Votorantim e se mostra otimista com a aliança.
A Federação Rede e PSOL pretende trazer novas propostas e soluções para os problemas enfrentados pela cidade, assim como ampliar o diálogo com a população e com outras forças políticas locais. A união dos dois partidos é vista como uma alternativa viável em um cenário de polarização política e de descrença na política
thiago schimiNg fEz a poNtE ENtrE a sEcrEtaria dE EsportEs dE votoraNtim E o EsportE clubE são
bENto
O Estádio Municipal Domênico Paolo Metidieri, em Votorantim, tem sido o palco das competições das categorias de base do Esporte Clube São Bento no Campeonato Paulista de Futebol Sub-15, Sub-17 e Sub-20. Apesar de Sorocaba ser a principal cidade da região metropolitana, coube a Votorantim socorrer o clube nesse momento. O socorro foi intermediado pelo vereador e presidente da Câmara de Votorantim, Thiago Schiming, que depois de várias reuniões com o clube e com o secretário de Esportes, Manoel Corrêa Neto, chegou a um acordo para o uso do estádio votorantinense.
Esse episódio evidencia que, mesmo sendo uma cidade maior, Sorocaba deixa a desejar em alguns quesitos, especialmente no que se refere ao esporte. O acordo alcançado pelo vereador de Votorantim comprova que a cidade vizinha não tem dado a devida prioridade ao esporte.
gerentes da nova agência visitaram a redação da gazeta de votorantim
O Sicredi, um dos maiores sistemas de cooperativas de crédito do Brasil, está prestes a inaugurar uma nova agência em Votorantim, na avenida 31 de março. Com mais de 2.200 agências distribuídas em 26 estados e no Distrito Federal, a instituição bancária chega à cidade com uma história de 120 anos e uma grande expectativa de sucesso.
Durante visita à redação da TV Votorantim e da gazeta de votorantim, os gerentes da nova agência da cidade, Marcio Dias de Oliveira, Alexandre Piccini e Viviane Aparecida de Jesus Leite, falaram sobre os planos da instituição em Votorantim e destacaram o potencial de desenvolvimento da cidade.
Segundo Alexandre Piccini, o Sicredi é um banco cooperativo que já superou 6 milhões de associados e é um dos três principais sistemas de cooperativas de crédito do país. Além de ser correntista e usufruir dos benefícios de um banco, o associado torna-se dono, tendo direito a participação nos lucros (chamados de sobras).
A chegada do Sicredi em Votorantim é um indicativo de que a cidade está em constante desenvolvimento em todos os sentidos, oferecendo possibilidades de crescimento econômico e financeiro para empresas e instituições bancárias. Com a inauguração da nova agência, os moradores da região terão mais uma opção de instituição financeira para atender às suas necessidades, e a cidade pode se beneficiar do fortalecimento do setor financeiro local.
3 29 de abril a 5 de maio de 2023
lilo e mário Nieiri
sicrEdi chEga a votoraNtim
4 29 de abril a 5 de maio de 2023
gazetadevotorantim www. .com.br Acesse Todos querem o Manga, mas e o Manga, quer quem?
Cidades
MP ajuíza multa no valor de r$ 1,92 milhão contra a prefeita de Votorantim por descumprimento de Tac em caso do “fura-fila da vacinação de GCMs”
O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) entrou na Justiça para a execução de um título extrajudicial contra a prefeita de Votorantim, Fabíola Alves Pedrico (PSDB), pelo descumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado no dia 28 de abril de 2021, após tomar conhecimento de denúncia na qual o município gerou danos à saúde pública decorrentes da vacinação antecipada de Covid 19 de alguns Guardas Municipais não inseridos na prioridade da vacinação que vigia à época. O caso ficou conhecido como “Fura-fila’ na vacinação contra Covid por guardas e youtuber”. De acordo com o documento no qual a g azeta de votorantim teve acesso, o MP-SP estabeleceu multa no valor de R$ 1,92 milhão a ser depositado no Especial de Reparação de Interesses Difusos Lesados. Também são citados no documento do órgão, o vice-prefeito, Rodrigo Kriguer; a secretária municipal de Saúde, Izilda Marins Chiozotto, e o secretário de Negócios Jurídicos, Henrique Aust.
No documento entregue à Justiça, a promotora Suzana Peyrer Laino Ficker destaca que o processo de vacinação contra a Covid 19 tinha seu início, quando foram recebidas notícias na Promotoria de Justiça de favorecimento de alguns Guardas Civis Municipais, que não faziam parte do grupo então a ser vacinado, mas que receberam as doses indevidamente. Os fatos foram amplamente noticiados e, para que se evitasse a vacinação de pessoas que não estariam nas faixas etárias prioritárias da vacinação inicial, que se desenvolvia à época,
gerando descrédito e desconfiança no processo de vacinação. Diante disso, o MP instaurou inquérito civil para apurar o caso e posteriormente arquivou diante da assinatura do TAC, com uma série de obrigações e documentos e serem enviados à Promotoria.
Contudo, afirma a promotora de Justiça, o município de Votorantim, através de seus agentes, descumpriu as obrigações firmadas no TAC, uma vez que não encaminhou relatórios mensais à Promotoria de Justiça informando as etapas de vacinação. Apenas encaminhou em 16 de julho de 2021 o primeiro relatório, no qual efetuou análise por amostragem das pessoas vacinadas.
Notificada a comprovar o cumprimento das demais obrigações a Prefeitura, através da secretária da Saúde, informou, segundo o MP, que as etapas da vacinação estavam sendo cumpridas, os dados divulgados no Portal de Transparência do Município e a documentação entregue pelos vacinados estariam sendo arquivados junto à Vigilância Epidemiológica. “Não foram encaminhados documentos, contudo, que comprovassem o cumprimento das obrigações detalhadas assumidas no TAC, havendo apenas menções vagas às medidas adotadas”, afirmou a promotora que completou no documento: “A Prefeita Municipal Fabíola Alves foi instada a justificar o não encaminhamento dos relatórios mensais à Promotoria de Justiça, sendo certificado em seguida o não recebimento dos relatórios mensais na Promotoria de Justiça”.
A promotora destaca ainda que o cumprimento das obrigações assumidas em um dos itens do TAC e seus subitens são de difícil
constatação, envolvendo análise de inúmeros documentos, tarefa que se torna mais onerosa diante do atual estágio da vacinação em todo o território nacional. “Não se pode dizer que houve o encerramento da vacinação, mas sim alcance de todas as faixas etárias, sendo que, nesta data, já se acha em andamento a aplicação da quinta dose para grupos prioritários e de faltosos, que não compareceram no momento oportuno”, destacou.
O primeiro descumprimento ocorreu, segundo a promotora, no mês de agosto de 2021, considerando a estipulação de que o primeiro relatório foi enviado até o dia 16 de julho de 2021 e os demais deveriam ser enviados mensalmente, a partir de 16 de agosto de 2021. A incidência da obrigação, portanto, data do dia 17 de agosto de 2021 e a multa pelo descumprimento foi fixada em dois e meio salários mínimos, afirma a promotora no documento.
“Desde o decurso da obrigação, já transcorridos, até a data do cálculo, 568 (quinhentos e sessenta e oito dias), incidindo, portanto, a multa de R$ 1.928.535,96 (um milhão, novecentos e vinte e oito mil, quinhentos e trinta e cinco reais e noventa e seis centavos), atualizados até o mês de março de 2023, conforme cálculo efetuado pelo Centro de Apoio das Execuções – CAEx”, ressalta a promotora no documento entregue à Justiça.
citados foram procurados para se manifestar
A gazeta de votorantim procurou pela prefeita Fabíola Alves Pedrico para se manifestar, mas não conseguiu contato, da mesma forma ambos os secretários municipais citados no
documento. Vale destacar que a reportagem teve acesso ao documento após o expediente da administração, mesmo assim tentou por contatos telefônicos, sem sucesso.
Já o vice-prefeito, Rodrigo Kriguer, encaminhou a seguinte nota à redação: “Recebi com surpresa a informação a respeito da minha inclusão no cumprimento de sentença apresentado pela Promotora, Dra. Suzana Laino. Assinei como testemunha um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado pelo Ministério Púbico e a Prefeitura Municipal de Votorantim. Na ocasião a Prefeitura Municipal de Votorantim, estava representada pela Prefeita municipal, Fabíola Alves da Silva Pedrico, que assinou como compromissária, obrigando-se, a atender dentre outros itens aquele referente ao envio de relatórios mensais do desenvolvimento da vacinação do Município, devidamente assinados pela Sra. prefeita e secretários Municipais dos Negócios Jurídicos e da Saúde, o que, segundo o Ministério Público não foi cumprido. Fico extremamente indignado com essa postura da Prefeitura Municipal de não prestar informações que são solicitadas pela população, por agentes políticos e até para o Ministério Público em cumprimento a um Termo de Ajuste firmado entre as partes. A Administração Pública está vinculada ao Princípio da Publicidade (art. 37 da Constituição Federal) e por isso deve agir com transparência. Estou tranquilo, pois em nenhum momento foi solicitada qualquer informação do Ministério Público a minha Pessoa ou Gabinete, de forma que, não vejo fundamento legal para manutenção do meu nome em um título extrajudicial que assinei como Testemunha e não como compromissário.”
6 29 de abril a 5 de maio de 2023
Marcelo Andrade
Empresa inicia montagem da Festa Junina mesmo com decisão judicial que determinou que a Prefeitura realizasse licitação para definição da empresa organizadora
Está vigente a sentença condenatória de agosto de 2022, qual determinou que a Prefeitura de Votorantim fizesse procedimento licitatório e/ou chamamento público para repasse da organização e realização da “Festa Junina Beneficente de Votorantim” a empresa privada, de modo a possibilitar a participação de todos os interessados, em busca da proposta mais vantajosa ao interesse público.
No entanto, mesmo com essa decisão, a Prefeitura Municipal de Votorantim concedeu autorização de uso de solo à empresa Viva + Entretenimento SPE a realizar a Festa Junina Beneficente de Votorantim nas dependências da Praça “Lecy de Campos”, no período de 26/05/2023 a 18/06/2023, mediante o pagamento de 1225 (mil, duzentas e vinte e cinco) Unidades Fiscais do Município – UFM, por dia de uso do espaço público, o equivalente a R$ 6.818,96 por dia.
Diante do não atendimento da decisão judicial de não realizar o processo de licitação ou chamamento público para a escolha da empresa organizadora da Festa Junina Beneficente de Votorantim, o Ministério Público apresentou no dia 10/04/2023, cumprimento provisório de sentença ao Poder Judiciário para que o Município de Votorantim, na pessoa da prefeita Municipal Fabíola Alves da Silva Pedrico, cumpra integralmente a obrigação de fazer a licitação e/ ou chamamento público, para repasse da organização e realização da “Festa Junina de Votorantim” a empresa privada, de modo a possibilitar a participação de todos os interessados, em busca da proposta mais vantajosa ao interesse público, sob pena de multa diária de R$ 500 mil a incidir até a efetiva realização do procedimento licitatório e/ou chamamento público.
O Poder Judiciário recebeu o pedido do
Ministério Público Estadual e no dia 18/04/2023, concedeu prazo de 30 dias, para que a Prefeitura Municipal de Votorantim comprove a obrigação fixada na sentença (de realizar licitação e/ ou chamamento público), sob pena de multa e, querendo, impugne a execução.
Mesmo com o pedido de cumprimento de sentença, a Prefeitura concedeu autorização à empresa privada (sem realizar licitação ou chamamento público) para o uso de solo com o objetivo de realizar o evento centenário e considerado patrimônio cultural da cidade de Votorantim.
Nossa reportagem apurou que há dois recursos de apelação, sendo um da empresa Viva + e outra da Prefeitura Municipal de Votorantim, os quais estão no Tribunal de Justiça de São Paulo e que buscam reverter a decisão do
Juiz da Comarca de Votorantim que foi proferida no mês de agosto de 2022. E a coincidência foi que os recursos da empresa Viva + e da Prefeitura foram incluídos na pauta de julgamento de 08 de maio de 2023 no mesmo dia em que o Juiz da Comarca de Votorantim determinou que a Prefeitura comprovasse a obrigação fixada na sentença (18/04).
De acordo com o divulgado pela empresa Viva + “a centenária Festa Junina de Votorantim chega a mais uma edição com a promoção da Viva+ Entretenimento, empresa pertencente ao conglomerado de negócios e soluções em comunicação TEM+. De 1915 para cá, ano da primeira edição, o evento foi gradualmente se transformando até se tornar a maior festa junina do estado de São Paulo.”
o que diz a prefeitura
A Prefeitura Municipal de Votorantim informou, em resposta à gazeta de votorantim, “que não está descumprindo ordem judicial e que o instrumento usado para a realização da festa é de autorização de uso de espaço público mediante cobrança, o que não se exige licitação. O instrumento legal é previsto na lei orgânica do município e também é um modelo utilizado em muitas prefeituras do país. Vale ressaltar que a municipalidade aguarda o julgamento de recurso já interposto”.
o que diz a tv tEm
A TV TEM foi questionada por nossa reportagem acerca da determinação judicial, porém não encaminhou respostas.
8 29 de abril a 5 de maio de 2023
montagem da festa é feita na praça lecy de campos
Jorge Silva
Cidades
Pista de bicicross do Parque Jataí, que já foi palco de competições importantes na cidade, hoje é o retrato do abandono
Marcelo Andrade
A pista de bicicross de Votorantim “Lucas Furlani de Almeida, localizada no bairro Parque Jataí, que já foi referência regional e formou campeões da modalidade, está em completo estado de abandono e alvo de reclamações de vizinhos e, sobretudo, de atletas e praticantes da modalidade. O que antes era motivo de elogios e valorização do bairro, a “pista” hoje causa medo e insegurança de quem mora próximo, uma vez que tem sido inclusive usada por crianças desavisadas que podem sofrer acidentes, e por pessoas para o consumo de drogas e práticas de sexo.
Quem passa pelo local não vê mais a pista, mas sim mato por todos os lados. Nem mesmo o podium, local mais alto e de consagração de atletas, motivo de orgulho para aquele que vence uma competição, não se vê mais. Já o prédio, onde ficam os banheiros e as salas de serviço, tem janelas e vidros quebrados, sem vigilante e alambrado cortado.
A última reforma e ampliação que a pista recebeu, segundo levantamento da gazeta de votorantim, foi em 2015, desde então pequenas manutenções vinham sendo realizadas, como serviço de roçagem, mas de acordo com moradores e praticantes da modalidade, desde a atual gestão nem mesmo a manutenção do local vem sendo feita.
O fato chegou na Câmara e na última terça-feira (25), o vereador Mauro dos Materiais (PTB) usou a tribuna para cobrar a administração municipal para que tome providências, inclusive apresentando requerimento nesse sentido. Mauro quer saber se existe algum projeto para que a pista seja revitalizada, para quando está prevista a manutenção geral, a limpeza e a revitalização de toda a área, e se a atual gestão municipal tem projetos para que sejam construídas mais pistas de bicicross em Votorantim até o final do mandato.
“Já faz um tempo que a pista está totalmente abandonada tomada pelo mato alto, com as rampas de -
terioradas pelo tempo e com sinais de invasão, uma vez que é possível ver roupas e outros itens espalhados pelo local. Precisamos de uma posição da Prefeitura. O local oferece risco e insegurança de moradores e a falta de uma pista adequada na cidade tem prejudicado nossos atletas e até mesmo na formação de novos”, disse o vereador, que esteve no local, ao lado do ex-campeão brasileiro de BMX, e terceiro lugar no Panamericano em 1991 no Chile, morador da cidade, Alberto Nogueira, mais conhecido como Betão, que coleciona vários outros troféus, representando a cidade. “Antes tínhamos o apoio da Prefeitura, com ônibus para competir, alimentação, entre vários outros... Hoje, o que vemos é uma situação lastimável, além da falta de apoio aos atletas, é triste olhar para essa pista que recebia vários campeonatos ao longo de um ano, agora é só mato e
a pista toda danificada”, disse Betão.
A situação do local também é motivo de reclamação de moradores próximos e de quem passa nas proximidades para se deslocar ou retornar do trabalho, como é o caso da jovem Mariela Souza de Aquino, de 26 anos. “Trabalho aqui próximo quando vou retornar do trabalho evito passar por aqui pois tenho medo de alguém me atacar e me puxar para esse matagal”, disse e completou: “Olhando nem dá para imaginar que aqui era uma pista de bicicross, lamentável.”
O morador José Francisco Alves, que reside nas proximidades há mais de 20 anos, conta que a situação do local já foi bem melhor há algum tempo, mas hoje serve como um dos pontos para uso de drogas e práticas ilícitas como assaltos, causando apreensão nos moradores: “Infelizmente a pista está abandonada e quase não é mais utilizada para a real finalidade dela, que é o bicicross. Em administrações anteriores, ela era mais bem cuidada. Atualmente só serve para assaltos e uso de drogas”, relatou.
A reportagem da gazeta de votorantim questionou a administração municipal sobre a situação do local, assim como se há planos por parte da prefeita Fabíola Alves (PSDB) de realizar a manutenção, revitalizar e até mesmo sobre a construção de outras pistas em novos locais, mas não obteve
9 29 de abril a 5 de maio de 2023
nenhuma reposta.
Em 2019, pista estava conservada
local serviu para
de
campeonatos atraiam atletas de alta performance e o público
treinamento
muitos atletas
beto e mauro do materiais
Reprodução
Arquivo Arquivo Arquivo Arquivo
revitalização foi feita em 2015
pista está encoberta com mato
incentivo ao esporte deixou de existir
placa caída demonstra o abandono
local que foi motivo de orgulho, hoje causa vergonha
prédio de apoio é usado por pessoas em situação de rua
Jorge Silva
Jorge Silva
Jorge Silva
Jorge Silva
Jorge Silva
jucElENE goNcalvEz da silva
Ônibus lotado
Gostaria de denunciar a situação dos ônibus da São João que fazem a linha
Vila Nova Vila Garcia, linha 631. Ônibus completamente lotado, passageiros nos degraus, nas portas, se apertando o máximo que podem. Completamente constrangedor. Já foram feitas inúmeras reclamações, porém não é feito nada nos horários a partir das 6 h da manhã.
Vinícius Henrique Santana
resposta da prefeitura de votorantim: A demanda foi encaminhada ao setor responsável cavalos expostos Gostaria que houvesse mais vigilância em relação aos maus-tratos aos cavalos que ficam em frente ao posto de saúde na Rua Izabel Ferreira Coelho, na Vila Garcia. Os animais (cavalos) ficam presos na cerca do posto de saúde, enquanto o(a) dono(a), fica no bar nas proximidades.
resposta da prefeitura de votorantim: A demanda foi encaminhada ao setor responsável
Envie conteúdos para esta coluna pelo Whats app (15) 99189-2600
Faleceu em 21/04/2023, aos 46 anos, deixando o filho Jean Lucas, 21 anos. Sepultamento em Sorocaba no cemitério Memorial Park.
rEiNaldo pauliNo da costa
Faleceu em 22/04/2023, aos 67 anos, não deixou filhos. Sepultamento em Votorantim no cemitério São João Batista.
EufrosiNa fErrEira bErtoliNi
Faleceu em 22/05/2023, aos 88 anos, deixando os filhos Eurico Antonio, 66 anos, Elisabeth Aparecida, 68, e Filomena Aparecida, 60. Sepultamento em Sorocaba no cemitério Pax.
EdmuNdo cardoso coNcEição
Faleceu em 22/04/2023, aos 70 anos, casado com Terezinha Faustino Pereira Conceição, deixando os filhos Cristiane, 42 anos, Paula, 37, Gabriel, 25 e Gustavo, 14. Sepultamento no cemitério São João Batista. zildo rodriguEs da cruz
Faleceu em 22/04/2023, aos 68 anos, casado com Cleuza Vital Paes da Cruz, deixando os filhos Maressa, Keila, Heber e Jessica. Sepultamento em Votorantim no cemitério São João Batista.
aparEcida dE souza
Faleceu em 23/04/2023, aos 87 anos, deixando os filhos Maria Natividade, 70 anos, João Arnaldo, 68, Neila, 67, Armando Henrique, 59, Sandra, 56, e Adriana, 55. Sepultamento em Sorocaba no cemitério Pax.
zENaNdE goNçalvEs da silva
Faleceu em 23/04/2023, aos 87 anos, casado com Dulce Marques Da Silva, não deixa filhos. Sepultamento em Votorantim no cemitério São João Batista.
lEoNildEs bozElli moNtEiro
Faleceu em 23/04/2023, aos 85 anos, deixando os filhos Antonio Carlos, 65 anos, Ivanilda, 63 anos, Nelson, 61 anos, Elizabeth, 59 anos, e Claudete, 57 anos. Sepultamento em Sorocaba no cemitério Saudade.
saNta ENEdiNa alvEs
Faleceu em 23/04/2023, aos 78 anos, deixando os filhos Ivonete, 61 anos, Dirlei, 57 anos, Elizabete, 55 anos, Roberto, 50 anos, Roberta, 45 anos, Patricia, 42 anos, Fabio, 36 anos, e Flavio, 34 anos. Sepultamento em Votorantim, no cemitério São João Batista.
NElsoN saNtucci
Faleceu em 24/04/2023, aos 81 anos, casado com Maria do Carmo Correa Santucci, deixando a filha Maria Aparecida, 58 anos. Sepultamento em Votorantim no cemitério São João Batista.
caNuto martiNs dE souza
Faleceu em 24/04/2023, aos 59 anos, casado com Isabel Cristina Ribeiro Costa de Souza, deixando o filho Marcel, 40 anos. Sepultamento em Votorantim no cemitério São João Batista.
lEoNardo da silva barbosa
Faleceu em 24/04/2023, aos 28 anos, não deixa filhos. Sepultamento em Votorantim no cemitério São João Batista.
Etildo biajotti filho
Faleceu em 24/04/2023, aos 83 anos, casado com Ana Cabrera Biajotti, deixando os filhos Etildo, 50 anos, Edilaine, 47, e Elisangela, 44. Sepultamento em Votorantim no cemitério São João Batista.
rogEr carlo viEira
Faleceu em 24/04/2023, aos 38 anos, deixando a filha Rafaela, 18 anos. Sepulta-
mento em Votorantim no cemitério São João Batista.
ciriNEu dE olivEira
Faleceu em 24/04/2023, aos 80 anos, casado com Dirceia Eliana Leite de Oliveira, deixando o filho William, 48 anos. Sepultamento em Piedade no cemitério Nossa Senhora Aparecida.
maria do socorro barbosa furtado
Faleceu em 25/05/2023, aos 75 anos, deixando os filhos Maria Vandclei, 59 anos, Maria Vandete, 56, Valdeir, 52, Maria Zuleide, 50, Maria Cleoni, 48, Fatima, 42, Fabiana, 40, Edson, 39, e Rafael, 34. Sepultamento em Votorantim no cemitério São João Batista.
jaNE maria dE olivEira
Faleceu em 25/04/2023, aos 42 anos, deixando os filhos Vitoria, 22 anos, João Pedro, 15. Sepultamento em Votorantim no cemitério São João Batista.
maria coNcEição targa da rocha
Faleceu em 25/04/2023, aos 76 anos, casada com Mota Vieira da Rocha, deixando os filhos Rodrigo, 53 anos, e Ingrid, 47. Sepultamento em Votorantim no cemitério São João Batista.
diva guastafErro magalhãEs
Faleceu em 26/04/2023, aos 91 anos, deixando os filhos Sonia, 72 anos, Fatima, 70, Jose, 68, e Filomena, 63. Sepultamento em Votorantim no cemitério São João Batista.
lourdEs rodriguEs dos saNtos Faleceu em 26/04/2023, aos 83 anos, deixando os filhos Antonio, 64 anos, Juvenal, 63, Laercio, 61, João Batista, 59, Geni, 55, Irineu, 54, Eduardo, 53, Osmar, 50, Eleni, 48, Erci, 47, e Maria Aparecida, 40. Sepultamento em Votorantim no cemitério São João Batista.
maria do carmo dE saNtaNa costa Faleceu em 26/04/2023, aos 101 anos, deixando os filhos Maria do Ceu, 77 anos, Maria Ilda, 76, Maria Josefa, 75, Maria Eunice, 73, Averaldo, 70, Manoel Valter, 70, Jose Livaldo, 65, Jose Wilson, 61, e Manoel Romildo, 59. Sepultamento em Sorocaba no cemitério Consolação.
claudiNEia morEira cruz
Faleceu em 26/04/2023, aos 45 anos, deixando os filhos Thais, 28, Haliana, 23, Sabrina, 18, Icaro, 12. Sepultamento em Votorantim no cemitério São João Batista.
valdENilsoN piNto
Faleceu em 26/04/2023, aos 57 anos, deixando os filhos Tairine, 32 anos, Rafael, 30, Tamiris, 29, Samuel, 27, Tainara, 26, Gabriel, 25, Daniel, 23. Sepultamento em Votorantim no cemitério São João Batista.
maria aparEcida NiEdo
Faleceu em 26/04/2023, aos 58 anos, deixando os filhos Alexandre, 39 anos, Sandra, 37, e Alex, 27. Sepultamento em Votorantim no cemitério São João Batista.
fabio miraNda moura
Faleceu em 27/04/2023, aos 44 anos, casado com Erica Aparecida Machado Moura, deixando os filhos Fabio, 24 anos, Lahuanny, 22, Mayheska, 19. Faleceu em Votorantim no cemitério São João Batista.
alviNo pEdro da silva
Faleceu em 28/04/2023, aos 89 anos, casado com Madalena Nunes Ribeiro, deixando os filhos Aparecida, 66 anos, Edna, 65, Neusa, 63, Lucreia, 61, Geazi, 58, Eliana, 54, Joselita, 53, Giselda, 50, Marilia, 49, e Francisco, 39. Sepultamento em Votorantim no cemitério São João Batista.
11 29 de abril a 5 de maio de 2023
câmara de Votorantim aprova reajuste dos servidores e auxílio para aposentados e pensionistas
A Câmara Municipal de Votorantim aprovou, por unanimidade, na tarde desta quinta-feira (27), em sessões extraordinárias, dois Projetos de Lei de autoria da prefeita Fabíola Alves da Silva (PSDB). O primeiro projeto, votado na primeira sessão extraordinária, trata do reajuste de vencimentos dos servidores públicos. Pelo texto, os vencimentos dos servidores públicos municipais da Prefeitura, da Companhia Municipal de Habitação Popular (Cohap) e da Fundação da Seguridade Social dos Funcionários Públicos do Município de Votorantim terão reajuste de 8%, sendo 5,75% a título de revisão geral anual e 2,25% de reajuste. Os valores passam a valer a partir dos vencimentos de março, retroativamente a 1º de abril.
Os servidores públicos que atuam no Magistério municipal, regidos pela Lei Municipal nº 1596/2001, terão atualização salarial de 9% sendo 5,75% a título de revisão geral anual e 3,25% de reajuste sobre os vencimentos de março, retroativos a 1º de abril.
Com a aprovação, também fica autorizado o pagamento a título de indenização retroativa ao mês de janeiro de 2023, complementando a diferença do piso salarial dos docentes de acordo com a Lei Federal nº 11738/2008, e Portaria nº 17/2023, do Ministério da Educação.
Já os servidores ocupantes de cargos
públicos efetivos de Agente de Controle de Endemias e Agente Comunitário de Saúde terão seus vencimentos reajustados com observância ao disposto na Emenda Constitucional nº 120/2022. Assim, a Prefeitura está autorizada a fazer o pagamento a título de indenização retroativamente a janeiro de 2023, complementando a di-
ferença do piso salarial estabelecido pela Emenda Constitucional 120/2022, ficando reajustada em 10% a tabela de acordo com o art. 2º da Lei Municipal nº 1582, de 5 de novembro de 2001.
o segundo projeto
Em uma 2ª Sessão Extraordinária reali-
zada na sequência, foi aprovado também o Projeto de Lei, do Executivo, que dispõe sobre a instituição do Programa de Auxílio Financeiro Social aos servidores inativos e pensionistas que recebem proventos diretamente do município ou da Fundação da Seguridade Social dos Funcionários Públicos do Município de Votorantim (Votoprev), decorrentes de aposentadoria e/ ou pensão.
Com a aprovação, os servidores inativos e pensionistas que tenham vencimentos iguais ou inferiores ao maior valor da faixa intermediária de valores recebidos prevista na tabela do artigo 2º da Lei nº 1582/2001 com suas alterações e reajustes posteriores, passarão a receber auxílio financeiro mensal no valor de R$ 400 reais na mesma data do pagamento do benefício previdenciário.
O Programa de Auxílio Financeiro Social aos servidores inativos e pensionistas tem como objetivo a melhoria das condições sociais e não terá natureza de vencimentos, não se incorporará ao vencimento e a qualquer outra remuneração do servidor para nenhum fim ou efeito de direito; não será base de cálculo para a fixação de qualquer vencimento, aumento, revisão geral anual, recomposição, parcela trabalhista ou rescisória e não configurará rendimento tributável e nem sofrerá incidência de contribuição para a seguridade social.
13 29 de abril a 5 de maio de 2023
plateia ficou lotada
Divulgação
Empreendedor recebe votos de congratulações da
câmara de Votorantim
Por iniciativa do vereador Thiago Schiming (PSDB) – presidente do Poder Legislativo – a Câmara Municipal de Votorantim concedeu votos de congratulações ao empreendedor Hudson Ferreira Machado, proprietário da Churrascaria Gaúcho Grill. Votorantinense, o empresário Hudson Ferreira Machado é gerador de emprego e renda em nossa cidade há mais de duas décadas. Em 2001, montou o seu primeiro restaurante, o Etc & Sal que, por muitos anos, recebeu muita gente importante da cidade
ita questiona mais uma vez entrega da obra e gerenciamento da UPa central
e de fora também, principalmente artistas e esportistas. Anos mais tarde, montou o estacionamento Central Park, na avenida 31 de Março.
Recentemente, surgiu a oportunidade de voltar ao ramo da alimentação, quando assumiu o restaurante Churrascaria do Gaúcho, garantindo, assim, a manutenção dos postos de trabalho de quase duas dezenas de pessoas em nosso município, demostrando a sua vocação para o empreendedorismo e o seu interesse em investir em Votorantim.
Divulgação
Na sessão legislativa de Votorantim de terça-feira (25), o vereador Ita (Cidadania) apresentou requerimento sobre a abertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região central.
No documento, o vereador questiona o motivo de constar no site da Prefeitura Municipal “situação de julgamento” referente ao chamamento público da UPA; se esse status interfere na entrega da obra; se algum grau de recurso foi utilizado; e qual o prazo para o processo de julgamento ser concluído.
“Caso esse prazo esteja ultrapassado, solicitarei uma reunião com a comissão de avaliação e acompanhamento (que assinou a ata de julgamento e propostas) juntamente com o responsável pelo Instituto Jurídico para Efetivação da Cidadania e Saúde – Avante Social”, destaca Ita. histórico
No dia 18 de janeiro de 2023, a Secretaria de Saúde divulgou a ata que contém o julgamento das propostas para gerenciar, operacionalizar e executar os serviços de saúde na Unidade de Pronto Atendimento da região central.
Já no dia 24 de fevereiro de 2023, por meio do Jornal do Município, a Prefeitura Municipal anunciou que o Insti-
thiago, homenageado e seus familiares
Luciano silva sugere instalação de lixeiras subterrâneas em Votorantim
Durante a 12ª Sessão Ordinária, realizada na terça-feira (25), o vereador Luciano Silva (Podemos) apresentou requerimento no qual questiona se o Executivo tem estudos para implementação de lixeiras subterrâneas em Votorantim.
O sistema surgiu no ano de 1995, na Espanha, e segundo o parlamentar, vários municípios do Brasil já adotaram as chamadas lixeiras subterrâneas, e Paulínia, no interior
de São Paulo, foi a pioneira. As lixeiras subterrâneas são recipientes de aço inoxidável instalados no subsolo dos passeios públicos, deixando assim as vias públicas mais limpas, sem lixo acumulado.
Além disso, a perspectiva com a apresentação dessa proposta, é contribuir para a redução dos custos de coleta em até 30%, com menor utilização de mão de obra, deslocamento de veículo e energia.
câmara de Votorantim realiza a 2ª Jornada da saúde
Divulgação
A Câmara Municipal de Votorantim realizou na manhã de quarta-feira (26), a 2ª Jornada de Saúde que levou informações aos servidores do Legislativo sobre a prevenção da hipertensão, popularmente chamada de pressão alta, doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias.
Logo no início do expediente, uma equipe da Escola de Curso Técnico de Enfermagem Ciclo Vital, de Sorocaba, recepcionou os servidores realizando a aferição da pressão arterial.
Na sequência, o médico Dr. Santiago Vecina proferiu palestra educativa sobre a pressão alta. Membro da Associação Brasileira de Nutrologia, o médico enfatizou a importância do autocuidado para a compreensão do corpo, buscando a melhora contínua da saúde, focando sempre na causa do problema e não apenas no sintoma.
Entre as dicas de Santiago, está a prática de meditação e atenção plena como forma de evitar o estresse diário, além claro, de mudanças nos hábitos alimentares como forma de evitar o aparecimento de doenças como a hipertensão.
Os trabalhos foram abertos oficialmente pelo presidente da Câmara Municipal de Votorantim, vereador Thiago Schiming (PSDB), que, ao lado do vereador Cesar Silva (Cidadania) – 1º secretário da Mesa Diretora - enalteceu a importância dos cuidados com a saúde do servidor público, um compromisso assumido por
servidores puderam medir a pressão
ele ao ser eleito presidente do Legislativo. O servidor Carlos dos Santos Nunes, do setor de transportes, disse que essas ações têm sido muito importantes. “Nesses 22 anos como servidor da Câmara Municipal de Votorantim é a primeira vez que vejo uma Presidência preocupada com a saúde dos servidores públicos. Tanto na 1ª quanto na 2ª Jornada de Saúde aprendi muito e pretendo colocar os ensinamentos recebidos em prática. A saúde é minha e se eu não cuidar dela, lá na frente vou pagar um preço”, enfatizou Carlos Nunes.
A Mesa Diretora já iniciou o planejamento da próxima edição.
Com inúmeras solicitações não atendidas pela Prefeitura de Votorantim, uma moradora do Jardim Serrano, em Votorantim, decidiu colocar a mão na massa e fazer a limpeza de um espaço público.
O vereador Ita foi procurado pela munícipe e enviou um novo ofício para a Prefeitura Municipal de Votorantim. Desta vez, a solicitação foi para coletar toda a sujeira que ficou acumulada na Rua Pedro Nunes.
“Minha missão, como vereador, é ouvir a população, fiscalizar a Prefeitura Municipal e cobrar pelos serviços que precisam ser realizados. Espero que esta
tuto Jurídico para Efetivação da Cidadania e Saúde – Avante Social – é quem vai gerenciar a UPA, pois, a organização foi quem preencheu os requisitos exigidos no edital de chamamento público. Porém, no site da PMV consta desde o início do ano que o chamamento público está em “situação de julgamento”.
Na sessão ordinária do dia 07 de março de 2023, Ita apresentou requerimento questionando as emendas parlamentas, os equipamentos adquiridos, em especial o aparelho de tomografia, e se o Poder Público Municipal tem ciência dos problemas judiciais enfrentados pela Avante Social. No dia 28 de março, um novo requerimento foi apresentado, solicitando esclarecimentos sobre o atraso da entrega da obra, tendo em vista que estava previsto para o dia 12 de setembro de 2022.
demanda seja atendida e que a população não seja prejudicada com essa sujeira”, ressalta Ita.
Esgoto a céu aberto na Vila nova preocupa o vereador ita
Um morador da Avenida Pedro Augusto Rangel, na Vila Nova Votorantim, procurou o vereador Ita (Cidadania) pedindo ajuda para a resolução da problemática relacionada à saída de esgoto de todo o bairro Vila Nova que cai no quintal da sua casa.
Em caráter de urgência, o parlamentar solicitou para que a Prefeitura Municipal de Votorantim verifique, junto ao setor competente, a limpeza e o desentupimento da tubulação de esgoto.
“Os moradores dessa casa estão tendo que conviver com o mau-cheiro e o aparecimento de insetos. Todo o esgoto do bairro está caindo no quintal, uma ca-
Não há canalização no local
lamidade pública. Aguardamos, urgentemente, que o poder público municipal cumpra o seu papel”, destaca Ita.
15 29 de abril a 5 de maio de 2023
upa central não está em funcionamento
Divulgação
Após diversas solicitações não atendidas, moradora do Jardim serrano realiza limpeza em local público
área limpa
Divulgação
Divulgação
Ministério Público recebe duas denúncias de Luciano silva
contra a Prefeitura
Vereador cirineu congratula Paróquia nossa senhora aparecida
A Comarca de Votorantim do Ministério Público do Estado de São Paulo recebeu duas denúncias feitas pelo vereador Luciano Silva (Podemos) contra a Prefeitura de Votorantim. Uma delas se refere à falta de transparência do Executivo com relação às obras de reforma do telhado, sanitários e outras áreas do Paço. A outra diz respeito ao estado de abandono que se encontra o Ecoponto localizado na região central.
No primeiro caso, Luciano alega ter sido procurado por servidores e munícipes pedindo que ele averiguasse o valor dos serviços que não foi informado, bem como o prazo de conclusão da obra. “Há uma lei municipal [número 2265, de 5 de janeiro de 2012] que obriga o Poder Público a afixar placas informando nome da empresa, tipo da obra, prazos e valores e isso não está sendo cumprido pela atual administração”, ressalta.
O vereador entende que o não cumprimento da legislação coloca em dúvida a transparência não apenas desta obra que vem sendo realizada no Paço, mas todas as demais executadas ou em execução na cidade. “Isso prejudica, descaradamente, a transparência de informações aos munícipes e servidores públicos municipais”, acrescenta.
Já sobre o Ecoponto, Luciano demonstra preocupação com o acúmulo de lixo, a falta de baias para o acondicionamento e separação dos inservíveis, além das queimadas irregulares que estão ocorrendo no local. Para ele, a Prefeitura de Votorantim pratica crime ambiental quando não toma as ações necessárias para melhor administração do espaço localizado em pleno Cen-
tro da cidade.
O vereador do Podemos lembra que já apresentou na sessão legislativa de 2021 – e teve aprovado por unanimidade –, requerimento questionando o Poder Público sobre a situação do Ecoponto. Entre outras coisas, quis saber qual seria o planejamento da Administração Municipal para a efetiva fiscalização e melhor organização do espaço, quem seria o responsável direto pelo local e, em caso de urgência como um incêndio, qual o telefone a população deveria acionar.
Dois anos se passaram e o Ecoponto segue na mesma situação de abandono e continua sendo utilizado de maneira inapropriada. “A omissão da prefeitura motiva vândalos a invadirem o local e atearam fogo nos materiais que estão ali amontoados”, denuncia Luciano. “Em 2021 alertei sobre essa problemática, mas nada ainda foi feito, o que mostra a ineficiência do atual governo.”
Conforme o vereador, a falta de ação da prefeitura afronta a lei 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, que trata de crimes contra a fauna, flora, meio ambiente, ordenamento urbano e administração ambiental, por exemplo. “Todo dia eu recebo reclamações de moradores da região central e de bairros adjacentes, pois, com a omissão da prefeitura, o abandono e os crimes contra o meio ambiente só aumentam no Ecoponto”, complementa.
Sobre as duas denúncias devidamente formuladas e entregues ao Ministério Público, Luciano Silva espera que o órgão tome as medidas cabíveis. Ele, inclusive, lembra que é um representante da população e que, por isso, tem como missão levar as mais diversas demandas aos setores competentes.
O vereador Cirineu Barbosa (PMN) congratulou, na sessão de terça-feira (25), a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Votorantim, que realizou em 7 de abril a encenação da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Evento que é realizado há 27 anos na cidade.
O teatro que sempre foi apresentado numa grande área aberta e desta vez foi em local fechado, no ginásio de Esportes Mirante do Óvnis, na Vila Domingues, onde a equipe organizadora teve que cumprir diversas exigências para que obtivesse a autorização
por parte da Prefeitura, com isso, garantindo a segurança das 1200 pessoas que foram vivenciar esse momento.
“A encenação é mais que um teatro, são momentos que impulsionam o público à experiência de reviver a entrega de Jesus Cristo para a Salvação do mundo, conforme descrito nos Evangelhos. Dessa forma estendo meus votos a todos os envolvidos, pois, esse evento reaviva a fé em muitos fiéis desde 1996. O meu muito obrigado a todos os envolvidos nesse evento que já faz parte da cidade”, completou Cirineu.
Deputado Vitor Lippi discute reforma tributária com o secretário
de Fazenda de sP
O deputado Federal Vitor Lippi (PSDB-SP) participou nesta sexta-feira (28) de reunião com o secretário da Fazenda e Planejamento do Estado, Samuel Kinoshita, juntamente com o coordenador da bancada paulista na Câmara Federal, deputado Antônio Carlos Rodrigues (PL), e do também deputado, Cezinha de Madureira (PSD).
Durante o encontro, Lippi pode ouvir as preocupações do chefe da Receita estadual, sobre a construção do novo texto da PEC que tratar da Reforma Tributária.
De acordo com o secretário Kinoshita, a proposta em tramitação poderá concentrar a arrecadação na União para posteriormente ser distribuída aos Estados e Municípios, tornando, na visão dele, uma operação complexa e demorada.
O parlamentar sorocabano destacou que vai tratar do tema junto ao Grupo de Trabalho, do qual ele é um dos membros, e que analisa as propostas de Reforma Tributária, para que o repasse dos valores arrecadados seja feito de maneira automática aos entes federados. “O Grupo de Trabalho está em sintonia com os secretários estaduais e municipais de Fazenda, entendemos a importância de que o valor arrecadado seja automaticamente transferido para o caixa dos Estados e Municípios e assim não haja concentração na União. Estamos ouvindo todos os agentes públicos diretamente envolvidos e também os setores e tenho certeza de que chegaremos a uma reforma que ajude o Brasil voltar a crescer”, afirmou o deputado federal Vitor Lippi.
Atendendo à uma solicitação do vereador Thiago Schiming (PSDB), o vereador Vitão do Cachorrão (Republicanos) está encaminhando uma emenda parlamentar no valor de R$ 100 mil para investimentos no Esporte de Votorantim.
A sugestão é que o recurso seja investido em uma praça esportiva, com foco na construção de um campo de futebol no Parque São Lucas, em atendimento a uma antiga demanda dos esportistas da região.
Vereador
Pastor
digital nossa notícia
Lilo presta homenagem a criador do jornal
O vereador Pastor Lilo (União Brasil) homenageou o votorantinense Maicon Rogerio Pereira, pelos relevantes serviços prestados aos bairros Jardim Novo Mundo, Jardim Primavera, Jardim Tatiana e Green Valley através do Jornal Digital Nossa Notícia.
Aos 11 anos de idade, Maicon foi atingido por uma bala perdida e com isso perdeu a vista direita. Porém isso não o impediu de atuar como responsável de trabalhos sociais importantes nos anos 2008 e 2009 junto ao Projeto Pérola, fazendo acontecer diversas atividades culturais no bairro Jardim Novo Mundo onde mora.
De acordo com o texto de justificativa da homenagem Maicon criou também o projeto Novo Mundo RH, voltado à parceria com agências de emprego para palestras e orientações voltados para o mercado de trabalho, atuou como voluntário em projetos.
Em 2023 criou o jornal digital Nossa Notícia, relatando os problemas dos bairros Jar-
Vereador Cesar Silva propõe ações para segurança na escola
O tema segurança nas unidades escolares do município foi uma das principais pautas na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Votorantim, realizada na última terça-feira (25). A exemplo do requerimento de autoria do vereador Cesar Silva (Cidadania) que solicita para que a Prefeitura adote um sistema para que todas as empresas prestadoras de serviços, principalmente as de manutenção escolar, apresentem atestados criminais de seus respectivos colaboradores, além de um plano para que as escolas municipais não tenham um acesso facilitado de terceiros.
O requerimento contou com o apoiamento do vereador Cirineu Barbosa, uma vez que esses dois parlamentares têm se empenhado em debater essa questão, e propor ações para o referido tema. “Esse requerimento tem por finalidade controlar o acesso nas escolas e passa a ser mais um mecanismo de proteção ao corpo docente, discente e alunos de cada unidade escolar”, ressalta.
De acordo com o parlamentar, a Prefeitu-
ra de Votorantim conta com mais de dois mil servidores na ativa, além dos funcionários das empresas terceirizadas, principalmente das prestadoras de serviços. Ainda segundo ele, com a onda de ameaças, com ataques violentos nas unidades escolares, bem como a preocupação com a segurança dos alunos, corpo docente e discente, seria providencial se todos os setores públicos exigissem das empresas terceirizadas, a apresentação de antecedentes criminais dos seus colaboradores para acesso aos seus respectivos setores, da mesma forma como muitos condomínios residenciais já adotaram essa prática, como forma preventiva de segurança. Os parlamentares sugerem, para contribuir à segurança dos alunos da rede municipal, nos contratos assinados com as empresas terceirizadas que realizam serviços nas escolas municipais, a Administração poderia exigir que as empresas apresentassem o cadastro de seus colaboradores, com um dia útil de antecedência dos serviços que seriam realizados.
17 29 de abril a 5 de maio de 2023
Divulgação
integrantes da Encenação da paixão de cristo e o vereador cirineu
lilo e maicon Divulgação
dim Novo Mundo, primavera Jardim Tatiana e Green Valley.
vitor lippi (2º à dir) com
Divulgação
demais autoridades
Thiago schiming consegue r$ 100 mil por intermédio do deputado Vitão do cachorrão para investimento no Esporte
Divulgação
Verba conquistada por Luciano silva possibilita doação de caminhão para coleta seletiva à coopervot
Foi a verba de R$ 250 mil que o vereador Luciano Silva (Podemos) conquistou junto ao deputado estadual Estevam Galvão (União Brasil) que possibilitou que a Coopervot (Cooperativa dos Catadores de Material Reciclável de Votorantim) recebesse, neste mês, um caminhão para realizar a coleta seletiva no município.
Os responsáveis pela cooperativa agradeceram ao empenho de Luciano, mas o vereador revela que o veículo foi entregue com dois anos de atraso – a verba parlamentar estava liberada desde 2021 –, pois, na ocasião, o Poder Público não enviou os documentos necessários para a liberação do dinheiro.
O parlamentar ainda acrescenta: “Agora a prefeitura se gaba, em seu site oficial e nas redes sociais, da entrega deste caminhão que só chegou a Votorantim por nosso intermédio. Se esquece de dar créditos a quem realmente merece e não informa que, por incompetência, quase perdeu este benefício”.
O caminhão foi comprado graças a emenda impositiva destinada pelo deputado estadual. “O Estevam Galvão é nosso amigo e muito tem feito pelo município”, afirma Luciano. “Prova disso é que, além dos R$ 250 mil empregados na compra do caminhão de coleta seletiva, ainda mandou à cidade outros R$ 100 mil para a aquisição de equipamentos à área de saúde e doou um ônibus escolar”.
Conforme a Prefeitura de Votorantim, o caminhão doado à Cooperativa de Recicla-
Vereador cesar silva cobra calçadas em
ruas do Vossoroca
Um plano de ação para melhorias no calçamento das ruas Altamiro Ferreira da Silva e Dário Piccinato, no Vossoroca. Esse será o tema do requerimento, de autoria do vereador Cesar Silva (Cidadania) a ser apresentado na sessão ordinária da próxima quarta-feira (03), na Câmara Municipal de Votorantim.
“Trata-se de duas importantes vias de acesso que são muito utilizadas pelos munícipes, porém na maior parte não oferecem calçadas aos pedestres, o que torna a caminhada um risco, pois são obrigados a sair pela via pública”, ressalta o vereador.
De acordo com o parlamentar, na atualidade a caminhada passou a fazer parte de uma grande maioria da população, e muitos se utilizam de tal prática, seja por melhorias na qualidade de vida, ou até mesmo para se deslocar para o trabalho ou demais afazeres do dia a dia.
Conforme o vereador, as duas vias citadas não oferecem tal segurança para a referida prática da caminhada, tendo em vista que em vários trechos não possuem os devidos passeios públicos para que o pedestre transite com segurança.
Cesar Silva pontua ainda que diagem tem capacidade de 40 metros cúbicos e visa aumentar consideravelmente a reciclagem de materiais e a geração de emprego e renda no município.
saiba onde descartar itens recicláveis:
Ecoponto do Paço II: avenida Moacir Oséias Guitte, 41, centro, atrás da praça Lecy de Campos.
Resíduos recebidos no ecoponto: pneus inservíveis, câmaras de ar, tapetes de borracha; materiais recicláveis convencionais (metal, vidro, papel e plástico); lâmpadas fluorescentes; óleo de cozinha; EPS (isopor); resíduos eletrônicos, pilhas e baterias.
Ecoponto do Parque do Matão: rua Ângelo Delapasi, 117, Parque Bela Vista. Resíduos recebidos no ecoponto: materiais recicláveis convencionais (metal, vidro, papel e plástico); óleo de cozinha; resíduos eletrônicos, pilhas e baterias.
Ecoponto Central: final da avenida 31 de Março, s/nº, em frente à rotatória com a SP-79. Resíduos recebidos no ecoponto: materiais recicláveis convencionais (metal, vidro, papel e plástico); resíduos volumosos (colchão, sofá, armário, entre outros resíduos volumosos domésticos); resíduos da construção civil (entulhos) e resíduos de jardinagem e poda.
O descarte é autorizado apenas aos munícipes votorantinenses e microempreendedor individual (MEI).
via representa perigo para pedestres
riamente populares são obrigados a sair pelo leito das referidas ruas para fazer a caminhada e com isso disputando espaços com os veículos; prática essa que tem se tornado comum, onde é possível ver pessoas idosas, mães empurrando carrinho de bebê, além de alunos a caminho das unidades escolares.
O vereador também questiona o poder público se há algum projeto de melhorias, principalmente no que se refere a acessibilidade nessas duas importantes vias de ligação.
Thiago schiming recebe demandas de moradores do residencial Vale azul
O vereador Thiago Schiming (PSDB) –presidente da Câmara de Votorantim – visitou nesta sexta-feira (28), o Residencial Vale Azul, a convite da Associação de Moradores.
Recebido pelo presidente da Associação – e morador – Rogério Soares, Rafael Bueno Gonçalves, proprietário de uma unidade, e pelo advogado Murilo Batista de Almeida.
Os representantes do Residencial apresentaram demandas a Thiago Schiming relativas a problemas de drenagem e da abertura de fissuras em áreas institucionais do Vale Azul e que precisam de intervenção da
Prefeitura. Também foi apresentado problema com a rede de esgoto, sob a responsabilidade da Águas de Votorantim.
Após ouvir as demandas e ver os problemas apontados in loco, Thiago Schiming informou aos representantes que irá buscar soluções junto à Prefeitura e Águas de Votorantim.
O Residencial Vale Azul está localizado na rua Paschoal Gerônimo Fornazari, no Colinas Santa Mônica, divisa com a Estrada do Cubatão. Atualmente 56 famílias vivem no condomínio, constituído por cerca de 170 lotes.
19 29 de abril a 5 de maio de 2023
Cidades
luciano (ao centro) comemora conquista com cooperados
Divulgação
o residencial vale azul está na colinas santa mônica
20 29 de abril a 5 de maio de 2023
Vereadores pedem abertura de cEi para apurar contratações de 2019 e 2020
Os vereadores Lourival Cesario da Silva, o Cesar Silva (Cidadania); Rogério Lima (PP); Cirineu Barbosa (PMN); Robson Vasco (PSDB) e José Claudio Pereira, o Zelão (PT), protocolaram na terça-feira (25), junto à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Votorantim, pedido de a abertura de Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar denúncias de irregularidades em contratações realizadas na Câmara de Votorantim durante a presidência do vereador Alison Andrei Pereira de Camargo, o Pastor Lilo (União Brasil), entre os anos de 2019 e 2020.
Segundo o documento, o pedido dos cinco vereadores tem como base o Regimento Interno da Câmara Municipal de Votorantim, Seção -- III Das Comissões Especiais de Inquérito, “tendo em vista a necessidade de preservar a lisura, reputação e transparência desta Casa de Leis e para atender aos anseios da população de Votorantim que almeja o completo esclarecimento dos fatos – que restaram materializados nos ofícios elaborados pela AVB – Agentes Voluntários do Brasil e IAC – Instituto Ação Cidadã”.
Segundo as duas entidades, o Ministério Público do Estado de São Paulo instaurou um inquérito civil para apurar possíveis irregularidades apontadas em contratos da Câmara Municipal no ano de 2019, período em que a gestão da Casa estava sob responsabilidade do parlamentar.
A decisão do Ministério Público levou em consideração diversas investigações iniciadas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) que apuram a existência ou não de crimes em diversas contratações celebradas pela Câmara Municipal no período citado.
Segundo informações do Ministério Público, o atual inquérito investigará a existên-
cia ou não de irregularidades em, pelo menos, 25 empenhos da Câmara, tendo como objeto da investigação supostos crimes licitatórios, entre eles contratação superfaturada e direcionamento de certames.
trâmite
Após o protocolo do pedido de abertura de CEI, o mesmo foi lido em plenário, pelo vereador Cesar Silva, durante o expediente da Palavra Livre na sessão da Câmara desta terça-feira (24). Agora, o documento segue o rito legal do Poder Legislativo de Votorantim.
tribunal de contas não apontou irregularidades
O vereador Pastor Lilo afirmou que nenhuma irregularidade foi apontada pelo Tribunal de Contas nos contratos da gestão 2019/2020. “Trata-se de uma manobra política por conta deste vereador estar fazendo uma oposição ao governo da prefeita Fabíola Alves (PSDB) em diversas questões, como na assinatura para instauração de uma CEI para investigar o transporte público. Acionamos o Ministério Público para apurar irregularidades na Festa Junina e demais apontamentos realizados. Com isso, sabemos que tem desagradado o governo. Estou em paz, sendo amparado juridicamente, até porque o nosso regimento interno não permite que a comissão acolha e nem analise fatos ocorridos nas legislaturas anteriores. Sei que o Ministério Público está fazendo o seu trabalho e, no momento certo, tudo será esclarecido.
O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo analisou todos os contratos formalizados na gestão 2019/2020 e não encontrou irregularidades. Por isso, estou muito tranquilo e à disposição para quaisquer esclarecimentos”, finalizou Lilo.
Zelão questiona se Prefeitura está buscando verbas do Governo Federal para investir na segurança das escolas municipais
Na última terça-feira (25), na pauta da sessão da Câmara Municipal, estava o requerimento de autoria do vereador José Claudio Pereira – “Zelão” (PT), questionando a Administração Municipal sobre a segurança nas escolas do município.
Zelão quer saber como o Executivo está se organizando para buscar as verbas liberadas pelo Governo Federal para ampliar a segurança nas escolas brasileiras após os vários ataques sofridos recentemente.
Um dos atentados mais chocantes aconteceu no município de Blumenau, em Santa Catarina, onde o criminoso invadiu a escola com uma machadinha, matou quatro crianças, feriu outras e depois se entregou à polícia. “Não podemos esquecer também do primeiro crime numa escola de São Paulo, quando uma professora foi assassinada e outras pessoas ficaram feridas após o ataque de um aluno. Vejam que absurdo”, disse o parlamentar.
Os crimes acenderam alertas e geraram muita preocupação nos pais, que passaram a cobrar mais atenção dos gestores e autoridades para a segurança frágil nos prédios que abrigam milhões de estudantes todos os dias.
O Governo Federal, por sua vez, de imediato, além de abrir canais de denúncias, liberou R$ 150 milhões aos estados e municípios para investir na segurança das unidades escolares, e R$ 100 milhões para o fortalecimento das Guardas Civis Municipais. A intenção é evitar os atentados que se intensificaram no mês de abril, em todo o país.
O vereador quer saber da Administração Municipal, se tem conhecimento dos referidos recursos já liberados pelo Governo Federal para investimento na segurança das escolas, no caso, municipais; qual secretaria está responsável por captar as verbas; e se já está em contato com os ministérios e secretarias responsáveis pelos recursos, Zelão solicita cópia do documento protocolado com a intenção de receber as verbas. Por fim, o vereador pergunta se o Governo Municipal tem conhecimento do valor que poderá receber, e se já teve alguma devolutiva dos órgãos do governo sobre a intenção de captação dos recursos para a segurança nas escolas do município. A Prefeitura Municipal tem 15 dias para responder os questionamentos do vereador.
21 29 de abril a 5 de maio de 2023
vamos atender melhor a população
JOrnaL
Por Maicon Pereira facebook.com/maicon.pereira.92754
deles.
atribuições do CRAS é viabilizar o acesso a projetos e benefícios governamentais.
do Novo mundo para alemanha
Uma moradora do Jardim Novo Mundo procurou nossa equipe para fazer uma denúncia referente aos serviços prestados na unidade do CRAS Novo Mundo. Ela afirma que há falta de funcionário para o atendimento e falta de um telefone para contato com o CRAS. Diz que existe um telefone para a população tirar suas dúvidas, mas o mesmo só direciona à caixa postal.
Vários moradores dizem que foram pessoalmente e não tinha ninguém na recepção para atendê-lo e, quando foram atendidos pessoalmente, receberam a informação que o CRAS Novo Mundo está há tempos sem telefone, o que atrapalha muito a prestação de serviços dos funcionários.
O que falta é fiscalização e respeito do poder municipal, tanto à população quanto aos funcionários que sofrem com a falta de materiais básicos para a prestação de serviço à população.
O CRAS foi criado com o objetivo de fornecer apoio e proteção assistencial a pessoas que residem em áreas consideradas de vulnerabilidade social. Uma das
Juliana Krach, moradora antiga do Jardim Novo Mundo, numa viagem que fez para Alemanha conheceu seu futuro esposo e, fruto desse relacionamento, engravidou da pequena Asuka, em 2015.
Asuka nasceu em Votorantim e, em 2017, mudou-se ainda bebê para a cidade de Munique, na Alemanha. Aos três anos foi morar em Augsburg, cidade onde vive atualmente. Após episódios difíceis de bullying em uma creche onde tentava se adaptar, viu nos desenhos e nas pinturas uma maneira de lidar com suas emoções e se expressar através
A artista mirim, sempre que pode, pinta nas ruas para incentivar outras crianças e já expôs um desenho na casa de Anne Frank, em Berlim, sendo convidada a visitar a casa de Anne Frank, em Amsterdam. Ela também apresentou e presenteou seus quadros para a Ministra da cultura Claudia Roth e para a estilista africana Maureen Njotsa Lermer. Ao materializar suas emoções através das cores, a pequena artista mostra não apenas o quanto sua arte pode ser apreciada por si só, mas, principalmente, pelo quanto possui de suas emoções. Hoje a pequena Asuka tem 7 anos de idade e inspira outras crianças a prática de se expressar através da arte.
falta asfalto na rua Expedito antônio do Nascimento, no jardim Novo mundo
to para interligar a Rua Expedito Antônio do Nascimento a antiga rua 18. Além dos problemas respiratórios por conta da poeira, os moradores sofrem por terem a coleta de lixo comprometida e o serviço de motoristas de aplicativo restrito por não acharem a via segura.
falta asfalto na rua das chácaras, no jardim tatiana
Essa rua foi palco do atolamento do caminhão da coleta de lixo por falta de manutenção e infraestrutura da via. Recentemente, uma moradora também teve seu veículo atolado na valeta dessa via. Há anos os moradores locais clamam que seja asfaltada, sendo que são apenas 400m linear de asfal-
Não podíamos deixar de fora a rua das Chácaras, no Jardim Tatiana, que também está em meios a buracos e crateras. O cenário das vias, tanto do Jardim Novo Mundo quanto do Jardim Tatiana, é igual. Vias precisando de investimento e infraestrutura, precisando de tubulações de água pluvial e asfalto. O que recebemos? De seis em seis meses uma máquina da prefeitura vem realizar manutenção, porém um péssimo serviço e o problema sempre continua na primeira chuva. Urbanização já!
23 29 de abril a 5 de maio de 2023
24 29 de abril a 5 de maio de 2023
Votorantim recupera mais de 35 mil metros quadrados de asfalto
As obras acontecem em trechos das avenidas Pedro Augusto Rangel e Izabel Ferreira Coelho
Mais de 35 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica serão recuperados em trechos das avenidas Pedro Augusto Rangel e Izabel Ferreira Coelho. As obras serão realizadas por meio de um convênio entre a Prefeitura de Votorantim e a Secretaria de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, com valor de R$ 2.999.991,61. As melhorias serão feitas na Pedro Augusto Rangel, no trecho entre a avenida Octávio Augusto Rangel e a rua Otávio Teotônio. Serão 20.155 metros quadrados de recuperação de pavimentação asfáltica e 510,80 metros quadrados de sinalização horizontal.
O outro ponto é a Izabel Ferreira Coelho,
01 de Maio, Dia das Trabalhadoras
e Trabalhadores
entre as avenidas Octávio Augusto Rangel e 27 de Março. Nesse trecho serão 15.456 metros quadrados de recuperação de pavimentação asfáltica e 116,70 metros quadrados de sinalização horizontal.
De acordo com Mirian Zacareli, titular da Secretaria de Obras e Urbanismo e da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento, as ações beneficiarão diretamente o cidadão votorantinense, seja motorista ou pedestre, que utiliza as vias para deslocamento e atividades do dia a dia. “Espera-se como resultados a melhoria dos indicadores urbanos da região, bem como da significativa melhora da mobilidade urbana”, comenta.
Divulgação
Um ano para se comemorar e se encher de esperança. Lula da Silva é Presidente pela terceira vez, as pautas trabalhistas e populares voltam às agendas principais e, pelo mundo, o Brasil volta ao protagonismo e liderança mundial, falando como gente adulta e autoridade e não como coadjuvante como nos últimos anos pós-golpismo. Temos orgulho novamente de sermos brasileiros, respeitados, exibir a bandeira brasileira. No governo passado, o ex-presidente batia continência para bandeira estrangeira. Isso é passado, graças ao voto da maioria. O Brasil do amor e da esperança está de volta.
Mas, apesar das alegrias, há várias reflexões a serem feitas. Aqueles que dificultaram nossas vidas nos últimos anos, não descansaram. Continuam tentando atrapalhar as relações trabalhistas, os nossos direitos conquistados com tanta luta nas últimas décadas.
Vez ou outra, a gente ouve falar de trabalho escravo em fazendas pelo Brasil. E, no momento, deputados tentam atrapalhar a fiscalização do trabalho escravo enquanto outros tentam diminuir, por força de lei, as leis trabalhistas. Tivemos muitas perdas os últimos anos e ainda pretendem precarizar mais. Não vamos permitir.
Temos um Ministério do Trabalho novamente e as fiscalizações continuarão. Para que os trabalhadores tenham sempre mais direitos e qualidade de vida e que o passado de escravidão e sofrimento fique bem distante mesmo, nos livros de história e que nunca seja esquecido para não permitamos o seu retorno. Afinal, os últimos anos foram de choro e ranger de dentes, aos trabalhadores, movimentos sociais e à população em geral. Logo após assumir o governo, dia 08 de janeiro, golpistas ligados ao ultimo governo invadiram o Congresso, destruíram obras de arte e quiseram voltar, na marra, o governo anterior. E é essa gente que é contra você, trabalhadora e trabalhador. Eles pretendem ganhar no grito, na puxada de tapete e nós, do movimento sindical, trabalhista e movimentos sociais, ligados a você, não permitiremos. Mas pedimos que estejam conosco nessa luta. Afinal, uma andorinha não faz verão, mas a nossa união nos fará ter mais força.
E aqui em Votorantim, temos o nosso movimento de lutas. Não estamos falando só do cenário nacional, mas do municipal, de enfrentamento e resistência às injustiças. Se necessário for, estaremos nas ruas e praças com cartazes e microfones. Afinal, as ruas são nossas e de lá não sairemos, jamais.
Vamos comemorar e se alegrar nesse 01 de maio. Mas jamais perder o espírito de lutas. Se o inimigo não dorme, a gente jamais poderá repousar. A luta continua.
25 29 de abril a 5 de maio de 2023
trecho da izabel ferreira coelho
Grupo Solidário Bela Ação revitaliza área abandona e transforma local em espaço de convivência e de promoção social Cursos gratuitos de capacitação estão com inscrições abertas
Executar atividades que promovam a participação da comunidade de Votorantim, sobretudo daqueles que estão em situação de vulnerabilidade, como forma de atribuir funções que os tornem úteis e resgatem a sua autoestima e a socialização a para com o seu entorno. Esta é a missão Grupo Solidário Bela Ação, criado e mantido por uma instituição particular de ensino da cidade, que para isso promove, gratuitamente, palestras com foco na autorreflexão e estímulos para aprimoramento das relações interpessoais e cursos de capacitação com foco na preparação ao mercado de trabalho.
Cursos de capacitação que estão com suas inscrições abertas, entre os quais de inglês básico (adulto e infantojuvenil), informática, artesanato, gastronomia, desenvolvimento humano: práticas pessoais e profissionais, além de alfabetização. Para se inscrever, o interessado pode procurar pela administração do Grupo Solidário Bela Ação, que fica na rua Paula Ney, 1131, Centro.
De acordo com a presidente do projeto, Ana Cláudia Pereira dos Santos, os cursos são voltados às pessoas que estão em situação de vulnerabilidade, a maioria
encaminhadas pela Secretaria de Cidadania e pelo Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), mas as pessoas da comunidade que queiram participar também podem se inscrever.
Ela explica que o Grupo Solidário Bela Ação surgiu em 2021 e atua com o intuito de ajudar o crescimento da cidade por meio de atividades que promoverão a maior qualidade de vida da comunidade local. E, dentre essas atividades está transformação de locais baldios em parques para a integração comunitária. Esses locais baldios são solos da prefeitura que, mediante autorização/concessão de uso, são transformados em locais que trarão maior beleza, cultura, atividade e participação da comunidade que os circundam.
de uma área verde abandonada em uma praça modelo
E foi justamente o que aconteceu quando o Grupo Solidário Bela Ação foi criado, a partir do exemplo de parceria entre a Prefeitura de Votorantim, através da Secretaria de Meio Ambiente, com o Colégio Bela Alvorada, que providenciaram a limpeza e transformação da área, de mais de 10 mil metros, situada no bairro Parque Bela Vista, que passou a ser designada, pelo Decreto Municipal
nº 6339/2021, “Parque dos Ipês - Roberto Gil Miguel”. “Neste local, foi criada uma horta cuidada por pessoas em situação de rua, dentre outros interessados. Com isso, o local deixou de ser baldio e passou a integrar a comunidade, servindo de passagem para
integrantes do projeto
as pessoas, servindo de atividade para os interessados na sua manutenção, servindo de atração para a biodiversidade local”, explicou Ana Cláudia, ao lado de seu vice, João
Gilberto da Rosa, que completou:
“A Bela Ação tem o foco em deixar a cidade de Votorantim mais limpa,
mais tranquila e mais bela, do que resultará em uma maior qualidade de vida, com aprimoramento cultural e, sobretudo, a capacitação profissionalizante de pessoas em situação de vulnerabilidade.”
Ressalta que desde que o Grupo foi criado, mais de 100 pessoas já foram beneficiadas, seja pelos cursos e palestras, como na ajuda de custo financeira que recebem por ajudar no projeto, como na manutenção da horta comunitária e do cachorródromo existente na praça. “Esse trabalho desenvolvido pelo Grupo Bela Ação é extremamente gratificante. Não há notícia de que outra empresa local tenha feito um trabalho similar a este desenvolvido no Parque dos Ipês e que se propõe a crescer. Sendo pioneiro na atuação, queremos divulgar as ações sociais ali promovidas e a serem promovidas para estimular uma maior participação dos munícipes na manutenção do parque e entusiasmar outras empresas a fazerem o mesmo em prol desta linda cidade”, finalizou.
26 29 de abril a 5 de maio de 2023
Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
sala de aula para capacitações Equipamentos industriais são usados nas aulas
horta feita pelo projeto
área revitalizada parque dos ipês
Governo do Estado quer opinião da população nas audiências
públicas do PPa 2024-2027
regiões
O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP), inicia as audiências públicas do PPA 2024-2027, o plano plurianual que define as diretrizes e os objetivos estratégicos de Governo e os programas para alcançá-los.
O calendário contempla 18 audiências, realizadas entre 4 de maio e 1° de junho. A participação é virtual, pelo Teams. O público-alvo contempla a população paulista em geral, entidades representativas e servidores de prefeituras e órgãos públicos municipais.
O objetivo da iniciativa é ampliar a participação a toda a população, ofertando um espaço democrático que além de dar transparência, legitima o processo de planejamento orçamentário estadual. A opinião e sugestões da população paulista constituem o ponto central na construção do planejamento para o próximo PPA.
ambiente de votação
Simultaneamente às audiências, estará disponível de 4 de maio a 1° de junho o ambiente de votação do PPA-2024-2027, para que os cidadão possam escolher as áreas e projetos que, em sua opinião, colaborem para o desenvolvimento da região em que vivem.
O processo é bem simples: basta acessar o ambiente de votação (bit.ly/3n7CZQl), e
novos conselheiros tomam posse no conselho gestor da aPa itupararanga
dar a sua opinião. O sistema também permite aos cidadãos a possibilidade de fazer comentários que qualifiquem suas escolhas.
“O PPA não é apenas um instrumento de planejamento governamental, mas também de transformação social, com destaque à promoção do bem-estar social e ao desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo”, destaca Samuel Kinoshita, secretário da Sefaz-SP.
Na elaboração do PPA 2024-2027, o atual Governo pretende dar continuidade às experiências bem-sucedidas, mas dar foco à melhoria da qualidade do gasto. Não há compromisso deste Governo com programas mal desenhados ou com entregas controversas e o Plano Plurianual é o instrumento privilegiado para uma profunda revisão daquilo que vem sendo implementado.
É preciso buscar compreender o contexto atual e planejar programas consistentes e capazes de enfrentar os desafios do próximo quadriênio.
O Projeto de Lei contendo o Plano Plurianual de 2024/2027 deve ficar pronto para ser enviado à Alesp até o dia 11 de agosto deste ano, quatro dias antes do prazo constitucional.
A audiências públicas virtual do PPA 2024-20279/5 da Região Metropolitana e Administrativa de Sorocaba será em 09 de maio, às 14h, pelo link: bit.ly/40IuGYM
No último dia 25, na cidade de Ibiúna, aconteceu a posse dos novos conselheiros do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Itupararanga para o biênio 2023/2025. O Conselho é composto por representantes do Estado, das prefeituras e da sociedade civil organizada. Representando a sociedade civil de Votorantim, a entidade ambientalista Associação Vuturaty Ambiental (AVA), representada por seu presidente Elzo Savella, também tomou posse para o novo mandato.
A APA de Itupararanga é uma Unidade de Conservação de uso sustentável criada para proteger as águas da represa de Itupararanga. Foi criada através da Lei Estadual nº 10.100/1998, com uma área é de 934 Km², abrangendo os municípios de Votorantim, Alumínio, Mairinque, São Roque, Vargem Grande Paulista, Cotia,
Ibiúna e Piedade.
A gestão da APA é feita pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (SEMIL) de forma compartilhada com os demais órgãos governamentais do Estado, com os representantes das prefeituras dos municípios do entorno e com a participação da sociedade civil, todos integrando o Conselho Gestor.
Segundo Elzo Savella, representante da AVA, e integrante do Conselho há 19 anos, apesar das dificuldades e de ainda haver muita coisa a ser feita, muitos avanços já foram conquistados desde a criação da APA. Cita o Plano de Manejo, que é uma espécie de “plano diretor” que instituiu o zoneamento e as normas que regulamentam as atividades e o uso do solo permitidos na área da bacia da represa.
27 29 de abril a 5 de maio de 2023
Cidadãos podem participar com sugestões em benefício dos municípios e
Novos conselheiros na posse
Divulgação
Votorantim tem
o único núcleo de atendimento Educacional Especializado da rMs
Divulgação
Referência para diversas cidades, o Núcleo de Atendimento Educacional Especializado (Naee) de Votorantim é o único da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) a prestar assistência completa a crianças com dificuldades específicas de aprendizagem. A unidade já recebeu representantes de Sorocaba, Ibiúna, Capão Bonito, Pilar do Sul e de Canaã dos Carajás, município do estado do Pará, em busca de referência do trabalho desenvolvido pelo governo municipal.
A secretária de Educação de Pilar do Sul, Vera Lucia Nicomedes Macedo, esteve no início do mês no Naee acompanhada de outras quatro profissionais. Juntas, conheceram o local e a maneira que os alunos são atendidos.
A visita serviu como um estudo de viabilidade para a implementação de um modelo semelhante em Pilar do Sul. “Eles [Votorantim] fazem um trabalho muito bacana e esse espaço corresponde bem à nossa expectativa”, diz Vera Lucia.
Segundo Suad Aparecida Ribeiro Oliveira, secretária de Educação de Votorantim, o interesse de outras cidades reflete a importância e a qualidade do trabalho desenvolvido no Naee. “Para nós, foi muito importante a vinda desses profissionais. Saber que somos referências para a região nos deixa felizes e empolgados para fazer cada vez melhor”,
O Naee oferece serviços contínuos de
Conscientização sobre autismo é celebrada com caminhada em Votorantim
Aproximadamente 100 pessoas participaram de uma caminhada para chamar a atenção da sociedade e dar mais visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). A atividade foi realizada nesta sexta-feira (28), com trajeto iniciado na sede do Núcleo de Atendimento Educacional Especializado (Naee) até a praça da Emancipação, em frente à Prefeitura de Votorantim.
A caminhada foi promovida pela Prefeitura de Votorantim. Estiveram presentes profissionais da Secretaria de Educação (Seed), professores do atendimento educacional especializado, além de funcionários e pais de crianças do Naee e do Centro de Atendimento Espe -
avaliação e assistência psicoeducacional, apoio técnico e atendimento por equipe multidisciplinar. A unidade conta com aproximadamente 200 alunos do sistema municipal de ensino.
Os estudantes com dificuldade de aprendizagem são atendidos e acompanhados no Núcleo em salas de estimulação sensorial, integração sensorial, brinquedotecas, e salas de atendimento, cuidadosamente preparadas para receber esse público. As atividades estão focadas em alunos com deficiência intelectual, auditiva, visual, física, múltipla, altas habilidades ou superdotação, transtorno do espectro autista ou transtorno de déficit de atenção.
cializado à Criança Autista (Caeca).
Os participantes da caminhada foram recepcionados pela prefeita Fabíola Alves no Paço Municipal. “Somos referência com o trabalho integrado entre o Naee, que cuida da parte educacional, e o Centro de Atendimento Especializado à Criança Autista, com assistência multidisciplinar também gratuita”, conta. A caminhada finalizou as atividades desenvolvidas pela Prefeitura de Votorantim durante o abril azul, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma forma de conscientizar as pessoas sobre o autismo. O foco também foi dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Divulgação
Etec de Votorantim promove a i semana do contabilista
A Etec Professor Elias Miguel Junior, através dos professores e alunos do Curso Técnico em Contabilidade realizou a I Semana do Contabilista. O evento aconteceu de terça (25) a quinta-feira (27).
O auditório da Etec recebeu profissionais de diversos segmentos que realizaram palestras sobre a profissão de contabilista, sua necessidade no arranjo econômico nacional e as vantagens da carreira.
Em 25 de abril, o Conselheiro Estadual do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Professor Fernando Nunes de Lima, e do Delegado Regional do CRC, Jean Ribeiro da Rocha, estiveram na escola. Durante a visita, o Conselheiro e o Delegado Regional do CRC parabenizaram os estudantes e falaram sobre a importância da profissão contábil para a sociedade e para o desenvolvimento
econômico do país. Os alunos tiveram a oportunidade de fazer perguntas e esclarecer dúvidas sobre a carreira e o mercado de trabalho.
Além disso, os visitantes destacaram a relevância do CRC na regulamentação e fiscalização da profissão contábil, e ressaltaram a importância da ética e do comprometimento profissional para o exercício da contabilidade.
“A comemoração do Dia do Contabilista na Etec Professor Elias Miguel Junior foi uma oportunidade única para os alunos aprenderem mais sobre a profissão contábil e para estreitarem laços com profissionais renomados do mercado. Foi um momento de celebração e de valorização da contabilidade como uma profissão essencial para o desenvolvimento sustentável do país”, comentou o diretor Paulo Pimenta.
Divulgação
28 29 de abril a 5 de maio de 2023
Naee é referência para todas as cidades da região na assistência a crianças com dificuldades de aprendizagem
de 100 pessoas participaram da ação
cerca
conselho regional de contabilidade participou do evento
Votorantim começa a aplicar vacina bivalente contra covid-19 em toda a população acima de 18 anos
Votorantim ampliou a campanha de vacinação contra Covid-19 com a dose de reforço bivalente. Desde quinta-feira (27), a aplicação pode ser feita em pessoas com 18 anos ou mais de idade.
Gestantes, puérperas, pessoas com 60 anos ou mais de idade e indivíduos imunossuprimidos com 12 anos ou mais de idade já começaram a receber o imunizante em março nas unidades de saúde de Votorantim. Essa população-alvo ainda pode se vacinar com a dose bivalente.
A orientação vale para quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes. A bivalente será aplicada pelo profissional de saúde respeitando um intervalo de quatro meses da última dose.
A vacina é aplicada em unidades de saúde de Votorantim. Os locais, as datas e os horários variam de acordo com o cronograma semanal estabelecido pela Secretaria de Saúde. Confira a programação:
Segunda-feira
Local: UBS Vila Nova - 8h às 14h
População-alvo:
6 meses a 4 anos de idade - 1ª, 2ª e 3ª doses da Pfizer baby
5 a 11 anos de idade - 1ª, 2ª e dose de reforço da Pfizer pediátrica
Locais:
UBS Barra Funda - 8h às 12h
UBS Clarice - 8h às 12h
UBS Itapeva - 8h às 12h
UBS Novo Mundo - 10h às 12h
População-alvo:
12 a 59 anos de idade - Pfizer adulto
Imunossuprimidos com 12 anos ou mais de idade - Pfizer Bivalente
18 anos ou mais de idade - Pfizer Bivalente
Terça-feira
Local:
UBS Novo Mundo - 9h às 12h
População-alvo:
6 meses a 4 anos de idade - 1ª, 2ª e 3ª doses da Pfizer baby
5 a 11 anos de idade - 1ª, 2ª e dose de reforço da Pfizer pediátrica
Locais:
UBS Vila Garcia - 8h às 12h
UBS Rio Acima - 8h às 12h
UBS Bela Vista - 8h às 14h
ESF Cristal - 8h às 14h
UBS Archila - 9h às 12h
População-alvo:
12 a 59 anos de idade - Pfizer adulto
Imunossuprimidos com 12 anos ou mais de idade - Pfizer bivalente
18 anos ou mais de idade - Pfizer bivalente
Quarta-feira
Local:
UBS Serrano - 8h às 12h
População-alvo:
6 meses a 4 anos de idade - 1ª, 2ª e 3ª doses da Pfizer baby
5 a 11 anos de idade - 1ª, 2ª e dose de reforço da Pfizer pediátrica
Locais:
UBS Vila Nova - 8h às 14h
UBS Vila Garcia - 8h às 12h
UBS Rio Acima - 8h às 12h
UBS Clarice - 8h às 12h
ESF Cristal - 8h às 14h
UBS Itapeva - 8h às 12h
ESF Tatiana - 9h às 12h
UBS Amorim - 9h às 12h
População-alvo:
12 a 59 anos de idade - Pfizer adulto Imunossuprimidos com 12 anos ou mais de idade - Pfizer bivalente
18 anos ou mais de idade - Pfizer bivalente
Quinta-feira
Local:
UBS Bela Vista - 8h às 14h
População-alvo:
6 meses a 4 anos de idade - 1ª, 2ª e 3ª doses da Pfizer baby
5 a 11 anos de idade - 1ª, 2ª e dose de reforço da Pfizer pediátrica
Locais:
UBS Vila Garcia - 8h às 12h
UBS Barra Funda - 8h às 12h
UBS Serrano - 8h às 12h
UBS Itapeva - 8h às 12h
ESF Tatiana - 9h às 12h
População-alvo:
12 a 59 anos de idade - Pfizer adulto Imunossuprimidos com 12 anos ou mais de idade - Pfizer bivalente
18 anos ou mais de idade - Pfizer bivalente
Sexta-feira
Locais:
UBS Vila Nova - 8h às 14h
UBS Rio Acima - 8h às 12h
UBS Barra Funda - 8h às 12h
UBS Bela Vista - 8h às 14h
UBS Serrano - 8h às 12h
UBS Clarice - 8h às 12h
ESF Cristal - 8h às 14h
UBS Novo Mundo - 9h às 12h
ESF Tatiana - 9h às 12h
População-alvo:
12 a 59 anos de idade - Pfizer adulto Imunossuprimidos com 12 anos ou mais de idade - Pfizer bivalente
18 anos ou mais de idade - Pfizer bivalente
Acesse
29 29 de abril a 5 de maio de 2023
vacina protege contra a variante Ômicron
gazetadevotorantim www. .com.br
Divulgação
Marco antonio Fera leva show ‘corpo desobediente’ em festa de 1º de maio
Artista multifacetado que transita com talento e contundência poética por diferentes linguagens, o sorocabano Marco Antonio Fera se experimenta como cantor e compositor no pocket show “Corpo desobediente”, que será apresentado no dia 1º de maio, a partir do meio-dia, no Parque das Águas, na festa do Dia do Trabalhador do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, a partir das 12h (meio-dia).
Com um repertório inédito, o setlist terá músicas autorais do recém-lançado EP “Corpo Desobediente”, disponível nas principais plataformas de música digital, e releituras peculiares de canções de nomes da música que inspiram o artista como Majur, Liniker e Seu Jorge e Jair Oliveira.
Conhecido no meio teatral por seu trabalho à frente do Grupo Trança e na internet, pelo canal Canal Pretinho Mais que Básico, do Youtube, voltado ao diálogo e experimentação sobre cultura e arte negra, Marco Antonio Fera também é realizador do curta-metragem “Estrela Solitária” e afirma que, recentemente, encontrou a música como uma outra possibilidade de reverberar suas reflexões acerca de temas como o racismo, o corpo e a sexualidade. “Eu experimento no teatro com a palavra, há 20 anos, decidi trazer a palavra através da melodia, experienciar na música e usar as tecnologias para produzir videoclipes e disponibilizar nas plataformas de música. É uma experiência de pensar numa letra, musicá-la, gravar e disponibilizar”, destaca.
Marco Antonio Fera subirá ao palco acompanhado de uma banda formada por Oziel Antunes (violão, guitarra e backing vocals), Roberto Sgarbiero (baixo), Cassinho Samamba (percussão), Torquato (bateria) e Tiago Giovani (teclados e direção musical).
O show terá a participação dos bailari-
nos Alessandro Aguipe e Felipe Assumpção, com coreografia de Soraya Machado, oferecendo ao público o acesso a uma outra expressão artística que dialoga com as canções. Com o objetivo de desobedecer todas as regras instituídas que preservam os corpos em determinadas formatações, Marco Antonio Fera espera que o público se divirta e sinta afeto durante o show. “Quero que se divirtam, muito afeto, muito amor, um artista entregue, disponível e disposto a mudar a ordem das coisas”, convida o artista.
O show é definido pelo artista como um manifesto contra os padrões que rotulam e pré-formatam os indivíduos e visa reivindicar espaços seguros para que todos possam viver e se expressar livremente. O artista pondera que busca levar essa mensagem em suas músicas “com delicadeza, sutileza e afeto, para criar um espaço de comunhão onde todos possam se olhar e se sentir parte de algo maior”.
Biblioteca de Votorantim lança projeto inédito voltado às pessoas neurodiversas
Foi lançado na quinta-feira (27), no Auditório Municipal de Votorantim “Francisco Beranger”, o projeto “Biblioteca de Votorantim: Viva e Inclusiva”, uma realização do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Cultura e Economia pelo Programa de Ação Cultural (ProAC).
O projeto tem como objetivo a implantação de um setor inclusivo, com atenção especial aos usuários e familiares de pessoas neurodiversas, além da composição de um conjunto de ações formativas, de difusão e renovação do acervo, com foco em livros, jogos e caixas sensoriais que promovam a inclusão e diversidade. O projeto foi proposto e será gerido pelo Sítio Reino Animal: uma Escola Ambiental e Cultural, instituição privada de Votorantim com atuação reconhecida na área de educação, cultura, meio ambiente e turismo.
De acordo com Kátia Regina Pereira Ribeiro Puglia, Doutora em educação e proprietária do Sítio Reino Animal, a proposta foi pensada a partir do entendimento de que todas as diferenças fazem parte da diversidade humana e que tornar espaços culturais públicos ou privados mais acessíveis e acolhedores para as pessoas neurodiversas, desperta uma sociedade mais tolerante, inclusiva e consequentemente contribui para uma comunidade mais justa e equilibrada.
Para o produtor executivo do projeto, Wesley Rebolo Duarte, especialista em planos de cultura, o projeto que foi alicerçado no conceito de “Biblioteca Viva” vai promover um espaço acolhedor, acessível na Biblioteca Municipal,
MarcELO sOarEs
Hair Stylist
a história do xampu e suas curiosidades
A limpeza e a saúde dos cabelos são uma preocupação que vem da Antiguidade. Plantas e essências de rosas e jasmim eram usadas pelos povos antigos do Oriente para limpar os cabelos, controlar a oleosidade e amaciar os fios. Durante a Idade Média, as técnicas foram trazidas para o Ocidente pelas cruzadas. Nesse período, as receitas ganharam ingredientes mais comuns para poções mágicas do que produtos de limpeza, tais como raiz de couve, banha de urso e rãs (socorro). Com o tempo, as fórmulas caseiras foram substituídas por sabão e sabonetes para manter os cabelos limpos. A origem do xampu remonta ao ano de 1759 (um pouco contraditória), quando um homem de negócios chamado Sake Dean Mahomed criou os primeiros banhos de xampu na Inglaterra, nos moldes dos banhos turcos (como saunas). O nome vem do hindi champo, que quer dizer “massagear”. Nos anos seguintes, o produto começou a ser incorporado pelos cabeleireiros ingleses, que adicionaram ervas aromáticas aos sabões para obter fragrâncias especiais.
O xampu é um item essencial no dia a dia de todos os membros da família e é a forma de limpeza mais eficaz para os fios dos cabelos. Hoje em dia, este produto já existe em versões bem diferentes além da tradicional - em barra, pó e spray - e continua sendo imprescindível em qualquer necessaire de higiene básica.
Antes de o xampu assim como o conhecemos ter sido criado, a única forma de higienizar os cabelos e o couro cabeludo era usar sabão, o mesmo que se usava para a limpeza do corpo e rosto. Na década de 1880, foi criada uma barra multiusos, específica para a higiene de todas as superfícies, desde o balcão da cozinha aos dentes, passando pelos cabelos.
Já os astronautas, que vivem num ambiente alheio à força da gravidade, não têm a possibilidade de lavar os cabelos normalmente com água, pelo que se usam uma fórmula de xampu específica sem enxágue, originalmente desenvolvida para pacientes de hospital que não podem tomar banho.
Até ao século passado, a prática de lavar os fios com xampu era considerada um luxo, possível apenas para que frequentava salões de beleza, por isso, a maioria das pessoas não sabia como o fazer. Foi por este motivo que em maio de 1908 o jornal The New York Times publicou um artigo sobre como usar o produto, sublinhando que a frequência recomendada para o fazer seria de duas em duas semanas, mas que de quatro em quatro ou de seis em seis também era um período aceitável.
Na Indonésia, os primeiros xampus eram obtidos através da mistura de cinzas de palha e casca de arroz com água. Embora fizesse bastante espuma, esta fórmula deixava as mechas bem secas, pelo que, mais tarde, se criou o hábito de aplicar óleo de coco nos fios após a lavagem para os hidratar.
A origem da palavra xampu, um anglicismo, é curiosa por duas razões.
A primeira é o fato de que palavra inglesa shampoo, “preparado líquido ou cremoso usado para lavar os cabelos e o couro cabeludo”, ganhou adaptações gráficas diferentes dos dois lados do Atlântico: o que no Brasil chamamos de xampu – desde algum momento em torno de 1945, segundo a datação do Houaiss – é conhecido em Portugal como champô.
A segunda curiosidade está na origem da palavra inglesa. Ela nasceu em meados do século XVIII como um verbo que significava “massagear”. Subproduto do colonialismo britânico, era importada do híndi champo, imperativo de champna, ou seja, “pressionar os músculos com os dedos”.
Divulgação
além reforçar a sua relevância perante a população e tornará a Biblioteca de Votorantim a única a oferecer um espaço e programação para pessoas neurodiversas e seus familiares.
A bióloga e educadora ambiental, Carolina Martins Souto, Mestre em Ecologia Aplicada coordenará as oficinas ofertadas pelo projeto, ressalta ainda que as apresentações artísticas, culturais e as oficinas buscam de forma interativa e lúdica enriquecer o contato deste público e mobilizar a comunidade em prol de uma ocupação cada vez maior deste espaço.
No lançamento do projeto, além da apresentação completa das ações do projeto, houve uma palestra de formação com a temática “Educação Inclusiva: conhecer, conviver e valorizar a diversidade na contemporaneidade” ministrada pela Psicopedagoga e Especialista em Atendimento Educacional Especializado Yara Guariglia, diretora executiva do projeto.
Demorou cerca de um século para que o verbo to shampoo ganhasse por extensão a acepção de “lavar os cabelos” – massageando-os, naturalmente. Ela foi registrada pela primeira vez em 1860, de acordo com o dicionário etimológico de Douglas Harper. Depois disso, bastaram poucos anos para que o vocábulo, numa nova extensão semântica, passasse a ser empregado como substantivo com o sentido que hoje é dominante.
Em 1968, quando ainda era comum lavar os cabelos com sabão ou sabonete, os primeiros produtos da marca foram lançados no Brasil com o nome bem popular que você encontra até hoje nos supermercados e lojas de cosméticos, farmácias. A primeira linha era composta por quatro produtos: Beleza, para cabelos normais; Lanolina, para cabelos secos; Limão, para cabelos oleosos; e Ovo, para cabelos opacos.
Dica: Mude sempre a “marca” pois seus cabelos se acostumam com aquele usado por muito tempo. Xampu é somente para lavar os cabelos, use um condicionador em seguida. Não lave seus cabelos todos os dias.
E seja feliz acima de tudo.
30 29 de abril a 5 de maio de 2023
marco antonio fera
Divulgação
o acervo será renovado, contemplado títulos sobre a temática, também em braile, para pessoas com baixa visão e audição, e com personagens nerurodiversos
gazetadevotorantim www. .com.br Acesse
Documentário sobre o Desafio do Cururu em Votorantim estreia na terça (02/05)
Será lançado na terça-feira (02) o segundo episódio do projeto de documentários “Mobilizadores da Cultura Popular em Votorantim”, retratando o Desafio do Cururu. A exibição de estreia será feita através da TV Votorantim, às 18h30.
A produção, dirigida pela jornalista Luciana Lopez, que também idealizou a iniciativa, são realizadas pela Secretaria de Cultura e Turismo de Votorantim (SECULT), através do Fundo Municipal de Cultura de Votorantim.
O projeto, intitulado “Mobilizadores da Cultura Popular em Votorantim”, contempla cinco documentários sobre os seguintes movimentos culturais: Caminhada da Penha (que estreou na última semana), Desafio de Cururu, Quadrilha junina do grupo da Terceira Idade Unidos do Sesi, Folia do Divino Espírito Santo e Teatro da Paixão de Cristo da Paróquia N. Sra. Aparecida. Cada vídeo, com cerca de 30 minutos, retrata um dos movimentos culturais descritos e as produções tiveram início há um ano.
Os lançamentos acontecem às terças-feiras, às 18h30, um por semana, com reprise aos sábados, no mesmo horário.
Os filmes trazem relatos de seus mobilizadores, bastidores das ações, e, sobretudo, enaltecem a cultura popular realizada em Votorantim espontaneamente.
Após as exibições em Votorantim, também são exibidos em dezenas de emissoras de TV comunitárias de todo o país e ainda pelo canal
COM Brasil, via satélite, às quintas-feiras, às 22h30. A equipe de produção conta ainda com os seguintes profissionais:
de produção); Luise Mariano (cinegrafista e operação de áudio); Rony Queiroz (edição de imagens e operação de drone); e Nelsinho Toledo (decupagem). A produção conta ainda com a colaboração de Carlos André Ferreira e o apoio da Associação de Entidades Usuárias e Administradoras do Canal Comunitário de Votorantim (TV Votorantim).
cururu
O cururu é um repente com ritmo caipira, um desafio em trovas ao som de violas. Os desafios de cururu acontecem em Votorantim em eventos específicos, que reúnem cururueiros de outras cidades, e também em apresentações de música caipira e sertaneja, como no “Quintaneja”. Acompanhada pela viola caipira, a cantoria é feita por dois cantadores
ou duas duplas de cantadores que se desafiam, improvisando respostas uns aos outros. As carreiras determinam a rima dos versos. Por exemplo, na carreira de São João os trovadores devem rimar em “ão”, já na carreira do Divino a rima deve ser em “ino” e assim por diante. como assistir
Pela TV Votorantim pelo canal 7. 3 da América Net e canal 8 da Claro NET; Pelas plataformas de streaming das smarts TVS nos Apps: Soul TV (canal 111), TV Brasil (TV Votorantim) e MOOBI TV; Pelo site www.tvvotorantim. com.br, pelo www.facebook.com/ TVVotorantim, pelos canais do Youtube www.youtube.com/TVVotorantimJornalismo, e www.youtube. com/LuLopezJornalista.
31 29 de abril a 5 de maio de 2023
Jesse James dos Santos (pesquisa histórica); Míriam Cris Carlos (roteiros); Werinton Kermes (produção e fotografia); Sandy Camile (auxiliar
making of da produção
andinho soares foi um dos entrevistados
apresentações do cururu no aquário cultura
Werinton Kermes
Cidades
Temporada do Espetáculo “Superespetacularfantástico” tem mais três apresentações
Divulgação
Após uma estreia bem-sucedida no início de abril, a temporada do espetáculo de palhaçaria clássica “Superespetacularfantástico” está terminando. As últimas apresentações acontecem nos dias 30 de abril, 06 e 07 de maio.
O projeto - uma produção do Guilherme Augusto, estrelado por ele e Guilherme Telli, com participação do ator e músico Mika Rodrigs - foi contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura de Votorantim e conta com apresentações gratuitas, além de uma oficina de palhaços para os alunos das escolas públicas locais.
interação com o público
O espetáculo tem uma proposta descentralizada, levando a arte aos bairros mais afastados da região central, assim como os locais de apresentações, escolhidos por serem de livre circulação, o que promove um desafio ainda maior para os artistas.
“No bairro tem a rotatividade do público, mas como o espetáculo tem várias esquetes, mesmo quem perde alguma, consegue ver outras”, comenta Guilherme Telli.
O espetáculo também foi pensado como função social, ao promover o acesso à cultura a um público que não está acostumado a assistir espetáculos. “Nossa ideia sempre foi fazer um espetáculo que agradasse a todos, então temos essa proposta de ir para os bairros e ir formando um público que geralmente não está acostumado a assistir espetáculos. Aqui é a casa deles e nós somos visita, então temos que ir jogando o jogo deles”, disse Telli, referindo-se a interação, que possibilita improvisos dentro da própria drama-
guilherme augusto, mika rodrigs e guilherme telli
turgia.
Guilherme Augusto completa reforçando a satisfação de trabalhar com essa proposta. “É gostoso perceber quando o público embarca na história. É como se estivessem vendo um livro de histórias, mas, um livro de histórias ao vivo”, compara.
Para o músico Mika Rodrigs, a sensação é de felicidade, ainda mais por ter sido o retorno dele aos palcos após a pandemia. “O público foi bem participativo. Com as interferências, nós sabemos que estamos chegando até ele de alguma forma. Estou muito contente em me apresentar novamente para o público. Apesar do tempo que eu já faço teatro, eu
sinto ainda esse nervoso em cena. Enquanto eu sentir isso, vou continuar fazendo, é uma sensação muito boa”, finaliza.
Enredo
No espetáculo, Augusto e Telli dão vida aos palhaços Bananinha e Pocatelha, respectivamente. Ambos moram nas ruas e, durante a jornada, encontram um circo sem dono, cuidado pelo músico Mikareta. Ao se apossarem do circo, realizam o sonho de apresentar um show de palhaçaria. Nesse momento, a dupla briga e cada um segue seu caminho. Com a separação, percebem que, apesar de não terem bens materiais,
possuem algo ainda mais valioso: a amizade.
Para a dramaturgia, Guilherme Augusto conta que as esquetes foram adaptadas da obra “Palhaços”, de Mário Fernando Bolognesi, a partir da improvisação dos dois atores-palhaços, considerando o atual contexto social e cultural da nossa sociedade.
“A obra é de uma época em que algumas esquetes e piadas possuíam um conteúdo ofensivo”, explica Guilherme Augusto.
Além dos artistas Guilherme Augusto, Guilherme Telli e Mika Rodrigs, o espetáculo conta com figurinos de Isa Santos, costura de Regina Caetano e cenário de Andão Rosa.
Últimas datas e locais das apresentações
- 30/04 (Domingo) – Jardim Serrano (Evento Rolezin da Cultura - Secretaria de Cultura de Votorantim)
- 06/05 (Sábado), às 17h - Praça Lecy de Campos (Eventos) - Avenida 31 de MarçoJardim Paraiso
- 07/05 (Domingo) - Bairro Pró-Morar (Evento Rolezin da Cultura - Secretaria de Cultura de Votorantim)
*As apresentações que fazem parte da programação do Rolezin da Cultura acontecerão no campo de futebol dos respectivos bairros. Endereço completo e horários das apresentações serão divulgados nos canais oficiais da prefeitura de Votorantim: @prefeituradevotorantimoficial ou @secultvotorantim
32 29 de abril a 5 de maio de 2023
Kaique Lamarca/
Cidades
Polícia de Votorantim detém adolescentes com veículo furtado e armas falsas
A Polícia Militar de Votorantim deteve, na noite de terça-feira (25), por volta das 19h30, três adolescentes que estavam em um carro furtado e dois simulacros de arma de fogo. Segundo apurado, a intenção deles era roubar motos na Praça de Eventos.
Segundo o boletim de ocorrência, os policiais receberam a informação que de um veículo Chevrolet Celta roubado na Vila Hortência, em Sorocaba, estava circulando em Votorantim em direção ao bairro Parada do Alto, em Sorocaba.
A equipe se deslocou até o local e conseguiu abordar o veículo. Em seu interior, havia três menores de idade, um de 16 anos, que dirigia o carro, um de 15 anos e um de 14 anos. Os adolescentes de 14 e de 15 anos portavam simulacros de arma de fogo.
O condutor disse que adquiriu o veículo por R$ 1 mil de um conhecido que havia ido fumar maconha com ele, porém disse que acredita-
va que o carro era de leilão e tinha pagado R$ 400 até a ocasião.
Um dos adolescentes que estava com a arma falsa, afirmou que a intenção do trio era roubar motos na Praça de Evento Lecy de Campos de Votorantim. O outro adolescente que portava a arma falsa não confirmou essa versão.
O proprietário do carro roubado não reconheceu nenhum dos três adolescentes como responsáveis pelo roubo, afirmando que os dois homens que o roubaram
Jovem é baleado no Parque Bela Vista, em Votorantim
Um jovem de 19 anos foi alvejado por tiros no Parque Bela Vista, em Votorantim, na última sexta-feira (21), por volta da 00h.
A Polícia Militar foi acionada para realizar o atendimento de um rapaz baleado. Segundo o jovem, um homem teria passado em um carro Ford Ecosport da cor preta e realizou diversos disparos no seu pé. A vítima não possui as características do atirador, nem suspeitos, e afirma que o homem atirou nele e fugiu. O rapaz foi levado até o Pronto Socorro pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e, posteriormente, ao Conjunto Hospitalar (CHS).
tinham características físicas diferentes, além de tatuagens.
Ao fazer a busca pessoal na casa do adolescente que conduzia o carro, foram encontrados os itens roubados juntamente com o carro, como dinheiro e diversos pertences pessoais.
Os adolescentes foram liberados na presença de seus responsáveis e os celulares foram apreendidos para perícia e investigação acerca da prática de roubo de motos.
Presos homens que assaltaram farmácia em Votorantim Um suspeito continua foragido
Dois homens acusados de participarem de um assalto à luz do dia à uma farmácia localizada na Av. 31 de Março, em Votorantim, na Sexta-Feira Santa (07), à tarde, foram presos pela Polícia Civil na segunda (24) e na terça-feira (25). Um terceiro assaltante continua foragido.
No crime, clientes foram rendidos e tiveram seus celulares e pertences furtados, além do roubo de R$ 286 do caixa do estabelecimento. Antes de irem embora, um motorista que estava em um carro estacionado em frente à farmácia também teve seu celular roubado.
Câmeras de segurança registraram toda a ação. Na ocasião, dois bandidos entraram na farmácia, sendo que um deles segurava uma arma de fogo e teria tentado atirar duas vezes, porém a arma teria falhado. Um terceiro bandido aguardava nas proximidades, junto a um carro com motorista de aplicativo.
A Polícia Civil de Votorantim realizou investigação sobre o caso e buscou imagens de câmeras de seguranças das redondezas, conseguindo identificar um veículo Fiat Mobi, da cor cinza, no qual os três criminosos entraram após o roubo.
Mulher é agredida por ex-marido em Votorantim
Uma mulher foi vítima de lesão corporal e violência doméstica cometida por seu ex-parceiro, na noite de quinta-feira (20), por volta das 23h, em Votorantim.
De acordo com a vítima, ela residiu com o agressor durante dois anos, mas já está separada há mais de dois anos, porém o homem “não a deixa”. Na noite do ocorrido, ela estava em uma lanchonete quando o homem a viu lanchando e partiu para cima dela por ter ficado irritado. A vítima tentou correr, mas o agressor lhe deu uma rasteira. Ela se levantou apressadamente e foi socorrida por homens que passavam pela via pública.
Em decorrência da agressão, a vítima apresenta grande hematoma na testa, assim como nos cotovelos, escoriações na bacia e lesões nos joelhos. Foi requisitado exame no Instituto Médico Legal (IML) para a vítima.
O agressor não foi preso até o momento do registro da ocorrência.
Homem é preso por violência doméstica em Votorantim
Com a numeração da placa, soube-se que se tratava de um veículo de motorista por aplicativo. O condutor não teve participação do crime e não sabia que os homens tinham cometido o assalto. Os investigadores apuraram o nome do responsável pela chamada do veículo, local de embarque e desembarque, assim conseguindo identificar os acusados.
Foram expedidos mandados de prisão temporária por roubo majorado, que é quando é utilizada arma e há mais pessoas envolvidas.
Dois homens foram localizados e presos. Eles são primos, de origem baiana, e residiam em Vo-
torantim há poucos meses. Um deles já possuía passagem pela Polícia. Eles alegaram que a arma de fogo era um simulacro e pertencia ao terceiro comparsa, cujo apelido seria “China” e ainda não foi preso. A arma ainda não foi localizada e nenhum celular foi recuperado.
Informações sobre o paradeiro do terceiro envolvido podem ser passadas anonimamente para a Polícia, pelo telefone 181 do dique-denúncia.
Se condenados, os homens podem ser penalizados com 4 a 10 anos de prisão, com aumento de 2/3 da pena por uso de arma de fogo e aumento de 1/3 de pena por concurso de pessoas.
Escola Estadual é furtada e fica no prejuízo em Votorantim
A Escola Estadual Wilson Prestes Miramontes, no Parque Jataí, em Votorantim, foi furtada, na última sexta-feira (21), no período da manhã. Segundo a diretora da escola, o criminoso desligou o quadro de
energia do local e furtou um pedaço de fio. Uma torneira também foi levada. O homem furtou somente a parte externa da escola e foi possível vê-lo através das imagens da câmera de segurança.
Devido ao corte de energia, a escola acabou perdendo 26 kg de carne da merenda e ficou no prejuízo em relação à água, já que houve vazamento em decorrência do furto da torneira.
Um homem foi preso em flagrante por violência doméstica contra sua namorada, em Votorantim, na madrugada do último domingo (23).
Segundo o boletim de ocorrência, a Polícia Militar foi acionada para atender o caso e ao chegar se deparou com a vítima cheia de lesões espalhadas por seu rosto, pescoço, costela e punhos. A equipe deu voz de prisão ao namorado e ambos foram conduzidos até a Unidade de Pronto Atendimento do Parque Jataí, onde ambos receberam atendimento médico: a vítima em decorrência das agressões e o criminoso por ter informado estar com uma lesão nas costas. Após o atendimento, os dois foram levados até a Delegacia de Votorantim.
A mulher relatou que namora com o rapaz há aproximadamente um ano e que não possui filhos com ele. O indiciado possui histórico de agressividade e já tinha sido preso também em flagrante no ano passado (2022) por lesão corporal contra ela. De acordo com ela, eles teriam saído e o rapaz teria feito o uso de cocaína e álcool. Ao chegar na casa dele, o homem começou a agir de maneira agressiva, partindo para cima da vítima e enforcando-a. Durante as agressões, o namorado dizia que iria matá-la e as agressões só pararam pelo fato da mãe dele ter intervindo. Ela informa que ele mordeu sua mão e quebrou seu celular, assim como já fez em ocasiões anteriores.
A vítima manifestou interesse em solicitar medidas protetivas de urgência contra o namorado criminoso.
Nota da redação: Informações sobre autor e vítima, bem como local de moradia, não são divulgadas para proteger a identidade da vítima. A intenção com a divulgação da notícia é alertar e conscientizar a sociedade de que violência contra mulher é crime. Casos de violência podem ser denunciados à Polícia pelo 190, ou anonimamente pelo 181 (disque-denúncia). Vizinhos e parentes também devem denunciar.
33 29 de abril a 5 de maio de 2023
OCORRÊNCIAS
OcOrrências OCORRÊNCIAS OCORRÊNCIAS OCORRÊNCIAS
Votorantim
armas falsas e pertences da vítima
Gazeta de
homem apontou arma para clientes e funcionários
Reprodução
OCORRÊNCIAS
OCORRÊNCIAS OCORRÊNCIAS OCORRÊNCIAS
OcOrrências
Homem é preso por posse
ilegal de arma em
Um homem de 35 anos foi preso por posse ilegal de arma, no bairro Barra Funda, em Votorantim, na última quinta-feira (27), por volta das 20h30.
De acordo com o boletim de ocorrência, a Polícia Militar estava patrulhando o bairro, quando viu um homem que correu para dentro de um bar ao avistar os oficiais. Ao entrar no estabelecimento, o suspeito tentou dispensar uma arma jogando-a no chão próximo a uma pia do local.
Votorantim
Foi constatado que o item se tratava de uma Pistola Bersa de calibre 380 carregada com 2 cartuchos de munição de 9 milímetros.
Segundo o homem, a arma foi comprada há duas semanas pelo valor de R$ 3 mil, com o intuito de se defender, pois estava com desavenças em seu bairro.
A arma e o suspeito foram conduzidos até a Delegacia de Votorantim e foi concedida a prisão em flagrante.
casa é furtada na Vila
Dominguinho, em Votorantim
Uma residência, localizada no bairro Vila Dominguinho, e, Votorantim, foi alvo de furto na última quarta-feira (26), durante a madrugada.
De acordo com o boletim de ocorrência, a Guarda Civil Municipal (GCM) foi acionada para atender a uma ocorrência de invasão em uma casa desocupada. Chegando ao local, a equipe encontrou com a proprietária da casa, uma mulher de 40 anos, que estava sem as chaves. Um tempo depois, a proprietária retornou com a chave e deparou-se com um homem embaixo de sacos plásticos. Ela acionou novamente a GCM e, ao ser abordado, o homem de 59
anos afirmou estar embriagado e não soube responder o motivo de ter invadido a residência. Ele informou que adentrou o local pelo telhado.
Foram encontrados objetos separados para furto próximo à porta.
O invasor foi conduzido até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Parque Jataí, devido às lesões em seu corpo decorrentes da invasão, e depois até a Delegacia de Votorantim.
Posteriormente, durante verificação, foi constatado que o indivíduo possuía antecedentes criminais.
Uma mulher de 57 anos foi vítima de estelionato, na quinta-feira (20), em Votorantim.
Segundo o boletim de ocorrência, ela teria recebido mensagens via WhatsApp de um homem alegando ser seu irmão, fazendo, inclusive, o uso de fotos do familiar. Na mensagem, o criminoso pedia para a vítima pagar um boleto no valor de R $1.250,00, e que devolveria o dinheiro assim que possível. Segundo ele, seu banco estava fora de serviço e ele não iria conseguir realizar o pagamento. A vítima efetuou a transação e após o pagamento não obteve mais nenhum contato com o golpista.
A ocorrência foi registrada sete dias depois do fato, na quinta-feira (27).
Uma jovem de 18 anos foi assaltada na Av. Adolpho Massaglia, no bairro Vossoroca, em Votorantim, na última quarta-feira (26), por volta das 11h40.
De acordo com o boletim de ocorrência, a garota tinha descido do ônibus no ponto final, para continuar seu percurso a pé, quando foi abordada por um homem que estava no mesmo ônibus que ela, e a seguiu após ter saído do transporte em sua frente.
De acordo com o relato da vítima, o homem esperou cerca de 1 minuto para anunciar o assalto. Ela afirma que ele não usou nenhum tipo de arma e deixou claro que tinha interesse somente no dispositivo (celular Moto E7+), sem intenção de machucá-la, e pediu para ela desbloquear todas as senhas.
Durante o registro da denúncia, a vítima conseguiu descrever as características do assaltante para a Polícia, dentre elas, que ele é cego de um olho.
34 29 de abril a 5 de maio de 2023
arma
foi apreendida Divulgação
Mulher cai em golpe de falso familiar em Votorantim
Jovem é assaltada na av. adolfo Massaglia
Cidades
Piedade Sorocaba
agência Metropolitana de sorocaba apresenta novo diretor executivo
A Agência Metropolitana de Sorocaba (Agem Sorocaba) apresentou, na última quinta-feira (20), seu novo diretor executivo. Professor e empresário, Leodir Ribeiro chega para colaborar com o desenvolvimento de projetos e dos municípios da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).
Leodir Ribeiro é formado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da ACM de Sorocaba (Fefiso) e possui Mestrado em Educação pela Universidade de Sorocaba (Uniso). Reside na cidade de São Roque há 25 anos onde trabalhou, por dois mandatos, como Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico. Atualmente, é presidente da Associação do Roteiro do Vinho de São Roque e sócio-diretor das empresas: Vinhos Alma Galiza e Sampa Vinho. “A Região Metropolitana de Sorocaba é uma das mais importantes do Estado e nosso trabalho será desenvolver políticas públicas para fortalecer e crescer ainda mais os municípios”, declarou. Ao lado de Leodir, como diretor adjunto, está Octávio Christófano, que é formado em Direito pela Universidade Paulista (Unip) e pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Norte do Paraná (Unopar). Octávio, também conhecido como China, tem em seu currículo 25 anos de experiência em assessoria política, atuando diretamente no núcleo de primeiro escalão de várias eleições para deputados estadual e federal, além de campanhas para prefeito. Somado a isso, atuou em cargos públicos em níveis estadual e federal, também podendo contribuir para o desenvolvimento dos municípios da região. “Estou muito feliz e motivado em integrar o time da Agem Sorocaba. Mudanças são importantes para continuarmos avançando e o nosso objetivo é estar cada vez mais próximo dos municípios para ouvir as demandas e trabalhar por melhorias”, afirmou.
Também fazem parte da equipe da Agem a assessora técnica, Sandra Lanças; a diretora administrativa, Daiane Cunha; e a assessora de comunicação, Amanda Vieira. “A equipe que reinicia o trabalho da Agência Metropolitana de Sorocaba está completa. A partir de agora, temos o núcleo central para oferecer para as 27 cidades o que elas realmente merecem”, enfatizou o subsecretário de Desenvolvimento Urbano, José Police
Neto.
agem sorocaba
A Agência Metropolitana de Sorocaba (Agem Sorocaba) é uma autarquia estadual, criada por meio da Lei Complementar 1241, de 8 de maio de 2014, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, com sede no município de Sorocaba.
Como órgão de articulação e planejamento dos assuntos metropolitanos na região de Sorocaba, a agência busca sempre o equilíbrio entre o papel político e a função técnica, instrumentalizando as relações entre estado e municípios para encontrar soluções aos problemas comuns que afetam a RMS.
A Agem Sorocaba estabelece parcerias com os municípios, com a iniciativa privada, universidades e demais órgãos públicos atuantes na região. Com estes parceiros, desenvolvemos a região socioeconomicamente a fim de melhorar a qualidade de vida e reduzir as desigualdades regionais. Além disso, tem por finalidade integrar a organização, o planejamento e a execução das funções públicas de interesse comum na RMS. Entre as principais atribuições da Agem, estão em elaborar planos, programas e projetos de interesse comum e estratégico da região, bem como fiscalizar e avaliar sua execução. Segundo o subsecretário Police Neto, o trabalho realizado pela Agem traz soluções aos problemas municipais. “Nosso foco é trabalhar com escala de soluções metropolitanas para problemas metropolitanos que geram intercorrências positivas na vida local”, disse. A Região Metropolitana de Sorocaba é composta por 27 municípios que estão divididos em três sub-regiões.
O “Parque Sertanejo” acontece no feriado de 1º de maio, a partir das 13h, no Parque Ecológico “Collemar de Miranda Botto”. O evento conta com atrações musicais, praça de alimentação, passeio de trenzinho, brinquedos infláveis para a criançada e muito mais. A entrada é 1kg de alimento não perecível para o Fundo Social de Solidariedade de Piedade (FUSPIE). O Parque fica na Rua Francisco Pinto de Camargo, 351, Nova Olinda.
confira a programação completa:
13h às 17h – Passeio de Trenzinho pelo Parque
14h – Cerimonial de Abertura
15h – Grupo de Viola Caipira São Gonçalo de Votorantim 17h – Johny e Roger
a entrada é 1kg de alimento não perecível para o fundo social
8º Encontro Estadual de carros antigos divulga programação completa
Sub-região
1: Alambari, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Itapetininga, Jumirim, Sarapuí, Tatuí e Tietê.
Sub-região 2: Alumínio, Araçariguama, Ibiúna, Itu, Mairinque, Salto, São Roque e Porto Feliz.
Sub-região 3: Araçoiaba da Serra, Iperó, Piedade, Pilar do Sul, São Miguel Arcanjo, Salto de Pirapora, Sorocaba, Tapiraí e Votorantim.
O 8º Encontro Estadual de Carros Antigos inicia com “Esquenta”, neste sábado (29), a partir das 9h, com carreata do Clube Chevrolet pelas ruas centrais de Piedade. A programação segue na Praça da Matriz, às 11h, com a chegada dos carros e início dos shows musicais. No domingo (30), o evento inicia às 6h, com abertura da Feira de Peças e Antiguidades e Praça de Alimentação. O Encontro é beneficente e arrecada alimentos para o “Asilo Casa da Esperança”. “Contribua com 2kg de alimento não perecível e ajude essa causa. A contribuição pode ser realizada na entrada do evento”, destaca representante da Administração Municipal.
confira a programação completa: Pré-Evento (Esquenta) – Sábado (29):
9h – Carreata com o Clube Chevrolet pelas ruas da cidade
11h – Chegada na Praça Coronel João Rosa (Matriz) e início do “Esquenta”
13h – The Prisioners “Iron Maiden Tribute”
15h – Elvis Tributo Show “By Dalizio Moura”
Mairinque
19h – Cinema Retrô: “Herbie Um Fusca em Monte Carlo”
Domingo (30):
6h – Abertura da Feira de Peças e Antiguidades / Praça de Alimentação
7h – Início do Evento ao Público e recebimento dos carros para exposição
10h – Abertura Oficial do Encontro
12h – Minuto do Ronco
13h30 – Beatles Alive
Cargill prorroga inscrições para Programa novos Talentos 2023 em Mairinque
A Cargill, empresa multinacional líder no mercado de alimentos, prorrogou as inscrições para o Programa Novos Talentos Cargill 2023 até o dia 02/05/2023. O programa oferece oportunidades para estudantes de diferentes áreas, visando complementar a formação e promover o desenvolvimento profissional.
As vagas disponíveis são para a cidade de Mairinque, localizada na região de São Paulo, que comemora 133 anos de fundação em outubro. Além disso, os selecionados terão a oportunidade de trabalhar com algumas das marcas de renome da Cargill, como Pomarola, Tarantella, Elefante, Pomodoro, Maria e Liza.
Os requisitos para participar do programa incluem formação entre dezembro de 2023 e julho de 2025, disponibilidade para
estagiar de 6 meses a 2 anos, dependendo da necessidade da vaga, e carga horária de 30 ou 40 horas semanais, sujeita à aprovação da instituição de ensino. É recomendado que estudantes estrangeiros estejam regularmente matriculados em uma universidade brasileira.
Os benefícios oferecidos aos selecionados incluem bolsa-auxílio, assistência médica e odontológica, seguro de vida, cesta de Natal, vale-refeição ou refeitório no local, auxílio transporte e Gym Pass.
A Cargill acredita no talento e potencial dos estudantes e busca proporcionar uma experiência enriquecedora para o desenvolvimento profissional de seus colaboradores. Os interessados podem se inscrever através do link https://bit.ly/41C0v6R até o dia 02/05/2023.
35 29 de abril a 5 de maio de 2023
“Parque Sertanejo” acontece no feriado de 1º de maio em Piedade
Divulgação
Evento começa com “esquenta” hoje
Divulgação
Sorocaba
sorocaba será contemplada com o projeto do Trem intercidades
O subsecretário de Desenvolvimento
Urbano, José Police Neto, visitou no dia 20 a Estação Ferroviária de Sorocaba, patrimônio histórico que há anos encontra-se abandonado. A área, que está instalada na região do centro de Sorocaba, será transformada, por meio de um projeto realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, com o desenvolvimento do trem intercidades. “O governador reconhece que a Região Metropolitana de Sorocaba empreende um processo de desenvolvimento para o estado e, mais do que isso, ele reconhece que a ligação entre São Paulo e Sorocaba, que historicamente se deu pela ferrovia, pode ser resgatada com o trem intercidades”, afirmou o subsecretário.
No final de fevereiro, o governador Tarcísio de Freitas, anunciou a qualificação de 15 projetos de concessões e de parcerias público privadas (PPPs), com investimentos que podem superar os R$ 180 bilhões em todo o Estado, nas áreas de transporte intermunicipal, cultura, educação, habitação e desenvolvimento urbano. Entre os projetos autorizados, está a implantação do trem intercidades para o transporte de passageiros entre Sorocaba e São Paulo.
O Governo do Estado já iniciou a fase de elaboração de estudos técnicos para análise de viabilidade das concessões e PPPs propostas, além dos modelos de negócio para a estruturação desses projetos. De acordo com o Estado, o trem Sorocaba x São Paulo integra um lote de investimentos que prevê concessões e expansões de linhas da CPTM e do Metrô, investimentos que somam em torno de R$ 69 bilhões.
O sistema de trem intercidades prevê
a criação de uma rede ferroviária regional, com quatro linhas a partir da capital paulista, para o transporte regular de passageiros a Campinas, Sorocaba, São José dos Campos e Santos. Sorocaba deverá ser o segundo município contemplado, após Campinas.
Almejado pelos sorocabanos há muitos anos, o trem intercidades, que liga Sorocaba à São Paulo resgatará a história do município. “Temos um talismã no centro de Sorocaba. Uma área ferroviária impressionante que, junto com o governador e com o prefeito, colocaremos as mãos para devolvermos algo que essa sociedade sonhou muito. Habitação de qualidade, áreas culturais, de lazer, esporte, entre tantas outras que trarão a nossa história para o nosso convívio,” disse o subsecretário, José Police Neto.
A visita à Estação Ferroviária foi conduzida pelo secretário da Cultura de Sorocaba, Luiz Antônio Zamuner.
Fatec de itu promove a i Jornada sobre a importância da reciclagem
No dia 17 de maio, data em que se comemora o “Dia Internacional da Reciclagem”, os alunos do curso superior de Tecnologia em Eventos da Fatec de Itu, sob orientação da Prof. Rosa Marciani – coordenadora do Curso de Eventos - Prof. Flávio Mascarenhas, Prof. Gabrielle Cifelli, Prof. Juliana Lima, Prof. Juliana Tonon e Prof. Luciane Panisson, irão promover o evento intitulado FATEClagem: I Jornada da Fatec sobre a Reciclagem.
O evento ocorrerá durante todo o dia 17 de maio, com início às 08h e término às 22h na Fatec de Itu - Av. Tiradentes, 1211, Parque Industrial - com o objetivo de promover reflexões, apresentar estudos e pes -
Sorocaba
Prefeitura de Sorocaba lança programa Bolsa-Auxílio e Aprendiz Municipal voltado a famílias em situação de vulnerabilidade e com criança ou adolescente em condição de trabalho infantil
A Prefeitura de Sorocaba lançou, na terça-feira (25), o programa Bolsa-Auxílio e Aprendiz Municipal, voltado a famílias em situação de vulnerabilidade social e com criança ou adolescente em condição de trabalho infantil.
O programa é baseado na Lei de nº 12.735/2023, que dispõe sobre o Programa Bolsa-Auxílio PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e busca atender o artigo 227 da Constituição Federal e os artigos 4º, 5º, 25º, 87º e 101º do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), sendo voltada à proteção das crianças e dos adolescentes identificados na situação de trabalho infantil.
A partir de agora, o Poder Público tem a possibilidade de oferecer a essas famílias, com amparo na nova legislação, uma bolsa-auxílio no valor corresponde a R$ 300, por criança ou adolescente com idade até 14 anos incompletos, até o limite de dois filhos por família, e mais R$ 100 para cada irmão, a partir do terceiro filho. Esses recursos advêm do Fundo Municipal da Criança e do Adoles-
cente (Funcad), ligado ao Conselho Municipal da Criança e Adolescente de Sorocaba. Adolescentes acima de 14 anos, por sua vez, poderão ser atendidos pela iniciativa de Aprendiz Municipal, obedecendo às normas legais que permitem a jovens, a partir dessa idade, atuarem como aprendizes na Administração Pública, de forma remunerada. Esses jovens serão selecionados e receberão a qualificação profissional de instituição parceira nesse programa, o ITEMM. É preciso lembrar que, para ter direito ao benefício estipulado pelo novo programa, a família atendida precisa também cumprir algumas exigências, que devem ser assumidas como compromisso. Entre elas, a criança ou adolescente deve frequentar regularmente a escola, participar de serviços de convivência, oferecidos no contraturno escolar e, ainda, manter-se afastada da situação de trabalho infantil. Além disso, antes de ser concedido o benefício, a família precisa passar por uma avaliação da Assistência Social do Município.
quisas, discutir práticas, tendências, soluções e desafios que envolvem a gestão de resíduos.
O evento contará com uma programação diversificada, composta por Palestras, Oficinas, Exposições, Mostra Fotográfica e Cinematográfica, além de uma Feira de Produtos. O evento é uma contribuição da Fatec Itu para o desenvolvimento sustentável da cidade de Itu e sua região.
Acompanhe o perfil do evento no Instagram - @eventosfatecitu – e no Facebookhttps://www.facebook.com/eventosfatecitu para ficar por dentro da programação e se inscrever nas oficinas.
36 29 de abril a 5 de maio de 2023
Estação ferroviária de sorocaba fica na área central
Divulgação
Itu
A formação do bairro Fazenda são Francisco
Enquanto o comendador Antonio Pereira Inácio começava a investir na fábrica de tecidos Votorantim, aproveitou para adquirir uma extensa área que viria se chamar Fazenda São Francisco, como forma de ampliação de seus negócios.
Logo houve a necessidade de se construir moradias para atender os envolvidos nos trabalhos na comunidade que surgia e nas atividades como criação de animais, lavoura, uma grande horta e principalmente no plantio e corte de eucaliptos.
No começo tudo era muito simples, havia um grande tanque coletivo para que as mulheres garantissem a lavagem de roupas, não havia água encanada e o esgoto era destinado às fossas no quintal. O bairro ficava próximo da antiga estrada de terra Votorantim-Piedade, foi sendo expandido no mesmo período que surgiu a Usina e Vila da Light e antes mesmo do surgimento da fábrica cimenteira Votoran e outros conjuntos de casas como Vila Baltar, Santa Helena e Vila Olímpia.
Na Fazenda São Francisco um dos núcleos mais antigos era chamado de “Bate Pau” que reunia cerca de oito moradias. Posteriormente surgia a rua principal com cerca de quinze casas de um lado e de frente outras 17 moradias, todas geminadas. Essa rua com canteiro central passou a ter a capela São Francisco, inaugurada em 10 de outubro de 1971. Nos anos 50 foram construídas nas proximidades, a Colônia Nova, com cerca de 10 casas e um campo de recreação. Já nos anos 60, a vila foi ampliada, com a construção de um novo conjunto de ca-
sas, mas dessa vez destoando das que existiam, eram bem maiores e dotadas de várias melhorias para acolher funcionários do alto escalão da fábrica Votoran. Com a construção do campo de futebol surgiu também o time do bairro. Outra opção de lazer foi uma pequena represa conhecida como açude.
Aquele lugar de forma simples e pacato parecia isolado do resto da cidade. Os ônibus passaram a circular em dois horários por dia, pois o itinerário era até Santa Helena e como não havia demanda, um ou outro circular ampliava o percurso para a Vila da Light ou à Fazenda São Francisco.
Infelizmente a maior parte das casas foi derrubada e junto levou parte da nossa história.
Cesar Silva é jornalista, vereador, servidor municipal e autor de três livros sobre a história local
37 29 de abril a 5 de maio de 2023
cesar silva
um dos lados da rua principal, com casas geminadas
residências para o alto escalão da empresa cimenteira
missa em frente da capela, com padre aldo vanucchi, em 1971
Final da 1ª copa Votorantim de Futebol Feminino acontece neste sábado
Juan Pablo/ @cavas.photos
Meninas de Ouro x Votorantim disputam neste sábado (28) a final da 1ª Copa Votorantim de Futebol Feminino. A partida será realizada às 15h30 no Estádio Municipal Domênico Paolo Metidieri.
De acordo com o regulamento, o jogo terá dois tempos de 30 minutos. Em caso de empate no tempo normal, a equipe campeã será conhecida por meio da cobrança de pênaltis.
A competição, organizada pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Esportes, teve início com cinco equipes. Além de Meninas de Ouro e Votorantim, participaram Ituano, Salto e São Bento. Foram disputadas oito partidas e marcados 25 gols, média de três por jogo.
A equipe do Meninas de Ouro disputou três partidas na competição e chegou à decisão invicta. Venceu os seus jogos contra Votorantim, Ituano e São Bento, mas no último fim de semana não atuou devido à desistência de Salto.
O time tem o melhor saldo da competição, com nove gols marcados e apenas um gol sofrido. Para a final, o Meninas de Ouro conta com a artilheira da copa, Luana, responsável por balançar quatro vezes as redes durante a primeira fase.
Já o Votorantim disputou seus quatro jogos. Curiosamente, a única derrota foi diante do Meninas de Ouro (2 x 1). Nas partidas seguintes, a equipe se recuperou e venceu as demais adversárias. Um dos destaques do elenco é Mika, autora de três gols na competição.
junção de projetos
O finalista invicto na competição é formado pela junção de dois projetos: Meninas de Ouro, que nasceu há 12 anos com o intuito de ensinar futebol a adolescentes em estado de vulnerabilidade social em Votorantim, e Wonder Woman FC, criado para capacitar meninas no futsal e no futebol.
Renata Ferraz, 39 anos, diretora-geral e
suspensão do varzeano; cruzeiro no Quarentão; e Marllus do Basquete
suspeita de jogador irregular suspende 7ª rodada do varzeano
A justiça desportiva agiu e suspendeu a sétima rodada do Varzeano da cidade, por conta de suspeita de um jogador do Paulista estar inscrito de forma irregular. O certame indica que as inscrições devem ser feitas por jogadores amadores, porém, ao longo dos anos várias agremiações se utilizaram de uma “brecha” para “desprofissionalizar” o atleta, bastando excluído do quadro da federação do qual estava cadastrado. Ocorre que, às vezes o time inscreve o ex-profissional sem consultar o banco de dados da federação, seja estadual ou nacional, que por vezes é burocrática ou morosa.
A acusação é do Unidos do Pró-morar, e agora cabe ao Paulista provar até a próxima quarta-feira que o jogador, de fato, não é mais profissional.
a decisão será entre meninas de ouro x votorantim, sábado (29), às 15h30, no estádio municipal
jogadora do Meninas de Ouro, conta que achou a competição muito organizada. “A experiência da Copa Feminina superou nossas expectativas. Acredito que tenha sido um divisor de águas na questão de investir no futebol feminino na cidade. Espero que ano que vem tenha mais equipes. Votorantim está de parabéns por proporcionar esse espaço para as meninas.”
rotina de trabalho e treino
O elenco do Votorantim foi formado por meio de um projeto que trabalha com diferentes idades no futebol feminino. O time principal é composto por atletas maiores de 21 anos que conciliam os treinos e jogos com a rotina de serviço e estudos.
Jessica Chagas, 27 anos, técnica do time, diz que já espera os próximos campeonatos. “A Copa veio como uma novidade imensa e deu uma visibilidade para o futebol feminino aqui na nossa região. A Prefeitura vem abrindo espaço para nós e isso é muito importante. Normalmente temos que sair da cidade para disputar algo, e dessa vez não. Que venha mais!”
Quarentão terá jogos hoje
A primeira fase do Campeonato Quarentão de Futebol está na reta final. No último fim de semana, três jogos foram disputados, válidos pela quarta e penúltima rodada. Os resultados foram: Ângelo Vial 1 x 3 Novo Mundo, Santos Dumont 8 x 1 100 Freio e Unidos da Vila Garcia 0 x 6 Cruzeiro.
Dois jogos serão disputados neste sábado (29) válidos pela quinta rodada do Campeonato Quarentão de Futebol. O Guanabara / Bela Montanha enfrenta o Ângelo Vial, às 15h30, no campo do Guanabara, e o Novo Mundo encara o Palmeirinha, às 15h30, no Parque.
As equipes e suas diretorias devem se ater ao regulamento desde antes do início do campeonato. Até caberia a Secretaria de Esportes consultar jogador por jogador após a inscrição para saber ou não se está apto para a competição. Ocorre que há um consenso entre organização e equipes, e já é sabido tradicionalmente que não há a possibilidade de aceitar um jogador que acaba de se desvincular de uma equipe profissional para participar do nosso varzeano. Entendo até que deveria ter um prazo longo para a autorização da inscrição do jogador, pois o varzeano vai se tornando mais “dinheiro” do que lazer e esporte. o cruzeiro está nas semi do quarentão!
A A.A. Cruzeiro de Votorantim voltou para a segunda divisão depois de anos afastada. Ativou sua sede para eventos e festas em prol da comunidade, e agora está nas semifinais do quarentão 2023. Parabéns a diretoria e torcida que “embalaram” de uma forma que irá atrair patrocinadores para a tentativa do acesso, e mais torcedores apaixonados pela história de um dos clubes mais queridos de Votorantim. basquete em votorantim faz bonito, mas o responsável deste sucesso tem nome: marllus michael
A gazeta de votorantim está preparando uma matéria especial que trará a trajetória, o sucesso, a responsabilidade social que o projeto “Frutos do basquete do amanhã”, do instituto Votorantim Esportes está demonstrando por meio de suas atividades desenvolvidas ao longo dos últimos anos.
Jovens do projeto ganharam a oportunidade de integrar times profissionais como a LSB de Sorocaba, e isso é sensacional. A parte mais bonita e justa que um projeto pode oferecer para sua cidade/comunidade.
São esses que a prefeitura têm que atender com mais atenção.
O resultado?
Já sabemos.
Ótimo feriado a todos e viva todos os trabalhadores da área esportiva.
rodada do Varzeano da 1ª Divisão é suspensa pela JDD
Juan Pablo/ @cavas.photos
A sétima rodada do Campeonato Varzeano de Futebol da 1ª Divisão foi suspensa pela Junta Disciplinar Desportiva (JDD), entidade vinculada à Secretaria de Esportes de Votorantim. O motivo foi a denúncia formulada pelo Unidos Promorar acerca da alegada inscrição irregular de jogador pertencente à equipe Jardim Paulista.
Conforme as informações prestadas pelo presidente da JDD, Luiz Fernando Possani, os representantes das agremiações envolvidas têm o prazo de três dias úteis, a contar a partir desta quinta-feira (27), para apresentar as manifestações aos autos do processo, expondo as provas que pretendem produzir. A decisão pela suspensão da rodada tem por objetivo assegurar o devido processo legal, garantindo-se o contraditório e a ampla defesa aos envolvidos.
“Destaca-se que a JDD tem empenhado esforços para conferir celeridade ao trâmite do processo”, informou a Prefeitura em seu site.
Os sete jogos previstos para a sétima rodada da competição, que deveriam ocorrer no neste domingo (30), permanecerão suspensos até a posterior deliberação no âmbito do processo administrativo nº 3632/2023.
confira os resultados do último fim de semana
A sexta e penúltima rodada do Campeonato Varzeano de Futebol da 1ª Divisão, disputada domingo (23), teve uma média superior a três gols por partida. Destaque para a vitória do São Lucas so -
Não há data para volta dos jogos
bre o Ângelo Vial por 4 x 3.
Nos demais jogos válidos pelo Grupo A, o Santa Mônica venceu o Guanabara pelo placar de 3 x 2 e o Rio Acima perdeu para o Unidos Promorar por 1 x 0. O único empate da chave foi entre Flamengo e Jardim Paulista: 1 x 1.
O Grupo B teve a vitória do Tatiana diante do Fluminense por 3 x 2. Já o Parque Bela Vista venceu o Jardim Clarice pelo placar de 2 x 0, e o Cachoeira empatou com o Bayern Votorantim em 2 x 2. Os resultados deixaram o Santa Mônica na liderança do Grupo A com 14 pontos. Na sequência aparecem o Jardim Paulista (12), o São Lucas (10) e o Flamengo (8). Fora da zona de classificação estão o Unidos do Promorar (7), Guanabara (6) e Rio Acima (5).
No Grupo B, o Itaporanga ocupa o primeiro lugar com 14 pontos. Em seguida estão o Jardim Clarice (13), Parque Bela Vista (12), Tatiana (10), Fluminense (9), Cachoeira (5) e Bayern Votorantim (4). O Santo Antonio desistiu da competição.
38 29 de abril a 5 de maio de 2023 Esportes
KaKá Martins é colunista da Gazeta de Votorantim, radialista e narrador esportivo
Resumo de Novelas
travessia –globo – 21h
Segunda-feira, 1º/05
Oto diz a Brisa que conversará com Bia. Guerra se recusa a falar de Débora para Chiara. Cidália avisa a Guerra que a prisão de Moretti foi mantida. Ari comenta com Gil sobre sua intenção em descobrir se Guerra teve algum envolvimento com a morte de Débora. Joel apoia Karina. Guida tenta reatar com Guerra. Ari fica sabendo por Dante que Cidália e Guerra tentaram impedir que Sara obtivesse informações de Débora nos arquivos do hospital. Karina se emociona com o apoio que recebe dos colegas da escola. Caíque apresenta sua noiva Luana para Cotinha, dizendo que ela é assexual como ele. Bia escuta a conversa de Brisa com Sara sobre as previsões da cigana. Terça-feira, 02/05
Bia explica a Brisa como seu organismo pode apresentar a existência de dois dnas. Juliana avisa a Brisa que pedirá ao Juiz a reavaliação do caso de DNA da cliente. Marineide fica emocionada ao ver Karina entrando na escola. Ari comenta com Gil que acredita que Guerra ou Cidália estejam envolvidos com a morte de Débora. Depois de uma passagem de tempo, Chiara aparece com a barriga de seis meses de gestação, emocionada ao escutar Vera conversando com Júlia sobre o bebê. Guida e Guerra reatam o namoro. Laís e Monteiro comentam sobre a melhora de Theo. Cidália chega ao prédio de Chiara e observa Júlia, com barriga de grávida, se despedindo de Vera.
Quarta-feira, 03/05 Cidália desiste de visitar Chiara. Dina avisa a Chiara que Guerra mandou reformar o quarto que era de Tonho para o bebê. Brisa mostra a Oto o teste positivo de gravidez. Núbia liga para Rose a fim de saber informações sobre Brisa. Oto convida Dante para ser padrinho de seu filho. Juliana explica a Brisa que o Juiz precisa de informações técnicas para reavaliar o caso do seu DNA. Brisa descobre que espera uma menina. Stenio avisa a Helô que conseguiu a libertação de Moretti. Laís informa a Stenio que eles venceram o caso de Guerra contra Ari. Ari conversa com o policial que esteve presente no dia em que Guerra levou o filho de Débora do hospital, e conclui que a criança é Chiara.
Quinta e sexta-feira, dias 04 e 05/05 Últimos capítulos; resumos não
Lazer
divulgados pela emissora.
vai na fé –globo – 19h: Segunda-feira, 1º/05 Lumiar redecora seu apartamento. Simone e Paula, mãe e irmã de Ben, conhecem Jenifer e sua família. Ben pega com Antônio o verdadeiro resultado do exame de DNA e rasga o envelope, sem abrir. Jenifer fica nervosa ao saber por Sol que Theo pode ser seu pai. O Juiz revela o resultado do exame de DNA, e Theo fica furioso. Ben sai para comemorar com Sol e Jenifer. Lui faz uma coletiva para o lançamento de seu novo clipe. Theo decide contratar a banda de Lui. Sol e Lui namoram escondidos. Orfeu exige que Theo libere suas mercadorias ilícitas para deixar o show da banda de Lui acontecer na empresa.
Theo pede que Clara assine uma procuração em seu nome. Lumiar exige que Theo cancele o show com a banda de Lui.
Terça-feira, 02/05
Theo tenta cancelar o show com a banda para convencer Lumiar.
Clara se desculpa com Helena por tê-la beijado. Wilma é convidada para fazer uma participação em uma novela. Clara convida Helena para almoçar. Lui prepara uma tarde de relaxamento para Sol.
Paula vê Helena com Clara e tira satisfação. Guiga e Yuri se beijam, Vicente e Aline filmam. Ben se surpreende com a revelação que Simone faz sobre Lumiar. Paula comenta com Simas que sente saudades do Rio de Janeiro. Simone questiona Lumiar sobre a possibilidade de ela reatar o casamento com Ben. Sol estranha o figurino enviado pelo contratante do novo show. Theo pega a planta da casa de show. Ben e Lumiar se beijam.
Quarta-feira, 03/05
Ben e Lumiar acabam discutindo. Sol comenta com Ben sobre seu passado. Fred revela a Jenifer que gosta de ver Rafa com Kate.
Kate pede Rafa em namoro. Lui se prepara para uma entrevista internacional, e Sol fica orgulhosa. Marcos se encanta com Wilma, e a convida para sair. Hugo discute com Kate ao vê-la com Rafa, que começa a passar mal. Sol e Lui namoram. Dora revela para Ben sobre sua doença e pede que ele a ajude a falar com Lumiar. Marcos e Wilma se beijam. Sol e Lui imploram que Érika não divulgue nada sobre o romance dos dois.
Ben conta para Lumiar sobre a doença de Dora.
Quinta, 04/05
Clara se emociona ao saber que Rafa está namorando, e Theo faz comentários ofensivos sobre o
filho. Ben cuida de Lumiar. Theo se surpreende com a presença de Ben no apartamento de Lumiar, e os dois discutem. Lumiar se encontra com Dora. Lui e Sol trocam declarações amorosas. Rafa ajuda Kate a ir embora, sem que Theo a veja. Bruna leva Simone e Paula ao restaurante onde farão o almoço de despedida com Ben e a família de Jenifer, e matriarca estranha a presença de dois homens no local. Kate afirma a Jenifer que gosta de Rafa, mas que ainda quer se vingar de Theo. Metralha e Donato anunciam o assalto ao restaurante, e um tiroteio se inicia. Sol se apavora com o ocorrido no restaurante e proíbe a família de ir para o local. Benjamim invade o restaurante, e Sol se desespera.
Sexta-feira, 05/05
Ben tenta convencer Metralha e Donato a se entregar. Simone e Paula são libertadas, e Sol as acolhe. Theo tenta disfarçar a inveja ao constatar o ato heroico de Ben. Hugo chega à igreja para o culto, e todos o repelem, à exceção de Jenifer. Simas reclama da desorganização de Bia. Kate finge para Rafa que nunca esteve no Charles Pierre. Dora pede para Lumiar deixar o refúgio. Theo descobre como ir para os camarins dos artistas na casa de show. Vitinho repete para a banda a exigência do contratante em tirar uma foto com eles ao final do show. Orfeu proíbe Theo de agir contra Sol. Ben e Jenifer consideram ir ao show de Sol. Theo se surpreende quando recebe a procuração assinada por Clara. Lumiar pede para Theo ficar com ela em sua casa. Sábado, 06/05 Theo atende o pedido de Lumiar. Orfeu chega à casa de show. Jenifer flagra Lui e Sol aos beijos, e tem uma séria conversa com a mãe. A futura advogada desiste de ir ao show de Sol e Ben fica intrigado. Theo conforta Lumiar. Ben confessa a Jenifer que gostaria de voltar a se relacionar com Sol. A banda de Lui chega à casa de show, e Sheila os recepciona. Sol vê Orfeu na plateia e comenta com Vitinho sobre sua desconfiança. Lumiar adormece, e Theo segue para o evento da empresa. A banda de Lui inicia seu show. Duda confessa que não implicaria se Ben namorasse Sol e todos se surpreendem. Theo vai ao camarim, sabota a água de Sol e a observa no palco.
amor perfeito
– globo – 18h
Segunda-feira, 1º/05
Júlio impede Marê de avançar contra Gilda. Luís inventa uma desculpa para se afastar de Cândida e procurar
Tânia. Gilda surpreende Popó, Marê e Júlio em sua sala. Marê arranca o colar de sua mãe do pescoço de Gilda. Luís e Tânia se beijam. Gaspar tenta convencer Gilda a esquecer a história do colar da mãe de Marê. Luís conta para Tânia que foi expulso do seminário. Verônica estranha que Érico tenha desistido de se demitir do Grande Hotel. Gilda contrata um homem para roubar o colar de Marê. Luís volta para casa e se assusta com Cândida. Marcelino sente medo da chuva e pede para dormir com Marê. O ladrão invade a Irmandade e rende Marê e Marcelino. Terça-feira, 02/05 Marê entrega o colar para o ladrão, que é surpreendido por frei Severo. Os padres convencem o ladrão a se redimir e devolver os objetos roubados. Tânia fala para Neiva sobre Luís, e Adélia desconfia. Luís inventa uma desculpa para Cândida. Gilda humilha Popó. Gaspar ironiza Gilda. Adélia conta para Gilda que Marê se candidatou a uma vaga para trabalhar na Companhia Ferroviária, e a vilã arma com Turíbio. Frei Severo relembra seu passado e se consola com frei Leão. Marê se sai bem em sua entrevista de emprego. Gaspar estranha a calma de Gilda ao comentar com ela sobre o novo emprego da ex-noiva. Turíbio publica uma manchete na Gazeta difamando Marê. Quarta-feira, 03/05 Gaspar se surpreende com a manchete da Gazeta. Neiva se preocupa com Marê. Júlio e Verônica ficam indignados com a matéria contra Marê. Orlando se enfurece ao ver o jornal e acaba preso depois de confrontar Turíbio. Marê se surpreende ao saber que sua vaga na Companhia Ferroviária foi recusada. Albuquerque é hostil com Orlando. Popó avisa a Júlio da prisão do médico. Gilda comenta com Ítalo que pretende acabar com as parcerias que Marê conseguiu para o Hotel. Marê vê a manchete da Gazeta e fica arrasada. Lívia conta para Marê sobre a prisão de Orlando. Gilda instrui Turíbio a mentir em seu depoimento. Marê e Marcelino tentam animar Orlando. Ione decide ir à delegacia, depois de falar com Gilda. Gilda paga a fiança de Orlando.
Quinta-feira, 04/05 Gilda se insinua para Orlando, que a destrata. Ademar repreende Ione. Marê se enfurece ao saber da ousadia da ex-madrasta. Gaspar discute com Gilda. Justino ouve Turíbio falar para Albuquerque que vai para o Rio de Janeiro processar Elza. Tânia marca um encontro com Luís. Marê confronta Orlando sobre a atitude de Gilda. Marê ajuda Wanda com a loja.
Cândida leva Luís até a Irmandade. Ivan segue Tânia. Orlando devolve o dinheiro que Gilda pagou em sua fiança. Gilda se enfurece ao ver Marê chegar para jantar com Orlando no Café Concerto. Justino fala de Turíbio à mesa, e Sônia alerta Verônica. Ivan vê Tânia e Luís aos beijos. Cândida conta para Gilda que Marê está morando na Irmandade. Sexta-feira, 05/05
Gilda tem uma ideia para prejudicar Marê. Luís promete para Tânia que falará com Cândida. Verônica tenta ligar para Odilon. Albuquerque se recusa a iniciar a investigação sobre o caso de Marê, e Júlio comenta com Érico, que sugere que ele fale com um desembargador. Gilda denuncia a estadia de Marê na Irmandade para o Bispo. Ivan afirma a Luís que irá ajudá-lo a ficar com Tânia. Marê começa a trabalhar na loja de Wanda. Cândida conta para Gilda do emprego de Marê, e a vilã fica revoltada. Cândida flagra Luís e Ivan brigando e tenta descobrir o motivo. Gilda exige que Sílvio obrigue Wanda a demitir Marê. Marê comenta com Neiva que se apegou a Marcelino. Orlando convida Marê para morar com ele. Os padres recebem um telegrama do Bispo. Sábado, 06/05 Marê constata que foi Gilda quem a denunciou. Marcelino chora, com medo de que Marê vá embora. Orlando se oferece para ajudar a namorada. Marê explica como Wanda pode administrar sua loja. Gilda tem uma ideia para afastar a ex-enteada da loja de Wanda. Celeste conforta Marcelino. Verônica avisa a Odilon que Turíbio foi para o Rio de Janeiro. Os padres se reúnem para escrever uma resposta para o Bispo. Turíbio encontra Elza e Odilon. Gilda conspira com Sílvio contra Marê. Cândida descobre que Luís foi expulso do seminário e desmaia. Turíbio conta para Fabiano que Elza fugiu com Odilon. Wanda brinda com Sílvio e Gilda ao sucesso de sua loja. Três homens destroem a loja de Wanda.
ingênuo
A moça toda fogosa e animada pergunta:
- Ô bonitão, gostosão, fale-me de suas fantasias...
- Tenho uma do Batman de super-herói.
marido pescador
Todo sábado a mulher pergunta ao marido:
- Aonde vai?
Ele respondia:
- Vou pescar.
Isso toda vez. Num belo sábado ela pergunta de novo:
- Aonde vai?
- Vou pescar.
A mulher respondeu:
- Ah, certo! A Lambari mandou avisar que está grávida.
zoológico
O garotinho estava com a mãe visitando o Zoológico e disse: Olha, mãe, aquela anta tem a cara da tia Aparecida. Não fale isso, menino. Calma mãe, a anta não ouviu.
39 29 de abril a 5 de maio de 2023
caio tolEdo
Hoje não é um dia qualquer, hoje é um dia muito especial! Você está completando mais um ano de vida e estamos muito feliz de poder celebrar essa data com você novamente, Caio. Feliz aniversário!
miquEias alvEs dE souza
Feliz aniversário, Miqueias, felizes momentos! Que a sua vida seja recheada de bons e felizes momentos, na certeza de que esse dia especial será para sempre lembrado em seu coração. Que o Senhor ilumine seu caminho com muitas felicidades!
EriNaldo alvEs da silva
Felicidades por este dia tão especial, professor Erinaldo, que é o seu aniversário. Parabéns! Que possa ter muitos anos de vida, abençoados e felizes e que estes dias futuros sejam todos de harmonia, paz e desejos realizados. Que seu coração esteja sempre em festa, porque você é um ser de luz e especial. Felicidades pelo seu aniversário!
quer ver o seu aniversário ou de quem você ama nesta página? basta enviar as fotos e as informações para gazetadevotorantim@ gmail.com com dez dias de antecedência!
claudio saldaNha
Feliz aniversário, Saldanha! Que todos os seus sonhos sejam realizados e todos os seus desejos sejam alcançados. Nessa vida, que nenhum obstáculo seja capaz de te paralisar diante dos seus maiores planos.
bola galvão
Bola todos, os grandes desejos começam no coração. E, de coração, que lhe desejamos: feliz aniversário! Que seus anos sejam repletos de paz, amor e muita felicidade. Que Deus proteja sua vida e realize todos os seus sonhos!
aNdré moroN
Hoje e sempre, desejamos a você dias felizes e repletos de sorrisos, e que estes ingredientes o acompanhem sempre em uma constante soma de vitórias em sua vida. Feliz aniversário, Dr. André Moron!
40 29 de abril a 5 de maio de 2023
Social 29 ABR 02 MAI 04 MAI 04 MAI 05 MAI 02 MAI