Público
www.gazetadevotorantim.com.br e região Ano 11 | Nº 507 | Votorantim | 1 a 6 de abril de 2023 /gazetadevotorantim Pág. 9 Pág. 11 OcOrrências Pág. 15 Pág. 5 Pág. 3 Pág. 2 Pág. 13 Estudantes fazem ação de conscientização sobre a dengue Alunos da Escola Municipal Abimael Carlos de Campos entregaram panfletos para motoristas e pedestres Ação foi supervisionada pela equipe escolar e GCM Jorge Silva crimes contra mulheres foram alvos da Operação Átria Festa Junina já está na Justiça Heber Martins deixa o PDT depois de 26 anos
e vereadores
gestão da Festa Junina
estrada
Bairro
Morros
Ministério
Vice-prefeito
questionam
Pavimentação em
no
dos
vai parar no
faz roçagem
vias
Gaguinho, um vereador que
em
públicas
Depois de 26 anos como filiado ao Partido Democrata Trabalhista, o ex-vereador Heber Martins está se despedindo do PDT, partido de centro-esquerda que foi fundado em 1979, logo após o início do processo de abertura política da ditadura militar, sendo alinhado às ideologias trabalhista, socialista democrática e social-democrata. Seu líder maior e fundador foi o ex-governador do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro Leonel Brizola.
Pdt divisor de áGuAs
partido não foram consultados, até porque, segundo ele, PSDB e PDT na cidade sempre foram como água e óleo.
Com o apoio e a vitória de Fabíola Alves Pedrico, hoje o PDT ocupa a pasta da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), na pessoa de Luiz Cares.
novo PArtido de Heber
MArtins AindA é seGredo
Heber Martins está prestes a se filiar a um novo partido e será a liderança maior do partido em Votorantim. Qual é a legenda para a qual o ex-vereador está migrando? Segundo ele, só será divulgada nos próximos dias, pois se trata de um partido que faz parte do grupo político que apoia a atual gestão municipal. Heber Martins garantiu que assim que assinar a ficha de filiação, a Gazeta de Votorantim será a primeira a saber.
neM tudo está Perdido
PArA o Pdt votorAntinense
Um grupo de dissidentes de partidos de esquerda vem buscando junto ao diretório nacional do PDT assumir a legenda. O grupo é formado por ex-membros do PT, PSOL, PV e até mesmo pedetistas Brizolistas que se afastaram do partido quando o PDT se uniu com o PSDB em Votorantim. Os progressistas votorantinenses tentam não deixar que o grupo político do PSDB local assuma a liderança de um partido que é um dos símbolos da resistência do país e que muito fez pela cidade.
CAdê A foto do ex-Prefeito fernAndo oliveirA?
E os cavaleiros que imaginavam que estariam participando de cavalgadas pela cidade, talvez tenham que procurar outro município, pois a prefeita Fabíola Alves Pedrico (PSDB) encaminhou um veto à Câmara ao projeto do Pastor Lilo que institui a cavalgada em Votorantim. A votação sobre a manutenção ou derrubada do veto será na próxima terça-feira (04).
dA MesMA forMA que AConteCeu eM 2022, A nossA trAdiCionAl festA juninA voltA A ser questionAdA Com o anúncio na última terça-feira (28) para convidados, transmissão ao vivo pelas redes sociais e com cobertura da TV TEM, sócia da Viva + Entretenimento, aconteceu no Bandeiras Centro Empresarial o lançamento e divulgação da Festa Junina de Votorantim 2023, e, como já era de se esperar, vereadores e políticos da cidade na mesma terça-feira começaram a se manifestar e todos seguindo o mesmo princípio, a busca pela transparência.
o CArtAz oMite os 106 Anos dA festA e que elA é benefiCente
nifestam pelas redes sociais. A repetição de nomes como Luan Santana, Alok e Gustavo Mioto desagradou muita gente.
luCAs Pedrozo deixA A bAnd fM Depois de 15 anos, 2 meses e 23 dias na Band FM Sorocaba, o jornalista e radialista Lucas Pedrozo, que tem forte ligação com Votorantim, se desliga da emissora. Lucas Pedrozo nestes anos todos exerceu sua função de comunicador de forma ética e respeitosa com opiniões diversas. Lucas é uma daquelas pessoas que a gente sabe que onde estiver será fiel a seus princípios e não será nada estranho se partidos políticos o procurarem, já que é um nome que só agrega fatores positivos. Vamos aguardar.
fernAndo fernAndes venCe dois ProCessos ContrA ele
A história do PDT em Votorantim é de um partido que fez oposição e administrou a cidade. O ex-prefeito Jair Cassola, no final dos anos 90, migrou do MDB para o PDT e sua gestão é considerada um divisor de águas. Ao lado do Partido dos Trabalhadores formou um grupo de coalizão de esquerda.
Pdt PresençA ConstAnte nA CâMArA
O PDT nos últimos 23 anos foi presença no cenário político da cidade, não só administrou por 8 anos como elegeu diversos vereadores, entre eles, o próprio Heber Martins, Pedro Nunes, Tide Paraná, Gilmar Telles, Landito, Dr. Adalberto, entre outros.
Pdt APoiou fAbíolA Alves PedriCo
ContrAriAndo AntiGos filiAdos
O apoio do PDT em 2020 à candidatura de Fabíola Alves Pedrico foi algo que dividiu o diretório municipal. Segundo Heber Martins, foi uma decisão em que os filiados do
Por falar em PDT e administração da cidade, a coluna do leitor vem recebendo desde o final de 2022 a informação de que a galeria histórica dos prefeitos que administram a cidade está cometendo uma falha, isto para não dizer uma injustiça, pois Fernando Oliveira Souza, que administrou Votorantim de 1º de Janeiro de 2017 a 31 de janeiro de 2020, está excluído da galeria.
ufA, nos resPonderAM!
Esta coluna consultou o Departamento de Comunicação da Prefeitura de Votorantim sobre a ausência da fotografia do ex-prefeito Fernando Oliveira na galeria e diferentemente do que acontecia em um passado não tão distante, a Prefeitura respondeu e disse: “O prédio administrativo está passando por reformas e ao término, deverão ser fixadas na galeria de prefeitos as fotos do ex-prefeito e também da prefeita Fabíola Alves”. Lembrando que a galeria sempre teve a função de expor os ex-prefeitos e não o atual, o que pode caracterizar promoção pessoal.
Projeto dAs CAvAlGAdAs reCebe veto do exeCutivo
O vice-prefeito Rodrigo Kriguer (PSD), na quinta-feira (30), protocolou questionamentos à prefeita Fabíola Alves Pedrico, e entre as dezenas de questionamentos, estão: “Houve processo licitatório ou chamamento público para repasse da organização ou contratação da empresa Viva para a realização da Festa Junina Beneficente de Votorantim? Se sim, favor informar a data. Se não, favor justificar os critérios de escolha da empresa contemplada para realizar o evento; Em caso de ausência de realização do processo licitatório ou chamamento público, não houve um prejuízo ao Município por não possibilitar concorrência entre as empresas que promovem eventos?”
os vereAdores quereM uMA
Posição do Ministério PúbliCo
Já os vereadores Mauro do Materiais (PTB), Luciano Silva (Podemos), Gaguinho (PTB), Ita (Cidadania) e Pastor Lilo (União Brasil) procuraram o Ministério Público (MP) para que o MP intervenha novamente, uma vez que, segundo os cinco vereadores, é clara e óbvia o não cumprimento da Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, que estabelece normas gerais de licitação e contratação para as Administrações Públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
noMes ConHeCidos do PúbliCo voltAM à festA eM 2023 Diferentemente da festa que acontece em setembro na vizinha cidade de Itu, onde os organizadores estão desde o mês de janeiro fazendo uma pesquisa de opinião para saber do público quais os cantores que desejam ver na festa, o anúncio da última terça-feira (28) foi um misto de alegria e de decepção, ao menos daqueles que se ma-
O suplente de vereador Fernando Fernandes anunciou nesta quinta-feira (30) em suas redes sociais que mais dois processos que estavam sendo movidos contra ele foram ganhos. Em sua postagem, Fernando Fernandes agradece seu advogado e desabafa dizendo “que a verdade sempre prevalece, não é fácil encarar o sistema, pessoas que almejam apenas poder, tentando se manter e de certa forma coagir quem bate de frente com eles”.
eM MArço, A GAzetA de votorAntiM se suPerou
A Gazeta de Votorantim fechou o mês de março com números acima da média em acessos de leitores em suas postagens no Facebook.
Foi mais de um milhão de alcance das matérias produzidas e postadas pela redação da Gazeta de Votorantim, o que confirma a aceitação da cidade e da região do trabalho realizado pela equipe.
Neste número não estão computados o Instagram, o Portal e o Blog da Gazeta de Votorantim e nem as redes sociais da TV Votorantim e da Gazeta da Região Metropolitana de Sorocaba, pertencentes ao mesmo grupo gestor.
2 1 a 6 de aBRIL de 2023 Expediente: Provocare Editora e Comunicação Ltda ME As colunas assinadas são de total responsabilidade de seus autores e não necessariamente representam a opinião do jornal. Diretores presidentes: Mônica Marsal e Werinton Kermes | Responsável Jurídico: Ailton Bueno Scorsoline (OAB: 154912/SP) | Editor-chefe e Jornalista Responsável: Werinton Kermes (MTB 29.860/SP) | Edição: Luciana Lopez (MTB 45.396/SP) | Diagramação: Wilson Roberto Grillo Jr. Av. 31 de Março, 497 - 2º andar– Centro – Votorantim SP – CEP 18110-005 |e-mail: gazetadevotorantim@gmail.com Contato comercial: WhatsApp (15) 99189-2600 Site: www.gazetadevotorantim.com.br | Facebook/gazetadevotorantim | Instagram/gazetadevotorantim
Heber MArtins está forA do Pdt
lilo
3 1 a 6 de aBRIL de 2023 Cidades gazetadevotorantim www. .com.br Acesse
Cidades
4 1 a 6 de aBRIL de 2023
Estudantes fazem ação de conscientização sobre a dengue
Julio Ribeiro (programa de estágio)
A Escola Municipal Abimael Carlos de Campos, localizada no bairro Vila Dominguinho, em Votorantim, realizou uma ação para conscientizar motoristas sobre os cuidados a serem tomados para prevenir a dengue, na sexta-feira (31), à tarde.
Segundo o diretor Nilson Furlan, a ideia da conscientização surgiu após uma reunião emergencial com a Secretaria de Saúde de Votorantim na qual as escolas foram alertadas sobre o aumento de casos de dengue neste ano no município se comparado ao ano anterior.
O projeto foi desenvolvido por toda a escola e as tarefas foram divididas: os alunos dos terceiros anos ficaram responsáveis por segurar cartazes e entregar panfletos que foram produzidos por alunos de outras classes.
Durante a ação, dois tipos de panfletos foram entregues aos motoristas e pedestres que transitavam pelo local, um oficial com informações sobre medidas preventivas e
Panfletos com informações para evitar a dengue foram entregues
outro confeccionado pelos próprios alunos. O desenho e a frase foram escolhidos através de um concurso entre os estudantes.
Os pais e responsáveis autorizaram a saída das crianças, que ficaram o tempo todo acompanhadas de professores e pela Guarda Civil Municipal (GCM).
Os estudantes estavam muito animados com a atividade, pois já vinham planejando ação há dias, com aulas sobre a procriação do mosquito transmissor e da problemática que a cidade de Votorantim vem enfrentando com a doença.
Os alunos demonstraram que estavam com o conhecimento em dia. Sophia Louise Matos e George Henrique Lindo Torres, ambos de 8 anos, gostaram de participar e descreveram a ação como algo divertido e muito importante para a cidade. “A dengue está contaminando muitas pessoas na nossa cidade, o mosquito é perigoso e é
preocupante, mas nós podemos ajudar as pessoas a se cuidarem. O mosquito coloca ovinhos na água parada e podemos impedir isso”, disseram.
De acordo com a secretária de Educação de Votorantim, Suad Aparecida Ribeiro Oliveira, eles adoram participar de ações que aconteçam além dos muros da escola. “Quando a criança se apropria do conhecimento, o adulto passa a valorizar mais, pois se trata de uma criança cobrando. Os familiares e a comunidade passam a prestar mais atenção ao tema. Ao cuidar de si, eles também estão cuidando dos outros”. Ela ainda reforça a importância de outras escolas replicarem a ação para aumentar o alcance de conscientização. A escola Abimael foi a primeira de Votorantim a realizar a “passeata”,
como foi chamado por ela.
A ação teve início às 16h25 e acabou por volta das 17h. (Supervisão: Luciana Lopez)
5 1 a 6 de aBRIL de 2023
Jorge Silva
nilson furlan
GCM deu apoio à ação
Motociclistas também foram abordados
Crianças seguraram cartazes
os alunos exibiram uma faixa
George Henrique
os estudantes estavam muito animados com a atividade
suad Aparecida sophia
vestiários do Cermag Sou um dos diretores do time Itaporanga, estamos disputando campeonato Varzeano. O campo do Cermag do Rio Acima está todo largado. O vestiário não tem condições de uso, estão quebrados. Há muito mato nos campos. Onde estão as verbas destinadas ao Esporte de nossa cidade?
Oscar de Jesus Correa
Cidades
Resposta da Prefeitura de Votorantim: A demanda encaminhada à secretaria responsável.
fumaça
Nós, do bairro Vila Domingues e Jardim Clarice, estamos sofrendo muito com uma empresa que tem aqui por conta da fumaça. Estão queimando madeira errada. Tenho até vídeos. Isso ocorre todos os dias, faz anos, mas de um tempo para cá piorou.
sebAstiAnA vieirA dos sAntos
Faleceu em 25/03/2023, aos 87 anos, deixando os filhos Maria Jose, 47 anos, Cicero 51, Ivonete 47, e Maria do Carmo, 55. Sepultamento em Votorantim no cemitério São João Batista.
dAGMAr CAleGAri zAMPolA
Faleceu em 26/03/2023, aos 74 anos, casada com Eduardo Zampola, deixando os filhos Simone, 49 anos, Cirdileide, 47, e Carlos Eduardo, 40. Sepultamento em Sorocaba no cemitério Memorial Park.
Pedro MiGuel sAntos
Faleceu em 27/03/2023, aos 61 anos, deixando os filhos, Alex Sandro, 37 anos, Alessandra, 36, Andressa, 34, e Amanda, 19. Sepultamento em Votorantim no cemitério São João Batista.
AdAlberto soAres
Faleceu em 29/03/2023, aos 62 anos, casado com Cirleia Aparecida Rodrigues Soares, deixando as filhas Lidiane, 36
anos, e Ariane, 24. Sepultamento em Sorocaba no cemitério Consolação
AlexAndrA leMes PereirA
Faleceu em 29/03/2023, aos 27 anos, não deixa filhos. Sepultamento em Votorantim no cemitério São João Batista.
Abner dA CostA nAsCiMento
Faleceu em 30/03/2023, aos 35 anos, não deixa filhos. Sepultamento em Votorantim no cemitério São João Batista.
bAlbinA MAriA frAnCisCA Alves
Faleceu em 31/03/2023, aos 92 anos, deixando os filhos Ana Rita, 68 anos, Iracema, 67, Adão, 65, Pedro, 63, Eva, 62, Malvina, 58, e Alceu, 55. Sepultamento em Votorantim no cemitério São João Batista.
zildA soAres Cordeiro
Faleceu em 31/03/2023, aos 74 anos, casada com João Maria Cordeiro, deixando os filhos Sandra, 54 anos, Soraya, 51, Paulo, 49, e Sheila, 43. Sepultamento em Votorantim no cemitério São João Batista.
Resposta da Prefeitura de Votorantim: A demanda encaminhada à secretaria responsável.
infração de trânsito Sou motorista do urbano de Votorantim e gostaria de deixar meus “parabéns” aos motoristas da cidade. Olha onde param: em pontos de ônibus e não estão nem aí. Até dentro do mini terminal.
Aulas de vôlei
Vi a notícia de que Votorantim oferece aulas gratuitas de vôlei fui lá no dia e horário divulgado para participar e não tinha nada. Ninguém sabia de nada.
Resposta da Prefeitura de Votorantim: A demanda encaminhada à secretaria Responsável.
7 1 a 6 de aBRIL de 2023 envie conteúdos para esta coluna pelo Whats App (15) 99189-2600
Fábio Botelho
Thaís Rosa
Vice-prefeito pede explicações à Prefeitura sobre gestão da Festa Junina
de Votorantim e dá ciência ao MP
Ministério Público afirmou a Rodrigo Kriguer que também foi surpreendido pelo anúncio da festa sem licitação
O vice-prefeito de Votorantim, Rodrigo Kriguer, protocolou na Prefeitura de Votorantim, na quinta-feira (30), uma solicitação de esclarecimentos e documentos, visando obter informações sobre os trâmites feitos para entregar à empresa Viva + Entretenimento a gestão da tradicional e histórica Festa Junina Beneficente de Votorantim, que chega à sua 106ª edição.
Na terça-feira (28), a Viva +, empresa pertencente ao empresário Guilherme Moron e à TV TEM, anunciou a realização da festa, inclusive a grade de shows e estrutura que será montada.
Vale lembrar que em 2022, a mesma empresa realizou o evento, e devido à falta de transparência pública e licitação pública para contratar uma empresa para gerir a Festa, o evento chegou a ser suspenso por ordem judicial, porém uma liminar obtida no Tribunal de Justiça liberou a realização do evento naquele ano.
Agora, os mesmos questionamentos de falta de transparência voltam à tona.
O vice-prefeito apresentou uma série de dúvidas, dentre elas, se houve processo licitatório ou chamamento público para repasse da organização ou contratação da empresa Viva para a realização da Festa Junina Beneficente de Votorantim e quais foram os critérios de escolha da empresa contemplada para realizar o evento; qual será a participação da Prefeitura Municipal de Votorantim no referido evento; qual será a compensação, contrapartida, benefício, contribuição ou exigências realizadas pelo poder público que a empresa organizadora do evento deverá fazer em prol do município de Votorantim; quais as providências foram tomadas pela administração municipal para atender as recomendações do Ministério Público; quais são as entidades assistenciais do município que terão espaço para comercializar bebidas e comidas típicas na festa junina beneficente de Votorantim; dentre outros.
“Os referidos questionamentos são necessários, pois entendo ser extremamente grave decisão que afronte e contrarie decisão judicial.
E no caso em tela, houve decisão na Ação Civil Pública promovida pelo Ministério Público do Estado de São Paulo, a qual determinou ao Município a obrigação de realizar prévio procedimento licitatório e/ou chamamento público,
em caso de repasse da organização e realização das edições futuras do evento em questão a empresa privada, de modo a possibilitar a participação de todos os interessados, em busca da proposta mais vantajosa ao interesse público, e a não observância a essa decisão incorre em violação de forma inequívoca aos princípios constitucionais da isonomia, impessoalidade, moralidade, supremacia do interesse público e legalidade”, descreveu Kriguer.
“A Festa Junina Beneficente de Votorantim é um marco cultural da nossa cidade. Há muitos anos é considerada a maior festa junina do Estado de São Paulo e também o maior evento beneficente do Município. Eu cresci ao lado do recinto da festa junina e sei da sua importância para a cidade de Votorantim e para as entidades beneficentes.
Estávamos todos ansiosos para saber a data da abertura do edital de licitação ou chamamento público da festa, conforme estabelece a Legislação e a decisão judicial prolatada no mês de setembro do ano passado. Inclusive, o vereador Ita solicitou informação a respeito da festa junina em fevereiro desse ano e recebeu no início do mês de março uma resposta genérica, demonstrando total falta de transparência
da Administração com relação ao assunto.
Ocorre que, a sociedade foi surpreendida com a divulgação do evento no último dia 27 de março, sem que houvesse ocorrido prévio procedimento licitatório e sem observância da decisão judicial. Por isso, solicitamos à Prefeita esclarecimentos e informações a respeito da forma que ocorreu a contratação da empresa que realizará a tradicional Festa Junina Beneficente em nosso Município. E foi necessário solicitarmos essas informações diante da ausência de transparência à população com relação a forma que ocorreu a referida contratação, uma vez que existe sentença judicial determinando obrigação de fazer ao Município consistente na realização de prévio procedimento licitatório e/ ou chamamento público, em caso de repasse da organização e realização das edições futuras do evento em questão a empresa privada, de modo a possibilitar a participação de todos os interessados, em busca da proposta mais vantajosa ao interesse público.
Também encaminhamos requerimento ao Ministério Público Estadual informando que a sociedade havia sido surpreendida com a divulgação da nossa tradicional festa junina sem que ocorresse o prévio procedimento licitató-
rio para a escolha da empresa organizadora e solicitamos informações se havia ocorrido algum termo ajuste de conduta ou reunião a respeito da organização do evento com a Prefeitura Municipal e Empresa.
Prontamente, a Promotoria de Justiça do nosso Município respondeu que também foi surpreendida pela divulgação do evento, que solicitou esclarecimentos à Prefeitura, para análise das medidas a serem adotadas, e que não houve qualquer ajuste por parte do Ministério Público, no tocante a organização e realização da festa deste ano, prevalecendo a decisão prolatada em sede de Ação Civil Pública ainda em trâmite.
É uma situação que me deixa extremamente desapontado com a conduta da Administração, pois há uma decisão judicial de setembro de 2022, que determinou a realização de prévio procedimento licitatório para a escolha da empresa que iria organizar o evento, ou seja, a Prefeitura teve tempo suficiente para elaborar o edital de licitação ou chamamento público e realizar a concorrência pública com transparência, mas optou por afrontar e contrariar deliberadamente a lei e a decisão judicial”, finalizou o vice-prefeito, advogado Rodrigo Kriguer.
Vereadores vão ao Ministério Público em busca de transparência na realização da Festa Junina de Votorantim
Os vereadores de Votorantim, Ita (Cidadania), Pastor Lilo (União Brasil), Luciano Silva (Podemos), Mauro do Materiais (PTB) e Gaguinho (PTB) protocolaram, no Ministério Público de Votorantim, um pedido de audiência com a promotoria para tratar de assuntos relacionados à realização da Festa Junina de Votorantim. O documento foi protocolado nesta sexta-feira (31).
“Não somos contra a Festa Junina. É um patrimônio imaterial da nossa cidade, centenária, traz inúmeros benefícios para as entidades que precisam. Porém, na edição do ano passado, o recurso encaminhado foi de aproximadamente R$300 mil, o que é um absurdo, já que a festa arrecada milhões. Esse ano nós já questionamos e não obtivemos resposta se vão ajudar e com quanto. Queremos transparência da Prefeitura Municipal acerca da realização da Festa Junina de Votorantim e da empresa que foi
anunciada como organizadora sem licitação e sem chamamento público, algo que nos pegou de surpresa novamente, pois já havia uma decisão judicial informando sobre os requisitos. Principalmente porque estamos falando de um uma festa junina tradicional, na qual existem inúmeras barracas beneficentes de entidades que precisam disso para se manter. Nossas questões aqui são: como foi feito todo esse processo? Como foi feito um chamamento, a licitação? Quem pôde participar? Até o momento o que nós vemos é a influência, pois
está sendo direcionada novamente a uma mesma empresa. Falta de transparência. E cadê a contrapartida? Não estamos vendo. Já questionamos inúmeras vezes e até o momento não obtivemos resposta alguma”, disse o vereador Luciano Silva.
“Estamos pedindo uma audiência junto à promotora de Justiça para pedirmos esclarecimento à Prefeitura Municipal de Votorantim sobre a Festa Junina. Sabemos que nós, enquanto fiscalizadores, precisamos levar a transparência para a população da cidade. Até porque estamos sendo procurados
por resposta. A saúde precisando melhorar, a cidade toda de infraestrutura, segurança e nós estamos diante de uma gestão que está realizando uma festa que entendemos como irregular. Estamos procurando transparência junto a promotoria aqui da cidade de Votorantim”, comentou Pastor Lilo.
“Já foi feito um requerimento via Câmara Municipal de Votorantim pedindo informações, mas a resposta não foi satisfatória, pois as respostas do que questionamos não vieram. Por isso, estamos vindo até a promotoria, inclusive se observarmos que se trata de improbidade administrativa, iremos pedir até um afastamento da prefeita, pois não podemos penalizar a população e as entidades por uma irregularidade que está acontecendo na Festa Junina. Iremos questionar a promotora e se possível pedir um afastamento da prefeita”, finalizou Ita.
A 3ª Promotora de Justiça de Votorantim, Alessandra Aparecida Gomes Koga, agendou a reunião para terça-feira (04). (Colaborou Júlio Ribeiro)
9 1 a 6 de aBRIL de 2023
Luciana Lopez
Luciana Lopez
evento reúne milhares de pessoas rodrigo Kriguer
Divulgação
Processo de seleção da empresa para organizar o evento não foi divulgado
Luciana Lopez
Ministério Público do Estado é acionado para apurar problemas em obra do DEr no Bairro dos Morros
O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) deverá apurar a situação das obras de pavimentação da Estrada Waldemar Bernardes (Mazito), – que dá acesso à Rua José Celeste, no bairro dos Morros, em Votorantim. A representação foi protocolada por moradores da via, sob a alegação de que “de maneira errônea e sem estudos nenhum” foi feita a pavimentação com aterro onde deveria seguir o nível das residências deixando várias casas em desnível de cerca de um metro em relação a residência. Diante disso, ainda segundo a denúncia ao MP, nos dias de chuvas mais intensas, as águas que passam pela via acabam desembocando para dentro das residências, causando enchentes, com danos materiais aos proprietários das residências.
Do documento apresentando ao MP-SP, os moradores afirmam que além de terem suas casas inundadas por água e lama, também perderam móveis e tiveram veículos danificados, além de animais mortos pela enxurrada, como galinhas e pavões.
A obra é realizada pelo programa Novas Estradas Vicinais, do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretar0ia de Transportes e Departamento de Estradas de Rodagem (DER.
Um dos moradores que teve sua casa invadida pelas águas que, segundo ele, o problema teria sido causado pelo desnivelamento da via, foi José Francisco Sanches Junior, que é fiscal de obras da Prefeitura de Sorocaba. Ele mora numa residência nessa estrada há 24 anos e disse nunca ter presenciado tal situação. Nas chuvas dos últimos dias ele teve sua casa tomada pelas águas. Além de carro danificado e ter perdido móveis, a enxurrada matou quatro de seus pavões, cinco galinhas d´angola, dois galos e cinco galinhas rhodias.
Ele conta que os moradores chegaram a procurar o engenheiro responsável pela obra, e ele teria informado que não poderia fazer nada sobre o assunto. “Procuramos então o responsável pela Secretaria de Obras na Prefeitura, onde a secretária Mirian Zacarelli não nos recebeu e enviou um responsável para nos atender e foi sugerido de que não interferíssemos na obra, pois não era viável paralisá-la nesse momento”, disse e completou: “E não foi apresentada nenhuma alternativa para a problemática. Então, questionamos o senhor Danilo, fiscal de obras do DER e ele nos informou que nada seria feito deixando todos sem uma resposta válida.”
Outro morador que teve problemas com a obra do DER foi o comerciante João Gomes Sanches. “Eles fizeram a estrada e para não fazer o piso e contrapiso que estavam acima da entrada, eles colocaram a
até a casa do meu caseiro. Eles teriam que rebaixar a estrada, mas não quiseram fazer. Na verdade, virou uma barragem lá. Lamentável”, disse.
Segundo ele, os responsáveis pela obra poderiam apresentar um estudo de uma forma de mitigar de mitigar o problema, como por exemplo uma galeria de águas pluviais, para que não ocorra esse tipo de problema. “Mas nada fizeram, aliás sequer falam com a gente”, resumiu.
der responde
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), ao ser questionado pela Gazeta de votorantim, informou por meio de nota que “não tem conhecimento da solicitação enviada pelos moradores ao MP e está à disposição para qualquer esclarecimento”, destaca a nota que conclui: “Neste momento, o Departamento realiza estudo para captar a água oriunda das propriedades, visando sanar a demanda enviada pelos proprietários de imóveis às margens da vicinal para a via.”
o que diz a Prefeitura
A Prefeitura também foi questionada sobre o problema e respondeu: “informamos que a Prefeitura Municipal de Votorantim não tem conhecimento da situação apresentada”, finalizou. (Da redação)
11 1 a 6 de aBRIL de 2023
Cidades
Casa foi invadida por água e lama
Alagamento nunca tinha acontecido antes
Moradores ficam no prejuízo
Arquivo pessoal
Vereador Gaguinho percorre ruas, avenidas e praças tomadas pelo mato para fazer serviço de roçagem que deveria ser da Prefeitura
Quem anda pelas ruas e avenidas de Votorantim e passa por praças públicas percebe que vários desses locais está tomado pelo mato alto. Apesar de moradores realizarem solicitações para que a Prefeitura de Votorantim tome providências com os serviços de roçagem e capinação, eles afirmam que na maioria das vezes o trabalho não é realizado ou demorado. Diante do que classificam como descaso da Prefeitura, muitos recorrem aos vereadores para que possam lhe ajudar com indicações e requerimentos, entretanto, um deles, o vereador José Antonio de Oliveira (PTB), o Gaguinho, prefere pegar sua roçadeira e equipamentos de proteção individual e “por a mão na massa” como ele mesmo afirma.
A atitude de Gaguinho tem chamado a atenção de muitos munícipes que passaram a lhe elogiar pela atitude, enquanto outros afirmam que essa deveria ser uma obrigação da Prefeitura, que deveria ser responsabilizada por não fazer o que seria uma de suas obrigações, a zeladoria da cidade.
Na quarta-feira (29), por exemplo, Gaguinho foi flagrado por moradores enquanto fazia a roçagem de uma área localizada no Residencial Vila Garcia 2. Já na sexta-feira (31), o vereador estava fazendo esse mesmo tipo de serviço numa praça com academia ao ar livre na rua Carmelina Garcia. “A nossa missão é servir ao próximo. E é isso que procuro fazer. Tenho prazer em fazer esse serviço de roçagem de áreas públicas e praças que estão tomadas pelo mato. A Prefeitura deveria e tem a obrigação de fazer, mas não faz no tempo em que o morador espera. Enquanto isso, ele sofre com a infestação de insetos e
animais peçonhentos”, disse o vereador, que completou: Eu, enquanto oposição, faço projetos de lei, apresento requerimentos e indicações pedindo benefícios para a população e, até mesmo, serviços de zeladoria, mas engavetam tudo, não atendem. Então, faço eu”. Gaguinho conta que chegou a ser multado pela Prefeitura pelo fato de realizar a poda de uma árvore, cujos moradores estavam solicitando havia meses e que não eram atendidos. “A prefeita me multou por eu fazer a poda da árvore, coisa que tenho experiência nesse tipo de serviço. Mas ao invés de ver pelo lado positivo de que estou ajudando, veem pelo lado político, o que é lamentável”, disse.
Entre os munícipes ouvidos pela Gazeta de votorantim, o vereador é alvo de elogios pela iniciativa, mas ponderam que a responsabilidade deve ser da Prefeitura. “Essa iniciativa do vereador é louvável. Ele põe a mão na massa e faz o serviço que deveria ser da Prefeitura. Olha só em meia hora ele fez a roçagem da praça aqui da Carmelina Garcia. Agora, a Prefeitura não poderia fazer? Tem estrutura maior, porque não faz ou demora muito?”, disse a dona de casa Maria das Graças de Deus, de 56 anos.
“Moro aqui na Carmelina e essa praça estava abandonada há meses. O mato só crescia. Chegamos a pedir para a Prefeitura roçar, mas nada de nos atender. O vereador
veio e rapidinho fez o serviço”, disse o técnico em eletricidade Márcio dos Santos Reis, que completou: “Entendo que a Prefeitura tem que atender a cidade toda com esse tipo de serviço, mas precisamos de maior agilidade na prestação dos serviços.”
A enfermeira Sílvia Raquel de Oliveira disse que a iniciativa do vereador merece respeito, mas que essa não é a sua função, que deveria ser fiscalizar as ações do Poder Público e cobrar sua eficiência. “Ele deve elaborar leis, requerimentos e fiscalizar a Prefeitura. Se algo não funciona ele deve procurar os órgão competentes. Se fizer esse serviço ele deixa de fazer outro que seria sua função”, ponderou. (Da redação)
13 1 a 6 de aBRIL de 2023
Gaguinho roçando praça na vila Garcia
Jorge Silva
crimes cometidos contra mulheres foram alvos da Operação Átria em Votorantim
Operação foi realizada em todo o país entre fevereiro e março
De 1º de fevereiro a 28 de março foi realizada em Votorantim e em todo país a Operação Átria, realizada com o objetivo de combater os crimes cometido contra às mulheres em razão do gênero.
A delegada da Delegacia de Defesa da Mulher de Votorantim (DDM), Adriana de Sousa Pinto, conversou pessoalmente com a Gazeta de votorantim sobre a ação.
“A operação teve origem no Ministério da Justiça e Secretaria de Segurança Pública do Governo Federal. Ocorre todos os anos nesse período de fevereiro a março, por conta do Dia Internacional da Mulher e visa coibir e prevenir os crimes violentos praticados contra mulheres. Nesse período nós demos ênfase no cumprimento de mandados e buscas voltadas às investigações dos crimes contra a mulher. Os esforços foram reunidos e, aqui em Votorantim, a Delegacia da Mulher teve apoio da Delegacia de Polícia para que pudéssemos intensificar o trabalho relacionado a este tipo de crime.
Gazeta de votorantim: Em Votorantim, qual é o crime mais cometido contra as mulheres?
dra. Adriana: Temos bastante lesão corporal, abrangido pela Lei Maria da Penha, muita ameaça, injúria que são as ofensas, os xingamentos. E, infelizmente, nós temos bastante crimes de estupro de vulnerável, que é aquele abuso sexual praticado com crianças e adolescentes.
Gazeta de votorantim: Geralmente esses crimes podem resultar em prisões?
dra. Adriana: Pode. Quando conseguimos formar a prova, de fato, é possível ser pedido uma prisão. Muitas vezes, qual é a dificuldade: são crimes praticados sem testemunha, ali dentro do lar onde só tem a vítima e o autor. Então tendem a ser crimes difíceis de serem trabalhados, mas existe sim a possibilidade de prisão.
Gazeta de votorantim: E em Votorantim são realizadas muitas prisões?
dra. Adriana: As prisões que mais ocorrem são as em flagrante, quando um crime está acontecendo, é acionada a Polícia Militar, que vai até lá e conduz as partes para o plantão ou para a Delegacia da Mulher durante o horário de expediente. É o caso que mais acontece em termos de prisão.
Gazeta de votorantim: É importante ressaltar que mesmo que não ocorra a prisão em flagrante, o suspeito pode responder a um processo e ser julgado no final deste processo, não é?
d ra. Adriana: Sim, quando é registrado um boletim de ocorrência no caso de lesão corporal ou quando tem uma agressão física praticada, por exemplo, vai ser instaurado um inquérito policial. Haverá uma investigação que assim que concluída será remetida ao Poder Judiciário e lá pode acontecer um processo criminal com uma final condenação.
Gazeta de votorantim: Além da violência física, violência psicológica também é um crime?
dra. Adriana: Sim, temos a violência psicológica, que são aqueles casos em que a mulher está sendo tão pressionada, que com o tempo gera esse abalo emocional, psíquico. Temos também os crimes de perseguição, quando o homem fica ligando, mandando mensagens, indo até o trabalho, acontece bastante de o homem ficar pas-
sando de moto na frente da casa da vítima, indo e voltando. Também existe conduta criminosa quanto a isso. Dentro da Lei Maria da Penha, nós conseguimos fazer alguns ajustes para conseguir ter investigação, no mínimo, mesmo que não haja crime no final, mas você consegue dar uma resposta para a vítima: um registro de boletim de ocorrência, um pedido de medida protetiva, o que eu considero muito importante no caso de violência doméstica, é você tentar proteger a mulher e daí depois haverá uma investigação. A princípio, a proteção é o que mais importa.
Gazeta de votorantim: No caso da medida protetiva, muitos homens ameaçam as mulheres dizendo que caso haja queixa contra eles, elas terão que se retirar das residências deles. Quando elas têm filhos, ou às vezes, possuem até uma dependência financeira e psicológica do companheiro, elas sentem-se inseguras. Nessa situação, como a medida protetiva funciona na prática?
dra. Adriana: Se baseia no afastamento do agressor da vítima, então a mulher não precisa sair da casa, quem tem que sair é o agressor. Algumas vezes acontece de a vítima, naquele primeiro momento ter que sair. Ela fica brigada com ou vai para a casa de algum parente, até que essa medida seja concedida, depois o autor é afastado da casa e ela retorna. Às vezes, ela precisa sair, mas por um curto período, para priorizar sua segurança.
Gazeta de votorantim: Lembrando que a medida protetiva faz com que o homem se distancie da esposa ou da pessoa a quem ele está cometendo a violência, às vezes esse ato é com a própria mãe e com familiares mais velhos. A medida protetiva prescreve?
dra. Adriana: A lei não prevê o prazo, cada juiz define o tempo de duração dessa medida. O ideal é que essa medida dure o tempo necessário para garantir a segurança da vítima, mas não existe um prazo definido por lei.
Gazeta de votorantim: Lembrando que a mulher pode prestar ocorrência na Delegacia da Mulher, na Delegacia de Polícia e em casos de violência, em outros equipamentos públicos, certo?
dra. Adriana: Isso, o que se formaliza num boletim de ocorrência pela Polícia Civil pode ser feito aqui na Delegacia de Defesa
da Mulher, na Delegacia de Polícia do Município, ou a mulher pode procurar outros órgãos do setor público para fazer uma denúncia. Essa denúncia vai chegar até a Polícia Civil para ser investigada. Também existe a delegacia eletrônica, com atendimento online só voltado para casos de violência doméstica ou crime sexual. Então é importante saber isso, existem várias maneiras de denunciar. O site é www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br
Gazeta de votorantim: E o disque denúncia?
dra. Adriana: Tem o disque denúncia, onde a queixa pode ser feita de forma anônima. Qualquer pessoa pode fazer uma denúncia quando fica sabendo de algo. O telefone é o 181.
Gazeta de votorantim: É importante salientar que a testemunha ou a pessoa que fica sabendo de alguma agressão pode e deve denunciar. Um vizinho, um parente, por exemplo, para não ser negligente com o sofrimento daquela mulher. Em briga de marido e mulher temos que meter a colher, é isso mesmo?
dra. Adriana: É isso mesmo. Sobre esse ditado, a gente precisa esquecer, não sei quem inventou esse negócio [de não meter a colher]. Tenho muita dificuldade em colher testemunho dessas pessoas, porque ninguém quer se envolver, muitas vezes parentes não querem se envolver. Mas nós podemos realizar ações em que essa pessoa esteja protegida, sem aparecer o nome dela. Também preciso que as pessoas tenham consciência de que não denunciar acaba gerando impunidade. São crimes praticados dentro da casa, sem testemunha e aquele vizinho que escutou pode ser a única pessoa que pode denunciar para que o agressor possa ser punido. Aqui na DDM, palavra de mulher geralmente tem mais valor, mas lá nos processos finais, não basta. É importante que as pessoas tenham consciência, testemunhem. Não tem porque não se meter quando se está presenciando um crime. Digam antes que aconteça algo mais grave.
Gazeta de votorantim: No caso daquelas pessoas que já são vítimas recorrentes ou que agora estão percebendo que o que elas sofrem é um crime. Atualmente a maioria das pessoas tem celulares. A senhora recomenda que elas façam gravações escondi-
das? Tanto por vídeo, quanto de áudios de discussões ou ameaças. Isso ajuda no processo?
d ra. Adriana: Hoje a tecnologia ajuda no processo. Você pode ter um áudio de agressão, um vídeo gravado. O que eu acho temerário é a mulher gravar durante as agressões sem se preocupar com sua segurança, isso pode ser muito preocupante, ela pode apanhar muito. Recomendo que saiam correndo do local e acionem a Polícia. Já a gravação escondida sim, se a mulher consegue registrar essas provas de agressão é válido, só precisamos tomar cuidado em se pôr a mais risco. Esse é um alerta que eu faço.
Gazeta de votorantim: Gostaria que a senhora ressaltasse que divulgar imagens íntimas sem o consentimento da mulher também é crime, certo?
dra. Adriana: Certo. Nós vemos que nas relações íntimas as pessoas geralmente fazem bastante vídeos e mandam, ou o próprio casal faz vídeo dos dois. Isso é problema deles, entre eles, o que não pode acontecer é o vídeo vazar sem o consentimento. É crime e é muito grave.
Gazeta de votorantim: É importante também que as pessoas tomem cuidado ao enviar imagens íntimas delas para outras pessoas.
dra. Adriana: Isso, o ideal seria poder confiar 100% nas pessoas, isso seria o mundo ideal, mas temos que ter cautela: analisar se vale a pena, se posso confiar, etc.
Gazeta de votorantim: Deixe suas considerações finais, por favor.
d ra. Adriana: Como já foi dito, essa operação tem a finalidade de prevenir os crimes praticados contra as mulheres, mas não é a única finalidade, também realizamos para que sejam juntados dados para criar políticas públicas voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher. Sempre falo que acho importante que as pessoas denunciem, que venham a delegacia, mesmo que não tenham certeza se querem seguir com um processo, venham para se informar, haverá sempre alguém para conversar e orientar. O importante é isso: buscar ajuda, não deixando a coisa ficar mais grave e de repente chegar num ponto onde algo não possa ser feito.
(Transcrição: Júlio Ribeiro)
15 1 a 6 de aBRIL de 2023
delegada Adriana de sousa Pinto
Jorge Silva
Vereador cirineu pede pavimentação no Vale do sol
A rua Luiz Francisco de Oliveira, no bairro Vale do Sol, em Votorantim, é motivo de muita insatisfação dos moradores. A principal reivindicação feita para o vereador Cirineu Barbosa (PMN) é para que seja realizada a pavimentação asfáltica na rua, a fim de garantir aos moradores pelo menos o acesso às suas residências.
Em relatos, os moradores garantiram que a falta de infraestrutura, principalmente para a captação de água de chuvas, agrava
a situação, interrompendo o tráfego local e dificultando até mesmo a passagem de pedestres.
“Estive na rua e a situação piora a cada chuva, me relataram que a ambulância teve problemas para conseguir retirar um morador que estava necessitando de atendimento de urgência. Para sanar essa problemática, pedimos a pavimentação da via, a fim de garantir aos moradores o mínimo de acessibilidade,” finalizou o parlamentar.
Divulgação
Em sessão plenária, ita discute atraso na entrega da UPa central
Unidade de Pronto Atendimento da região central de Votorantim deveria ser entregue em setembro de 2022
O vereador Ita (Cidadania) apresentou na sessão legislativa de terça-feira (28) requerimento sobre o atraso na entrega da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Centro de Votorantim.
A UPA foi fechada em setembro de 2019 para reforma e ampliação. Com o fechamento, o atendimento passou para a UPA do Parque Jataí. Segundo a Secretaria de Saúde, a unidade do Centro atendia uma média de 10 mil pessoas por mês. Inicialmente, a conclusão da obra estava prevista para maio de 2020.
Com as duas unidades em funcionamento (UPA Central e UPA Jataí), o objetivo é fazer com que os públicos de diferentes regiões da cidade sejam direcionados para atendimento de acordo com a proximidade. A expectativa do Poder Público é que cada uma delas atenda entre cinco e seis mil pessoas por mês.
Ita questiona a demora da entrega da reforma, tendo em vista que no dia 20 de janeiro de 2022 a prefeita Fabío-
Vereadores mantêm veto parcial a projeto de lei que reserva 2% de vagas em estabelecimentos a gestantes
A Câmara Municipal de Votorantim manteve na terça-feira (28) o veto parcial, de autoria da prefeita Fabíola Alves, ao Projeto de Lei Ordinária nº 100/22, de iniciativa do vereador Rogério de Lima (PP), que dispõe sobre reserva de 2% do total de vagas para veículos de gestantes e pessoas com crianças de colo até dois anos de idade em estacionamentos públicos ou privados como, shoppings centers, centros comerciais e hipermercados localizados no Município de Votorantim.
Em sua justificativa ao veto parcial, a prefeita Fabíola Alves se baseou nos Artigos 82, IV e 57 da Lei Orgânica do Município, com fundamento no parecer da Secretaria Municipal de Negócios Jurídicos. Além disso, conforme o artigo 149 do Regimento Interno da Câmara Municipal, os vetos precisam de maioria absoluta para serem derrubados.
os votos
A manutenção do veto parcial recebeu 5 votos favoráveis e 5 contrários. O desempate coube ao presidente da Câmara, vereador Thiago Schiming (PSDB), que só vota nessa condição.
Votaram favoráveis a manutenção ao veto parcial: Cirineu Barbosa (PMN); José Cláudio Pereira, o Zelão (PT); Robson Vasco (PSDB); Lourival Cesario da Silva, o Cesar Silva (Cidadania); Rogério Lima (PP) e Thiago Schiming (PSDB).
Votaram contra a manutenção do veto parcial: Adeilton Tiago dos Santos, o Ita (Cidadania); Alisson Andrei Pereira de Camargo, o Pastor Lilo (União Brasil); José Antônio de Oliveira, o Gaguinho (PTB); Luciano Silva (Podemos); e Mauro Paulino Mendes, o Mauro dos Materiais (PTB).
Presidente e vice-presidente da câmara vão à alesp buscar recursos para Votorantim
Os vereadores Thiago Schiming (PSDB) e Cirineu Barbosa (PMN), respectivamente presidente e vice-presidente da Câmara Municipal de Votorantim, estiveram na quarta-feira (29) no gabinete do deputado estadual Vitão do Cachorrão (Republicanos), na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), para entregar ofícios solicitando recursos para ser aplicados em obras de infraestrutura urbana em diversos bairros de Votorantim, como pavimentação asfáltica e instalação de iluminação com a tecnologia LED.
Os documentos foram protocolados no gabinete de Vitão do Cachorrão, que já iniciou gestões junto ao Governo de São Paulo, onde mantém relações políticas, para a liberação de recursos públicos o mais rápido possível. “Estamos buscando recursos para melhorar nossa cidade. Essa é nossa função e objetivo do meu mandato”, disse o vereador Thiago Schiming.
Os parlamentares votorantinenses foram bem recepcionados pelo deputado Vi-
Cirineu, vitão e thiago
tão do Cachorrão e sua assessoria na Alesp.
A Thiago e Cirineu, o representante regional na Assembleia Legislativa disse que está à disposição de Votorantim para a intermediação de demandas e soluções para o desenvolvimento do Município.
la Alves, por meio de live em seu Facebook, anunciou que a UPA Central seria entregue até o final do ano, confirmando também a informação na Gazeta de votorantim no dia 11 de julho e novamente em suas redes sociais no dia 01 de setembro. No dia 09 de setembro de 2022, através de notícia publicada no site da Prefeitura Municipal, a previsão de término era 12 de setembro do ano passado.
“Estamos em março de 2023 e até o momento a obra não foi entregue, gerando grande expectativa na população, pois a UPA do Jataí fica com o atendimento sobrecarregado, gerando inúmeras reclamações”, destaca o vereador.
O parlamentar, por meio de requerimento, questionou a Prefeitura Municipal o motivo do atraso, como está o andamento da obra, se todos os equipamentos já chegaram e quantos atendimentos a UPA do Jataí está realizando por mês.
câmara de Votorantim cria comissão de servidores efetivos para discutir a reforma administrativa
A Câmara Municipal de Votorantim instituiu uma comissão formada por servidores efetivos do Legislativo para discutir a reforma administrativa da Casa de Leis.
A primeira reunião foi realizada no dia 17 de fevereiro. Desde então, já aconteceram outros três encontros. Na quarta reunião, realizada no dia 23 de março, o grupo formado por nove servidores cada um representando os seus respectivos setores de atuação, já conseguiu consolidar uma versão da proposta nova estrutura organizacional do Legislativo.
Com os trabalhos já adiantados, o grupo também já consolidou uma descrição dos cargos em adequação à nova estrutura.
“O grupo está muito focado em fa-
zer com que esta reforma seja realizada de forma rápida para que possamos nos adequar aos apontamentos realizados pelo Tribunal de Contas, porém, sem que nenhum servidor se sinta desvalorizado.
O intuito é apresentar um projeto o mais próximo possível do ideal para que tanto vereadores quanto servidores sintam-se amparados e respeitados”, explicou o Diretor Geral do Legislativo, Nikolas Cirilo Diniz.
Próximos passos
Após a consolidação de todas as alterações, o grupo deve apresentar as propostas da comissão para todos os servidores efetivos e parlamentares, ouvindo sugestões e possíveis adequações, para então, preparar o texto final a ser apreciado em plenário para votação.
Divulgação
17 1 a 6 de aBRIL de 2023
Até a ambulância não conseguiu passar
Divulgação
texto final deve ser apreciado em plenário
Projeto de lei de autoria de Luciano silva cria a caminhada da inclusão em Votorantim
A inclusão é uma das bandeiras que o vereador Luciano Silva (Podemos) defende na Câmara de Votorantim. Prova disso é que, na sessão legislativa de terça-feira (28), ele apresentou e teve aprovado, por unanimidade, um projeto de lei que institui, no calendário oficial de eventos do município, a Caminhada da Inclusão.
Luciano, inclusive, sugere que a prefeitura aproveite que neste domingo (2 de abril) é comemorado o Dia Municipal de Conscientização do Autismo – instituído justamente por ele –, bem como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, para realizar a primeira edição do evento na cidade. “Nosso objetivo, com esta proposta, é promover a inclusão social por meio de atividades físicas voltadas aos portadores de autismo e demais patologias intelectuais”, explica.
O vereador do Podemos acrescenta que a iniciativa traz como finalidade chamar a atenção do Poder Público com relação às políticas públicas de inclusão em todas as esferas. “Por isso, por meio desta caminhada, queremos construir um espírito agregador e de socialização entre os participantes”, complementa.
Conforme ele, a atividade física é um instrumento essencial de conscientização sobre a importância da pessoa com deficiência nas práticas esportivas, sobretudo no que diz respeito à igualdade de direitos.
Histórico
O trabalho de Luciano Silva em prol dos menos favorecidos vem desde 2017. Prova disso é que, no primeiro mandato como vereador, ele já aprovou um projeto de lei de atenção às pessoas que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
De lá para cá, mais de dez propostas semelhantes de autoria de Luciano tramitaram e foram aprovadas na Câmara de Votorantim. Entre eles, a lei do Setembro Verde, símbolo dos autistas, Cordão de Girassol, cinema adaptado, carteirinha e laudo perma-
Zelão e deputado Luiz Fernando buscam mais segurança para Votorantim junto ao comando da PM
O vereador José Claudio Pereira –“Zelão” (PT), na quarta-feira (29), esteve em São Paulo, no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Estado, em reunião com o Coronel Cássio Araújo de Freitas para solicitar melhorias na estrutura interna do 40º Batalhão de Polícia Militar do Interior (40º BPM/I), que além de Votorantim, atende oito municípios da região, e ainda pedir o aumento do número de policiais na cidade.
O encontro foi agendado pelo deputado estadual Luiz Fernando Teixeira (PT), que participou da reunião juntamente com seus assessores parlamentares Marcos Antônio Alves, o “Marcão Papeleiro”, e Mauro Custódio.
Segundo Zelão, que esteve na sede do 40º Batalhão da PM, localizado no Jardim Icatu, o prédio precisa de manutenção há algum tempo. “Nos alojamentos masculino e feminino, por exemplo, a falta de estrutura é gritante, com revestimentos soltos, falta de armários e poltronas adequadas, ferrugem nos móveis em aço, não tem área para alimentação adequada, entre outros problemas”.
vo, o Coronel Cássio disse que há algum tempo não são realizados novos concursos na Polícia Militar, mas que já foram tomadas as primeiras providências com esse objetivo. Porém, esclareceu, que desde a abertura do concurso até a formação completa do PM, existe um tempo de pouco mais de 1 ano.
nente. “O Poder Público ainda precisa fazer muito pelos autistas e seus familiares para que todos consigam o desenvolvimento pleno”, afirma. “Precisamos, para ontem, de mais cuidadores nas escolas e de políticas públicas voltadas a essas pessoas.”
o 2 de abril
Criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2007, o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, comemorado em 2 de abril, tem como propósito levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o TEA. Paralelamente, em Votorantim se comemora o Dia Municipal de Conscientização do Autismo, lei de Luciano Silva (Podemos).
câmara mantém veto total a projeto de lei sobre retirada de entulho a pessoas que ganham até 1 salário-mínimo
A Câmara Municipal de Votorantim decidiu, na terça-feira (28) manter o veto total, de autoria da prefeita Fabíola Alves, ao Projeto de Lei Ordinária nº 066/22, de iniciativa do vereador Pastor Lilo (União Brasil), que previa a retirada gratuita de restos de construção como entulhos, madeiras e materiais assemelhados às pessoas com renda mensal de até um salário-mínimo no Município de Votorantim.
O veto total foi elaborado com base nos Artigos 82, IV e 57 da Lei Orgânica do Município, com fundamento no parecer da Secretaria Municipal de Negócios Jurídicos. Além disso, conforme o artigo 149 do Regimento Interno da Câmara Municipal, os vetos precisam de maioria absoluta para serem derrubados. Cinco votos foram contrários a derrubada do veto e nenhum favorável à sua derrubada. Cirineu Barbosa (PMN); José Cláudio Pereira, o Zelão (PT); Robson Vasco (PSDB); Lourival Cesario da Silva, o Cesar Silva (Cidadania); e Rogério Lima (PP) votaram para manter o veto.
Já os vereadores Adeilton Tiago dos Santos, o Ita (Cidadania); Alisson Andrei Pereira de Camargo, o Pastor Lilo (União Brasil); José
Antônio de Oliveira, o Gaguinho (PTB); Luciano Silva (Podemos); e Mauro Paulino Mendes, o Mauro dos Materiais (PTB) se ausentaram do plenário no momento da votação. A justificativa dos vereadores é a que o documento encaminhado à Câmara pela Prefeitura estava com a data rasurada. Lilo lembrou ainda que o projeto havia recebido parecer favorável do departamento jurídico da Câmara de Votorantim quando da sua votação.
A justificativa
No texto do veto total, a prefeita Fabíola Alves argumenta que “em que pese a nobre intenção do legislador e a sua consideração pela matéria proposta, é necessário observar, nos termos do disposto na Constituição do Estado de São Paulo e na Lei Orgânica do Município, que há impedimento de ordem constitucional e orgânica para que o referido projeto, aprovado por essa egrégia Casa de Leis, seja sancionado e promulgado, sob o entendimento de que a matéria tratada, passível de violação ao princípio da independência e harmonia entre os poderes municipais, é de competência privativa da Chefe do Poder Executivo Municipal”.
Outro ponto muito importante que tomou grande parte da reunião foi a solicitação de aumento de policiais em Votorantim. Zelão citou que o município e a população têm sofrido com a falta de policiais nas ruas, especialmente nos dias em que os PMs realizam escolta das presas do Presídio Feminino de Votorantim para o Fórum em audiências ou para hospitais, quando necessitam de atendimento médico.
O comandante-geral da PM do Estado de São Paulo foi bastante receptivo às solicitações e agradeceu tanto ao vereador Zelão, como ao deputado Luiz Fernando por levarem até ele as demandas da PM local, e de imediato se comprometeu a visitar o 40º BPM/I nos próximos dias, assim que sua agenda permitir para averiguar os problemas e buscar soluções. Zelão acompanhará a visita.
Sobre o possível aumento do efeti-
Ele falou, ainda, que está projetando a contratação direta de mais profissionais para a Polícia Militar, em várias funções, e que isso vai contribuir para melhorar a segurança pública. Aproveitou para solicitar o apoio do deputado Luiz Fernando junto aos demais parlamentares na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – ALESP, assim que a proposta entrar em tramitação na Casa. O deputado, por sua vez, fez questão de afirmar que tudo que for para contribuir com a segurança dos cidadãos estará sempre pronto a contribuir, inclusive, informou ter sido membro da Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários da Assembleia Legislativa de São Paulo, portanto, conhece muito bem as demandas da instituição início da ação
Em 8 de novembro de 2022, o vereador Zelão esteve na sede do 40º BPM/I, com o então Comandante Coronel Fábio Henrique Gomes da Costa e com o Major PM Douglas Ricardo Ribeiro Alves para ver as instalações do batalhão e falar sobre o contingente policial de Votorantim. Já em 23 de novembro, o parlamentar esteve na Assembleia Legislativa do Estado de SP, no gabinete do deputado Luiz Fernando, para levar ao seu conhecimento os problemas estruturais do batalhão de Votorantim e solicitar seu apoio para resolver as demandas apresentadas.
O deputado se comprometeu a dar encaminhamento às questões junto ao comando da Polícia Militar do Estado. Fato que aconteceu na última quarta-feira.
18 1 a 6 de aBRIL de 2023
deputado luiz fernando (Pt ), vereador zelão (Pt ), comandante-geral, Coronel Cássio Araújo de freitas, vereador Hélio rodrigues, Câmara Municipal de sP (Pt ) e Marcos Antônio Alves, assessor dep. luiz fernando
Divulgação
luciano silva
gazetadevotorantim www. .com.br Acesse
Divulgação
Vereador Zelão pede explicações
sobre o afundamento de túmulos no cemitério são João Batista
O vereador José Claudio Pereira – “Zelão” (PT), na sessão da Câmara Municipal na última terça-feira (28) apresentou um requerimento a respeito da situação do Cemitério São João Batista, que recentemente apresentou problemas de afundamento de algumas sepulturas.
O parlamentar está questionando a atual Administração Municipal; se existe registro de um estudo de solo de 2018, quando aconteceu a ampliação do cemitério, e se houve autorização e liberação da CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo para a devida ampliação à época.
Zelão quer saber ainda, se o projeto de ampliação do cemitério foi elaborado por um engenheiro da Prefeitura Municipal, ou por uma empresa contratada para executar o serviço.
“Temos um problema sério no cemitério, as famílias estão muito apreensivas e temos que dar uma resposta. Sabemos que a responsabilidade para resolver a situação é da atual administração, que já tomou as devidas providências, mas temos que saber como foram todos os trâmites para a ampliação em 2018”, disse.
“Estou solicitando à Prefeitura Municipal, uma cópia do processo de ampliação do cemitério para verificarmos se foram observados corretamente todos os procedimentos. É importante saber onde e como originou esse problema”, ressaltou.
O vereador, durante sua manifestação no plenário da Câmara Municipal, questionou também, publicamente, por qual motivo a administração do cemitério não comunicou no dia da ocorrência, ou seja, no dia do afundamento, os proprietários das sepulturas. Disse que não entendeu isso, sendo que algumas famílias ficaram sabendo do ocorrido pelas redes sociais.
Zelão quer que a administração municipal esclareça à população e às famílias das pessoas sepultadas na área comprometida, como ficarão os custos e demais trâmites referentes às transferências dos corpos sepultados no local, e se é possível contratar uma empresa técnica especializada para avaliar toda área do cemitério, com o objetivo de prevenir possíveis novas ocorrências e transtornos aos munícipes e à Administração Municipal.
câmara de Votorantim concede votos de congratulações ao deputado Vitão do cachorrão
A Câmara Municipal de Votorantim concedeu votos de congratulações ao deputado estadual Vitor Alexandre Rodrigues, o Vitão do Cachorrão (Republicanos) pela sua posse na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), no dia 15 de março.
A entrega foi realizada durante a sessão ordinária de terça-feira (28) por iniciativa do vereador Thiago Schiming (PSDB) – presidente da Câmara Municipal de Votorantim.
Pessoa de origem humilde, filho de Rubens Rodrigues e de Vera Eunice Antunes, sempre envolvido em projetos com foco na área social, faz questão de estar próximo dos munícipes, inclusive, nos dias em que não está atuando na Alesp, é muito comum, encontrá-lo em seu carrinho de cachorro-quente.
Vitão do Cachorrão assumiu uma cadeira de deputado estadual na Alesp, enchendo a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) de orgulho. Natural de Sorocaba, ele é comerciante no ramo de lanches, de onde vem o seu apelido. Filiado ao Republicanos, Vitão do Cachorrão foi eleito com 56.729 votos. Antes, foi vereador em Sorocaba por dois mandatos (2016-2020/2020/2022).
Desde a posse na Alesp, juntou-se a outros 93 deputados estaduais, como representante da RMS no Legislativo Estadual, e assim, como conhecedor das principais carências locais e das demandas mais recorrentes da nossa região, buscará auxiliar ainda mais a população, trazendo as benfeitorias e os benefícios necessários.
Vereadores aprovam dois projetos de lei do Executivo
A Câmara Municipal de Votorantim aprovou na terça-feira (28), durante a 8ª Sessão Ordinária, da 3ª Sessão Legislativa, da 14ª Legislatura, dois projetos de lei de autoria do Poder Executivo que trazem benefícios ao município.
Durante a 8ª Sessão Legislativa realizada na terça-feira (28), vereador Luciano Silva (Podemos) apresentou requerimento no qual solicita que a atual Administração Municipal informe se há possibilidade de melhorar a segurança no Cemitério Municipal São João Batista. E em caso positivo, Luciano questiona qual a previsão para que isso ocorra e, quem realiza o serviço de segurança nas dependências do Cemitério Municipal.
O vereador Gaguinho (PTB) apresentou requerimento no qual solicita que o Executivo informe quando teve conhecimento dos problemas de infiltração e danos nas estruturas das sepulturas do Cemitério Municipal São João Batista, ocorridos no último dia 18 de março.
Segundo o vereador, após receber denúncia de uma família, sobre a situação do cemité -
rio, foi até o local verificar o desmoronamento do túmulo ocorrido devido a uma enorme infiltração de água, causando transtornos, não só para a família que o procurou, mas também a pelo menos, três outras famílias que tiveram as sepulturas destruídas.
Por isso, decidiu questionar quais medidas foram adotadas pelo Poder Público com relação a esse acidente e por qual motivo, a família que sofreu prejuízos com o desmoronamento do túmulo de sua propriedade, causado pela infiltração de água, teve que comprar um novo jazigo, ao invés da própria Prefeitura arcar com esse gasto, visto que o problema era estrutural e de responsabilidade da zeladoria do Cemitério e também, qual medida preventiva será tomada para que esse tipo de problema não aconteça novamente.
Vereador cesar silva conquista
mais r$ 300 mil para a saúde
Recursos advém de emenda parlamentar do deputado federal Arnaldo Jardim
O município de Votorantim recebeu nesta semana um recurso financeiro de R$ 300 mil que serão destinados para a área da Saúde. O benefício é fruto da parceria entre o vereador
Cesar Silva e o deputado federal Arnaldo Jardim, ambos do Cidadania, que dessa vez encaminhou o recurso via Ministério da Economia.
O vereador ressalta que nesses dois primeiros anos de mandato o deputado Arnaldo Jardim destinou mais de R$ 1 milhão em emendas para a cidade. “É uma parceria que tem oferecido bons resultados para o nosso município e isso mostra o trabalho sério e com bastante empenho que
estamos realizando nesses dois anos de nosso mandato”, destaca.
Cesar Silva faz questão de celebrar essa conquista para Votorantim neste novo mandato do deputado Arnaldo Jardim. “Isso mostra o quanto somos importantes para o trabalho desse parlamentar que sempre tem estado ao lado da nossa cidade”, disse.
Assim que recebeu a informação o vereador fez questão de comunicar a Secretaria da Saúde, que inclusive confirmou o depósito do recurso e que será de suma importância para o desenvolvimento das ações em prol da população.
Um deles, o Projeto de Lei Ordinária nº 047, de 23 de novembro de 2022, dispõe sobre o Sistema Único de Assistência Social do Município Votorantim, tendo por finalidade a regulamentação da Política Municipal de Assistência Social de Votorantim.
Em sua justificativa, a prefeita Fabíola Alves escreveu que “a assistência social se encontra delineada no art. 203 da Constituição Federal como proteção devida a quem dela necessitar, independente de contribuição à seguridade social. A Lei nº 8.742, de 07 de dezembro de 1993, denominada Lei Orgânica de Assistência Social – Loas, organizou a assistência social por meio de sistema descentralizado e participativo, o qual é integrado pelos entes federativos, conselhos de assistência social e as entidades e organizações da sociedade civil”.
Em 2011, a Lei nº 12.435, de 06 de julho, reconheceu o sistema descentralizado e participativo que organiza a assistência social, denominado como Sistema Único de Assistência Social – Suas. Essa alteração da legislação prevê ainda, a divisão de competências entre os entes federativos para a consecução dos objetivos da assistência social, estabelecendo as competências dos municípios e a necessidade de regular, através de lei, a Política de Assistência Social. Essa legislação é de suma importância para o município de Votorantim, para os usuários da Assistência Social e para os profissionais que trabalham nessa área.
outro projeto
O outro Projeto aprovado nesta mesma sessão, o PL nº 002, de 13 de fevereiro de 2023, autoriza abertura de crédito adicional especial no valor de R$ 570 mil destinados para a Secretaria de Cidadania e Geração de Renda. O valor será coberto com recursos provenientes do excesso de arrecadação decorrentes dos ingressos das emendas parlamentares individuais.
19 1 a 6 de aBRIL de 2023
cemitério também foi tema de requerimentos de Gaguinho e Luciano
deputado vitão com os vereadores
Divulgação
Caixões chegaram a ficar expostos
Divulgação
Governo lança programa habitacional para PcDs e idosos
O contrato da construção da primeira fase do programa habitacional Vila do Aconchego foi assinado na segunda-feira (27) durante as festividades de 58 anos de instalação do município de Votorantim. Nesta etapa serão feitas 16 residências no bairro Promorar, região Leste da cidade.
O projeto é voltado a pessoas com deficiência (PcD) e idosos com 60 anos ou mais de idade. O programa criado pela Nova Companhia Municipal de Habitação Popular (NovaCohap) de Votorantim visa a inclusão, o acolhimento e a valorização da pessoa para uma vida mais digna.
O contrato foi assinado pela prefeita Fabíola Alves e pelo arquiteto Antônio Carlos Ribeiro Abibe, presidente da NovaCohap. A cerimônia ocorreu em frente ao Paço Municipal.
O planejamento da Prefeitura de Votorantim e da NovaCohap é de construir 100 unidades do Vila do Aconchego. “Esse públi-
co vai poder ter as casas completas, mobiliadas, construídas, todas adaptadas e com acessibilidade. Nós estamos desenvolvendo esse projeto com muito carinho, sempre pensando em políticas públicas inclusivas”, comenta a prefeita Fabíola Alves.
Cada imóvel do programa habitacional Vila do Aconchego terá 43 metros quadrados de área construída em terrenos regularizados de 140 metros quadrados. O projeto será implantado por meio de locação social. Na prática, o morador sempre pagará um aluguel, cujo valor não ultrapasse 30% da renda.
A ideia do projeto também é integrar esses moradores em um bairro já estruturado, com equipamentos sociais e vizinhança. O programa também contará com a integração de diversas secretarias, as quais acompanharão essa população-alvo em ações de cidadania, esporte e saúde.
Estação de Tratamento de Esgoto Guimarães recebe novo desanerador
Águas de Votorantim concluiu, em março, a instalação de um desanerador, ou caixa de areia, na entrada da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Guimarães. A concessionária investiu R$ 1,3 milhão no equipamento, que tem o objetivo de reter areia e resíduos sólidos.
A ETE Guimarães trata cerca de 55% de todo o esgoto gerado no município de Votorantim, com uma vazão média de 105 litros por segundo (l/s), podendo chegar a uma vazão máxima de 200 litros por segundo para atender demandas futuras, de acordo com o crescimento populacional da cidade.
De acordo com o gerente de Operação, André Spina, o sistema implantado anteriormente provocava danos às bom-
bas, em consequência do acúmulo de areia no poço de sucção na estação elevatória de esgoto localizada na entrada da ETE.
“Os sólidos finos, especialmente a areia, são abrasivos e prejudiciais a esses equipamentos. Com essa alteração, podemos diminuir o custo com manutenção e, consequentemente, de operação, além de aumentar a eficiência da estação”, diz.
A coordenadora de Operação, Daniela Cocenza, afirma que ainda há considerável contribuição de águas pluviais nas redes de coleta de esgoto, o que aumenta a presença de areia no sistema. O novo equipamento é eficiente na remoção de resíduos e auxilia em um melhor desempenho da operação.
20 1 a 6 de aBRIL de 2023
A primeira etapa terá 16 imóveis construídos no bairro Promorar
Divulgação
Caixa de areia ete Guimarães
Divulgação
Parque das aves é revitalizado com melhorias na pista de caminhada e playgroud
Divulgação
O Parque das Aves Jhosely Lopes dos Santos foi revitalizado pela Prefeitura de Votorantim. O espaço situado na região Sul de Votorantim conta com 52 mil metros quadrados de área verde, pista de caminhada, playground, aparelhos para atividades físicas e quadra poliesportiva.
A revitalização foi entregue durante uma cerimônia realizada segunda-feira (27), aniversário de 58 anos de instalação do município de Votorantim. O espaço também recebeu 200 mudas de árvores nativas e frutíferas, plantadas nas extremidades da área verde.
No entorno do espaço ainda foi instalado um cercamento com madeira tratada. O objetivo é proporcionar mais segurança e uma maior preservação do parque.
O processo de revitalização foi feito pela Secretaria de Meio Ambiente, com apoio de integrantes do programa Reintegrar - projeto voltado à inserção e reinserção no mercado de trabalho. O titular da pasta, Carlos Alberto Leite, o Mineiro, destacou que o parque trará mais qualidade de vida aos moradores da região com as melhorias na pista de caminhada e no playground.
O parque possui intensa presença da fauna nativa e oito nascentes, as quais colaboram na manutenção quantitativa e qualitativa da hidrologia local e regional.
O espaço também estabelece um corredor ecológico entre os remanescentes florestais,
saúde promove ação voltada à estética e qualidade de vida na casa do idoso
A Secretaria de Saúde de Votorantim promoveu uma ação especial no Centro de Atendimento ao Idoso Shirley Peinado Bernardi. Na terça-feira (28), um grupo de 16 pessoas presente na unidade recebeu cuidados estéticos, como corte de cabelo, limpeza de pele e a atenção de uma manicure e pedicure.
A área verde também recebeu 200 mudas de árvores nativas e cercamento de madeira tratada
O trabalho foi feito por três pessoas. Paula Schiming, gerente da UBS Barra Funda, foi responsável pelos cuidados com a pele e fez massagem relaxante nos braços das idosas. As voluntárias e profissionais da área, Luciana Paulino e Samara Lívia, cuidaram dos cortes de cabelo e de unhas, respectivamente. Segundo Paula Schiming, o objetivo é desenvolver frequentemente esse trabalho na unidade. Além disso, profissionais da UBS Barra Funda comparecem semanalmente na instituição para aferir pressão arterial, verificar glicemia, e garantir a saúde dos idosos.
conectando cinco regiões de conservação municipal.
O acesso ao parque pode ser feito pelas ruas Jesus Rodrigues e Gentil Vicente Carrara, no Parque Jataí. O espaço é aberto ao público.
Evento social “Pegue Leve Use” movimenta o Parque Morumbi
Os moradores do Parque Morumbi, na região do Parque Bela Vista receberam a 3ª edição do Projeto Social “Pegue Leve Use” que aconteceu junto com a Feira de Saúde realizada pelo Clube de Desbravadores, instituição social e recreativa patrocinada pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, cujo propósito foi estimular e ajudar as pessoas a adotarem hábitos saudáveis.
O projeto é idealizado pelo vereador Cesar Silva (Cidadania) tendo em vista que em tempos de pós-pandemia e com a economia tentando retomar seu crescimento, ações sociais se tornam importantes aliadas da comunidade para gerar justiça social. Durante a ação são disponibilizadas peças de roupas, calçados e brinquedos, tudo em
bom estado.
Partindo desse pensamento, o vereador junto de um grupo de apoiadores do seu mandato, tem realizados a referida ação e o objetivo é percorrer bairros de maior vulnerabilidade social. “Esse evento sempre é um sucesso, e faço questão de agradecer imensamente a todos os doadores e nossa meta será também atender outros pontos da cidade”, ressalta Cesar Silva.
A dona de casa Mara Souza Vieira, 46 anos, fez questão de agradecer aos voluntários do projeto Pegue Leve Use. “Gostei muito, é uma oportunidade para encontrar uma peça ou outra de roupa que sempre estamos precisando”, disse. Quem também se divertiu foram as crianças.
O Centro de Atendimento ao Idoso foi reaberto em 6 de dezembro de 2022. A instituição estava fechada desde 2020, em decorrência da Covid-19.
A unidade funciona em uma parceria da Secretaria de Cidadania e Geração de Renda com o Instituto Filhos Misericordiosos da Cruz (IFMC), que atua em causas sociais em Votorantim desde 2005. A casa oferece atendimento a pessoas acima de 65 anos de idade, independentes, mas que permanecem em
um grupo de 16 pessoas recebeu cuidados estéticos
casa sozinhos, pois a família está ocupada com trabalho ou estudos.
O objetivo é ofertar lazer com variações de atividades, além do café da manhã, almoço e lanche da tarde disponibilizado no local. A Casa do Idoso fica localizada na rua Sorocaba, 578, na Vila Dominguinhos.
21 1 a 6 de aBRIL de 2023 Cidades
Playground foi revitalizado
Divulgação
durante a ação foram disponibilizadas peças de roupas, calçados e brinquedos
Divulgação
Prefeitura de Votorantim revitaliza escola municipal no Vossoroca
A Escola Municipal Professora Edith Maganini foi revitalizada pela Prefeitura de Votorantim. A entrega oficial das obras aconteceu na segunda-feira (27) durante o aniversário de 58 anos de instalação do município.
A instituição de ensino, situada no bairro Vossoroca, ficou mais bonita e acessível. O governo municipal realizou a pintura interna e externa do prédio, construiu duas novas rampas para pessoas com deficiência (PcDs) e trocou o piso da unidade escolar.
O planejamento incluiu as trocas de vidros, janelas, portas, batentes, fechaduras, lâmpadas e azulejos da cozinha. Um novo calçamento foi feito nos fundos da escola, além da pintura da arquibancada e a substituição dos alambrados.
A área de lazer das crianças também recebeu intervenções. O parquinho ganhou brinquedos novos e o portão de acesso ao campo de grama foi trocado.
O alambrado situado no fundo da escola foi trocado. Banheiros foram revitalizados, os telhados foram limpos e um sombreiro foi instalado próximo ao portão de entrada.
Segundo a diretora da escola, Cléa Dalva de Oliveira Stevaux, a instituição de ensino conta com aproximadamente 400 alunos. Os estudantes estão matriculados na 1ª e 2ª etapas da educação infantil, no ensino fundamental 1 e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Em dezembro do ano passado, a Prefeitura de Votorantim já havia entregado a revitalização de duas instituições de ensino.
São elas o Centro Municipais de Educação Infantil (CMEI) Antonia do Rosário e a Cmei Fernanda Rosa Bueno. No CMEI Antonia do Rosário dos Santos foram realizadas as pinturas interna e externa do prédio, de ferragens, do chão e do telhado. Foi construído um novo muro na lateral e fundo da creche, refeito o calçamento de concreto dentro e fora nos locais necessários, a troca de vidros e de lâmpadas. Houve também a substituição de mourões danificados, o conserto de alambrados, calhas e rufos, pingadeiras e forro e parte do telhado.
Já no CMEI Fernanda Rosa Bueno, foi realizada a troca de pisos de duas salas de aula,
nas demais foi efetuada a substituição dos pisos quebrados, a troca de forro de duas salas de aula e do galpão e a substituição de vidros. Também foi revitalizada a pintura (interna e externa), a troca de lâmpadas, instalado um corrimão de ferro na rampa de acesso da parte inferior da creche e levantado o muro da rampa.
reformas
Duas reformas estão em andamento em Votorantim. Os trabalhos acontecem na Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental (Emeief) Parizette Jordão Bressane, no Jardim Serrano, e na Emeief Maria Helena de Moraes Scripilitti, no Votocel. O planejamento da Secretaria de Educação também inclui reformas em três escolas municipais. A lista inclui Professora Mercedes Santucci, Sueli da Silva Paula e Maria Luiza Jocowicz.
22 1 a 6 de aBRIL de 2023 gazetadevotorantim www. .com.br Acesse
A instituição de ensino ganhou novas rampas de acesso
novos brinquedos foram instalados
Divulgação
Mutirão de combate à dengue retira mais de 10 toneladas de entulhos das ruas de Votorantim
Mais de 10 toneladas de entulhos foram retiradas de ruas e terrenos públicos durante o segundo mutirão de combate à dengue de Votorantim. A ação do governo municipal foi realizada na quinta-feira (30) na região Sul da cidade, ponto de maior concentração de casos confirmados da doença.
O objetivo foi suprimir possíveis focos e criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. A lista incluiu materiais que poderiam acumular água, como resto de construção, móveis e eletrodomésticos velhos.
O trabalho contou com equipes das secretarias de Saúde (Sesa) e Serviços Públicos (Sesp). Além do recolhimento de materiais inservíveis, houve também ações de bloqueio, nebulização, vistoria em imóveis e carro de som com avisos sobre cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue.
A retirada de entulhos foi feita em várias regiões da zona Sul de Votorantim. Em um trecho da rua Anália Pereira, no Jardim São Lucas, materiais inservíveis jogados à margem da via, na altura do número 1.250, foram retirados pela equipe da Secretaria de Serviços Públicos.
Uma máquina retroescavadeira foi usada para limpar o trecho coberto de restos de móveis, madeira, papelão e resíduos sólidos. Todo o material retirado do canteiro da rua Anália Pereira foi colocado na carroceria de caminhões pertencentes à frota da Prefeitura de Votorantim.
O trabalho de retirada de materiais inservíveis também foi feito em uma área situada na rua Nelson Teixeira, na Vila Pardini. Foi preciso uma retroescavadeira
Prefeitura confirma mais
e caminhões para limpar o terreno.
A Sesp ainda realizou uma ação na favela do Palmeirinha. Aproximadamente 50 metros cúbicos de materiais inservíveis foram retirados do local.
b loqueio e nebulização
Agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde visitaram 159 casas nos bairros Vila Pedroso, Itapeva, Palmeirinha e São Lucas. Foram feitas vistorias nos imóveis para a eliminação de água parada em vasos de plantas, caixas d’água, calhas e recipientes ao ar livre.
Uma das casas visitadas e vistoriadas pelos agentes foi a do aposentado Leonardo de Pontes, 76 anos, morador do bairro Itapeva. Os profissionais ligados à Secretaria de Saúde vistoriaram a área externa do imóvel para identificar possíveis focos do mosquito transmissor da dengue.
Leonardo mantém o quintal e o jardim limpos. Preocupado em evitar acúmulo de água, não deixa vasos de plantas com pratinhos.
Mutirão
O primeiro mutirão contra a dengue em Votorantim foi realizado em 22 de março pela Prefeitura. Mais de 5 toneladas de materiais inservíveis foram retiradas de imóveis, terrenos e vias públicas da região Sul do município.
Aproximadamente 250 casas foram visitadas por agentes de combate a endemias e seis agentes comunitários de saúde. Fiscais da Prefeitura de Votorantim também realizaram mais de 30 vistorias em locais onde havia denúncia de água parada.
Divulgação
1.500
castrações de cães e gatos por intermédio do vereador cesar silva
O vereador Cesar Silva (Cidadania) recebeu no final da tarde desta sexta-feira (31), em reunião com a prefeita Fabíola Alves, a confirmação de mais 1.500 castrações de cães e gatos que deverão ocorrer durante o ano em vários pontos da cidade por meio de mutirões.
“Dessa forma garantimos a continuidade do programa de castração de animais na cidade, que tem sido uma das nossas principais bandeiras, bem como faz parte do plano de governo da prefeita Fabíola”, ressalta.
A ação será possível após o anúncio
nesta semana, de um aporte financeiro no valor de R$ 300 mil destinados para a área da Saúde. O benefício é fruto da parceria entre o vereador Cesar Silva e o deputado federal Arnaldo Jardim, ambos do Cidadania.
Votorantim já realizou cinco mutirões, que ocorreu no ano passado e terminou no início deste ano, onde foram castrados 1.000 cães e gatos, atendendo a várias regiões da cidade. Atendimentos esses, que também contaram com recursos advindo de emenda parlamentar do deputado federal Arnaldo Jardim.
23 1 a 6 de aBRIL de 2023
Aproximadamente 250 casas foram visitadas por agentes
entulhos foram retiradas de ruas e terrenos
Polícia Militar promove homenagem aos policiais de Votorantim
O Quadragésimo Batalhão da Polícia Militar do Interior, sediado em Votorantim, realizou nesta terça-feira (28) uma Solenidade de Valorização Policial Militar do mês de fevereiro, Foram homenageadas as ocorrências destaques, feitas entregas de Láureas de mérito pessoal, homenagem ao policial militar que encerra sua carreira na instituição passando para reserva, homenagem aos policiais militares destaques das companhias e o policial militar escolhido como PM do mês de fevereiro, Cabo PM Ericson, pertencente à Força Tática do 40° BPM/I.
O evento foi realizado no salão de uma igreja, no Centro, que ofereceu o espaço ao Batalhão.
coral Municipal de Votorantim abre vagas remanescentes para a temporada 2023
A Prefeitura Municipal de Votorantim, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com a Allegro Produções Musicais, abre audições para a Temporada 2023 do Coral Municipal de Votorantim. São oferecidas vagas remanescentes a qualquer interessado com idade a partir de 16 anos, com ou sem prévia experiência musical, onde terão acesso à técnica vocal e prática coral, desenvolvimento de repertório diversificado e participação em festivais e concertos em nossa cidade e região.
O Coral Municipal de Votorantim é regido pelo Maestro Luís Gustavo Laureano e participa em Concertos, Encontros de Música e Canto Coral em Votorantim e região, além da participação pedagógica em Oficinas e Cursos de aprimoramento técnico e artístico-musical.
Divulgada programação de shows
da Festa Junina de Votorantim
Na última terça-feira (28), foi divulgada a grade de shows da 106º Festa Junina Beneficente de Votorantim.
O evento está previsto para acontecer de 24 de maio e 18 de junho na Praça de Eventos “Lecy de Campos”, no Centro, em Votorantim, com shows de quarta-feira a domingo e feriados.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 3 de abril pelo site: https:// bit.ly/cmv2023.
A seleção dos inscritos será dividida em duas partes, sendo a primeira uma breve entrevista e a outra será composta por vocalizes para verificação de tessitura vocal, exercícios de percepção musical e execução de uma canção de livre escolha. A audição será no dia 4 de abril, terça-feira, à partir das 19h30.
A participação no Coral é gratuita e os ensaios acontecerão às segundas-feiras, das 19h30 às 22h30 e às quintas-feiras são ministradas aulas direcionadas para naipes das 19h30 às 20h30 na Secretaria de Cultura e Turismo, localizada na Avenida São João, 649, Jardim Icatu, Votorantim. Mais informações pelo telefone WhatsApp15 3243-1191.
5° Encontro Estadual de carros antigos acontece
neste domingo, em Votorantim
Com diversas atrações musicais, praça de alimentação e mercado de pulgas (feira de peças e diversos), a Arena Old Cars anuncia o 5° Encontro Estadual de Carros Antigos.
O evento acontece no domingo (02),
das 8h às 17h30, na Praça de Eventos Lecy de Campos, em Votorantim. A entrada será 2 litros de leite por expositor (carro), destinados ao Fundo Social de Solidariedade de Votorantim. A entrada para o público é gratuita.
A área de shows será coberta e terá capacidade para cerca de 20 mil pessoas. Além dos shows, a festa contará com barracas de comidas e bebidas particulares e 18 de entidades beneficentes, além do parque de diversões.
Os ingressos para os shows podem ser adquiridos por meio do site www.festajuninadevotorantim.com.br, com preços a partir de R$5. Estudantes têm direito à meia-entrada, e idosos, pessoas com deficiência (PcD) e crianças com menos de oito anos não pagam.
A festa é promovida pela VIVA+ Entretenimento, empresa da qual a TV TEM faz parte, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Votorantim e com o apoio da Prefeitura de Votorantim, segundo o site TEM MAIS.COM.
24 1 a 6 de aBRIL de 2023
Fotos: Claudinei Júlio
Cidades
Programa ‘O Brasil Visto do chão’ visita areia, na Paraíba
Produção original terá exibição inédita neste final de semana em rede nacional
Se fosse um filme, talvez alguma resenha falasse de um horizonte utópico embrenhado na trama, trilha de sonho, distante das grandes metrópoles com seus jogos de competições vorazes, excesso de individualismos e de uma cada vez mais intensa humanidade desconectada de sua própria humanidade, apesar das tantas tecnologias que insistem em prometer, justamente, conexões.
Mas não é um filme. É uma reportagem. Com endereços e personagens reais. Distantes, sim, de uma grande metrópole. Mas com um potencial tanto mais imenso quanto o dos filmes, a nos colocar a aspirar um modo de viver mais próximo, generoso, ao mesmo tempo que próspero e possível.
Assim é a cidade de Areia, no Estado da Paraíba, também muito conhecida como a capital paraibana da cachaça. Por lá, a equipe do programa O Brasil Visto do Chão conviveu por alguns dias com uma gente encantadora, acolhedora e cheia de criatividade em suas múltiplas atividades.
A cidade paraibana, com pouco mais de 22 mil habitantes, é uma síntese da diversidade e da unidade, do empreendedorismo e da vida comunitária. É essa dinâmica que será apresentada no programa inédito do O Brasil Visto do Chão, que irá ao ar pela primeira vez no sábado, 01/04, às 22h, com a primeira reprise no domingo, 02/04, às 11h, pela emissora Com Brasil.
A reportagem “Areia” faz um passeio pelo município, com personagens que fazem seus sabores, sons e cores. São pessoas comuns, com sonhos extraordinários, tornados realidade com muito trabalho e dedicação. Da produção da famosa cachaça à orquestra filarmônica, dos restaurantes às pousadas, a reportagem leva os espectadores para dentro do cotidiano local, tão prazeroso que dali já não se quer sair – ou melhor: para lá se quer ir, agora mesmo.
onde assistir
A Com Brasil, considerada a primeira emis-
sora comunitária via satélite do mundo, pode ser assistida nos canais 3 da Claro TV/Embratel, 28 da Sky Brasil/Oi, 239 da Vivo/GVT, 20 da Nossa TV, 108 da Cabo Telecom, 915 da Guigo TV, 177 da IPTV Brasil, 167 da CDN TV além dos apps Com Brasil TV e Soul TV. Nessas plataformas, ainda, todas as produções do O Brasil Visto do Chão podem ser assistidas em dias e horários alternados. Os vídeos completos também podem ser conferidos no canal de YouTube (www.youtube.com/@obrasilvistodochao) e pelas redes sociais, acessadas pelo: @obrasilvistodochao.
o brasil visto do Chão: saiba mais sobre o projeto
Um casal viaja pelo Brasil, visitando cidades, especialmente pequenas e médias, em busca de narrativas que coloquem em destaque fatos culturais: históricos, sociais, artísticos. A proposta está concentrada em um olhar poético sobre as cidades e as pessoas, com ênfase na diversidade brasileira. Busca-se destacar, na fotografia, na linguagem e na escolha dos aspectos de cada cidade a ser retratada, elementos simples e genuínos, capazes de dar identidade às diferentes realidades brasileiras.
Realizado por Werinton Kermes, jornalista e produtor cultural, e Míriam Cris Carlos, pesquisadora e Doutora em Comunicação e Semiótica, ambos estão dispostos a fazer das viagens um modo de viver, aprender, conhecer e tecer relações, extraindo o que de mais humano possa haver nos encontros com os muitos Brasis de que é composto este nosso território rico, diverso e tão desigual. O programa é produzido pela Associação de Entidades Usuárias e Administradoras do Canal Comunitário de Votorantim.
Por que o brasil visto do Chão?
O Brasil Visto do Chão vem do olhar para o horizonte, para os sonhos, para os voos possíveis dos mais diversos atores e recônditos
brasileiros, com os pés bem fincados no chão. Trata-se de uma perspectiva também horizontal, igualitária, que entende o que é narrado como um sujeito, não um objeto. A câmera na perspectiva do chão pretende produzir trocas,
intersubjetividades: uma relação entre os que pretendem descobrir, com “olhos livres”, nas palavras de Oswald de Andrade, e se deixarem envolver pelo que foi descoberto. (Por Isabella Pichiguelli)
25 1 a 6 de aBRIL de 2023
Programa será exibido na CoM brAsil tv
Luciana Lopez/ Divulgação
Festa comemora aniversário de instalação do município de Votorantim
A praça Lecy de Campos foi palco do início das comemorações do 58º aniversário de instalação do município de Votorantim. As atividades realizadas domingo (26) pela Prefeitura foram voltadas à cultura, saúde, esporte e meio ambiente.
Brinquedos infláveis, oficinas de pintura e de artes foram distribuídos pela praça. As crianças também ganharam pipoca e se divertiram com shows musicais.
O público presente na praça também ganhou mudas de árvores nativas e frutíferas. O metalúrgico Fernando Fantebom de Oliveira, 38 anos, mora no Jardim Serrano e levou dois exemplares para casa.
Fernando aproveitou para acompanhar a filha Fernanda, 8 anos, em uma apresentação de capoeira. A estudante ainda partici-
pou de oficinas organizadas pela Secretaria de Cultura e Turismo, e produziu uma pulseira com ajuda de orientadores.
Além da capoeira, a Secretaria de Esportes também esteve presente com atividades de braço de ferro, judô e jiu-jítsu. Os pais Marcos Roberto e Patricia, ambos com 41 anos, levaram o pequeno Caio Miguel, 8 anos, para uma apresentação de judô. “A prática do esporte tem sido importante para o desenvolvimento do Caio. Ele era distraído, e agora está mais concentrado”, ressalta.
Já a Secretaria da Saúde compareceu ao evento com uma tenda para aplicação da vacina contra Covid-19. O setor de zoonoses ainda orientou a população com cuidados para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue.
MarcELO sOarEs
Hair Stylist
O que é Taninoplastia?
A taninoplastia é um procedimento que transforma (alisa) a fibra capilar sem agressão ao fio e sem impermeabilizar, proporcionando um liso mais natural. Ou seja, mesmo após o processo o cabelo pode ser hidratado, nutrido e reconstruído, pois os ativos continuam a penetrar na fibra capilar”, explicou.
Cada vez mais vem ganhando o coração das clientes. A taninoplastia é indicada para quem deseja um alisamento natural e sem agressão aos fios. Além disso, a taninoplastia não possui formol em sua composição e tem como principal ativo o ácido tanino, um composto de origem vegetal extraído de uma variedade de plantas entre elas folhas de carvalho, chá verde e folhas de uva.
A durabilidade da técnica varia de acordo com cada tipo de cabelo, quantidade de lavagem e região onde mora. Mas em geral, pode durar de 3 a 6 meses.
Espetáculo de palhaçaria
clássica será apresentado de
graça em Votorantim
na praça lecy de Campos
Projeto foi contemplado pelo fundo municipal de cultura
Hoje tem palhaçada? Tem, sim senhor! Mas em Votorantim, a dupla de artistas Guilherme Augusto e Guilherme Telli levarão a palhaçaria clássica para diversos bairros da cidade em todos os finais de semana de abril, acompanhados de Mika Rodrigues, responsável pelo arranjo musical.
Guilherme telli, Mika rodrigues e Guilherme Augusto
doações de mudas
Apresentações esportivas
O espetáculo “Superespetacularfantástico”, contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura, é indicado para todos os públicos, contará com 7 apresentações e uma oficina de palhaço para os alunos das escolas públicas locais. Tudo de graça.
retomada de parceria
Parceiros de profissão e cada um com uma extensa trajetória no teatro regional, principalmente em Sorocaba e Votorantim, os xarás Guilherme Augusto e Guilherme Telli agora se reúnem como dupla de palhaços para levar arte aos bairros mais afastados da região central.
“Assim como as trupes de comédia que viajavam e se apresentavam nas cidades por onde passavam, as apresentações do nosso espetáculo acontecerão em bairros distantes, justamente por serem locais onde a população dificilmente tem acesso à cultura ou apresentam dificuldades para acessar os grandes centros, onde se concentram a maioria dos eventos culturais”, explica o artista Guilherme Telli.
enredo
No espetáculo, Augusto e Telli dão vida aos palhaços Bananinha e Pocatelha, respectivamente. Ambos moram nas ruas e, durante a jornada, encontram um circo sem dono, cuidado pelo músico Mikareta. Ao se apossarem do circo, realizam o sonho de apresentar um show de palhaçaria. Nesse momento, a dupla briga e cada um segue seu caminho. Com a separação, percebem que, apesar de não terem bens materiais, possuem algo ainda mais valioso: a amizade.
Para a dramaturgia, Guilherme Augusto conta que as esquetes foram adaptadas da obra “Palhaços”, de Mário Fernando Bolognesi, a partir da improvisação dos dois atores-palhaços, considerando o atual contexto social e cultural da nossa sociedade. “A obra é de uma época em que as esquetes e piadas eram extremamente ofensivas. Então nosso desafio foi fazer as adaptações, de modo a trazer um humor puro em essência, com a preocupação de não ofender nenhuma pessoa ou grupo”, explica Guilherme Augusto.
datas e locais das apresentações
01/04 (Sábado), às 17h - CEU das artes - Rua Elcia Pinto da Rosa, 78 – Jardim Cristal 15/04 (Sábado), às 17h - Associação LUAR
- Rua Antonio Leite Vital, 740, Jardim Novo
Mundo
29/04 (Sábado), às 11h - Escola Wilson Prestes Miramontes - Rua Levante Santucci, s/n - Parque Jataí
*Única apresentação no período da manhã
06/05 (Sábado), às 17h - Praça Lecy de Campos (Eventos) - Avenida 31 de Março - Jardim Paraiso
Evento Domingueira (Secretaria de Cultura de Votorantim)*
02/04 (Domingo) - Vila Nova
30/04 (Domingo) - Bairro Pró-morar
07/05 (Domingo) - Jardim Serrano
*Apresentações acontecerão no campo de futebol dos respectivos bairros. Endereço completo e horários das apresentações no Domingueira serão divulgados nos canais oficiais da prefeitura de Votorantim.
26 1 a 6 de aBRIL de 2023 Cidades
Programação musical integrou o evento
As atividades foram realizadas
Divulgação
Julio Salvo JF Gestão de Conteúdo/ Divulgação
OCORRÊNCIAS
Cidades
OCORRÊNCIAS OCORRÊNCIAS OCORRÊNCIAS
OcOrrências
carro furtado no centro é encontrado depenado na estrada da
represa itupararanga
O carro furtado de uma mulher no centro de Votorantim em 12 de março, foi encontrado no domingo (26), sem vários de seus componentes.
Segundo relatado no boletim de ocorrência, a vítima, uma mulher de 41 anos, deixou o carro Volkswagen SpaceFox estacionado na Avenida 31 de Março, às 9h, mas o veículo não estava mais lá quando ela retornou para pegá-lo, às 12h40. Segundo o rastreador de seu celular, o veículo estaria no bairro Vila Helena, em Votorantim, porém não foi possível encontrá-lo devido a perda de sinal no local, que é uma área rural.
No domingo (26), o carro foi encontrado nas imediações da Estrada da represa de Itupararanga, totalmente “depenado”, com para-choque quebrado, todos os vidros quebrados, sem as rodas, os pneus e farol.
casa de casal falecido em colisão é furtada, em sorocaba
Na madrugada de sábado (25) foi furtada a casa em que residia o casal José Rubens Martinelli e Maria Aparecida de Oliveira Martinelli, mortos após uma colisão, no domingo (19), provocada por um empresário embriagado e em alta velocidade na estrada da represa de Itupararanga, em Votorantim.
A casa em que residia o casal e seu único filho, um rapaz de 31 anos que possui transtorno do espectro autista (TEA), fica em Sorocaba, no bairro Vila Helena.
Segundo uma prima do rapaz, por necessitar de cuidados especiais, o rapaz foi acolhido pelos tios e a casa dele estava fechada.
Neste sábado (25), pela manhã, o filho foi até a residência para pegar roupas e documentos, quando se deparou com o portão e a porta arrombados.
Ao entrar, notou que a casa estava toda revirada, com muitos pertences furtados. Dentre os itens furtados estão televisões, máquina de lavar, botijão de gás, uma bicicleta que era do pai do rapaz, sendo um dos itens mais importantes para o rapaz, uma vez que possui um apego sentimental com o objeto. O furto teria ocorrido às 4h.
Uma vizinha relatou à nossa
casa é alvejada por tiros no Parque Jataí
Uma residência localizada no bairro Parque Jataí, e, Votorantim, foi alvo de tiros na noite de domingo (26). Segundo a vítima, um homem de 59 anos, ele estava em sua casa quando ouviu quatro disparos e saiu para ver do que se tratava, quando percebeu marcas de tiro próximos a sua porta e em cima da janela.
A Polícia Militar foi acionada. Durante a vistoria no local, foram encontrados três projéteis deflagrados. Pelo monitoramento de câmeras próximas, foi constatado que um homem que estava em uma moto realizou os disparos sozinho e deixou o local. A vítima foi questionada pelos policiais se tinha algum tipo de desavença com alguém, o que foi negado.
com carro e arma furtados
Um homem foi preso em Votorantim após ser flagrado pela Polícia Militar (PM) com um carro furtado que havia furado um bloqueio policial em Sorocaba, na madrugada de sábado (25).
Segundo relatado pela PM, a equipe da Força Tática estava em patrulhamento, quando na Av. Paraguai, no bairro Barcelona, em Sorocaba, se deparou com um carro Fiat Argo que havia fugido de um bloqueio policial no bairro Vila Helena, em Sorocaba. Foi dado sinal de parada que não foi acatado, tendo início o acompanhamento, sendo realizada a abordagem na Avenida Isabel Ferreira Coelho, na Vila Garcia, em Votorantim.
reportagem que a família residia em uma casa própria, que possuía alarme e câmeras, porém os ladrões cortaram a fiação elétrica e agiram sem fazer barulho. “Levaram o computador que o rapaz usava para manter seu canal no Youtube, micro-ondas, forno elétrico, outros objetos e deixaram somente os móveis e as roupas. Foi uma ação muito rápida”, comentou a vizinha. “Está todo mundo indignado com tudo isso que está acontecendo. Além de terem morrido por causa de uma pessoa irresponsável, agora furtaram a residência deles. Isso é um absurdo”, lamentou.
A Polícia Militar foi acionada, um boletim de ocorrência foi registrado, e imagens de câmeras de segurança da vizinhança estão sendo colhidas.
Mulher é vítima do golpe do falso gerente de banco, em Votorantim
Uma mulher de 46 anos foi vítima de estelionato no golpe do falso gerente de banco, na quinta-feira (23). Segundo a vítima, ela recebeu uma mensagem via WhatsApp de um número desconhecido, se passando por um gerente de banco. O homem estaria alegando que havia uma tentativa de transferência da sua conta no valor
de R$4.353,50. Como a vítima não tinha conhecimento dessa transação, o rapaz recomendou que ela entrasse em contato por um outro número, para cancelar a transferência.
Ao entrar em contato, uma mulher atendeu e agiu exatamente como se fosse uma ligação bancária, induzindo a vítima a ir até um caixa
eletrônico. A mulher seguiu os passos da atendente, quando resolveu imprimir o extrato de sua conta e percebeu que tinham sido efetuadas duas transações: uma no valor de R$2.934,18 e outra de R$11.031,91. Uma delas se tratava de um pagamento de IPVA. Ao perceber que se tratava de um golpe, a vítima encerrou a chamada.
Ainda segundo a PM, o condutor do veículo a princípio tentou fugir a pé, porém logo se entregou. Em revista pessoal foi localizada em sua cintura uma pistola 9mm TS9 com carregador municiado com 12 munições intactas e uma munição na câmara. Com o passageiro, menor de idade, nada de ilícito foi localizado. Em revista veicular foram localizadas no assoalho do passageiro mais 4 munições deflagradas.
Diante dos fatos, eles foram conduzidos ao plantão policial da Delegacia de Votorantim.
Na Delegacia, compareceram dois homens, pai e filho, informando que seu veículo teria sido furtado e no interior estaria sua pistola 9mm com registro e documentação.
Foi registrado um boletim de ocorrência de porte ilegal de arma de fogo e furto em desfavor o homem maior de idade, permanecendo este preso e à disposição da justiça. O menor foi liberado na presença de sua mãe.
A Polícia Civil vai investigar uma possível ligação entre este veículo e um homicídio ocorrido em Sorocaba, por volta das 00h40, no bairro Iporanga, onde foi vitimado um homem por disparos de arma de fogo.
O veículo Fiat Argo apresenta na lataria da porta dianteira do passageiro um disparo de arma de fogo. O veículo foi devolvido ao proprietário.
27 1 a 6 de aBRIL de 2023
Luciana Lopez
vidros foram quebrados
Pneus e rodas foram tirados
Gazeta de Votorantim
Casa ficou revirada
Aparelhos eletrônicos foram furtados
Arquivo pessoal
Dupla que furou bloqueio policial em sorocaba é detida em Votorantim
Arma furtada
Divulgação
Golpes financeiros em aposentados e beneficiários são rotineiros. saiba como se proteger
Não são raras as vezes que a Gazeta de votorantim noticia golpes de estelionatos que resultam em transferências bancárias, tais como o golpe do falso gerente de banco, que faz a vítima acreditar que sua conta foi invadida e a induz a fornecer dados ou clicar em links enviados para o celular; golpe do boleto falso, que é quando um cliente busca a segunda via de um boleto e é direcionado a uma falsa central de atendimento que fornece um boleto cuja beneficiária não é a empresa a qual se deseja pagar a conta, entre outros crimes.
Além desses rotineiramente publicados, há também muitos registros cujas vítimas são pessoas aposentadas, que quando vão sacar seu benefício notam que foram feitos empréstimos em sua conta ou transferências. Vez ou outra a vítima lembra que clicou em um link pelo celular ou que falou sua senha para uma pessoa desconhecida, acreditando que seria alguém que lhe forneceria auxílio.
As transferências criminosas são sempre direcionadas a pessoas desconhecidas que abrem contas bancárias com dados falsos.
Na última semana, a Gazeta noticiou o caso de um homem que tentou abrir uma conta poupança
em uma agência da Caixa Econômica em Votorantim, no entanto, os funcionários do banco perceberam que havia divergência no sobrenome, chamaram a Polícia e o homem foi encaminhado à Delegacia, uma vez que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) que apresentou era falsa.
Houve mais tentativas frustradas nos dias subsequentes, sendo que em dois casos, os estelionatários fugiram.
Um rapaz de aproximadamente 38 anos compareceu à agência para sacar benefícios pelo aplicativo Caixa Tem, com documentos falsos do novo modelo, na terça-feira (21), por volta das 13h. Ao perceber que os profissionais da instituição haviam desconfiado da veracidade, o homem correu da agência e deixou o documento.
No dia seguinte (22), o caso se repetiu. Uma mulher de aparentemente 30 anos compareceu à agência para alterar dados da conta Caixa Tem e solicitar acesso ao aplicativo. Por meio da entrevista, um funcionário do setor de benefícios sociais / FGTS percebeu que a mulher não estava conseguindo manter a veracidade das informações que o banco possui nos sistemas. Ao perceber, a mulher pegou
a documentação e fugiu correndo do local.
Fábio Magalhães Dias, funcionário do setor de Benefícios Sociais / FGTS alerta: “O fato é que, se o beneficiário for fraudado com o fornecimento de suas senhas e dados, qualquer instituição financeira nega seu ressarcimento.”
A Secretaria de Segurança Pública dá dicas para não cair em golpes de estelionatos relacionados aos benefícios sociais. Confira:
- Não clicar em links recebidos por SMS, WhatsApp ou redes sociais para acesso a contas e valores a receber, desconfiando de informações sensacionalistas e de oportunidades imperdíveis;
- Em hipótese alguma funcionários da Caixa ou prestadores pedem a senha para os clientes. Se suspeitar de alguma atitude na Central de Atendimento dos caixas eletrônicos, acione o segurança ou gerente no interior da agência;
- Nunca cadastre o Caixa Tem ou qualquer aplicativo Caixa com e-mail ou telefone de desconhecido, lembre-se que a sua senha é pessoal e intransferível;
- Certificado e https, o “S” em HTTPS, protocolo que aparece antes do endereço dos sites, indica se a conexão é segura para a inserção de dados. Para conferir o Certificado de Segurança do site, deve aparecer a imagem de cadeado antes do endereço, e então o usuário pode clicar neste cadeado para verificar este certificado e sua data de validade;
- A Caixa jamais pede senha e assinatura eletrônica numa mesma página. A assinatura eletrônica é digitada somente por meio da imagem do teclado virtual. O banco não envia SMS com link e só envia e-mails se você autorizar. O fraudador encaminha e-mail, SMS ou mensagem pelas redes sociais, se passando por um amigo ou uma empresa conhecida, contendo dados do próprio cliente para induzi-lo a clicar em um link que o direciona para páginas falsas, criadas com intuito de capturar senhas e dados confidenciais. O link também pode levar à instalação de programas espiões que podem ficar ocultos no celular ou computador, coletando informações de navegação e dados do usuário;
- A Caixa Econômica orienta
que os cidadãos utilizem única e exclusivamente os seus canais oficiais ou do governo (site auxilio. caixa.gov.br; app Caixa I Auxílio Emergencial e Central de atendimento pelo telefone 111) para buscar informações e acesso aos serviços. Neles são utilizados vários fatores complementares de segurança baseados em informações, código de verificação, além do próprio dispositivo para garantir o devido nível de segurança do processo;
- No caso da ativação das contas Poupança Social Digital, uma solução integrada de autenticação digital verifica a integridade dos dados fornecidos pelo cliente e do dispositivo utilizado no momento do cadastro. As rotinas monitoram comportamentos comuns praticados por fraudadores e golpistas em suas contas e geram alertas e bloqueios, e forma a inibir as ações dos criminosos. Adicionalmente, outras camadas de segurança foram incluídas, como a realização de perguntas, vinculando de forma forte o cliente ao telefone fornecido e mitigando assim o risco de um fraudador se passar por outra pessoa e receber o benefício;
28 1 a 6 de aBRIL de 2023 OcOrrências OCORRÊNCIAS OCORRÊNCIAS OCORRÊNCIAS OCORRÊNCIAS Cidades
Cidades
Projeto dá apoio e resgata autoestima de mulheres que cuidam de pessoas com deficiência em Sorocaba
Dar apoio, visibilidade e resgatar a autoestima de mulheres que cuidam de pessoas com deficiência intelectual ou múltipla. Este é o objetivo da ação “Cuidando do Cuidador”, desenvolvida pela Associação Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Sorocaba.
O projeto teve início em 2015 e, a princípio, era destinado às famílias de atendidos, independente do gênero dos responsáveis. Mas, como 99% dos cuidadores ligados à associação são mulheres, as ações acabaram sendo adaptadas com foco nelas.
Afinal, segundo a coordenação de Assistência Social da entidade, Walkiria Santos Costa, ao descobrirem que os filhos têm alguma deficiência, cerca de 80% dos pais acabam fugindo de casa e deixando a responsabilidade do cuidado apenas com as mães.
“Infelizmente, o cuidado acaba sendo visto como responsabilidade única das mães, irmãs, tias e avós. Por isso, o grupo surgiu como um espaço de cuidado e apoio entre as cuidadoras, mas foi sendo reformulado para que se tornasse o que é hoje: um lugar seguro para o fortalecimento dessas mulheres, que muitas vezes não têm rede de apoio para seguir e enfrentar os desafios postos”, explica a responsável pelo projeto e agente social da instituição, Ana Paula Teodoro dos Santos.
rodas de conversa e outras atividades
Composto por 30 mulheres hoje, sendo 15 do grupo da manhã e mais 15 do período da tarde, o projeto “Cuidando do Cuidador” consiste em rodas de conversa e outras ati-
vidades desenvolvidas pela equipe técnica e pelo orientador social da entidade.
As ações são programadas de acordo com o planejamento de cada semana e incluem passeios pela cidade, trabalhos na horta, cozinha experimental, orquidário, sala de estamparia, visitas a museus e parques, dança, yoga, alongamento, entre outros.
“São desde atividades que fazem o resgate e fortalecimento da autoestima estética até das potencialidades delas como pessoas, com desejos, vontades e sonhos”, continua Ana Paula.
Os encontros, abertos a todas as cuidadoras cujos filhos sejam atendidos pela Apae, são realizados semanalmente, sempre às quintas-feiras, das 9h às 12h e das 13h às 16h, com o intuito de garantir escuta e intervenções em situações de desgaste ou sobrecarga e promover a troca de informações e experiências entre as participantes.
As atividades, que contam com o suporte de grupos especializados e são realizadas em parceria com a rede de serviços públicos, fortalecem o trabalho da associação, cuidam de situações que podem deixar as cuidadoras vulneráveis e previnem em 80% os casos de doenças e isolamento por conta da sobrecarga de cuidados com os filhos.
No momento, a Apae Sorocaba atende 354 pessoas, mas os serviços serão ampliados para mais 200 alunos na área da educação, a partir de abril. A entidade fica na Rua Ubirajara, 528, na Vila Gabriel. Mais informações pelo telefone (15) 3219-2499 ou pelo e-mail.
São Roque
são roque recebe Musical de Páscoa ELE
ViVE neste sábado
São Roque recebe neste sábado (01), o musical de Páscoa: Ele Vive. O evento, realizado através da Divisão de Cultura de São Roque, será gratuito e aberto a toda a população, no C.E.C.T. Brasital, as 20h.
Uma produção da Cia de Teatro Nissin, o espetáculo promete impactar a todos com uma história que celebra a vida e a ressurreição de Jesus Cristo, num espetáculo imperdível e que será cantado e interpretado por uma trupe de artistas que já é conhecida em todo o Estado.
“Nesse espetáculo, iremos conhecer a trajetória de pessoas que foram tocadas pelo homem que dividiu a história. Seu nascimento, vida, morte e ressurreição são narrados, e as páginas da Bíblia ganham vida diante dos olhos do público. Se prepare para fortes emoções, com lições sobre amor, perdão e esperança”, diz a produção do evento.
O musical integra as ações do Programa Pascoa Alegre, que chega para celebrar está época tão querida pela população e que oferecerá, ao longo do mês, uma série de atividades.
Piedade
Piedade promove ações sobre a semana de conscientização do autismo
A Prefeitura de Piedade, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, promove ações em referência à Semana de Conscientização do Autismo, entre os dias 3 e 6 de abril. A programação é gratuita e tem o objetivo de levar informação aos munícipes sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA) e reduzir a discriminação contra os indivíduos que apresentam a condição.
Confira a programação completa:
03/04 às 9h: Evento de abertura com apresentação musical dos alunos do Centro de Convivência e Educação “Sandy da Luz Rodrigues Pereira”, no Paço Municipal;
03/04 às 18h: Palestra aberta ao público no Auditório Municipal “Rubens Caetano da Silva – Cariocão” com a participação dos professores da rede, familiares e demais convidados. Tema: atitudes sociais favoráveis a inclusão de pessoas com TEA;
05/04 às 9h e às 13h: Palestra para os professores da Rede Municipal de Ensino. Tema: atitudes sociais favoráveis a inclusão de TEA;
05/04 às 19h: Pedal noturno na ciclofaixa da Marginal. Qualquer ciclista pode participar, e o ponto de concentração é em frente
ao Palco da Vila Maria; 06/04 às 9h: Pedágio pelas ruas centrais com exibição de cartazes e distribuição de materiais informativos sobre a ação.
Durante a semana, alunos da Rede Municipal também participarão de atividades em sala relacionadas ao tema. O Paço Municipal está localizado na Praça Raul Gomes de Abreu, 200, Centro. O endereço do Auditório “Cariocão” é na rua Francisco Antônio Correa, 532, Parque da Torre.
inscrições para Vestibulinho do 2º semestre da Etec de Piedade começam em 4 de abril
A Etec de Piedade abre inscrições para o Vestibulinho do segundo semestre de 2023, a partir de 04 de abril. São oferecidos cursos técnicos em Agroindústria e Administração (Classe descentralizada de Pilar do Sul). Os cursos são realizados no período noturno e possuem 40 vagas disponíveis cada. Esta modalidade é destinada aos candidatos que estão cursando a 2ª ou 3ª série do Ensino Médio ou que já tenham concluído.
Interessados devem fazer a inscrição através do site www.vestibulinhoetec.com.br.
Em caso de dúvidas, procure a Etec de Piedade. A escola fica na rua Bento Xavier de Oliveira, 50, Paulas e Mendes. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O candidato também pode entrar em contato pelo Facebook ou Instagram @ etecpiedade, por WhatsApp (15) 3244-1367 ou pelo e-mail dinah.cruz@etec.sp.gov.br.
29 1 a 6 de aBRIL de 2023
Segundo a coordenadora da Apae, ao descobrirem que os filhos têm deficiência, 80% dos pais acabam fugindo de casa e deixando a responsabilidade com as mães
evento gratuito acontece na brasital as 20h Divulgação
Divulgação Atividades reforçam autoestima Divulgação
Alunos da rede Municipal também participarão de atividades em sala relacionadas ao tema
Alumínio Salto de Pirapora
abertas as inscrições para o XXXi Prêmio
Moutonnée de Poesia
A Prefeitura da Estância Turística de Salto, por meio da Secretaria da Cultura e em parceria com a Academia Saltense de Letras, realiza em 2023, o XXXI Prêmio Moutonnée de Poesia. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas no site www.premio-moutonnee-de-poesia.salto.sp.gov.br até o dia 31 de julho.
O prêmio visa estimular a criação poética, valorizar e divulgar a poesia, além de promover o surgimento de novos talentos.
O tema dessa edição é “Cresço e poetizo” e contempla duas categorias: Juvenil (de 14 a 17 anos) e Adulto (a partir de 18 anos). Para os menores de 18 anos, é necessária a autorização dos pais ou responsáveis.
Cada participante poderá inscrever um poema de até 1000 caracteres, contando com os espaços e o título. O texto precisa estar em Língua Portuguesa, independentemente da nacionalidade. Lembrando que o poema inscrito não pode ter sido premiado anteriormente em qualquer outro concurso.
A avaliação das poesias será realizada por uma comissão julgadora nomeada pela Academia Saltense de Letras, que selecionará os melhores textos de cada categoria. Os cinco primeiros classificados da categoria
Adulta receberão premiação de até R$ 5 mil.
Ao final, será publicada antologia impressa com aproximadamente 50 melhores poesias classificadas. Os cinco primeiros classificados nas duas categorias receberão dez exemplares do livro publicado. Todos os demais participantes da coletânea terão direito a três exemplares do livro, que ficarão à disposição para retirada na Biblioteca Municipal até seis meses após a publicação. O resultado do concurso será publicado
2ª loja da
rede Bom
Divulgação
Lugar em alumínio é inaugurada no bairro Granja Modelo
Proximidade com público e variedade de produtos são valores presentes na Rede
troféu
no site oficial do evento. A Cerimônia de Premiação acontecerá no dia 25 de novembro de 2023, na Biblioteca Municipal de Salto, às 19h30, localizada na Praça Paula Souza nº 30, com convite aberto a todos os poetas inscritos e interessados.
Premiações
Categoria Adulta:
1º colocado: R$ 5.000,00 (troféu e certificado)
2º colocado: R$ 2.000,00 e certificado
3º ao 5º colocados: R$ 1.000,00 e certificado
Categoria juvenil:
1º colocado: (certificado + troféu + seleção de livros)
2º ao 5º colocados: (certificado + seleção de livros)
Com a proposta de suprir a necessidade da região, foi inaugurada a 2ª unidade da Rede Bom Lugar Supermercados, no bairro Granja Modelo, em Alumínio, na quinta-feira, 30 de março. Esta é a 47ª unidade da Rede, que se estende em outras 12 cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).
O investimento, de aproximadamente R$ 250 mil, gerou 15 postos de trabalho, além de trazer mais comodidade para o público local.
Mi Taraborelli, um dos proprietários da unidade, comenta sobre a nova fase da principal rede supermercadista de Sorocaba e região e a relação com o bairro Granja Modelo. “Meu pai fez história aqui na cidade há muitos anos, depois eu continuei a história dele e agora meus filhos seguem trazendo uma renovação. A soma das nossas expertises agrega muito mais para o crescimento da Rede Bom Lugar”, diz.
O empresário explica que a renovação foi muito importante para valorizar ainda mais a relação de proximidade com a popu-
lação local. “Temos uma relação muito próxima, de vizinhança, as pessoas são tratadas pelo nome, uma coisa muito mais íntima. E o bairro estava precisando muito disso, não tem muitas opções por aqui, então fizemos esse investimento para trazer satisfação aos clientes”, completa.
A nova loja conta com uma variedade maior de produtos, equipamentos novos, além da reforma de setores, como a padaria e o açougue, e a ampliação do estacionamento.
Moradora do bairro há mais de 30 anos, Maria Aparecida Chelan, aproveitou a inauguração, que também contou com promoções do Dia D e também aprovou as novidades. “Mudou muito, ficou muito bom. Aproveito tudo quanto é promoção, então vim conferir”, finaliza.
A nova unidade da Rede Bom Lugar Supermercados está localizada na Rua Luzo de Lima, 122 - bairro Granja Modelo, Alumínio-SP
Divulgação
30 1 a 6 de aBRIL de 2023
o investimento gerou 15 postos de trabalho
Mascote bomzinho e proprietários da loja
Opó de cimento que alegrou muitas famílias
Imagine que há algumas décadas, Votorantim viveu uma condição privilegiada. Gerava mais empregos que o número total de seus habitantes. Por isso era essencial o funcionamento do bonde para transportar a mão de obra vinda de Sorocaba e a existência de vilas operárias para fixar os trabalhadores no entorno das empresas.
Isso despertou o interesse de muitas pessoas de deixar a roça em pequenas cidades rurais, abandonar as longas caminhadas diárias das crianças para ir à escola e sem contar, as incertezas quanto ao resultado da colheita no campo. Era comum chegar à Votorantim um primeiro represen-tante da família para tentar o registro profissional e buscar um lugar para alojar irmãos, primos e ou-tros familiares.
Para o trabalhador era uma conquista ter a casa operária cedida à família. Para a empresa, as moradias serviam para acomodar de modo especial os funcionários que mais necessitava em casos de urgência como a parada da produção, com isso acionar a qualquer hora da noite ou do dia o reforço dos trabalhadores da mecânica, elétrica, chefia dos pedreiros, os químicos, entre outros. Nesse mo-mento, os profissionais tinham que enfrentar jornadas de trabalho que se estendiam por até vinte horas, para garantir a manutenção do maquinário e o retorno da
produção cimenteira.
Todos conviviam na simplicidade, mas unidos se ajudavam, tanto que percebemos atual-mente um maior distanciamento entre os vizinhos, mas naquele período era constante pedir empres-tados ovos, pó de café ou um copo de farinha. Ao invés de sair para comprar ou com o dinheiro comprometido no final do mês, então era cômodo emprestar e depois acertar no dia do pagamento.
Outra facilidade era comprar no comércio do bairro para descontar em folha de pagamento da fábrica. Abria-se crédito na padaria, farmácia, açougue e no mercado. Com essa facilidade, às vezes, um ou outro, perdia o controle e gastava um pouco mais ao longo do mês. A esperança era compensar, ao ser chamado para fazer horas-extras no trabalho.
Santa Helena era uma minicidade, tinha vida própria, oferecia duas escolas e num passado mais distante o bondinho como meio de ligação às estações do Votocel e ao antigo centro de Voto-rantim. O bairro era uma referência às outras vilas operárias em seu entorno, como Fazenda São Francisco, Vila Baltar, Vila Olímpia e Vila da Light.
Entre as alegações para o fim do bairro Santa Helena, a necessidade de expandir o pátio da fábrica para receber as centenas de caminhões que chegavam diariamente para carregar e escoar a produção.
Cesar silva é jornalista, vereador, servidor municipal e autor de três livros sobre a história local
31 1 a 6 de aBRIL de 2023
Cesar silva
tempos de valorização da união de moradores
vista parcial da fábrica votoran
copa Votorantim de Futebol Feminino teve a sua segunda rodada
A segunda rodada da 1ª Copa Votorantim de Futebol Feminino foi disputada no fim de semana. Confira os resultados:
Votorantim 4 x 0 São Bento Joga no Pé / Arena Play
Ituano Futebol Clube 0 x 3 Meninas de Ouro
O Estádio Municipal Domênico Paolo Me -
tidieri será palco dos jogos da terceira rodada da Copa Votorantim de Futebol Feminino. As partidas estão marcadas para este sábado (1º) entre São Bento x Ituano, às 15h, e Salto x Votorantim, às 16h30.
A equipe do Meninas de Ouro lidera a competição com 6 pontos ganhos. O time venceu Votorantim por 2 x 1 e derrotou o Ituano pelo placar de 3 x 0. várzea quente!
Várzea, F1, Palmeiras, e o sub-14 em Votorantim
Depois de mais uma rodada do Varzeano de Votorantim, temos decepções como com o Cachoeira da Chave, que não “engrena”; Flamengo e Rio Acima, um empate normal de candidatos ao título; a goleada do Bayern que estava “mortinho” e volta a respirar; empate dos bons Bela Vista e Itaporanga; e vitória do Unidos de Votorantim, que ainda tenta surpreender neste certame, tentando se manter na elite do futebol da cidade, afinal vão cair três.
O Clarice desponta como favorito, porém, vamos aguardar os próximos confrontos para definir se realmente ele tem elenco para bater lá na frente o Flamengo do Vossoroca.
f1 sem graça
Goleada marca rodada do Varzeano da 1ª Divisão em Votorantim
O Bayern Votorantim conquistou a primeira vitória no Campeonato Varzeano de Futebol da 1ª Divisão de Votorantim. A equipe goleou o Santo Antônio por 7 x 3, domingo (26), no Estádio Municipal Domênico Paolo Metidieri, em jogo válido pela terceira rodada da competição.
O resultado deixou o Bayern Votorantim na sexta posição do Grupo B com três pontos conquistados. Já o Santo Antônio ocupa a última posição: são três jogos sem pontuação.
Também pelo Grupo B, o Tatiana segue sem conseguir vencer. A equipe visitou o Jardim Clarice e foi derrotada pelo placar de 4 x 2. Já o Fluminense embalou a segunda vitória consecutiva e venceu por 2 x 1 o Cachoeira.
No Grupo A, o Rio Acima acabou com os 100% de aproveitamento do Flamengo e empatou por 1 x 1 fora de casa. A rodada ainda teve duas goleadas aplicadas pelo Unidos do Promorar e Jardim Paulista sob o Guanabara e o São Lucas, respectivamente.
Confira os resultados da 3ª rodada do Campeonato varzeano da 1ª divisão:
Flamengo 1 x 1 Rio Acima
Santa Monica 0 x 0 Angelo Vial
Guanabara 1 x 4 Unidos do Promorar
Jardim Paulista 4 x 0 São Lucas
Parque Bela Vista 0 x 0 Itaporanga
Bayern Votorantim 7 x 3 Santo Antonio
Jardim Clarice 4 x 2 Tatiana
Cachoeira 1 x 2 Fluminense
flamengo 1 x 1 rio Acima
Confira a tabela de classificação do Campeonato varzeano da 1ª divisão:
GRUPO A
Flamengo 7
Rio Acima 5
Santa Mônica 5
Jardim Paulista 5
Unidos Promorar 4
Guanabara 2
São Lucas 1
Angelo Vial 1
GRUPO B
Jardim Clarice 9
Itaporanga 7
Fluminense 6
Parque Bela Vista 5
Cachoeira 3
Bayern Votorantim 3
Tatiana 1
Santo Antonio 0
Terceira rodada do Varzeano terá oito jogos
A quarta rodada do Campeonato Varzeano de Futebol da 1ª Divisão será realizada domingo (2), às 10h, com a disputa de oito partidas. Destaque para o jogo entre Itaporanga x Jardim Clarice, no Estádio Municipal Domênico Paolo Metidieri, que vale a liderança do Grupo B da competição organizada pela Secretaria de Esportes de Votorantim.
O Jardim Clarice soma 9 pontos em três jogos disputados na competição. Nesta temporada, o time venceu o Bayern Votorantim (5 x 0), Santo Antonio (8 x 0) e o Tatiana (4 x 2).
Já o Itaporanga ocupa o segundo lugar isolado com 7 pontos. A equipe derrotou o
Fluminense (3 x 1) e o Cachoeira (4 x 2). Na última rodada, empatou com o Parque Bela Vista pelo placar de 0 x 0.
A rodada terá mais três jogos válidos pelo Grupo B. as partidas serão entre Fluminense x Santo Antonio, no campo do Fluminense, Tatiana x Bayern Votorantim, no campo do Parque e Cachoeira x Parque Bela Vista, na Chave.
As partidas do Grupo A serão entre Rio Acima x São Lucas, no Cermag, Unidos do Promorar x Jardim Paulista, no Promorar e Angelo Vial x Guanabara, no campo do Angelo Vial. O Flamengo receberá o Santa Monica.
Max Vestappen, da RBR, já desponta como favorito para ganhar o tricampeonato de Fórmula 1, caso Ferraris e Mercedes mantenham performances iguais aos anos anteriores. O cenário se desenha e a F1 fica sem graça de assistir tamanha a diferença de técnica e carro que a equipe austríaca mantém.
Palmeiras que se cuide contra o surpreendente água santa
Arrisco num palpite de empate no primeiro confronto da final do Paulistão neste domingo entre Água Santa e Palmeiras.
Se vier o empate, o Palmeiras jogará em seus domínios com uma pressão aquém do esperado e é provável que tenhamos pênaltis para decidir o campeão de 2023, o que seria uma catástrofe palmeirense neste início de temporada.
sub-14 deveria ser base dos times da Primeira divisão da várzea
A Sedesp abriu inscrições para o campeonato Sub-14 da cidade de Votorantim. Nós temos ainda em breve o Campeonato Juvenil sub-19. É difícil acontecer, mas para o bem do futuro do futebol varzeano da cidade, os times deveriam ter por obrigação o seu “quadro B”, ou “segundo quadro”.
Sabemos que os times inscritos no sub-14 ou Juvenil não possuem vínculo com a elite do futebol da cidade, porém, uma fusão ou parceria poderia render mais público, jogos aspirantes, preliminares interessantes e ter de volta uma tradição futebolística. Reflitam!
32 1 a 6 de aBRIL de 2023 Esportes
KaKá Martins é colunista da Gazeta de Votorantim, radialista e narrador esportivo
excepcionalmente não será publicada a coluna baú do futebol
votorantim x são bento
Meninas de ouro x ituano
Kamila França
Juan Pablo/ Cavas Photos @cavas.photo
Quarentão teve início no último fim de semana
O Campeonato Varzeano Quarentão de Votorantim teve início neste fim de semana com a disputa de quatro partidas: Angelo Vial 3 x 2 Velotruck, Palmeirinha 1 x 2 Guanabara / Bela Montanha, Unidos da Vila Garcia 1 x 2 Santos Dumont e Pé na Cova 2 x 3 100 Freio. Quatro jogos serão realizados neste sá-
bado (1º), às 15h30, válidos pela segunda rodada do Campeonato Quarentão de Futebol. As partidas serão entre Velotruck x Palmeirinha, no Parque, Guanabara / Bela Montanha x Novo Mundo, no campo do Guanabara, Santos Dumont x Pé na Cova, no Flamengo, e 100 Freio x Cruzeiro, no Cermag.
inscrição para a copa Votorantim de Futebol sub-14 termina em 6 de abril
A inscrição para a 2ª Copa Votorantim de Futebol Sub-14 foi prorrogada para o dia 6 de abril. Esse processo deve ser feito na sede da Secretaria de Esportes, situada na avenida Vereador Newton Vieira Soares, 465, centro.
O congresso técnico da Copa Votorantim de Futebol Sub-14 será realizado no dia 11 de abril para a definição da fórmula de disputa e do regulamento. O início da com-
40º de Votorantim empata na estreia do estadual de futebol de PMs no Estádio
Kaká Martins
A equipe do 40º Batalhão da Polícia Militar, comandada pelo técnico Cabo Douglas, empatou no Estádio Municipal Domenico Paolo Metidieri, em Votorantim, na última segunda-feira (27) ,na estreia do Campeonato de Futebol de campo que reúne batalhões da Polícia Militar de todo o estado. A equipe está num grupo regional, que ainda tem Itapetininga, Registro (2x2) e Itu.
Os gols do Quadragésimo foram anotados por André e Lucas, de pênalti.
petição está previsto para 6 de maio. O evento terá atletas nascidos a partir de 2009. Além de proporcionar a prática esportiva, o objetivo da Secretaria de Esportes também é utilizar a competição como um observatório de atletas para a formação da Seleção de Votorantim participante da próxima edição da Copa Votorantim de Futebol Sub-15.
O empate veio com gosto amargo, pois a equipe foi mais incisiva e buscou o gol a todo o momento. A frustração ficou por conta dos gols de bola parada, um de pênalti e outro de falta do adversário.
A equipe volta à campo neste mês com data e adversários ainda indefinidos, pois dependem de confrontos do próximo dia 05.
A promessa de jogar com as cores de Votorantim não vingou, pois alguns ex-jogadores não devolveram os uniformes a tempo do jogo de estreia. Restou o uniforme Lusitano verde e vermelho, que muito lembrou a seleção de Portugal, ou a Portuguesa de desportos do Canindé.
Um dos pontos emocionantes do jogo foi o Subtenente Valandro, que no
nei valandro, que se aposentou nesse dia
dia do jogo se aposentou com 30 anos de serviços prestados a corporação, e segundo o técnico: “jogando feito um menino”.
O jogo contou com arrecadação de cesta básica e alimentos que vieram da torcida, familiares e o próprio time, e já foram destinados ao Fundo Social de Solidariedade de Votorantim.
elenco:
Goleiros; Apolinário, Dominoni e Oliveira.
Zagueiros: Julião, Couto, Donha e Andrei.
Laterais: Ericson, Durãez, Valandro e Cruz.
Volantes: Ilgner, Machado, Brísida e Diego Santos.
Meias: Danival, Lucas e Wagner.
Atacantes: Nei Valandro, André, Christian e Alexandre.
alunos do Mestre Pako, de Muaythai, conquistam vitórias na Tailândia
Pako Oliveira, mestre de Muaythai14Khan, representante desde 2009 da AITMA e IMTF, entidades tailandesas da modalidade, participou, em mais um ano, de um evento de grande prestígio para os praticantes de Muaythai do mundo, o 16° World Thai Martial Arts Festival em Ayuttaya, na Tailândia, em março.
Mestre Pako levou consigo vários alunos, sendo que três foram campeões e dois vice-campeões no último dia 20.
João Paulo Maciel Mota, na categoria 67 quilos, lutou com um tailandês. Andressa Machado, de Votorantim, na categoria 52 quilos, foi vice-campeã. Luís Henrique, profissional na categoria até 63 quilos também levantou o troféu, assim como Bruno, nos 90 quilos e Derley, na categoria de até 65 quilos.
Em suas redes sociais, o mestre Pako mostrou-se orgulhoso pelas conquistas. “Neste ano foram três campeões mundiais
no masculino 63,5 kg, 65kg e 90kg e dois vice-campeões no 52kg feminino e 67kg no masculino. Estou muito orgulhoso dos meus alunos, parabéns, o mérito e todo de vocês pelo excelente trabalho”, publicou. Ele ainda comentou a falta de apoio público. “Como sempre a Secretaria de Esportes nunca ajuda em nada, mas nós provamos que na cidade não existe só o futebol. Todos os anos eu vou para Tailândia, já fiz vários campeões mundiais. A Secretaria de Esportes nunca nos ajudou, eu sempre mostrando que na cidade tem grandes atletas e eles falam que nunca tem verba para o Muaythai. Dinheiro tem, só que é mal distribuído”, afirmou no instagram @ cbamct.brasil.
Pako mantém em Votorantim o Centro de Treinamento (CT) Pako Tha e é presidente da Confederação Brasileira de Artes Marciais e Cultura Tailandesa (CBAMCT).
33 1 a 6 de aBRIL de 2023 Esportes
Juan Pablo @cavas.photos
divulgação
delegação brasileira
Resumo de Novelas
travessia -Globo – 21 h Segunda-feira, 03/04 Guerra e Cidália explicam a Brisa como a moça pode provocar a prisão de Ari, garantindo a guarda de Tonho. Karine cede à chantagem do pedófilo e grava um vídeo, com medo de que suas fotos sejam divulgadas na internet pelo criminoso. Sara comenta com Leonor que Cidália parecia não querer que o filho de Moretti fosse descoberto. Creusa incentiva Brisa a arrumar uma prova que demonstre que Ari a ameaçou. Karine se isola em casa. Stenio fica intrigado ao ver Guida no apartamento de Moretti. Ari manda um áudio com tom ameaçador para Brisa. Guida afirma para Moretti que tem a prova de que foi ele quem colocou a bomba no carro de Guerra.
Terça-feira, 04/04
Guida pede ajuda a um funcionário do apart de Moretti para se livrar do ex-marido. Brisa mostra ao delegado o áudio ameaçador que Ari lhe enviou. Gil escuta uma conversa de Cidália no celular, deduz que Ari possa ser preso e aconselha o amigo a fugir. Cidália tenta convencer Gil a trair Ari e lhe entregar as folhas em branco que estão assinadas por Guerra. Ari resolve se esconder na casa de Dante. Isa comenta com Laís que Karine não quer mais frequentar a escola. Oto flagra Ari na casa de Dante.
Quarta-feira, 05/04
Oto e Ari trocam acusações. Cidália avisa a Guerra que o prazo do flagrante para prender Ari está esgotado.
Leonor fica intrigada quando Moretti afirma que a construtora de Guerra nunca teve negócio na cidade onde o ex-sócio disse que conheceu a mãe de Chiara. Gil se sente cúmplice de Ari, por ter acobertado o amigo. Laís fica preocupada com as acusações de suspeita de sequestro de crianças feitas pelo delegado que recaem sobre Brisa. Brisa conta a Vandami que Wesley a contratou para ajudar a fazer as roupas do show. Helô confirma sua suspeita de que Guida emprestou dólares para Moretti. Núbia constata que Ari é realmente culpado de um crime.
Quinta-feira, 06/04
Ari confessa a Núbia que roubou as ações de Guerra. Núbia decide voltar para Mandacaru. Gil diz a Ari que o amigo tem problema de identidade. Brisa conta a Vandami que Ari não a prejudicou no depoimento que deu ao delegado sobre sequestro de crianças. Moretti finge para Stenio que está passando mal para fugir de Zezinho. Adalgisa fica surpresa ao ver Núbia de volta a Mandacaru e com intenção de se desfazer de seu quiosque. Helô avisa a Stenio e a Laís que Guida emprestou dólares para Moretti pagar dívida de jogo. Chiara encontra Ari, ao sair para dar seu depoimento na delegacia.
Sexta-feira, 07/04
Cema denuncia para Helô o blog que está caluniando pessoas de Vila Isabel. Pilar alerta Montez que eles devem partir para o sequestro. Durante o depoimento que deu ao delegado,
Lazer
Chiara fica sabendo que Guerra se desentendeu com Moretti por causa de uma noiva. Tininha diz a Brisa que não confia em Pilar. Ari sussurra para Chiara o nome de Débora, a noiva de Guerra. Chiara pergunta a Guerra quem é Débora. Creusa mostra a Helô o que tinha no pacote de sal que Pilar lhe deu. Helô manda Yone providenciar policiais à paisana para cobrirem o seu prédio. Helô conclui que foi Pilar quem fez a chantagem contra Stenio e Moretti. Leonor passa a foto da suposta mãe de Chiara para Oto pesquisar na internet. Sábado, 08/04 Chiara conta a Dina que escreveu para empresa em que a suposta mãe trabalhava. Helô manda um policial fazer uma varredura na casa de Stenio para checar se Pilar plantou alguma escuta no local. Ari convida Brisa para ir a Mandacaru com ele para buscar Tonho. Tininha reconhece Montez na foto que Helô lhe mostra. Gil conta a Cidália que Ari viajou. Stenio se preocupa com Helô porque sabe que ela é o alvo dos bandidos. Laís fica sabendo por Moretti que a polícia esteve na casa de Stenio. Chiara avisa a Guerra que recebeu a resposta da empresa onde o pai disse que a mãe trabalhava, informando que Bianca Rossi nunca trabalhou com eles.
vai na fé –
Globo – 19h: Segunda-feira, 03/04
Theo acaricia o rosto de Lumiar, e a observa dormir. Kate arruma Jenifer para ir ao baile funk. Kate descobre que ganhou de Hugo um presente roubado. Jenifer questiona o DJ Bel-Air sobre Ben e Sol. Lui manda um vídeo cantando a música que fez para Sol, e ela se emociona. Kate vê Hugo beijando Guiga e tira satisfação com os dois. Kate posta o vídeo em que foi humilhada por Guiga. Theo conta para Ben sobre a aliança de Lumiar e Sol para esconder a paternidade de Jenifer. Guiga perde seguidores por causa do vídeo e tenta fazer um acordo com Kate. Theo vai atrás de Sol. Hugo tenta se desculpar com Kate. Kate pede para Hugo dar uma lição em Theo.
Terça-feira, 04/04
Hugo fala com Orfeu, que manda o afilhado dar um susto em Theo. Kate se desespera e tenta ajudar o ‘ex-namorado’. Jenifer conta para Ben que conversou com DJ Bel-Air sobre ele e a mãe. Vini convida Yuri para ir ao cinema. Vitinho vê Lui e Sol se beijando e tenta chamar a atenção do casal para que Wilma não os veja. Ben decide sair de casa depois de discutir com Lumiar. Sol não consegue se desfazer do presente que ganhou de Ben quando eram namorados. Theo descobre que Kate está no apart de Guiga. Lumiar desabafa com Clara. Theo revela a Kate sua obsessão por Sol. Quarta-feira, 05/04
Kate pensa em uma forma de se vingar de Theo. Ben reclama de Lumiar para Theo. Kate decide fazer um vídeo para ajudar Guiga. Clara e Lumiar não conseguem se entender. Clara tenta ajudar Rafa. Hugo avisa a Sol que Theo está proibido de ir até Piedade. Kate pensa em contar para Jenifer que Theo também se envolveu com
Sol. Bia decide acabar seu caso com Fred. Ben diz a Theo e Simas que sua história com Sol ficou mal resolvida. Bruna não consegue impedir Kate de ir à casa de Sol falar com Jenifer.
Clara questiona Theo sobre a possibilidade de ele ser o pai de Jenifer. Lumiar pensa em Ben. Ben apresenta a revisão do caso de Josué para os desembargadores, que ficam perplexos.
Clara vai à casa de Sol.
Segunda-feira, 03/04
Theo acaricia o rosto de Lumiar, e a observa dormir. Kate arruma Jenifer para ir ao baile funk. Kate descobre que ganhou de Hugo um presente roubado. Jenifer questiona o DJ Bel-Air sobre Ben e Sol. Lui manda um vídeo cantando a música que fez para Sol, e ela se emociona. Kate vê Hugo beijando Guiga e tira satisfação com os dois. Kate posta o vídeo em que foi humilhada por Guiga. Theo conta para Ben sobre a aliança de Lumiar e Sol para esconder a paternidade de Jenifer. Guiga perde seguidores por causa do vídeo e tenta fazer um acordo com Kate. Theo vai atrás de Sol. Hugo tenta se desculpar com Kate. Kate pede para Hugo dar uma lição em Theo.
Terça-feira, 04/04
Hugo fala com Orfeu, que manda o afilhado dar um susto em Theo. Kate se desespera e tenta ajudar o ‘ex-namorado’. Jenifer conta para Ben que conversou com DJ Bel-Air sobre ele e a mãe. Vini convida Yuri para ir ao cinema. Vitinho vê Lui e Sol se beijando e tenta chamar a atenção do casal para que Wilma não os veja. Ben decide sair de casa depois de discutir com Lumiar. Sol não consegue se desfazer do presente que ganhou de Ben quando eram namorados. Theo descobre que Kate está no apart de Guiga. Lumiar desabafa com Clara.
Theo revela a Kate sua obsessão por Sol. Quarta-feira, 05/04
Kate pensa em uma forma de se vingar de Theo. Ben reclama de Lumiar para Theo. Kate decide fazer um vídeo para ajudar Guiga. Clara e Lumiar não conseguem se entender. Clara tenta ajudar Rafa. Hugo avisa a Sol que Theo está proibido de ir até Piedade. Kate pensa em contar para Jenifer que Theo também se envolveu com Sol. Bia decide acabar seu caso com Fred. Ben diz a Theo e Simas que sua história com Sol ficou mal resolvida. Bruna não consegue impedir Kate de ir à casa de Sol falar com Jenifer. Clara questiona Theo sobre a possibilidade de ele ser o pai de Jenifer. Lumiar pensa em Ben. Ben apresenta a revisão do caso de Josué para os desembargadores, que ficam perplexos. Clara vai à casa de Sol. Quinta-feira, 06/04 Clara pergunta a Sol se Theo é o pai de Jenifer. Jenifer percebe a aflição de Ben à espera do resultado da revisão criminal de Josué. Sol garante a Clara que Theo não é o pai de sua filha. Ben comunica a Helen a sentença de Josué. Bruna revela a Marlene que Sol e Ben namoraram quando eram jovens. Jennifer, Yuri, Bela e outros alunos do projeto de revisão criminal se retiram da sala quando Lumiar entra para dar aula. Lui é frio com Sol. Lumiar pede para conversar com Jenifer. Ben leva Josué ao ICAES para comemorar com os alunos do grupo de revisão cri-
minal. Kate muda seu visual e marca um encontro com Jenifer. Yuri se irrita com uma brincadeira que Tatá faz sobre ele e Vini. Kate revela a Jenifer que Theo pode ser o seu pai. Sexta-feira, 07/04 Jenifer fica sem saber como lidar com sua descoberta. Kate grava Fred assediando Guiga. Jenifer exige que a amiga conte o que sabe sobre o relacionamento de Theo e Sol. Kate envia a Guiga o vídeo que fez de Fred a assediando. Jenifer vai à casa de Theo, e Rafa descobre que pode ter uma irmã. Guiga mostra o vídeo do assédio para Fred, e fala com Lumiar sobre poder processá-lo. Érika chantageia William para que seja seu agente. Jenifer confirma com Lumiar a possibilidade de Theo ser seu pai biológico. Sol tira satisfações com Lui pela forma como ele a está tratando. Theo garante a Orfeu que não irá mais trabalhar com os produtos ilícitos indicados por ele. Rafa fica ansioso para saber quando Jenifer fará o exame de DNA. Jenifer questiona Sol sobre Theo. Lumiar conta para Ben que Jenifer a procurou para saber sobre Theo. Pressionada, Sol revela a Jenifer que Ben é seu pai biológico. Sábado, 08/04 Jenifer pede para Sol falar para Ben que ele é seu pai biológico. Theo difama Sol para Clara. Jenifer leva Sol para falar com Ben e se surpreende com o desabafo da mãe. Lui se anima com a possibilidade de ficar sozinho na mansão com Sol. Jenifer e Ben trocam um abraço emocionado. Sol beija Lui. Lumiar não acredita quando Ben confirma que é pai de Jenifer. A advogada liga para Sol, que se irrita e interrompe a chamada. Theo garante para Ben que Sol mentiu sobre a paternidade de Jenifer e sugere que eles façam um exame de DNA com a moça. Ben revela para Yuri e Bela que é pai de Jenifer. Theo diz a Lumiar que quer fazer um exame de DNA com Jenifer e pede para ela ser sua advogada.
Amor Perfeito –Globo – 18h: Segunda-feira, 03/04
Marê afasta Gilda de suas funções no hotel e a expulsa da mansão. Alice fornece para Orlando notícias sobre seu filho. Gilda afirma que se vingará de Marê. Marcelino reclama de ter sido escolhido para ser o padre do casamento caipira. Orlando conta para Marê sua conversa com Alice. Marê recontrata Catarina. Júlio diz que pode ajudar Marê a encontrar seu filho. Gilda ameaça Gaspar. Todos organizam as barracas para a festa de Santo Antônio. Marcelino vai até a barraca de beijo, e Marê se encanta com o menino.
Terça-feira, 04/04
Marê questiona Orlando sobre Marcelino. Orlando atende padre Donato. Anselmo fica enciumado ao ver Verônica chegar à festa com Érico. Marcelino faz uma proposta para Tobias.
Frei Leão substitui Gilda por Marê na distribuição dos pãezinhos de Santo Antônio. Marcelino troca de roupas com Tobias, mas é humilhado quando as mesmas caem na frente de todos. Marê ajuda Marcelino, que cai e se machuca. Orlando tenta socorrer Marcelino. Marê questiona os padres
sobre Marcelino e acredita que ele seja seu filho.
Quarta-feira, 05/04
Os padres dizem a Marê que Marcelino não é seu filho. Orlando cuida de Marcelino. Sônia pede para dançar com Júlio. Marcelino questiona padre Diógenes sobre Marê e seu filho. Marê descobre que o hotel está com dificuldades financeiras, e confronta Gilda. Júlio avisa a Marê que vai a São Paulo. Orlando visita o Hospital São Jacinto. Marcelino pede para Orlando ir ao circo e convidar Marê. Orlando beija Marê. Benjamin conta a Marcelino que o circo vai embora. Júlio consegue a autorização para que Marê viaje com ele. Marcelino decide ir embora com o circo. Marê se assusta ao saber do sumiço de Marcelino e vai com os padres à delegacia. Quinta-feira, 06/04
Albuquerque se recusa a procurar Marcelino. Rosa ajuda Marcelino a se esconder. Gilda manda Gaspar tirar Neiva da mansão. Érico vê Geraldino abordar Gilda na frente do hotel. Gilda rouba o cofre da mansão. Marcelino diz a Rosa que precisa ir ao banheiro e ela pede para Toninho parar o carro. Justino fala mal de Sônia para Júlio. Gilda entrega um maço de dinheiro para Érico para saldar as dívidas dela com o hotel. Toninho encontra Marcelino. Érico comenta sua desconfiança de Gilda com Verônica. Gilda queima a escritura da mansão com o nome de Marê. Marcelino volta para a irmandade. Júlio tenta falar com Sérgio, seu amigo policial. Marê e Orlando descobrem que Gilda é uma golpista. Sexta-feira, 07/04 Marê constata que Gilda tinha a intenção de dar um golpe em seu pai. Marê fica abalada com as informações de Júlio sobre seu filho. Os padres se preocupam com a saúde de Marcelino. Júlio vai à polícia para levantar a ficha de Gilda. Gaspar fica com ciúmes de ver Gilda flertar com Odilon. Turíbio proíbe Elza de trabalhar e a humilha. Elza é vista ao sair de madrugada da casa de Odilon. Júlio descobre que Gilda tem uma grande ficha criminal. Chega o dia da inauguração da loja de Wanda, e Elza não aparece. Marê, Orlando e Júlio descobrem que Gilda tem um cúmplice em São Jacinto. Marcelino pensa em fazer uma promessa para encontrar sua mãe. Marê descobre que Albuquerque pode saber onde está seu filho. Sábado, 08/04 Marê garante que descobrirá o paradeiro de seu filho com Albuquerque. Marcelino conversa com todos os santos. As mulheres se admiram com o desfiles na inauguração da loja de Wanda. Turíbio recebe uma carta anônima e Odilon fica preocupado. Elza chega à loja de Wanda e Turíbio a retira de lá a força. Júlio tenta conversar com Albuquerque, mas Marê se descontrola. Frei Leão ajuda Marcelino a fazer sua promessa. Turíbio prende Elza em casa. Sônia convida Júlio para sair. Marê confronta Gilda e exige saber quem é o seu cúmplice. Cândida leva Verônica até sua casa. Érico fica nervoso ao ver Romeu Telles chegar no hotel. Marê coloca Gilda trabalhando na recepção do hotel. Érico diz a Romeu que pensa em se casar com Verônica. Marê e Orlando descobrem que Tobias é adotado.
sujeito chega na academia
O diretor pergunta:
- O senhor bebe?
- Muito, e bastante.
- O senhor fuma?
- Dois maço por dia
- E sua alimentação, como é?
- Adoro feijoada, nhoque, macarronada...
- Então o que o senhor veio fazer aqui?
- Vim consertar o ar-condicionado.
dois amigos conversam
- Cara, eu não posso escutar uma buzina
- Trauma de infância?
- Não, é que minha mulher fugiu com um motorista, e toda vez que eu ouço penso que é ele que está trazendo de volta.
- Como assim?
votorantim é uma cidade esquisita
- A rua mais curta na sua extensão se chama: Aquiles Longo.
34 1 a 6 de aBRIL de 2023
quer ver o seu aniversário ou de quem você ama nesta página? basta enviar as fotos e as informações para gazetadevotorantim@ gmail.com com dez dias de antecedência!
luiz PAulo fernAndes loPes de oliveirA
Luiz Paulo, a vida é maravilhosa e viver é um privilégio, por isso comemorar aniversário deve ser sempre motivo de alegria e gratidão. Parabéns, muitas felicidades e celebre em grande estilo mais um ano de vida!
AMAndA de CAMArGo fernAndes
Felicidades, Amanda, paz e alegria é tudo que desejo para você. Hoje tudo é possível, por isso sonhe ainda mais alto do que já sonhou e conquiste tudo aquilo que ainda não conquistou”, é o que deseja sua mãe Elisabete. Feliz aniversário!
nivaldo Tirelli recebe o “Oscar”
O Coordenador de Qualidade de Vida do Sesi Votorantim, Nivaldo Tirelli, recebeu o prêmio “Oscar de tempo de casa”, do SESI, em razão dos seus 27 anos atuando na instituição. Foi uma noite glamourosa no Hotel do SESI em Presidente Epitácio/ SP.
Nivaldo ficou entre os quatro coordenadores de qualidade de vida mais antigos do estado de São Paulo.
Em Votorantim, seu trabalho é também muito reconhecido. Dentre as suas atuações, está a coordenação do Grupo de Terceira Idade Unidos do Sesi de Votorantim, destaque nacional pela organização e atividades realizadas. Mérito merecido!
MAnoel troiAno dos sAntos (Mestre CuCo)
Mestre Cuco, que a esperança, a alegria de viver, a paz e a saúde sejam dádivas renovadas em sua vida hoje e que se estendam por todo o ano. Feliz aniversário!
josé Pedro
Desde que chegou a este mundo, José Pedro ilumina com luz brilhante a vida de todos que te amam. Deus o enviou para alegrar os corações de todos e deles fazer brotar um amor sem fim. Em seu aniversário, pedimos ao Senhor que o abençoe e o faça crescer forte e saudável. Que na sua vida sempre encontre a força para nunca se afastar do caminho de Deus. Pois assim nunca estará só, lindo bebê, e terá sempre o Senhor caminhando ao seu lado”, é o que deseja a mamãe Bianca Albertine e o papai Antonio Jose Albertine.
MAriA dAs dores nunes
“Mamãe, hoje você completa 82 anos de vida, e para mim é um orgulho e uma alegria sem igual estar ao seu lado e festejar esta data tão linda. Você é um exemplo de mulher e mãe, e sua história de vida é uma inspiração para mim e todos que a conhecem. Você é muito amada e respeitada, e com toda razão, pois é uma pessoa muito especial e eu me sinto o filho com mais sorte do mundo por ter uma mãe como você. Que Deus lhe conceda muitos anos de vida, mamãe, sempre felizes e com muita saúde”. De seu filho Celso Jr e sua neta Larissa. Te amamos!
35 1 a 6 de aBRIL de 2023
Social
01
02
ABR
ABR 30 MAR 29 MAR
01 ABR
conheça nossos parceiros!
seja um parceiro comercial da Gazeta de votorantim também! entre em contato pelo (15) 99613-2782 e fale com a solange, a nossa responsável comercial
36 1 a 6 de aBRIL de 2023
Social
@sol.jornal.tvvotorantim solange r. Coelho
@adega_bacura
@casa_de_carnes_mineiros @chiquinhovotorantimcentro @correiasupermercados @cristinacarvalhocorretora
@oticamatheusoficial @panela_de_ferro_ @vototintas
@campeaodosprecos
@grupogranimar