saturado, cemitério de Votorantim registra infiltrações e desmoronamento de sepulturas
Famílias
Vereador Ita questiona festa junina deste ano e tem resposta que não convence
Empresário embriagado e dirigindo em alta velocidade colide carro e provoca morte de casal
O número de pessoas que acertaram que Rogério Lima não ficaria na oposição surpreende
Votorantim completa 58 anos de instalação e grande parte de sua história está contada nas páginas da Folha de Votorantim
Governo de sP anuncia construção de 137 moradias em Votorantim com subsídio Votorantim tem mais de 650 casos confirmados de Dengue neste ano
www.gazetadevotorantim.com.br e região Ano 11 | Nº 506 | Votorantim | 25 a 31 de março de 2023 /gazetadevotorantim Pág. 14 OcOrrências Pág. 8 Pág. 5 Págs. 2 e 3 Pág. 30 Pág. 14 Pág. 16
foram surpreendidas com caixões e corpos expostos
Caixões ficaram expostos
Arquivo pessoal
Vereador Ita quer saber Como VaI ser o proCesso de lICItação da festa junIna deste ano
O vereador Ita (Cidadania) questionou, através de requerimento, como serão feitos os procedimentos licitatórios da tradicional
Festa Junina Beneficente de Votorantim. Ita lembra que na festa do ano passado (2022) houve a suspensão da Festa Junina por parte da 1ª Vara da Comarca de Votorantim, que alegou a falta de procedimento licitatório para a contratação da empresa Viva+ Entretenimento, que foi a responsável pela realização do evento (a Justiça alegou que não cabe à municipalidade a escolha da empresa organizadora de forma aleatória, sem oportunizar concorrência e oferta de melhor preço) e que, diante da intervenção do Poder Judiciário, os organizadores tiveram de recorrer da decisão no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo para garantir a realização do tradicional evento, em 2022. Ele quer transparência no processo de contratação da empresa que vai realizar o evento.
É benefICente para quem?
A festa do ano passado começou como beneficente e assim que a liminar foi dada autorizando a realização da festa a palavra beneficente desapareceu do material publicitário da festa, assim como a numeração da festa.
as perguntas que o Vereador fez ao goVerno munICIpal
-A Administração Pública Municipal já abriu o processo licitatório para a contratação da empresa responsável pela organização da 106ª Edição da Festa Junina Beneficente de Votorantim?
Em caso afirmativo, quando a licitação foi aberta?
Em caso negativo, para quando está prevista a abertura da licitação?
aquele que fala, fala e não dIz nada, dIz menos que aquele que nada dIz
A resposta ao requerimento do vereador Ita não respondeu absolutamente nada do que foi perguntado e, mais uma vez, mostra que o governo não tem o menor respeito àqueles que não fazem parte de sua base, até porque quem faz parte da base jamais iria fazer questionamentos que mexessem com temas que incomodam o governo. Confira a resposta vazia da prefeitura ao vereador:
“Temos a informar que esta Administração já se encontra em tratativas junto às secretarias competentes para a realização da 106a Edição da Festa Junina de Votorantim”.
o Vereador VaI pôr a boCa no trombone
Quando alguém diz que determinada pessoa vai pôr a boca no trombone, provavelmente está querendo dizer que a pessoa vai denunciar algo que não está certo, vai gritar ou revelar algo que está errado, ou mesmo, falar sobre um assunto que a maioria das pessoas não tem coragem de falar.
Depois que deixou de ser pessoa bem-vinda nas rodas dos governistas municipais, o vereador Ita tem tirado todo o atraso dos tempos em que dizia amém a tudo que era de interesse do governo.
Ita adquiriu no início desta semana um megafone, instrumento utilizado para ampliar a voz, muito utilizado por manifestantes,
sindicalistas, além de bombeiros e policiais em casos de dar avisos em momentos de aglomerações. Qual e onde será utilizado o megafone do mega vereador Ita ainda é só especulação, mas uma coisa é certa, quem precisar ouvir vai ouvir, mesmo que esteja em seu gabinete protegido(a) por assessores e no conforto do ar-condicionado.
erIC romero É CItado Como prÉ-CandIdato a prefeIto de VotorantIm
VotorantIm entre as 30 CIdades, quem ConVenCeu o goVernador?
Com o anúncio da última quarta-feira (22) de que o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) assinou a autorização para a concessão de recursos para subsidiar a aquisição de 8.711 imóveis em 30 cidades do Estado, e entre as cidades está Votorantim, quem está festejando o anúncio é justamente o vice, que fez campanha abertamente para Tarcísio de Freitas.
Lembrando que a prefeita não demonstrou afeição por Tarcísio de Freitas, optando em ficar em total silêncio, uma vez que no segundo turno Tarcísio concorreu com Fernando Haddad, do PT, partido aliado ao governo municipal.
luCIano sIlVa foI Chamado às pressas pela deputada renata abreu Na última segunda-feira (20), o vereador Luciano Silva (Podemos) foi convocado a estar no escritório político da deputada federal Renata Abreu (Podemos) na capital paulista. O convite de última hora foi mais do que justificado. A deputada pediu três prioridades para a cidade antes de fechar o mês de março. Ela está finalizando o planejamento de emendas para as cidades onde tem parceiros políticos e Votorantim é uma destas cidades.
O Jornal oficial do Município “Prefeitura de Votorantim” desta sexta-feira (24) trouxe a publicação de quem substitui a ex-secretária de Cidadania e Geração de Renda, Sandra Pinesso. Assumiu a Secretaria o secretário do Meio Ambiente, Carlos Alberto Leite, o Mineiro, que passa a ocupar e acumula o cargo de forma interina e cumulativamente, sem fazer jus aos vencimentos da função acumulada.
Volta, dona ana!
O presidente do Diretório Municipal do MDB de Votorantim, Eric Romero, esteve na quinta-feira (23), em Itapetininga, no Encontro Regional do partido. Organizado pela deputada federal Simone Marquetto, o evento reuniu lideranças políticas como o presidente nacional do partido, deputado federal Baleia Rossi e o deputado estadual Jorge Caruso, além de prefeitos e vereadores. Nos bastidores do Encontro dos emedebistas, Eric Romero lembrado como potencial pré-candidato a prefeito de Votorantim nas eleições municipais do ano que vem.
subsídIos para Casas anunCIados para VotorantIm, faz rodrIgo KrIguer festejar sua relação Com o goVernador tarCísIo de freItas
Se tem uma área que o atual governo não soube lidar, ao menos até o presente momento, tem sido a habitação. Por ter um desafeto político seu na Secretaria de Habitação do Estado, a prefeita Fabíola Alves Pedrico (PSDB), desde que assumiu o seu mandato, tem se mantido longe da Secretaria. Um dos motivos que levou ao rompimento definitivo com o seu vice-prefeito foi justamente uma reunião de Rodrigo Kriguer na Secretaria da Habitação com o secretário da época, Flávio Amary, e por isso, o município tem perdido várias oportunidades.
Na reunião, o vereador Luciano Silva entregou à deputada várias demandas que podem ser obtidas através de emendas impositivas, recursos para custeio e aquisição de equipamentos para diversos setores da prefeitura e não se esqueceu das entidades beneficentes. Renata Abreu garantiu avaliar cada sugestão do vereador com muita atenção e priorizar o que conseguir, pois além de ter gratidão pelo vereador, tem um carinho imenso pela região de Sorocaba, em especial Votorantim.
quem É a deputada renata abreu
Renata Abreu é deputada federal em terceiro mandato, reeleita pelo Estado de São Paulo com mais de 180 mil votos. É presidente nacional do Podemos. Administradora de empresas, advogada e pós-graduada em Direito Eleitoral, sendo uma das líderes mais ativas da nova geração de políticos do Brasil.
InterIno
Dona Ana Criguer, membro do alto clero do tucanato votorantinense, tem sido lembrada como uma opção por ser alguém que deixou saudade na Secretaria de Cidadania e Geração de Renda. Dona Ana foi secretária no governo de Erinaldo Alves da Silva (2013 a 2016) e sua gestão foi marcada pelo trabalho dedicado às causas sociais da cidade e entidades. Munícipes garantem que Ana Criguer não deixa ninguém sem resposta, além de ser uma líder que estimulava seus liderados e colaboradores da secretaria Cidadania e Geração de Renda.
Mas a possibilidade de Dona Ana Criguer voltar à função de secretária é remota, uma vez que, aposentada, tem se dedicado à família desde que deixou a pasta. moVImento realIza abaIxo-assInado para pedIr uma proVIdênCIa Com o transporte públICo da CIdade
Com um mês de existência, o Movimento Subverte Votorantim (MSV) vem se posicionando em algumas questões públicas que, segundo o movimento, a Prefeitura não vem cumprindo com o que foi prometido.
O exemplo mais recente é o transporte público. Na sexta-feira (24) membros do MSV estiveram no terminal João Souto com o objetivo de coletar assinaturas para o abaixo-assinado. Nas redes sociais do movimento, foi esclarecido que o abaixo-assinado é em função da atual situação na qual se encon-
2 25 a 31 de março de 2023 Expediente: Provocare Editora e Comunicação Ltda ME As colunas assinadas são de total responsabilidade de seus autores e não necessariamente representam a opinião do jornal. Diretores presidentes: Mônica Marsal e Werinton Kermes | Responsável Jurídico: Ailton Bueno Scorsoline (OAB: 154912/SP) | Editor-chefe e Jornalista Responsável: Werinton Kermes (MTB 29.860/SP) | Edição: Luciana Lopez (MTB 45.396/SP) | Diagramação: Wilson Roberto Grillo Jr. Av. 31 de Março, 497 - 2º andar– Centro – Votorantim SP – CEP 18110-005 |e-mail: gazetadevotorantim@gmail.com Contato comercial: WhatsApp (15) 99189-2600 Site: www.gazetadevotorantim.com.br | Facebook/gazetadevotorantim | Instagram/gazetadevotorantim >> continua na pág.3
Ita
eric romero ladeado por simone marquetto e cúpula do mdb
tarcísio e rodrigo
mineiro
ana Criguer
>> continuação da pág.2
tram os horários de ônibus em Votorantim, e finaliza o esclarecimento dizendo que o grupo MSV, em conjunto com a população, exige providências da atual gestão da cidade quanto ao transporte público.
qual É a proposta do moVImento subVerte VotorantIm (msV)?
O movimento surgiu com o objetivo desenvolver projetos sociais voltados para grupos mais vulneráveis da cidade, denunciar eventos/ações não éticas por parte dos gestores da cidade, bem como cobrar providências necessárias para bom funcionamento do sistema público de Votorantim, contato com o movimento pelo e-mail msvmovimentosubvertevotoratim@gmail.com ou pelo WhatsApp (15) 99822-1321
o que zelão falou para o assessor d o pastor lIlo que o fez Chorar?
chorando.
Na quarta-feira (22), uma conversa entre o ex-presidente da casa Zelão (PT) e o assessor do vereador Pastor Lilo (União Brasil), Johnny Vasquez, resultou em tristeza, chateação e mágoa. Não se sabe ao certo o teor da conversa entre eles, mas uma coisa é certa: o que quer que seja que Zelão falou para o rapaz, calou fundo, pois com seis anos de Câmara municipal, foi a primeira vez que Johnny Vasquez chora em público e saiu sem se despedir de ninguém, nem mesmo do vereador que ele assessora.
o Vereador dIz que não se Vende
bíola Alves Pedrico (PSDB). A pergunta é: por quanto tempo o vereador vai suportar a pressão e se manter do lado oposto ao governo? Ele garante que até o final deste governo, “porque não se vende”.
tudo IndICa que psol Vem Com CandIdatura próprIa para 2024 Rodrigo Chizolini (PSOL), em entrevista à TV Votorantim na última terça-feira (21), deixou muito clara sua posição e suas convicções políticas. Para 2024, o PSOL vai apresentar seu projeto para cidade e são poucas as possibilidades de uma coalizão partidária na qual o PSOL participaria. Certeza mesmo, é apenas a junção com a REDE, partido que já faz parte da Federação (PSOL-REDE) em âmbito nacional. Chizolini lamentou que os grupos que estão se reunindo nas últimas semanas não tenham convidado o PSOL para expor seus projetos políticos para a cidade e vê com muito otimismo o PSB, partido presidido pelo ex-vereador João Queiroz e
que para 2024, PSOL e REDE vão buscar ao menos duas cadeiras na Câmara Municipal de Votorantim.
E o clima na Câmara de Votorantim hora está uma paz, hora está tenso, hora tem assessor
O vereador Pastor Lilo tem sido o vereador do grupo dos cinco da oposição que mais tem recebido “não”. Suas propostas não têm passado nem pelas comissões da Câmara. Projetos aprovados foram vetados. Com a ida do vereador Rogério Lima (PP) para o grupo governista, a situação se tornou pior ainda. Lembrando que o vereador Pastor Lilo começou seu segundo mandato ao lado da prefeita Fa-
3 25 a 31 de março de 2023
johnny Vasquez
zelão
rodrigo Chizolini
Cidades
Ita põe a boca no megafone
Todos acertaram a aposta
5 25 a 31 de março de 2023
7 25 a 31 de março de 2023
Cidades
Empresário embriagado e dirigindo em alta velocidade colide carro e provoca morte de casal
O acusado, Régis Hermínio Cândido, está foragido
O proprietário de uma loja de veículos de Sorocaba, Régis Hermínio Cândido, de 44 anos, dirigia em alta velocidade o carro Mercedes GLA 250 quando colidiu com o Chevrolet Prisma na tarde de domingo (19), na estrada da represa de Itupararanga.
Na ocasião, afirmou para a Polícia Militar, logo após a colisão, que não se importava com as vítimas – duas morreram – e sim com o valor do carro dele.
“O problema não é o acidente, o problema é que esse carro não tem seguro e custa quase R$ 200 mil”, e nada se importou com as vítimas presas na ferragem, segundo o boletim de ocorrência (BO) registrado na Delegacia de Votorantim.
Ainda de acordo com o BO, a Polícia Militar realizava a Operação Represa, fiscalizando motocicletas, quando o veículo Mercedes passou em alta velocidade pelo comando sentido Votorantim.
Ao terminar as abordagens da motocicleta, os policiais retornavam para a área central de Votorantim quando se depararam com a ocorrência, às 16h50. Eles relatam que visualizaram os dois veículos colididos frontalmente, uma vez que o Prisma seguia sentido represa.
Pelos sinais deixados na pista, os policiais supõem que o condutor do Mercedes tenha perdido a direção na curva, causando o acidente. Havia outras pessoas local tentando socorrer as vítimas que estavam presas nas ferragens do Prisma. Os policiais liberaram a porta do banco onde estava um rapaz de 31 anos com escoriações na perna. No banco do motorista estava José Rubens Martinelli, de 60 anos, que precisou ser retirado pelo Corpo de Bombeiros, pois o veículo teve que ser cortado, e foi levado para o Conjunto Hospitalar de Sorocaba. A esposa dele, Maria Aparecida de Oliveira Martinelli, de 54 anos, foi lançada para fora do veículo. Ela foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Parque Jataí, em Votorantim. Ambos não resistiram e faleceram. O rapaz de 31 anos é filho deles e possui transtorno do espectro autista (TEA), sendo dependente dos pais.
O condutor da Mercedes apresentava odor etílico e havia latas de cerveja jogadas no carro, umas cheias e outras vazias. Ele se recusou a fazer o teste do bafômetro. Ele foi encaminhado ao Hospital Regional de Sorocaba pelo Corpo de Bombeiros, porém fugiu do hospital.
A Polícia Militar fez diligências e não o localizou.
As vítimas fatais foram enterradas no Cemitério da Consolação, na terça-feira (21).
pedido de prisão
Em coletiva de imprensa realizada na manhã de quarta-feira (22) na Delegacia Seccional de Polícia de Sorocaba, os delegados José Humberto Urban Filho, Oscar Garcia Machado Júnior e José Antônio Proença, Seccional Sorocaba, Titular e Assistente de Votorantim, respectivamente, anunciaram que foi pedida a Prisão Preventiva do empresário Régis Hermínio Cândido.
Os delegados ainda afirmaram que o caso está sendo tratado como crime doloso com dolo eventual, ou seja, o acusado não pretendia praticar o crime, mas assumiu o risco ao dirigir embriagado.
“Diante da gravidade do crime, perturbação da ordem pública, bem como a fuga do suspeito, que pode impedir a aplicação da lei penal que, além de evadir-se do Hospital não foi localizado pela Polícia nos endereços de trabalho e residência, a autoridade policial decidiu representar o Poder Judiciário pela prisão cautelar (prisão preventiva) do investigado”, afirmou o delegado José Humberto Urban Filho, lembrando que tanto o Ministério Público, através do 1º Promotor de Justiça de Votorantim Emerson Martins Alves, quanto a Justiça, através da juíza Barbara Syuffi Montes, atenderam
prontamente ao pedido.
O acusado continua foragido. Por ele possuir carteira de habilitação no Paraguai e o risco de fuga para aquele país, a Polícia Federal também foi notificada. “Embora tenhamos que lembrar que temos fronteiras vivas entre o Brasil e o Paraguai, ou seja, sem controle fronteiriços”, afirmou Urban Filho.
O delegado José Antonio Proença comentou que novas diligências no local da co-
lisão foram realizadas pela Polícia Civil e que testemunhas da colisão, bem como pessoas que tenham informações sobre o paradeiro do foragido podem comunicar a Polícia.
Filho de casal que morreu em colisão divulga vídeo no Youtube relatando o luto
Willian Martinelli, de 31 anos, filho do casal José Rubens Martinelli e Maria Aparecida de Oliveira Martinelli, falecidos na colisão, divulgou em seu canal de Youtube um vídeo comentando o falecimento de seus pais quando iam para a represa de Itupararanga, em Votorantim.
O rapaz órfão, filho único, possui transtorno do espectro autista (TEA) e mantém no Youtube há cerca de cinco meses um canal no qual mostra “a vida de um autista adulto”. Nos vídeos ele mostra sua rotina, principalmente se alimentando, ressaltando, inclusive, o apoio que recebia dos pais. Sem saber ler e escrever, Willian encontrou na gravação dos vídeos uma possibilidade de se comunicar através da internet.
“Boa noite, amigos do YouTube. Tudo bem? Viu, meus amigos, eu não estou postando vídeos esses dias porque eu fui para a Represa de Itupararanga, mas meus pais, meus amigos, chegaram a falecer e eu não tenho como, como se dizer... Meus amigos, eu não vou parar de postar vídeo no YouTube, eu vou continuar postando, só que eu não posso responder os comentários ainda, meus amigos. Eu vou esperar o luto passar e, depois, eu continuo gravando vídeos
normais para o YouTube. Tá bom, meus amigos? Um abraço e fiquem com Deus”, disse no vídeo.
Confira o vídeo no site www.youtube. com/@williammartinelli/shorts
8 25 a 31 de março de 2023
Luciana Lopez
prisma ficou completamente destrúido
empresário conduzia carro de luxo
Jorge Silva
Jorge Silva
empresário, à esquerda, preocupado com o próprio carro. as vítimas ainda não haviam sido socorridas
o acusado, régis hermínio Cândido
maria aparecida e josé rubens faleceram após acidente
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Willian martinelli
Reprodução
marIa maChado
Faleceu em 17/03/2023, aos 80 anos, deixando a filha Katia Regina, 56 anos. Sepultamento em Votorantim, no cemitério São João Batista.
romerIo de souza soares
Faleceu em 18/03, aos 65 anos, deixando os filhos Robson, 38 anos, e Renato, 35 anos. Sepultamento em Sorocaba, no cemitério Santo Antonio.
lenI CraIs gImenes
Faleceu em 18/03/2023, aos 79 anos, deixando os filhos Fabio Augusto, 50 anos, e Zulmira
Aparecida, 48 anos. Sepultamento em Votorantim, no cemitério João Batista.
jose Carlos Castanho
Faleceu em 18/03/2023, aos 65 anos, deixando os filhos Leticia, 40 anos, e Lucas, 38 anos, Sepultamento em Sorocaba, no Cemitério Memorial Park.
leoVIr pIres de magalhaes nogueIra
Faleceu em 18/03/2023, aos 76 anos, deixando os filhos Flavio, 51 anos, Simone, 47 anos, e Josiane, 46 anos. Sepultamento em Votorantim, no cemitério São João Batista.
lazaro dIas
Faleceu em 19/03/2023, aos 70 anos, deixando os filhos Giovana, 42 anos, Edson, 40 anos, Elzo, 37 anos, Ednilson, 34 anos, Leonardo, 28 anos, e Lucas, 21 anos. Sepultamento em Votorantim, no cemitério São João Batista.
marIa de lourdes rolIm de freItas
Faleceu em 19/03/2023, aos 65 anos, deixando as filhas Gilmara, 44 anos, e Jessica, 28 anos. Sepultamento em Votorantim, no cemitério São João Batista.
lazaro fabIano
Faleceu em 19/03/2023, aos 69 anos. Sepultamento em Votorantim, no cemitério São João Batista.
Cidades
Vera luCIa zanata monarI
Faleceu em 19/03/2023, aos 65 anos, deixando os filhos Janderson, 44 anos, Tatiane, 37 anos, Jose Luiz, 34 anos, e Diego, 32 anos. Sepultamento no cemitério São João Batista, em Votorantim.
jose rubens martInellI
Faleceu em 19/03/2023 aos 60 anos, deixando o filho Willian, 32 anos. Sepultamento em Sorocaba, no cemitério Consolação.
marIa apareCIda de olIVeIra martInellI
Faleceu em 19/03/2023 aos 54 anos, deixando o filho Willian, 32 anos. Sepultamento em Sorocaba, no cemitério Consolação.
luIza maChado de olIVeIra
Faleceu em 20/03/2023, aos 86 anos, deixando os filhos Luiz Antonio, 65 anos, e Leila Helena, 63 anos. Sepultamento no cemitério São João Batista, em Votorantim.
luIz pInto medeIros
Faleceu em 20/03/2023, aos 90 anos, deixando os filhos Maria do Carmo, Antonio, Joao, Genessi, Luiz Claudio, Jaime, Janildo, Rafael e Vera. Sepultamento em Votorantim, no cemitério São João Batista.
suelI gonzaga dIas antunes
Faleceu em 21/03/2023, aos 62 anos, casada com Antonio Antunes, deixando os filhos Aline, 42 anos, Angelica, 41 anos. Sepultamento em Votorantim, no cemitério São João Batista.
gerson gonçalVes de medeIros
Faleceu em 20/03/2023, aos 58 anos, casado com Aparecida Alves Moreira de Medeiros, deixa o filho Ketreen, 34 anos. Sepultamento em Votorantim, no cemitério São João Batista.
julIana felIx de souza santos
Faleceu em 20/03/2023, aos 33 anos, deixando o filho Nicolas, 9 anos. Sepultamento em Votorantim, no cemitério São João Batista.
marIa apareCIda porto barbosa
Faleceu em 21/03/2023, aos 84 anos, deixando os filhos Maria Isabel. 62 anos, Dorival. 60 anos, Dirceu, 58 anos, Valdecir, 56 anos, Vanilda, 55 anos, e Sidnei, 54 anos. Sepultamento em Votorantim, no cemitério São João Batista.
suelI gonzaga dIas antunes
Faleceu em 21/03/2023, aos 62 anos, deixando as filhas Aline, 42 anos, e Angelica, 41 anos. Sepultamento em Votorantim, no cemitério São João Batista.
CassImIra souza
Faleceu em 22/03/2023, aos 92 anos, era viúva de Gregorio Nunes dos Santos, deixando os filhos Ignes, 73 anos, Isabel, 70 anos, Maria Lucia, 64 anos, Ana Lucia, 60 anos, Roberto Carlos, 58 anos, e Maria Regina, 56 anos. Sepultamento em Votorantim, no cemitério São João Batista.
benedICto de brIto
Faleceu em 22/03/2023, aos 90 anos, casado com Lazara Sampaio de Brito, deixando os filhos Gilson, 63 anos, e Roseli, 56 anos. Sepultamento em Votorantim, no cemitério São João Batista
Weldemar bernaardo
Faleceu em 21/03/2023 aos 70 anos, não deixa filhos, Sepultamento em Votorantim, no cemitério São João Batista.
teresa paulIno de moraes freItas
Faleceu em 22/03/2023, aos 58 anos, casada com Deolindo Jesus de Freitas, deixando os filhos Luane, 32 anos e Ricardo, 30 anos. Sepultamento em Votorantim, no cemitério São João Batista.
eVa de olIVeIra
Faleceu em 22/03/2023, aos 68 anos, deixando o filho Robson, 46 anos. Sepultamento em Votorantim, no cemitério São João Batista.
jaCIra de assIs moreIra
Faleceu em 22/03/2023, aos 79 anos, casada
com Miguel Moreira, deixando a filha Marcia, 55 anos. Sepultamento em Votorantim, no cemitério São João Batista.
antonIo Carlos da sIlVa
Faleceu em 23/03/2023, aos 63 anos, não deixa filhos. Sepultamento em Votorantim, no cemitério São João Batista
marCIo marIano leIte
Faleceu em 23/03/2023 aos 43 anos, não deixa filhos. Será sepultado em Votorantim no cemitério São João Batista.
manuel luIz de moraes
Faleceu em 23/03/2023, aos 66 anos, deixando os filhos Katia Aparecida, 42 anos, Wellington, 39 anos, Cristiano, 34 anos. Foi sepultado em Araçoiaba da Serra, no cemitério Municipal. jose pereIra
Faleceu em 23/03/2023 aos 68 anos, casado com Nivia Alves Pereira, deixando os filhos Edson, 46 anos, Ednei, 44 anos, Ester, 40 anos, Marcos, 38 anos, e Enoque, 33 anos. Sepultamento em Sorocaba, no cemitério Santo Antonio.
marCIa CrIstIna gregorIo
Faleceu em 24/03/2023, aos 47 anos, deixando os filhos Thiago, 24 anos, Thalita, 23 anos, e Thaires, 23 anos. Será sepultada em Votorantim no cemitério São João Batista.
marIa rIta mendes
Faleceu em 24/03/2023, aos 82 anos, deixando os filhos Maria Aparecida, 61 anos, João Carlos, 54 anos, Eunice Maria, 51 anos, e Ana Luiza, 39 anos. Será sepultada em Votorantim, no cemitério São João Batista.
jose alVes sobrInho
Faleceu em 24/03/2023, aos 82 anos, casado com Santa Enedina, deixando os filhos Ivonete, 61 anos, Dirlei, 57 anos, Elizabete, 55 anos, Roberto, 50 anos, Roberta, 45 anos, Patricia, 42 anos, Fabio, 36 anos, Flavio, 34 anos. Será sepultado em Votorantim, no cemitério São João Batista.
9 25 a 31 de março de 2023
Que o filho de José Rubens e Maria Aparecida possa continuar sendo cuidado e amado
estrada do Carafá
Que vergonha! Estrada da Capela da Penha e estrada do Carafá completamente abandonadas. Ônibus escolar não está vindo, carros caídos nas valetas, ônibus atolado, patrulha rural não está vindo mais. Nos últimos 20 anos nunca vi esse descaso do poder Público. Contur, turistas e esportistas não estão vindo mais na serra. Já fiz dois ofícios à SESP e protocolamos pedido de manutenção no Gabinete da Prefeita. E até agora nada. No aguardo de providências Porthos Raposo - Associação dos Amigos do Carafá
Resposta da Prefeitura de Votorantim: A Secretaria de Serviços Públicos já está realizando a manutenção da via, no sentido Alumínio - Votorantim.
poste caindo
Este poste está há um mês nesse estado. Está sendo segurado por um cabo de aço que um morador mesmo amarrou e passou em um eucalipto, e está nítido que é ele quem ainda não deixou isso cair. O ônibus escolar não está passando devido a isso. Já foi ligado para a CPFL e o caminhão veio ver o poste, mas só vieram pra ver mesmo, porque arrumar que é bom, nada.
É na rua principal do bairro Jardim Maria Luiza, Votorantim, conhecido também como Bairro dos Morros. A rua não tem denominação.
Adrielly Aparecida da Silva Ascencio
Resposta da Prefeitura de Votorantim: A demanda foi encaminhada para a secretaria responsável para avaliação e providências.
lixo espalhado
Aqui no Jardim Maria José não tem container de lixo. Estou desde fevereiro de 2021 tentando com o tal secretário que cuida desse tema, e nada. Além de os moradores de rua rasgarem nossos lixos para usar o saco de lixo. O coletor raramente retira o lixo. Há um tempo eu o questionei, ele falou: “reclama lá, não dá nada”.
São inúmeras as mensagens de WhatsApp trocadas com o secretário Luiz Caires nesses dois anos, e nada muda. Eu faço o trabalho de coletor porque se deixar, o lixo municipal virá para a frente da minha casa, e o pior, todos os dias é isso aqui, que está na foto, os urubus veem atraídos pelo mal cheiro e lixo espalhado.
Rafael Camargo
Resposta da Prefeitura de Votorantim: A demanda foi encaminhada para a secretaria responsável para avaliação e providências.
Caminhões barulhentos Moro na rua Agenor Theodoro, no Jardim Europa e tem muitos caminhoneiros por aqui. Eles estão deixando os caminhões parados na rua ocasionando transtornos. Principalmente à noite. Veja exatamente agora, às 4h da manhã, ligam o caminhão e aceleram, e só após quase 30 min saem. Acordando criança. A fumaça que invade a casa, um cheiro horrível. Já comuniquei a CGM, já pedi para a Prefeitura vir legalizar a rua com placas e até agora nada.
Sidnéia Adriana Santos
Resposta da Prefeitura de Votorantim: A demanda foi encaminhada para a secretaria responsável para avaliação e providências.
mato na creche e buraco no asfalto Queria pedir para vir retirar essa sujeira e mato que se encontra no muro atrás da creche do Vossoroca. Foco grande para a proliferação do mosquito da dengue e ressalto que esse cavalete está sinalizando um buraco que está abrindo no asfalto prestes a afundar, Peço a gentileza de atenção a esse caso. Foi feito requerimento do buraco, mas até agora nada.
Cristiane Florido
Resposta da Prefeitura de Votorantim: A demanda foi encaminhada para a secretaria responsável para providências. matagal na escola
A escola Patrícia, do bairro São Matheus, está no meio desse matagal. As crianças precisam atravessar o mato para chegar à escola, onde já foram encontrados várias aranhas e escorpiões e a Prefeitura não faz nada.
Leidiane Campos
Resposta da Prefeitura de Votorantim: A demanda foi encaminhada para a secretaria responsável para providências.
pista de bicicross Queria pedir por gentileza, que com o alcance que vocês tem em mídia que publicasse essas fotos da pista de bicicross do Parque Jataí que está totalmente largada.
Wesley Melo
Resposta: A CPFL Piratininga informa que uma equipe técnica foi encaminhada ao local para avaliar o caso e realizar a substituição do poste em caráter emergencial.
erosão na calçada
Na calçada às margens do rio Sorocaba, nas proximidades da Escola Municipal, há uma erosão que pode ocasionar um acidente. Fica o alerta.
Genson Vicente
Resposta da Prefeitura de Votorantim: A demanda foi encaminhada para a secretaria responsável para providências.
12 25 a 31 de março de 2023 envie conteúdos para esta coluna pelo Whats app (15) 99189-2600
saturado, cemitério de Votorantim registra infiltrações e até desmoronamento de sepulturas com caixões e corpos expostos
Revolta e perplexidade. Esses são os sentimentos da família da operadora de produção Beatriz Nunes Araújo e de outras sete famílias cujos seus entes queridos estão sepultados no Cemitério Municipal São João Batista. Isso porque, no último sábado (18), enquanto ela velava o tio, foi informada, por meio de uma ligação da administração do cemitério, de que não poderia sepultá-lo, poucos minutos antes do horário previsto, numa gaveta acima do jazigo da tia, pois havia ocorrido um “probleminha”. Quando chegou ao local se deparou com o desmoronamento do túmulo, por conta de infiltração, que afetou outras sete sepulturas que ficaram com os caixões e os restos mortais expostos. Para poder sepultar o tio teve que comprar outra sepultura. Já as famílias dos entes queridos cujas sepulturas também foram afetadas pelo desabamento só tomaram conhecimento após uma publicação nas redes sociais de Beatriz. O cemitério municipal de Votorantim atingiu sua capacidade em setembro de 2017, ou seja, há seis anos. Desde então, a construção de um novo está apenas na promessa dos gestores municipais e, enquanto isso, sobram problemas e reclamações quanto à falta de manutenção.
“Quando cheguei lá a cena era de terror, o túmulo da minha tia havia desmoronado e vários caixões estavam à mostra . Houve uma erosão , creio que por infiltração. Hoje fui informada que pelo menos sete sepulturas foram
afetadas. Não recebi nenhum auxílio ou respaldo. Precisei comprar outra sepultura para enterrar meu tio. Lamentável”, disse Beatriz, que completou: “Falei se iriam informar as outras famílias por conta dos caixões expostos. Falaram que sim, mas ficou o final de semana inteiro e elas só ficaram sabendo quando publiquei nas redes sociais. Votorantim está um total abandono. Nem na hora da morte temos sossego. É revoltante”
Adilson Hessel ficou sabendo somente nesta segunda-feira (20) pelas redes sociais que um dos túmulos que haviam sido afetados era de seu irmão, falecido há dois anos de Covid-19. “O desabamento causado por uma erosão segundo o pessoal do cemitério foi descoberto no sábado por eles, mas o que revoltou os familiares foi que eles não avisaram as famílias do acontecido. Quando cheguei lá hoje (segunda-feira) constatei caixões quebrados com os corpos à mostra”, relatou e completou: “Eles, a princípio, queriam remover os corpos para os outros túmulos municipais, mas depois de muita luta, e contato com os responsáveis da Prefeitura, assessor da prefeita, conseguiram um lugar pra remover os corpos de acordo de todos os familiares.”
Coube a Karina, cunhada de Adilson, avisar nesta segunda-feira as outras famílias cujas sepulturas foram afetadas, pois, segundo ela, eles (administração do cemitério) não teriam condições. “Questionei eles se foram até os endereços, uma vez que não estavam conseguindo contato por telefone, e eles falavam que tinham que ver carro da prefeitura disponível. Ai eu me ofereci em ir nas casas informar os familiares.
Elas não estavam sabendo de nada, sendo que ocorreu no sábado e hoje é segunda-feira. É um descaso. Tá tudo aberto lá. Eles tinham colocado uma telha e um saco plástico”, relatou e finalizou: “O pior é que eles não iriam avisar ninguém. Teve um caixão que abriu em baixo e a ossada estava exposta, imagina a situação para a família chegar lá e ver aquilo.”
O vereador Gaguinho (PTB) foi chamado pela família de Beatriz e esteve no domingo (19) no Cemitério. Ele gravou um vídeo nas redes sociais demonstrando sua indignação com a situação.
só nas promessas
O Cemitério Municipal São João Batista atingiu sua capacidade em setembro de 2017, ou seja, há seis anos. Desde então, a construção de um novo está apenas na promessa dos gestores municipais e, enquanto isso, sobram problemas e reclamações quanto à falta de manutenção. Mato alto, sepulturas violadas, infiltrações e desmoronamento, caixões abertos com corpos expostos, restos de material de construção... Essa é a situação atual do único cemitério de Votorantim.
O São João Batista já passou por diversas ampliações ao longo de sua história, com obras nos anos de 1982, 1988 -- projeto do atual prefeito Erinaldo Alves da Silva, que estava à frente da cidade também naquele ano -- e em 1990. Em 1998, a Prefeitura já manifestava interesse em construir um novo cemitério municipal, mas a área não havia sido definida.
Mais recentemente, a administração municipal fez pelo menos duas ações: adquiriu uma área que era ocupada pela Organização Funerária das Entidades Beneficentes de Sorocaba (Ofebas); e usou espaços vagos, como calçadas e ruas muito largas, para criar novas sepulturas. À gazeta de Votorantim, em 13
de fevereiro de 2021, o secretário municipal de Serviços Públicos, Luiz Antônio Cares, disse que Votorantim teria um novo cemitério municipal daqui a dois anos, ou seja, agora em 2023. Disse à época: “Será próximo do atual e deverá ter as mesmas dimensões. Já iniciamos os estudos”, disse à época, quando a cidade tinha em média 90 óbitos por mês e o cemitério São João Batista já estava saturado. A necessidade de se construir um novo cemitério já foi levantada em governos anteriores, mas nunca saiu do papel, mas Cares disse, naquela ocasião, que o projeto será efetivado nesta administração. Porém, até agora nada saiu do papel.
em 2018, a então vereadora fabíola alves criticava os problemas do cemitério e cobrava gestão municipal Familiares que tiveram as sepulturas de seus entes queridos danificadas no último sábado ao criticar os problemas atuais do cemitério municipal de Votorantim, lembraram de uma publicação feita em 2018 pela então vereadora Fabíola Alves Pedrico, hoje prefeita da cidade, na qual ela criticava a falta de manutenção do local e cobrava explicações gestão à época.
Na publicação, Fabíola disse: “ALERTA VOTORANTIM: Com o cemitério superlotado o improviso tomou conta, túmulos estão sendo comercializados nos recuos, nas passagens, nas escadas no lugar das árvores. Na gestão passada foi destinada uma área para ampliação e foram feitas tratativas de uma área para abrigar um novo cemitério, mas não foi dado continuidade a esse trabalho. Enquanto isso, famílias reclamam que os túmulos de seus entes queridos estão sendo danificados com esse improviso. Lamentável... Encaminhamos nosso requerimento ao Ministério Público e a Cetesb para providências.”
“Ela, enquanto vereadora, em 2018, denunciava isso. Porque agora, enquanto prefeita não fez nada? Lamentável”, disse operadora de produção Beatriz Nunes Araújo, que completou: “O que aconteceu com a minha família e outras que ali estavam não caíram no esquecimento...”.
“Lamentável ver que enquanto vereadora cobrava e disparava críticas à administração por conta de problemas com o cemitério, que estava correta, mas e agora, que está do outro lado? Não vai fazer nada? Esperamos respostas e ações”, disse o empresário José Messias de Souza.
A Prefeitura de Votorantim não respondeu aos questionamentos da gazeta de Votorantim até a publicação desta reportagem. (Da redação)
Governo de SP anuncia construção de 137 moradias em Votorantim com subsídio
famílias efetivarem a compra do imóvel, junto às construtoras. Esse subsídio é usado para abater o valor final na assinatura do contrato de financiamento.
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH) liberou, na quarta-feira (22), aporte de recursos da modalidade Nossa Casa - Apoio para fomentar a construção de 8.711 unidades habitacionais em 30 municípios. Os recursos, que somam R$ 106,8 milhões, serão disponibilizados na forma de subsídio para que famílias de baixa renda possam ter acesso à aquisição da casa própria.
A modalidade Nossa Casa fornece cheque moradia a famílias, com renda de até três salários-mínimos, para aquisição de unidades habitacionais em empreendimentos aprovados pela SDUH. O cheque moradia é um subsídio concedido pelo Governo do Estado para as
A demanda é aberta a todos que se enquadrarem nos critérios do programa e devidamente aprovada pela Caixa Econômica Federal, que concede o financiamento habitacional das moradias. O valor do subsídio varia de acordo com a localização do imóvel, variando de R$ 10 mil a R$ 16 mil. O comprador pode contar ainda com subsídios federais e utilizar o FGTS no financiamento habitacional, quando disponível. Desta forma, o valor das prestações fica compatível com a capacidade de pagamento das famílias.
Para Votorantim foram anunciados dois empreendimentos, totalizando 137 unidades habitacionais. Detalhes de onde serão construídos não foram divulgados.
“Apoiamos e confiamos no projeto e trabalho do nosso Governador Tarcísio de Freitas e do vice-governador Felício Ramuth desde o início. E foi com grande alegria que recebemos o anúncio do governador Tarcísio de Freitas de um grande
investimento em 30 municípios para financiar o sonho da casa própria para muitas famílias. A nossa cidade de Votorantim foi contemplada e foi anunciado o investimento de R$ 1.781.000,00 para a construção de 137 casas. São inúmeras ações do Governo do Estado que nos deixa muito honrados e está fazendo o nosso Estado de São Paulo crescer cada vez mais”, comentou o vice-prefeito de Votorantim, Rodrigo Kriguer.
Divulgação
região de sorocaba
Na região de Sorocaba, o programa do Governo do Estado contemplou as cidades de Itapetininga (1 empreendimento e 165 unidades), Itu (2 empreendimentos e 79 unidades), Santo de Pirapora (2 empreendimentos e 367 unidades), Sorocaba (3 empreendimentos e 156 unidades) e Votorantim (2 empreendimentos e 137 unidades).
14 25 a 31 de março de 2023
Cidades
Caixões ficaram expostos
famílias foram surpreendidas
Arquivo pessoal
quando era vereadora, fabíola alves fez, em 2018, postagem relatando problemas do cemitério
Reprodução
Serão beneficiadas famílias com renda de até três salários-mínimos a serem abatidos do valor final do financiamento habitacional
a solenidade contou com as presenças do governador tarcísio de freitas, do secretário da sduh marcelo branco, e do presidente da Cdhu reinaldo Iapequino
Votorantim: história registrada pelas páginas do jornal
Votorantim completa 58 anos de instalação e parte de sua história está contada nas páginas da Folha de Votorantim
Votorantim comemora nesta segunda-feira (27) os 58 anos de instalação oficial do município, que ocorreu com a posse de seu primeiro prefeito, Pedro Augusto Rangel, em 27 de março de 1965. Aquela comunidade de aproximadamente 17 mil habitantes teve como personagens essenciais para a sua emancipação alguns dos principais industriais da época, como Mathias Gianolla, o comendador Alfredo Metidieri e José Ermírio de Morais Filho, entre outras personalidades políticas e da sociedade civil. Desde então Votorantim foi se desenvolvendo e muitos fatos importantes marcaram a sua história até hoje, sendo que a maior parte, foi retratada nas páginas do jornal Folha de Votorantim, que com 45 anos de existência possui um grande acervo histórico preservado.
“O jornal cumpriu e tem cumprido sua trajetória. Sempre difícil, mas incontestavelmente vitoriosa. Investiu e desenvolveu-se um pouco por dia, com muita luta. Começou em pequena sala, na rua Joaquim Fogaça, alugada do saudoso Valdemar Bernardi, o Mazito, com uma mesa e uma máquina de escrever Olímpia, doada pelo saudoso Dorinel Ribeiro, pai do professor e jornalista Celso Ribeiro, então nosso sócio, com quem dividíamos os sonhos de aqui fazer um jornal à altura de uma cidade, ainda muito embalada pela sua independência e também acalentando sonhos de crescimento em todos os setores”, disse José Antonio Rodrigues, conhecido como César, proprietário da Folha de Votorantim.
Depois, conta, o jornal se transferiu para a
a primeira edição, em que aparece a manchete Centro de Compras outra edição do início, referindo-se às praças da cidade
rua Monte Alegre, já ocupando duas salas, inclusive com laboratório fotográfico montado improvisadamente no fundo do quintal daquela casa, que também era a sua residência. Foram várias outras mudanças de locais.
A partir de outubro de 2000, ocorreu sua maior conquista: a aquisição de uma nova impressora, a Catu 660, permitindo a veiculação de páginas em cores, acompanhando a evolução natural.
“Hoje, há, inclusive, uma sala especial
para arquivo das encadernações que aglutinam cada uma de suas mais de 5.200 edições, um registro de cada passo evolutivo da cidade. Conquistas e mais conquistas. As novas avenidas, os novos bairros, escolas, unidades de saúde, centros esportivos, pessoas que chegaram, que nasceram, que casaram, infelizmente também muita gente querida que já é saudade e que, em vida, participou de todo este desenvolvimento de Votorantim”, destaca José Antonio.
Entre os fatos históricos ocorridos em Votorantim ao longo desses 58 anos e que tiveram grande repercussão através da Folha de Votorantim foi o falecimento do prefeito Luiz do Patrocino Fernandes, em 18 de março de 1979. “Esse fato motivou a procura por mais jornais, tanto que tivemos de fazer quatro páginas especiais”, recorda.
Outro fato histórico que marcou a cidade, foi em 6 de fevereiro de 1982, quando ocorreu a pior enchente registrada em Votorantim. Foram 288 famílias atingidas, com muita destruição em meio a lama nas casas da Barra Funda, mais seis mortes sendo uma vítima no Curtume e outras cinco na Barra Funda. E ainda, o deslocamento de trilhos na estrada férrea, o comprometimento total da antiga igreja São João Batista e um cenário de devastação na fábrica de tecidos Votorantim.
Um destaque importante foi a instalação de um centro de compras na cidade que iria fortalecer o comércio, em 8 dezembro de 1972. Na mesma edição, o jornal também a notícia de que onze novas indústrias estavam se instalando na cidade e iriam gerar 4 mil novas vagas de emprego. “No jornal, em 1982, tivemos a visita de Fernando Henrique Cardoso, me parece que era deputado naquele momento. Paulo Maluf, também visitou, assim como Orestes Quércia e Luiz Inácio Lula da Silva, em 2002, quando aspirava ser presidente. Laudo Natel, ex-go-
16 25 a 31 de março de 2023
Reprodução/ Divulgalção
Votorantim | 58 anos de instalação
Continua na página xx >>
17 25 a 31 de março de 2023 Votorantim | 58 anos de instalação
vernador, também visitou o jornal, assim como Aloizio Mercadante, José Genoino e tantos outros deputados. Senador Franco Montoro. Deputados de Sorocaba, como Flávio Chaves, Theodoro Mendes, Walter Mendes, José Crespo Gonzales”, ressaltou Cesar, e completou: “pode-se compreender que a palavra impressa não é a única fonte de significado para se captar a ação de tantos quantos se envolveram na confecção da Folha de Votorantim, nesses mais de 45 anos. Sua influência pode ser sentida nas práticas sociais e políticas pelas quais se forjaram lutas coletivas em prol da comunidade votorantinense. Junto com os pioneiros, jornalistas, pensadores e tantos outros, de ontem e de hoje, eternizaram as páginas que eles fizeram incorporando confrontos, as incertezas, o arrojo, a perícia, a intuição que não podem ser reduzidos, felizmente, a uma interpretação linear da época, flagrada na sua intimidade. Assim, ao longo de todo este período, a Folha de Votorantim sente-se recompensada, pois o sentimento que entre nós predomina é o do dever cumprido em acompanhar a história de nossa cidade”, diz Cesar.
Votorantim | 58 anos de instalação
depoimentos
O presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Votorantim (Apevo), Daniel Sentelhas, lembra que um dos fatos que lhe chamou muito a atenção ao longo desses 58 anos de instalação do município retratados por 45 anos pela Folha de Votorantim está justamente a enchente de 1982. “Foi um momento de pânico para todos nós. A Folha de Votorantim trouxe com todos os detalhes como ficou a cidade após essa inundação que deixou o povo desamparado. Muitas pessoas fizeram campanhas para ajudar aqueles que necessitavam e a Folha de Votorantim teve papel importante nesse sentido”, disse.
“Nestes gloriosos 58 anos de instalação Votorantim amadureceu. A Folha de Votorantim, na pessoa do “Césinha”, meu amigo, também viveu uma mudança radical no jornalismo. A revolução digital chegou, mas não imaginávamos a explosão de novas tecnologias de mídia, novas narrativas, novos recursos de investigação e de edição como assistimos hoje. O que fica cristalino, é que em meio a tantas mudanças, ameaças e incertezas, ele não parou as máquinas”, destacou o advogado Claudinei Fernando de Paula Ribeiro.
18 25 a 31 de março de 2023
quando atingiu circulação de seis mil exemplares
paulo maluf
<< Continuação da página xx
Walter e theodoro mendes, no lançamento do jornal na solenidade de 7 de dezembro de 1977 josé antonio rodrigues, o César
19 25 a 31 de março de 2023 Votorantim | 58 anos de instalação
Atrações marcam 58 anos de instalação do município de Votorantim
A população de Votorantim comemora na próxima segunda-feira (27) o 58º aniversário de instalação do município.
A data marca a posse do primeiro prefeito da cidade, Pedro Augusto Rangel, após a emancipação de Sorocaba por meio de um plebiscito e também dos primeiros vereadores da cidade.
Para festejar a data, a Prefeitura promoverá no domingo (26), das 15h às 19h, na praça Lecy de Campos, uma série de ações voltadas à cultura, saúde, educação, ao esporte e meio ambiente, na praça Lecy de Campos.
Na véspera do aniversário de instalação do município, o governo municipal vai instalar brinquedos infláveis e distribuir pipoca e algodão doce ao público presente na praça. Um palco também será montado para apresentações de dança, judô, música, capoeira e atividades físicas.
A Secretaria de Cultura e Turismo fará uma exposição temática no Aquário Cultura. Ao lado, na praça Lecy de Campos, haverá apresentação da Escola Municipal de Música, do projeto Semeando Lendas e dança com Jacaré e convidados.
A Educação promoverá diversas ações, como pintura facial, contação de histórias, espaço Reino Animal e instalação de brinquedos e tatames coloridos. Apresentações de capoeira e judô serão desenvolvidas por meio do projeto Escola Integral.
O esporte também terá vez domingo na praça Lecy de Campos. O espaço terá braço de ferro, futsal, judô, tênis de mesa e atividades de ritmos e step.
Já os profissionais da Secretaria de Saúde farão a aplicação da Pfizer bivalente. A população-alvo conta com pessoas com 60 anos ou mais de idade, imunossuprimidos, gestantes e puérperas com 12 anos ou mais de idade. A vacina será destinada às pessoas desde que tenham recebido a última dose há quatro meses.
Os profissionais do Meio Ambiente ainda farão a distribuição de mudas. Serão entregues exemplares de árvores nativas e frutíferas.
dia 27
Já a programação do dia 27 de março conta com hasteamento das bandeiras e eventos em escola municipal e no Parque das Aves.
A primeira cerimônia do dia será o hasteamento das bandeiras, às 8h, na praça da Emancipação, em frente ao Paço Municipal. Em seguida, às 10h, será entregue a revitalização da Escola Municipal Professora Edith Maganini, situada no bairro Vossoroca.
A programação terá sequência às 14h30 com o hasteamento das bandeiras na Câmara de Votorantim. Para encerrar, às 15h30, haverá a cerimônia de entrega da revitalização do Parque Municipal das Aves, no Jataí.
Confira a programação de domingo (26):
educação
Espaço Reino Animal - Educação
Horário: 15h às 19h
Pintura facial
Horário: 15h às 19h
Contação de História (simultâneo)
Horário: 15h às 19h
Brinquedos e tatames coloridos
Horário: 15h às 19h
Capoeira - Projeto Escola Integral
Horário: 15h
Judô - Projeto Escola Integral
Horário: 16h
esporte
Braço de ferro
Horário: 15h às 19h
Futsal
Horário: 15h às 19h
Judô (simultâneo)
Horário: 15h às 19h
Tênis de mesa
Horário: 15h às 19h
Ritmos e Step
Horário: 17h às 18h
Cultura
Exposição temática no Aquário Cultura
Horário: 15h às 19h
Apresentação Escola Municipal de Música
Horário: 15h30 às 16h
Apresentação Semeando Lendas
Horário: 16h30
Dança com Jacaré e convidados
Horário: 18h às 19h
meio ambiente
Doação de mudas
Horário: 15h às 19h
saúde
Atividades educativa de combate à dengue
Horário: 15h às 19h
Ônibus com orientações a saúde e vacinação contra Covid-19
Horário: 15h às 19h
20 25 a 31 de março de 2023
aniversário será na segunda-feira (27)
58 anos de instalação
Divulgação Votorantim |
Denúncias envolvendo Secretaria de Cidadania são respondidas por ex-secretária e Prefeitura
A prefeita Fabíola Alves (PSDB) nomeou o secretário de Meio Ambiente Carlos Alberto Leite para ocupar interinamente a vaga deixada, na sexta-feira (17), por Sandra Pinesso Ciafarani, que estava à frente da Secretaria da Cidadania e Geração de Renda.
Após a divulgação da exoneração, a pedido da própria Sandra Pinesso, a gazeta de Votorantim recebeu e-mails de servidores da pasta que, de forma anônima, decidiram detalhar algumas situações de suposta falta de gestão que teriam culminado em prejuízo para o andamento de programas realizados pela Secretaria e perda de verbas. A gazeta de Votorantim checou a autoria do e-mail, porém não irá divulgar os nomes dos denunciantes, conforme acordado com eles.
Importante lembrar que a gazeta de Votorantim já publicou algumas vezes notas e cartas nesse contexto.
No e-mail desta semana, os denunciantes afirmam que uma entidade teria sido contratada pela Prefeitura, por meio da pasta de Cidadania, não apenas uma vez, mas três vezes para serviços terceirizados, sendo apenas uma por chamamento público.
Para o Projeto Dona de Mim foi divulgado no plano de governo da atual prefeita o valor anual de R$552 mil contratado com Dispensa de Chamamento Público (Jornal do Município 23/12/22). “O valor está exorbitante para esse perfil de projeto se compararmos com outros projetos de organizações que atendem um número maior de pessoas e com mais funcionários, podemos comparar até mesmo com outros projetos de outras secretarias municipais. Além disso, a programação do projeto tem tido um número de participantes muito baixo o que torna esse investimento totalmente discrepante”, afirmam.
Acusam ainda que a gestão constituída pela então secretária, assim como a diretora e coordenadora da pasta, não realizou plenamente o gerenciamento dos sistemas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
“Censo SUAS: se trata de um processo de monitoramento de dados de assistência social que deve ser realizado anualmente. Ele possui tanta importância para o setor que em 2021 99,13% dos municípios cadastraram os seus CRAS, porém Votorantim não atendeu essa responsabilidade: na consulta a cidade estava com 0 (zero) CRAS e 0 (zero) CREAS. A falta desse preenchimento foi alvo de denúncia e após a publicação (não sabemos se por coincidência) a Gestão resolveu preencher o do ano de 2022, porém o prazo de 2021 já havia sido perdido”, afirma a denúncia.
Outra denúncia se refere ao Cad SUAS: Sistema de Cadastro do SUAS. Esse sistema é o que que comporta todas as informações cadastrais de prefeituras, órgãos gestores, fundos e conselhos de assistência social, rede socioassistencial e dos trabalhadores. Esse sistema apresenta grande importância, tanto que foi utilizado como base para o envio de verbas federais no início da Pandemia.
“Até outubro de 2022 essa gestão não havia atualizado os dados, havia funcionários que não trabalhavam mais na Prefeitura e outros que trabalham, mas não estavam no sistema; curioso citar que o nome da Sra. Sandra Pinesso tanto estava atualizado como constava inserido em várias unidades”, afirma a denúncia no e-mail, que vai além: “O RMA é o Sistema de Registro Mensal de Atendimentos do SUAS; mensalmente as equipes enviam para a coordenação esses números, no entanto houve espanto dos funcionários quando receberam um e-mail do próprio Ministério do Desenvolvimento (MDS) com a cobrança do envio desses dados, ou seja, a gestão não deve ter enviado essas informações. Logo coube aos funcionários das unidades informar ao órgão gestor sobre a ausência do cumprimento das atribuições da coordenação na tentativa de que eles fizessem a correção desse grave erro.”
Também relatam que o recebimento de verbas da assistência social federal caiu por uma suposta falta do cumprimento dos deveres gerenciais do SUAS.
A lista de problemas e denúncias cita uma suposta funcionária fantasma na pasta: “Uma funcionária que saiu de licença maternidade entre o final de 2021 e começo de 2022 não retornou ao trabalho após o final da licença e durante meses continuou como Ativa na Folha de Pagamento. O caso chamou a atenção quando foi publicada a exoneração da mesma no Jornal do Município do dia 11/11/22, pois os funcionários estranharam essa portaria considerando que havia sido dito que a mesma havia pedido exoneração logo após a licença. Considerando a dúvida, foi verificado no Portal da Transparência que em todo aquele período ela estava como Ativa na Folha de Pagamento”, diz a denúncia no e-mail, que completa: “Assustador pensar em como a gestão não percebeu que a funcionária não estava trabalhando por vários meses. Fica a dúvida sobre quem estava recebendo o salário e o vale-alimentação nesse período e, caso tenha ocorrido algum erro na publicação, será que há outros casos parecidos no Portal da Transparência? Tal informação pode ser comprovada através do Portal da Transparência da Prefeitura e a ausência da funcionária pode ser comprovada pela falta dos registros de trabalho, como registro de ponto, e-mails, relatórios, testemunhos de funcionários, entre outros.”
Os funcionários lembram que denúncias de perseguições foram apresentadas à Prefeitura e à própria prefeita, “porém os apelos foram ignorados ao longo desses dois anos e não houve o cumprimento das providências previstas na Lei Municipal de Assédio Moral”. As denunciadas seriam contra a ex-secretária e uma ex-diretora, que atualmente está na Secretaria de Saúde. “É fato que maus tratos podem adoecer funcionários e prejudicar os serviços como um todo”, disseram.
ex-secretária se defende
A ex-secretária de Cidadania e Geração de Renda, Sandra Pinesso, foi procurada pela reportagem da gazeta de Votorantim para se manifestar em relação aos fatos expostos. Ela recebeu todo o teor das manifestações para que pudesse analisar e responder caso avaliasse necessário, o que ocorreu.
Veja abaixo a íntegra de sua manifestação:
“Em resposta a denúncia anônima enviada a esse jornal. Lastimável que alguns profissionais que atuam com a população que necessita de proteção, façam falsas denúncias de fatos que desconhecem, provavelmente, pois tiveram conhecimento através desse jornal da manifestação da municipalidade de que continuo no grupo, sendo mais uma na função de
aconselhamento.
1) Sobre a dispensa de chamamento público
A dispensa do chamamento público está prevista na Lei Federal 13019 e suas alterações.
Esclarecendo trata-se de um procedimento que envolve um plano de trabalho específico de uma Organização da Sociedade Civil, idônea e com registro no Conselho Municipal de Assistência Social de Votorantim.
O protocolo, com a justificativa e todas as certidões são encaminhadas para a Diretoria de Licitação, passa necessariamente pelo Secretário de Negócios Jurídicos que emite seu parecer sobre a legalidade e viabilidade jurídica referente ao Termo de Colaboração que será formalizado e só é efetivado com a concordância da Prefeita Municipal.
A dispensa de chamamento público é utilizada por outras Secretarias e não é mera deliberação do Secretário, tendo um trâmite de acordo com a legislação vigente.
2) Sobre o Dona de Mim
Os denunciantes têm um total desconhecimento de como funciona o projeto, que realmente está contido no Plano de Governo da Sra. Prefeita, e da importância desse projeto para as mulheres mais vulneráveis de nossa cidade.
O projeto vai além de atender mulheres, conta com uma equipe de cuidadores para seus filhos que podem acompanhar as mães nos equipamentos, além de coordenador, assistente social, orientadores, que precisam se deslocar para os três pontos onde o projeto é executado.
A questão do valor para a execução do trabalho, revela um juízo de valor, de pessoas que não tem conhecimento de valores de mercado e o custo para esses profissionais.
Triste saber que um projeto tão importante para a cidade, está sendo criticado por alguns profissionais que deveriam conhecer a realidade de nossa cidade e incentivar mais ações para as mulheres de nossa cidade.
O projeto está iniciando e de minha parte acredito que deverá crescer muito, para tanto é necessário, também, a atuação dos profissionais dos CRAS, que em suas atuações deverão identificar mulheres e encaminhar para o Dona de Mim em seus territórios.
3) Sobre o Censo SUAS
O Censo SUAS importante apontar que ele revela a situação do município, caracterizado nos informes enviados tanto pelos funcionários públicos como pelas entidades não governamentais de nossa cidade.
4) CadSUAS
As atualizações do CadSUAS eram feitas sempre que possível. Recentemente foi feita todas as atualizações, daí o nome da Secre -
tária aparecer, situação agora que terá que ser alterado pela nova gestão. Essas atualizações são dinâmicas com a entrada e saída de funcionários.
5) Sobre o RMA Não tomei conhecimento dessa situação, sendo esse envio para o sistema, é competência de funcionário específico.
6) Sobre as verbas do Governo Federal Importante lembrar que no Brasil todo, houve um desmonte da Assistência Social, inclusive essa situação foi tema da Conferência Nacional de Assistência Social em 2021. Infelizmente os municípios não têm poder de interferir no orçamento da União que teve vários cortes.
Para clarificar o orçamento da União para a Assistência Social em 2019 ultrapassava R$ 3 bilhões, em 2022 o orçamento era de R$ 965,7 milhões e em 2023 o orçamento da Assistência Social no Governo Federal sofreu uma redução de 95% em relação a 2022, assim o repasse aos municípios deverá ser menor ainda.
7) Sobre a exoneração de funcionário
Toda questão de funcionários é encaminhada para o Secretário de Administração, que é o responsável pelo trâmite e publicação da portaria. Não me compete expor os trâmites e os pedidos da referida funcionária, porém são inverídicas as informações.
8) Perseguição de funcionários
A transferência da diretora para a Secretaria de Saúde, foi ato exclusivo da senhora Prefeita. Não tenho conhecimento de nenhum procedimento de assédio, de acordo com a lei municipal, no entanto, era comum vir anexado em e-mails reclamações de funcionários que estavam adoecendo pela falta de recursos humanos e estrutura nos CRAS. Esses assuntos são de conhecimento da Secretaria de Administração e da Prefeita, com inúmeros pedidos de funcionários para compor a equipe conforme determina a lei, até o momento, não atendidos. A mesma situação de falta de funcionários ocorre na gestão, onde os funcionários se duplicam para dar conta a alta demanda. Vale destacar que em alguns CRAS funcionários reivindicavam nos horários e local que melhor lhe aprouvessem, alguns não cumpriam horário, nem suas atribuições e não gostavam de ser lembrados que tinham um compromisso como funcionário público.
Obrigada, pela oportunidade”, finalizou Sandra Pinesso.
o que diz a prefeitura
Já a administração municipal foi procurada para se manifestar, por meio de se Departamento de Comunicação e respondeu:
“A Administração lamenta a leviandade das informações acerca da idoneidade de instituições reconhecidas pela sociedade votorantinense, e que por sua vez têm executados serviços nunca antes prestados à comunidade. A promoção social é um dos alicerces do governo, buscando atender pessoas em situação de vulnerabilidade, como mulheres, idosos, crianças e pessoas com deficiência, por meio de ações e programas que garantam o direito à cidadania, a luz da legalidade e da responsabilidade com os cidadãos.
O Sistema Único de Assistência Social, em suas diferentes plataformas, a administração tem procedido com os devidos lançamentos, o que tem ocorrido em contínua atualização.
Nos últimos anos o Governo Federal reduziu os repasses aos municípios de todo o país, o que também afetou Votorantim.
Com relação à situação da servidora exonerada, foram identificadas divergências internas, entre os períodos de licença e exoneração, as quais já estão em trâmite para eventuais esclarecimentos ou ressarcimentos ao erário”, finalizou. (Da redação)
22 25 a 31 de março de 2023
Cidades
secretaria funciona no paço II
Divulgação/ 2018
Vereador Cesar Silva cobra melhorias para o mini terminal de ônibus
Fazer com que a população volte a ter um mini terminal que ofereça serviços e segurança aos munícipes, é o tema do requerimento, de autoria do vereador Cesar Silva (Cidadania) a ser apresentado em plenário, na sessão ordinária da próxima terça-feira (28), na Câmara Municipal, a partir das 9h. De acordo com o parlamentar, o mini terminal de ônibus instalado no Complexo Urbanístico “José de Oliveira Souza” (Zeca Padeiro), situado na avenida Vereador Newton Vieira Soares, na região central da cidade, é um espaço de grande concentração de pessoas, tendo em vista as paradas de ônibus, tanto dos que deixam o Terminal Urbano “João Souto”, quanto aos que vem de outras regiões.
O espaço é dotado de box comerciais, bem como de sanitários para o uso do público frequentador, que deixou de ser utilizados há anos, onde inclusive abrigou por
Vereador Pastor Lilo cobra limpeza e melhorias para o Jardim Tatiana
determinado tempo um posto de atendimento da empresa Breda Transportes, estabelecimento comercial e até mesmo a CPFL Piratininga, onde posteriormente deixou de oferecer tais serviços.
“O referido espaço encontra-se com suas estruturas em estado de abandono, à mercê de vândalos e com isso sendo apenas utilizado pelos usuários do sistema de transporte público”, ressalta o parlamentar Cesar Silva, que ainda que já tratou o tema em oportunidades anteriores e recentemente o espaço recebeu os serviços de pinturas, porém, passados alguns dias nota-se a ação de vândalos que já estão pichando o local.
O parlamentar questiona ainda o que a Prefeitura pretende fazer para que o espaço volte a ser referência, como no início de sua instalação, bem como se tem a intensão de abrir edital de chamamento para colocar em funcionamento o BOX comercial existente.
Divulgação
O vereador Pastor Lilo (União Brasil) foi procurado por moradores do bairro Jardim Tatiana, em Votorantim, relatando problemas que vem ocorrendo no bairro por falta de manutenções e atenção do poder público.
“Pudemos constatar pessoalmente os problemas na terça-feira (21), quando vimos que realmente o bairro do Jardim Tatiana encontra-se abandonado por parte da Prefeitura Municipal de Votorantim. Vimos que realmente as ruas estão com buracos e o asfalto em más condições. Identificamos também uma situação gravíssima na frente da escola EMEF Oscar Bento Mariano, com lixos acumulados na lixeira improvisada e a calçada da escola tomada pelo mato, dificultando a passagem dos alunos e dos pedestres”, afirmou Lilo.
Na ocasião, o vereado e seus assessores conversaram com moradores que relataram o perigo da proliferação do mosquito transmissor da dengue e animais peçonhentos nocivos à saúde humana.
Diante de todas estas questões, o vereador protocolou ofícios na Prefeitura de Votorantim pedindo a manutenção, limpeza e a implantação de containers. “Segundo informações do gabinete da prefeita Fabíola Alves, as demandas serão resolvidas de forma urgente no Jardim Tatiana”, finalizou o vereador.
Vereador Luciano Silva pede mudança de mão em frente à escola Edith Maganini
Luciano Silva (Podemos) apresentou, durante a 7ª Sessão Legislativa, realizada na terça-feira (21), requerimento no qual questiona se a Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMU) poderia estudar a possibilidade de alterar para mão única de direção, a Rua Coronel João Carlos de Campos, no trecho em frente à Escola Municipal “Profª Edith Maganini”, no sentido bairro/centro, ou seja, no sentido da Rua João Cassetari até a Rua Santa Isabel.
O parlamentar afirma que tem recebido inúmeras reclamações de munícipes que frequentemente utilizam o trecho próximo à escola e nos horários de entrada e saída dos alunos a via fica intransitável devido ao elevado número de veículos, incluindo as vans escolares, que transitam pelo local. E infelizmente,
muitos motoristas não respeitam a faixa de travessia de pedestres, colocando em risco a segurança das crianças.
De acordo com o documento, com a aplicação da proposta de mão única de direção, as vans escolares poderiam estacionar com o lado das portas deslizantes em direção à calçada do prédio escolar, para o embarque e desembarque dos alunos, diminuindo assim, os riscos de possíveis atropelamentos, pois não haveria a necessidade dos alunos atravessarem a via pública.
Por isso, Luciano sugere que o setor responsável realize os estudos necessários, em caráter de urgência, por se tratar de assunto de grande relevância, principalmente para os munícipes que o procuraram, preocupados com a segurança de seus filhos em frente à escola.
23 25 a 31 de março de 2023
espaço está em estado de abandono
lilo esteve no bairro
lixo é visto ao lado de escola asfalto danificado
Divulgação
Vereadores Ita e Mauro conquistam quase R$ 1 milhão para Votorantim
Preocupados com a saúde pública de Votorantim, os vereadores Ita (Cidadania) e Mauro do Materiais (PTB) conquistaram para a cidade duas emendas parlamentares no valor total de R$ 900 mil.
Por meio da Deputada Bruna Furlan (PSDB/SP), aprovado no Orçamento Geral da União/2023, a emenda solicitada pelo vereador Ita foi no valor de R$ 500 mil, que será destinada para aquisição de equipamentos ao Hospital Municipal “Dr. Lauro Roberto Fogaça”. Os R$ 400 mil, conquistados por Mauro, será para o custeio do Teto do Piso de Atenção Básica (PAB).
“É uma grande conquista para Votorantim. A saúde necessita de uma atenção especial e, com certeza, esta emenda irá contribuir para que o Hospital Municipal tenha novos equipamentos e possa cada vez mais atender a população da melhor maneira possível”, destaca Ita.
Mauro do Materiais ressalta sua preocupação com a saúde. “Nossos agradecimentos à deputada Bruna Furlan que gentilmente nos atendeu e nos ajudou a conquistar essas emendas que, certamente, contribuirá no Teto do Piso de Atenção Básica”.
Os documentos que confirmam o recebimento da emenda foram protocolados na quinta-feira (23) no Gabinete da prefeita Fa-
Vereador Zelão questiona Governo do Estado sobre convocação de novos agentes de escolta e vigilância para atuação nas penitenciárias
A segurança é um tema que preocupa muito a população e os gestores públicos. Em Votorantim, não é diferente. O registro diário de furtos e roubos na cidade preocupa a todos diariamente.
bíola Alves. O próximo passo será dado pela Prefeitura Municipal, que deve elaborar um projeto junto à Plataforma + Brasil, para que o Ministério disponibilize a emenda.
quase r$ 4 milhões
Em dois anos de mandato, os vereadores Ita e Mauro do Materiais já conquistaram quase R$ 4 milhões de emendas parlamentares para a saúde de Votorantim.
Cirineu solicita melhorias para continuação da Avenida 27 de março
Pensando em facilitar a vida dos moradores do Bairro Jardim das Colinas, na região da Vila Garcia), o vice-presidente da Câmara Municipal de Votorantim, vereador Cirineu Barbosa (PMN), solicitou a manutenção urgente da continuação da Avenida 27 de Março.
O parlamentar esteve no local e atendeu diversos munícipes os quais relatam a dificuldade principalmente no acesso em suas resi-
dências que está sendo comprometida devido a lama que gera em dias de chuvas e os grandes buracos.
“O que eu peço é uma atenção especial, os moradores me relataram a dificuldade que enfrentam, o melhor seria o asfalto, mas como manutenção emergencial eu solicito que o setor competente corrija os buracos e outras irregularidades com saibro e cascalho”, finalizou Cirineu.
Por estar atento a essa situação, o vereador José Claudio Pereira – “Zelão” (PT), apresentou um requerimento na sessão da Câmara Municipal, na última terça-feira (21), solicitando informações ao Governo do Estado de São Paulo, e consequentemente, à Secretaria da Administração Penitenciária sobre o chamamento de novos agentes de escolta e vigilância para escolta de presos e presas no Estado.
Zelão explicou, em sua manifestação de defesa do requerimento, aprovado por unanimidade em plenário, que em 2022, o então governador Rodrigo Garcia, anunciou que faria o chamamento dos agentes de escolta e vigilância aprovados em concurso, para atuação, tirando então, da Polícia Militar, a escolta, e com isso ampliando o efetivo militar nas ruas, favorecendo a segurança nos municípios paulistas.
“Em Votorantim temos o presídio
feminino, e quando as presas precisam de escolta para o Fórum ou hospital, chegamos a ficar com 4 viaturas de ronda policial paradas por horas nestas localidades, deixando a cidade sem cobertura. É muito grave isso”, disse o parlamentar.
O vereador frisou ainda, a necessidade de o Governo investir na segurança pública, com a ampliação do contingente da Polícia Militar no interior, onde a criminalidade tem atuado de forma assustadora.
No documento que será enviado ao governo estadual e à secretaria competente, Zelão questiona se os agentes de escolta e vigilância já foram convocados, conforme foi anunciado pelo ex-Governador do Estado, e em caso positivo, se já estão atuando nas suas funções. Além disso, o vereador quer saber se já tem novos agentes atuando na Penitenciária Feminina de Votorantim. Outra pergunta pertinente no requerimento, é se está no cronograma do Estado enviar novas viaturas para compor o efetivo da Polícia Militar do interior, especialmente na região, e qual o prazo para isso concretizar-se.
Cesar Silva apresenta demandas para a Educação
O vereador Cesar Silva (Cidadania) participou na manhã de quinta-feira (23) de uma reunião com a secretária municipal de Educação, Suad Aparecida Ribeiro Oliveira. Na pauta as demandas obtidas através do contato diário com a população e a criação de uma semana de atividades voltadas as ações pedagógicas dentro do Sistema Municipal de Ensino.
O encontro foi realizado na sede da Secretaria de Educação, que fica na avenida Santo Antônio, na Barra Funda e contou também com a participação da diretora de Departamento Pedagógico, Deise Gonçalves Mota e da professora e orientadora de Oficina Pedagógica, Priscila Pucceti Kyt.
“Estamos no início do ano letivo, sendo assim é de grande relevância nos inteirarmos das ações que o município está propondo para os mais de 12 mil alunos matriculados na rede”, ressalta o vereador Cesar Silva. Para o parlamentar, os projetos que permitem aumentar
reunião foi na sede da secretaria de educação
ainda mais o nível de aprendizagem do aluno deve ser incentivado.
O vereador também aproveitou a oportunidade para apresentar para a titular da pasta, as demandas populares, aquelas que são colhidas durante suas visitas aos bairros, ou até mesmo em seu gabinete na Câmara Municipal. “O mais importante é termos uma resposta para passar ao cidadão com a maior brevidade possível”, conclui.
Gaguinho pede cobertura para UBS da Vila Garcia
Durante a 7ª Sessão Legislativa realizada na terça-feira (21), o vereador Gaguinho (PTB) apresentou requerimento no qual questiona se existe algum projeto para a realização da cobertura externa na Unidade Básica de Saúde do bairro Vila Garcia.
Na matéria, Gaguinho afirma que tem recebido inúmeras solicitações de munícipes que cobram a cobertura de proteção contra sol e chuva, na área de espera dos pacientes em torno dos prédios das Unidades de Saúde do município, já que, muitas
vezes idosos, acabam ficando expostos às variações climáticas enquanto aguardam atendimento. questiona qual medida deverá ser tomada para resolver o problema; e, pede informações correlatas. Segundo o vereador, dias atrás recebeu denúncia de que, na UBS da Vila Garcia, munícipes estavam tomando chuva, enquanto aguardavam por atendimento. Sendo assim, ele questiona qual medida deverá ser tomada para resolver o problema.
24 25 a 31 de março de 2023
Vereadores Ita e mauro
Divulgação
Divulgação
Vereadores se reúnem com secretário de Turismo
para discutir
Plano Diretor de Turismo
Aconteceu na tarde desta quarta-feira (22), no Plenário da Câmara Municipal de Votorantim, um encontro temático entre vereadores e representantes da Secretaria de Cultura e Turismo com o intuito de discutir e apresentar um panorama sobre o Plano Diretor de Turismo.
Os vereadores Cirineu Barbosa (PMN), vice-presidente da Câmara Municipal; Cesar Silva (Cidadania), 1º Secretário da Mesa Diretora e Zelão, 2º Secretário, estiveram reunidos com o secretário de Cultura e Turismo, Marcelo Domingues, que explicou a importância desses encontros.
“Hoje a cidade tem o selo, porém, para mantê-lo é preciso assumir uma série de compromissos com o governo. Essas reuniões temáticas que estamos realizando são parte deste processo importantíssimo para aprovação do Plano Diretor de Turismo“, re -
Viela no Jardim Simone chama a atenção pela sujeira
Após receber inúmeras reclamações sobre a viela localizada na Rua Maria Gaeta Troiano com a Rua Oscarlina Tegami, no Jardim Simone, em Votorantim, o vereador Ita (Cidadania) oficiou a Prefeitura Municipal.
O local necessita de limpeza e iluminação, tendo em vista que diariamente é passagem dos moradores da região, principalmente dos pais e alunos da CMEI “Tomaz Mobile Neto”.
“Enviei ofício para o Poder Público no início do mês e até o momento não fomos atendidos. Estou aguardando e pressionando para que uma solução seja tomada”, ressalta o parlamentar.
forçou.
O representante da empresa Leal Consultores e Associados, Carlos Alberto Leal, explanou sobre a importância do Plano Diretor de Turismo, item obrigatório da certificação de Município de Interesse Turístico – MIT-, e ranqueamento da cidade para subir de patamar para instância.
série de encontros
De acordo com Leal, já foram realizados encontros com Secretários Municipais, e o próximo passo é o encontro com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e convidados. “No plano está prevista a realização de audiências públicas para que a população também se manifeste, porém, ouvir os vereadores é importante para que eles já tragam suas ideias e dúvidas para criarmos o Plano mais completo possível”, afirmou.
Vereador Luciano Silva leva queixas de merendeiras à empresa em Iperó
O vereador Luciano Silva (Podemos) esteve na sede da empresa que faz gerenciamento das colaboradoras que atuam na merenda escolar das escolas municipais de Votorantim, na tarde desta quinta-feira (23). Pessoalmente, ele foi protocolar um ofício pedindo esclarecimentos sobre as inúmeras queixas que têm chegado ao seu gabinete.
Conforme denúncias que o vereador recebeu, a empresa estaria agindo com descaso em relação aos direitos trabalhistas das colaboradoras, atrasando o depósito do vale-alimentação, o pagamento de férias, sem falar que o FGTS não é recolhido desde setembro do ano passado.
Os responsáveis pela empresa que receberam Luciano Silva negaram as queixas e prometeram dar uma resposta, por escrito, no prazo de 15 dias. Assim que receber as justificativas, o vereador pretende repassá-las às merendeiras.
Ele, inclusive, já havia levado o caso para ser debatido na sessão legislativa
de terça-feira (21). “O que essas merendeiras querem apenas são melhores condições de trabalho e que os seus direitos trabalhistas sejam respeitados”, afirma.
Luciano Silva, no entanto, entende que a Prefeitura de Votorantim não deve ser eximida de culpa, pois é ela quem contrata a terceirizada e, assim, tem de exigir que o acordo seja cumprido de forma rigorosa. Por isso, também protocolou ofício junto à Administração Municipal.
Entre outras coisas, ele quer saber se o Poder Público tem cobrado a empresa sobre essas graves denúncias. “A secretaria municipal competente não pode ficar alheia a este problema e tem de dar uma resposta a essas merendeiras”, ressalta.
Para Luciano, é preciso haver mais comunicação entre a prefeitura, a empresa terceirizada e as servidoras. “Não dá para deixar do jeito que está”, atesta. “Isso é uma verdadeira falta de respeito com essas colaboradoras. Por isso, vou seguir cobrando ações por parte da prefeitura.”
Thiago Schiming propõe votos de congratulações com a Paróquia São José pelo 14º aniversário
Por meio de requerimento especial, o vereador Thiago Schiming (PSDB) – presidente da Câmara Municipal de Votorantim – propõe votos de congratulações à Paróquia São José pela passagem de seu 14º aniversário.
A Paróquia São José tem, na verdade, sua história iniciada, ainda como Paróquia São João Batista, na década de 1970, recebendo o nome de Comunidade São José, somente após a primeira matriz de Votorantim ser transferida à praça Padre Luiz Trintini.
A Igreja, localizada na rua Amirtes Luvison S/N, na Chave – ao lado da Fábrica de Tecidos Alpina – recebe inúmeros fiéis dos bairros Dominguinhos, Chave e Barra Fun-
da, além de outros bairros da cidade. A Paróquia tem como Padroeiro São José, aquele que acolhe a todos e recebe o título de Patrono Universal da Igreja Católica Apostólica Romana em todo o mundo. Hoje a Paróquia São José é formada pela Comunidade Matriz de São José (bairro da Chave); Comunidade São Pedro (Fornazari); Comunidade Imaculado Coração de Maria (Votocel); Comunidade Santo Expedito (Parque São João); Comunidade Imaculada Conceição (Carafá); e Comunidade Nossa Senhora Desatadora dos Nós (Santo Antônio), tendo como pároco o padre Claudinei Barbosa e seu diácono permanente Nilson Roberto Leite.
25 25 a 31 de março de 2023
Divulgação
audiências são importantes para aprovação do plano
Divulgação
além de lixo, também há mato alto no local e falta de iluminação
Vereadores e homenageados
Divulgação
Cidades
Aprovados projetos que adequam a Câmara à Lei das Licitações e Contratos
Com o voto de cinco vereadores, a Câmara Municipal de Votorantim aprovou, na sessão ordinária de terça-feira (21), três projetos de resolução e um projeto de lei que tratam sobre o andamento da administração do Poder Legislativo, incluindo compras de itens básicos, serviços de atendimento ao munícipe e ao trabalho do parlamentar em seu gabinete ou nos bairros da cidade.
As matérias legislativas aprovadas são de autoria dos vereadores Thiago Schiming (PSDB) – presidente da Câmara Municipal de Votorantim – ; Robson Vasco (PSDB), Cesar Silva (Cidadania) –1º secretário; José Cláudio Pereira, Zelão (PT) – 2º secretário; Rogério Lima (PP) e Cirineu Barbosa (PMN) – 2º vice-presidente; garantem a adequação da Câmara Municipal de Votorantim à Lei Federal nº 14.133, de 1º de abril de 2021, conhecida como a nova Lei de Licitações e Contratos e que estabelece normas gerais de licitação e contratação para as Administrações Públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, Estados, Distrito Federal e Munícipios.
projetos de resolução
Um dos projetos de resolução, o nº 001/23, prevê a regulamentação do artigo 8º, parágrafo da Lei Federal nº 14.133, de 1º de abril de 2021, que dispõe sobre licitações e contratos administrativos, no âmbito da Câmara Municipal de Votorantim.
O projeto nº 002/23 regulamenta o disposto no artigo 20 da Lei Federal nº 14.133, de 1º de abril de 2021, e estabelece o enquadramento dos bens de consumo adquiridos para suprir as demandas das estruturas da Câmara de Votorantim nas categorias de qualidade “comum” e de “luxo”.
Já o projeto de resolução nº 003/23 regulamenta o procedimento para contratações diretas fundamentadas nos incisos I e II do artigo 75 da Lei Federal nº 14.133, de 1º de abril de 2021, no âmbito da Câmara Municipal de Votorantim.
projeto de lei
Também foi aprovado o projeto de lei nº 10/23 que alterara a Lei 2.252, de 2 de dezembro de 2011, que dispõe sobre a remuneração dos servidores públicos do Legislativo votorantinense, modificada por leis posteriores, que estabelece a gratificação devida ao Agente de Contratação, aos membros da Equipe de Apoio e ao Gestor de Contratos da Câmara.
os votos
Os projetos foram aprovados por 5 votos favoráveis e nenhum contrário. Votaram a favor das matérias legislativas os seguintes vereadores: Cirineu Barbosa (PMN); José Cláudio Pereira, o Zelão (PT); Robson Vasco (PSDB); Lourival Cesario da Silva, o Cesar Silva (Cidadania); e Rogério de Lima (PP).
Os vereadores Adeilton Tiago dos Santos, o Ita (Cidadania); Alisson Andrei Pereira de Camargo, o Pastor Lilo (União Brasil); José Antônio de Oliveira, o Gaguinho (PTB); Luciano Silva (Podemos); e Mauro Paulino Mendes, o Mauro dos Materiais (PTB) afirmaram por questão de ordem que iriam sair para obstruir a votação, se retirando do plenário.
Seis vereadores ficaram, o que, segundo o presidente da Casa, garantiria quórum para deliberação, tornando a votação legítima.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Thiago Schiming (PSDB) só vota em caso de empate. Sobre a aprovação, o parlamentar disse que “era uma necessidade administrativa, uma adequação a lei federal, com prazo final em 1º de abril. Com isso passamos a atuar de acordo com a nova lei de licitações de forma regular e transparente”.
Ele ainda refutou as alegações vindas dos vereadores que se retiraram do plenário.
“A justificativa da oposição é de que os projetos representariam um aumento de despesas de aproximadamente R$ 84 mil na Câmara Municipal. Na verdade, o valor de R$ 84 mil anual foi calculado a partir do “pior
cenário”, isto é, colocando nas funções gratificadas os servidores aptos para os cargos e que possuem o maior salário.
A Mesa Diretora da Câmara informa que a projeção feita com base nos atuais ocupantes dos cargos da Comissão de Licitação -- essa comissão também recebe gratificação por licitação, mas será substituída pelos novos cargos por determinação da lei federal --, o impacto é reduzido para R$ 64 mil anual. Sendo esse o cenário mais plausível de gasto, pois a equipe que estamos formando gira em torno desse valor.
No ano passado, a Comissão de Licitação teve um custo anual de R$ 44 mil. Ou seja, não está sendo criado um aumento de R$ 64 mil, pois esse gasto já existia. Logo, o aumento esperado será de R$ 20 mil anual.
Somente os ocupantes de cargos de agente de contratação e gestor de contratos, portanto apenas servidores efetivos, receberão a gratificação.
A gratificação será paga mensalmente, pois o trabalho será constante, já que eles ficarão responsáveis pelas contratações diretas e pelas licitações. As contratações diretas ocorrem diariamente e as licitações demandam acompanhamento constante.
Além disso, os cargos que cuidarão das compras diretas e licitações responderão civil, administrativa e penalmente pela condução das compras. Sem a gratificação, não haveria interessados nessa gestão”, explicou a Mesa Diretora, encabeçada por Thiago Schiming.
rejeitados anteriormente
Os projetos de resolução haviam sido rejeitados há três semanas e o projeto de lei não tinha sido deliberado pelo plenário após a rejeição dos anteriores.
Segundo a Mesa Diretora, os três projetos de resolução voltaram à pauta amparados no artigo 59 da Lei Orgânica do Município, que tem o seguinte texto: “A matéria constante de projeto de lei rejeitado ou não sancionado, somente poderá constituir objeto de novo projeto, na mesma sessão legislativa, mediante proposta da maioria absoluta dos membros da Câmara”. Para voltar ao plenário, os projetos receberam a assinatura de seis parlamentares, cumprindo o que determina a Lei Orgânica de Votorantim: Thiago Schiming (PSDB), Robson Vasco (PSDB), Cesar Silva (Cidadania), Zelão (PT), Rogério de Lima (PP) e Cirineu Barbosa (PMN). Na primeira votação, Rogério Lima votou contra os três projetos de resolução, na semana seguinte mudou de ideia e resolveu endossar o protocolo do projeto na Câmara.
Vereadores entraram com pedido de liminar na Justiça para que projeto não fosse votado
Os vereadores Ita (Cidadania), Pastor Lilo (União Brasil), Gaguinho (PTB), Luciano Silva (Podemos) e Mauro do Materiais (PTB) entraram na justiça na tarde de segunda-feira (20) com mandado de segurança e pedido de liminar para suspensão da pauta da sessão legislativa de terça-feira (21) a votação do Projeto de Lei 10/2023, que, segundo eles, visa o aumento de despesas de aproximadamente R$ 84mil na Câmara Municipal.
“Um projeto apresentado no dia 07/03/2023, pela Mesa Diretora, que tem como presidente o vereador Thiago Schiming, 1º secretário vereador César Silva e 2º secretário vereador Zelão, que visa aumentar as despesas da Câmara Municipal, foi prejudicado em 1ª votação, devido as resoluções que atrelavam o documento, sendo assim, não deveria voltar em pauta”, afirmam os vereadores.
Segundo o advogado Ricardo Strongoli, que assinou o documento, “o projeto visa a alteração da Lei nº 2.252, de 02 de dezembro de 2011, a fim de estabelecer a gratificação devida ao agente de contratação, aos membros da equipe de apoio e ao gestor de contratos no âmbito da Câmara Municipal de Votorantim. Mas o aumento de despesas ao munícipio no montante de R$ 84.048,53 está em desacordo com o artigo 53, II, da Lei Orgânica do Município
de Votorantim. O Direito Líquido e certo encontra-se presente na violação à Lei Orgânica do Munícipio, mormente em seu artigo 53 onde veda o aumento de despesas nos projetos sobre organização dos serviços administrativos na Câmara Municipal”, escreveu o advogado.
A juíza da 2ª Vara Cível, Graziela Gomes dos Santos Biazzim, indeferiu o pedido de liminar nesta sexta-feira (24), após a votação ter ocorrido. A magistrada disse, em sua decisão que “a concessão do pedido implicaria na interpretação pelo Poder Judiciário quanto a matéria objeto projeto de lei ainda suscetível de votação e apreciação pelo Legislativo, ou seja, uma análise de norma que, nem ao menos, chegou a existir no mundo jurídico, situação que caracterizaria verdadeira intervenção por um dos Poderes e afronta ao Princípio da Separação de Poderes”.
Já o processo não foi encerrado, tendo a juíza pedindo mais documentos aos impetrantes e intimado o presidente da Câmara. Também enviou para Ministério Público.
“Assim, o processo prosseguirá com o objetivo de anular a votação do projeto, já que temos consciência de que o projeto aprovado é ilegal, pois infringe o artigo 53, II, da Lei Orgânica do Município”, disse o vereador Pastor Lilo, um dos autores da ação.
26 25 a 31 de março de 2023
Cinco vereadores se retiraram do plenário
Divulgação
Votorantim tem mais 25 mil m² de obras do Programa novas Estradas Vicinais
A estrutura de pavimentação, drenagem e calçada tem sido implantada em três vias públicas de Votorantim. Serão mais de 25 mil metros quadrados de melhorias na estrada Waldemar Bernardes (Mazito) – que dá acesso à Rua José Celeste, no bairro dos Morros, na rua Izaura Mendes de Almeida, na Vila Irineu e na rua Salvador Roque Romano, no Jardim Tatiana.
Votorantim foi uma das cidades contempladas pelo Programa Novas Estradas Vicinais, do governo do estado de São Paulo. As obras nas três vias públicas da cidade estão previstas para serem entregues em junho deste ano.
As obras na estrada Waldemar Bernardes (Mazito) abrangem 12 mil metros quadrados de área. No local serão feitos os trabalhos de drenagem, pavimentação e a instalação de calçadas.
O trecho recuperado da estrada Waldemar Bernardes (Mazito) destinado aos veículos terá 1 quilômetro de extensão por 12 metros de largura. A calçada para os pedestres terá 3 metros de largura.
Na rua Izaura Mendes de Almeida, na Vila Irineu, o trabalho vai abranger um trecho de 750 metros. A área revitalizada terá 9 mil metros quadrados.
O terceiro ponto contemplado com o Programa Novas Estradas Vicinais fica em um trecho da rua Salvador Roque Romano, no Jardim Tatiana. A colocação de drenagem, pavimentação e calçadas já teve início na região.
No total, a Secretaria de Obras vai pavimentar 4.480 metros quadrados da via pública. O número equivale a 560 metros de extensão por 8 metros de largura de área exclusiva para a passagem de veículos.
27 25 a 31 de março de 2023
Cidades
são feitos os trabalhos de drenagem, pavimentação
Instalação de calçadas também será feita
Divulgação
Águas de Votorantim adota nascente no Real Park
Em comemoração ao Dia Mundial da Água, a concessionária Águas de Votorantim anunciou, no dia 22 de março, a adoção de uma nascente, em parceria com a Prefeitura de Votorantim. A nascente fica no bairro Real Park, na Praça Pomar Municipal, em uma área onde a prefeitura já vem realizando um trabalho de recuperação com o plantio de mudas frutíferas nativas da Mata Atlântica e do Cerrado. A concessionária ficará responsável pela aquisição de insumos, irrigação e auxiliando no plantio. A iniciativa faz parte de um projeto para preservação de nascentes, desenvolvido pelo Grupo Águas do Brasil.
Para o diretor da concessionária, Alex Eduardo Jorge Macedo, é gratificante participar de um projeto como esse.
“Essa iniciativa é valiosa para o meio ambiente. Se tivermos um pouco de boa vontade, com os cuidados iniciais, a própria natureza se encarregará de seguir seu curso”,
Clínica Sou o Bicho começa a funcionar nesta segunda
declarou o diretor.
De acordo com o diretor municipal de Meio Ambiente, Ricardo Naccarati, ainda existem cerca de três mil metros quadrados para recuperar nessa área, o que será possível por meio da parceria com Águas de Votorantim. No Dia do Meio Ambiente, em junho, deverão ser plantadas mais 200 mudas.
“Já foram plantadas 130 mudas de árvores nesse local, e isso auxilia no volume de água do Córrego Itapeva e, consequentemente, do Rio Sorocaba e toda a bacia hidrográfica do Sorocaba e Médio Tietê”, disse o diretor.
Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente, Carlos Alberto Leite, a parceria com a concessionária é fundamental para que a mata no entorno do córrego seja recuperada.
“A irrigação é o fator mais importante para que as árvores cresçam. Sabemos que o que for plantado lá vai crescer”, afirmou.
Entre as atividades programadas neste 27 de março, para comemorar o aniversário de Instalação do Município, o jornalista Cesar Silva e a ativista animal Mari Gimenez colocam em funcionamento às 8h, a mais nova clínica veterinária da cidade.
Sou o Bicho está situada na rua Miguel Dias, 256, e funcionará de segunda a sexta, das 8 às 20 horas e aos sábados das 8h às 14h, com o telefone WhatsApp (15) 2107-3350.
Haverá atendimento clínico com cinco veterinários e o local conta com estrutura para consultas, exames, castrações e cirurgias. A proposta é ampliar no segundo mês com um Banho e Tosa e no mês seguinte virar clínica 24 horas.
O coordenador de marketing da clínica, Cesar Silva, que é pesquisador da história local e conta com três livros lançados sobre o tema, comenta que a escolha de 27 de março para inaugurar é muito inspirador, pois Votorantim passou a ter vida autônoma a partir dessa data e
a clínica vai se desenvolver apoiando o crescimento da cidade e oferecer o melhor atendimento possível aos pets.
A gestora da clínica e ativista da causa animal, Mari Gimenez, aponta que é a realização de um sonho, proporcionar um atendimento especial para “os nossos filhos de quatro patas” e a clínica oferecerá o que tem de melhor da medicina veterinária.
28 25 a 31 de março de 2023
a concessionária ficará responsável pela aquisição de insumos, irrigação e auxiliando no plantio
a parceria visa a recuperação da mata no entorno do córrego
Coordenador de marketing Cesar silva e a gestora mari gimenez
Divulgação
rua miguel dias, 256, no Centro
Correios abre inscrições para o programa Jovem Aprendiz 2023
As inscrições para o programa de Jovem Aprendiz dos Correios começam na próxima segunda-feira (27), com 4.382 vagas disponíveis e formação de cadastro reserva para todo o território nacional. Estudantes com idade entre 14 e 21 anos completos no ato da contratação, que estejam cursando, no mínimo, o 9º ano do Ensino Fundamental podem se candidatar. As inscrições devem ser realizadas no site da estatal até o dia 21 de abril de 2023.
Do total das vagas, 10% serão destinadas aos candidatos com deficiência e 20% aos que se declararem pretos e pardos. A seleção simplificada é realizada por meio de comprovação de requisitos referentes à renda familiar, idade, tipo de instituição de ensino
onde estuda e participação em projetos sociais. A pontuação está detalhada no edital.
A jornada de 20 horas semanais será distribuída em quatro horas diárias, divididas em atividades teóricas (em entidade qualificada na formação técnico-profissional) e práticas (nos Correios). Os selecionados receberão o salário-mínimo-hora, conforme piso salarial de cada estado, além de vale-transporte, vale-refeição ou alimentação e uniforme.
O processo seletivo terá a validade de um ano, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período. Todas as informações estão disponíveis no site dos Correios.
Para Votorantim são duas vagas vespertinas, sendo uma para pessoas com deficiência.
UFSCar está com vagas abertas para estágio nível superior
Estão sendo oferecidas 34 vagas distribuídas entre os quatro campi da Universidade
A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (ProGPe) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está com seleção aberta para 34 vagas de estágio presencial - nível superior, regime de 20 horas semanais - para os Campi São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino. Para concorrer, o aluno deve estar matriculado e frequentando regularmente cursos do Ensino Superior nas seguintes áreas de formação: Administração, Secretariado Executivo, Administração Pública, Superior em Tecnologia em Processos Gerenciais, Biblioteconomia/Ciência da Informação, Ciências Biológicas, Imagem e Som, Química, Turismo, Engenharia de Produção, Engenharia
Ambiental, Engenharia Agronômica, Engenharia de Alimentos, Enfermagem, Direito, Ciências Contábeis, Letras/Linguística, Pedagogia, Psicologia, Estatística, Terapia Ocupacional, Música.
Os interessados devem se inscrever até 5 de abril, por meio do site de concursos da UFSCar, no link https://concursos.ufscar.br
> Fase de Inscrição > Estagiários, onde também consta o edital.
Para mais informações sobre a seleção, consultar o edital de abertura divulgado no site de concursos ou o Departamento de Provimento e Movimentação pelo e-mail depm.progpe@ufscar.br.
PROFESSORA BEBEL
Presidenta da APEOESP e deputada estadual
reajuste anunciado pelo Governo do Estado é Fakenews
O Governador Tarcísio de Freitas publicou o Decreto Nº 67.592, que dispõe sobre a concessão de abono complementar, supostamente para cumprimento da Lei federal 11.738/2008, que instituiu o piso salarial profissional nacional.
Ocorre que, apesar de ser anunciado como reajuste, o abono complementar não cumpre a lei do piso salarial profissional nacional e sim representa uma burla a essa lei, como ficou patente na ação judicial referente aos 10.15% de reajuste do piso em 2017, que a APEOESP venceu em todas as instâncias. Lamentavelmente, o pagamento daquele reajuste está bloqueado no Supremo Tribunal Federal por um recurso extraordinário do Estado, que lutamos para derrubar.
O abono complementar é pago apenas a quem recebe abaixo do piso nacional e alcança o valor exato para que o(a) professor(a) atinja o R$ 4.420,55 por jornada de 40 horas, sendo aplicado proporcionalmente a outras jornadas. Sobre o abono não incide nenhuma vantagem e ele não se incorpora ao valor do salário. Ou seja, na aposentadoria esse abono “some”.
Piso salarial é base para a valorização do magistério, não teto. Por isso nossa luta pela aplicação correta do reajuste do piso salarial profissional nacional prossegue, para que sejam aplicados os percentuais pendentes a todos os integrantes da carreira (Professor de Educação Básica I, Professor de Educação Básica II, Diretores, Vice-diretores, Coordenadores, Supervisores, Dirigentes), em todos os níveis.
A corrosão do poder de compra dos salários dos professores é brutal. Em 2009, o salário base de PEB I era 37,8% superior ao piso nacional. Hoje está 44,4% abaixo. O salário base de PEB II era, em 2009, 59,5% superior ao piso nacional. Hoje está 35,7% abaixo. O abono complementar não resolve esse problema.
Estamos nas ruas e faremos muitos movimentos para que a lei do piso salarial profissional nacional seja aplicada corretamente.
29 25 a 31 de março de 2023 Cidades
Palestras abordam potencialidades das mulheres em Votorantim
A mulher foi o assunto de três encontros intitulados Recomeçar, organizados pela Secretaria de Cidadania e Geração de Renda de Votorantim. Tanto as potencialidades quanto os atos de violência direcionados à população feminina foram debatidos nesta semana com participantes do projeto “Dona de Mim”.
As rodas de conversa foram comandadas pela advogada Cristiane Violino, membro da Comissão Estadual da Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e da delegada Adriana Pinto, titular da Delegacia da Mulher de Votorantim. Os encontros reuniram as frequentadoras dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Itapeva, Novo Mundo e Promorar.
A plateia foi formada por integrantes do “Dona de Mim”, voltado à orientação, ao acolhimento e à capacitação de mulheres. O projeto integra a política municipal de atendimento à mulher. O trabalho é desenvolvido nos Cras do município e também acolhe os filhos das participantes com a ajuda de monitores.
A advogada Cristiane Violino abordou a
Mutirão
importância de cada mulher enxergar seu próprio potencial de mudança. “Quando a mulher se olha com amor, determinação, força de vontade e coragem de vencer, ela consegue recomeçar todas as vezes que forem necessárias”, conta.
Outro assunto bastante enfatizado foi sobre a violência moral, como injúria, calúnia e difamação. A psicológica e sexual também foram abordadas na reunião.
Em casos de violência, a vítima pode recorrer tanto à Delegacia da Mulher de Votorantim, de forma presencial, quanto à delegacia eletrônica. A delegada Adriana Pinto, à frente da Delegacia da Mulher de Votorantim há 14 anos, explica que a vítima tem outra opção além de abrir um boletim de ocorrência contra o agressor. “Existe também a possibilidade de pedir a medida protetiva de urgência para afastar o agressor do lar, proibindo ele de se aproximar”.
Atualmente, aproximadamente 40 mulheres participam do projeto “Dona de Mim”. Os telefones de contato são 3242-4001 (Cras Itapeva), 3343-6460 (Cras Promorar) e 32472301 (Luar).
em Votorantim
A ação foi viabilizada graças à emenda parlamentar do Deputado Federal Vitor Lippi e da parceria com a ONG Renovatio
O projeto de saúde visual Ver + Educa, que passou por três escolas de Votorantim, atendeu mais de 1.200 crianças. A iniciativa só foi possível graças à emenda do Deputado Vitor Lippi (PSDB-SP) em parceria com a ONG Renovatio e a Prefeitura Municipal de Votorantim.
As escolas que receberam o mutirão foram selecionas pela Secretaria de Educação, cujo critério de seleção considerou o perfil socioeconômico da região. As unidades contempladas foram as Escolas Municipais Dides Crispim, Mercedes Santucci e Oscar Bento Mariano, ambas localizadas na região do Jardim Novo Mundo/Tatiana, que receberam um consultório oftalmológico móvel equipado para a realização das consultas e exames.
Os estudantes dessas escolas passaram por uma triagem e 500 crianças foram encaminhadas para a realização de exames específicos e em 147 foi constatada a necessidade da utilização de óculos de grau.
Os óculos foram entregues diretamente nas escolas, gratuitamente e contou com a presença da Prefeita Fabiola Alves (PSDB) e da assessoria do Deputado Vitor Lippi, que o representou na entrega.
De acordo com dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, o problema de visão não diagnosticado está entre as razões da evasão escolar.
“Essa primeira edição do Mutirão Oftalmológico nas escolas foi um verdadeiro
Votorantim aplica Pfizer bivalente em gestantes e puérperas
A vacina contra Covid-19 Pfizer bivalente é fornecida desde segunda-feira (20) a gestantes e puérperas em Votorantim. Essa população-alvo tem acesso à vacina desde
que tenha recebido, no mínimo, a primeira e a segunda doses há mais de quatro meses. Os locais e horários de vacinação variam de acordo com o dia.
Dengue: 64% dos casos foram notificados na USB Itapeva e na ESF Cristal
Votorantim tem 654 casos confirmados em 2023
A Prefeitura de Votorantim realizou na quarta-feira (22) um mutirão de combate à dengue. A ação teve início às 8h30 na Vila Pardini, Vila Pedroso e Jardim São Lucas, na região sul da cidade. O objetivo foi vistoriar imóveis e áreas públicas, recolher materiais inservíveis e conscientizar a população para a eliminação de focos do mosquito transmissor da doença.
A retirada de inservíveis foi feita pelo caminhão Cata Treco, da Secretaria de Serviços Públicos. O veículo passou pelas ruas do bairro recolhendo móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, pedaços de madeira e metal que foram levados para o Ecoponto.
A força-tarefa também reuniu aproximadamente 25 agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde. O grupo ficou encarregado de vistoriar os imóveis para a eliminação de água parada em vasos de plantas, caixas d’água, calhas e recipientes ao ar livre.
Os agentes foram acompanhados por fiscais ligados às secretarias de Saúde, Obras e Urbanismo, Finanças, Meio Ambiente e Serviços Públicos.
Segundo a Secretaria de Saúde, Votorantim tem 654 casos confirmados de dengue em 2023. A maior concentração fica na região Sul da cidade, mais especificamente na Vila Pedroso e São Lucas - 64% foram notificados na USB Itapeva e na ESF Cristal.
prevenção
Mais de cinco mil ações são feitas por mês em imóveis e áreas públicas de Votorantim para o combate às larvas e ao mosquito transmissor da dengue. São cerca de 4 mil bloqueios e controles de
criadouros e 1.200 nebulizações desenvolvidos pelos agentes de Controle de Endemias da Secretaria de Saúde de Votorantim.
O trabalho é feito em imóveis e áreas públicas da cidade situados em regiões com casos suspeitos ou confirmados da doença. Os agentes também orientam cada morador a proteger o seu imóvel contra a doença.
Para evitar a proliferação do mosquito, a Secretaria de Saúde orienta eliminar os pratinhos dos vasos de plantas, retirar do quintal objetos que acumulem água, limpar a calha do telhado e deixar a caixa d’água sempre tampada. Além de evitar os criadouros das larvas, a população também deve aplicar medidas de proteção individual contra o transmissor da dengue. Uma dica é proteger as áreas do corpo que o mosquito possa picar, com o uso de calças e camisas de mangas compridas.
sucesso, muitos prefeitos e vereadores entraram em contato conosco para que nas próximas edições também atendam suas cidades. Portando, vamos seguir focando durante esse novo mandato em viabilizar mais edições do mutirão e aumentar também o número de cidades atendidas” declarou o deputado Lippi que é o representante da Região de Sorocaba na Câmara dos Deputados, em Brasília.
30 25 a 31 de março de 2023
evento contou com participantes do projeto “dona de mim”
Divulgação
mosquito transmissor da dengue parece um pernilongo
Divulgação
oftalmológico na rede pública de ensino atendeu mais de 1.200 crianças
além da realização de exames, crianças receberam os óculos
Divulgação
Espetáculo musical resgata o folclore brasileiro
O espetáculo “Semeando Lendas” terá apresentação de estreia neste domingo (26) na Praça de Eventos Lecy de Campos
O rico folclore brasileiro é o tema do espetáculo musical “Semeando Lendas”, que terá sua apresentação de estreia no próximo domingo (26), às 16h30, na Praça de Eventos Lecy de Campos, como parte da programação do aniversário da Instalação do Município de Votorantim, com entrada gratuita.
Com uma apresentação interativa para toda a família, são onze músicas compostas por Edna Souza Cruz, e que por meio de uma diversidade de ritmos brasileiros e usando bonecos, busca levar o público por um passeio pela cultura popular através dos seres do nosso folclore. O é oriundo do álbum musical homônimo “Semeando Lendas” que foi realizado pelo Fundo Municipal de Cultura de Votorantim.
De acordo com a compositora, o álbum e o espetáculo foram concebidos para resgatar o interesse pelo folclore do Brasil, seus ritmos, seus personagens e para celebrarmos a cultura popular brasileira. A apresentação do espetáculo conta ainda com a participação dos músicos Maurício Nogueira, Fábio Brendolan, Davison Quintino, Thiago Macedo, Alex Nascimento e Marissol Góes.
Votorantim teve três encontros sobre o futuro do turismo
O processo de revisão do Plano Diretor de Turismo teve três encontros temáticos, na quarta-feira (22), em Votorantim. O documento é um requisito para que a cidade possa manter-se como Município de Interesse Turístico (MIT).
O objetivo dos encontros é sensibilizar, mobilizar e dar voz a todos os agentes locais envolvidos direta ou indiretamente com turismo. A meta é o pleno desenvolvimento turístico do município.
O primeiro encontro foi realizado às 9h no espaço multicultural da Secretaria de Cultura
Videocast Prattini Sports estreia na TV Votorantim
Apresentado por Thiago Dias Prattini, radialista, locutor e empresário, e também por Edilson Leopoldino, sócio-proprietário da Ace Oficina Bike Shop, estreou na última quinta-feira (23), às 20h, na TV Votorantim, o Videocast Prattini Sports.
Os apresentadores recebem semanalmente diversos convidados para um agradável bate-papo. O propósito do programa Prattini Sports é promover a qualidade de vida através da prática esportiva, levar informação, história de vida, conhecimento, superação pessoal e cultura.
O videocast é também um espaço para que organizadores, atletas, empresários, fornecedores, órgãos públicos, e todos os demais envolvidos nos eventos esportivos apresentem seus trabalhos, produtos, projetos, desafios, e o mais importante deixarem registradas suas histórias.
A exibição na TV Votorantim acontece sempre às quintas-feiras, às 20h, com reprises aos finais de semana: sábados, às 15h e domingos, às 12h.
A TV Votorantim é transmitida nos seguintes canais:
Em Votorantim, pelos canais 3 e 7. 3 da América Net e canal 8 da Claro NET; Em Itu e Porto Feliz, pelo canal 8 da Claro NET;
Em Piedade, Tatuí, Iperó e Sorocaba, pela MF e Mega Fibra, canal 47,1; E em Tietê, pela TV Cidade Jardim, canal 11 TVAC;
Pelas plataformas de streaming das smarts TVS nos Apps: Soul TV (canal 111), TV Brasil (TV Votorantim) e MOOBI TV.
No Vale do Ribeira: em Registro, Cajati, Eldorado, Pariquera Açú, Jacupiranga, Sete Barras, Apiaí e também em Capão Bonito, pela TV COM IP, canal 8.2 da Expande NET.
Também é transmitido pelo YouTube todas as segundas-feiras, às 20hs, no canal Prattini Sports, ao vivo.
A entrevista da semana você também ouve aos domingos em 87,7 FM para a Zona Norte de Sorocaba, na Rádio Cultural FM.
Mais informações pelo instagram @ prattinisports.
e Turismo de Votorantim. Os participantes foram os secretários do governo municipal. Na sequência, às 14h, o encontro foi com os vereadores. A reunião teve como sede a Câmara Municipal.
O terceiro e último encontro ocorreu às 19h no Auditório Municipal Francisco Beranger com as presenças do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e convidados. Esse evento foi aberto ao público, principalmente para quem tem algum empreendimento comercial, gastronômico, cultural e meios de hospedagem.
Diocese Anglicana recebe a visita do bispo de Quincy, Estados Unidos
A Diocese Anglicana de Votorantim recebeu a visita do bispo anglicano Dom Alberto Morales OSB, da Diocese de Quincy, Estados Unidos, de 18 a 22 de março.
O bispo Morales veio em companhia do padre Jason Bowden e do seminarista Julian Zapata (Colômbia), ambos de sua diocese. Eles participaram da celebração de ordenação diaconal de Lucas Basso, no último domingo (19) e visitaram as comunidades da Diocese de Votorantim e as obras sociais administradas pelo Instituto dos Filhos Misericordiosos da Cruz – IFMC: Casa dos Adolescentes, Centro de Atendimento aos Idosos e CEI 117 Nathalia Orejana, respectivamente em Votorantim e Sorocaba.
A Diocese de Quincy está localizada em Illinois, com mais de 40 paróquias em diversos estados norte-americanos, com missões na Colômbia e no México. Também há na Diocese de Quincy um grande grupo da etnia Karen, povo originário de Myanmar, na Ásia. Atualmente ambas as dioceses, Quincy e Votorantim, mantêm vínculos de fraternidade e estão em plena comunhão.
A Diocese de Quincy foi fundada em 1877 como resultado da divisão da Diocese de Illinois em três dioceses: Quincy, Springfield e Illinois e hoje é parte da ACNA – Anglican Church in North America (Igreja Anglicana na América do Norte). A atual sede
Começam os preparativos para a 23ª caminhada da Penha
Os organizadores da 23ª Caminhada da Penha iniciaram os preparativos para o evento que neste ano será realizado no dia 16 de abril. Primeiro domingo após a Páscoa, com às 4h30 da madrugada, da Paróquia São José, situada ao lado da Fiação Alpina, na Vila Dominguinho.
De acordo com o organizador e idealizador do evento, Paulo Roberto Ferreira Camargo, o Beto Zen, nesta edição não haverá as tradicionais camisetas, porém, os participantes poderão fazer a doação de alimentos de forma espontânea.
A 23ª Caminhada da Penha terá também o apoio da Prefeitura de Votorantim, que já fará os serviços de manutenção ao longo do trajeto. Para Beto Zen, é uma satisfação enorme preparar mais uma edição da caminhada que a cada ano reúne mais adeptos.
O início da caminhada será com a
Caminhada será em 16 de abril
concentração às 4h da madrugada na Paróquia São José (ao lado da fábrica Fiação Alpina). Após uma bênção às 4h30, os participantes seguem com destino à Serra de São Francisco, num percurso de cerca de 20 quilômetros, dividido entre asfalto e terra. Ao final, está previsto o início de uma missa campal em frente à Capela da Penha.
Comitiva esteve em Votorantim de 18 a 22 de março
administrativa encontra-se na cidade de Peoria. Dom Alberto Morales é o nono bispo de diocesano.
31 25 a 31 de março de 2023 Cidades
thiago dias prattini
Werinton Kermes
beto zen
André Reis/ Divulgação
Divulgação
OCORRÊNCIAS
Cidades
OCORRÊNCIAS OCORRÊNCIAS OCORRÊNCIAS
OcOrrências
Adolescente é flagrado com arma e dinheiro do tráfico na Vila Garcia
Um adolescente de 17 anos foi flagrado pela Polícia Militar com uma arma de fogo em um conjunto habitacional na Vila Garcia, em Votorantim, na quinta-feira (17), por volta das 17h.
Segundo relatado no boletim de ocorrência, a Polícia Militar foi acionada após disparos de arma de fogo. Segundo a denúncia, alguns rapazes estavam traficando drogas e fazendo disparos no local.
A Polícia localizou o apartamento onde estariam os suspeitos e ao abrir a porta notou a presença de três rapazes, sendo que um deles tentou se livrar de um objeto por meio de uma caixa. Após revistas no local, os policiais encontraram uma arma de fogo calibre 32 e duas munições na caixa, além
arma foi apreendida
de R$435,00 no bolso de um adolescente de 17 anos, o mesmo que tentou esconder a arma.
Quando questionado sobre a natureza do dinheiro, o adolescente admitiu que seria decorrente de venda de drogas e havia comprado a arma pelo valor de R$1.500,00 para sua proteção. Os outros rapazes afirmaram que estavam no lo -
Mulher afirma que seus animais foram envenenados,
Divulgação
cal para participar de um churrasco em churrasqueira elétrica.
Todos foram levados à Delegacia, onde a arma, as munições e o dinheiro foram recolhidos. O adolescente foi liberado na presença de sua irmã mais velha, e os outros dois jovens, um de 22 anos e outro de 18 anos, figuraram como testemunhas no boletim de ocorrência.
Golpe do intermediador de venda de carro faz novas vítimas em Votorantim
Uma mulher de 44 anos, moradora do Vossoroca, em Votorantim, compareceu à Delegacia de Votorantim na quarta-feira (22), para realizar um boletim de ocorrência dizendo ter sido vítima de estelionato após anunciar a venda de um carro pelo Facebook e por um site de compra e vendas.
Segundo a vítima, um comprador se mostrou interessado, mas alegou que não seria para uso próprio, e sim para o pagamento de uma dívida. A mulher concordou com a negociação e encaminhou fotos e a documentação do carro para o rapaz.
No dia 15 (quarta-feira), ela foi ao encontro do “amigo” informado pelo comprador como responsável por receber o veículo. Ele se interessou pelo carro e ela prosseguiu com a negociação. O real interessado também havia sido abordado pelo intermediador, que o ludibriou com outra história, e o interessado fez o depósito em uma conta indicada pelo intermediador no valor de R$10 mil.
Após a transferência do documento, a dona do carro se deu conta de que o dinheiro não havia
caído em sua conta, momento em que o intermediador deu diversas desculpas.
Nesse momento, proprietária e comprador perceberam que haviam caído em um golpe.
A negociação foi desfeita, mas quando a mulher foi realizar a regularização dos documentos do veículo registrado em seu nome, percebeu uma restrição, pois havia sido um registrado um boletim de ocorrência afirmando que ela teria roubado o carro. Curiosamente quem registrou o BO foi a irmã do comprador, mas ele alega que não tinha essa informação.
golpe comum
Esse tipo de golpe é conhecido como o “golpe do intermediador de vendas”, nele, geralmente o golpista tem acesso ao telefone da vítima em sites de compras, dizendo que tem interesse no objeto anunciado. Com o início da negociação, muitas vezes ele pede para que o anúncio seja retirado da plataforma.
Com as informações do objeto que está sendo vendido, o golpista cria um novo anúncio, com as fotos fornecidas pela própria vítima
no anúncio original, mas com um valor bem abaixo do preço comumente praticado, o que desperta o interesse de outras vítimas.
Para quem estava vendendo o objeto, o criminoso diz que comprará e pagará uma dívida que possui com algum cliente, sócio, amigo, ou irmão, e pede silêncio no momento de apresentar o objeto para a segunda vítima, prometendo algum lucro financeiro nesta negociação silenciosa.
Já a vítima interessada em comprar, também é orientada a manter em segredo, recebendo um suposto desconto.
Com todo esse enredo, o golpista fornece uma conta bancária normalmente de terceiros laranjas.
Com a transferência ou até antes dela, as vítimas ainda são orientadas a irem até um cartório e preencherem o recibo do veículo (quando a negociação é de carro), tudo para dar mais veracidade ao golpe.
Quando ambas as vítimas percebem o golpe, o recibo já foi preenchido e todo o dinheiro da negociação foi parar na conta de um bandido.
Homem é vítima de golpe de falso
empréstimo em Votorantim
Um homem de 43 anos, morador da Barra Funda, em Votorantim, sofreu um golpe ao acreditar que estava fazendo um empréstimo.
Segundo o rapaz, ele estava navegando no Facebook quando viu uma propaganda de empréstimos e se interessou, fazendo contato com o número apresentado na propaganda.
Ao fazer contato, a vítima cadastrou todos seus dados com a supos-
ta atendente que enviou uma tabela de valores para ele, quando decidiu fechar um empréstimo no valor de R$5 mil para pagar em 48 vezes de R$124,00.
Para finalizar o processo, a falsa atendente pediu uma transação de R$356,00, alegando que seria o valor dos custos do cartório.
A vítima realizou o pagamento e recebeu um comprovante horas depois, com um acréscimo de
Uma mulher de 55 anos, moradora do Jardim Serrano, em Votorantim, registrou um boletim de ocorrência, na última semana, alegando que seus animais de estimação foram envenenados propositalmente.
Segundo a denunciante, arroz e pão envenenados foram jogados pelo muro de sua casa para seus seis gatos e três cachorros por várias vezes, sendo um gato morreu após ingerir a comida no último dia 14.
No boletim de ocorrência, ela alega que não sabe a motivação dos acusados, cujos nomes relatou à Polícia Civil.
R$1.500,00 no valor do empréstimo. A atendente disse que havia se confundido e pediu para ele estornar o valor a mais supostamente depositado. Ao consultar a conta, a vítima percebeu que o comprovante enviado era falso, pois nada foi depositado em sua conta.
O fato ocorreu na terça-feira (07), porém o boletim de ocorrência só foi registrado duas semanas depois, do dia 21.
Entregador de jornal é esfaqueado e tem moto roubada em Votorantim
Um homem de 52 anos foi esfaqueado e roubado enquanto entregava jornais no Jardim Toledo, em Votorantim, no domingo (19).
Segundo o boletim de ocor-
rência, às 5h30 ele foi surpreendido por um homem que saiu do mato portando uma faca, entrando em luta corporal com ele, momento em que teve a mão esquerda feri-
da e sua moto Honda CG 160 Start Preta roubada. O bandido seguiu sentido Vila Garcia.
A vítima chamou a Polícia Militar e a arma do crime foi recolhida.
Um estabelecimento comercial foi furtado a poucos metros da Delegacia de Votorantim, na Av. Reverendo José Manoel da Conceição, na Vila Protestantes, em Votorantim.
A proprietária do local afirmou em boletim de ocorrência, que na quinta-feira (16) chegou para trabalhar e notou o cadeado estourado, a porta arrombada e os fios cortados. A mulher relata que foram furtados um rádio portátil, três lâmpadas, quatro interruptores, uma mangueira, uma tomada, uma mangueira de ar, uma sirene do alarme de segurança e fiação elétrica.
Ao checar as câmeras de segurança, a vítima percebeu que um homem agiu sozinho e passou todos os objetos furtados para um contêiner na rua do lado do estabelecimento.
O crime aconteceu no período da noite do dia anterior. O autor segue sem ser identificado.
Um homem de 34 anos, morador do Jardim Paraíso, em Votorantim, foi vítima de um golpe de estelionato ao negociar um celular pela internet de um falso vendedor, na quarta-feira (15).
A vítima relata no boletim de ocorrência que viu um anúncio de um celular iPhone 13 PRO MAX por R$ 3 mil e realizou o pagamento por PIX para o anunciante.
No entanto, o anunciante não era o proprietário do celular. O verdadeiro proprietário estava negociando a venda para o falso vendedor, sem saber que estava participando de um golpe.
O falso vendedor deu o endereço do verdadeiro proprietário para a vítima.
Ao chegar para buscar o aparelho, a vítima descobriu que pagou para o falso vendedor, que bloqueou ambos após o crime.
Homem é flagrado tentando abrir conta com CNH falsa em Votorantim
Na última segunda-feira (20), a Polícia Militar (PM) foi acionada por uma agência bancária no Centro, em Votorantim, após notar que havia um homem de 39 anos tentando abrir uma conta poupança com uma Carteira de Habilitação (CNH) falsa, com um dos sobrenomes diferentes do RG.
Após uma pesquisa no sistema da Polícia, a PM descobriu que a CNH verdadeira dele estava vencida desde 2020.
Ele foi conduzido até a Delegacia de Votorantim, onde afirmou que apresentou o documento em empresas para as quais presta serviço de caminhoneiro em Osasco, sendo essa a única finalidade para o qual fez o documento.
Na Delegacia, o documento foi apreendido e ele foi liberado após ser qualificado.
32 25 a 31 de março de 2023
no Jardim serrano, em Votorantim
Estabelecimento comercial nas proximidades da Delegacia é furtado em Votorantim
Homem compra celular pela internet de falso vendedor em Votorantim
gazetadevotorantim www. .com.br Acesse
OCORRÊNCIAS Cidades
Adolescente é esfaqueada nas proximidades da Praça de Eventos de Votorantim Acusado foi preso
Uma adolescente de 15 anos foi esfaqueada na noite de terça-feira (21), por volta das 21h, nas proximidades da Praça de Eventos Lecy de Campos, em Votorantim. Segundo relatado no Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar (PM) foi informada sobre uma tentativa de assassinato na Avenida 31 de Março, no Centro. A equipe da PM se deslocou até o local, encontrando a vítima esfaqueada e uma testemunha que descreveram o autor do crime.
Após um breve patrulhamento, a PM o localizou nas imediações. Durante a revista encontraram, na cintura do homem, a faca utilizada no crime. O homem, de 31 anos, foi questionado e confessou ter tentado matar a moça, mas não esclareceu o motivo.
A menina foi socorrida na Unidade de Pronto do Parque Jataí, com um ferimento no braço e recebeu alta após o corte ser suturado.
No boletim de ocorrência constam as versões da vítima, testemunhas e acusado.
A vítima, na presença de seu pai, relatou que estava com suas amigas quando o autor do crime chegou para uma das garotas dizendo que ela estaria “enciumando” ele, nesse momento ela se desculpou relatando que ele estaria olhando para ela, quando o rapaz respondeu dizendo que ela o co-
nhecia e então partiu para cima dela com uma faca, que a atingiu no braço direito. Ele também tentou agredir sua amiga, mas não conseguiu e foi embora. A vítima afirma não conhecer o autor do crime.
Segundo a versão da testemunha, ela estaria andando com suas amigas quando foram paradas pelo rapaz, sendo acusadas por ele de estarem falando dele, o que foi imediatamente negado. Nesse momento, o homem disse que elas não sabiam com quem estavam falando e partiu para cima de uma
Homem que agrediu esposa é preso após ela denunciá-lo no CRAS
delas, na tentativa de matá-la com uma faca. Ele tentou agredir outra menina, que saiu gritando em busca de socorro, que resultou na fuga do indivíduo.
Na presença de seu responsável, através de seu depoimento, a outra testemunha relata que ela e suas amigas foram abordadas pelo rapaz que disse que elas não sabiam com quem estavam mexendo, quando uma delas teria perguntado “mexendo com quem?”, o que levou o homem a partir para cima de uma delas com uma faca e tentar agredir as outras. Ela disse que o conhece, pois reside em sua rua, e que ele já teria tido atitudes criminosas antes, como mostrado partes íntimas para mulheres que passam pela rua.
Ao ser interrogado, o rapaz relatou que estaria observando a feira, quando as meninas passaram por ele e deferiram palavrões, e saíram, momento em que ele foi tirar satisfação com elas, o que as levou a começaram a agredi-lo e ele aproveitou para se defender com a faca que carregava.
Com a avaliação das versões e os elementos apresentados, o Delegado de Polícia decretou a prisão em flagrante do homem por tentativa de homicídio, ressaltando a alta potência de letalidade do crime cometido, por ter atingido uma região vital da vítima.
Adolescente colide bicicleta em carro na Vila Garcia
Um adolescente de 15 anos ficou com o ombro ferido após colidir a bicicleta que conduzia com um carro Ford Ka, na Vila Garcia, em Votorantim, na terça-feira (21), por volta das 13h30.
Segundo relatado no boletim de ocorrência (BO), a motorista do carro, uma mulher de 44 anos, afirmou que estava trafegando por uma via preferencial, quando em um cruzamento o adolescente atravessou em sua frente em alta velocidade, batendo no veículo.
Familiares, no entanto, afirmam que a versão apresentada à Polícia Civil, no boletim de ocorrência, está incorreta, pois ela não teria parado no sinal de PARE. Não há a versão dos familiares no BO.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado para socorrer o rapaz, que foi levado para o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) com uma fratura no ombro esquerdo e escoriações no corpo.
A motorista do carro não sofreu ferimentos, mas teve o veículo danificado. O vidro lateral esquerdo traseiro quebrou, o retrovisor esquerdo foi arrancado, e o para-brisas quebrou e ficou com rachaduras.
Ainda segundo descrito no BO,
para-brisas quebrou na batida
a Polícia Militar foi acionada e no local obteve informações de populares de que o rapaz “por diversas vezes ficava empinando a sua bici-
cleta e que já teria sido orientado pelos próprios amigos a respeito de acidentes que poderia causar” (frase consta no BO)
Uma mulher agredida pelo marido, em Votorantim, encontrou uma alternativa para denunciá-lo. Ela pediu para ele levá-la até o Centro de Referência da Assistência Social, conhecido como CRAS, alegando que tinha horário agendado por causa de um tratamento que realiza.
No local, ela relatou o crime e prontamente foi acolhida pela equipe do CRAS, na quinta-feira (23) resultando na prisão do homem.
A delegada da Delegacia de Defesa da Mulher de Votorantim, Adriana de Sousa Pinto, explicou que a atitude da mulher foi fundamental para que o homem fosse detido. “Ao comunicar o ocorrido, a equipe do CRAS acionou a Guarda Civil Municipal (GMC), que levou a vítima para a Delegacia da Mulher. Após entrevistar a vítima, a delegada dirigiu-se até a residência do casal, na companhia do investigador de Polícia e de uma equipe da GCM, onde o marido foi preso em flagrante e foi pedida uma medida protetiva para a vítima. A vítima, além de ter sido agredida, sofre violência psicológica, estando em tratamento no CRAs”, explicou. A delegada ressaltou que as mulheres que passarem por situações parecidas, podem procurar uma unidade do CRAS, ou mesmo uma Unidade Básica
de Saúde (UBS), Estratégia Saúde da Família (ESF), Unidade de Pronto Atendimento (UPA), por exemplo, para relatar o ocorrido. “Elas podem dizer para o agressor que tem uma consulta, ou irá marcar algum exame, e chegando ao local, podem fazer a denúncia”, disse. Quando for possível, quem desejar também pode procurar diretamente a Delegacia da Mulher, localizada na Rua Milton Novaes, 226 - Jardim Icatu, Votorantim. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, em horário comercial. Fora desse horário, o atendimento é realizado pela Delegacia de Polícia, localizada na Av. Rev. José Manoel da Conceição, 544, na Vila Protestantes. “Temos uma sala especial para esse tipo de atendimento”, concluiu a delegada.
Dupla é flagrada traficando no Jardim Tatiana
Um rapaz de 21 anos e uma adolescente de 16 anos foram flagrados com drogas em uma praça do Jardim Tatiana, em Sorocaba, nas proximidades de Votorantim, na quarta-feira (22), às 17h.
Segundo relatado no boletim de ocorrência, durante patrulhamento, a Polícia Militar (PM) recebeu uma denúncia de um comércio de drogas, localizando os suspeitos.
Foi realizada a abordagem das duas pessoas e durante a revista encontraram o valor de R$110,00, 10 pinos de cocaína, 5 porções de maconha e 5 pedras de crack, no bolso do rapaz. Já com a adolescente, havia R$80,00 em dinheiro, 5 pinos de cocaína, 5 porções de maconha e 5 pedras de crack, todos armazenados em seu sutiã.
Quando questionados sobre as drogas, ambos confessaram que estavam realizando tráfico de drogas no local. Com a revista nas imediações, a PM encontrou numa sacola plástica, dentro de um cano, R$280,00, 26 pedras de crack, 16 porções de maconha e 52 pinos de cocaína da mesma cor e
drogas apreendidas
Divulgação
embalagem dos que foram encontrados anteriormente com a dupla.
Com a apreensão das drogas e a confissão dos acusados, ambos foram conduzidos a Unidade de Pronto Atendimento do Parque Jataí e posteriormente para a Delegacia de Votorantim.
O rapaz ficou preso acusado de tráfico de drogas e corrupção de menores. Já a garota foi investigada por tráfico de drogas, ouvida e liberada.
33 25 a 31 de março de 2023 OcOrrências
OCORRÊNCIAS OCORRÊNCIAS
OCORRÊNCIAS
faca utilizada no crime
Divulgação
Vidro lateral foi estourado com o impacto
Gazeta de Votorantim
delegada adriana de sousa pinto
Jorge Silva
Cidades
Região de Sorocaba tem crescimento acima de 587% em janeiro na liberação de crédito da Desenvolve SP
A Desenvolve SP, agência de fomento do estado de São Paulo, obteve números expressivos nas cidades da Região de Sorocaba no começo deste ano e em 2022. A liberação de crédito (desembolso) a municípios e empresas desta região administrativa cresceu 587,5% em janeiro de 2023 na comparação com o mesmo mês do ano passado, de R$ 1,6 milhão para pouco mais de R$ 11 milhões.
Os dados dos anos inteiros referentes a Sorocaba e cidades próximas também são positivos. Em 2022, o desembolso na região foi de R$ 86,9 milhões, 148,2% a mais que no ano anterior (R$ 35 milhões) e 70% superior aos R$ 51,1 milhões de 2019 (antes da Covid 19). Estes números também são justificados pela necessidade das prefeituras e empreendedores obterem fluxo de caixa para capital de giro ou investimentos durante a pandemia.
Visando melhorias ao setor público, a Desenvolve SP colabora com iniciativas de inclusão digital, infraestrutura, saneamento e demais investimentos com linhas de financiamentos destinados à projetos sustentá-
Piedade
Prefeitura
A APL (Arranjos Produtivos Locais) AgroTech, em parceria com a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) e Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), promovem evento destinado aos produtores de folhosas do município, na próxima quinta-feira (30).
A ação ocorre no Anfiteatro Municipal “Orestes Romano”, das 13h às 16h, e tem obje-
Alumínio ccr ViaOeste fará
lançamento de vigas na Raposo Tavares, em Alumínio
veis, que proporcionem redução na emissão de CO² e reduzam o impacto ambiental nas atividades da administração pública, sendo mais um movimento para ampliar a inserção da agência de fomento paulista nas diretrizes da Agenda 2030 da ONU. Além das administrações municipais, a Desenvolve SP atende autarquias e fundações instituídas ou mantidas, direta ou indiretamente, pelos municípios.
amparo a micro e pequenas empresas
A Desenvolve SP fechou 2022 com um desembolso acumulado em R$ 735,7 milhões, para um total de 1.758 operações, com isso, permitiu o apoio a 68.500 empregos de 2020 a 2022. Entre os tipos de financiamentos concedidos, 61,3% foram para a modalidade de capital de giro, linha mais procurada pelos empreendedores. A linha Crédito Digital Giro Micro e Pequena (CDM) registrou o maior volume, com R$ 170,9 milhões em desembolsos. Outros 33,8% restantes foram para projetos de investimento e 4,9% para máquinas e equipamentos.
A CCR ViaOeste fará o lançamento de 08 vigas de concreto em ambos os sentidos da Rodovia Raposo Tavares, na altura do km 76+900, em Alumínio. A operação faz parte dos avanços das obras de Duplicação da SP 270 e terá início às 19h deste sábado (25), indo até às 4h de domingo (26/03).
Pensando sempre no conforto e em causar o menor impacto possível no trajeto dos clientes da rodovia, um Plano Operacional Específico foi elaborado para garantir a boa fluidez de tráfego durante a atividade. Por meio da estratégia “Pare e Siga” onde acontece o bloqueio de fluxo seguido de liberação, o condutor poderá seguir de maneira alternada respeitando o intervalo de 30 minutos entre as liberações.
Iperó
Toda a sinalização necessária para o procedimento teve como base o Manual de Sinalização Rodoviária do DER – Departamento de Estadas e Rodagens. Além da comunicação orientativa para os clientes por meio de placas, avisos e mensagens nos painéis eletrônicos, a operação contará com Bases Operacionais localizadas estrategicamente na SP270, viaturas de inspeção de tráfego e guincho leve, ambulância, além do Circuito Fechado de TV – CFTV, utilizado para monitoramento da obra.
As obras de duplicação reúnem investimentos da ordem de R$ 140 milhões, com a geração de 2.500 postos de trabalho diretos e são executadas pela concessionária CCR ViaOeste, sob fiscalização da Artesp – Agência de Transportes do Estado de São Paulo.
Iperó Fest bate recorde de público e arrecada 40 toneladas de alimentos
A Iperó Fest 2023, realizada entre os dias 17 e 20 de março como parte das comemorações dos 58 anos de emancipação político-administrativa da cidade, bateu recorde de público e arrecadou mais de 40 toneladas de alimentos não perecíveis.
Anfiteatro
tivo de apresentar o programa APL, entender o cenário dos produtores no município e conhecer a dinâmica, além de oferecer apoio em questões como rotulagem e rastreabilidade.
A entrada é gratuita. O endereço é na rua Rui Barbosa, 30, Centro. A ação conta com apoio da Prefeitura de Piedade, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.
Segundo o prefeito de Iperó, Leonardo Folim, a doação se transformará em aproximadamente 3 mil cestas básicas para o fundo social de solidariedade que, consequentemente, beneficiará milhares de famílias.
“Com as doações, a prefeitura economizará em compras de cestas básicas para as famílias de baixa renda do município. Todos os produtos vão passar por triagem, serão separados e em seguida empacotados em
cestas para o FSS. A previsão é que os kits estejam prontos e com qualidade para a distribuição em até 15 dias”, afirma o prefeito.
Além da doação de alimentos, a festa movimentou a economia do município, já que a cidade recebeu público de toda a região, que consumiu no comércio local. Ainda de acordo com o chefe do executivo, cerca de 200 postos de trabalho foram gerados, desde montadores, até os profissionais que trabalharam na produção do evento durante os quatro dias.
“A edição de 2023 vai ficar para a história. Agora a ideia é trabalhar para que a festa em 2024 seja tão boa ou superior que a deste ano”, finaliza Folim.
34 25 a 31 de março de 2023
jorge e mateus foram os responsáveis por encerrar o evento na segunda-feira (20)
Vinicius Fonseca / Divulgação
de Piedade e cEaGEsP promovem encontro com produtores de folhosas
Evento é gratuito e ocorre dia 30 de março, no
Tempos áureos do futebol de salão Votocel
A vila operária Votocel tinha boa circulação por suas ruas dos trabalhadores na troca de turnos da fábrica papeleira, do pessoal do administrativo que se dirigia às casas no horário do almoço e as peruas Kombi da empresa transportando os filhos de operários às escolas de Votorantim e Sorocaba. Com o tempo foram construídos dois estabelecimentos de ensino. O bairro arborizado quase não tinha a passagem de carros e raros eram os ônibus, as crianças brincavam tranquilamente nas ruas ou aproveitavam o campinho da praça.
O dia 18 de novembro de 1972 marcou uma grande conquista à comunidade a tal ponto de ajudar a mudar os hábitos desses moradores. Foi quando da inauguração do ginásio de esportes com capacidade para 1.200 pessoas, da Associação Desportiva Votocel, entidade socioesportiva, fundada em 19 de novembro de 1949 e que representava os trabalhadores papeleiros.
Foi o começo da grande movimentação dos anos 70 e 80. O que chamava a atenção mesmo e deixava o ginásio de esportes pequeno para a quantidade de frequentadores eram os jogos de futebol de salão do Votocel. Foram partidas memoráveis, enfrentando times de grande expressão no Estado.
O auge foi o final dos anos 70, quando o Votocel conquistou em 77 e 78 o título de campeão do interior, competição organizada pela Federação Paulista. Além disso, foi vencedor
por quatro vezes consecutivas do Cruzeirão, erguendo os troféus em 76, 77, 78 e 79.
A hegemonia do Votocel era tão grande, que em 1978 o saudoso empresário Benedito Pagliato trouxe jogadores da Seleção Paulista e da Seleção Brasileira para formar o time Pagliato. Não teve jeito, o Votocel ganhou a final contra a sua equipe. Todos os jogadores se sobressaíam, mas um em especial, o saudoso Ize, fazia a diferença.
Muitos foram os craques que vestiram a camisa do Votocel, empolgando torcedores que após o trabalho iam ao ginásio de esportes para assistir os treinos e os jogos. Um ambiente que permitia a presença da família e promovia maior interação da comunidade local.
Cesar silva é jornalista, vereador, servidor municipal e autor de três livros sobre a história local
35 25 a 31 de março de 2023
Cesar silva
em 79, zezinho, abílio, Café, Churrasco, ari aranha, joão arnaldo, bino e o diretor marinho. marquinhos, Verdinho, Chupeta, Ize, bazani e joãozinho em 69, com tico, Claudio puda, lúcio, eliseu sentelhas, arnaldo e raimundo massagista. agachados neto, augustinho, enivaldo e fiico
parte interna do ginásio de esportes
Copa Votorantim de Futebol Feminino começa com
média de 3 gols por jogo
A 1ª Copa Votorantim de Futebol Feminino teve início sábado (18) com a disputa de dois jogos: Salto Futebol Clube venceu o São Bento / Arena Play e o Meninas de Ouro derrotou a equipe de Votorantim. Ambas as partidas terminaram com o placar de 2 x 1 e foram disputadas no Estádio Municipal Domênico Paolo Metidieri.
O jogo inaugural foi entre Meninas de Ouro x Votorantim. Os dois gols da equipe visitante foram marcados por Luana, aos 38 minutos do primeiro tempo e aos 27 minutos da etapa final. O time da casa marcou com Milena, aos 11 do segundo tempo.
Na segunda partida da rodada, Jennifer abriu o placar para Salto aos 15 minutos. Na etapa final, Rebeca empatou aos 6 minutos e Gislaine, aos 27min, recolocou o elenco de Salto em vantagem no marcador.
A segunda rodada será disputada neste sábado (25) no estádio municipal. Às 15h, Votorantim enfrenta o São Bento Joga no Pé / Arena Play. Na sequência, às 16h30, o Itua-
O Varzeano da elite votorantinense está demais
Belos confrontos, algumas polêmicas, rivalidade em jogo e surpresas. Assim, começou há três semanas o Campeonato Varzeano da primeira divisão de Votorantim.
A liderança do Grupo A é do reforçado e caro time do Flamengo do Vossoroca, e a vice-liderança é do atual campeão Rio Acima, 6 e 4 pontos respectivamente.
O Flamengo, que tem como base o Vila Helena de Sorocaba, já mostra que pode voltar a sonhar novamente com o título do certame.
meninas de ouro x Votorantim
no Futebol Clube encara o Meninas de Ouro. A competição conta com cinco equipes: Ituano, Salto, São Bento, Meninas de Ouro e Votorantim. Na primeira fase, os times jogarão entre si em turno único. Os dois com melhor pontuação terão o passaporte carimbado para a final, agendada para o dia 29 de abril, às 15h30, no estádio municipal.
Varzeano de Votorantim tem três equipes com 100% de aproveitamento
Flamengo, Jardim Clarice e Itaporanga são as equipes com melhor aproveitamento no Campeonato Varzeano da 1ª Divisão de Votorantim. Os três times são os únicos com duas vitórias neste início de competição.
A segunda rodada da competição foi disputada domingo (19) com destaque para a vitória do Jardim Clarice diante do Santo Antônio pelo placar de 8 x 0. A equipe lidera o Grupo B com 6 pontos.
Na segunda posição do Grupo B está o Itaporanga, com a mesma pontuação, mas com menor saldo de gols. Neste domingo, a equipe derrotou o Cachoeira por 4 x 2.
Líder do Grupo B, o Flamengo passou pelo Ângelo Vial pelo placar de 1 x 0. A equipe havia vencido o Unidos Promorar por 2 x 1 na rodada de estreia e também soma 6 pontos.
Os oito jogos da segunda rodada tiveram 28 gols, média de 3,5 por partida. Foram quatro empates: São Lucas 2 x 2 Guanabara,
Unidos Promorar 1 x 1 Santa Mônica, Tatiana 1 x 1 Parque Bela Vista e Rio Acima 1 x 1 Jardim Paulista.
Confira os resultados da 2ª rodada:
Fluminense 2 x 1 Bayern
São Lucas 2 x 2 Guanabara
Unidos Promorar 1 x 1 Santa Mônica
Santo Antônio 0 x 8 Jardim Clarice
Itaporanga 4 x 2 Cachoeira
Tatiana 1 x 1 Parque Bela Vista
Ângelo Vial 0 x 1 Flamengo
Rio Acima 1 x 1 Paulista
os times do flamengo, jardim Clarice e Itaporanga somam 6 pontos em duas rodadas
Confira a tabela de classificação após a 2ª rodada:
Grupo A
Flamengo 6
Rio Acima 4
Santa Mônica 4
Guanabara 2
Jardim Paulista 2
Unidos Promorar 1
São Lucas 1
Ângelo Vial 0
Grupo B
Jardim Clarice 6
Itaporanga 6
Parque Bela Vista 4
Cachoeira 3
Fluminense 3
Tatiana 1
Bayern Votorantim 0
Santo Antônio 0
1ª Corrida e Caminhada B-day Piedade acontece em 21 de maio
A Associação de Corredores de Piedade, em parceria com a Prefeitura de Piedade, promove a 1ª Corrida e Caminhada “B-day Piedade”, no dia 21 de maio, em comemoração aos 183 anos do Município.
A concentração acontece a partir das 7h30, na Praça da Rodoviária, e a largada está prevista para as 8h. O percurso da corrida é de 5 quilômetros, já a caminhada tem um trajeto de 2,5 quilômetros.
As inscrições podem ser realizadas nos sites: www.aaspcorridas.com.br ou www. minhasinscricoes.com.br/Evento/corridaecaminhadaaniversariopiedade. É possível, ainda, realizar o procedimento presencialmente, na Associação de Atletismo Santi Pegoretti (AASP), localizada na Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes, 313, Além Ponte, Sorocaba. As vagas são limitadas a 300 corredores.
A boa surpresa até agora é o Itaporanga que soma 6 pontos (duas vitórias) e só não lidera porque outro candidato ao título, o Clarice, tem maior saldo de gols. Itaporanga e Parque Bela Vista farão um bom duelo no campo do Parque. Jogo dos invictos.
Outro jogão da rodada será entre Flamengo e Rio Acima no campo do Flamengo. Seja pela rivalidade de diretores e torcida, e pela técnica e elenco de ambos os times, o torcedor só tem a ganhar neste domingo, independente do resultado.
As primeiras rodadas já mostraram para que e como vieram as equipes, e a conclusão que a gente chega é que o dinheiro jamais deixará ser um fator determinante para a montagem de uma boa equipe. A classificação de ambos os grupos mostra claramente quem brigará pelo Título e pelo descenso.
Bom jogo a todos.
excepcionalmente não será publicada a coluna baú do futebol
36 25 a 31 de março de 2023 Esportes gazetadevotorantim www. .com.br Acesse
KaKá Martins é colunista da Gazeta de Votorantim, radialista e narrador esportivo
Juan Pablo / Cavas Photos
Juan Pablo / Cavas Photos
Equipe de Trekking de Votorantim conquista marca importante no Brasil
A equipe de Trekking Feast Wood da cidade de Votorantim completou no último domingo (19), a marca de 500 provas disputadas e foi homenageada pelo Circuito Paulista da modalidade. O grupo surgiu em 11 de fevereiro de 2001, além desta marca inédita no esporte nacional, também conquistou títulos importantes como de Campeão do Desafio Brasil de 2016; vice-campeão do Brasileiro de Trekking de 2014 e o tricampeonato dos Circuitos Sul Paulista; Terra Rasgada e Pró Cuesta entre outros.
O Trekking é um esporte de aventura que consiste em percorrer a pé um percurso pré-definido pela organização em matas, florestas, rios e estradas, superando obstáculos naturais e além da parte física o esporte exige muita concentração e trabalho em equipe com cálculos de tempos, graus de bússola e contagens
Marcos Salvador sobe no pódio em duas provas
de passos para saber as metragens percorridas.
A Feast Wood contou nos 22 anos de atividades interruptas a participação de 110 integrantes sendo 20 de sua formação oficial que foi modificando ao longo dos anos. Outras marcas interessantes da equipe é ter competido em 50 provas somente no ano de 2013; 82 provas noturnas e 227 pódios. O líder da equipe Jesse James também obtém uma marca importante como o competidor com mais provas disputadas com 484 provas e é o responsável pela página de resgate histórico do Trekking no Brasil chamada “Almanaque do Trekking”.
O próximo desafio da equipe será o Circuito Paulista no dia 16 de abril, em Sorocaba, já preparando o grupo para o desafio de três dias no Brasileirão de Trekking e nos dias 8, 9 e 10 de junho, em Minas Gerais.
No último fim de semana, o professor de natação e nadador Marcos Salvador de Oliveira de Votorantim enfrentou dois desafios: no sábado (18) participou do Circuito Trirex, em Brotas, e os nos 750 metros ficou na segunda colocação na categoria geral; nos 1500 metros ficou em segundo lugar na categoria 45 a 49 anos; e nos 3000 metros ficou em terceiro lugar.
Já no domingo (19), participou da segunda Etapa do Circuito Paulista de Travessias Aquáticas, na Represa de Itupararanga, em Ibiúna. Marcos foi primeiro colocado nos 3000 metros e nos 1000 metros.
Marcos representa a Assessoria Esportiva Marcos Salvador/ Vototintas/ JP Produtos Integrais / Ac Inovação/ Pier São Francisco / Sedesp e tem o acompanhamento da fisioterapeuta esportiva Karen Molina.
Neste domingo (19), Marcos completou 23 anos de atividade esportiva.
Equipe de futebol do 40º BPMI de Votorantim estreia nesta segunda no Estádio Municipal
Kaká Martins
Depois de meses de preparação e muita expectativa, a equipe de futebol do 40º Batalhão de Polícia Militar do interior, com sede em Votorantim, estreia nesta segunda-feira (27), às 10h, no Estádio Municipal Domênico Paolo Metidieri, pelo campeonato estadual de futebol da PM/SP.
Os portões serão abertos às09hs e a entrada é um quilo de alimento não perecível, que será destinado para a assistência social de Votorantim. O time também fará a doação de uma cesta básica
para a cidade.
A equipe é formada apenas por policiais militares sem limite de idade, e está no Grupo 13 da competição, que ainda conta com o 22⁰ BPMI - Itapetininga, o 14⁰ BPMI de Registro e o 50⁰ BPMI - Itu.
O técnico Douglas ressalta a importância de estrear em casa e confia numa boa apresentação: “treinamos muito, o time tem entrosamento, e a expectativa é muito grande para uma vitória logo na estreia.”
O confronto desta segunda-feira é contra a equipe do 14º BPMI da cidade de Registro.
37 25 a 31 de março de 2023 Esportes
Divulgação
marcos completou 23 anos de atividade esportiva
equipe formada com joão gazzoli, patty lima, jesse james, Carlos, marcos, laercio e serginho
equipe recebendo as homenagens pela marca de 500 provas disputadas
Divulgação
a equipe é formada apenas por policiais militares
Divulgação
Resumo de Novelas
travessia –globo – 21h Segunda-feira, 27/03
Chiara se desvencilha de Ari e avisa a Dina que está sendo seguida por ele. Guerra manda Ari sair de perto da filha. Núbia grava, com má intenção, uma conversa entre ela e Brisa, em que a moça dá a entender que depôs na delegacia contra Ari a mando de Guerra. Guida, sem ser vista, observa Guerra mexendo em uma arma. Talita e Leonor discutem. Ari tira uma foto de Brisa conversando com Guerra, para entregar ao delegado junto com a gravação feita por Nubia. Helô fica intrigada ao saber que Tininha viu Pilar e percebe que essa última mentiu para Creusa. Laís e Monteiro ficam preocupados ao perceber que Theo não está em casa. Guerra diz a Guida que por sorte ele não se encontrou com Ari. Terça-feira, 28/03
Guida se recorda que Guerra atirou quando flagrou Débora no quarto com Moretti, e teme que ele faça o mesmo com Ari. Laís pede ajuda de Helô para encontrar Theo. Leonor nega conversar com Caíque. Guida avisa a Cidália que viu Guerra carregando uma arma e colocando na pasta do trabalho. Brisa recebe uma intimação da polícia. Helô comunica a Laís que Theo pegou um ônibus para se encontrar com um provável amigo da internet. Helô descobre que Theo estourou o cartão de Laís para comprar armas virtuais. Zezinho aborda Moretti querendo mais dinheiro. Núbia entrega um papel a Guerra dizendo que está devolvendo as ações do empresário.
Quarta-feira, 29/03
Guerra sente pena de Núbia e diz que ela está enganada sobre o filho. Helô avisa a Laís que Theo foi encontrado e será levado para o Rio pelos policiais. Guerra fica confuso quando Chiara pede para viajar para a cidade onde a mãe morava. Ari reage ao saber que Núbia devolveu as ações para Guerra. Helô repreende Theo. Brisa fica indignada quando a cigana diz que ela não é mãe de Tonho. Moretti pede dinheiro emprestado a Guida para pagar a chantagem de Zezinho. Leonor conclui que Ivan não é filho de Moretti depois de conversar com Dante e Sara, e ameaça expor o que descobriu para Guida. Quinta-feira, 30/03
Laís comunica a Brisa que ela está sendo considerada suspeita de sequestro de crianças e de rapto de Tonho. Leonor diz a Cotinha que vai tirar a limpo se Ivan é realmente filho de Moretti. Laís avisa a Brisa que seria bom para ela que Ari retirasse do inquérito o nome da
Lazer
cliente como suspeita de ser sequestradora. Chiara revela a Guerra que não pretende ficar com o filho e nem morar no Brasil após o nascimento da criança. Moretti entrega o dinheiro para Zezinho, colocando um fim no trato entre os dois. Moretti se sente aliviado quando Stenio lhe diz que as suspeitas sobre o autor da explosão no carro de Guerra estão tendendo para Ari. Leonor fica sem entender quando Guerra lhe pede para não mexer na história do filho do Moretti.
Sexta, 31/03
Cidália explica a Leonor que não é o momento de questionar a paternidade do Moretti, por causa dos processos que Guerra está movendo contra o ex-sócio. Leonor conta a Cotinha que desconfia que Guerra possa ter algum envolvimento com a história do Ivan ser filho de Moretti. Guerra confronta
Ari e manda o rapaz se afastar de Chiara. Cidália repreende Guerra. Helô comenta com Yone sobre sua desconfiança de Moretti estar recebendo ajuda de Guida por conta de alguma chantagem que o empresário possa estar sofrendo. Brisa e Ari trocam acusações. Guerra orienta Guida a colocar Ivan mais próximo de Sara. Ivan abraça Sara. Ari procura por Brisa. Sábado, 1º de abril Brisa diz a Ari que só muda o depoimento que deu a favor de Guerra se o ex-marido lhe entregar a guarda de Tonho. Núbia reage quando Gil confirma que Ari pode ser preso. Helô diz a Stenio que sabe que Moretti está sendo chantageado. Leonor diz a Guida que sentiu um interesse pessoal de Guerra na história da paternidade de Moretti. Guida avisa à família que irá se casar. Cidália comunica a Guerra que cuidará do contrato de casamento do empresário com Guida. Laís revela a Monteiro que não está conseguindo administrar o problema de Theo. Oto aconselha Caíque a sempre contar que é assexual no início de um relacionamento. Guerra avisa a Brisa que ela pode provocar a prisão de Ari e ganhar a guarda de Tonho.
Vai na fé –globo – 19h:
Segunda-feira, 27/03
Jenifer questiona Ben sobre sua tatuagem e revela que sua mãe tem uma igual. Sol faz sucesso durante a apresentação no programa. Ben se surpreende com a possibilidade de ser pai de Jenifer. Wilma afirma a Vitinho que não vai deixar Sol e Lui ficarem juntos e exige que o produtor a ajude. Ben diz a Jenifer que precisa conversar com Sol. Lumiar revela para Ben que sabia que Jenifer era filha de Sol. Ben procura Theo. Lumiar liga
para Dora, que se preocupa com o estado da filha. Theo se surpreende com a notícia de que Ben pode ser o pai de Jenifer. Vitinho revela que Sol e Lui se beijaram e Wilma fica furiosa. Theo se oferece para acompanhar Ben. Lumiar não consegue avisar Sol da visita de Ben e chora nos braços de Dora. Sol conversa com o pastor sobre seu envolvimento com Lui. Ben chega para falar com Sol. Terça-feira, 28/03 Jenifer avisa que não é um bom dia para falar com a mãe, e Ben vai embora. Lumiar revela a Dora que mentiu para o marido. Hugo tenta falar com Kate. Vini avisa a Yuri que o projeto de revisão criminal será reapresentado para o reitor da faculdade. Theo questiona Ben sobre sua conversa com Sol. Kate pergunta por Eduardo para Jenifer. Os alunos do ICAES descobrem que Lumiar não apresentou o projeto para a reitoria e contam para Ben. Fábio tenta aconselhar Lumiar. Jenifer revela a Ben que Lumiar sabia de toda a investigação que ela estava fazendo para encontrar seu pai biológico. Duda treina boxe com Gil e Bryan. Hugo grafita uma arte com Kate em um muro na frente da casa da moça. Neide conta sobre a visita que Jenifer recebeu para Sol e ela confronta a filha. Quarta-feira, 29/03 Sol garante a Jenifer que Ben não é seu pai e implora que ela se afaste do advogado. Theo defende Lumiar para Ben. Sol tenta falar com a esposa de Ben. Lumiar pede ajuda a Dora para participar de um ritual comandado por ela. Jenifer vai escondida para a casa de Ben e se decepciona ao encontrá-lo com Theo e Simas. Sol se desespera ao perceber o sumiço da filha mais velha. Clara incentiva Rafa a sair de casa para fotografar. Hugo pede para Jenifer dar um presente dele para Kate. Sol discute com Jenifer e liga para Ben. Lui se angustia com a demora de Sol para chegar à mansão. Sol vai à casa de Ben e ele afirma que fará um exame de DNA com Jenifer.
amor perfeito – globo – 18h Segunda-feira, 27/03
Orlando confessa a Estevão que nunca conseguiu esquecer Marê. Gaspar ameaça Catarina. Marcelino questiona os freis e padres sobre Rosa, acreditando se tratar de sua mãe. Gilda exige que Gaspar encontre Ronaldo e se livre do ex-funcionário. Marê sofre por não estar junto a seu filho. Os freis e padres admiram o desenho que Marcelino fez sobre sua família. Júlio confronta Érico sobre sua atuação no caso de Marê. Tobias implica com Marcelino. Anselmo
não gosta da aproximação de Érico e Verônica. Odilon pede que Elza assuma o relacionamento dos dois. Orlando chega ao Brasil.
Terça-feira, 28/03
Orlando afirma a Lucília que voltou para reencontrar Marê. Gilda e Gaspar confabulam a morte de Ronaldo. Lucília revela a Orlando que Marê está presa, acusada de assassinar o pai. Lucília declara seu amor por Orlando, e sofre por não ser correspondida. Turíbio humilha
Elza na frente de Odilon, que tenta disfarçar a revolta. Anselmo disfarça para Cândida e vai atrás de Verônica. Ronaldo é executado pelo matador contratado por Albuquerque a mando de Gilda e Gaspar. Júlio vê o cadáver de Ronaldo. Orlando visita Marê na prisão. Quarta-feira, 29/03 Marê e Orlando confrontam suas mágoas, e a moça revela que deu à luz um filho dos dois. Gilda e Gaspar comemoram a morte de Ronaldo. Cândida incentiva Verônica a ficar com Érico, e Anselmo se incomoda. Orlando garante a Marê que encontrará o filho dos dois. Júlio informa a Marê sobre a execução de Ronaldo, mas diz que voltará a falar com Catarina. Sônia exige que Ademar e Justino a deixem em paz. Orlando se hospeda no Grande Hotel Budapeste, e Gilda e Gaspar o reconhecem. Lívia se preocupa com o comportamento de Tobias. Júlio pressiona Catarina, que confessa que não foi Marê quem assassinou Leonel. Quinta-feira, 30/03
Catarina aceita depor na polícia em favor de Marê, que teme pela segurança da moça. Gaspar vai até a casa de Catarina, mas não a encontra. Júlio afirma a Marê que Catarina está segura. Frei Severo e os padres acolhem Catarina e aprovam sua decisão de contar a
verdade à polícia. Catarina afirma ao desembargador que Marê não atirou no pai. Júlio descobre que Gaspar pressionou Catarina. Gilda diz a Gaspar que Júlio entrou com um pedido de anulação da sentença de Marê. Orlando procura por seu filho, sem sucesso. Catarina é demitida por Gaspar. Marê é libertada da prisão, e Júlio a beija. Sexta-feira, 31/03
Orlando vê Marê deixar a prisão com Júlio. Marê afirma a Júlio que não existe relacionamento amoroso entre eles. O prefeito Juscelino e Sarah se hospedam no Grande Hotel. Marê retorna ao Hotel e, na frente de Gilda, garante a Juscelino que foi vítima de uma armadilha. Gilda fica perturbada com a presença de Marê, e pede que Cândida assuma seu lugar como anfitriã do prefeito e sua esposa. Marê ameaça Gilda, que exige que Sílvio a coloque de volta na prisão. Tânia recebe uma carta de Luís. Júlio conta a Frei Severo que Marê está livre. Júlio confronta Verônica sobre sua relação com Anselmo. Orlando beija Marê. Sábado, 1º de abril Marê e Orlando se amam, mas a mulher afirma que viverá apenas para encontrar seu filho. Orlando e Marê decidem contatar Alice para saber de Ângelo. Marê reencontra os freis e padres. O circo chega à cidade, e Marcelino foge da Irmandade para procurar sua mãe entre os artistas. Orlando enfrenta Gaspar. Érico se desculpa com Marê e promete ajudá-la a retomar a presidência da empresa de seu pai. Gaspar alerta Gilda sobre a proximidade entre Érico e Marê. Padre Donato e Frei Leão encontram Marcelino e o confortam. Catarina decide deixar a cidade. Orlando encontra Alice. Marê é eleita a nova presidente do Grupo Rubião.
Conta que não bate
Um casal de namorados tinha o costume de ir ao motel e, quando iam, roubavam os sabonetes. Até que um dia eles resolveram contar os sabonetes. Ele tinha 22 e ela 35.
leia com atenção:
Se depois dos 50 anos você acordar com nenhuma dor é porque você está morto. os nove
- Votorantim é a cidade dos nove.
- Como assim?
- Quando não venta, chove.
38 25 a 31 de março de 2023
quer ver o seu aniversário ou de quem você ama nesta página? basta enviar as fotos e as informações para gazetadevotorantim@ gmail.com com dez dias de antecedência!
sIlVIo
CaValheIro
Silvio, feliz aniversário! Que a felicidade acompanhe sempre você, não só hoje, mas todos os dias da sua vida.
mIdIã lopez
Parabéns para você, Midiã! Desejamos um aniversário muito especial e alegre, e que a sua vida seja sempre abençoada por felicidade, saúde e amor, pois você merece!
ClaudIneI fernando de paula rIbeIro
Claudinei, que seu aniversário seja repleto de palavras de carinho e abraços sinceros. Parabéns!
WIlma CrIsto
Parabéns, Wilma! Que sua vida seja uma soma de bênçãos e vitórias. Que a felicidade te persiga sempre!
lê baeza
Feliz aniversário, Lê Baeza! Que especialmente hoje se celebre o amor e a paz para seu coração se tornar ainda mais belo. É um privilégio ter você como amigo!
joel robson
Feliz aniversário, Joel Robson! Que você faça desse dia um momento muito especial, pois momentos como esses são para serem lembrados. Você é uma pessoa muito especial! Parabéns!
39 25 a 31 de março de 2023
Social 27
26
26
28
29
MAR
MAR
MAR
MAR 29 MAR
MAR
30 MAR
quer ver o seu aniversário ou de quem você ama nesta página? basta enviar as fotos e as informações para gazetadevotorantim@ gmail.com com dez dias de antecedência!
bruno
martIns
Bruno, querido, você já viveu muitos sonhos, mas ainda tem muitos mais para realizar. Desejamos muitos anos de vida felizes, muito sucesso, saúde e amor. Parabéns e um feliz aniversário!
26 MAR
CrIstIane soares
Cris, feliz aniversário! Que seja um dia inesquecível e o início de um novo ano na sua vida cheio de felicidade e muitas realizações.
jefferson
martInez
Feliz Aniversário! Que a alegria de viver esteja presente no seu coração hoje e sempre.
31 MAR
40 25 a 31 de março de 2023 Social