arquivamento é negado e MP prossegue com investigação sobre denúncias de assédio moral na GcM
Ao G1, Prefeitura afirmou que não “há quaisquer indícios de assédio moral ou provas”
Votorantim teve retrocesso em três de sete indicadores de avaliação da gestão Municipal animais de grande porte abandonados representam risco de acidentes e é problema de saúde pública
Pastor Lilo propõe lei para a permissão de livre estacionamento para veículos de imprensa
Prefeitura continua negando assédio moral na GcM
Operação Ferro Velho fiscaliza receptação de materiais furtados em Votorantim
aos 95 anos, morre o médico Pericles
Pinheiro da silva
Vira-latas da Vila nova protestam: dizem que concorrência com cavalos é desleal
www.gazetadevotorantim.com.br e região Ano 11 | Nº 503 | Votorantim | 4 a 10 de março de 2023 /gazetadevotorantim OcOrrências Pág. 23 Pág. 24 Pág. 5 Pág. 7 Págs. 2 e 3 Pág. 16 Pág. 10 Pág. 9
Investigação, que começou em 2021, envolve gravação escondida e perseguições Jorge Silva
do próximo ano.
Em seu escritório, Pivetta tem recebido munícipes, ex-secretários do governo Jair Cassola e de seu governo (2009-2012), além de membros do Partido dos Trabalhadores votorantinense que não aprovam a participação do PT no governo do PSDB.
mauro, LucIano, rodrIgo
serem políticos é que os três estão em pleno mandato. Mauro e Luciano no Legislativo e Rodrigo no executivo, e o trio tem trabalhado junto à comunidade. Assim, eles estão sempre em evidência. Mas, além do mandato que exercem, estão muito unidos. Eles se falam diariamente e dividem entre si o que cada um fez. Ao menos uma vez por semana se reúnem no “QG”, que fica no segundo andar da loja do Jardim Clarice Materiais para Construção, de propriedade do vereador Mauro.
FErnando oLIvEIra
Eric romero
Nesta semana, o ex-vereador Eric Romero não se reuniu com seu grupo, mas se utilizou do WhatsApp para conversar com vários ex-vereadores da cidade e com suplentes da eleição de 2020.
Romero, apesar de ser um dos nomes com potencial para o cargo Executivo do próximo ano, sabe que o legislativo tem uma importância grande dentro do cenário político local. Em 2020, queiram admitir ou não, a eleição de dois vereadores teve a mão de Eric Romero. Hoje nenhum dos dois eleitos caminham com Romero, e não será de se estranhar se ele decidir trabalhar com seu atual grupo para se eleger vereador e voltar à casa que já presidiu.
carlos augusto Pivetta
O ex-prefeito Carlos Augusto Pivetta, que insiste em dizer que não tem pretensão de ser candidato no próximo ano, é outro que tem reservado ao menos duas horas semanais de sua agenda para tratar de assuntos políticos e, mais propriamente, à eleição municipal
rodrigo Kriguer
O que Mauro do Materiais, Luciano Silva e Rodrigo Kriguer têm em comum além de
Fernando Oliveira é outro ex-prefeito que vem fazendo reuniões e chamando seus correligionários para expor seus planos e suas propostas para voltar a administrar a cidade. Mas diferentemente do também ex-prefeito Carlos Augusto Pivetta, Fernando Oliveira não tem tido problema nenhum em afirmar e garantir que seu projeto é voltar a ser prefeito.
marcoS mâncIo dISPoSto a ajudar Em uma coaLIzão PoLítIca
rEForço Para oS ProjEtoS dE turISmo dE votorantIm
A Secretaria de Cultura e Turismo de Votorantim passou a contar com uma profissional de turismo. Foi publicado na edição do jornal do município desta sexta-feira (03) a nomeação de Ana Amélia Soares Leite, que será a responsável pelo turismo. Com a nomeação, projetos de desenvolvimento no setor de turismo devem sair do estado adormecido que se encontram há muitos anos e passam a se tornar realidade. Mais do que estrutura física, Votorantim necessita urgentemente entrar no mapa de opção de turismo do estado, seja através do ecoturismo, do turismo de esportes radicais ou mesmo através de eventos culturais que a cidade deve passar a oferecer.
a cIdadE PaSSou a SEr dE IntErESSE turíStIco no govErno FErnando oLIvEIra
O passo mais significativo para o turismo da cidade foi quando a cidade foi classificada pelo Governo do Estado como Município de Interesse Turístico (MIT), graças ao trabalho do ex-secretário de cultura do governo Fernando Oliveira, Edson Cortez. Votorantim passou a receber cerca de R$600 mil anuais para investimento na área de turismo, em projetos contemplados nas diretrizes do Plano Diretor de Turismo (aprovado por unanimidade na Câmara Municipal em 2017).
a nova marquISE da Praça E o ParquE da cachoEIra da chavE São rEcurSoS do mIt
Dentre as ações com o recurso do MIT, está a reforma do Auditório Municipal “Francisco Beranger”, a nova Marquise da Praça de eventos, o Parque da Cachoeira da Chave e Parque da Serra de São Francisco, o novo Museu, reforma e reestruturação do Aquário Cultura, entre outras conquistas para a cidade.
marcELo macauS dEIxa a câmara dE votorantIm
marcos mâncio
Quem saiu da zona de conforto depois de mais de oito anos longe das questões políticas é o ex-vereador e ex-vice-prefeito Marcos Mâncio, que hoje se dedica à carreira acadêmica. Porém, em virtude das movimentações políticas e seu descontentamento com várias questões que envolvem partidos políticos e gestão pública que deixa a desejar, decidiu se filiar em um novo partido, o PSB, e diz que ajudará em uma coalizão política para se pensar uma Votorantim para os próximos 20 anos. Em entrevista à TV Votorantim na última quinta-feira (02), ele garantiu que cargo eletivo não está em seu projeto e sim ver uma mudança política e administrativa para Votorantim.
marcelo macaus
O jornalista Marcelo Macaus ocupou seu último dia de trabalho na Câmara de Votorantim na última terça-feira (28). Macaus, como é tratado pelos amigos e colegas de profissão, no tempo em que esteve à frente da assessoria de imprensa do vereador Ita cumpriu seu papel com maestria e sobretudo com muito respeito aos colegas de redação. Fosse final de semana ou feriado, Macaus não deixava as redações sem resposta, e, além de ser um profissional de extrema responsabilidade com suas funções, tem um bom humor acima do normal.
2 4 a 10 de março de 2023 Expediente: Provocare Editora e Comunicação Ltda ME As colunas assinadas são de total responsabilidade de seus autores e não necessariamente representam a opinião do jornal. Diretores presidentes: Mônica Marsal e Werinton Kermes | Responsável Jurídico: Ailton Bueno Scorsoline (OAB: 154912/SP) | Editor-chefe e Jornalista Responsável: Werinton Kermes (MTB 29.860/SP) | Edição: Luciana Lopez (MTB 45.396/SP) | Diagramação: Wilson Roberto Grillo Jr. Av. 31 de Março, 497 - 2º andar– Centro – Votorantim SP – CEP 18110-005 |e-mail: gazetadevotorantim@gmail.com Contato comercial: WhatsApp (15) 99189-2600 Site: www.gazetadevotorantim.com.br | Facebook/gazetadevotorantim | Instagram/gazetadevotorantim >> continua na pág.3
ErIc romEro
PIvEtta
mauro do materiais
Luciano Silva
Fernando oliveira
>> continuação da pág.2
noSSoS agradEcImEntoS a marcELo macauS
A Gazeta de Votorantim, TV Votorantim e os Portais do grupo só têm a agradecer. E que a nova geração e colegas jornalistas que estão em assessorias se espelhem em Marcelo Macaus e aprendam que quem trabalha com gosto, trabalha melhor e faz melhor. Sucesso ao Marcelo Macaus que vai fazer muita falta. trabaLho anáLogo à EScravIdão
Em caxIaS do SuL E o aSSédIo moraL na gcm dE votorantIm
Na última semana, soube-se que 200 homens contratados para trabalhar na colheita de uva para as vinícolas Aurora, Cooperativa Garibaldi e Salton foram resgatados de um alojamento em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, onde eram submetidos a “condições degradantes” e trabalho análogo à escravidão.
A notícia tomou repercussão internacional e envolveu três marcas muito conhecidas do segmentos de vinhos e sucos de uva (Aurora, Garibaldi e Salton). Esta coluna, nestes dez anos, tem tratado de assuntos e temas relacionados à cidade de Votorantim. Porém, um outro fato foi manchete nesta semana na mídia regional: “MP desarquiva inquérito que investiga denúncias de assédio moral contra agentes da Guarda Civil de Votorantim”, caso no qual servidores afirmaram que encontraram um gravador escondido na base com conversas dos guardas. Com a continuidade do inquérito, o G1 questionou a prefeitura e a resposta foi dada.
a rESPoSta Para o g1
quE a PrEFEItura dEu
“A Secretaria de Negócios Jurídicos informa que não há quaisquer indícios de assédio moral ou provas que amparem o afastamento do comando da GCM de Votorantim, seja na esfera judicial, seja na esfera administrativa.”
E o que isto tem a ver com o trabalho escravo de Caxias do Sul? Tem a ver que as empresas, percebendo o tamanho do problema, não se esconderam atrás de desculpas que nenhuma criança seria capaz de acreditar. Não acobertaram os responsáveis e não se eximiram de suas responsabilidades. Assumiram o erro, pediram desculpas, e vida que segue, mas com uma diferença: fica a experiência do erro para nunca mais errar. A Prefeitura de Votorantim perde grande chance de mostrar que é grande, que é humana e, acima de tudo, não compactua com ações criminosas. Ou os servidores que passaram a ter transtornos e depressão não são provas suficientes do assédio moral que sofreram?
trEcho da carta PúbLIca dE vInícoLa acuSada dE trabaLho anáLogo à EScravIdão
Que sirva de exemplo para quem prefere ser conivente a assumir o erro: “...Primeiramente, gostaríamos de apresentar nossas mais sinceras desculpas aos trabalhadores vitimados pela situação. Ninguém mais do que eles trazem, nos ombros curados pelo Sol, o peso de uma prática intolerável, ontem, hoje e sempre. A testa daqueles que fazem o Brasil acontecer, todos os dias, às custas do seu suor honesto, deveria estar sempre erguida, orgulhosa, e nunca subjugada pela ganância de uns poucos. Repudiamos isso com todas as nossas forças.
Em seguida, sentimo-nos obrigados a estender essas desculpas ao povo brasileiro como um todo, não apenas como discurso, mas como prática. Já cometemos erros, mas temos o compromisso de não repeti-los. Como empresa, garantimos que a atenção a um tema que nos é tão relevante será redobrada, práticas serão revistas, e todas as garantias para que um episódio indesculpável como esse não venha a se repetir serão tomadas. Temos um longo caminho pela frente, mas todo longo caminho começa com um primeiro passo, e ele é dado agora.
Desde já estamos trabalhando em um programa robusto que deve implementar mudanças substanciais nas dinâmicas da Vinícola Aurora. Essas mudanças devem qualificar não apenas a nossa relação com todos os parceiros, na busca de obtermos
controle sobre os processos como um todo, mas também nas práticas e políticas internas da empresa e quanto ao nosso papel enquanto agente econômico, social e cultural de destaque em nossa região e a responsabilidade que advém disso.”
3 4 a 10 de março de 2023
4 4 a 10 de março de 2023
Pedido de arquivamento é negado e MP prossegue com investigação sobre denúncias de assédio moral na
Luciana Lopez
O Conselho Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo (CSMP) não homologou o pedido de arquivamento feito pela Promotoria de Justiça de Votorantim do Inquérito Civil instaurado em 2021 para apurar eventual ato de improbidade administrativa decorrente de suposta irregularidade no âmbito da Guarda Municipal de Votorantim (GCM). A deliberação é datada de 07 de fevereiro.
A investigação apura assédio moral, assédio sexual e monitoramento de imagem e de voz por meio de gravação ilícita.
O Conselho Superior solicitou novas diligências, dentre elas a análise do resultado do Procedimento Administrativo Disciplinar, instaurado pela Corregedoria da Guarda Municipal de Votorantim, e análise do andamento da ação civil pública proposta pelo Ministério Público do Trabalho em face do Município de Votorantim.
A 3ª Promotora de Justiça de Votorantim, Alessandra Aparecida Gomes Koga, informou “que o Inquérito Civil continua em andamento, sendo que houve um pedido de arquivamento, o qual não foi homologado pelo CSMP, que solicitou novas diligências. Assim, o procedimento permanece em tramite para cumprimento das diligências determinadas e posterior reanálise da situação”.
Em 22 de fevereiro, a Promotoria solicitou os documentos à Prefeitura de Votorantim e ao Ministério Público do Trabalho.
O pedido de arquivamento foi fundamentado na interpretação do artigo 11 da Lei n.º 8.429/92, com a redação promovida pela Lei n.º 14.230/21, a qual dispõe sobre as sanções aplicáveis em virtude da prática de atos de improbidade administrativa. O artigo 11 conceitua o ato de improbidade administrativa por violação a princípio e especifica em quais casos pode-se considerar improbidade. Assim, os atos investigados no processo administrativo disciplinar devem ser enquadrados exatamente em um ou mais incisos do dispositivo.
O Conselho observou a irretroatividade da lei. “Ademais, os princípios da segurança jurídica e da irretroatividade da lei extraídos do artigo 5.º, inciso XXXVI, da Constituição Federal de 1988, do artigo 6.º da Lei de Introdução às Normas de Direito Brasileiro e do artigo 14 do Código de Processo Civil devem orientar a análise acerca da retroatividade das alterações legislativas”, diz trecho da análise.
o que diz o ministério
Público do trabalho
O Ministério Público do Trabalho (MPT) ingressou com ação civil pública contra a Guarda Municipal/Município de Votorantim.
O processo judicial está em segredo de justiça, de forma que detalhes sobre seu andamento não podem ser divulgados.
Porém, o MPT informou que não houve celebração de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e ainda não houve o julgamento de sentença.
o que diz a Prefeitura
A Prefeitura de Votorantim não respondeu aos questionamentos feitos pela Gazeta de Votorantim acerca do andamento do Procedimento Administrativo Disciplinar, instaurado pela Corregedoria da Guarda Municipal de Votorantim.
No entanto, ao site de notícias G1, a Prefeitura respondeu na quinta-feira (02): “A Secretaria de Negócios Jurídicos informa que o Ministério Público estadual não arquivou o inquérito ainda, pois não tem ciência da ação proposta pelo Ministério Público do Trabalho e aguarda apuração interna da Prefeitura de Votorantim. A Secretaria de Negócios Jurídicos informa que não há quaisquer indícios de assédio moral ou provas que amparem o afastamento do comando da GCM de Votorantim, seja na esfera judicial, seja na esfera administrativa.”
Entenda o caso
Denúncias de assédio moral no âmbito da GCM de Votorantim foram apresentadas
à Prefeitura de Votorantim, através da Corregedoria da GCM, à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Votorantim, ao Ministério Público e ao Ministério Público do Trabalho em 2021.
As acusações, feitas oficialmente por, pelo menos, sete guardas civis municipais (gcms) -e apoiadas por outros mais - estão relacionadas ao tratamento desigual entre os mesmos níveis hierárquicos e perseguições que afirmam sofrerem por motivações políticas.
A situação piorou quando mais da metade do efetivo se negou a tomar a vacina contra covid-19 quando disponibilizadas aos gcms, em 08 de fevereiro de 2021, antes do período regulamentado pelo Ministério da Saúde para a classe.
Gravações ocultas de conversas, mudanças bruscas nas escalas sem prévio aviso e sem justificativa de interesse ao bem público, atos de machismo, e negligência em relação à denúncia de assédio sexual e as de assédio moral apresentadas, são alguns dos tópicos narrados pelos denunciantes.
No mesmo ano, um gravador de áudio foi encontrado na sede da corporação e levado para a Polícia Civil. O dono do gravador, subcomandante da GCM, prestou queixa também na Polícia Civil por não ter encontrado o objeto no local em que deixou escondido.
Em portaria da prefeita Fabíola Alves da Silva Pedrico, em agosto de 2022, foi nomeado como ouvidor da GCM, o guarda civil Frederick Andreoli, irmão do subcomandante da Guarda Municipal de Votorantim, Lucas Andreoli.
5 4 a 10 de março de 2023
Cidades
GcM de Votorantim
Ao G1, Prefeitura afirmou que não “há quaisquer indícios de assédio moral ou provas”
Jorge Silva
Investigação começou em 2021
cachorros vira-latas não querem concorrência com cavalos vira-latas
7 4 a 10 de março de 2023
“a secretaria de negócios Jurídicos informa que não há quaisquer indícios de assédio moral ou provas que amparem o afastamento do comando da GcM de Votorantim”
Votorantim teve retrocesso em três dos sete indicadores de avaliação da gestão municipal, segundo o TcE-sP
A cidade de Votorantim apresentou um retrocesso no Índice de Efetividade de Gestão Municipal (IEGM), indicador lançado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) para monitorar a qualidade das políticas públicas implantadas pelas administrações municipais. Os dados locais colocaram o município na categoria C+, em 2021, o equivalente a “fase de adequação”, enquanto que no ano anterior, o município havia obtido nota B (efetiva). Para se ter ideia, dos sete indicadores, Votorantim apresentou queda em quatro, sendo que em apenas um houve avanço.
O IEGM leva em consideração dados de 2021 sobre o atendimento público em educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, proteção ao cidadão (Defesa Civil), meio ambiente e tecnologia da informação fornecidos pelas próprias prefeituras.
Em Votorantim, o pior resultado foi em efetividade na gestão da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, com foco em infraestrutura escolar, com resultado C em 2021, que é considerado “Baixo Nível de Adequação”, ante o C+, em 2020.
Os demais retrocessos foram avaliados nas áreas de Planejamento, Saúde e Meio Ambiente. No caso da Saúde, o órgão mede os resultados da área por meio de quesitos relacionados à Atenção Básica, às Equipes de Saúde da Família, aos Conselhos Municipais de Saúde, a tratamentos e vacinação. Na área de Planejamento foram medidos a mede a consistência entre o planejado e o efetivamente implementado e a coerência entre as metas e os recursos empregados, enquanto que no Meio Ambiente foram medidos os resultados das ações relacionadas ao ecossistema que impactam serviços
e a qualidade de vida do cidadão. Examina dados sobre resíduos sólidos, educação ambiental e estrutura dos conselhos relacionados ao setor, entre outros.
Já com relação a utilização dos recursos tecnológicos em áreas como capacitação de pessoas, transparência e segurança da informação se manteve em C+ (em fase de adequação). O único índice de efetividade que obteve avanço de um ano para outro foi em no setor de segurança dos municípios diante de eventuais acidentes e desastres naturais (Defesa Civil), que subiu de C para C+.
A má classificação de Votorantim no IEGM reflete a falta de inovação e da execução de projetos na cidade diante do cenário de queda na arrecadação, na avaliação do
economista e especialista em Gestão Pública, José Carlos da Silva. “A pandemia da Covid-19 afetou a gestão dos municípios, dos Estados como um todo, mas justamente é isso que o indicador mede. No caso de Votorantim faltou uma gestão mais flexível para lidar com a queda no orçamento, como por exemplo uma captação mais efetiva e rápida de recursos da dívida ativa e um maior planejamento para aplicação de recursos”, afirmou.
vice se manifesta, já Prefeitura culpa covid-19
Quem utilizou suas redes sociais para se manifestar em relação ao resultado foi o vice-prefeito, Rodrigo Kriguer. “Infelizmente,
com relação a 2020, o nosso município sofreu um grande retrocesso na avaliação geral do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M)”, disse.
Questionada, a Prefeitura de Votorantim informou que mais de 94% dos municípios paulistas tiveram classificação C ou C+ em 2021, ou seja, que não foi uma classificação apenas de Votorantim, “pois os municípios foram impactados no índice geral pela pandemia SARS COVID 19, em seu período mais crítico, com escolas fechadas e serviços paralisados. Uma análise rápida dos dados permite constatar o déficit, que por meio de outras estatísticas, já estava sendo observado e está sendo tratado pela administração municipal”, finalizou.
9 4 a 10 de março de 2023
Marcelo Andrade
Paço municipal
Jorge Silva/Arquivo
Espalhados pela cidade, animais de grande porte abandonados representam risco de acidentes e é problema de saúde pública
em Votorantim
Andando pelas ruas, avenidas, estradas e até mesmo em praças públicas de Votorantim uma cena se mostra comum, independentemente do bairro: animais de grande porte, como cavalos, bois e vacas, circulam livremente, se juntando a cães e gatos. Sem donos, eles vagam dia e noite pela cidade à procura de água, comida ou, simplesmente, de um lugar para descansar. Esse cenário, além de retratar caso de abandono e maus tratos desses animais, representa risco de acidentes e um problema de saúde pública para o município.
No último dia 25 de fevereiro, um colaborador da Gazeta de Votorantim enviou foto onde retratava sete cavalos revirando contêineres de lixo em busca de alimentos numa das ruas da Vila Nova Votorantim. A cena causou um misto de revolta, pena, indignação e críticas aos eventuais donos e ao poder público municipal.
Muitas vezes, eles fogem por conta da fragilidade e ineficiência das cercas das propriedades. Fora dos locais em que estão acostumados, os animais perdem a referência do ambiente e ficam desorientados. O barulho e movimentação intensa das vias são fatores que podem assustar ainda mais
o animal e, na tentativa de escapar deste ambiente estranho, podem ser atropelados, causar prejuízos financeiros ou acidentes.
Quando identificados, proprietários ou detentores de animais podem responder, civil e criminalmente, pelos danos que eles causarem a terceiros em acidentes nas vias públicas e rodovias.
Em Votorantim, a Lei Municipal 2.830, de 5 de agosto de 2021, em seu parágrafo 2º, inciso 1º, proíbe o abandono de animais em vias públicas, em residências fechadas ou inabitadas. Ela estabelece multa de R$ 2 mil por animal e ela dobra em caso de reincidência. Entretanto, ao que parece a lei é insuficiente para evitar esse tipo de problema, que em anos anteriores já causou a morte de pessoas na cidade.
A Lei de Crimes Ambientais (Lei 9605/98) estabelece maus tratos como crime. O decreto 24645/34 (Decreto de Getúlio Vargas) coloca o abandono como maltrato, possibilitando que qualquer pessoa que testemunhe o abandono de animais domésticos ou exóticos possa denunciar o caso à polícia.
manifestações à gazeta
Na cidade, cavalos, vacas e bois têm sido vistos com frequência na região da Vila Nova, Barra Funda, do Jardim Novo Mundo e do Vossoroca. E, bastou a publicação da foto na página da Gazeta nas redes sociais para que os leitores se manifestassem e divulgassem fotos de flagrantes de situações semelhantes.
“Aqui no Vossoroca, próximo a escola também tem uns que ficam soltos na avenida Altamiro Ferreira”, disse Ana Paula Silva. “Vila Nova abandonada! Isso é todo o dia uma judiação. Tem mais cavalos abandonados do que cachorros aqui na Vila Nova e ninguém toma providências...”, emendou
“Vou fazer caminhada cedo e está cheio de cavalos todos comendo lixo em frente ao mercado (da Vila Nova)”, disse Roseli Ferreira. Já Fábio Ribeiro relatou que no bairro Mirante dos Óvnis também presenciou vários animais nas ruas. “Correm o risco de atropelamento ou de causar acidentes”, resumiu. Além de críticas aqueles que abandonam seus animais, também sobram ao poder público pelo que classificam de falta de maior fiscalização. “Governo de Votorantim, ‘bora’ fazer valer as responsabilidades”, disse Roberval Pinheiro. “Enquanto não houver uma punição bem severa para os donos isso não vai mudar! Cadê a Zoonoses para resgatar esses animais e aplicar uma multa bem alta por cada animal na rua?”, questionou a leitora Isadora Carriel.
acidentes e mortes
A frequência de animais de grande porte, equinos e bovinos, soltos pelas ruas, avenidas e rodovias da cidade não é novidade, mas se intensificou nos últimos meses. Um perigo à vida do motorista etambém do animal. Registros de acidentes são recorrentes. Um exemplo ocorreu no dia 5 de novembro de 2019, quando o aposentado Admir França, de 57 anos, sofreu um grave acidente ao bater o carro que conduzia contra um cavalo na Estrada Irineu de Oliveira Campos, conhecida como Estrada da Light, na região do bairro Barra Funda, em Votorantim. Sua mãe, Otília de França, de 82 anos, que estava no veículo, faleceu três dias depois. Uma irmã de Admir ficou ferida e o animal também morreu.
A Gazeta de Votorantim enviou uma série de questionamentos à Prefeitura, mas até o fechamento desta edição não obteve resposta.
10 4 a 10 de março de 2023
Marcelo Andrade
Ana Rita Martinelli.
animais vagam pelas ruas a procura de alimentos
Ana Leia Pereira/ cortesia
abandono é considerado maltrato
cena é comum em muitos bairros da cidade
Claudio Saldanha/ cortesia
Claudio Saldanha/ cortesia
Cidades
(oscar Wilde)
*Esta coluna traz pensamentos de diversos autores.
raImunda macEdo doS SantoS
Faleceu em 24/02/2023, aos 74 anos, deixando os filhos Gilvan, 56 anos, Francisca, 55, Francinete, 54, Antonio, 51, e Maria, 48. Sepultamento em Votorantim, no cemitério São João Batista.
rEgInaLdo martInS
Faleceu em 24/02/2023, aos 55 anos. Sepultamento em Votorantim, no cemitério São João Batista.
vagnEr bEnEdIto PIccInato
Faleceu em 24/02/2023, aos 53 anos. Sepultamento em Sorocaba, no cemitério Saudade.
ana LucIa FErrEIra
Faleceu em 25/02/2023, aos 55 anos, deixando os filhos Bruno, 36 anos, Francine, 34, Jessica, 32, Ana Paula, 30, Luiz Fernando, 25, Mariana, 23, e Ana Beatriz, 17. Sepultamento em Votorantim, no cemitério São João Batista.
carLoS aLExandrE macarronI
Faleceu em 25/02/2023, aos 39 anos, deixando os filhos Eduarda, 12 anos, e Gustavo, 10. Sepultamento em Sorocaba, no cemitério Memorial Park.
amaLIa FELIcIano buEno
Faleceu em 26/02/2023, aos 83 anos, deixando os filhos Wilson, 64 anos, Elisete, 61, e Ledson, 56. Sepultamento em Votorantim, no cemitério São João Batista.
anESIo conto
Faleceu em 27/02/2023, aos 94 anos, deixando os filhos Anesio Junior, 68 anos, Adilson, 63, e Rodolfo, 61. Sepultamento em Sorocaba, no cemitério Saudade.
romuaLdo LoPES dE LIma
Faleceu em 27/02/2023, aos 50 anos, deixando a esposa Andrea do Carmo Alves Fogaça Lima, e o filhos Gabriel, 14 anos. Sepultamento em Votorantim, no cemitério São João Batista.
marcoS Souto LuIz
Faleceu e, 27/02/2023, aos 58 anos, deixando a esposa Carmelita de Paulo Luiz, e os filhos William, 33 anos, Erica, 31, e Danilo, 13. Sepultamento em Votorantim, no cemitério São João Batista.
LuIz carLoS barboSa
Faleceu em 28/02/2023, aos 72 anos, deixando os filhos Roseli, 51 anos, e Wilson, 45. Sepultamento em Votorantim, no cemitério São João Batista.
maSSuo hIraI
Faleceu em 01/03/2023, aos 91 anos, deixando os filhos Edgar, 64 anos, e Silvio, 60. Sepultamento em Sorocaba, no cemitério Pax.
Lazaro rovEntInI da SILva
Faleceu em 01/03/2023, aos 83 anos, deixando os filhos Israel, 63 anos, Sandra Lucia, 61, Xisto Marcos, 60, Jose Reinaldo, 57, e Eliseu, 56. Sepultamento em Sorocaba, no cemitério Memorial Park.
marIa da SILva amaraL
Faleceu em 01/03/2023, aos 95 anos, deixando os filhos Maria Jose, 77 anos, Lourdes, 73, Marli, 63, e Mauri, 63. Sepultamento em Votorantim, no cemitério São João Batista.
marIa vaLErIa mILLEr
Faleceu em 02/03/2023, aos 65 anos, deixando o marido Elzo Sevella, e os filhos Eduardo, 30 anos, e Fernando, 26. Sepultamento em Votorantim, no cemitério São João Batista.
thEodEmIr domInguES SaLES
Faleceu em 02/03/2023, aos 76 anos, deixando a esposa Maria Aparecida Godoy Sales, e os filhos William, 53 anos, Cleiber, 52, Marcio, 50, Sandro, 50, e Audrey, 42. Sepultamento em Votorantim, no cemitério São João Batista.
12 4 a 10 de março de 2023
“Cada um de nós tem um céu e um inferno dentro de si.”
brinquedos para pessoas com deficiência Essa imagem, com crianças sem deficiência física em brinquedos adaptados na Praça de Eventos de Votorantim, é de 26 de fevereiro de 2023. Como o pessoal esquece rápido de tudo. A imprudência dos pais e responsáveis não tem limites! Entendo que mesmo com toda sinalização, pode ser que o pessoal não tenha leitura ou o mínimo de conhecimento em imagens que mostram a finalidade dos brinquedos. Prefeita Fabíola Alves, talvez fosse legal solicitar que a Guarda Civil Municipal (GCM) - que estava presente - fizesse esse trabalho de orientação. Para quem vivenciou a cena, o luto (em dezembro), é lamentável ver que tudo pode voltar a acontecer a qualquer momento. Observação: tem fila para entrar no brinquedo. Adultos, crianças, bebês. Um próximo acidente fatal é iminente se a prefeitura e o poder público continuar fingindo não estar vendo.
Jessé Dias
resposta da Prefeitura de votorantim: A demanda foi encaminhada ao setor responsável
Escola aurora Fontes
As aulas começaram e a escola Aurora Fontes encontra-se assim. Todo cuidado é pouco com a limpeza para nossos pequenos. Têm mato grande, telhas, e isso atrai bichos peçonhentos
Está um caos essa escola. Faltam muitas melhorias.
resposta da Prefeitura de votorantim: Estão sendo providenciadas ações de conscientização para a correta utilização dos equipamentos.
Imóvel abandonado
Precisamos de ajuda no bairro Rio Acima com imóvel abandonado. Estão vindo ratos escorpião e mosquito da dengue do lado rua Santa Filomena, número 211. Já fiz denúncia faz 15 dias e nada de resolver na vigilância.
Wellington Campos
resposta da Prefeitura de votorantim: As escolas municipais estão recebendo serviços de capinação, roçagem, limpeza e manutenção de acordo com cronograma.
Estrada do cubatão
Nós, moradores, estamos indignados com a falta de respeito da Prefeitura para com a população de Votorantim. Prefeitura municipal de Votorantim e prefeita Fabíola, temos nossos direitos como munícipes.
A estrada do Cubatão está ruim e esburacada. Como se não bastasse isso, um morador avançou a cerca em direção à estrada, impossibilitando a passagem de ônibus escolares. E nos trechos de subida também necessitam de manutenção com maquinário para melhorar o tráfego de veículos.
Lucia Farias
atenção do Poder Executivo para a realização do mesmo e agradecemos a colaboração. José Antonio de Oliveira “Gaguinho”, Vereador.)
Wellington José Pazinato Fonseca
resposta da Prefeitura de votorantim: As demandas foram encaminhadas aos setores responsáveis
Praça do Fornazari
Nossa pracinha aqui do bairro Fornazari está abandonada, muito mato alto e lixo para todo lado.
Miguel Medeiros
reposta da Prefeitura de votorantim: A demanda foi encaminhada ao setor responsável
Licitação para manutenção de veículos
A prefeita abre licitação para manutenção de veículos, mas não chama os aprovados no concurso de mecânico de autos da Prefeitura de Votorantim.
Hugo Morais
resposta: A Prefeitura de Votorantim não encaminhou resposta até o fechamento desta edição.
árvore com risco de queda
Gostaria de um apoio referente a uma solicitação feita há mais de um ano e até agora não foi atendida, isso porque era urgente, conforme consta no documento.
A árvore está podre, a ponto de cair em cima das casas e de crianças que brincam no local e, com a chuva. continua cada dia pior.
(Conteúdo do Ofício 052/2022: Votorantim, 24 de janeiro de 2022. À Senhora Prefeita: Estamos pela presente, solicitando à senhora Prefeita Municipal junto com a secretaria de Meio Ambiente e seu Secretário Carlos Alberto Leite (Mineiro) que envie uma equipe técnica com URGÊCIA para realizar a retirada da àrvore prestes a cair na Estrada Benedita Maria de Camargo, Bairro Capoavinha número 54. Tal solicitação se faz necessária devido à árvore estar com risco de queda, podendo cair em cima de um pedestre ou residência, podendo causar um acidente fatal e também pelo motivo de a mesma estar entre os fios de energia podendo causar um incêndio e queda de energia em toda região. Pedimos encarecidamente a
resposta da Prefeitura de votorantim: A demanda foi encaminhada ao setor responsável agendamento na ubS vila garcia
A UBS da Vila Garcia tem apenas um dia para marcar as consultas de todos os pacientes e os médicos ficam parados sem fazer nada. Demora um mês para a primeira consulta de pré-natal. E a espera para as consultas agendadas com dentista é de mais de uma hora. (autoria preservada)
resposta da Prefeitura de votorantim: As agendas médicas são abertas no dia 1º útil de cada mês, para consultas a serem realizadas no decorrer de todo o mês. Ressaltando que há atendimento médico diariamente na UBS, mesmo em dia de agendamento.
Com relação às consultas de pré-natal, no momento da abertura são solicitados exames de rotina e a gestante já sai com sua consulta agendada conforme protocolo (ginecologia e dentista).
O atendimento odontológico é realizado conforme horário agendado, sendo que o tempo de espera varia de acordo com a necessidade e a complexidade do procedimento.
Praça no vossoroca
Minha avó mora perto dessa praça localizada na Rua Noberto Corrêa da Silva, no bairro Vossoroca, Votorantim, e está sem condições nenhuma de levar uma criança para brincar, pois olha a situação de tudo isso. A quadra sem condições, cheio de mato, não tem nem brinquedo para brincar, virou um local de abandonado, um local esquecido, estou revoltada com isso. Espero que isso se resolva e tenha melhorias, pois espero um dia olhar e falar: “nossa, que praça linda” e não olhar igual vejo agora e falo: “que praça feia”.
Emili Vitori
resposta da Prefeitura de votorantim: A demanda foi encaminhada ao setor responsável
14 4 a 10 de março de 2023 Envie conteúdos para esta coluna pelo Whats app (15) 99189-2600 ou Facebook/gazeta de votorantim
Pollyana Rosa
gazetadevotorantim www. .com.br Acesse
cesar silva pede informações sobre condições estruturais do prédio da creche do real Parque
Divulgação
Saber se a Prefeitura de Votorantim por meio da Secretaria de Educação está ciente dos problemas estruturais apresentados no prédio do Centro Municipal de Educação Infantil “Clélia Carrara”, no Real Parque. Esse é o tema do requerimento do vereador Cesar Silva (Cidadania) para a sessão ordinária da próxima terça-feira (07), na Câmara Municipal de Votorantim, que terá início às 9h.
Conforme o vereador Cesar Silva, no dia 29 de junho de 2020 foi inaugurada a referida unidade, com capacidade para atender cerca de 200 crianças, na região do bairro Real Parque. Prédio este construído num terreno de 3.255 metros quadrados e com 1.032 metros quadrados de área edificada.
O parlamentar ressalta que a inauguração trouxe grande alívio para a região do Itapeva, levando em consideração o crescimento populacional enfrentado na localidade, que já era assistida por outras duas unidades que atendem como creche, como a “Geraldo Bernardino Santos”, no Jardim São Lucas e “Maria José Silva Oliveira”, no Itapeva.
Porém, o prédio da CMEI “Clélia Carrara”, que tem cerca de dois anos e meio de construção, portanto entendendo que está na garantia pelos serviços prestados pela construtora licitada para tal obra, vem apresen-
os problemas mais preocupantes são trincas, rachaduras e afundamentos de área concretada
tando inúmeros problemas estruturais.
“Essa preocupação dos pais de alunos fez com que procurassem esse vereador, para saber se a Prefeitura já notificou e cobrou um plano de ação por parte da construtora”, ressalta.
Os problemas mais preocupantes são trincas, rachaduras e afundamentos de área concretada, e isso fica muito perceptível, de modo especial aos pais, que adentram a unidade, como ocorrido durante as comemorações escolares do final do ano e em reunião realizada com os responsáveis dos alunos no início do ano letivo.
Mauro do Materiais pede aluguel social para famílias que tiveram suas casas interditadas por causa de infiltração
O vereador Mauro do Materiais (PTB), dando continuidade ao atendimento das famílias que foram prejudicadas por um rompimento de tubulação de água na Rua José Laureano de Camargo, no Bairro Jardim Serrano II, em Votorantim, esteve novamente no local acompanhado de um engenheiro contratado pela empresa Águas de Votorantim para amparar tecnicamente as famílias que foram atingidas pela infiltração.
Ocorre que três famílias estão fora de suas casas, pois, segundo informações da Defesa Civil, estariam com risco, e por conta dessa situação, o vereador Mauro do Materiais protocolou junto à Câmara Municipal de Votorantim, na última quarta-feira (01), requerimento de informação questionando a prefeita Fabíola Alves, se a Prefeitura tem em suas unidades orçamentárias valores a
Pastor Lilo propõe lei para a permissão de livre estacionamento para veículos de imprensa
O vereador Pastor Lilo (União Brasil) irá protocolar na Câmara Municipal de Votorantim na próxima semana um projeto de lei para instituir em Votorantim a permissão de livre estacionamento para veículos de imprensa.
Caso a lei seja aprovada, a os veículos de órgãos de imprensa poderão estacionar em local permitido e regulamentado, sem o pagamento de quaisquer taxas, tarifas e outras cobranças, desde que estejam a serviço realizando cobertura jornalística para emissoras de rádio, televisão, jornais e periódicos virtuais, e não interrompam o fluxo normal dos demais veículos nas vias públicas. Para tanto, os veículos deverão estar cadastrados na Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, que liberará um adesivo de autorização.
O vereador afirma que a proposta é colaborar com o trabalho desenvolvido pelas empresas de comunicação no Mu-
serem custeados pelo poder público referente ao aluguel social, quais seriam as formalidades para que os moradores que estão fora de suas casas pudessem terem esse direito, quais as Secretarias, Departamentos ou Setores que elas podem procurar na Prefeitura, entre outras questões.
Mauro ainda questiona se para o próximo Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias e no Projeto de Lei do Orçamento Anual, o Governo Municipal poderia incluir de forma mais transparente esse tipo de benefícios para que as famílias que necessitam de forma emergência em casos de inundação, infiltrações graves, desbarrancamento, possam ter seus direitos entre eles o do aluguel social atendido sem a morosidade que sempre vem acompanhada dos procedimentos administrativos do Poder Público.
Divulgação
nicípio de Votorantim, “considerando que a imprensa possui papel de fundamental importância na construção da democracia em nossa cidade. Os fatos que são registrados como notícias e no futuro entram para a memória popular, e para os compêndios da história”.
A proposta de Lilo não é inédita, visto que a maior parte dos municípios brasileiros que possuem órgãos de imprensa já possuem essa regulamentação, a exemplo da cidade vizinha de Sorocaba.
“Acreditamos que a imprensa presta um serviço público de bem informar as autoridades e a população. Daí a necessidade de se facilitar o trabalho desenvolvido pelos profissionais da imprensa em nosso Município, regulamentando, assim, o livre estacionamento para este segmento, como já ocorre com os carros de transportes de valores, uma atividade importante, mas também de cunho econômico privado”, finalizou o vereador.
ita questiona a situação estrutural do centro de Especialidades Odontológicas
A falta de manutenção, sobretudo nos aparelhos de radiografia, do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) de Votorantim motivou o vereador Ita (Cidadania) a apresentar um requerimento na sessão legislativa desta terça-feira (28). Ele quer saber qual é a real situação estrutural da unidade que oferece atendimento gratuito à população.
Pacientes do CEO procuraram por Ita para reclamar que as máquinas de radiografias estão quebradas e aguardando conserto há muito tempo. Eles alegam que o problema tem afetado diretamente nas consultas e nos tratamentos ali prestados.
O vereador explica que a radiografia é extremamente importante para o diagnóstico e possibilita ao dentista informações que nem sempre são notadas no exame clínico, como cáries ocultas, perdas ósseas, perfurações ou fraturas dentárias. No entanto, o equipamento precisa estar em bom funcionamento, o que não ocorre no CEO.
Ita lembra que há uma lei municipal que impede os vereadores de visitarem as unidades públicas, inclusive as de saúde, para fazer a fiscalização. Assim, não restou outra alternativa a ele, senão questionar o Poder Público por meio do requerimento que foi aprovado por unanimidade.
Entre outras coisas, o parlamentar quer saber qual é a real situação estrutural do Centro de Especialidades Odontológicas, o que a Administração Municipal vem fazendo para melhor equipar a unidade e se procede a informação de que os aparelhos de radiografia estão quebrados.
Para Ita, se os equipamentos não estão funcionando precisam ser consertados o quanto antes. No seu entendimento, a população não pode ser prejudicada pela inércia do Poder Público. “Eu não posso ir até lá [ao CEO] fiscalizar pessoalmente. Até esse direito nos foi tirado. Isso é um absurdo. Mesmo assim, vou cobrar insistentemente uma providência por parte da prefeitura”, conclui.
16 4 a 10 de março de 2023
mauro do materiais orientou os moradores da rua josé Laureano de camargo, jardim Serrano II
Pastor Lilo
Divulgação
cesar
silva
propõe que “Hino dos Vanguardeiros” seja declarado Patrimônio
cultural imaterial
A Câmara Municipal de Votorantim aprecia na sessão ordinária da próxima terça-feira (07), o Projeto de Lei de autoria do vereador Cesar Silva (Cidadania) que declara Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Votorantim o “Hino dos Vanguardeiros”.
Para o vereador, que também é jornalista e pesquisador da história de Votorantim, o referido Projeto de lei é de suma importância para a cidade. “É uma forma de perpetuarmos todo o movimento para a emancipação da nossa cidade, além de contribuirmos para o resgate histórico”, ressalta.
O Hino dos Vanguardeiros é de autoria de Athayde Júlio, e foi composto no início de 1963. Na época Athayde tocava violão elétrico na Orquestra de Votorantim. Como a banda Orgulhosa era mantida pela indústria de tecidos Votorantim, sendo todos funcionários da mesma e, portanto, estavam à disposição do “movimento do Sim”, logo começaram a tocar o hino que caiu na graça popular, de modo especial dos Vanguardeiros. “Esse hino contribuiu para de forma criativa provocar os adeptos do não e era tocado na maioria das vezes, nos eventos favoráveis a Emancipação”, pontua o parlamentar.
O Projeto de Lei vem reafirmar a importância dessa produção musical no espectro cultural do Município. “Nossos vanguardeiros sempre guardaram com muito carinho, panos do “Sim”, carteirinhas
Thiago schiming homenageia a Fiação alpina pelos 30 anos de atuação em Votorantim
e diplomas que atestam a participação no maior evento democrático já visto na história de Votorantim”, comenta. Com essa canção não foi diferente, por isso, sendo apresentado nesse Projeto de Lei, como um Patrimônio Cultural Imaterial do Município. Entende-se por Patrimônio Cultural Imaterial as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas – junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural. Esse patrimônio cultural imaterial, que se transmite de geração em geração, é constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, em conformidade com o Art. 2º da Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial (UNESCO, 2003).
hino dos vanguardeiros (autoria de athayde júlio)
Já tivemos muita paciência
Não podemos sofrer mais assim
E faremos a independência
No distrito de Votorantim
Não podemos viver no esquecimento
Queremos a Emancipação
Nós queremos o desmembramento
Nós queremos a libertação
Vereador ita pressiona Prefeitura sobre cratera na Vila amorim
Um pequeno problema que, depois de um ano, se tornou algo muito maior.
No dia 13 de março de 2022 o vereador Ita (Cidadania) foi procurado por um morador da Vila Amorim, em Votorantim, pedindo atenção para o buraco que estava se formando na Rua Maria Ribeiro de Pontes, em frente ao nº 231.
Na ocasião, o parlamentar oficiou a Prefeitura Municipal de Votorantim e foi informado que logo estaria resolvido. Passado quase um ano, o vereador foi novamente procurado, pois o buraco havia se tornado uma cratera.
“Infelizmente nenhuma providência foi tomada. Visitei o local novamente na quarta-feira (01) e pude constatar que o problema não só está prejudicando a passagem dos veículos, mas também a locomoção dos moradores, como é o caso de um senhor de 77 anos que necessita de consultas médicas periodicamente e encontra muitas dificuldades para sair de casa com segurança, tendo em vista que a cratera está em frente à casa dele”, comenta Ita.
O vereador se comprometeu em, mais
uma vez, oficiar a Prefeitura Municipal. “Se em sete dias nada for feito, entrarei com uma ação no Ministério Público. Os moradores da Rua Maria Ribeiro de Pontes necessitam da nossa ajuda”, completa.
Por iniciativa do vereador Thiago Schiming (PSDB) – presidente do Poder Legislativo de Votorantim – a Câmara Municipal concedeu, na terça-feira (28), durante a Sessão Ordinária, votos de congratulações à Fiação Alpina (Alpina Têxtil) pelo transcurso de 30 anos de existência em Votorantim, construindo uma história de trabalho incessante dentro do segmento têxtil que é altamente competitivo e dinâmico, que exige eficiência nos investimentos, atenção constante às novas tendências de produtos e produção, sempre buscando se manter fiel ao projeto de continuar crescendo e valorizando seus produtos, clientes e colaboradores.
A Fiação Alpina é uma das maiores empregadoras da cidade e grande geradora de impostos, representando enorme importância à economia de Votorantim.
Consolidada, a Alpina Têxtil antecipa a aplicação de tecnologias e tendências à produção de fios, malhas e tecidos, que chegam ao mercado através de uma ampla rede de representantes distribuídos por todo território nacional, além de países do Mercosul.
Marcada pela constante inovação e moderno parque industrial, a Alpina Têxtil investe em tecnologia de ponta e na capacitação dos seus profissionais.
Um dos mais importantes conglomerados industriais do mercado têxtil brasileiro, contribui para geração de riquezas e o crescimento social do país oferecendo uma enorme variedade de fios, malhas e tecidos. Sua linha de produtos prioriza a excelência da qualidade, que somada ao atendimento diferenciado, é uma opção singular às necessidades dos diversos segmentos da indústria têxtil.
A Fiação Alpina foi fundada em 1978 no município de Morungaba, na Região Metropolitana de Campinas, pelo empresário Antonio Greco. Ao longo dos anos, a empresa passou por arrojadas inovações e ampliações para implementar sua capacidade e diversidade produtiva. Em 1992, adquiriu a Fábrica de Tecidos das Indústrias Votorantim dando início a um dos mais importantes grupos industriais do Brasil.
homenagem
Pela importância da Fiação Alpina para Votorantim, para a Região Metropolitana de Sorocaba, e para o País, o vereador Thiago Schiming propôs a homenagem, que trouxe à Câmara de Votorantim o Presidente da empresa, Antonio Grego. Ele estava acompanhado dos seguintes executivos: Osvaldo Berto Júnior (Diretor Industrial Fiação Alpina – Unidade Votorantim); Roberto José Coito (Gerente Industrial – Fiação Alpina – Unidade Votorantim); David Greco (Engenheiro de Produção – Fiação Alpina – Unidade Morungaba); Edi Carlos Ferreira da Silva – Gerente
de Manutenção – Fiação Alpina – Unidade de Morungaba); Leandro Ferreira Viana (Supervisor Geral Manutenção – Unidade Votorantim) e Manoel Sabóia Vilarins Sobrinho (Mestre Fiação – Unidade Votorantim).
a importância
Sobre a homenagem, na tribuna, Thiago Schiming enalteceu a importância da Fiação Alpina na história de Votorantim. “Neste ano, muito nos alegra a Fiação Alpina completar 30 anos de existência em solo votorantinense, onde há um complexo industrial que é expoente no mercado têxtil e abriga várias unidades de produção no mesmo endereço, tornando-a uma planta única, com as seguintes unidades de negócio: Fiação Alfa e Fiação Gama, Malharia Circular, Tecelagem, Tinturaria de fios, Beneficiamento para tecidos planos – Fluxo Aberto, Beneficiamento para tecidos planos e Malhas – Fluxo Corda, Acabamento Aberto e Tubular”.
E continuou Thiago Schiming: “São 30 anos de uma história marcada por grandes resultados, superação de desafios e reconhecida qualidade de seus produtos atendendo aos mais exigentes clientes tanto da indústria como do ramo da confecção e do varejo”.
No cenário atual, a Alpina Têxtil adota como premissa promover e apoiar a formação de novos profissionais através de um programa diferenciado voltado para Jovens Aprendizes e Estagiários de várias áreas técnicas, tais como: eletrônica, mecânica, mecatrônica, química, logística, moda, tecnologia têxtil e de informação. E mais, mesmo com as dificuldades advindas da pandemia nos últimos 2 anos, a Fiação Alpina – Unidade Votorantim está recebendo uma nova unidade produtiva com equipamento de tecnologia alemã e suíça de última geração que já está iniciando operação e, em breve, a unidade estará concluída, corroborando para um futuro de trabalho, e ainda, maior desenvolvimento para a nossa cidade.
18 4 a 10 de março de 2023
Cidades
todos
vereadores apoiaram a homenagem
thiago Schiming com os diretores da alpina
os
Divulgação
Situação do buraco em 13/03/2022 Situação do buraco em 16/03/2022
Se em sete dias o executivo não resolver, vereador Ita entrará com uma ação no Ministério Público
vereador Ita conversa com morador da vila amorim sobre a cratera
Divulgação
Mauro acompanha início da pavimentação de via entre sorocaba e Votorantim
Na tarde de terça-feira (28), o vereador Mauro do Materiais (PTB) participou da solenidade de início da terceira fase das obras de pavimentação da interligação da Rua Augusto Lippel com a Rua Heloísa Oliveira Evangelista, no Bairro Campolim, em Sorocaba, que dão acesso à Avenida Gisele Constantino, em Votorantim. A proposta e desafogar o trânsito da região.
“A previsão é que a intervenção esteja concluída em até 90 dias, entregando a pavimentação de toda essa importante via da cidade, cuja melhoria era aguardada há mais de 25 anos pela população e a qual trará melhor fluidez ao tráfego de veículos de toda a região”, comentou.
A pavimentação da Rua Augusto Lippel é uma parceria da Prefeitura com a Construtora Planeta, como medida mitigadora para compensar os empreendimentos realizados pela empresa em Sorocaba. As obras foram organizadas em três etapas, sendo que a primeira delas já está concluída; a segunda está em fase final e a terceira e última é a que foi iniciada agora. Os serviços estão a cargo da empresa contratada Céu Azul Terraplanagem e Pavimentadora Ltda.
“Essa obra é uma demanda muito antiga da população, que, há mais de 25 anos, aguardava por melhorias na Rua Augusto Lippel. Houve embargo da obra na Justiça, ainda em Administração Pública passada, em função da falta de licença da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) para uma área de APP (Área de Preservação Permanente) existente no trecho e o atual Governo, em pouco tempo, apesar do atraso ocasionado por esse entrave anterior mais as chuvas intensas recentes, conseguiu resolver esse desafio e autorizar a execução da última etapa da obra”, destacou o secretário de Serviços Públicos e Obras (Serpo), Darwin de Almeida Rosa, que esteve representando o prefeito de Sorocaba Rodrigo Manga no ato.
Também participaram do evento os secretários municipais de Mobilidade (Semob), Carlos Eduardo Paschoini; de Segurança Urbana (Sesu), Alexandre Caixeiro; e de Comunicação (Secom), Fernanda Burattini; assim como o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; o vereador de Votorantim Mauro dos Materiais; o presidente da Construtora Planeta, Fernando Guimarães; e o diretor da empresa Céu Azul, José Marcelo Pavan. Os representantes da Padaria Real, José Vicente de Souza, José Eduardo
Luciano questiona situação dos veículos de transporte escolar do município
de Souza e Givanildo Pereira, igualmente prestigiaram a cerimônia, assim como moradores do bairro.
O trecho final das obras de pavimentação da Rua Augusto Lippel terá 320 metros de extensão, cuja área pavimentada será de 2.922 m², além de 640 metros lineares de calçada e 201 de rede de drenagem. A atual Gestão da Prefeitura de Sorocaba obteve todas as licenças ambientais que autorizam os trabalhos nesse trajeto. O trecho de um manancial que passa pelo local será, inclusive, canalizado, por meio de aduelas de concreto.
“Vamos iniciar a construção, também, de um muro de contenção, em terra armada, que é para dar a melhor sustentação e proteção à nova via. Vamos torcer para que as condições climáticas sejam favoráveis, a partir de agora, para que os trabalhos possam seguir a todo vapor e com toda segurança e qualidade”, disse o secretário da Serpo.
Já, o trecho 2 das obras de pavimentação da Augusto Lippel, atualmente em fase de finalização, é o intermediário de todo o empreendimento, abrangendo um trecho de cerca de 420 metros da Rua Augusto Lippel, a partir da Rua Amalia Ayala Perez. “Praticamente está concluído. Haverá 3.350 m² de área pavimentada, 840 metros de calçadas, 310 metros de área de drenagem, iluminação com lâmpadas de LED e muro de proteção em arrimo. As intervenções finais vão seguir conjuntamente com as obras do trecho final”, completou o secretário da Serpo.
No primeiro trecho das obras, de aproximadamente 600 metros, entre a Avenida Professora Izoraida Marques Perez e a Rua Amalia Ayala Perez, além dos serviços de pavimentação, foram executados também serviços de drenagem e calçamento. O Saae/Sorocaba, inclusive, implantou 750 metros de rede de esgoto e 1.200 metros de redes de água no local, além de fazer o remanejamento de duas outras redes de água, instaladas na Rua Augusto Lippel.
Nesse trecho já pavimentado e liberado ao tráfego de veículos, a Rua Augusto Lippel possui gabarito necessário à demanda, ou seja, adequado aos padrões atuais de trânsito, permitindo o estacionamento de um dos lados, com duas vias de circulação, em ambos os sentidos. A Secretaria de Mobilidade (Semob) é a responsável pelo estudo do projeto viário e a implantação de toda a sinalização da via, cuja obra é considerada fundamental para melhorar a fluidez do tráfego na região do Campolim.
Divulgação
Durante a sessão legislativa realizada na terça-feira (28), na Câmara Municipal de Votorantim, o vereador Luciano Silva (Podemos) apresentou requerimento questionando o Executivo quanto à situação dos veículos utilizados para transporte escolar no município.
O parlamentar quer saber quantos veículos estão disponíveis para atender para atender os alunos com deficiência e quantos desses veículos estão quebrados. Além disso, Luciano questiona qual será o planejamento para restabelecer o transporte escolar aos alunos com deficiência que dependem do transporte escolar oferecido pela Prefeitura, e se há pos-
sibilidade de disponibilizar, em caráter provisório e de urgência, algum veículo para o transporte destes estudantes.
Luciano afirma estar recebendo muitas reclamações sobre a falta de transporte escolar para os alunos com deficiência. E, segundo informações dos pais dos alunos, o veículo que realiza este serviço estaria quebrado e sem previsão para o conserto. Por isso, Luciano questiona qual é o planejamento para suprir os veículos de transporte escolar, quando ficam danificados ou não estão em seu pleno funcionamento além de, questionar também, se as manutenções periódicas dos veículos de transporte escolar estão sendo realizadas.
Vereador Zelão quer ampliação do auxílio aos gêmeos
O vereador José Claudio Pereira, “Zelão” (PT), por meio do requerimento aprovado na sessão da Câmara de Votorantim, na última terça-feira (28), está solicitando à Administração Municipal, a readequação da Lei de Auxílio a Gêmeos, em vigor no município desde 1993, tendo em vista a defasagem dos valores pagos às famílias beneficiadas.
De acordo com o parlamentar, pela Lei nº 1012, de 1993, os pais ou responsáveis recebem o auxílio de apenas 6,5 UFMV - Unidades Fiscais do Município de Votorantim, o (equivalente ao valor, em média de R$ 76,00) por criança.
“A Lei ficou desatualizada com a realidade do poder de compras dos pais que dependem de auxílio, pois, com R$ 76,00, mal conseguem comprar fraldas para as crianças. Pelo relato de um pai de criança matriculada em creche, que nos procurou para reclamar, a família é obrigada a enviar
para a creche, diariamente, 5 (cinco) unidades de fraldas, para cada criança, ou seja, 10 fraldas por dia, o que equivale a 300 unidades de fraldas por mês. Ele não consegue mais. Somando ao número de fraldas utilizadas na casa, ele acaba gastando em média, R$ 300,00 (trezentos reais) mensais, só com fraldas”, afirmou Zelão.
O parlamentar, na tribuna da Câmara, em defesa do seu requerimento, apelou pela atenção especial da prefeita Fabíola Alves (PSDB), para estudar com carinho junto a sua equipe, a adequação dos valores da Lei de Auxílio a Gêmeos, em 20% do salário-mínimo, o que daria cerca de R$ 560,00 por família.
“Na Região Metropolitana de Sorocaba, o valor pago dos auxílios a gêmeos é de 20% do salário-mínimo. Sabemos que esse valor ainda não é o suficiente, mas é razoável para ajudar as famílias que dependem desse benefício”, finalizou Zelão.
Pastor Lilo quer informações sobre escritura de imóveis do “augustinho chriguer”
O vereador Pastor Lilo (União Brasil) apresentou, durante a 4ª sessão realizada na terça-feira (28/2), requerimento no qual questiona o motivo pelo qual não foram entregues, em 2022, as escrituras dos imóveis do Conjunto Habitacional “Augustinho Chriguer” aos proprietários, conforme o que foi prometido pela Prefeita.
O parlamentar questiona se a atual Administração pode informar quando as escrituras dos referidos imóveis serão entregues já que está é uma luta que já dura mais de 20 anos e segundo ele, toda a documentação necessária com relação às escrituras já se encontra na
Prefeitura Municipal de Votorantim. Ainda de acordo com o requerimento, Lilo afirma que em reunião com a prefeita, em novembro de 2022, este vereador obteve a resposta de que, até o término do referido ano, todas as escrituras seriam entregues aos legítimos proprietários do local, porém, até agora nada foi feito. Sendo assim, para maior transparência e para que sejam dados os devidos esclarecimentos aos moradores do Conjunto Habitacional “Augustinho Chriguer”, o vereador formalizou seus questionamentos ao Executivo por meio deste requerimento.
19 4 a 10 de março de 2023
autoridades participaram do ato que de início a obra
mauro do materiais representou o munícipio no evento
Governo autoriza estudos para implantação de trem sorocaba x são Paulo
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou nesta terça-feira (28) a qualificação de 15 projetos de concessões e de parcerias público-privadas (PPPs), investimentos que podem superar os R$ 180 bilhões em todo o Estado nas áreas de transporte intermunicipal, cultura, educação, habitação, desenvolvimento urbano, entre outras. Iniciativa cobrada do Poder Executivo pelo deputado Carlos Cezar (PL) desde 2013, a implantação de um Trem Intercidades para o transporte de passageiros entre Sorocaba e São Paulo está entre os projetos autorizados.
Deputado Vitor Lippi lidera delegação brasileira no Mobile Word congress - maior evento de tecnologia, na Espanha
O deputado federal Vitor Lippi (PSDB), que está em seu terceiro mandato e já teve leis relacionadas à tecnologia, conectividade e informação aprovadas, recentemente relatou os trabalhos da Subcomissão Especial da Câmara dos Deputados, que acompanhou o Leilão do 5G e segue monitorando o processo de cumprimento das metas estabelecidas, como, por exemplo, a conectividade nas escolas, áreas rurais e industriais.
Lippi, que é vice-presidente da Frente Parlamentar Mista de Apoio à Ciência, Tecnologia e Inovação, desembarcou sábado (25), em Barcelona, na Espanha, para uma maratona de reuniões e encontros setoriais, que tiveram início domingo (26), entre a delegação brasileira e de outros países. Entre os objetivos, conhecer o futuro da conectividade com os gigantes globais da indústria, a fim de trazer contribuições aplicáveis à realidade do Brasil.
“A presença do Parlamento e do Executivo brasileiros, em encontro como esse, é fundamental para uma imersão no que há de mais moderno entre as aplicações tecnológicas disponíveis no mundo. Enquanto no Brasil estamos ansiosos com a chegada do 5G, na Europa já discutem o 6G. O Brasil não pode ficar para trás, precisamos agarrar as oportunidades e acompanhar as janelas tecnológicas que estão impulsionando negócios e empresas, que estão transformando a vida das pessoas para melhor”, justifica o parlamentar, que juntamente com outros colegas, representaram a Câmara dos Deputados no evento mundial.
O Mobile Word Congress é o maior encontro global de formuladores de políticas que viabilizam a economia digital, e esse ano o tema é Velocidade. Entre os mais de 100 mil visitantes, ministros, chefes de estado, autoridades reguladoras e de proteção de dados, CEOs de importantes indústrias, do setor de telecomunicações, organizações internacionais, compartilhando conhecimento, cases de sucesso, debatendo políticas prioritárias e questões regulatórias, para esse setor tão dinâmico e crucial para a valorização e crescimento econômico de todos os países do mundo.
Em Barcelona, a delegação participa de encontros e palestras com nomes como: Anne Marie Engtoft Larsen, Embaixadora
de Tecnologias da Dinamarca, Lew Chuen Hong, Diretor Executivo da Infocomm e Autoridade de desenvolvimento de Mídia de Singapura, Khanta Rao, Departamento de Telecomunicações da Índia, entre outros.
São mais de dois mil expositores, que falam sobre Agricultura 4.0, Saúde 4.0, Cibersegurança, Big Data, Inteligência Artificial, manufatura e indústria 4.0, cidades inteligentes, entre outros temas de relevante interesse público, em especial para o Brasil.
delegação brasileira em Israel
Ao fim dos trabalhos em Barcelona, a comitiva seguirá para uma visita institucional em Israel, também conhecido como Startup Nation. Israel é um pequeno país do Oriente Médio, do tamanho de Sergipe, nosso menor estado. Com pouco mais de nove milhões de habitantes, é um grande hub de tecnologia, que se destaca como referência global por ter um dos melhores ecossistemas de inovação do mundo.
Israel tem atualmente 1.748 startups, uma média de uma startup para cada cinco mil habitantes, um fenômeno mundial que atrai inúmeras nações em busca de aprender, como um país que passa por tantas instabilidades geopolíticas, conseguiu ser um exemplo para o mundo.
“Em Tel Aviv, nossos encontros serão pautados pelo compartilhamento de experiências e ações que alavancaram Israel e fizeram desse país uma forte e pujante economia. Sabemos que Israel é o que mais investe em P&D no mundo, chegando a mais de 4% do PIB, enquanto o Brasil não chega a 1%. Queremos trazer esses exemplos, pois entendemos que o nosso país, rico em água, em terras férteis, em minérios e tantas outras riquezas naturais, poderá se tornar um grande case para o mundo”, ressalta Lippi. Em Israel, estão previstos encontros com: embaixador do Brasil, Gerson Menandro, ministro de Telecomunicações, Shlomo Karai, Autoridade de Inovação de Israel, braço de apoio do governo, encarregado de formular as políticas para promover o desenvolvimento de P&D no país, Secretaria de Cibersegurança, além de visita à Universidade de Tel Aviv, considerada uma das principais universidades de pesquisa de Israel, entre outras agendas.
A partir de agora, começa a fase de elaboração de estudos para análise de viabilidade das concessões e PPPs propostas, modelos de negócio para a estruturação desses projetos. O trem Sorocaba x São Paulo integra um lote de investimentos que prevê concessões e expansões de linhas da CPTM e do Metrô, investimentos que somam cerca de R$ 69 bilhões.
O sistema de Trem Intercidades (TIC) prevê a criação de uma rede ferroviária regional com quatro linhas a partir da capital para o transporte regular de passageiros a Campinas, Sorocaba, São José dos Campos e Santos. Carlos Cezar lembra que essa foi uma das principais propostas do plano de governo de Tarcísio e destaca o empenho do governador em cumprir o compromisso assumido com a população. “É fundamental buscar essas parcerias com o setor privado para trazer os investimentos ao Poder Público, o que gera empregos e garante a execução dos serviços à população. Cumprimento o governador por, em 60 dias de gestão, demonstrar vontade política em resolver essa questão do trem entre Sorocaba e São Paulo, após quase 10 anos de expectativas frustradas”, destaca.
Elaboração de projetos
Há quase 10 anos, a população de Sorocaba e dos municípios da Região Metropolitana convivem com anúncios de projetos de um trem de passageiros até São Paulo, porém, perspectivas que jamais se concretizaram.
Em setembro de 2013, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), em resposta a ofício e visita do deputado Carlos Cezar, informou que “o projeto
Divulgação
funcional para novo serviço de transporte ferroviário entre Sorocaba e São Paulo já está pronto” e seguiria em fase de “análise de Manifestações de Interesse da Iniciativa Privada (MIP), visando o prosseguimento do processo de licitação para elaboração de estudos ambientais, implantação e operacionalização da ligação expressa entre as cidades”.
No mês de abril de 2017, Carlos Cezar recebeu na Assembleia Legislativa o então titular da STM, Clodoaldo Pelissioni, Sorocaba deveria ser a segunda cidade contemplada num projeto de trem de média velocidade entre a capital e as Regiões Metropolitanas.
Sorocaba excluída
Ao longo de 2018, 2019 e 2020, o ex-governador João Doria anunciou em diferentes oportunidades planos de privatizações e PPPs para o transporte ferroviário de passageiros, o que incluiu um projeto de Trem Intercidades, em março de 2020, que não contemplava Sorocaba. Na ocasião, o deputado Carlos Cezar manifestou surpresa, indignação, através da imprensa e redes sociais, assim como apresentou questionamentos e providências ao Poder Executivo, através do Requerimento 91/2020.
Sem obter respostas, Carlos Cezar reiterou o pedido de informações em maio de 2020. Em julho do mesmo ano, a STM informou que priorizava o trem São Paulo x Campinas e que “outros serviços intercidades como Sorocaba, Santos e São José dos Campos, posteriormente, serão objeto de estudos e, tão logo concluídos, serão de conhecimento de toda população”. O quadro permaneceu inalterado até o encerramento da gestão 2019/2022.
20 4 a 10 de março de 2023
vitor Lippi
Divulgação
deputado carlos cezar cobrou a implantação
câmara de Votorantim entrega donativos à apae
A Câmara Municipal de Votorantim entregou à Apae Votorantim, na segunda-feira (27), os donativos recebidos dos munícipes durante 20 dias do mês de fevereiro.
No dia 8 deste mês, a sede do Bazar Beneficente da entidade, localizada na avenida Luiz do Patrocino Fernandes, 260, na Vila Dominguinho, foi alvo de criminosos, que quebraram as portas, e furtaram peças de roupas, torneiras e fios elétricos, causando enormes prejuízos à Apae.
Para levar os donativos encaminhados pela Câmara foram necessários três veículos: duas camionetes, que ficaram lotadas com roupas, calçados (masculinos, femininos, e de crianças) e vários outros tipos de objetos e um carro, carregado com mantimentos e material de limpeza.
“Assim que soubemos dessa ação criminosa, fizemos questão de mobilizar uma equipe para auxiliar a Apae com o que está ao nosso alcance. Utilizamos nossas redes sociais para divulgar o que eles precisam no momento, reservamos um espaço para que os servidores trouxessem suas doações assim como os munícipes interessados. É dever de todos nós ajudar uma entidade que auxilia tantas famílias promovendo o bem-estar e desenvolvimento de pessoas com deficiência”, disse o presidente da Câmara, vereador Thiago Schiming (PSDB).
O vereador Thiago Schiming agradeceu a todos os munícipes e servidores que fizeram as doações e convidou a continuar doando.
Disse também que a Câmara de Votorantim tem uma importância social e que em sua presidência, o Legislativo investirá em ações de apoio a entidades, a exemplo da ajuda à Apae.
alegria e interação
A comitiva da Câmara foi recebida calorosamente pelos alunos, professores, vo-
luntários e pela voluntária da Apae, Mônica Marsal, na sede da entidade, na avenida Amazonas, 88, na Santa Helena.
Prontamente, envolvidos em um clima de alegria, todos se juntaram à comitiva do Legislativo para descarregar os donativos, que lotaram um dos corredores da Apae.
Na sequência, aconteceu uma visita às dependências da entidade, sempre acompanhado dos alunos. Houve troca de afeto e muita demonstração mútua de carinho, amor e solidariedade.
A comitiva da Câmara foi formada pelos vereadores Thiago Schiming (PSDB); Cirineu Barbosa (PMN); Cesar Silva (Cidadania) – integrantes da Mesa Diretora; e Gaguinho (PTB), além de assessores e funcionários do Legislativo.
vem aí um novo bazar
No próximo dia 11 de março, um sábado, das 8h às 16h, a Apae Votorantim vai retomar o Bazar Beneficente, interrompido pelo furto, agora em novo endereço provisório, na rua Augusto Filipin, na Vila Dominguinho. O espaço foi cedido à Apae por um munícipe de Votorantim.
O Bazar Beneficente é uma importante fonte de recursos para a entidade, que ajuda a garantir a alimentação de 130 crianças, adolescentes e adultos.
As doações à Apae são permanentes e podem ser à sede da avenida Amazonas, 88, na Santa Helena, em Votorantim. Quem não pude levar os donativos, pode ligar nos telefones (15) 32451121 e (15) 99114- 7176, que os voluntários devidamente identificados irão retirar.
A Apae é uma organização sem fins lucrativos, de assistência social, que oferece atendimento especializado a crianças, adolescentes, jovens e adultos com necessidades especiais em seus diferentes programas de assistência, educação e saúde.
Divulgação
apae Votorantim cadastra sócioscontribuintes
Interessados em colaborar com a manutenção dos trabalhos da Apae Votorantim podem se tornar um sócio contribuinte.
O valor do carnê mensal de doação pode ser de R$ 10 e R$ 50.
Interessados podem entrar em contato com a Apae Votorantim pelo telefone/ WhatsApp (15) 3245-1131 e informar o nome completo, RG, CPF, Endereço, e-mail, telefone, valor mensal e melhor data para pagamento.
Família faz campanha para realizar tratamento na pequena alice
A família de Alice Lopes Lourenço, de 2 anos e sete meses, residente em Votorantim, lançou uma campanha de arrecadação de donativos, em dinheiro, para custear um tratamento de terapia intensiva em uma clínica localizada no município de Tubarão, em Santa Catarina, e considerada uma referência nacional. O objetivo é melhorar a qualidade de vida da criança.
A mãe de Alice, Mayara de Fátima Lopes, conta que sua filha nasceu com 27 semanas e 5 dias. A gestação foi tranquila, até Mayara entrar na 25ª semana, quando a bolsa rompeu. Ficou internada por 20 dias. Foi necessário fazer a cesariana. Alice nasceu com 1 quilo e 35,5 centímetros.
Alice nasceu com lábio leporino e fenda palatina. Ficou internada durante 3 meses na UTI neonatal. Nesse período teve infecções, anemia e pneumonia. Nos primeiros dias de vida, ela perdeu peso e chegou a pesar 895 gramas. Também teve hemorragia intracraniana no grau 4, que também afetou a parte motora. Durante todo esse tempo precisou ficar intubada. Teve crises de epilepsia, convulsões e dificuldade para respirar.
No final dos 3 meses, Alice deixou o hospital. Um mês depois, reiniciou o acompanhamento médico. Fez fisioterapia, terapia ocupacional, hidroterapia, passou pela fonoaudióloga, entre outros profissionais de saúde.
Quando ela completou 9 meses, foi submetida a primeira cirurgia. Foi nos olhos para corrigir a retinopatia da prematuridade (ROP), doença vasoproliferativa secundária à inadequada vascularização da retina imatura dos recém-nascidos prematuros, que pode levar a cegueira ou a graves sequelas visuais. Até agora, Alice foi submetida a cinco cirurgias.
Laudo médico
Segundo laudo médico assinado pela médica neuropediatra Sandra Regina Dantas Nascimento, de Sorocaba, Alice apresenta quando clínico de Paralisia Cerebral Infantil (CID10 G80) com Hemiparesia (CID10 G81.9) à direita como sequela de prematuridade extrema, hemorragia cerebral grau IV e convulsão neonatal.
O exame de RNM de crânio demostrou porencefalia em lobo frontal esquerdo cursando com atrofia em hemisfério cerebelar direito.
Atualmente faz uso diário da medicação Levetiracetam e terapias necessitando de cuidados permanentes da família.
Alice não engatinha, não fica em pé e nem anda, mas é estimulada o tempo todo pela mãe, pai e demais familiares, que pro-
porcionam a ela passeios em parques, principalmente para interagir com outras crianças e brincadeiras em casa. Ela ainda não frequenta escola, mas a mãe está em busca de uma instituição de ensino que para atender Alice com os cuidados que ela precisa. como ajudar
O tratamento de terapia intensiva em Tubarão vai durar um ano ao custo de R$ 108 mil, apenas para pagamento da clínica, fora as despesas de viagem, hospedagem e alimentação na cidade catarinense.
Quem puder ajudar a família, com qualquer quantia, pode fazer a transferência, via Pix, com o uso da chave 15 997129478 (Mayara de Fátima Lopes).
Quem quiser conhecer o trabalho da clínica de Tubarão pode acessar as redes sociais @neuroreabclinica.
A rede social de Mayara – com parte do dia a dia de Alice – pode ser conferida pelo @mayarah_lopes.
21 4 a 10 de março de 2023
Cidades
Para levar os donativos encaminhados pela câmara foram necessários três veículos
doações foram entregues na sede da entidade
alice precisa fazer um tratamento em Santa catarina
alice, com a mãe mayara Lopes e o pai tadeu vicente Lourenço
Arquivo pessoal
Votorantim teve 733 ligações clandestinas de energia desfeitas em 2022
As ações de inspeção contra fraudes e furtos de energia, os populares “gatos”, permitiram à CPFL Piratininga regularizar 10,6 mil ligações clandestinas em Sorocaba, Jundiaí e outros 19 municípios da região em 2022.
Na região de Sorocaba, a cidade segue liderando o ranking com 3.556 ligações regularizadas em 2022. Na sequência, aparecem Votorantim (733) e Itu (713).
Em 2021, Votorantim teve 654 ligações regularizadas.
rede Bom Lugar relembra mulheres que fizeram história em campanha para o dia internacional da mulher
Material pode ser conferido nas 46 unidades da Rede Bom Lugar e nos canais digitais acontecer todos os dias”, explica Fernanda Cechetti, gerente do Centro de Distribuição. histórias em destaque
Você sabe o que Hildegard von Bingen, Valerie Thomas, Mary Anderson, Hedy Lammar e Maria da Penha têm em comum? Todas essas mulheres transformaram a história e o contexto em que viviam.
Pensando nisso, a Rede Bom Lugar Supermercados lançou a campanha “Elas fazem acontecer”, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março.
A proposta parte do princípio de que tanto a força feminina quanto a determinação das mulheres foram capazes de mudar o mundo em diversos aspectos e, por isso, a história de grandes mulheres serão estampadas nas 46 unidades da Rede, em pontos de ônibus, busdoor e, também, nos canais digitais. “A campanha traz histórias de mulheres importantes, sejam elas famosas ou, até mesmo, nossas colaboradoras e a forma como elas fazem a Rede Bom Lugar
Entre as histórias, temos mulheres responsáveis pela descoberta do lúpulo, pela criação da tecnologia 3D, pela invenção do limpador de para-brisa, pela patente da comunicação sem fio ou pela luta por justiça. “Neste ano, quisemos enaltecer essas histórias que, muitas vezes, acabam não tendo muita visibilidade. Além disso, pedimos para que algumas colaboradoras voluntárias contassem em vídeo sobre como elas fazem acontecer no dia a dia do trabalho na Rede”, complementa Fernanda. Os materiais poderão ser vistos nas lojas até o dia 9 de março.
Saiba mais sobre as histórias no site: bit. ly/3IHOQeF
Ao fazer uma ligação clandestina, o morador coloca em risco a sua vida, a da família e a dos vizinhos. Isso porque o “gato” não segue qualquer padrão de segurança da rede elétrica. Em geral, ele é feito com fios, relógios e disjuntores adulterados, sem a certificação do Inmetro. Além disso, o risco de oscilações no fornecimento de energia, curto-circuito e incêndio é constante porque as ligações irregulares podem causar sobrecarga na rede elétrica.
O combate às fraudes e ao furto de energia também é importante pelo aspecto comercial. Parte da energia furtada é reconhecida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) no cálculo da tarifa, ou seja, os demais clientes, com fornecimento e conta regulares, acabam pagando parte do valor que deixou de ser pago pelos fraudadores.
denúncia e tipificação criminal
Clientes da CPFL podem contribuir de forma sigilosa, para o combate às irregularidades. As denúncias podem ser realizadas pelo aplicativo “CPFL Energia”, disponível para Android e iOS, pelo site www.cpfl. com.br/fraude, ou pelo e-mail denunciafraude@cpfl.com.br. As denúncias são anônimas e ajudam a companhia a identificar locais que estejam praticando fraudes na ligação de energia.
O furto de energia é crime previsto no Código Penal brasileiro. A pena pode
chegar a oito anos de prisão. Sempre que constatada fraude, a empresa preenche um Termo de Ocorrência de Inspeção (TOI) e, na sequência, calcula a quantidade de energia que deixou de passar pelo medidor do local. Assim, estabelece o valor correspondente, que deverá ser pago à distribuidora. Investimentos e novas tecnologias
A CPFL Energia investe em novos processos e tecnologias para minimizar o impacto da prática de furto de energia. Para instalações residenciais, uma das ações é a instalação de caixas blindadas. Já para clientes industriais e comerciais, são utilizados conjuntos de medição. Em 2022, nas regiões de Sorocaba e Jundiaí, 200 grandes clientes foram blindados com conjuntos de medição, de maneira preventiva, ou por motivo de fraude de energia. Esses equipamentos realizam a blindagem dos medidores e permitem o acesso apenas aos técnicos da companhia. Além disso, o consumo é acompanhado em tempo real e a leitura e faturamento são realizados a distância. Assim, a empresa evita a reincidência da irregularidade, diminui o número de inspeções necessárias e, por consequência, de regularização.
Em outro pilar, a companhia investe em inteligência artificial (IA) e sistemas integrados que tornam as inspeções de campo ainda mais assertivas. “A IA consegue identificar, por exemplo, se um cliente teve uma queda brusca no consumo de energia, além de outras informações que podem indicar uma fraude na ligação. Assim, o sistema consegue nos listar endereços para os quais o alerta de fraude já está ligado”, complementa Silva. Além dos investimentos em processos, a CPFL também trabalha em conjunto com os órgãos públicos e as autoridades policiais para coibir a prática de fraudes e furtos e realizar operações especiais.
22 4 a 10 de março de 2023
Morre o médico Pericles Pinheiro da silva Ele teve estudos pago por Antônio Ermírio de Moraes
divulgação
Faleceu nesta sexta-feira (03), aos 95 anos, o médico Pericles Pinheiro da Silva, que por 25 anos manteve seu consultório na rua Monte Alegre, em Votorantim.
Dr. Pericles foi homenageado pela Câmara de Votorantim em 2017, quando recebeu o título de cidadão votorantinense por iniciativa do vereador Pastor Lilo.
Dr.Pericles Pinheiro atuou na área de cirurgia, ginecologista e como clínico geral. Começou a trabalhar desde muito cedo, ajudando seu pai a fazer entregas em um pequeno empreendimento de uma leiteria. Com seus 14 anos, já varria chão. Tempos depois, com o pouco que sabia, conseguiu outro emprego, na Fábrica de Tecidos de Votorantim, onde progrediu e aprendeu a lidar com as máquinas. Aos 20 anos, começou a frequentar a escola noturna. Nessa época, algumas pessoas perguntavam o que mais ele gostaria de fazer e ele ainda não tinha uma opinião formada, mas pensava que “ser dono de Votorantim parecia ser uma ótima ideia.”
No ano de 1956, conquistou uma das grandes vitórias de sua vida: ao prestar vestibular, conseguiu passar em segundo lugar no primeiro exame da Faculdade de Medicina de Sorocaba. Recém-casado, sobrevieram-lhe as dificuldades. Dr. Péricles já havia passa-
do em Medicina, e, embora trabalhando em umas das grandes empresas do Grupo Votorantim, não tinha dinheiro o suficiente para manter tudo o que se imaginava alcançar. Resolveu, então, conversar com seu superior e pedir uma bolsa para estudar Medicina em Sorocaba, e, quando começou a conversar com seu superior, chegou o proprietário da Fábrica, Antônio Ermírio de Moraes, o qual lhe deu um grande incentivo: mais que depressa se prontificou para ajudar a pagar seus estudos na Faculdade de Medicina. E não apenas pagou as despesas, mas continuou a pagar também seu salário. O tempo passou e logo chegou sua formatura. Formou-se com
Votorantim define cronograma da vacinação contra covid-19
A nova etapa de aplicação da Pfizer Bivalente será destinada a imunossuprimidos acima de 12 anos e pessoas com 60 anos ou mais de idade
A Secretaria de Saúde definiu o cronograma de vacinação da Pfizer Bivalente entre os dias 6 e 18 de março em Votorantim. Nesse período, as doses serão aplicadas em pessoas com 60 anos ou mais de idade e em imunossuprimidos acima de 12 anos de idade.
Os imunossuprimidos receberão a Pfizer Bivalente durante todo esse período, sem escalonamento. Já as pessoas com 60 anos ou mais de idade serão divididas em etapas para evitar filas e aglomerações nas unidades de saúde.
Na próxima segunda-feira (6), a vacina será fornecida às pessoas com 70 anos ou mais de idade. Os locais de aplicação serão as unidades de saúde da Barra Funda, das 8h às 12h, do Jardim Clarice, das 8h às 12h, do Itapeva, das 8h às 12h e do Novo Mundo, das 9h às 12h.
O trabalho da Secretaria de Saúde terá sequência na semana com a aplicação em pessoas com 69 anos ou mais de idade, na terça-feira (7), com 68 anos ou mais de idade, na quarta-feira (8), com 67 anos ou mais de idade, na quinta-feira (9) e com 66 anos ou mais de idade, na sexta-feira (10).
O fornecimento da Pfizer Bivalente terá sequência na próxima semana com mais seis grupos: 65 anos ou mais de idade, no dia 13, 64 anos ou mais de idade, no dia 14, 63 anos ou mais de idade, no dia 15, 62 anos
ou mais de idade, no dia 16, 61 anos ou mais de idade, no dia 17 e 60 anos ou mais de idade, no dia 18.
A vacinação dos demais grupos continua normalmente nas unidades de saúde. O fornecimento das doses da Pfizer baby, Pfizer pediátrica e Pfizer adulta à população prossegue em 13 unidades de saúde de Votorantim durante toda a semana.
A população-alvo de 6 meses a 4 anos de idade tem à disposição a primeira, segunda e a terceira doses da Pfizer baby em Votorantim. Já as crianças de 5 a 11 anos de idade contam com a primeira, segunda e a dose de reforço da Pfizer pediátrica.
Já a Pfizer adulto é fornecida a pessoas com 12 anos ou mais de idade. Essa população-alvo tem à disposição a primeira, a segunda e a dose de reforço.
confira como será a vacinação contra covid-19 em votorantim na próxima segunda-feira (6):
Local: UBS Vila Nova - 8h às 14h
População-alvo:
6 meses a 4 anos de idade - 1ª, 2ª e 3ª doses da Pfizer baby 5 a 11 anos de idade - 1ª, 2ª e dose de reforço da Pfizer pediátrica
Locais:
UBS Barra Funda - 8h às 12h
UBS Clarice - 8h às 12h
UBS Itapeva - 8h às 12h
UBS Novo Mundo - 9h às 12h
População-alvo:
12 anos ou mais de idade - Pfizer adulto Imunossuprimidos com 12 anos ou mais de idade - Pfizer Bivalente
70 anos ou mais de idade - Pfizer Bivalente
a 6ª Turma, na Faculdade de Medicina de Sorocaba da PUC-SP no ano de 1962, recebendo o diploma de médico.
Segundo relatado no projeto de lei que lhe deu concedeu a honraria de cidadão votorantinense, Dr. Pericles Pinheiro disse “que tudo o que ele conquistou, desde seu primeiro emprego, foi garantido em nossa Votorantim”, e que sua esposa foi primordial em relação a apoiá-lo sempre, em quaisquer circunstâncias. Não só ela, seus filhos também, que lhe deram o apoio que precisava, tanto que três de seus quatro filhos, também são formados em medicina, seguindo os passos do pai.
Dr. Pericles Pinheiro manteve seu
consultório por mais de 25 anos no mesmo lugar, na Rua Monte Alegre, 44. Fez nascer e cuidou e de milhares de votorantinenses mesmo quando já havia completado mais de 90 anos.
Pericles Pinheiro da Silva deixa os filhos Péricles Francisco, 69 anos, Vani, 66 anos, Adriana, 60 anos, e Andrea, 60 anos. O velório será na Vila Assis e será sepultado na cidade Sorocaba, no cemitério Pax, neste sábado (04), às 13h30.
23 4 a 10 de março de 2023
Cidades
Operação Ferro Velho fiscaliza receptação de materiais furtados em Votorantim
A Polícia Militar, em parceria com a Guarda Civil Municipal e a Prefeitura Municipal de Votorantim realizou na segunda-feira (27) a Operação Ferro Velho.
A operação faz parte do conjunto de medidas para reduzir o delito de furto de cobre e metais em nossa região. Os estabelecimentos em situação irregular, que por vezes são receptadores de material furtado, foram vistoriados e
autuados pelos fiscais da prefeitura bem como foram verificados os produtos comercializados e muitos não tinha procedência e nota fiscal, sendo apreendidos uma TV LG de 32 polegada, um celular Samsung, uma bateria de 40 amperes, 171 engates de torneira de metal e aproximadamente 20 kg de cobre.
O proprietário do estabelecimento foi indagado e informou
Mãe apela para tentar recuperar bicicleta furtada de filho com TEA
que não sabia a procedência e não lembrava de quem teria adquirido, não apresentando nota fiscal dos produtos citados. Diante dos fatos, foi conduzido à Delegacia de Polícia de Votorantim, onde prestou esclarecimentos e os objetos foram apreendidos.
A operação terá continuidade em toda região e visa desencorajar o comércio irregular e queda de delitos.
Um adolescente diagnosticado com transtorno do espectro autista (TEA), morador da Vila Garcia, em Votorantim, teve sua bicicleta furtada do quintal de sua casa na noite de segunda-feira (27). Um boletim de ocorrência foi registrado nesta quinta-feira (02).
A vítima foi até o quintal de sua casa para procurar a bicicleta, porém não a encontrou.
A mãe da vítima acredita que alguém teria entrado em sua casa através do terreno baldio ao lado, que possui com pouca segurança e é de fácil acesso para infratores.
“A bicicleta tem um valor sentimental para o meu filho e é essencial para que ele possa se locomover até a academia, que é imprescindível para o seu tratamento”, disse a mãe.
Quem tiver informações sobre a bicicleta pode entrar
em contato com a Polícia Militar, pelo telefone 190, ou com a Polícia Civil, pelo 181. A denúncia pode ser anônima.
24 4 a 10 de março de 2023 Cidades OcOrrências OCORRÊNCIAS OCORRÊNCIAS OCORRÊNCIAS OCORRÊNCIAS
Estabelecimentos foram vistoriados Produtos sem nota Fiscal foram recolhidos PM/ Divulgação
Foto da bicicleta que foi furtada
Arquivo pessoal
OCORRÊNCIAS Cidades
Um veículo Fiat Palio que havia sido objeto de apropriação indébita, pertencente a um policial militar aposentado, foi encontrado na Vila Garcia, em Votorantim, no início da tarde desta terça-feira (27).
Durante patrulhamento, a Força Tática da Polícia Militar encontrou o carro estacionado na Avenida Izabel Ferreira Coelho com um homem dentro.
Em abordagem, foi realizada uma busca pessoal, porém, nada de ilícito foi encontrado.
O homem foi conduzido até a Delegacia de Polícia de Votorantim e foi liberado. Já o carro foi devolvido para a vítima.
carro de ex-policial militar é recuperado em Votorantim atividade
Divulgação
Polícia civil de Votorantim prende suspeito de tráfico no Jardim archilla
A Polícia Civil de Votorantim prendeu na terça-feira (28) um homem suspeito de tráfico de drogas no Jardim Archilla, em Votorantim. A ação, que deu cumprimento a Mandado de Busca e Apreensão expedido pela Vara Criminal do Foro de Votorantim, contou com apoio da Guarda Civil Municipal da cidade.
Durante o trabalho de combate ao tráfico de drogas, os policiais civis conseguiram identificar que um morador da região
Delegada retira 60 veículos irregulares das ruas de Votorantim
O balanço é referente a fevereiro, primeiro mês do convênio entre a Prefeitura e a Polícia Militar, com apoio da GCM
A Atividade Delegada completou um mês em Votorantim com a remoção de 60 veículos das ruas da cidade. As motocicletas, os carros e as bicicletas motorizadas foram apreendidos durante a Operação Pancadão, voltada à preservação da ordem pública e à fiscalização de trânsito.
O balanço da Atividade Delegada mostra a remoção de 36 motocicletas, sete carros e 17 bicicletas motorizadas durante o mês de janeiro. As ações foram realizadas em vários pontos de Votorantim, baseadas em denúncias de “pancadão”, aglomeração de pessoas e motociclistas em direção perigosa.
Nesse período, os policiais militares também aplicaram 201 medidas administrativas de trânsito durante a Atividade Delegada. Foram confeccionados ainda 15 relatórios de averiguação de incidentes administrativos, todos encaminhados ao setor de fiscalização da Prefeitura de Votorantim.
O início dos trabalhos ocorreu em 3 de fevereiro. Segundo a prefeita Fabíola Alves, “a administração, sempre atenta e comprometida com as demandas da comunidade, prontamente viabilizou
o convênio da Atividade Delegada com a Polícia Militar para garantir mais segurança à população”.
O convênio foi assinado entre a Prefeitura de Votorantim e o Governo do Estado de São Paulo e terá duração de 60 meses. A parceria permite a atuação de policiais militares, nos horários livres de escala de trabalho, como agentes do serviço público municipal, com apoio da Guarda Civil Municipal
(GCM). Esses profissionais, durante a Atividade Delegada, serão remunerados pelo poder público municipal.
Os policiais militares poderão ajudar na fiscalização e orientação em situações ligadas ao trânsito, trabalhos de competência do governo municipal. A atividade é ligada a uma extensão do trabalho já realizado pelos membros da corporação.
estaria armazenando drogas para a venda em sua residência. No local, uma caixa com 23 pedras de crack, 21 porções de maconha, R$ 312,15 e dois celulares foram apreendidos.
O suspeito confessou que as drogas seriam vendidas e o dinheiro era oriundo do tráfico. Ele foi encaminhado até a Delegacia de Polícia do município, onde foi apresentado à Autoridade Policial para a realização dos procedimentos de Polícia Judiciária.
Polícia Militar localiza em Votorantim caminhão furtado em itapevi
Durante um patrulhamento, a Polícia Militar recebeu a informação de que um caminhão Iveco Stralis HD furtado na cidade de Itapevi foi visto trafegando no Parque Jataí, em Votorantim, na noite de domingo (26), mesma data do furto.
O veículo estava se deslocando sentido interior, quando foi abordado na altura do Km 105 da Rodovia SP 79. Segundo o motorista, de 25 anos, ele estaria levando o veículo para entregar a um rapaz em troca de pneus de caminhão, no município de Piedade.
Diante dos fatos, a Polícia se dirigiu até o local informado pelo condutor e lá encontrou centenas de peças de veículos de procedência duvidosa.
A Polícia apreendeu o caminhão, que apresentava uma placa falsa, e retornou para Votorantim a fim de realizar averiguação de uma oficina no Parque Jataí onde o caminhão havia sido visto. No local, foram abordados mais alguns homens e entre eles havia um que era procurado pela Justiça por furto.
O autor da receptação e o procurado pela Justiça foram levados à Delegacia de Polícia de Votorantim. Por tratar-se crime não violento e cuja pena máxima não supera quatro anos, foi concedida fiança criminal ao autor da receptação, arbitrada no valor de R$ 1.300,00, que foi paga e homem foi liberado.
Gazeta de Votorantim
25 4 a 10 de março de 2023
OCORRÊNCIAS
OcOrrências OCORRÊNCIAS
OCORRÊNCIAS
dentre os veículos apreendidos, estão bicicletas motorizadas com escapamento aberto
Divulgação/ Polícia Militar
drogas, dinheiro e celulares foram apreendidos
Assessoria de Comunicação - Polícia Civil - Sorocaba/SP
o carro foi devolvido para a vítima
caminhão estava com placa falsa
Fanfarra caipira promove o ensino gratuito de instrumentos musicais em Votorantim
O ensino gratuito de um instrumento musical é um dos focos do projeto social Fanfarra Caipira, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult). As aulas acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), situado no Jardim Cristal, e são abertas a crianças e adolescentes de todas as regiões de Votorantim.
O objetivo do projeto é levar o ensino gratuito de música em uma área mais periférica de Votorantim, com foco em canções sertanejas de raiz. A ideia também é proporcionar o desenvolvimento de habilidades musicais no contraturno escolar.
As aulas da Fanfarra Caipira tiveram início em setembro de 2022. Os atuais alunos aprendem a tocar instrumentos de sopro e de percussão sob a supervisão de três professores de música.
Os instrumentos são cedidos pela Secult aos alunos da Fanfarra Caipira. Os músicos têm acesso a bumbos, trombones, trompetes e bombardinos durante as aulas.
O estudante com frequência confirmada nas aulas consegue, via autorização, levar o instrumento para casa. O objetivo é permitir que o músico aumente o seu tempo de estudo.
As crianças e os adolescentes iniciaram as aulas sem terem conhecimento dos instrumentos. Em pouco tempo de estudos, o grupo já toca canções clássicas sertanejas.
como “Luar do sertão”, “O menino da porteira” e “Estrada da vida”.
A dona de casa Gislaine da Penha, 40 anos, tem dois filhos no projeto. Os gêmeos Gilmar e Kechillin, de 14 anos, tocam trompete e bumbo, respectivamente, na Fanfarra Caipira.
Segundo Gislaine, as aulas musicais têm ajudado no desenvolvimento dos dois adolescentes. “Eles estão mais focados e mais sociáveis”, diz.
No projeto também está Felipe, 6 anos, filho da dona de casa Carla Cristina Ribeiro, 34 anos, moradora do Jardim São Lucas. “Os meus sobrinhos já tocavam, ele [Felipe] assistiu ao ensaio, gostou e começou a aprender percussão”, conta.
O pequeno Felipe estuda na Escola Municipal Izabel Fernandes Pedroso, no Jardim São Lucas, e virou um frequentador assíduo do CEU das Artes. “Agora, ele também faz aulas gratuitas de capoeira”, diz Carla.
Os músicos da Fanfarra Caipira já se apresentaram no Troféu Vanguardeiro de 2022. O grupo também poderá fazer apresentações em vários eventos, dentro e fora do município, para proporcionar um intercâmbio cultural pela região.
Mais informações sobre a Fanfarra Caipira podem ser obtidas na Secretaria de Cultura e Turismo de Votorantim. O telefone de contato é o (15) 3243-5814.
26 4 a 10 de março de 2023
o projeto reúne crianças e adolescentes com aulas no cEu das artes, no jardim cristal
Divulgação
Cidades
Piedade
Prefeitura intensifica fiscalização das colheitas de eucalipto e pinus no município
A Prefeitura de Piedade intensifica a fiscalização das colheitas de eucalipto e pinus no município. No sábado (25), a Guarda Civil Municipal (GCM), junto a Secretaria de Serviços Públicos e Transporte, promoveu ação na Vila Elvio, em atendimento a denúncias da população. Um caminhão foi autuado e o responsável pelo veículo foi notificado.
De acordo com a Lei Municipal nº 4789, criada em novembro de 2022, é proibido utilizar vias públicas para transporte e armazenamento de madeira de eucaliptos e pinus. “O transporte destes materiais, em
Sorocaba
cursinho popular ‘salvadora Lopes’ abre inscrições em sorocaba
desconformidade com a lei, danifica de forma severa as estradas municipais e prejudica a população que trafega pelas vias”, informa a Prefeitura.
Os custos da manutenção das estradas deterioradas pelo transporte e armazenamento deste tipo de madeira serão repassados ao proprietário/responsável. “Quem realiza este tipo de atividade precisa, ainda, estar devidamente cadastrado na Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, em cumprimento a legislação”, finaliza a Administração Municipal.
As aulas são gratuitas e acontecerão aos sábados
O cursinho popular pré-universitário gratuito “Salvadora Lopes”, da Rede Emancipa, está com inscrições abertas para a turma de 2023. Os interessados devem se inscrever por meio do formulário online (bit. ly/41vK2lj), até o dia 4 de março. As vagas são limitadas a 60 pessoas.
As aulas acontecerão de março a novembro deste ano, todos os sábados, das 7h30 às 14h. O público-alvo são os estudantes da periferia e baixa renda. Todos os colaboradores do cursinho Salvadora Lopes são voluntários e, além de ministrarem as aulas, contribuem com a organização.
Além dos conteúdos principais do Enem, como Ciências Humanas, Naturais, Exatas e Linguagens, o cursinho também propõe o contato dos estudantes com as Artes e oferece condições básicas e necessárias para os estudos (alimentação, suporte tecnológico, psicológico e afetivo).
A Rede Emancipa está em Sorocaba desde 2014, com atuação em diversos segmentos, incluindo o oferecimento de um cursinho popular pré-universitário. Dessa
OnG Voz do Morro promove evento em referência ao Dia das Mulheres em 11 de março
A ONG Voz do Morro, em parceria com a Prefeitura de Piedade, promove no dia 11 de março, o evento “Roda das Mulheres – Mulher (eu) e o mundo”. A ação é realizada em referência ao Dia Internacional das Mulheres, celebrado em 08 de março, e acontece no Centro Cultural Piedadense, às 19h. O endereço é na rua Marechal Floriano Peixoto, 26, Centro.
O público participará de uma noite de encontros, vivências, histórias, música e arte. A entrada é gratuita
forma, busca oferecer “uma educação popular, coletiva e emancipatória, de modo que a tradicional competição seja deixada de lado e, assim, o acesso de estudantes da periferia nas universidades seja ampliado”, de acordo com Ariely Diniz, uma das coordenadoras do Salvadora Lopes.
O cursinho Salvadora Lopes não recebe apoio de instituições públicas ou privadas e se mantém por meio de autofinanciamento, autogestão e doações esporádicas. Existem duas maneiras de colaborar com a Rede Emancipa Sorocaba: através da assinatura de apoio mensal ou com doações pontuais pelo pix. Mais informações estão disponíveis nas redes sociais @emancipasorocaba.
O início das aulas está programado para o próximo dia 18 de março, na Maloca Centro Cultural, localizada na rua Francisco Scarpa, 321, no Centro de Sorocaba. O espaço conta com acessibilidade para pessoas com deficiência. Para apoiar também a Maloca Centro Cultural, é possível assinar o financiamento coletivo ou pelo pix malocacc@gmail.com.
27 4 a 10 de março de 2023
um caminhão foi autuado
Divulgação
o início das aulas está programado para 18 de março
Divulgação
Evento será no centro cultural Piedadense Divulgação
Tatuí Sorocaba
conservatório de Tatuí traz show gratuito com Leci Brandão
O Conservatório de Tatuí traz para a Capital da Música a consagrada cantora e compositora Leci Brandão. A artista fará um show gratuito no Teatro Procópio Ferreira, espaço cultural pertencente ao Conservatório de Tatuí, a partir das 20h. Os ingressos já podem ser adquiridos pela internet na plataforma INTI ou na bilheteria do teatro, de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.
Leci Brandão é um dos nomes de maior destaque no mundo do samba e foi a primeira mulher a fazer parte da Ala de Compositores da Estação Primeira de Mangueira, em 1972, por indicação de Nelson Sargento, um dos integrantes da Ala na época. A artista que nasceu em Madureira e foi criada em Vila Isabel, no Rio de Janeiro, já contabiliza mais de 40 anos de carreira, 25 álbuns, entre eles, três compactos, 2 DVDs e muitos sucessos. Leci sempre foi presença marcante também nos desfiles das escolas de Samba, seja em São Paulo, pelo menos nos últimos 20 anos, ou no Rio de Janeiro.
O single ‘Pra Colorir Muito Mais’, que será apresentado no show do próximo dia 10 e que integra a programação artística do Conservatório de Tatuí, foi lançado em 2019 e já havia sido gravado anteriormente por Leci em 1988, no álbum ‘Um Beijo No Seu Coração’. “Esse samba foi muito importante, é um pagode daquele das antigas, com letra do Franco e música do Arlindo Cruz, meu
Salto de Pirapora
amigo, meu querido. A gente gravou esse samba e ele acabou cooperando pra que eu ganhasse meu primeiro disco de ouro”, conta Leci.
O Teatro Procópio Ferreira -- Conservatório de Tatuí fia na rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP. A Entrada gratuita e os ingressos podem ser adquiridos pela plataforma INTI (bit.ly/3EQTtlI) ou na bilheteria do teatro, de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.
Prefeitura de salto segue com inscrições para concurso Público
Prefeitura de sorocaba abre inscrições para agendamento de espetáculos e atrações artísticas no Teatro Municipal
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), abriu, a partir desta quarta-feira (1), as inscrições para o agendamento de espetáculos e atrações artísticas no Teatro Municipal “Teotônio Vilela” (TMTV), no período de 2 de abril a 22 de dezembro deste ano. As solicitações devem ser feitas, exclusivamente, por meio do formulário on-line: bit.ly/3ZbSZ1s, até o dia 31 de março.
Considerando o grande número de academias de dança na cidade e visando ao melhor atendimento a todas, cada academia poderá solicitar duas datas por ano (primeiro ou segundo semestre). Já, aos demais interessados, será permitida a solicitação de, no máximo, seis datas por semestre.
As solicitações de agendamento devem indicar as respectivas datas e os períodos. No período, devem constar as seguintes informações: horário de montagem, passagem de som, ensaio técnico, duração do espetáculo, desmontagem, retirada do material cênico e número de sessões, por período.
É vedado o uso do Teatro Municipal para a realização de formaturas, colação de grau, eventos de cunho religioso ou político-partidário e outros não previstos não edital.
As solicitações serão analisadas pela Secretaria de Cultura, que dará prioridade de agendamento para os eventos de cunho artístico, contemplados com leis de incentivo
Angatuba
teatro fica ao lado do Paço municipal
à Cultura e parcerias, desde que não haja a cobrança de ingressos e seguindo as propostas da Secretaria de Cultura. Caso haja mais de um interessado pela mesma data, a Secretaria de Cultura decidirá a respeito, seja remanejando as datas, quando possível, ou realizando um sorteio entre os solicitantes.
O edital, o formulário de solicitação de agendamento, bem como todos os documentos obrigatórios e regulamentos internos foram publicados no Jornal Município de Sorocaba de quarta-feira (1), que pode ser conferido no site: https://noticias.sorocaba. sp.gov.br/jornal/. Mais informações podem ser obtidas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo e-mail: tmtv@sorocaba.sp.gov. br ou pelo telefone: (15) 3238-2222.
Poupatempo de angatuba inicia Operação assistida
O Poupatempo iniciou nasegunda-feira (27) as atividades de mais uma unidade na região de Sorocaba, que deve beneficiar mais de 25,4 mil habitantes. Implantado em parceria com a Prefeitura de Angatuba, o posto tem capacidade para oferecer até 130 atendimentos diários. Nos primeiros dias, a operação é realizada em fase de testes para aperfeiçoamento de sistemas e treinamento aos colaboradores. O investimento do Governo de São Paulo foi de R$ 130 mil.
mudança de característica ou transferência interestadual de veículo, entre outros.
Os
interessados devem se inscrever no site da empresa SH Dias até 27 de março
A Prefeitura de Salto segue com inscrições abertas para novo Concurso Público.
Os interessados devem acessar, até o dia 27 de março, o site www.shdias.com.br e localizar o Concurso Público CPPETS 001/2023.
Os cargos disponíveis são: Auxiliar de Manutenção, Oficial de Manutenção (Carpinteiro), (Eletricista), (Encanador), (Marceneiro), (Pedreiro), (Pintor), (Serralheiro), Operador de Máquinas, Auxiliar em Saúde Bucal, Fiscal Ambiental, Intérprete de Braille, Intérprete de Libras, Monitor de Saúde Mental, Técnico em Fiscalização de Posturas Municipais, Biólogo, Cirurgião Dentista (Especialista em cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros), Cirurgião Dentista (Especialista em Endodontia), Cirurgião Dentista (Especialista em
Odontopediatria), Enfermeiro Saúde Mental, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Economista), Farmacêutico, Fonoaudiólogo, Fonoaudiólogo com Especialização em Disfagia, Profissional de I.E.C (Informação, Educação e Comunicação), Técnico em Esporte e Lazer – Ginástica Artística, Técnico em Esporte e Lazer – Natação, Terapeuta Ocupacional 01, Médico Cardiologista, Médico Clínico Geral, Médico Endocrinologista, Médico Gastroenterologista, Médico Geriatra, Médico Ginecologista, Médico Infectologista, Médico Oncologista, Médico Neurologista, Médico Neurologista Infantil, Médico Pediatra, Médico Pneumologista, Médico Psiquiatra, Médico Psiquiatra Infantil, Médico Urologista e Médico Veterinário.
O atendimento na unidade exige agendamento prévio e gratuito de data e horário pelos canais eletrônicos do Poupatempo, assim como já ocorre nos demais postos físicos do programa.
O Poupatempo de Angatuba presta serviços como solicitação de RG, primeira via e alteração de dados cadastrais de CNH e
Atualmente, os canais digitais do Poupatempo oferecem cerca de 260 serviços online pelo portal (www.poupatempo.sp.gov. br), aplicativo Poupatempo Digital, totens de autoatendimento e no assistente virtual “P”, pelo WhatsApp no número (11) 952202974. Nas opções eletrônicas, o programa oferece renovação de CNH, licenciamento de veículos, pesquisa de débitos de veículos, consulta de IPVA, Carteira de Trabalho Digital, seguro-desemprego e emissão de atestado de antecedentes criminais, entre outras.
O Poupatempo fica na Rua Cornélio Vieira de Morais, 357 – Centro, Angatuba. Horário: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h.
28 4 a 10 de março de 2023
Divulgação
A consagrada cantora e compositora apresenta-se no Teatro Procópio Ferreira no dia 10 de março, às 20h e os ingressos já podem ser retirados
Leci brandão
Roger Cipó/ Divulgação
Futebol é a paixão de muitos votorantinenses
Nos finais de semana inúmeros times de futebol movimentam os campos espalhados na cidade. É um lazer que mobiliza jogadores, comissão técnica e torcedores que prestigiam a equipe do bairro. Se hoje essa prática esportiva é um grande chamariz, imagina quando viajamos pelo tempo e podemos relembrar os craques que desfilavam pelos gramados em times como Savoia, Clube Atlético Votorantim, Metidieri, Corinthinha, Bela Montanha, entre outros.
O mais antigo time em atividade de Votorantim nasceu em 27 de se -
tembro de 1914 e conforme pesquisas do historiador Jesus Rodrigues Filho foi fundado pelos operários da fábrica de tecidos Votorantim. Começou com o nome de Estrela, até que em 1944 ganhou nova denominação, passou a ser o Bela Montanha.
O nome da agremiação é sugestivo, o campo e a sede estão posicionados na parte baixa do terreno íngreme onde se formou a Barra Funda. Cercado pelo verde das montanhas e com a natureza sendo bem generosa. Nesse período as vilas operárias protagonizavam os duelos das tardes de domingo. De um lado o Bela Montanha, representando a Barra Funda e de outro, o Corinthinha, do
bairro da Chave.
A atual sede foi construída em 1944 pelo italiano João Bernardi que tinha um armazém na esquina das ruas Sorocaba e Joaquim Fogaça e reservava parte do tempo para comandar o espaço esportivo. Com o tempo quem assumiu o posto foi seu filho Mazito Bernardi. Ali também foi palco de inúmeros bailes de Carnaval.
O time participou por longo período da Liga Sorocabana de Futebol, nos tempos que Votorantim ainda era distrito. Tinha equipes no Infantil, Juvenil e o Amador nos campeonatos da cidade. Com os altos custos para se manter na várzea, virou uma equipe
de muitos amigos que valorizam o amor pelo time e na sua grande maioria pela região da Barra Funda, onde cresceram e mantêm seus laços de amizade. Para seu torcedor-símbolo, o saudoso Josias de Campos, o popular “Gia”, nem tudo foi festa ao longo dos anos, a sede por várias vezes foi castigada com alagamentos e enchentes, o que num primeiro momento era desespero serviu de motivação para a reconstrução e maior união da torcida.
Cesar Silva é jornalista, vereador, servidor municipal e autor de três livros sobre a história local
29 4 a 10 de março de 2023
cesar Silva
campo do bela montanha, ao fundo vista geral do Fornazari, em agosto de 1973 uma das primeiras formações nos anos 40
Votorantim recebe circuito Brasileiro de Futevôlei
Votorantim recebe desde quinta-feira (02) até este domingo (05), a segunda etapa do Circuito Brasileiro de Futevôlei, o CBFut, modalidade que vem se espalhando por todo o país com a descoberta de novos talentos e opções de quadras, e que é considerada uma das mais importantes competições do calendário do esporte no Brasil.
Os jogos são realizados no Espaço Resenha, em Votorantim, com uma grande estrutura montada para receber o público e os atletas, que vão dos principais nomes do futevôlei profissional, como Tavinho, campeão mundial de futevôlei que já foi parceiro de Romário em alguns duelos, Belo, Gui, Paraná, Brisa, Amaury, Sandrey, Franklin, até participação de ex-jogadores de futebol na categoria Estrelas.
A primeira etapa da competição foi realizada em São Paulo, em janeiro, e deve passar ainda pelo Rio de Janeiro, Balneário Camboriú e Porto Alegre. Entre as modalidades que são disputadas durante os quatro dias de circuito estão: profissional, estrelas, amador, aprendiz, iniciante, intermediário e misto.
Os ingressos estão à venda, custam a
partir de R$30 (arquibancada) e podem ser comprados através do site ticketsports.com. br.
O público que não puder comparecer poderá assistir a transmissão ao vivo pelo Sportv e pelo canal oficial do CBFut no YouTube.
O Espaço Resenha fica na Avenida Adolpho Massaglia, 515, no bairro Vossoroca, em Votorantim. Mais informações pelo instagram.com/circuitobrasileirofutevolei.
Baú do Futebol
alfredo di stefano Ícone do futebol argentino
Ele foi a inspiração e a força propulsora do time do Real Madri, que ganhou os cinco primeiros campeonatos europeus. Este jogador louro de grande vigor afirmava ter feito sua carreira através das dificuldades em Buenos Aires, sua cidade natal. Di Stefano começou no River Plate. Foi convocado sete vezes por seu país quando seguiu outros astros argentinos, indo jogar na Colômbia, naquela época fora do comando da Fifa. Ficou no time Milionários até 1953, mudando-se, então, para o Real Madri. Sua energia e vitalidade eram imensas. Podia fazer uma jogada em sua própria área, e logo depois estar na área adversária para marcar um gol. Ele tinha um excelente controle de bola, um chute de direita poderoso e era forte e jogadas aéreas. Mas não aceitava dividir liderança com outro jogador, como descobriram muitos jogadores estrangeiros. Ferenc Puskas encontrou uma forma diplomática de conviver com ele. Eles começaram na histórica derrota do Eintracht Frankfurt, na final da Copa Européia de 1960. Naturalizado, ele jogou pela Espanha, mas não na Copa do Mundo do Chile, em 1962, devido ao que pareceu um problema diplomático. Helenio Herrera, o técnico, não gostava muito dele. Mais tarde, Stefano foi técnico do Real Madri e do Valencia.
Basquete de Votorantim campeão: quem planta, colhe
Futsal e vôlei na semana da mulher em Votorantim
É agora são Bento!
Basquete
Parabéns para a equipe de Basquete de Votorantim do projeto Frutos dos esportes do amanhã da Sedesp/ Prefeitura Municipal. A equipe venceu Salto de Pirapora fora de casa e trouxe mais um título para a cidade, e não é só isso: traz esperança, oportunidade e perspectiva dessa equipe e seus comandados servirem de exemplo para a sociedade, e outras modalidades.
Há anos eles têm trabalhado de forma séria, e estão colhendo o que plantaram. Parabéns! ***
Futsal e vôlei feminino
A cidade tem tradição de movimentar o esporte na semana da mulher, e neste ano não será diferente. No domingo acontece a 8ª edição do quadrangular de futsal feminino, a partir das 9h no Cermag. Boa opção para levar a família e ótima opção para pais e responsáveis despertarem em suas meninas a prática deste esporte que mais cresce entre as mulheres nos últimos anos.
No mesmo domingo (05), às 8h, no Ginásio Mirante dos Óvnis acontece a 1ª edição do Torneio de vôlei “Março das mulheres unidas”. Serão 8 equipes em quadra, nesta iniciativa que também poderá ficar para sempre no calendário esportivo da cidade. Outro motivo para a torcida se fazer presente.
***
São Bento
O Esporte Clube São Bento de Sorocaba entra em campo neste domingo para tentar, primeiro escapar do rebaixamento para a série A2, e depois para tentar alcançar uma vaga para a próxima fase do Paulistão. As chances de passar na próxima fase são praticamente nulas. Por isso, a equipe deve se concentrar em se manter no Paulistão, Campeonato que dá visibilidade, renda e lucro para a equipe.
A queda de qualidade do time ininterrupta da metade do campeonato até então, deixou o torcedor frustrado e preocupado com o futuro da equipe. O futebol vem se profissionalizando e se atualizando numa velocidade “monstra”, e o clube deve decidir se fica nesse “cai não cai”, se firma com alguma parceira gigante do ramo, ou se resolve rever algumas questões de ordem administrativa. A bola vai “punir” o clube que não acompanhar a evolução administrativa e técnica que o Futebol moderno exige.
30 4 a 10 de março de 2023 Esportes
Galeria de clubes e jogadores que fizeram história
KaKá Martins é colunista da Gazeta de Votorantim, radialista e narrador esportivo
2ª etapa do cbFut é realizada no Espaço resenha
Divulgação / CBFut
Equipe de Votorantim conquista 15 medalhas no tênis de mesa
A equipe de Tênis de Mesa da Secretaria de Esportes (Sedesp) de Votorantim participou no último domingo (26) da 26ª Taça Cidade de Tapiraí e conquistou 15 medalhas para a cidade de Votorantim. Confira a classificação dos nossos atletas:
Masculino Absoluto A:
Mateus Freitas - vice-campeão; Renato Pontes- 3⁰ lugar; Ari Uwai - 4⁰ lugar; e Willian Andrade- 5⁰ lugar.
Masculino V50:
Osmar Camargo - campeão; Marcio Mas-
saru – vice-campeão; e Carlos Freitas- 3⁰ lugar.
Masculino Absoluto B: Paulo Yamamoto – vice-campeã; e Henrique Uwai - 3⁰ lugar.
Feminino Absoluto A:
Patrícia Uwai - campeã; e Débora Fernandes - 3⁰ lugar.
Feminino Absoluto B:
Luciana Brolezzi - campeã; Yoshiko Yamamoto vice-campeã; e Maria Harada - 3⁰ lugar.
Divulgação
Basquete de Votorantim é campeão da 2ª Olimpíada de Verão
A equipe de basquete Instituto Votorantim Esportes conquistou de forma invicta o título da 2ª Olimpíada de Verão. Na final, o time venceu o Salto de Pirapora Basketball pelo placar de 68 x 67. A decisão foi disputada segunda-feira (27) na casa do adversário.
O elenco campeão integra o projeto social Frutos dos Esportes do Amanhã de Votorantim. Essa ação tem uma parceria com a Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Esportes. O time representa a cidade em competições regionais e estaduais de basquete.
Votorantim realiza o 1º torneio feminino de vôlei
atletas que representaram a cidade
Votorantim terá quadrangular de futsal para comemorar o Dia internacional da Mulher
O 8º Quadrangular de Futsal Dia Internacional da Mulher será realizado domingo (5), a partir das 9h, no ginásio do Centro Esportivo Recreativo Municipal Aldovir Gori (Cermag), em Votorantim. A competição terá as presenças de quatro equipes: Votorantim, Meninas de Ouro, Desportivo Sorocaba e Elas Futsal.
O sistema de disputa é dupla eliminató-
ria. As partidas terão duração de 20 minutos. As equipes com duas vitórias farão a final.
O Quadrangular de Futsal é uma das ações promovidas em março pela Secretaria de Esportes para marcar o Dia Internacional da Mulher. No dia 18 começa a 1ª Copa Votorantim de Futebol Feminino e as inscrições serão encerradas na próxima sexta-feira (3).
A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Esportes, promove em 5 de março o 1º Torneio Março das Mulheres Unidas. O evento, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, acontecerá no ginásio do Mirante dos Óvnis.
O início do torneio está marcado para as 8h. A competição terá a presença de oito equipes.
O ginásio fica localizado na rua Júlia Martins Domingues, 13, no bairro Mirante dos Óvnis, em Votorantim.
cUriOsiDaDEs EsPOrTiVas
O Palestra Itália, hoje Palmeiras, disputou seu primeiro jogo profissional, numa vitória por 2 x 0 contra o Savóia, clube da colônia italiana de Votorantim. O primeiro gol da história do clube foi feito por Bianco, de pênalti, o outro foi marcado por Alegretti, também de pênalti. Ano 1915. O campo era no Bairro da Chave.
31 4 a 10 de março de 2023 Esportes
Divulgação
Equipe campeã
40º Batalhão da PM terá equipe de futebol e mandará seus jogos no Estádio Municipal com ação social
Kaká Martins
A equipe formada apenas por policiais militares do 40º Batalhão da Polícia Militar do interior, que atende Votorantim (sede) e mais 8 cidades da região, irá disputar pela primeira vez, no final deste mês de março, o Campeonato desportivo da Polícia Militar, categoria futebol de campo.
A primeira fase será formada por quatro times regionais dos batalhões da região de Sorocaba. Caso a equipe avance para as oitavas de final, a previsão para o término do campeonato será em dezembro, quando viajará para outras cidades do estado, em jogos de ida e volta. Dois de cada grupo de quatro irão se classificar.
O Estádio Municipal Domênico Paolo Metidieri será o palco para os confrontos do time. A equipe tem no comando o Técnico Cabo Douglas, que junto dos demais companheiros tiveram a iniciativa de arrecadar alimentos para entidades de Votorantim nos jogos realizados na cidade: “Procuramos a secretaria de esportes, fomos bem recebidos e tivemos a ideia de
doar cestas básicas e ou alimentos arrecadados dos próprios integrantes da equipe para a assistência social da prefeitura da cidade”.
O elenco é formado por 23 atletas, desde o mais novo soldado, até os mais experientes da corporação, e há uma expectativa positiva do time chegar às finais segundo o técnico
Douglas: “formamos um elenco forte, jogamos juntos há algum tempo, temos entrosamento e muita esperança de chegar às finais da competição.”
O time do 40º Batalhão também irá usar em seu uniforme as cores azul e branco da cidade de Votorantim. Uma forma de atrair mais torcedores para os jogos no Estádio.
o elenco:
Goleiros: Apolinário, Dominoni e Oliveira; Zagueiros: Julião, Couto, Donha e Andrei; Laterais: Ericson, Durãez, Valandro e Cruz; Volantes: Ilgner, Machado, Brísida e Diego Santos; Meias: Danival, Lucas e Wagner; Atacantes: Nei Valandro, André, Christian e Alexandre.
Técnico: Douglas.
32 4 a 10 de março de 2023 Cidades Esportes
Equipe do 40º batalhão
Jorge Silva
Resumo de Novelas
vai na Fé –globo – 19h: Segunda-feira, 06/03 Sol canta para atrair clientes e Theo tem uma fantasia com ela mais nova. Orfeu ameaça Sheila. Sol se preocupa ao saber que Jenifer está se aproximando de Ben. Lumiar confirma a combinação com Sol para manter Jenifer e Ben afastados. Eduardo tenta se insinuar para Jenifer, mas ela avisa que tem namorado. Anthony se preocupa com os vídeos de Érika. Jenifer, Bela e Tatá fazem uma banca para recolher assinaturas e impedir que Yuri perca a sua bolsa na faculdade. Lui chega para a jornada do Sagrado Masculino e se fica surpreso ao encontrar Fábio. Theo se aproxima de Sol, que fica abalada. Bruna fala com Jairo sobre Theo, e o segurança de Lui aborda o vilão.
Terça-feira, 07/03
Jairo obriga Theo a se afastar de Sol. Orfeu avisa ao sócio que o negócio ilícito foi um sucesso.
Lui tem uma conversa séria com Fábio. Jairo sugere que Sol volte a trabalhar com Lui. O cantor Buchecha ouve Sol cantando uma paródia com uma de suas músicas e fica feliz. Érika decide chantagear celebridades para conseguir notícias. Kate é demitida e Theo se oferece para bancar uma mesada para ela. Vitinho pede para Cristal se aproximar de Lui e tentar resolver seu problema. Jairo avisa a Sol sobre o teste para backing vocal de Lui, e Kate diz que se candidatará. Buchecha se surpreende com a voz de Sol e a aconselha a voltar para os palcos.
Quarta-feira, 08/03
Vitinho avisa a Fábio que Lui está incomodado com sua presença. Sol avisa a família que fará o teste para backing vocal de Lui. Marlene decide ir com Bruna vender as quentinhas. Lumiar descobre que Jenifer foi se encontrar com Ben e avisa a Sol. O Desembargador responsável pelo caso de Yuri pergunta a Ben se Jenifer é sua filha e ele fica orgulhoso. Kate discute com Wilma por causa de Sol. Ben e Jenifer conseguem o habeas corpus para Yuri e comemoram. Todos os jurados escolhem Sol para nova backing vocal, e Wilma fica furiosa. Jenifer sai com Ben e Lumiar para almoçar e, ao ver Marlene vendendo quentinhas, vai ao encontro da avó.
Quinta-feira, 09/03
Lumiar é grosseira com Marlene e causa estranheza em Ben. Yuri sai da cadeia. Kate repara no descontrole de Jenifer ao ficar perto de Eduardo. Lumiar reclama contrariada quando Ben diz que quer trabalhar com os alunos dela no
Lazer
ICAES. Yuri leva o abaixo-assinado para falar com o reitor do ICAES. Sol conversa com o DJ Be-Air sobre o seu sonho e fica frustrada.
Jenifer conhece Isabel, mãe de Tatá. Yuri, Bela e Ben participam da reunião do coletivo negro. Sol se encontra com Lumiar no escritório. Com dor nas costas, Simas pede ajuda a Theo. Lumiar sugere que Sol conte a verdade para Jenifer, e as duas discutem. Sol deixa a sala de Lumiar e se desespera ao ver Theo.
Sexta-feira, 10/03
Sol vai embora apressada e Lumiar questiona Theo. Ben fala para Yuri e Bela sobre o laboratório que pretende montar no ICAES. Jenifer estranha o comportamento de Isabel. Theo questiona Ben sobre Sol. Clara conhece Helena e começa a se exercitar com ela. Ben conversa com Simas sobre seu casamento. Eduardo convida Jenifer para trabalhar com ele como missionária. Theo sai com Lumiar e a leva para o bar de Orfeu. Sol aconselha Jenifer. Theo leva Lumiar para o bar do Orfeu. Anthony decide ir até o refúgio. Wilma descobre que Érika roubou sua agenda. Theo conta para Ben que saiu com Lumiar. Dora aconselha Fábio sobre Lui. Sábado, 11/03
Lui deixa Fábio entristecido. Érika se desespera com a possibilidade de ser processada. Vitinho se surpreende com a chegada de Anthony ao refúgio. Cristal é seduzida por Lui. Vitinho recebe o diploma do evento do sagrado masculino e todos se emocionam com o seu discurso. Bruna se preocupa com Kate. Anthony e Vitinho ficam juntos. Eduardo e Jenifer quase se beijam. Theo sugere que Kate faça uma tatuagem. Wilma dá uma lição em Érika. Ben pede para Lumiar revisar o projeto que ele escreveu para o ICAES. Fred se insinua para Bia. Bruna pede conselhos para Marlene sobre Kate. Wilma se recusa a aceitar que Sol pode ajudar Lui. Bruna descobre que Kate está envolvida com um homem casado. Wilma pede para Sol voltar a trabalhar com Lui.
travessia –globo – 21h: Segunda-feira, 06/03 Cidália preside a reunião com o representante do casarão. Chiara diz a Brisa que as malas de Tonho estão prontas, dando a entender que Ari desistirá da guarda do filho. Cidália reage quando fica sabendo por Ari que, como novo sócio da empresa, o rapaz retirou a construtora da licitação dos casarões. Talita conclui que Gil já tinha conhecimento das falcatruas de Ari. Cidália pede ajuda a Helô para o golpe que Ari deu na empresa. Helô orienta Cidália a procurar um perito. Lídia pensa na possibilida-
de de ter sido Ari o responsável pelo atentado a Guerra. Ari leva Tonho e Núbia para a casa nova. Cidália desconfia de que Ari possa estar mancomunado com Moretti.
Stenio alerta Laís para o risco que eles correm com a fuga de Montez da prisão. Chiara descobre que o armário onde Ari guardava suas roupas está vazio. Cidália visita Guerra no hospital. Terça-feira, 07/03
Cidália não consegue contar a Guerra que Ari retirou a construtora da licitação. Chiara diz a Brisa que Ari levou suas coisas e as de Tonho de sua casa. Núbia reage quando Ari lhe conta que agora é sócio de Guerra. Chiara se nega a escutar a explicação de Ari. Lídia lembra a Talita e a Gil que Cidália falou que todos são suspeitos de cumplicidade com Ari. Guida diz a Chiara que alugou a casa para Prates. Cidália conta a Chiara e a Dina sobre o golpe de Ari. Moretti finge que não vê Zezinho quando este acena para o empresário. Creusa conta a Brisa que Ari roubou Guerra. Ari avisa a Dante que Guerra desistiu da licitação. Quarta-feira, 08/03 Ari mente para Dante, dizendo que convenceu Guerra de desistir da licitação. Cidália revela a Guerra que Ari roubou as ações da empresa, se tornando um dos sócios da construtora. Dante pede que Ari deixe sua casa. Moretti diz a Stenio que não conhece Ari. Núbia fica atordoada ao saber por Dina que Ari roubou Guerra. Oto liga para Brisa para oferecer ajuda. Ari mente para Núbia e diz que foi Guerra quem pediu para ele pegar as ações quando estava hospitalizado. Caíque e Moretti brigam. Cidália avisa a Guerra que não houve falsificação de sua assinatura.
Quinta-feira, 09/03
Joel alerta Karine para o relacionamento com pessoas na internet.
Karine é enganada por um pedófilo que se passa por uma atriz oferecendo trabalho. Brisa resolve ir atrás de Tonho. Cidália chama Leonor para ser sua assessora. Lídia avisa a Cidália que Ari irá à empresa. Cema diz a Zezinho que pedirá a Nunes que admita o namorado no bar. Olívia estranha a reação de Moretti. Stenio promete tirar Ari do caminho de Guerra. Moretti concorda com Stenio em refazer o exame de DNA. Chiara apoia Guerra. Ari entra na empresa com uma liminar. Sexta-feira, 10/03 Ari tenta se explicar para Cidália. Ari manda Talita desocupar a sala para ele entrar. Gil pede a Ari que não o favoreça em nada na empresa. Stenio avisa a Laís que Guerra terá que aceitar a presença de Ari na empresa. Ari deixa Guerra, Cidália e Chiara confusos, ao dizer que foi Guerra quem o orientou a fazer a transferência das ações para ele, no hospital. Creusa re -
cebe Montez, que vai à casa de Helô disfarçado de engenheiro para averiguar um problema elétrico. Cotinha e Guida aconselham Guerra a investigar se o estado do empresário após a sedação no hospital pode ter motivado a revelação de informações sigilosas a Ari. Chiara manda Ari devolver o que pertence a Guerra.
Sábado, 11/03
Chiara deixa claro que Ari terá que enfrentá-la. Ari garante a Chiara que não é o autor do atentado contra Guerra. Guida informa a Silene que se casou com Guerra. Laís estranha a reação de Moretti e pergunta se alguém o está seguindo. Montez consegue pegar parte da informação sobre a localização do mapa do tesouro, que estava escondida em um dos tetos da casa de Helô. Cidália pede a Leonor que fique de olho em Gil. Talita é pega de surpresa ao ver que Ari retirou suas coisas da sala que ocupava. Dante diz a Núbia que Ari roubou as ações de Guerra. Guerra avisa a Brisa que o exame de DNA ficará pronto.
mar do Sertão – globo – 18h:
Segunda-feira, 06/03
Tertulinho repreende Fubá Mimoso por não ter terminado o serviço que ele encomendou. Xaviera se desespera e vai até a igreja, onde vê uma aparição. Labibe reclama de enjoo, e Candoca e Lorena se preocupam. Padre Zezo estranha ao encontrar
Xaviera na igreja. Vespertino transfere o dinheiro desviado para um paraíso fiscal e forja uma conta em nome de Mirinho. Deodora visita o Coronel na delegacia. Timbó e Tereza acolhem Xaviera, e Tertulinho se preocupa com o seu sumiço.
Xaviera procura José.
Terça-feira, 07/03
Xaviera pede para conversar sozinha com José, mas desiste quando Tertulinho chega. Vespertino e Floro comemoram ao ver o dinheiro da prefeitura entrar na conta deles. Xaviera decide abandonar Tertulinho. José se emociona quando Firmino avisa que seu projeto foi aprovado pelos acionistas da JM/Chaddad. Vespertino muda a senha da conta da prefeitura, e Deodora se enfurece. Maruan desmaia ao saber que Labibe está grávida. Xaviera revela a Tertulinho que ouviu a conversa dele com Fubá Mimoso. Lorena e Candoca se emocionam com a notícia sobre a gravidez de Labibe. Tertulinho não consegue convencer Xaviera a ficar com ele.
Quarta-feira, 08/03
Tertulinho sofre com a partida de Xaviera. Padre Zezo consola Xaviera. Vespertino expulsa Deodora de sua casa. Maruan se preocupa com a presença de Fubá Mimoso
no Catende e comenta com José. A pastora Dagmar conversa com o Coronel, que insiste em não contar a verdade para ela. Tertulinho pede conforto a Deodora. Xaviera não consegue denunciar Tertulinho. Firmino pede Lorena em casamento. Deodora dopa Tertulinho. Xaviera avisa à pastora Dagmar que o Coronel pode ter assumido a culpa pela morte de Noé no lugar do filho. Deodora se encontra com Márcio Castro na fazenda e o beija.
Quinta-feira, 09/03 Márcio Castro avisa a Deodora que a fazenda Palmeiral pertence a ela novamente. Tertulinho fica confuso ao acordar em sua casa na cidade. Deodora revela a Ismênia que se casará com Márcio Castro. Timbó leva Xaviera para morar em sua casa. Candoca descobre que o dinheiro para as obras do hospital foi desviado. Vespertino pede para Eudoro publicar uma matéria sobre o passado de Deodora. Candoca tira satisfação com Floro sobre o dinheiro para a construção do hospital, e Vespertino culpa Deodora. José expulsa Fubá Mimoso do Catende quando ele se recusa a contar quem o contratou para matá-lo. Xaviera pede para Tertulinho se entregar à polícia antes que José descubra a verdade. José garante a Candoca que os culpados pelo desvio da verba para o hospital devolverão todo o dinheiro. Sexta-feira, 10/03 Candoca pede que José não use violência para recuperar o dinheiro do hospital. Márcio Castro enfrenta Deodora, que se surpreende. Tertulinho pensa no pedido que Xaviera lhe fez. José ameaça Mirinho para que ele ajude a recuperar o dinheiro para o hospital. Labibe tem um desejo inusitado, e Maruan fica preocupado. Lorena encontra as cartas de amor anônimas que Firmino escreveu para ela e acredita que eram para outra pessoa. José vai falar com Xaviera e Timbó. Sabá e Nivalda ficam curiosos para descobrir o motivo da visita de José a Timbó. Mirinho pega o laptop de Vespertino. Candoca e Manduca se mudam para o Catende.
Sábado, 11/03 Joel leva Candoca e Manduca até o Catende, e José os recebe. Xaviera e Timbó fazem uma proposta para Fubá Mimoso. O Coronel revela a verdade sobre Noé e Deodora para Tertulinho. Firmino vê Lorena com as cartas de amor, percebe o mal entendido e vai atrás dela para tentar se explicar. Mirinho leva o laptop de Vespertino para José. Laura desiste de trabalhar para Deodora. Laura sofre um acidente de carro. José descobre todas as falcatruas de Vespertino. Márcio Castro se preocupa com Laura. Vespertino flagra Mirinho em sua casa. Ismênia vai embora da fazenda Palmeiral. José procura Fubá Mimoso.
a beleza é relativa
- O que a esposa do Albert Einstein disse quando o viu sem roupa?
- Uau, que físico.
com moderação
-O que um álcool disse para outro álcool?
-Etanois!
Pulo
-Qual raça de cachorro pula mais alto que um prédio?
-Qualquer uma, ué. Prédio não pula.
humor
-O que o tubarão disse quando comeu o peixe-palhaço?
-Que gosto engraçado!
amendoim
-Qual é o alimento mais sagrado que existe?
-O amém doím.
33 4 a 10 de março de 2023
quer ver o seu aniversário ou de quem você ama nesta página? basta enviar as fotos e as informações para gazetadevotorantim@ gmail.com com dez dias de antecedência!
SILéa bEnEdEttI
PEdroSo
Siléa, que todas as coisas chatas e tristes sejam desviadas e nunca passem perto de você. E se mesmo assim houver lágrimas, que sejam de alegria, essas sim estão todas muito bem-vindas! Feliz aniversário!
ELSon aParEcIdo
Parabéns, Elson pelo seu dia. Que ao receber os parabéns, seu coração pulse mais forte, seus olhos brilhem e seus lábios sorriam. Feliz aniversário!
LucIanE conEgEro
Feliz aniversário, Luciane. Que nesta nova fase de sua vida, você tenha muito sucesso e traga consigo muito amor e paz. Que a sua fé em Deus e em você mesmo aumentem a cada dia mais.
jESSE jamES
Jesse, hoje você inicia uma nova jornada, e nesse momento de alegria por você estar completando mais um ano de vida, queremos lhe dizer que temos muito orgulho em compartilhar da sua amizade. Parabéns, amigo, feliz aniversário!
FErnando
LoPES
Fernando, um momento especial de renovação para sua alma e seu espírito, porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós, capacidade de recomeçar a cada ano. Feliz aniversário!
juvEnaL morEIra
Feliz aniversário, Juvenal! Nossos votos de hoje são os mesmos de todos os dias: muita paz, amor, luz e sucesso para você sempre!
34 4 a 10 de março de 2023
Social 05 MAR 05 MAR 06 MAR 07 MAR 08 MAR
06 MAR
marIa dE LourdES SILva SantoS
Feliz aniversário, Maria de Lourdes. Que Deus abençoe você muito, muito mesmo. Que seu novo ciclo seja repleto de momentos bons e alegrias. Parabéns!
zé bocca
Aniversário do nosso ator, contador de causos e de histórias preferido, a quem admiramos e nos orgulhamos. Feliz aniversário, Zé Bocca!
quer ver o seu aniversário ou de quem você ama nesta página? basta enviar as fotos e as informações para gazetadevotorantim@ gmail.com com dez dias de antecedência!
roSa romão
Profª Rosa Romão, feliz aniversário! Muitas felicidades! Que o amor nunca esteja longe, que as provações sejam fáceis e que os prazeres sejam longos. Parabéns!
ISaac hEnrIquE SantoS da SILva
Isaac Henrique, que seu novo ano seja especial, cercado por amiguinhos! Um feliz novo ano para você, cheio de diversão e muitas brincadeiras. Afinal, ser criança é tudo de bom e fazer aniversário é maravilhoso. Feliz aniversário!
PEdro nunES
Parabéns, Pedro Nunes, por esse dia tão especial, muita alegria, paz e harmonia. Que todos os seus desejos se realizem, pois você merece. Feliz aniversário!
aurELIna trInca
Dona Aurelina, parabéns pelos seus 98 anos, parabéns por todas as batalhas vencidas! Continue sempre com esse lindo sorriso em seu rosto e que você possa admirar seu passado com orgulho e satisfação e ser exemplo para todos nós. Felicidades com muito amor e paz!
35 4 a 10 de março de 2023 Social
08 MAR 08 MAR 02 MAR 28 FEV 06 MAR
25 FEV
conheça nossos parceiros!
Seja um parceiro comercial da gazeta de votorantim também! Entre em contato pelo (15) 99613-2782 e fale com a Solange, a nossa responsável comercial
36 4 a 10 de março de 2023 Social
@sol.jornal.tvvotorantim Solange r coelho
@adega_bacura
@campeaodosprecos
@celeiroagropet
@simonepizzas @vototintas
@chiquinhovotorantimcentro
mg Sound