Page 1

C MAP

LIMEIRA, DOMINGO, 31 DE OUTUBRO DE 2010 - Ano XI - n.º 560 DAÍZA LACERDA / ESPECIAL PARA O JORNAL DA MULHER

Elas são blogueiras

A Fresca www.afresca.blogspot.com Moradora de Limeira, Karen Bassetti começou o blog “A Fresca” em 2007, após o nascimento de sua filha. “Estava amamentando, e entediada, quando meu marido sugeriu que eu escrevesse sobre algo com o qual me identifico. Então comecei o blog com receitas, passei a ler mais livros e escrever sobre alimentação”, explica. O batismo do blog remete ao seu vegetarianismo, além da defesa das dietas balanceadas e com grãos. Além de amamentação e papinhas, a troca de informações também abrangeu outros assuntos, como educação da criançada. “As pessoas comentam, e também recebo muitos e-mails. Foi um meio de fazer amigos que se identificam e é muito legal dividir o que sei com outras pessoas”, diz. Garota Sem Fio www.garotasemfio.com.br Até 2001, a paranaense Beatriz

Kunze mantinha sua atividade de dentista em consultório, quando ganhou o primeiro Palm, o precursor dos smartphones, para auxílio no trabalho. “As informações sobre o aparelho, pesquisadas em fóruns, eram em linguagem pouco acessível. Com a participação em discussões sobre portáteis, em 2002 iniciei o blog Garota Sem Fio, escrevendo sobre o que aprendia”, diz. Com a mobilidade do aparelho em pauta, aliado a equipamentos como o celular, ela passou a escrever não só para profissionais de sua área, mas também de outras. O blog cresceu tanto, que hoje traz conteúdo de diversos aparelhos, de celulares a leitores eletrônicos, que ela recebe das empresas para testar. A Garota Sem Fio tem colunas em canais como a rádio CBN de Curitiba, Olhar Digital da Rede TV! e site Tecnoblog. Ela ainda dá consultoria sobre mobilidade, além dos atendimento odontológico homecare (atendimento domiciliar especializado). “Comecei sem pretensão e não ganho dinheiro com o blog”, lembra ela, que analisa

Uma plataforma que só exige que a pessoa escreva e publique. Dessa forma, as blogueiras invadiram a internet, difundindo percepções e ideias sobre sustentabilidade, tecnologia e comportamento, além de beleza, cotidiano ou profissões. As experiências na arte de escrever em blogs são discutidas por mulheres que conquistaram público cativo na web (e fora dela), nos mais diversos assuntos, além dos que permeiam o universo feminino.

na área tecnológica, pela participação de seus leitores, que as mulheres são mais práticas nas escolhas de aparelhos. “Os homens têm a tecnologia como um brinquedo que querem, enquanto as mulheres procuram objetivamente o que pode auxiliá-las”, compara ela.

dutos. Há ainda a parceria com as marcas. “A cada dia chegam novas leitoras e trocamos muitas ideias por comentários no site e por e-mail, acho muito bacana essa relação. Administrar o blog é minha terapia e é uma delícia, acabei ganhando várias amizades”, garante.

Nós Amamos Esmaltes www.nosamamosesmaltes.com

Pedalinas http://pedalinas.org

A estudante Isadora Vergara, que mora em Brasília (DF), teve na paixão por esmaltes o motivo para criar, no início deste ano, o blog “Nós Amamos Esmaltes”, em que desfila infinidade de cores em posts badalados em comentários das leitoras. “Eu sempre gostei muito de cores, até que um dia descobri o mundo dos esmaltes. Conheci os blogs sobre o assunto e me identifiquei muito, o que me levou a criar o meu próprio”, conta. Com média de dois mil acessos diários, a interatividade já teve até encontro entre as fissuradas pelos pro-

Pedalina é a menina ou mulher que não se intimida com os perigos do trânsito e o encara com as bicicletas como meio de transporte, principalmente nas metrópoles, como São Paulo, de onde são a organizadoras do grupo. Para relatar as experiências do desafio, além de compartilhar dicas de segurança, o blog Pedalinas nasceu após o primeiro encontro entre algumas ciclistas paulistanas, há um ano e meio. A jornalista Aline Cavalcante diz que o blog é o principal canal de comunicação do grupo e porta de entrada para novas ciclistas - e blogueiras. O canal aberto foca pro-

blemas típicos das mulheres sobre rodas na cena urbana, mas também tem a participação de homens, exceto nos encontros mensais, só para elas. Poderosas Gordinhas www.poderosasgordinhas.blogspot.com Se o manequim de números grandes é motivo de desespero para mulheres, o blog “Poderosas Gordinhas” começou não só para o público que assume os quilos a mais, mas que vive muito bem com eles, obrigada. “Queria escrever para as pessoas acima do peso, mas que não se escondem, são felizes e bem resolvidas, como eu sou. A ideia não era ter relatos, mas um blog com cara de revista”, explica a publicitária Alcione Ribeiro, que iniciou o blog em novembro de 2009, após passar por dificuldades e ter, no espaço, uma terapia. Em pauta, moda, cultura e comportamento, além de pesquisas e notícias devidamente comentadas por ela para o público sem neura com a balança.

Da web para o papel: os blogs que viraram livros

Faça vvocê ocê mesma

Falando sobre homens ou política, blogs de mulheres também vencem os limites da web e se transformam em livro. É o caso do “Homem é Tudo Palhaço” (tudopalhaco.blogspot.com), que desde 2002 coleciona prêmios de votação popular, fruto do amplo acesso. É organizado pelas cariocas Ana Paula Mattos, Nara Franco e Roberta Carvalho, as “donas do circo”. Cantadas circenses e as mais variadas artes no picadeiro protagonizadas pelos palhaços (marido, namorado, ficante ou nada disso) é o repertório do show, com contribuição das leitoras. O sucesso se transformou neste ano em livro homônimo do blog. Outra blogueira conhecida internacionalmente é a jornalista cubana Yoani Sánchez, cujo blog “Generácion Y” (http:// www.desdecuba.com/generaciony_pt/) ganhou notoriedade pelas críticas ao país liderado por Fidel Castro e seu sucessor Raul Castro, tendo acesso proibido na ilha. “De Cuba, com carinho”, é o livro que teve origem a partir dos artigos do blog, em que fala do povo cubano e ausência de liberdade. (DL)

Blogueiras avaliam a tarefa de escrever e dão dicas para quem quer começar: Karen, a “fresca” - “Às vezes a gente pensa que ninguém vai ler, mas sempre acaba encontrando amigos. Da minha experiência só tirei lições boas, embora, além dos que gostam do assunto há os que vão contrariar”. Beatriz, a “garota sem fio” - “O importante é fazer sempre o que gosta, não importa o assunto, seja crochê ou gatos. Mas é preciso ler muito, para escrever e exercitar a criatividade. O tempo é que irá moldar a escrita”.

C MAP

Alcione, a “poderosa gordinha” - “É preciso ter paciência, escrever muito e sempre, buscar novidades e também visitar blogs de leitores. A aparência também conta, como o tamanho da letra e o excesso de coisas que o deixa o blog poluído. O ideal é escrever do que gosta mesmo que não domine, o que vem com o tempo”.

C CM M MA A APPP C CM AP


Limeira, domingo, 31 de outubro de 2010 - Gazeta de Limeira

Melancia Provavelmente originária do norte da África, acreditase que a melancia seja espécie conhecida e cultivada pelo homem há mais de 4 mil anos. Cultura exigente de climas quentes, hoje em dia é encontrada em todas as regiões tropicais do globo. Excelente opção para os dias quentes, é refrescante; cerca de 90% de sua polpa é constituída por água, de maneira que fornece água e sais minerais para um equilibrado funcionamento do organismo. Além disso, é antioxidante e diurética, já que reduz a retenção de líquidos. Já o seu poder antioxidante está associado à redução do risco de alguns tipos de câncer, principalmente do pâncreas, pulmão, cólon e próstata. Para prevenir o câncer é aconselhável também beber o suco batido com as suas sementes, que são altamente nutritivas e podem ser consumidas sem nenhum problema. Possui ainda propriedades depurativas porque ajuda a eliminar substâncias residuais através da urina. É indicada para quem sofre de cálculos renais, ácido úrico elevado ou hipertensão. O melhor de tudo para esta época do ano, em que todos gostam de cuidar ainda mais do corpo, é que ela não engorda e tem inúmeras propriedades nutritivas além do efeito calmante sobre a mente e as emoções. Uma boa opção é juntá-la a ameixas: essa combinação é excelente método natural para combater o estresse e também ajudar nos cuidados com o corpo.

Além de doce e muito refrescante, a melancia é nutritiva, possui betacaroteno (provitamina A) e vitaminas do complexo B e C. Também apresenta cálcio, fósforo, ferro e muita água. Hoje já se conhece o licopeno e glutationa, compostos que a melancia possui em abundância, que são responsáveis por proteger o organismo contra o câncer, problemas cardiovasculares e os radicais livres, substâncias nocivas que aceleram o envelhecimento das células e fazem com que a pele perca firmeza e elasticidade Seu valor calórico é reduzido; em 100 gramas encontramos 31 calorias, bem menos que a maioria das frutas. É recomendada para quem tem pressão alta, reumatismo ou gôta. O suco de melancia provoca eliminação de ácido úrico, além de limpar o estômago e o intestino. Também é eficaz no tratamento da acidez estomacal, obesidade, bronquites crônicas, problemas de boca e garganta, cistites. Dela tudo se aproveita. Chá das sementes de melancia é vasodilatador, prestando contribuição destacada no combate à hipertensão arterial. Para preparar usa-se 2 colheres de sopa de sementes para 1/2 litro de água. Da parte branca é possível preparar doce ou compota com cravo, canela e gengibre para melhorar o sabor.

Domingo de eleições É uma fruta extraordinária e grande, talvez uma das maiores entre todas as frutas existentes. Para se ter uma ideia, em condições normais de produção, seu peso pode variar entre 10 e 20 kg de pura água. Às vezes é difícil adivinhar se está ou não madura, sua casca, dura e espessa, não deixa transparecer o que há dentro. Um bom método é dar uns soquinhos com os nós dos dedos: se a fruta ainda estiver meio verde, o som sairá um pouco metálico. Do contrário, quanto mais surdo for o som que vier da fruta, mais madura ela estará.

MAGALI ROGGE MUGNAINI ABRÃO CRN 3602 Atendimento nutricional individualizado para obesidade, ganho de peso e dificuldades relacionadas com a alimentação.

Rua Alferes Franco, 738 Centro Fone (19) 3453-3299 magali.rogge@terra.com.br

No céu deste domingo, o Sol já está em Escorpião, o que nos levará a agir de forma muito mais determinada, firme, precisa, que é a característica principal desse signo, segundo especialistas no assunto. Hoje, vamos eleger o (a) presidente de nosso País, e é normal que estejamos preocupados. Afinal, a partir de hoje poderemos estar mudando nosso país... Não sabemos muito bem aonde tudo isso vai parar, mas sabemos que temos que dar o melhor de nós, para não errar, para não ficar nos lastimando, por longos anos, do que poderia ter sido e não foi. Andando pelas ruas, conversando com as pessoas, fico admirada com o número de eleitores que se dizem decepcionados com os políticos, e que por conta disso pretendem anular seu voto ou votar em branco. Claro que muitos fatores do passado recente contribuem para essa (des)crença. No entanto, gostaria de lembrar que essa atitude equivale a abrir mão do seu direito de escolha, tão duramente reconquistado! Por menos que estejamos entusiasmados por um dos dois candidatos, anular o voto é negar nossa contribuição para o exercício da cidadania. Equivale a dizer: “eu não tenho nada com isso, eles que façam como quiserem”. Esta é uma atitude de gente que fica em cima do muro, que não se compromete. De gente que entrega o jogo no primeiro tempo. Em outras palavras, talvez mais duras, de gente que não merece andar com um título de eleitor no bolso. Todos os que ganharam o direito do voto têm o dever de escolher seu representante. E, agora, neste 31 de Outubro, de escolher o representante máximo da nação. É impossível que, entre os dois candidatos, casualmente um homem e uma

mulher, não haja um que seja melhor que o outro, ainda que os dois tenham defeitos e partidários que apregoam mentiras e dizem verdades. Cabe ao cidadão consciente tirar suas próprias conclusões. O que não se pode é abrir mão do direito sagrado e do dever cívico de eleger nosso representante. Não só eleger, mas cobrar depois, fiscalizar, sim, pedir contas, como nos prestam contas de nossa cidadania. Aliás, quem joga fora seu voto, de qualquer forma anulando-o, abre mão também do direito de cobrar. Concordo que, muitas vezes, nos sentimos frustrados com a política e os políticos, porque não souberam ou não quiseram fazer aquilo para o que foram eleitos, com transparência e probidade. No entanto, cabe ao eleitor mudar o cenário. Democracia significa exatamente isto, o poder, nem sempre compreendido por muitos, de ser “patrão” de seus governantes. E, como patrão, acompanhar o que eles fazem, quando estão no poder. Só para terminar, gostaria de contar uma coisa de meu pai, de quem sempre falo, porque sempre foi e será meu maior herói. Papai votou até muito além da idade em que precisaria fazê-lo, isento que já estava desse dever. Ele votou, rigorosamente, em todas as eleições, até que lhe foi possível fazê-lo. Lembrome perfeitamente de acompanhá-lo, desde pequenina, ao “Castello Branco”, onde ficava a seção eleitoral dele e de mamãe. Lembro-me, também, que ele vestia sempre seu melhor terno, e mamãe trajava também suas melhores roupas, nesses domingos de eleição. Ao perguntar, certa feita, por que ele se vestia tão bem naquelas ocasiões, ouvi dele que tinha que se vestir o melhor possível, porque estava exercendo seu di-

reito de cidadão, e essa honra não acontecia todos os dias. Assim era meu pai, esse um dos valores que ele legou a nós, suas filhas e seu filho. Não sei se votarei no(a) melhor candidato(a), mas sei que votarei na pessoa que meu cérebro e meu coração me dizem que será a melhor, ou o melhor, independentemente de seu partido político. Ouvi atentamente os debates, li tudo o que podia a respeito, tentei discriminar o melhor possível as mentiras das verdades. E é isso, exatamente, que desejo a meus leitores e leitoras. Que votem conscientemente, que não abdiquem do seu direito sagrado de escolha. Porque só quem escolhe pode, num futuro próximo, arrepender-se ou não. Porque só quem vota com a cabeça e o coração tem o direito de cobrar, de exigir, de se fazer ouvir. Porque nosso povo merece e precisa de melhores dias, de melhores condições de trabalho, educação, saúde e vida, e alguém há de estar em condições de providenciar isso, por mais desiludidos que estejamos.

MARIA RITA LEMOS É PSICÓLOGA E TERAPEUTA FAMILIAR E ASSINA AOS DOMINGOS ESTA COLUNA. FONES PARA CONTATO: (19) 3442.1727 / 9747.6445 E-mail: maria_rital@hotmail.com mariarita@gazetadelimeira.com.br

Quant o vvocê ocê pag alt oco? Quanto pagaa pela ffalt altaa de ffoco? falta *Christian Barbosa Se te perguntassem hoje, neste exato momento, quantas vezes você perdeu o seu foco com outras atividades, ligações, e-mails, redes sociais ou pessoas, provavelmente diria que foram inúmeras as pausas, não é mesmo? Um ingrediente que está em falta no dia a dia das pessoas, cada vez mais, é o foco. A tecnologia e o ambiente de trabalho têm sido fatores determinantes para todo o mundo deixar de manter a concentração de determinadas tarefas. Essa “desatenção” cria, consequentemente, o modelo de “multitarefação”, ou seja, as pessoas preferem adotar esse método para correr atrás do tempo perdido e realizar todas as pendências em curto prazo. Fiz alguns cálculos e consegui avaliar que “multitarefar” pode custar de 1 a 3 horas por dia. Isso quer dizer que, se cumpríssemos apenas uma atividade por vez economizaríamos algumas horas diárias, produzindo o mesmo volume de atividades, em um menor espaço de tempo. De acordo com pesquisa realizada pela Workplace Options, empresa especializada em serviços de Estrutura Analítica de Projetos (EAP) para analisar o resultado da perda de foco, ao serem questionados, 53% dos entrevistados afirmaram que as distrações no ambiente de trabalho afetam sua produtividade. Segundo Jonathan Spira, coautor do estudo, estas distrações chegam a custar US$ 650 bilhões por ano! É muito dinheiro gasto de maneira improdutiva, não é mesmo?

A pesquisa ainda questionou os profissionais sobre o uso da tecnologia nas empresas. Para 60% dos trabalhadores, ter um smartphone auxilia no aumento da produtividade. Já 35% afirmaram que esses equipamentos aumentam o nível de distrações durante o dia e, para 50% dos participantes esse padrão interfere na vida pessoal. Agora, somando o problema dos aparelhos tecnológicos com as redes sociais, a situação se agrava. No estudo, 55% dos entrevistados sentem que acessar esses meios de comunicação no trabalho aumenta um pouco ou de forma significante o volume de distração. Imagine mais da metade de sua empresa deixando de prospectar novos clientes, criar os relatórios do mês ou pensar em novas ações por terem dedicado tempo às atividades circunstanciais, aquelas que não trazem resultados efetivos. Provavelmente toda a produtividade do seu negócio seria comprometida. Outro resultado importante divulgado na pesquisa remete ao que todos nós já percebemos: 42% dos entrevistados estendem o seu horário de expediente para poder trabalhar sem serem interrompidos. Isso é a tradução de que as pessoas estão precisando de mais tempo para fazer as mesmas atividades que fariam durante um dia normal de trabalho, caso não fossem interrompidas com todas essas demandas. E esse problema não fica só na pesquisa, há consequências: cerca de 1/4 dos entrevistados conhecem alguém que foi demitido por perder

tempo no escritório com esses tipos de distrações. E você, anda perdendo o seu foco? Veja algumas ações que podem auxiliar para você cumprir suas atividades mais concentrado: · E-mail - Ficar com email aberto faz o nível de interrupções crescer e aumenta a sensação de atividades por fazer. Defina períodos para lidar com as suas mensagens. · Redes Sociais - Você usa twitter <http:// www.twitter.com/christiantriad> , facebook, orkut, etc? Controle a ansiedade de ficar conectado a essas redes. Utilize em eventuais intervalos do dia ou no horário de almoço. · Pessoas - Se muita gente interrompe você, pode ser porque sua comunicação não anda muito adequada. Faça uma revisão de como redige os e-mails, concede informações e delega atividades. · Ainda está com falta de foco? - Começa uma atividade e em pouco tempo salta para outras tarefas? Se a atividade for grande, quebre em pequenas atividades, feche qualquer outro software que não esteja usando, coloque o celular no silencioso e, se funcionar para você, ouça música. E lembre-se: não ter foco para cumprir suas atividades diárias podem custar bilhões de dólares! E mais, o problema só tende a se agravar. Então, vá atrás da concentração e seja mais produtivo! * Christian Barbosa é especialista em Gestão do Tempo.


AS E ES TREL AS MAPAS ESTREL TRELAS MAP ESTRELAS

C MAP

Limeira, domingo, 31 de outubro de 2010 - Gazeta de Limeira

Aber tas as inscr ições par bert inscrições paraa bertas pament o of icial acampament pamento oficial acampamento o acam de férias do Corinthians

Rosmar ie Zont erão 20 10/20 11 osmarie Zontaa VVerão 201 0/201 2010/2011

Via Uno lança coleção de óculos Depois de conquistar as mulheres do mundo com seus sapatos e bolsas, a Via Uno traz para o verão uma novidade especial. Os óculos Via Uno são sofisticados, elegantes e cheios de glamour. Os modelos são confeccionados em acetato acrílico e policarbonato, e além de seguirem as principais tendências de moda, oferecem ampla proteção contra os raios UVA e UVB. www.viauno.com

Avon lança linha de Häagen-Dazs traz novidade higiene e beleza Barbie para o verão brasileiro A partir do dia 1º de novembro os brasileiros poderão para Meninas saborear a mais nova delícia da HäaA Avon lança a linha de higiene Avon Barbie para Meninas, formada por colônia, shampoo 2 em 1, loção hidratante e gloss labial. Desenvolvida para meninas acima de três anos, a novidade intensifica a atuação da Avon na categoria de higiene e beleza infantil Barbie para meninas. Este é o primeiro licenciamento da Avon no segmento infantil.

gen-Dazs, o White Chocolate & Raspberry. Elaborada com ingredientes selecionados para proporcionar maior refrescância e prazer nos dias quentes, a novidade explora a sofisticação do chocolate branco com o inconfundível sabor da calda de framboesa. A sobremesa, que chega ao mercado com exclusividade para o verão, combina o sutil sabor cítrico natural da framboesa com o chocolate branco Häagen-Dazs.

Jovens treinam durante o acampamento em julho de 2010

A segunda edição do acampamento de férias oficial do Corinthians acontece em janeiro, no Vacance Hotel Resort e Spa, em Águas de Lindóia (SP), e as inscrições já estão abertas. O treinamento de férias do Corinthians acontece duas vezes ao ano, em janeiro e julho, e oferece para jovens de 8 a 16 anos, a experiência similar a de um jogador profissional de futebol. E mais, a oportunidade de ser indicado para participar de um processo de seleção no clube. Os meninos, torcedores ou não do Corinthians, participam de treinos desenvolvidos por técnicos, interagem com jogadores profissionais, assistem a palestras, filmes e ainda trabalham valores como amizade, lealdade, coletividade, respeito e disciplina. O melhor jogador de cada treinamento é indicado para a seleção de novos ta-

lentos do clube, a chamada "peneira". No último dia do treinamento, os pais são convidados para assistir os jogos dos filhos no hotel. O programa de sete dias sai por R$ 1.970 e o de cinco dias, R$ 1.450. Ambos começam com uma visita ao Parque São Jorge e incluem: translado de ida para o hotel, hospedagem com quatro refeições por dia, kit com uniforme do Corinthians Training, recreação, palestras com jogadores, seguro viagem, diploma e todo o suporte de uma equipe de técnicos e enfermeiros 24h. O treinamento de férias do Corinthians é organizado pela Timão Tur, a operadora oficial do Corinthians. As vagas são limitadas. Para mais informações e reservas, basta acessar www.corinthianstraining.tur.br ou ligar para (11) 3511 5103 ou 3511 5103.

C MAP

A nova coleção da marca Rosmarie Zonta traz peças inspiradas nas cores e formas da natureza e na sensualidade da mulher brasileira. As estampas híbridas misturam folhagens, paisagens e pele de bicho. O shape criado pela estilista destaca as formas femininas de maneira suave e sensual, com a fluidez dos tecidos. A cartela de cores completa o clima tropical sexy da coleção com tons de nude, branco, azul, verde e coral. Seguindo a tendência da temporada, a estilista Rosmarie Zonta aposta nos vestidos longos com maxi saias e bainha assimétrica, nos decotes em V e de um ombro só e na cintura alta marcada. A estilista também investe em bordados minuciosos, babados, alças e faixas que podem ser amarradas de diversas formas criando looks diferentes.

CMAP


Limeira, domingo, 31 de outubro de 2010 - Gazeta de Limeira

MTB 54.541

C MAP

FOTOS ROTARY CLUB DE LIMEIRA SUDESTE

FILIADA à APACOS & FEBRACOS (denise@gazetadelimeira.com.br) acesse: www.gazetadelimeira.com.br

A grandeza da vida não consiste em receber honras, mas sim em merecê-las. |Aristóteles-filósofo|

Gestos de carinho, atenção e delicadeza fazem-nos perceber quanto algumas pessoas são especiais na forma de ser e como são bem-vindas as suas ações... Muito obrigado! |Denise Ragazzo|

Marcelo Zanardo Petrelli, Sergio Emanuel da Silva, Fernandes Mantovani Neto, Felipe Schimdt Zalaf, Marcio Ferreira de Oliveira, Cleber Minetto Vendramini, homenageado Milton Carlos Rodrigues, Mauro Sergio Gomes, homenageada Denise Ragazzo, Clodoaldo Junior da Costa, Diego Alessandro Barbosa, José Renato de Lima, Cristiano Sevilha Gonçalez, Fabio Candido Martins, Ulisses de Paula Carvalho

” tar y Club de Limeir te ffaz az homenag ens Ro otary Limeira a Sudes Sudeste homenagens Rotary Club de Limeira Sudeste Mauro Sergio Gomes. O companheiro rotariano homenageado foi Milton Carlos Rodrigues, 45 anos, casado, formado em Técnico em Contabilidade, atualmente industrial, proprietário da empresa Roller Steel Produtos Siderúrgicos Ltda, em Limeira, atuando na área de ferro chato laminado a quente e a frio, é filiado ao Rotary Clube Limeira Sudeste desde o ano de 2.000, exercendo a função de tesoureiro, ele foi certificado por sua atuação na área metalúrgica e pelos serviços prestados ao Rotary Club de Limeira Sudeste e ainda por ser participativo e estar sempre presente aos trabalhos realizados para a comunidade durante

Ana Karina Giusti Mantovani, Adriana Galletto Petrelli, Andreia Elisa Jeronymo Carvalho, Eli de Fátima Cavina Rodrigues, Renata Menconi Gomes, Denise Ragazzo, Renata Ackermann, Merielle Dolfini da Silva, Tatiane Denise Giovanini de Oliveira, Adriana de Toledo Luciano

Milton Carlos Rodrigues, Mauro Sergio Gomes, Denise Ragazzo

todo o ano de 2010. Já a colunista social Denise Ragazzo foi escolhida pelo seu importante trabalho profissional, estando há 20 anos, na divulgação dos acontecimentos sociais e por sua atuação a serviço da informação, pelo seu carisma e ajuda à comunidade por diversos trabalhos voluntários. Os homenageados Milton Carlos Rodrigues e esta colunista social Denise Ragazzo receberam certificados de homenagem aos serviços prestados à comunidade, em meio a solenidade e agradavel jantar festivo. O clube realiza suas reuniões semanais toda quinta-feira na Associação dos Rotarianos, no Jardim Stahlberg.

Milton Carlos Rodrigues, Renata Menconi Gomes, Mauro Sergio Gomes, Denise Ragazzo, Ulisses de Paula Carvalho

Alexandre L. de Sousa, Fabio Candido Martins, Diego A. Barbosa, Cleber M. Vendramini, Cristiano Sevilha Gonçalez

Renata Menconi Gomes entregando flores para Denise Ragazzo

C MAP

O Rotary Clube de Limeira Sudeste homenageou em 21/outubro, os serviços profissionais, que foram destaque em Limeira pelos serviços prestados à comunidade, durante jantar festivo na Associação Rotariana quando foram homenageados o empresário e rotariano Milton Carlos Rodrigues e esta colunista social Denise Ragazzo. Por outubro ser o mês dos serviços profissionais e por determinação do Rotary Club Internacional, em todos os anos são homenageados profissionais que se destacam na comunidade limeirense. Sempre são escolhidas pessoas da comunidade e um companheiro rotariano, segundo o presidente do

CMAP


Limeira, domingo, 31 de outubro de 2010 - Gazeta de Limeira

CMAP

Prêmio R evista SStyllus tyllus Revista FOTOS: RIATLA + DENISE RAGAZZO

A primeira edição do prêmio Revista Styllus ocorreu em 22 de outubro durante especial festa no Zarzuella eventos em Limeira. Com o intuito de reconhecer, valorizar e prestigiar e por fidelização aos seus clientes, a Revista Styllus promoveu grandiosa festa, destacando os talentos de Limeira e região que foram colocados em evidência. Esta colunista social que também recebeu a premiação, agradece por ter sido lembrada nessa especial noite, em que estiveram reunidos grandes nomes do cenário empresarial de Limeira e de toda nossa importante região. Vejam quem recebeu a premiação.

1

3

2

4

1 - Carlos Cechetto e Fabiana Batistella [Portinari Imóveis], com esta colunista social Denise Ragazzo, a primeira-dama Constância Félix e a arquiteta Alessandra Buzolin. 2 - Marcia Helena Castelo Forti e Marco Forti [Marmoraria Pedraforti] com a filha Maísa. 3 - Fernando Luiz Zacharias [Ajinomoto do Brasil], Elza Lucia Silva [Organização Contabil Evolução], Tatiane Pires, Fabiana Baptistella e Carlos Cechetto [Portinari Imóveis], Denise Ragazzo [Colunista Social], Vania Daudt [Doce Sabor By Vania Daudt], Celso Ricardo e Elisangela Cristina Correa Barbosa [Empório Capelli], Marcelo Porreca [Zarzuela Gastronomia e Eventos], Cris Porreca [Cerimonial]. 4 - Adriana De Munno Durante, Julio Pellegrino, Gilza Pellegrino, Fabiana Renata S. de Vasconcelos, Claudia Marins Freire Zaros [E.E. Pequeno Príncipe], Ana Geovane [Buffet Infantil Chikiliki], Giselda Castelluci [Boutique Flor do Campo], Julia [Moveis Estrela da Manhã], Adelino Mendes e Simone Silva Mendes [Santa Marinella]

5

9

6

7

8

11

5 - Otoniel Lima [Deputado Federal]. 6 - Lucineia Vieira, Reginaldo Vieira [Designer Interiores]. 7 - Ida Helena Silva Luders, Fabiana Rogério Luders e Wendel Henrique Luders [Lider Vidros]. 8 - Antonio Ferreira Neto [Zalê Unhas]

13

10

14

12

9 - Rosemary Minatel Sampaio e Irene Brazolotto Fragnani [Realização Eventos]. 10 - Fabiana Flauzino, Michelle Flauzino e Fernando Bellini [Autêntica Moda Festa]. 11 - Kleber Chinelatto,Thiago Mettitier [Tibia Visual]. 12 - Andreza Dantas de Oliveira e Mario Lucio de Oliveira [Toque de Beleza By Andreza] 18 - Nilton Fernando

18

Piccin, Fabiano Piccin, Rosangela Felipe Piccin, Nilton Piccin, Fabricio Piccin. 19 Arlete Pereira dos Santos e a neta Lais Bergamo Dantas e a filha Andreia Bergamo Dantas. 20 - Larissa Tank, Daniela Pereira, Nena Pereira e Cristina Maranhão

17

16

19

20

13 - Renata Figueiredo Sassaki e Edwin Sassaki [Med Net]. 14 - Luiza Michelon Percebon e Ângelo José Percebon [APAE]. 15 - Ana Paula di Martino Frezza, Cristina Fonseca, Talita Reis, Taise Buteon [Pet Shop Limeira]. 16 - Katia Ap. de Oliveira, dr. Paulo Bianch [Alma Gêmea]. 17 - Willian Costa e Lucilene [Desfile Modas], Gi Colturato [Riatla Studio Foto e Vídeo], Viviana Mion [Mion flores], Arlete Pereira dos Santos, Amadeu de Michieli, Leandra Kühl [Rede Farmavip], Paulo Martins, Anderson Nielsen [Os Gravatas Banda Show]

CMAP

15

C MAP


Limeira, domingo, 31 de outubro de 2010 - Gazeta de Limeira

C MAP

Santa Casa comemor a Dia do Médico! comemora Em comemoração do Dia do Médico, celebrado no dia

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Um brinde a todos os médicos

18 de outubro, a Santa Casa de Limeira promoveu em 22 de outubro, um coquetel na Associação Paulista de Medicina para todos os profissionais da instituição, inclusive os residentes, alunos das especialidades oferecidas pelo Hospital de Ensino e profissionais do Santa Casa Saúde. O provedor, Luiz Alberto Battistella, aproveitou a ocasião para parabenizar todos os profissionais do corpo clínico pela passagem do Dia do Médico e agradecer a dedicação à instituição e, principalmente, aos que mais necessitam. Os profissionais que marcaram presença degustaram o cardápio do coquetel elaborado pelo Buffet Sabará e ouviram o repertório musical de Rosângela Venâncio. Confira os flashes de mais um evento realizado neste ano especial à Santa Casa, que se comemora 115 anos de filantropia.

1

2

3

4

5

6

7

8

9

C MAP

1 - Dr. Valdir Gobbo e Valéria Gobbo, Dr. Caio Sauer Alves de Lima e esposa. 2 - Comitê 115 anos: Gabriela Praxedes, Emilson José Grego, Luiz Alberto Battistella, Gilberto Brina, Margarete Pisani e Terezinha Guarnieri. 3 - Dr. Marcio Battistella e Dra. Sandra Hurtado Battistella, Fernanda T. Martins e Dr. Fernando Cândido Martins. 4 - Dra. Beatriz Leone Carmello, Dr. Claudiney Lotufo, Dra. Silmara Onady e Dr. Bruno Leone Carmello. 5 - Dr. Mateus Baccan Cortez, Maria Luiza e Dr. Vicente Pironti Neto. 6 - Rodrigo Souto Carvalho e Rosiane Pina Carvalho, Marcela Politte e Lucas Sasdelli S. de Oliveira. 7 - Rodrigo Fernandes Ramos e Cintia Cristina Telles, Afonso C. Moraes Manzano e Rosana, Fabiane e Rodrigo Rossi. 8 - Maria de Souza A. Marques, Pedro Igor Marques e Romalino Marques. 9 - Thais Maria A. Queiroz, Sônia Murati, Silmara Onady e Beatriz Leone Carmello.

CMAP


Limeira, domingo, 31 de outubro de 2010 - Gazeta de Limeira

BORBULHANTES... “ O sorriso é o idioma do amor tende universal, qualquer ser en entende

#Parabéns hoje: 31/outubro Fernanda Tank, Alexandra Cruañes Gullo Salibe, Arlindo Jacon, Carina Zanetti, Daniela Gândara Marotti, Giovana Mazariol, Samuel Ferraz, Paula Correa Arcaro, Talitha Benevenuto, Willian Bechara, Mariana Telles, Mariella Giacon, Gisele Martensen, Telma Martins, Marcio Fernandes.

#Manter o foco nas necessidades do cliente é o maior diferencial do consultor de negócios, o novo profissional da área de atendimento e vendas. Workshop: Atendimento e Negociação, o coach Edson De Paula apresenta técnicas eficazes de atendimento e negociação, embasado na comunicação, marketing e comportamento. Para: empresários, líderes, supervisores, gerentes, diretores, profissionais liberais ou pessoas que desejam aprimorar suas habilidades em atendimento e negociação. Dia 27/ novembro no Hotel Carlton Plaza. Informações fone |19| 3444. 3767 ou www.edsondepaula.com.br

#Felicidades: 01/novembro Cristhiane Kucska Masutti, Ieda Stahl, Valéria Freire, Rafa mazutti, Vera Cavinato, gerson Lopes, sergio Gabriel, Gabriel Rosseti; 02/novembro Kátia Guidotti, Arlete Pereira dos Santos; 03/novembro Focca Barretto, Alicia Zambello, Maria Renata Lucato Vasques Rollo, Monica Abbade. #Semana aniversariantes: 04/novembro Fabiana Lucato, Claudia Trento, Milena Giovanini, Isabela miyamoto, Tatiana da Cruz, Vanessa Ahlert Gullo, Vanessa Soares, Silvio Passalaqua Neto, Aline Fontainha, Josiane Poldi, Eduardo Torquato; 05/novembro Aline Rosa Couto, Fernanda Natali Queiroz, Valeria Costa, Gabriela Martinez, Luis Henrique Balloni; 06/novembro Virginia Rossetti, Andréia Martins, Paulo Bosco Mofatto, Soninha Camargo, Lidiane Faccio, Andressa Stringhetta, Gustavo de Lucca Almeida. #Megabazar Dasloukas Especial com sapatos e botas Pulo do Gato, Para-Raio e outras marcas famosas pelos menores preços!!! Calças jeans das mais famosas marcas a partir de R$ 39,99. Até dezembro das 9h às 19h na Rua Tiradentes, 1240-Limeira-Fone |19| 3039.6192 [ao lado do shopping]. Preços especiais para atacado. Beneficente ao Cren [Centro de Recuperação Nutricional]. Imperdível !!!!!!!!!!!!! #P.E.T. Cursos, escola de cursos profissionalizantes, focada em aumentar a empregabilidade dos alunos, oferece aula gratuita, amanhã dia 01/11, às 19h sobre o curso de Assistente Jurídico com o prof. Fábio Pereira-bacharel em Direito Unimep; especialista em Direito Processual Civil/Pucamp e especialista em Direito Empresarial/Unimep. O curso é profissionalizante e vai qualificar pessoas que necessitam de conhecimento do Direito nas suas atividades administrativas. Ligue 3702.9760 para confirmar sua presença na segunda até as 14h. Vagas limitadas. | www. petcursos.com.br.

#Noite nas Ilhas do Caribe em 20/novembro no Nosso Clube com ambientes decorados com frutas + flores e animação musical da banda 5ª Avenida + o DJ Freeway na La Chouette. Traje: branco, florido, estampado ou cores cítricas. Mesas R$ 100. Convites antecipados não sócios R$ 70,00. #Última novidade para tratar a gordura localizada depois da retirada do Lipostabil, são os Lipossomas de Girassol, que mobilizam e destroem a gordura com as suas propriedades lipotrópicas e ações lipolíticas. Além de conseguir resolver a gordurinha localizada os Lipossomas de Girassol melhoram os níveis de colesterol, triglicérides e auxilia na perda de peso. Mas como emagrecer e se livrar das gordurinhas não é milagre, é tratamento mesmo, continua valendo as atividades físicas regulares e a dieta equilibrada. As mulheres precisam fazer periodicamente a sua avaliação clínica e hormonal, pois com o organismo em equilíbrio os resultados são mais rápidos e satisfatórios. #No mês de novembro um pedacinho da Áustria desembarca no Rio de Janeiro. A gastronomia e a cultura da região dos Alpes serão tema do Festival Austríaco de Gastronomia e Cultura promovido pelo restaurante Casa da Suíça em parceria com a cidade catarinense de Treze Tílias, o Tirol Brasileiro, na Rota da Amizade.

EXPRESS... ...Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) inaugura no próximo dia 4, o novo anexo da sua sede em Piracicaba. ...10ª Festa Alemã de 5 a 7/novembro, na Arena Eventos, apresentações de coral, bandas, danças típicas, voos panorâmicos, concurso dos tomadores de “chopp em metro”, espaço criança e comidas típicas. www.festaalemadelimeira.com.br. ...Super Chá Beneficente dia 21/novembro, às 13h30, no Salão Social do Asilo João Kühl Filho. Cartela 15 reais. Reservas 3441.7414| 3443.3824. ...O ator Claudio Heinrich [ex-Malhação] é o novo garoto propaganda da P.E.T. Cursos de Limeira. ...Produtora de moda Claudinha Métne, toda quarta, no programa Luciana Gimenez, organiza desfile de modas de lingerie do Super Pop, e no programa Manhã Maior da Rede TV com dicas de como se vestir... ...Castelo de Caras, em Terrytown, Nova Iorque, foi protagonista de um belo desfile realizado pela empresária e Miss Brasil Leila Schuster, em parceria com o designer Jorge Bischoff. ...Flashback do Julião, o mais divertido da região, será em 06/novembro, às 23h, com DJ Carlo’Spagnol, no Clube dos Veteranos, em Americana. ...A moda é cíclica, exemplo disso são os clogs, que fizeram a cabeça e não saíram dos pés das garotas mais moderninhas dos anos 70 e 90. ...Tamanco é a cara do verão, com modelos que prometem ser o ‘must have’ da estação. Ótima sugestão para combinar com vestidinhos leves ou saias fluídas. ...Chegada do Papai Noel no Shopping Pátio Limeira promete ser de magia e emoção, dia 6/novembro. ...Ursinho Panda traz alegria e simpatia para o Natal no Shopping Pátio Limeira, com cenários repletos de luzes e cores, planejados pela Cipolatt, para emocionar o público de Limeira e região. ....Escola de educação especial João Ometto + projeto cultural APAE apresentam Descobrindo Talentos IX com espetáculo “As Quatro Estações” nos dias 17/novembro, às 19h e 18/novembro, às 14h, no Teatro Vitória. ...Boteco São Bento em Campinas comemorou 1 ano esta semana com festa badalada com dj’s Mauricio Tuzzolo + Michel Saad e percussão Paulo Campos... ...Suas noites com novo sabor. Vá conhecer a nova cara da casa noturna que irá revolucionar as noites de Campinas na Gold Street Bar na entrada das Colinas no Parque Dom Pedro Shopping |19| 3756.7888.


Limeira, domingo, 31 de outubro de 2010 - Gazeta de Limeira

MENSAGEM Deus existe para ser amado e não para ser compreendido. SEGREDINHO Ponha sal nos tapetes coloridos; deixe por uma hora e passe o aspirador. Ficam ótimos. FAÇA ISSO! Limpe o ouvido com papel. Depois de tomar banho, enrole um pequeno pedaço de papel higiênico no dedo mindinho e faça a higiene do ouvido. Assim, retira-se apenas o cerume que fica de fora, sem prejudicar sua estrutura interna. RIA... QUE FAZ BEM Uma velha estava sentada com seu gato, polindo uma lâmpada que encontrou no porão. De repente, surge da lâmpada um gênio propondo satisfazer três desejos da anciã. Raciocinando rapidamente, ela responde: - Gostaria de ser rica, de voltar a ser jovem e bonita e que meu gato se transformasse num belo príncipe. Tal se deu, por encanto ela virou uma bela jovem, rodeada de riquezas, o gato tinha sumido e um príncipe encantador estava agora junto dela. Estendendo-lhe os braços, ela o agarrou, toda feliz. No que o belo príncipe segredou-lhe ao ouvido: - Agora você não está arrependida de ter mandado me castrar? BAZAR DA FRATERNIDADE Não deixem de ver e admirar os belíssimos trabalhos artesanais confeccionados pelas "mãos de fada" das dedicadas voluntárias. A abertura será dia 28/10, às 14 horas. Exposição e vendas dia 29/10, às 9 horas, na Rua Sete de Setembro, 1.033. SE EU TIVESSE PODER DE DECISÃO Autorizaria médicos a fazerem aborto. Pense em alguém de sua família e sintam o drama. O tarado é aidético, a vítima engravidou, a lei só permite o aborto após os trâmites legais, que com a nossa famigerada burocracia podem levar meses e impedir o aborto. É justo? Mesmo que o marginal seja saudável fisicamente, a mulher, moça ou menina, iria talvez rejeitar essa criança, fruto de um crime. E psicologicamente, como ficaria essa vítima infeliz?

Sonho ou rrealidade ealidade (Fernando Pessoa) Para Luci Kühl Malaman, com carinho, pela data 23/10 Para Lia Araújo, com carinho, pela data 25/10 Para Marly Queiroz Ferraz, com carinho, pela data 25/10 Para Maria Agnes Lucato, com carinho, pela data 26/10

Não sei se é sonho, se realidade, Se uma mistura de sonho e vida, Aquela terra de suavidade, Que na ilha extrema do sol se avista. É a que ansiamos. Ali, ali, pensamos, A vida é jovem e o amor sorri. Talvez palmares inexistentes, Aléas longínquas sem poder ver, Sombra ou sossego deem aos crentes De que nessa terra se pode ter. Felizes, nós? Ah, talvez, talvez, Naquela terra, alguma vez. Mas já sonhada, se desvirtua, Só de pensá-la cansou pensar, Sob os palmares, à luz da lua, Sente-se o frio de haver luar. Ah, nessa terra, também, também, O mal não cessa, não dura o bem. Não é com ilhas de fim do mundo, Nem com palmares de sonho ou não, Que cura a alma seu mal profundo, Ou que o bem nos entra no coração. É em nós que é tudo. É aqui, é aqui, Que a vida é jovem e o amor sorri. UM ABRAÇO CARINHOSO Para Lelia Mesquita e Marisa Guimarães. RESPONDA 1) Qual é a dificuldade do cético? 2) Que nome se dá à padiola para imagens? 3) O que são insetos de luz? 4) O que é odre? 5) Qual é a substância abundante na batata? 6) Qual é o meio de transporte na Ilha de Marajó? 7) Qual é o nome da sede do governo argentino? 8) O que é tala? 9) No futebol, o animal símbolo do Palmeiras é o porco, e do CruzeiroMG, qual é? 10) Qual é a capital do Estado de Sergipe? CHARADA Qual é o criado que não quer ser patrão?

RESPOSTAS 1) Crer. 2) Andor. 3) Pirilampos. 4) Saco de pele para transporte de líquidos. 5) Amido. 6) Búfalo. 7) Casa Rosada. 8) Peça que imobiliza fraturas. 9) Raposa. 10) Aracaju.

No o de mor adia: conceito moradia: ovo vo conceit Penthouse DEFINIÇÃO Penthouse significa apartamento de cobertura diferenciado por ter características luxuosas. Na arquitetura, o termo penthouse é usado para definir um ambiente tipo sótão e se localiza no telhado da residência. Atualmente o conceito de penthouse se modificou, não estando mais associado às coberturas, e sim, em qualquer tipo de apartamento que possui características exclusivas não encontradas na maioria dos edifícios: • Entrada exclusiva somente para o apartamento. • Pé- direito duplo, principalmente na área social. • Living interligado com terraço de grandes proporções. • Os grandes terraços com pé-direito duplo são planejados para abrigar vários

ambientes como churrasqueira, espaço gourmet, espaço zen etc. • Panos de vidro (grandes janelas ou portas de vidro). • Cozinhas luxuosas, geralmente em estilo americano. • Espaços amplos, com poucas divisões. Os penthouses são geralmente caros, e associados ao luxo. Por causa de sua grande proporção dão a real sensação de estar morando em uma casa, somando à segurança e a vista privilegiada de um apartamento.

Diferença entre duplex e penthouse A diferença de um penthouse e um duplex, é que o penthouse ocupa o espaço de dois apartamentos, e não tem piso superior. Isso proporciona maior funcionalidade, uma vez que os quartos estão localizados longe da churrasqueira e da piscina. Numa cobertura duplex os quartos ficam localizados em cima da churrasqueira e da piscina, com isso, não há possibilidade do terraço externo, como existe no penthouse.

Resposta da charada: Guia de cego.

JULIANA FIOR THOMAZ Arquitetura e Interiores Rua Carlos Gomes, 1075 Fone 3441.9656 Augusta M. Galzerano

julianafior@vivax.com.br


Limeira, domingo, 31 de outubro de 2010 - Gazeta de Limeira

Cir ur gia es tética g enit al: Cirur urgia est genit enital: estética genital: a quebra do tabu Motivadas pela mídia, mulheres estão mais à vontade para tirar dúvidas e explorar técnicas cirúrgicas As mulheres estão sempre em busca da perfeição, mas até que ponto se pode chegar por um corpo perfeito? Novidades sempre aparecem na medicina estética. Enquanto botox e correções cirúrgicas faciais já são frequentes em nossa sociedade, a novidade no momento são as cirurgias estéticas nas partes íntimas femininas. Devido ao estímulo da imprensa e da mídia visando a estimular a mulher a conhecer sua genitália, as mulheres estão mais à vontade para quebrar certos tabus e buscar orientação médica em relação a anomalias ou queixas ginecológicas. “O termo meramente estético não é adequado, porque muitas vezes o estético está inserido dentro de uma cirurgia reparadora ou de correção funcional. Por este motivo o especialista mais adequado para este tipo de cirurgia é o ginecologista”, afirma o dr. Marcos Desidério Ricci, da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO). O termo correto, utilizado pelos médicos, é cirurgia estética e reparadora. Uma das mais comuns é a perineoplastia, colpoplastia ou colpoperineoplastia, que consiste no reparo do períneo da parede vaginal posterior, consequente à ruptura perineal pós-parto. “Mesmo as pacientes que tiveram assistência obstétrica adequada podem ter fatores que causam a frouxidão da parede vaginal, como múltiplos partos e flacidez pélvica”, explica o especialista. Outras cirurgias também bastante procuradas são ninfoplastia, que é a redução dos pequenos lábios; himenoplastia ou himenorrafia, indicada quando a integridade do hímen é motivo de discriminação matrimonial ou em caso de rompimento por conta de violência sexual; clitoropexia ou clitoroplastia, plástica do clitóris; e vaginismo ou vulvodínea, que consiste na aplicação de botox nos casos em que há dor por contração involuntária dos músculos da vagina. Estas cirurgias, em geral, não têm contra-indicações, mas devem ser adequadamente indicadas, dependendo de critérios médicos e excluindo distúrbios psicológicos ou casos clinicamente desnecessários. A faixa etária em que a cirurgia é permitida é variável, mas geralmente inicia após o término da puberdade. “É importante contar com uma equipe multidisciplinar. A avaliação de um psicólogo ou psiquiatra, com formação em sexualidade, é muitas vezes necessária para a certificação das reais circunstâncias pela qual a paciente procurou auxilio médico”, explica o dr. Marcos. O pós-operatório destas cirurgias costuma ser bastante tranquilo, e requer um período de repouso de 5 a 7 dias. Conforme o procedimento, o médico orientará sobre o período necessário para a retomada da atividade sexual, bem como sobre a higiene do local, para um pós-operatório sem problemas. PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS Para cirurgias meramente estéticas, geralmente o ginecologista indica outro especialista com experiência naquele procedimento, como depilação a laser ou tingimento de pelos pubianos, que saem de sua alçada. Para evitar riscos de complicação, bem como insatisfação com os resultados, a mulher deve se certificar sobre o profissional escolhido, comprovar a especialização pela sociedade que rege sua especialidade e registro pela Associação Médica Brasileira. Dr. Marcos também alerta sobre pesquisas na internet, que nem sempre é fonte confiável.

Espaço Médico Brasil na presidência da Associação Médica Mundial José Luiz Gomes do Amaral, presidente da Associação Médica Brasileira, foi eleito por aclamação para presidir a Associação Médica Mundial (WMA) em 2012. A eleição ocorreu em 16 de outubro, durante a Assembleia Geral da WMA, realizada no Canadá. É a terceira vez que um brasileiro assume o cargo máximo na entidade. O cirurgião catarinense Antônio Moniz de Aragão presidiu a WMA em 1961 e o dermatologista paulista Pedro Kassab em 1976. Amaral representa o Brasil como integrante do Conselho da WMA desde 2005 e, há três anos, preside o Comitê de Assuntos Médicos Sociais (SMAC). Ainda no âmbito internacional, atualmente é presidente da Comunidade Médica de Língua Portuguesa (CMLP). O recém-eleito é especialista em Anestesiologia e Medicina Intensiva, professor titular da disciplina de Anestesiologia, Dor e Medicina Intensiva da Universidade Federal de São Paulo. Coluna Mais Saúde Perguntas e sugestões podem ser enviadas por e-mail para acontece@acontecenoticias.com.br ou para o endereço: rua Cotoxó, 303, conjunto 81-82, São Paulo, SP, CEP 05021-000 *Distribuição Acontece Comunicação e Notícias

EXPEDIENTE Cartas para a redação: Rua Senador Vergueiro n.º 319 - Limeira - CEP 13480-000 Fale com a redação: 3404-3700. e-mail: fabiana@gazetadelimeira.com.br Editora-chefe: Fabiana Lucato MTB 23.378 Editora de fechamento: Andréa Crott MTB 25.924 Colunista Social: Denise Ragazzo MTB 54.541 Diagramação: Maria Cristina Bastelli Colaboradores: Augusta Marino Galzerano, Maria Rita Lemos, Jair Tadeu Oliveira, Magali Mugnaini, Rosana Braga e Antonio César Cortez.

Quantas idades vvocê ocê ttem? em? A idade mais corriqueira, e que por isso anda por aí sem o adjetivo, é a cronológica. Crono, do grego, significa tempo. Normalmente existem cinco tipos de idades, embora haja quem inclua mais uma, tirando uns anos da cronológica real, tentando se passar por mais novo. Eu também tenho seis, mas não é por isso. A idade cronológica (IC) se refere nomeando o tempo decorrido desde o parto. O costume é não contar o tempo de vida dentro do útero da mãe, em torno de sete a nove meses. Acho isso um desaforo para com ela. Mas enfim... Eu, pelo menos, incluo meus nove meses na minha, e por isso tenho seis, o que não me torna mais velho. Até que uma pessoa deixe de crescer no final da adolescência, sua altura – poderia ser comprimento, mas a gente anda em pé e é medido nessa posição depois que aprende andar deve estar aproximadamente dentro da média para a

idade e sexo. Um menino de cinco anos de idade cronológica deve ter altura parecida com as de outros da mesma idade. É a chamada idade em altura (IA). Se não for assim, terá alta ou baixa estatura. Com o peso, que deveríamos chamar de massa, mas agora, pelo costume, já foi, é a mesma coisa. Desde que nascemos nosso peso deve acompanhar nossa idade, mas não a cronológica. Não. Nossa idade em peso (IP). Se não for assim, o indivíduo será magro ou obeso. O que costuma causar desigualdade entre o peso e a altura é a falta ou excesso de tecido gorduroso. Os demais tecidos não conseguem desequilibrar de forma muito evidente o peso, a não ser nos fisiculturistas. O corpo para de crescer em altura, a partir de certa idade. Se nesse tempo a pessoa cresce mais devagar, até a idade adulta, fica com baixa estatura; ocorrendo o inverso terá alta estatura. As pessoas aumentam em altura graças ao esqueleto que cresce. No nascimento, a cri-

ança tem mais cartilagem que osso. A radiografia mostra os ossos separados, pois as cartilagens não aparecem, são transparentes aos raios-X. Com o passar dos anos as cartilagens vão sendo substituídas pelos ossos, até que, por volta dos 18 a 19 anos tudo é osso, com exceção das superfícies das articulações, onde existem também outros elementos, como ligamentos, líquido, etc. Note o aspecto radiológico de uma articulação. Os ossos não se encostam. Pois para cada idade cronológica existe um aspecto radiológico, constituindo a idade óssea. Essa idade deve corresponder à idade cronológica durante o crescimento. Até aqui vimos idade cronológica, idade em altura, idade em peso e idade óssea. Existe ainda a idade mental. A pessoa deve ter a capacidade cognitiva - de aquisição de conhecimento -, o raciocínio e a comunicabilidade correspondentes a sua idade cronológica. Caso a capacidade mental esteja abaixo da idade cronológica, ela será portadora de

alguma deficiência mental. Consegui estabilizar a minha idade em peso - e tenho feito isso com as de muita gente, inclusive regredindo ou avançando-as, como endocrinologista. As óssea e em altura estabilizam-se por si. Na mental, tenho dado uma melhorada. O diabo é que não sei como congelar a primeira. Agora, tem uma coisa: não vá sair por aí perguntando para as pessoas “que idade cronológica você tem?”, pois elas vão rir de você.

DR. JAIR TADEU G. DE OLIVEIRA MÉDICO ENDOCRINOLOGISTA Consultório: Praça Luciano Esteves, 216 - s. 26 F. 3451-1844

Pesquisa revela preconceito com pessoas que sofrem de psoríase A doença inflamatória e crônica da pele, conhecida como psoríase, compromete a saúde e a autoestima de pelo menos cinco milhões de brasileiros, que sofrem com o preconceito daqueles que acreditam que a doença seja contagiosa. A psoríase se manifesta, na maioria das vezes, por lesões róseas ou avermelhadas recobertas por escamas esbranquiçadas. Em alguns casos, as feridas podem atingir apenas os cotovelos, joelhos ou couro cabeludo. Já em outros, espalham-se por toda a pele e unhas. Pesquisa inédita feita em oito capitais revela o quanto a doença, que afeta 3% da população, ainda é cercada pelo medo e desconhecimento. Pessoas entrevistadas não hesitam em afirmar que evitariam contratar, frequentar a mesma piscina e até mesmo serem vistas na companhia de alguém com a doença. Feita pelo Ibope a pedido do laboratório JanssenCilag, a pesquisa apresentou aos entrevistados fotos de pacientes, tanto com a forma leve quanto com a forma grave da psoríase. As reações eram de pena, tristeza e nojo, mesmo diante das imagens da doença no estágio mais ameno. O desejo de ficar longe de pacientes com a doença ficou evidente, principalmente entre homens. Das 602 pessoas entrevistadas, 83% disseram que não namorariam ou não manteriam relações sexuais com portadores de psoríase e 67% não levariam os filhos em pediatras com a doença. Outros 63% disseram que não contratariam um portador de psoríase para um cargo de gerência. Os porcentuais foram encontrados quando os entrevistados estavam diante de fotos da forma mais leve da doença. Em fotos de pacientes com estágio mais adiantado, a resistência encontrada foi maior. Fonte: www.sbd.org.br, abcdasaúde, Janssen-Cilag/Ibope


Limeira, domingo, 31 de outubro de 2010 - Gazeta de Limeira

Monitor LCD 15.6" LG (W1642C-PF) FLATRON WIDE, 249,90 à vista ou em 6x de 47,50. Na Técnica Informática, 03 endereços ou pelo fone 3451-8319

Câmera digital Samsung PL100, 12.2 megapixel, dupla tela LCD, 1.5 tela frente LCD zom 3x óptico, gravadora de voz, filmadora, sistema de retrato perfeito, disparro por sorriso, repara olhos vermelhos, alta sensibilidade ISO1600. ÓTICA LINCE

A Epson lança o novo projetor Powerlite W8+ com mais benefícios para o usuário. Seguindo a tendência do formato widescreen, o Powerlite W8+ possui resolução WXGA (1280 x 800) e maior brilho, com 2500 ANSI Lumens. Alto contraste 2000:1, vídeo via USB e entrada digital HDMI. Ideal para escritórios, salas de aula e entretenimento em casa. Este e outros modelos você encontra na POWERBOX Informática, Rua Boa Morte, 1070 - Fone 3451-2114

C MAP

INF ORMÁ TIC A INFORMÁ ORMÁTIC TICA ORMÁTICA

Remanufatura de tinta e toner específicos para cada modelo com qualidade e rendimento dos originais. Toner a partir de R$ 49,90 só na Link Net

Grilo Segurança Eletrônica - temos tudo para deixar sua casa mais protegida: alarme, cerca eletrificada, câmeras de monitoramento, etc. Faça um orçamento sem compromisso. Fone 3442-3283.

HD externo de bolso 500gb LG. R$ 257,00 à vista 12x R$ 24,00. INFO HOUSE

Microlins agora é parceira da multinacional americana RGIS Brasil. Venha nos fazer uma visita e conhecer nosso trabalho. Rua Carlos Gomes, 570

C MAP

CWS INFORMÁTICA LTDA atua na venda de equipamentos, consultoria e prestação de serviços de informática para Limeira e região. Assistência técnica: efetuamos a manutenção preventiva e corretiva em micros, servidores, monitores, impressoras matriciais, jato de tinta e laser (Epson e HP). Fone: 3451-7652

C MAP

Jornal da Mulher, 31 de outubro de 2010  

Jornal da Mulher, Gazeta de Limeira

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you