Page 1

cmyk

jornal da

Mulher LIMEIRA, DOMINGO, 15 DE MAIO DE 2011 - ANO XII - nº 588

Pele mais jovem e renovada! FABIANA LUCATO

Basta os termômetros baixarem um pouquinho, o sol parecer mais “fraco” com menos incidência dos raios solares, o dia mais curto e enfim, o inverno chegar, para que as mulheres procurem tratamentos estéticos que amenizem e se possível resolvam de vez os estragos na pele causados pelo verão. Um dos tratamentos mais simples e bem eficiente é o peeling, que serve para corrigir as imperfeições e amenizar marcas de espinhas, manchas de sol e gravidez. Funciona como um tipo de esfoliação e pode ser feito desde os adolescentes que têm problemas com acne até pessoas mais velhas que desejam corrigir as imperfeições. As indicações do peeling são para quem apresenta os problemas como acne, aumento de poros dilatados e fotoenvelhecimento, nos diversos graus. Segundo a dermalogolista Wânia Bello Madrid, o peeling químico consiste na aplicação de determinadas substâncias químicas capazes de provocar reações na pele que vão desde uma leve descamação até necrose da derme, havendo remoção da pele em diversos graus. Isto promoverá melhora da textura da pele, estímulo do colágeno, homogeneização da cor estando indicado para fotoenvelhecimento, manchas, acne e cicatrizes de acne. “Os agentes utilizados nos peelings são derivados de substâncias químicas básicas que reconhecidamente causam esfoliação, destruição ou inflamação da pele de maneira controlada”, afirma. O tratamento tem grande eficácia e aceitação mas não espere sair do consultório do dermatologista com a pele perfeita na mesma hora. Dependendo do tipo de peeling, a pessoa pode sentir um leve ardor na pele e a descamação pode durar de três a cinco dias, no caso de um peeling leve. Depois sim, o resultado aparece.

Tipos de peelings

Que tipo de peeling fazer?

Os peelings são classificados em superficiais, médios e profundos, de acordo com sua capacidade de penetração.

A indicação é a questão mais importante na realização do peeling. Wânia explica que cabe ao dermatologista, com sua experiência, analisar o tipo de pele, o tipo de lesão e procedimento a ser utilizado. “A pele do rosto, devido à presença maior de folículos sebáceos, se regenera mais facilmente que outras áreas do corpo (mãos, braços e pescoço). Os pacientes com pele morena são os que mais facilmente podem fazer hipercromia ou hipocromia. Estes pacientes podem ser subme-

PEELINGS SUPERFICIAIS: consistem na esfoliação do extrato córneo (camada de células mortas) ou de toda epiderme para estimular a produção de colágeno, reparar danos superficiais como rugas finas, manchas e aspereza. Seus efeitos são mais sutis, estando indicado para fotoenvelhecimento leve, acne. O número de sessões é de 3 a 5, com intervalo de 15 a 30 dias. PEELING MÉDIO: atinge a epiderme e derme papilar. É indicado para fotoenvelhecimento moderado, melhorando alterações dérmicas como rugas e depressões. São aplicados uma única vez, podendo ser repetidos bi ou trimensalmente. PEELING PROFUNDO: destrói totalmente a epiderme e sua profundidade atinge até o nível da derme reticular. Existem maiores riscos de complicações como hipocromias, hipercromias e cicatrizes. Cada vez mais vem sendo substituído pelo resurfacing de CO2, fracionado ou não. Este atinge confiavelmente o mesmo nível de lesão dérmica de um peeling químico profundo, com menores riscos. Está indicado para fotoenvelhecimento severo e cicatrizes de acne.

cmyk

tidos a esses procedimentos desde que haja um preparo da pele mais longo e cuidados posteriores maiores”, afirma, acrescentando ainda que o paciente deve entender o processo, respeitar as limitações, o período de recuperação e ter uma expectativa real do resultado. Os cuidados, de modo geral: hidratação da pele, evitar exposição direta ao sol, iniciar a fotoproteção no momento recomendado, não remover as crostas, fazer uso de cremes antibióticos quando recomendado.

Tratamento de inverno Embora possa ser realizado em outras épocas do ano, a procura por este procedimento é maior nos meses de outono e inverno já que as pessoas se afastam de praia e piscina neste período. Porém, para aquelas pessoas que não têm o hábito de “jacarezar ao sol” e fazem uso regular do filtro solar, o procedimento pode ser feito em qualquer época do ano, diz a dermatologista.


jornal da

Mulher

2 DIA A DIA

Limeira, domingo, 15 de maio de 2011 - Gazeta de Limeira

NUTRIÇÃO

COMPORTAMENTO

Agar

“Amigo...

Agar é uma gelatina natural proveniente de algas marinhas vermelhas (Gelidium), conhecida há milhares de anos pelos povos orientais. É um alimento de grande valor nutritivo devido à sua composição rica em sais minerais (principalmente iodo) e pobre em calorias, sendo indicado no tratamento de obesidade, regulador do metabolismo, problemas de tiróide, além de melhorar a circulação sanguínea, corrigir a menstruação, tonificar o útero enfraquecido. É tranquilizante e atua como um agente contra doenças infecciosas, protegendo o corpo contra a absorção de metais pesados como o chumbo em suspensão no ar, toxinas do cigarro, assim como outros agentes radioativos que somos obrigados a respirar e consumir devido à poluição. O uso diário de agar proporciona redução de peso, pois traz um equilíbrio glandular do organismo e como consequência, uma bonita pele, cabelos sedosos e belas formas do corpo. Você pode dar asas à imaginação culinária no uso desta gelatina marinha preparando gelatinas com sucos ou frutas, mousses, manjar, flan ou acrescentando 1 colher (café) rasa ao dia em sucos, vitaminas, massa de bolo ou para enriquecer qualquer outra preparação.

Consumir semanalmente uma ou duas porções de agar é uma excelente opção alimentar que ajuda a reequilibrar o organismo, melhora a pele e cabelo, combate doenças como o câncer, e ajuda a proteger e prolongar a vida. Os ocidentais não têm hábito de incluir as algas na rotina diária com exceção dos vegetarianos e macrobióticos, mas elas fazem parte da alimentação de muitos povos como os chineses e japoneses. Desde tempos imemoráveis, o interesse pelas algas sempre esteve associado à intenção de aproveitar todos os elementos vitais existentes na água do mar. Os seres do mar não envelhecem, suas escamas não perdem o brilho e suas forças não diminuem com o tempo, sua agilidade não decresce e a sua fecundidade não desaparece com a idade. Agar é utilizada principalmente para engrossar os alimentos. É encontrada em fios ou em pó e não tem sabor, pelo que é muitas vezes utilizada como gelatina (substitui as gelatinas de origem animal). Para prepará-la é preciso deixar de molho poucos minutos e cozinhar até que a alga se dissolva; depois deixar solidificar e se forma uma excelente gelatina.

Preparo de gelatina com frutas Ferver 1 colher (sopa) de agar dissolvido em 2 copos de água, tirar do fogo e juntar 3 copos de suco de fruta parcialmente concentrado que pode ser preparado, com pedaços de frutas liquidificadas, se preferir. Misturar bem e guardar em recipiente tampado na geladeira e usar 1 copinho ao dia. Qualquer fruta pode ser utilizada, uma opção interessante é juntar o suco de 3 laranjas mais 1 maracujá (com sementes), o resultado é muito bom ou o de sua preferência. Experimente!

MAGALI ROGGE MUGNAINI ABRÃO CRN 3602 Atendimento nutricional individualizado para obesidade, ganho de peso e dificuldades relacionadas com a alimentação.

Rua Alferes Franco, 738 Centro Fones (19) 3453-3299 / 3443-4951 / 9736-4986 magali.rogge@terra.com.br

O ASSUNTO É... O sexo é muito bom ou é a única coisa boa entre vocês? Imagino que não reste dúvida de que todo ser humano saudável, felizmente, deseja sentir prazer. E se estamos falando de relações sexuais, essa máxima é mais que válida – é o maior intuito. Estar com quem a gente gosta, por quem sentimos desejo e vontade de compartilhar momentos tão íntimos, contribui para nossa saúde física, emocional e mental. Porém, o que tem me chamado a atenção, já há algum tempo, é que algumas pessoas têm transformado o sexo numa espécie de boia salva-vidas. E o termo “salvar” é no sentido literal mesmo. Só que embora seja muito bom ser salvo, o que sobra depois deste tipo de “resgate”, são sentimentos como tristeza, angústia, sensação de vazio e uma autoestima profundamente abalada. O que quero dizer é que sexo é realmente muito bom, mas é só uma dentre tantas “partes” que compõem um relacionamento. Além de sexo, é preciso que haja parceria, respeito, admiração, confiança, coerência, diálogo, diversão, troca, entre outros detalhes que transformam os encontros entre os amantes em algo criativo, numa ferramenta de amadurecimento e autoconhecimento. O que acontece em algumas ditas relações, no entanto, é que o sexo é a única “parte boa” que existe nelas. Não existe diálogo, as mentiras correm soltas, a ausência é recorrente, não há confiança nem recipro-

cidade. Muitas vezes, não existe sequer carinho – a não ser na cama, e olhe lá! E o pior é que, em geral – e é isso que mais me chama a atenção – a pessoa que vai levando essa relação, mesmo a despeito de vários alertas de amigos e familiares, costuma argumentar sobre a insistência e a dificuldade de rompimento justamente alegando que o sexo é muito, muito bom. Há quem diga que é per-fei-to. Fico me perguntando se pode ser possível, de verdade, de modo autêntico e saudável, uma relação sexual ser tão boa assim, se é praticamente o único momento em que há uma nesga de prazer entre duas pessoas. Reles momentos... E o resto? E os corações? E as expectativas? E a amizade, a parceria, a possibilidade de ajuda mútua? E a entrega? Sim, sei que o sexo pode até ser bom. E provavelmente é mesmo! Na verdade, o que quero dizer é que quando um único quesito passa a ser considerado o arrimo de sustentação de uma relação, esse quesito termina funcionando como um entorpecente, como se fosse uma droga. A pessoa vicia-se naqueles momentos de prazer e depois, paga um preço algo. Amarga os efeitos colaterais. O que sobra, na maioria das vezes, é a sensação de ter sido usado, de ter tido seu sentimento interrompido, desprezado, ignorado. O que sobra é fome de carinho e a esperança, quase

desesperada, de que haja um pouco mais desse entorpecente, e logo! Afinal, é a única coisa boa. E, assim, fica fácil ser considerado “perfeito”. Pois vou dizer o que é um sexo bom, muito bom: é aquele decorrente de outros momentos e outras ocasiões também muito boas. É aquele que acontece como consequência de uma relação em que as duas pessoas podem existir, podem falar, podem reclamar e elogiar, podem ser gente de verdade, com todas as suas características legais e nem tão legais assim. Sexo muito bom é aquele em que os amantes se olham e se enxergam, não só como a possibilidade de um orgasmo “daqueles”, mas, sobretudo, como a chance de exercitar o afeto e se sentir parte – isso sim é perfeito!

ROSANA BRAGA Escritora, jornalista e consultora em relacionamentos. Palestrante e autora dos livros “Alma Gêmea - Segredos de um Encontro” e “Amor - sem regras para viver”, entre outros. www.rosanabraga.com.br e comunidade no Orkut E-mail: rosanabraga@rosanabraga.com.br

... é coisa para se guardar do lado esquerdo do peito”... diz a canção de Milton Nascimento. Amigas também são guardadas no coração, até porque amizade é amor sem sexo, eterno e incondicional. Dia 17/05, daqui a dois dias, portanto, uma amiga vai ficar octogenária. Minha grande amiga, que vem acompanhando minha vida há muitos anos, e vice-versa. Como nesta terça-feira, 17, estarei fora de Limeira, escrevo com antecedência, porque não poderia deixar de dizer algumas coisas a essa amiga querida. Primeiro, deixem-me contar uma história, acontecida em janeiro de 1987. Nesse mês e ano, Maria (vou chamá-la assim), uma pessoa sonhadora e que gostava muito de escrever, teve um filho, já na maturidade. Era a felicidade em pessoa, exercendo todas as funções da maternidade, até que, três meses depois, recebeu um telefonema da APAE de São Paulo, dando conta de que o exame do pezinho de seu filho tinha dado resultado positivo, isto é: ele seria portador de fenilcetonúria, doença metabólica que afeta as funções intelectuais da criança, quando ela entra em contato com determinados alimentos, inclusive lácteos. E leite materno era um veneno, para o pequeno Gustavo. Maria, como estava alimentando seu filho não a cada três horas, mas a cada vez que ele chorava, ficou desesperada: com esse resultado, urgia suspender imediatamente a amamentação, bem como deveria também tomar outros cuidados. Necessitava melhores informações, embora, tendo trabalhado algum tempo com crianças deficientes, sabia da importância da alimentação correta para seu filho. Entrou em contato com a APAE de São Paulo, que marcou um novo exame, e, se necessário, consulta com neuropediatra. Logo na semana seguinte, Maria e seu filho estavam em São Paulo, como marcado pela APAE. Assim que chegaram, a criança foi submetida a novo exame de sangue do pezinho, e começou a espera. A manhã passou lentamente, a sala de espera cheia de mães com seus filhos, muitos deles já diagnosticados, à espera das suas consultas e orientações, com neurologistas e nutricionistas. Muito angustiada, Maria sabia ser muito difícil haver engano no diagnóstico, mas renovou a promessa que fez a Nossa Senhora, quando ainda estava em Piracicaba, onde nasceu seu filho. Maria prometeu que, se tivesse resposta negativa, isto é,

se seu filho estivesse sadio, ela reuniria o que mais gostava de tudo o que havia escrito até então, desde sua juventude, e faria um livro, dedicado às crianças abrigadas pela APAE. Ali mesmo, naquela sala de espera abarrotada, Maria renovava suas promessas, em oração, quando foi chamada por uma médica, que lhe deu uma nova e promissora notícia: o exame de seu filho estava normal. Provavelmente ela havia amamentado seu filho antes do teste, ou tinha havido algum problema técnico na coleta, mas ela poderia voltar à sua casa sossegada, e continuar amamentando normalmente: seu filho estava normal! Maria voltou, muito alegre, aliviada e disposta a cumprir sua promessa. No entanto, faltava o dinheiro da editora, e não era pouco, mesmo para o mínimo de exemplares que podiam ser editados, que eram mil. Entrou em contato com a APAE, que lhe deu todo apoio para a venda dos livros, bem como para a divulgação e lançamento, mas não poderia ajudar com a verba para a edição. Maria bateu, inutilmente, na porta de muitas empresas que conhecia, pedindo ajuda, contando de sua necessidade de editar o livro. Até que um dia, casualmente, Maria contou esse sonho a um amigo, que lhe disse textualmente: “Pode editar. Diga ao editor que me procure para acertar os detalhes, e lance seu livro”. Bem, aí está a história. O livro foi editado em Limeira mesmo, cidade querida para onde Maria voltara a morar, desde que o filho fez dois anos. Gustavo já tinha 8 anos, foram oito anos de buscas com o “chapéu na mão”, mas o livro prometido foi lançado no dia 31 de julho de 1995, num coquetel memorável, com a colaboração da APAE de Limeira, através de seus funcionários (as) e colaboradores (a). Maria, como vocês já devem ter percebido, sou eu mesma, a psicóloga e colaboradora deste jornal há trinta anos, pouco mais ou menos, descontando os dez anos quando morei em Piracicaba, e que não tinha computador ainda. O livro se chama “Minha Mãe de Cetim Verde”. Gustavo é meu filho, e a grande fada madrinha que proporcionou a realização de meu sonho/promessa não foi uma fada, mas um duende benfazejo: foi na redação da Gazeta, essa minha querida amiga Gazeta, diante de seu dirigente, meu caro amigo dr. Roberto Lucato, que meu sonho se tornou realidade.

Foi esse homem que talvez nem conheça a grandeza de seu coração, dr. Roberto Lucato, que me proporcionou a honra de publicar meu livro, e assim agradecer a Deus, através do bem que pude fazer à APAE e, na época, às crianças por ela atendidas, a bênção recebida. Acho que é por causa dessa gratidão tão grande que minha amizade com a Gazeta ficou cada vez mais forte, com o passar do tempo. Tão forte ela ficou que, num domingo desses, chovia e fazia frio. Acordei cedo, como sempre, e enquanto fervia a água para fazer o café, cumpri a rotina de todas as manhãs: fui à caixa de correio procurar meu exemplar, que ainda não havia chegado. Fiquei esperando, quando alguém dentro de casa me chamou, querendo saber por que eu estava exposta ao frio, num domingo tão propício à cama e à preguiça que a chuva trazia. Eu apenas respondi o que meu coração ditou: “Não se preocupe. Eu entro, assim que ela chegar. Estou esperando minha amiga”... É assim que espero a “Gazeta de Limeira”. É assim, amiga, que eu a espero, e a esperarei todos os domingos, todos os dias da semana, enquanto Deus me permita essa graça. Parabéns, “Gazeta de Limeira”, pelos oitenta anos de verdade, de “meus olhos nos acontecimentos”. Deus me permita alcançar essa idade com tanta lucidez. Obrigada, dr. Roberto, em meu nome e de meu filho Gustavo, hoje um homem de 24 anos, pelo cumprimento de uma promessa e pela realização de um sonho. PS - Esta coluna não será publicada no próximo domingo, 22/05, por motivo de férias, voltando ao normal na semana seguinte.

MARIA RITA LEMOS É PSICÓLOGA E TERAPEUTA FAMILIAR E ASSINA AOS DOMINGOS ESTA COLUNA. FONES PARA CONTATO: (19) 3442.1727 / 9747.6445 E-mail: maria_rital@hotmail.com mariarita@gazetadelimeira.com.br


cmyk jornal da

Mulher

TENDÊNCIAS 3

e turismo

Limeira, domingo, 15 de maio de 2011 - Gazeta de Limeira

DeMillus entra no clima e sugere total sedução Pelo fetiche que já envolve a data, pouco seria necessário para torná-la ainda mais especial. Mesmo assim, as novidades surgem cada vez mais criativas e, não há como negar, sempre acabam esquentando a comemoração, tornando-a mais sensual e até mais divertida. A DeMillus, preparou para este Dia dos Namorados novidades que vão elevar ao máximo a sensualidade e o prazer de um momento tão marcante. DeMillus - 0300-7892115 www.demillus.com.br

MAPAS E ESTRELAS Bourbon tem valor diferenciado para fãs de Jack Johnson

Uma das opções é conjunto Femme, em tule estampado, estilo pin-up.

Ainda para a massagem, o Óleo Desodorante Beijável vem em bolinhas gelatinosas que provocam sensações únicas e podem ser usadas de acordo com a imaginação de cada casal.

Para tornar o ambiente propício à comemoração, a Vela Hidratante Beijável, é a novidade. Desenvolvida à base de manteiga e óleos vegetais, que substituem a parafina, tem sabor de morango, exala um aroma afrodisíaco e, após queimada, se transforma em óleo hidratante perfeito para massagens.

Outra opção para massagem é o Gel Desodorante Beijável, que provoca deliciosas sensações.

Finalmente, se o fetiche for outro, as sugestões são a Máscara Chic DeMillus, em tule bordado (R$ 10), e o Bracelete Cabaret, em renda elástica (R$ 7).

Campinas Gourmet promove aula de sushi com Roberto Moriya A Campinas Gourmet, loja especializada em produtos para cozinhas gourmet, convidou o renomado professor Roberto Moriya para ministrar um curso de sushi com certificado. As aulas serão nos dias 19 e 20 de maio, em Campinas. As aulas acontecem na Campinas Gourmet. São três horas por dia de aula, a partir das 19h. Os interessados devem fazer a inscrição antecipadamente pelo e-mail atendimento@campinasgourmet.com.br ou pessoalmente na loja, na Rua Buarque de Macedo, 942, no bairro Vila Nova, em Campinas, das 9h às 18h. O custo é de R$ 220,00, o que inclui todos os insumos para a execução dos pratos, avental, manual e certificado. Os valores podem ser parcelados em duas vezes e as vagas são limitadas a 10 alunos. A Campinas Gourmet é uma loja especializada em equipamentos e temperos para cozinhas gourmet, e funciona de segunda a sábado das 9h às 18h. Com cozinha moderna e totalmente equipada, além de sala com TV e telão para vídeo-aulas, a Campinas Gourmet disponibiliza todos os utensílios necessários para as aulas. Campinas Gourmet - www.campinasgourmet.com.br - 19 3242-1658 - 19 2511-4085

cmyk

Bourbon Alphaville

O cantor Jack Johnson, famoso por hits como “Times Like These” e “Upside Down” estará em São Paulo no dia 21 de maio para apresentar seu novo álbum “To the sea”. A apresentação integra a programação do Festival Natura Nós, que também traz para o Brasil outros artistas internacionais. Para aproveitar melhor a festa, nada melhor que recarregar as energias nos hotéis da Rede Bourbon. Com uma localização privilegiada de fácil acesso ao rodoanel, o Bourbon Alphaville possui uma estrutura completa, oferecendo aos seus hóspedes benefícios como Fitness Center, piscina, room service 24h, entre outros. As diárias para o período estão com valores especiais para final de semana, a partir de R$ 199 para duas pessoas com café da manhã, internet banda larga até 128 kbps e estacionamento incluso. Quem preferir ficar mais na área central da cidade, o Bourbon São Paulo, próximo do metrô República, é a escolha certa. O hotel tem diárias a partir de R$ 172 para duas pessoas com café da manhã.

Bourbon São Paulo

SERVIÇO: Jack Johnson - São Paulo Data: 21 de maio Horário: Abertura dos portões: 13h; horário do início do festival: 15h Local: Chácara do Jockey End.: Av. Pirajussara, S/N Preços: de R$ 180 a R$ 450 / www.livepass.com.br Bourbon Alphaville Business Hotel Av. Cauaxi, 223 - Alphaville - Barueri/SP Tel: 11 4197-0123 Diária: a partir de R$ 199 + 5% ISS para uma ou duas pessoas (na promoção Destinos 2x1) com café da manhã, internet banda larga até 128 kb e estacionamento incluso. Bourbon São Paulo Business Hotel Rua Dr. Vieira de Carvalho, 99 - Centro - São Paulo/SP Tel: 11 3337-2000 Diária: a partir de R$ 172 + 5% ISS para uma ou duas pessoas (na promoção Destinos 2x1) com café da manhã. Central de Reservas: Grande São Paulo: (11) 3337-9200. Demais localidades: 0800 701 8181. central.reservas@bourbon.com.br www.bourbon.com.br Twitter: @bourbonhoteis

Para mais informações ligue para 0800 7018181 ou acesse: www.bourbon.com.br.


cmyk jornal da

Mulher

4 CIRCULANDO

Denise Ragazzo

Limeira, domingo, 15 de maio de 2011 - Gazeta de Limeira

MTB 54.541 FILIADA à APACOS & FEBRACOS (denise@gazetadelimeira.com.br) acesse: www.gazetadelimeira.com.br

Apaixonados por vinho

FOTOS: DENISE RAGAZZO

A Forneria Maverick e o Varejão Oba estão realizando uma série de degustações temáticas para quem é apaixonado por vinho. O primeiro evento realizado em 05/maio, sob o tema: ‘Novo Mundo & América do Sul’ reuniu os melhores rótulos: Prosecco Salton [Brasil], Alto Las Hormigas [Argentina], Carmen Classic + Monte Classic [Chile], Pisano Cisplatino [Uruguai] para que os convidados pudessem saborear esses diferentes sabores, com apresentação dos sommeliers Edmilson Vianna e Marcelo de Freitas, do Varejão Oba. Para harmonização dos vinhos houve a degustação de caponata de berinjela, corneccione e pizzas paulistanas crocantes preparadas com a verdadeira calabresa italiana, da Forneria Maverick. Não percam o próximo evento! Circulando marcou presença e traz alguns flashes da noite!

Aloizio Szczecinski, Valeria Häfliger Contin e Gino Contin [Forneria Maverick] Emilson Vianna, Marcelo de Freitas, Cristina Guedes, Silvia Ramos, Edson Bilatto

A arquiteta Adriana Galletto Petrelli e o marido consultor empresarial Marcelo Petrelli, a advogada Carolina Varga Assunção Buselli e o marido arquiteto Rogério Buselli

Carlos Cechetto e Fabiana Baptistella com o filho Pietro

João Francisco Häfliger e João Häfliger

O diretor do colégio Trajano Camargo, prof. José Henrique Heydman Júnior e Fabio Rizzo, da agência Sérgio’s Turismo

Festival de inverno da Lordello Marcelo Lordello lançou no início do mês de maio um delicioso Festival de Inverno que seguirá com diversas guloseimas até o dia 31 de julho. Vocês poderão encontrar por lá: - Sopas - Caldos - Lasanha - Caneloni Café - Chocolate Quente Cremoso - Cappuccino - Fondue - Cone Recheado - Petit Alfajor - Petit Gateau, e muito mais. E para aquecer ainda mais essas noites frias toda quinta-feira tem música ao vivo com voz & violão da dupla Simone Carvalho & Antonio Lugão, das 19h às 22h. Saboreie o melhor do inverno! Não percam!!! Sorvetes Lordello |19| 3452.6640 - Avenida 9 de Julho, 387 | Vila Jacon | Limeira. |www.sorveteslordello.com.br|

Sopas & Caldos: Canja de Frango & Legumes, Ervilha com Calabresa, Mandioquinha com Cebolinha; Carne com Mandioca

Fondue: chocolate com morango, uva e banana. Fondue na cestinha: um tipo de fruta coberto com chocolate quente

cmyk

Petit Alfajor: sorvete de creme + alfajor + doce de leite + calda de chocolate quente + chantilly. Petit Gateau: sorvete de creme + bolo + calda de chocolate quente


cmyk jornal da

Mulher

CIRCULANDO 5 Denise Ragazzo

Limeira, domingo, 15 de maio de 2011 - Gazeta de Limeira

Colunistas sociais participam de congresso em Franca Foi em Franca, de 06 a 08 de maio, o 23º Congresso de Colunistas Sociais do Estado de São Paulo-APACOS. Os colunistas chegaram ao Imperador Palace Hotel, depois de suas apresentações e de receberem os mimos: carteiras da Skalli, seguiram para o Welcome Drink’s, na sede do Grupo Comércio de Franca-GCN, oferecido pelo jornalista Corrêa Neves Junior, do Jornal Comércio de Franca, onde foram recepcionados pelo jornalista Luiz Neto, mostrando todas as dependências e o parque gráfico do GCN. Logo após, os convidados seguiram para o Espaço Fábio Meirelles, no Parque Fernando Costa para o jantar de Boas Vindas, com cardápio especial da Sapataria da Pizza by Luciano de Carvalho, recepcionados pelo prefeito municipal de Franca, Sidnei Franco da Rocha e o secretário da Saúde e Desenvolvimento, Alexandre Ferreira. No segundo dia, palestra no GCN com o jornalista José Corrêa Neves Jr, que deu um show de ética profissional e ainda ressaltou “não exijo diplomas aos meus colunistas, o que importa mesmo é ter talento”. Depois houve visitação ao Jornal Diário da Franca, e em seguida o almoço com feijoada no Boteco do Lú, e animação ao vivo do Grupo Nó na Gota, e apresentação de um casal de modelos com pintura corporal do artista WVeríssimo. Após o almoço os participantes visitaram os shoppings de calçados da cidade, pontos turísticos e finalizaram com a visitação na Couroquímica [Tecnologia em Couros] e Indústria Carmen Steffens, detentora das grifes Carmen Steffens feminina + Raphael Steffens + CS Teen, onde puderam conferir toda coleção 2012 que já está exposta no showroom. No sábado à noite os colunistas sociais foram recebidos para um coquetel e jantar de gala na mansão do casal de empresários Monalisa e Mário Spaniol, donos da grife Carmen Steffens. Domingo, houve Palestra de Moda com Cláudia Metnè no auditório do Imperador Palace Hotel e almoço de despedida, no Boteco do Lú, comandado pelos empresários, Luciano de Carvalho e Toninho Rizatti e entrega de certificados aos colunistas congressistas. Confiram fotos feitas por Antonio Salani e Denise Ragazzo.

Os colunistas Anderson Pinheiro [Comércio de Franca] e Patrícia [Diário de Franca] com o palestrante e diretor do GCN jornalista José Corrêa Neves Jr, o prefeito municipal Sidnei Franco da Rocha, a editora e jornalista Joelma Ospedal e o colunista Well Miguel

Esta colunista social Denise Ragazzo com Janaina De Lucca [gerente de recursos humanos GCN] e Lidiane Xavier [diretora de circulação GCN]

Fernando Brunini [Rio Claro] Paulo Morais [Santa Isabel], Chris Bueno [relações públicas Apacos], Wilson Dimotrov [decorador SP]

Esta colunista social Denise Ragazzo com os modelos com pintura corporal, Chris Bueno e Anderson Pinheiro

Odete e o filho colunista Higininho [Franca] e Amir Calil Dib [Ribeirão Preto]

Wilson Dimitrov, Maria Amélia Granieiro [Peruíbe], Chris Bueno

Mario Spagniol e Monaliza com esta colunista social Denise Ragazzo

cmyk

Os colunistas de Franca e organizadores do Congresso Anderson Pinheiro, Patrícia Pizzo, Ovadia Saadia [presidente Apacos] e Well Miguel

O prefeito municipal de Franca: Sidnei Franco da Rocha com a esposa Diva Rocha


cmyk jornal da

Mulher

6 CIRCULANDO Denise Ragazzo

Limeira, domingo, 15 de maio de 2011 - Gazeta de Limeira

Arquitetos festejam Avant Gabriel Chandon na Breton Actual FOTOS: DIVULGAÇÃO

Marcel, Anette e Gisele Rivkind, Fabiana Feferbaum e João Dória

Marcel Rivkind, Bia Dória, Anette Rivkind, Fabio Arruda

Anette e Marcel Rivkind receberam em 07/maio convidados do décor e do mundo artístico para uma agradável tarde de confraternização e homenagem ao Dia das Mães, durante o Avant Gabriel Chandon, na charmosa Alameda Gabriel Monteiro da Silva, no espaço VIP da Breton Actual. Muita música agitou a festa, que contou com espaços ambientados especialmente para o evento, com muito conforto, elegância e sofisticação. Diretamente da terrinha Ramon Giraldi diretor do Núcleo Interior marcou presença no evento com visitas à Ornare e Breton, entre os principais arquitetos e decoradores de várias cidades onde o Núcleo Inteiror atua.

[FOTO ACERVO PESSOAL]

Anette Rivkind e Maria Fernanda Candido

DIVULGAÇÃO

João Dória e Ramon Giraldi |Núcleo Interior|

Lua de Mel Dr. Tiago Sampaio Soler |cirurgião plástico| e a esposa Aline Fontainha Soler |fisioterapeuta| curtindo lua de mel em Nova York antes de voltar para cuidar do andamento da inauguração da nova clínica que será voltada à saúde e estética em Limeira, prevista para este ano, que pretende dar a Limeira mais uma opção para quem busca cirurgia plástica estética e reparadora, com um profissional sério e uma equipe que zela pelo seu bem-estar!

Filme “Elvis e Madona” faz pré-estreia em Limeira FOTOS: DIVULGAÇÃO

[FOTO ARQUIVO PESSOAL]

Igor Cotrim - Madonna, Marcelo Laffitte - diretor e Luiz Biajoni – escritor

EXPOVINIS

New York

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab marcou presença na abertura do ExpoVinis Brasil 2011, no último dia 26. Kassab se encontrou com Domingos Meirelles, diretor do evento, para visitarem os importadores e produtores nacionais e internacionais e conhecer as novidades e os rótulos tradicionais dos principais países e regiões representados. De Limeira Felipe Piccinin Rossatti, da Cascata do Vinho, também esteve prestigiando a Expovinis em São Paulo e está ao lado de um dos expositores da feira.

O casal de médicos dr. André Luiz Gumiero e a esposa drª Ana Paula dos Santos Gumiero estiveram em ritmo de férias na Semana Santa, curtindo New York. Eles seguiram as importantes dicas da agência de viagens Sergio’s Turismo.

cmyk

Os apaixonados por filmes já podem começar a comemorar: a Prefeitura & Secretaria da Cultura, preparam o projeto “Cine Cultura”, que exibirá no Teatro Vitória, pelo menos uma vez ao mês, um grande filme alternativo que nem sempre tem vez nos espaços cinematográficos existentes. “Elvis e Madona”, de Marcelo Laffitte, é o primeiro a ter Atores Elvis & Madona exibição no projeto, com a presença do ator Igor Cotrim [participou do reality show “A Fazenda”, da Rede Record]. O evento ocorre em 19/maio, às 19h30, no Teatro Vitória, com entrada franca. Antes da exibição do filme, haverá sessão de autógrafos com Luiz Biajoni, responsável pelo livro “Elvis e Madona - Uma Novela Lilás”, baseado no roteiro do filme. O secretário da Cultura – que também é cinéfilo – José Farid Zaine, disse que Biajoni fez um interessante caminho inverso, já que na maioria dos casos, filmes são adaptados através de livros, e comemorou a pré-estreia em Limeira de “Elvis e Madona”.


jornal da

Mulher

CIRCULANDO 7

Denise Ragazzo

Limeira, domingo, 15 de maio de 2011 - Gazeta de Limeira

BORBULHANTES... “

Há pessoas que lutam um dia e são bons; há outros que lutam um ano e são melhores. Há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida, e estes são imprescindíveis. [BERTOLD BRECHT]

#Hoje, os beijinhos de feliz aniversário são para: Bruna Ragazzo Di Paolo, Cleide Fernandes, Grasiella Boggian Levy, Alessandra Stradiotto, Fabiana Cunha, Ignez Campedelli Martensen, Silvana Virgolin Gullo, Flavia Simonetti e Alice Comparato Meyer. Parabéns!

#Cerâmica Porto Ferreira apresenta para o mercado de arquitetura e decoração a Cerâmica Neon, linha indicada para pisos e paredes internas, em tons suaves e com brilho, o que confere luminosidade aos ambientes. Os revestimentos são fabricados em cerâmica monoporosa, o que facilita a colocação e um assentamento perfeito: o resultado é uma cerâmica com mais brilho e personalidade. Além disso, têm borda plana e podem ser assentados com rejuntamento de 2 mm, conferindo ao produto um aspecto de retificado. Para completar a decoração, a Cerâmica Porto Ferreira também oferece o piso da coleção Neon, fabricado em base cerâmica e com tom neutro combina com todas as cores dos revestimentos.

#Amanhã o colunista social Fabio Daltro, de Araras, comemora mais um ano de vida! Felicidades! #Celebram idade nova esta semana: 17/maio: Caetano de Santis Jr e o jornalista Haroldo Pereira Jr; dia 19: é a vez do arquiteto Bruno Bonadiman e da big presidente da Casa da Criança Isabel Cristina Covaes dos Santos; dia 20: o ator Kiko Bertolini também festeja aniversário. Tudo de bom! #Hoje às 19h tem palestra gratuita: “Não Basta Saber é Preciso Ter Poder”. O conhecimento nos traz entendimento, mas só entender não é suficiente para a realização de uma meta ou projeto. É necessário poder, essa força interna poderosa que nos impulsiona a ter sucesso! Na Brahma Kumaris |19| 3451.8191-Rua Deputado Otávio Lopes, 291, Centro, Limeira |www.bkwsu.org/brasil| #Hoje às 18h tem Meditação pela Paz Mundial: “Quando estamos em paz, a mente se aquieta, experimentamos silêncio e assim geramos vibrações capazes de acabar com a negatividade no mundo”, na Brahma Kumaris. #A psicóloga Maria Rita Lemos acaba de voltar de Ouro Preto, onde visitou o filho Gustavo, estudante de Filosofia na Universidade Federal, que também cursa ShivaYoga, massagem ayurvédica e filosofia indiana no Centro Shiva de Yoga, em Ouro Preto. A psicóloga e colaboradora deste caderno, em seguida, partiu para Porto Seguro, para curtir os últimos dias de suas férias da clínica de psicologia e do CEPROSOM, mas avisa que no dia 20/maio já estará de volta pela terrinha. Boa viagem!!! #Limeira está na 15ª colocação no ranking feito pelo CPqD [Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicação], e que gerou a primeira edição do Índice Nacional de Cidades Digitais. Este ranking será divulgado em evento de premiação que será realizado em 14 de junho, em São Paulo. Consideradas as localidades paulistas, Limeira está na 4ª posição.

#Preparem as pernocas: veremos muito shorts e saias em couro nas ruas. Em comprimentos mínimos e máximos. Couro é realmente caro, mas é o tipo de peça que dura a vida inteirinha... #Palestra gratuita: “O poder das Redes Sociais”, com Richard Martelli, dia 20/maio/ sexta-feira, no Senac Limeira - Rua Quadros Sobrinho, nº 1 | Centro. Inscrições: www. sp.senac.br/limeira ou pelo telefone |19| 2114.9199. #Dia 26 de maio é a data nacional de combate ao glaucoma. Chamada de doença traiçoeira, pois quando se revela já comprometeu a visão de seu portador, o glaucoma não tem cura, mas tem tratamentos que evoluem continuamente e permitem vida normal. Cerca de 2% da população brasileira é portadora de glaucoma. A única forma de impedir o avanço é detectá-lo na fase inicial. #Workshop Técnicas de PNL, com Edson de Paula [Master Coach Líder Coach Coaching em Campinas e Limeira] dia 28/maio, no hotel Carlton Plaza de Limeira. Ótima oportunidade para você tomar contato na prática com uma das ferramentas mais importantes para o desenvolvimento humano: a programação neurolinguística. Inscrições: www.edsondepaula.com.br #Atenção esportistas amadores e profissionais da região: dia 29 de maio/domingo, será realizado em torno da Lagoa do Taquaral, no Parque Portugal, em Campinas, o IV Circuito de Corrida e Caminhada da Longevidade Bradesco Seguros. Inscrições: corridadalongevidade.com.br

EXPRESS... ... Nosso presidente da FEBRACOS, jornalista Moacir Benvenutti estreou em 10/maio idade nova em Florianópolis. Nós da Apacos nos unimos ao coro de todo o Brasil “Parabéns ao amigo”! ...Missa solene na Catedral vai marcar o início das homenagens e comemorações de 80 anos desta Gazeta de Limeira. ...A celebração da big festa de 80 anos está sendo cuidadosamente preparada por Márcia de Oliveira Lucato, que promete arrasar! ...A big da Farfalla boutique Antonella Salibe Massaro está arrasando com o atendimento de ‘personal home’ na arrumação de closets e armários das modernettes. ...Vinhos & Risotos especiais preparados pelo chef Saul foram o maior destaque da semana na SCA de Limeira. ...Na próxima quarta-feira tem degustação VIP de vinhos em happy hour na SCA para arquitetos e engenheiros. ...Os colunistas sociais que fazem parte da diretoria da Febracos estão afivelando malas para importante encontro da classe em Palmas Tocantins. ...Broa Golf Resort promove a 1ª Festa Junina de 3 a 5 de junho, com jantar de boas-vindas & música ao vivo. ...Dia do Empreendedor terá certificação com festa em 18/ maio na sede social do Nosso Clube de Limeira. ...Charmant Centro de Beleza recebendo clientes em 19/ maio, a partir das 9h, para um dia especial de tratamentos capilares com os produtos L’Oreal de Paris. ...Only White prepara lançamento da coleção outono/inverno dias 20 e 21/maio, das 9h às 18h, na Rua Visconde do Rio Branco, 249B, no Centro Acima, em Limeira. ...Tem buffet pisando na bola em eventos pela terrinha e se continuar assim vai perder muitos clientes. ...Dia 21/maio 5ª Noite da Polenta em prol da Alicc, às 20h, no Nosso Clube. Convites 30 reais. ...Dia 26/maio tem Prêmio Mulheres do Brasil, com Zildete Montiel no Espaço Ágappe em Sampa. ...Mais de 4 mil pessoas estiveram no Credicard Hall, para prestigiar o espetáculo Il Mondo, do tenor Jorge Durian, com o maestro Renato Misiuk, que rege o Allegro Coral e Orquestra.


jornal da

Mulher

8 VARIEDADES

Limeira, domingo, 15 de maio de 2011 - Gazeta de Limeira

MELHOR IDADE É BOM SABER Coma chocolate. De preferência o amargo. Delicie-se com as recentes descobertas científicas que revelam: o alimento protege o coração, reforça as defesas do corpo e, incrível, ajuda no controle do apetite. MENSAGEM Nada se ganha sendo rude ou agressiva. É melhor manter a calma e procurar soluções inteligentes do que resolver conflitos brigando. SEGREDINHO Seu rímel secou? Pingue água e ele durará mais algum tempo. REFLEXÃO Não dê ao pobre apenas o que lhe está sobrando. Veja o que ele mais precisa e doe, de acordo com suas possibilidades. E não se esqueça da mensagem de Khalil Gibran: “Dar esmolas é muito bom, mas dar esmolas com um sorriso é dobrar o donativo”. RIA... QUE FAZ BEM Cassiano, um ás no basquete foi jogar numa cidade e viu um índio sentado no jardim. Vendo o espanto do amigo, Gabriel explicou: esse índio é patrimônio da cidade, ele tem uma memória prodigiosa, responde a qualquer pergunta. Para testá-lo, Cassiano perguntou: - O que comi ontem no almoço? E o índio prontamente respondeu: - Ovos. Ora, pensou Cassiano, quase todo mundo come ovos no almoço; esse índio é um charlatão. Meses depois, voltando à mesma cidade, vendo o mesmo índio no mesmo lugar, Cassiano falou admirado: - Como? E o índio, impassível falou: - Fritos. AGRADECIMENTOS A todas as queridas amigas que me cumprimentaram pela minha data maior eu transcrevo essas palavras de Vinícius de Moraes, que também são minhas: “Eu poderia suportar, embora com dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos! A alguns deles não procuro, basta-me saber que eles existem... Essa mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida... mas é delicioso que eu saiba e sinta que os adore, embora não declare e não os procure sempre”. RESPONDA 1) O que significa a palavra Funai? 2) O que é acuidade? 3) O que é urna funerária? 4) Qual é a substância cuja carência causa o bócio (papo)? 5) Qual é a capital do estado de Rondônia? CHARADA Quantos animais de cada espé-

ARQUITETURA E DECORAÇÃO Costumbre

Sala de estar: conforto é essencial!

(Rosário Sansores)

Decorar sua sala parece algo fácil, não é? Mas você já parou para pensar qual é o tamanho da sua sala, se ela tem espaço suficiente para que você passe por ela sem esbarrar em nada, se a luminosidade é boa ou se existem objetos além da conta? Siga essas dicas e torne sua sala bonita e superaconchegante:

Para Amalia Del Carmen Holzner, com carinho, pela data 09/05 Para Ana Inês Borri Genoves, com carinho, pela data 19/05 Todo en la vida és habito. Por costumbre, comemos, Vivimos, nos banâmos por habito también, Y sin sentirlo, el hilo de nuestros pensamientos Busca las paralelas a imitación del tren. Vamos a la oficina. Subimos la escalera, Empujamos la puerta y entramos sin mirar, La costumbre nos lleva Y la costumbre es algo dificil de olvidar. Los empleados salen siempre a la misma hora, El sol brilha em lo alto, como brillaba ayer, Nos asalta en la esquina la misma vendedora, Con el mismo billete que no pudo vender. El tranvia se acerca... Los mismos pasajeros Suben, el hombre rubio de sonrisa jovial, Y la mujer obesa, que nunca encuentra asiento, Y se pinta las uñas de rojo cardenal. El conductor nos mira. Ya no pregunta. Para En las mismas esquinas, se baja cada cual, Y el tranvia prosigue nuevamente su marcha, Como todos los dias, con lentitud igual. Gritamos orgullosos que somos libres. Libres! El hombre no lo ha sido ni lo será jamás, Porque inventó las leyes, las modas, los prejuicios, Y cautivo en sus redes, es un esclavo más! cie Moisés levou para a arca? RECADO Ao publicar perguntas, não tenho pretensão de ensinar. Faço-o para que neurônios adormecidos acordem e beneficiem o cérebro, evitando os famosos lapsos de memória. Se você esqueceu, esforce-se para lembrar, mas não desista e evite olhar as respostas antecipadamente. DICAS PARA ESCAPAR DO ALZHEIMER 1. Use o relógio de pulso no braço direito. 2. Escove os dentes com a mão contrária da de costume. 3. Ande pela casa de trás para frente (na China o pessoal treina num parque). 4. Vista-se de olhos fechados. 5. Estimule o paladar, comendo coisas diferentes. 6. Veja fotos de cabeça para baixo. 7. Veja as horas num espelho. 8. Faça um novo caminho para ir ao trabalho. A proposta é mudar o comportamento rotineiro. Tente, faça alguma coisa diferente com seu outro

lado e estimule o cérebro. Vale a pena tentar! Descoberta da neurociência revela que os exercícios cerebrais são projetados para manter o cérebro ágil e saudável. RESPOSTAS 1) Fundação Nacional do Índio. 2) Agudeza de percepção. 3) Recipiente das cinzas do cremado. 4) Iodo. 5) Porto Velho. Resposta da charada: Nenhum; quem levou foi Noé.

Augusta M. Galzerano

* Seja qual for o seu estilo de referência tenha em conta que aquilo que é mais essencial em qualquer sala é o conforto! * Setorize o ambiente. Tenha uma boa área livre para circulação, com no mínimo 60 cm entre os móveis. * Trabalhar com distâncias mínimas entre os móveis é algo importante. Tenha em mente alguma ideia das medidas-padrão dos móveis, que você consegue em catálogos. Existem pessoas que usam até fita crepe no chão, para marcar o tamanho dos móveis que cabem no espaço. * Quando a sala é pequena, use apenas um sofá de dois ou três lugares e utilize outros recursos, como pufes e poltronas, assim tem-se a impressão de que a sala é maior. * O que determina se a sala é ou não confortável é o tipo de assento escolhido e sua disposição. Defina um foco, que tanto pode ser uma lareira, como a televisão, e disponha as zonas de assentos ao redor.

* Tenha uma mesa de centro somente, se não for atrapalhar. Ela serve para facilitar o acesso a objetos e não como área de decoração. Se for com o objetivo de enfeite, é melhor deixar o espaço livre. * Evite excessos, usando móveis que sejam estritamente necessários. * Com relação ao sofá, cuidado com os tecidos, é fundamental para não poluir o ambiente. A tendência é a de cores neutras, como o fendi e o bege, que combina em qualquer ambiente. Deixe as cores e estampas para as almofadas.

de iluminação pode permitir criar diversos ambientes na sua sala. Considere como ponto principal a luz do teto. Contudo, utilizado em demasia ela é pouco acolhedora; devemos suavizar o seu efeito utilizando outros focos de iluminação, como abajures nas mesas laterais e arandelas. * Não se acanhe se encontrou uma cadeira fantástica no lixo. Leve-a consigo, limpe-a, dê-lhe um toque pessoal... Porque mais ninguém terá uma igual... Criatividade na decoração é tudo! E não se esqueça, a sala deve ter a sua cara!

* Não exagere em molduras de gesso ou marcações no teto ou no piso. Muito rococó polui o ambiente e fica parecendo showroom de material de construção. * Mesmo se não é você quem faz a limpeza, sua empregada agradecerá se optar por armários ou estantes com poucas zonas de exposição. O ideal para guardar livros é uma estante com portas de vidro. * Um bom planejamento

JULIANA FIOR THOMAZ

Arquitetura e Interiores Rua Carlos Gomes, 1075 Fone 3441.9656 julianafior@vivax.com.br


jornal da

Mulher

SAÚDE 9 e artigos

Limeira, domingo, 15 de maio de 2011 - Gazeta de Limeira

MAIS SAÚDE Tosse: um alerta para outras doenças

Pneumonia bacteriana Os possíveis efeitos da é a forma mais cafeína no organismo comum da doença

Sintoma inicial também de doenças graves, não deve ser inibido com pastilhas ou xaropes sem indicação médica A tosse já é considerada por muitos uma reação normal, corriqueira. Algumas pessoas já se acostumaram com este sintoma e não procuram auxílio médico. O dr. Oliver Nascimento, diretor de assuntos científicos da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT) alerta que ninguém nasce tossindo. “Esse sintoma é sinal de que há alguma coisa errada nas vias respiratórias. É um mecanismo de defesa do organismo contra uma inflamação, irritação ou infecção nas vias aéreas, que seguem do nariz ao pulmão”. Por isso, nenhum medicamento que iniba a tosse deve ser tomado sem orientação médica, pois pode mascarar uma doença grave, cujo primeiro sintoma é a tosse, como tuberculose, câncer de pulmão, asma, rinossinusite crônica, doença do refluxo gastroesofágico e a DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica). “Há casos em que inibidores de tosse são indicados pelos médicos, mas são casos específicos, de tosses residuais, ou seja, quando a gripe já foi tratada, mas o quadro de tosse persiste”, explica o médico pneumologista. Ele ainda alerta para os riscos da automedicação. “Todos os xaropes com comprovação científica de melhora só podem ser vendidos sobre prescrição médica. Porém, ainda são vendidos, em farmácias, medicamentos sem a devida comprovação”.

Para grande parte das pessoas, o dia começa com uma xícara de café. A cafeína, substância psicoativa mais consumida no planeta, já foi apontada como fator para o desenvolvimento de doenças como hipertensão e úlceras, além de provocar abortos, prejudicar o feto e causar dependência. Recentemente, entretanto, novas pesquisas buscam mostrar seus efeitos benéficos para a saúde. Também presente em chás, mate, chocolates e refrigerantes, entre outros, a cafeína consumida moderadamente pode prevenir a perda de memória causada pelo mal de Alzheimer e o envelhecimento, além de diminuir riscos de

QUANDO PROCURAR UM MÉDICO? Segundo o dr. Oliver, como a tosse é sempre sintoma de outras doenças, é importante procurar um médico assim que ela começa. “Quanto mais precoce for o diagnóstico, mais rápido o tratamento começa e maiores são as chances de sucesso” explica. Nas crianças e nos bebês, o quadro de tosse é bem comum, pois eles ficam resfriados frequentemente. “Nesta faixa etária, a tosse geralmente é sintoma de infecções respiratórias. Assim que os sintomas começam, as mães já levam ao pediatra. É exatamente essa a atitude recomendada”, comenta o doutor. Em casos mais raros, a tosse pode ser sintoma da aspiração de algum corpo estranho ou produto químico.

Espaço Médico Doenças Respiratórias Ambientais e Ocupacionais A Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia promove, em 4 de junho, o Simpósio Paulista de Doenças Respiratórias Ambientais e Ocupacionais. O evento acontece a partir das 8h e trará discussões sobre poluição ambiental, pneumoconioses e doenças intersticioais ocupacionais. A segunda parte do encontro terá cinco casos clínicos para debate. O Simpósio acontece na sede da Associação Paulista de Medicina, em São Paulo. Informações e inscrições: 0800 171618.

Coluna Mais Saúde Perguntas e sugestões podem ser enviadas por e-mail para acontece@acontecenoticias.com.br ou para o endereço: Rua Cotoxó, 303, conjunto 81-82, São Paulo, SP, CEP 05021-000 *Distribuição Acontece Comunicação e Notícias

Segundo estimativas do Ministério da Saúde, a cada ano, mais de dois milhões de casos de pneumonia ocorrem no Brasil. A doença, que sempre gerou preocupação para idosos e portadores de doenças crônicas, uma vez que é mais frequente quando há baixa imunidade, também pode acometer pessoas jovens e saudáveis. Sua forma mais comum de contágio é a bacteriana. Comum neste período do ano, quando há gripes e resfriados que diminuem a resistência imunológica, a pneumonia é causada pela inflamação dos alvéolos, local em que ocorrem as trocas gasosas. Normalmente, é resultado de uma infecção por bactérias (em quase metade dos casos, segundo estimativas do SUS), mas também pode ocorrer devido a vírus, fungos e outros agentes infecciosos, ou por substâncias químicas. A causa mais comum de pneumonia bacteriana, em adultos, é provocada pelos pneumococos, que estão presentes na cavidade oral. Quando as defesas do organismo enfraquecem, elas podem ser aspiradas para os pulmões e lá se proliferam. Seu tratamento é feito através de antibióticos. Fonte: ABC da Saúde, SUS, Ministério da Saúde

jornal da

Mulher EXPEDIENTE

Cartas para a redação: Rua Senador Vergueiro n.º 319 - Limeira - CEP 13480-000 Fale com a redação: 3404-3700. e-mail: fabiana@gazetadelimeira.com.br Editora-chefe: Fabiana Lucato MTB 23.378 Colunista Social: Denise Ragazzo MTB 54.541 Diagramação: Maria Cristina Bastelli Colaboradores: Augusta Marino Galzerano, Maria Rita Lemos, Jair Tadeu Oliveira, Magali Mugnaini, Rosana Braga e Antonio César Cortez.

Fonte: Unicamp, Journal of Caffeine Research

Pesquisa revela que gordura muda de lugar após lipoaspiração

IX Congresso Paulista de Medicina do Sono O Departamento do Sono da Associação Paulista de Medicina promoveu a 9ª edição do seu tradicional encontro de atualização multidisciplinar nos dias 13 e 14 de maio, em São Paulo. Dra. Fernanda Louise Martinho Haddad, presidente do evento e do Comitê Multidisciplinar de Medicina do Sono da entidade organizadora, afirma que o congresso é extremamente fundamental para o enriquecimento científico dos diferentes profissionais que trabalham com a Medicina do Sono. Em pauta, também estiveram importantes temas como tratamento farmacológico da insônia; diagnóstico da narcolepsia; sonolência excessiva e riscos no ambiente de trabalho; sono e transtornos do humor; diagnóstico e manejo da apneia complexa; particularidades da anestesia em pacientes com Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS); entre outros. Informações: (11) 3188-4281.

diabetes do tipo 2. A substância pode ainda prevenir a doença de Parkinson e aliviar a asma e dores de cabeça, entre outros usos, segundo dados do Journal of Caffeine Research. Em pesquisa feita também pelo Departamento de Bioquímica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, experimentos com animais comprovaram que doses entre 300 e 400 miligramas diárias de cafeína - o equivalente a três a quatro xícaras de café por dia - ajudam a proteger o cérebro da demência. O efeito em pessoas, segundo a universidade, é semelhante.

Uma pesquisa feita pela Universidade do Colorado revelou que a lipoaspiração pode reduzir a gordura de coxas e quadril, mas, com o tempo, trazer novas curvas indesejadas. Conforme estudo publicado no Jornal “Obesity”, em média, um ano após a cirurgia estética, a gordura retirada das coxas voltou a se acumular na parte superior do abdome e nos braços de 32 mulheres, na faixa dos 36 anos, que participaram da pesquisa. Conforme comprovaram os médicos, cerca de dois meses após a lipoaspiração, as mulheres tinham perdido 2% de gordura e quase o mesmo em circunferência. Um ano depois, quando as medidas foram reavaliadas, a gordura total tinha voltado aos índices originais, mas estava concentrada na parte superior do corpo. Isso acontece, segundo os médicos, porque o corpo “defende” suas reservas de gordura. Se as células adiposas são eliminadas de uma área, a gordura vai “inchar” células em outro lugar. Caso a mulher faça a cirurgia e não mude a alimentação, vai voltar a engordar, porém, em áreas diferentes do corpo. (Agência Graffo)

A coluna Falando em Saúde, assinada pelo médico dr. Jair Tadeu de Oliveira, está em férias, retornando em poucas semanas.


cmyk

10 MODA

jornal da

Mulher

Limeira, domingo, 15 de maio de 2011 - Gazeta de Limeira

INVENTANDO MODA

A moda aos seus pés A moda que veste seus pés nesta coleção é marcada pela exuberância de cores vibrantes e couros com estampas exóticas. Entre as novidades do outono/inverno estão presentes novamente as Ankle Boots, Open Boots e Peep Toes. Além deles, as plataformas, também reaparecem, porém repaginadas com cores mais escuras como azul marinho, marrom, preto, verde escuro, roxo, vermelho e cinzas. A aposta da vez aparece em materiais com pelos, que trazem mais sofisticação. As botas aparecem nos modelos curtos ou longos ou ainda aquelas conhecidas como chave-larga, que apresentam o cano mais largo e ficam folgadas na perna. Vale conferir estas e outras novidades da moda, como bolsas e carteiras que estão um arraso!!!

Dazzê Bolsas e Calçados Femininos Rua Humaitá, 461 3445-7435 dazze.com.br Fotos: Renato Silva Modelos: Marina Salomão Rozenbaum e Jaqueline Carvalho

MÁRCIA LUCATO MTB 58661

JORNALISTA MODA E ESTILO e-mail: marcia@gazetadelimeira.com.br

cmyk


Jornal da Mulher  

Jornal da Mulher 15 de maio de 2011

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you