Issuu on Google+

C MAP

LIMEIRA, DOMINGO, 19 DE DEZEMBRO DE 2010 - Ano XI - n.º 567

Escolhemos as cores das roupas, das paredes ou dos veículos, em opções que falam por nós em cada tom. “Nas festas, a pessoa veste o que a alma busca. As cores de tudo pelo que optamos tem muito a ver com o nosso estado emocional”, diz a arquiteta Ana Lucia Ribeiro Monteiro, que há mais de 30 anos lida com as propriedades das cores em empresas. Ela explica que as cores são ondas de luz que produzem efeitos fisiológicos e psicológicos diretos e podemos usá-las para influenciar nossos sentimentos e percepções. Há ainda a cromoterapia, o lado intuitivo das cores. “Cada um enxerga os tons de uma forma, vai da vibração e energia da própria pessoa. Quando permitirmos que a cor domine a nossa consciência e preencha a nossa mente, energias sutis influenciam nossos sentimentos e percepções. Normalmente, a nossa intuição escolhe a cor com as qualidades que buscamos”, diz. Não só para o carro ou para a parede, a cor tem uma importância para a nossa orientação com identificações fundamentais, como na sinalização. “As cores nunca passam batido, tudo é graficamente identificado. Cor é informação. Na mídia, a cor informa, e nas nas prateleiras do supermercado buscamos, inconscientemente, o que combina conosco”.

Natal entre cores Ves tindo os estindo e costumes tons da virada Vermelho e branco, das cores do traje do Papai Noel, e o verde dos pinheiros. “O vermelho é a cor quente, junto ao branco da neve. A neve não faz parte da nossa cultura, então temos o branco como o que resfria em nosso clima tropical”, explica Ana Lucia. O vermelho é o aconchego, sempre notado, mesmo que seja em um detalhe. O pinheiro é o símbolo da resistência ao frio, por isso o seu tom de verde remete à vitalidade e regeneração. As bolas de Natal são representadas pelos frutos vermelhos da árvore, enquanto o prata ou dourado são chamariz de riqueza.

RENATO SILVA

A tradição do branco, sobretudo pelos que costumam passar a virada na praia e também em festas religiosas, acentua o desejo de paz, assim como o rosa vesAna Lucia: cores provocam efeitos te quem está em busca psicológicos e fisiológicos de amor incondicional, ao contrário da paixão do vermelho. Laranja é vitaliNo entanto, ela relembra dade; azul, proteção, e ama- que o segredo da combinação relo, dinheiro; ouro e prata são ideal depende de cada um. luxo e requinte. Reluzentes, o “Todas as cores combinam e dourado ou prateado levam podem ser usadas. O ‘eu’ inluminosidade, com a opção de terior dirá, basta atender a inserem combinados ao branco, tuição. Não precisa necessaque pode receber qualquer de- riamente obedecer a moda, talhe colorido como o azul, mas optar pela cor com a qual muito bem aceito nessas oca- sente-se bem”, reforça a arsiões, pontua Ana Lucia. quiteta.

Vilãs ou mocinhas? Ana Lucia explica que todas as cores têm um lado positivo e outro negativo. “Um exemplo é o vermelho que, em excesso na decoração, dá um toque pesado. É uma cor intensa, para quem todas as atenções se voltam quando usada”. O verde remete à energia, embora sem a mesma intensidade do vermelho, além da esperança, mas nem todos gostam. O azul também tem seu lado frio. Tanto que, a cor, em inglês, “blue”, é usada também como adjetivo: triste ou melancólico. “É uma cor que a pessoa introspectiva ou deprimida deve evitar”, diz Ana Lucia.

Bê-á-bá das cores Ciano, amarelo, magenta, preto e branco: estas são as cores primárias que geram até outras 49 mil tonalidades, quando o contraste é realçado ou suavizado. “São cores que se completam e se equilibram, mais vibrantes ou suaves, dependendo da quantidade de preto ou branco, na soma ou anulação dos tons”. É da união do amarelo e magenta que se obtém o vermelho e laranja; ciano e amarelo dão origem ao verde; ciano e magenta resultam no roxo que, com contraste acentuado gera a cor vinho. “Os tons podem ser vibrantes, aconchegantes, calmos e suaves, como o lilás”, explica.

O poder das cor es cores Veja de que forma as cores chamam a nossa atenção: Branco - Sinônimo de leveza, pureza e espaço. Está ligado à iluminação e sabedoria. Roupas, flores e ambientes brancos fazem conexão direta com pureza e refinamento. Amarelo - Dissipa a depressão. É, entre todas as cores, a de maior vibração. Brilho, verdade, vigor, riqueza, saúde, fartura, prosperidade e prestígio são qualidades do amarelo, radiante como o sol. anja - Associada ao otimismo e felicidade de viLaranja Lar ver. Passa a mensagem de segurança e tem a função de irradiar energia. Acende a disposição e a sociabilidade. Vermelho - Suscita a admiração e a reverência. Estimula a alegria de viver, a felicidade de criar e realizar. Quente e intenso, pode trazer a lembrança do desejo, como quando aparece na maçã. R osa - Tonalidade do afeto. Representa o amor inRosa condicional, a paixão com espiritualidade e remete à própria felicidade. Amolece as emoções e promove uma atmosfera de equilíbrio. Roxo - Possui propriedades curativas, além da nobreza e prosperidade como atributos. Uma das mais populares gradações do roxo, o lilás, está associado a fé, misticismo e religiosidade. Azul - Traz clareza mental e ajuda a nos expressar. Associada ao céu e à água, símbolos de elevação espiritual a das emoções refinadas. Aciona a calma para o corpo e mente. er de - Acalma pensamentos caóticos, inspiram pausa erde VVerde para recuperar energia. O poder restaurador do verde dá o sentido de esperança, purificação e abundância. Marrom - Inspira coragem e confiança. Evoca segurança e solidez, pois remete à própria terra, onde repousa a fraternidade. Fonte de equilíbrio para quem encontra dificuldade em lidar com o dinheiro. Preto - Sobriedade e requinte. O negro da noite conduz à intimidade, ao mistério. Necessita de seu oposto para ganhar força e se destacar. Usado para mostrar distinção, moral, justiça e honestidade. Fonte: arquiteta Ana Lucia Ribeiro Monteiro

C MAP

DAÍZA LACERDA ESPECIAL PARA O JORNAL DA MULHER

CMAP


Limeira, domingo, 19 de dezembro de 2010 - Gazeta de Limeira

Aliment e-se bem nas ffes es Alimente-se esttas festas

A his ia de um menino, es tábulo e pas tor es histttória ória est past ores ór estábulo pastores

Neste período do ano são comuns as refeições fora de casa; você avista a mesa de preparações e logo vem a tentação; são massas, molhos, carnes, saladas, salgadinhos, frutos do mar, ensopados... além de deliciosas sobremesas. A imensa variedade de pratos é típica dos restaurantes e das festas. E é nesses locais que muitos acabam cometendo alguns enganos ao montar o prato. São pequenos erros, que podem comprometer a nutrição e a saúde. Confira alguns dos principais desvios cometidos nessas ocasiões.

Era uma vez, há muitos e muitos anos, um menininho, que nasceu em meio a bois, ovelhas e jumentos, no frio de uma estrebaria, porque sua mãe não tinha onde se reclinar para que ele viesse à vida. A noite era fria e cheia de estrelas. Mas, depois que ele nasceu, tudo ficou diferente. Como por mágica, esse menino pobre mudou o destino do mundo. Em “O Guardador de Rebanhos”, o poema mais lindo que já li sobre o encontro do autor com o Menino Jesus, Fernando Pessoa diz : ... “Ele brinca com meus sonhos. Vira uns por cima dos outros”... Enfim, fico muito preocupada quando vai chegando o Natal e o ano vai chegando ao fim, porque a originalidade é um verdadeiro desafio: as pessoas escrevem sobre um mesmo tema, fazendo os mesmos desejos, de tal forma que não sobra muita coisa para ser objeto de reflexão. Por isso, vou me ater aos detalhes, meditando sobre o Natal, a vinda do Menino Deus, tão repleta deles. O primeiro fato a ser explorado é uma surpresa: por que exatamente um grupo de humildes pastores foi escolhido para ter, em primeira mão, a notícia do nascimento de Jesus? Por que aqueles que não tinham vez, que eram marginalizados, foram agraciados pelo anjo com a Boa Nova? Afinal, por que o nascimento do Rei dos judeus não foi anunciado para alguma autoridade judaica, em primeiro lugar, como acontece hoje na mídia? Apesar de parecer uma profissão bonita, quando olhamos para os presépios, ser pastor de ovelhas não era nada romântico: tinha-se que ficar exposto ao vento, ao frio ou ao calor, o odor que emanava dos animais e de sua produção fisiológica não deveria ser nada romântico... mas o anúncio dos anjos foi feito, em primeiríssima mão, um furo mesmo de reportagem, aos humildes pastores que estavam por ali, por perto daquele estábulo, em Belém de Judá. Aliás, resta dizer o que os textos sagrados não contam, mas que os professores de história antiga sabem: os pastores eram discriminados, vítimas de preconceitos, porque eram tidos como os “um sete um”. Muitos deles levavam seus rebanhos para pas-

SITUAÇÕES - Falta de proporção entre proteínas (carnes, queijos, ovos), gorduras (frituras, molhos à base de maionese, manteiga) e carboidratos (arroz, batatas, massas, bolinhos, salgadinhos). A tendência é optar pelos alimentos mais gordurosos e proteicos, reduzindo o consumo de carboidratos e muitas pessoas se esquecem das verduras e legumes. O QUE FAZER? Divida. Você precisa de alimentos de todos os grupos: gordura, proteínas e carboidratos. Afinal, cada um deles tem sua função. Os carboidratos, juntamente com

as gorduras, têm função energética e as proteínas são vitais para a manutenção e reposição das nossas células. Já as verduras, legumes e frutas vão garantir o bom funcionamento do organismo. SITUAÇÕES - Baixo consumo de vegetais, especialmente os folhosos (alface, agrião, rúcula, couve, acelga). Precisamos das vitaminas, sais minerais e fibras destes alimentos. O QUE FAZER? Inclua nas refeições folhas, legumes e frutas. Esses alimentos são ricos em fibras, que ajudam o processo digestivo, além de serem pouco calóricos. Colorir o prato é a melhor opção. SITUAÇÕES - Excesso de líquidos. Encherse de líquidos durante as refeições prejudica a mastigação, “empurrando o alimento”. Resultado: os alimentos vão aos pedaços para o estômago, que não consegue digeri-los bem. O QUE FAZER? Procure beber líquidos apenas no fim da refeição ou, se possível, alguns minutos depois. Beba preferencialmente água e, no máximo, 100ml (meio copo). Mastigue muito bem o alimento,

pois o processo digestivo tem de iniciar na boca. SITUAÇÕES - Excesso de açúcar. Não há dieta que resista ao consumo exagerado de sorvetes e outras guloseimas. O açúcar está na ponta da pirâmide da boa alimentação, ou seja, deve ser de uso esporádico. O QUE FAZER? Se houver opções, procure substituir os doces por uma fruta ou mesmo doces à base de frutas, gelatina com frutas, salada de frutas, musses de frutas, etc.O consumo regular de frutas reduz a vontade e a necessidade de comer doces.

MAGALI ROGGE MUGNAINI ABRÃO CRN 3602 Atendimento nutricional individualizado para obesidade, ganho de peso e dificuldades relacionadas com a alimentação.

Rua Alferes Franco, 738 Centro Fone (19) 3453-3299 magali.rogge@terra.com.br

Saia de ffér ér ias sem pr eocupações érias preocupações *Christian Barbosa Há pouco tempo retornei das minhas férias! Aproveitei para viajar com a família e realmente descansar. Apesar de viajar muito ao longo do ano para eventos corporativos fora do País, isso não significa que fico relaxado e tranquilo nessas ocasiões. Em uma viagem profissional você tem toda a preocupação ligada ao compromisso, à reunião, ao evento, e por aí vai. Raríssimas vezes consegui descansar em alguma viagem profissional, por mais paradisíaco que fosse o local. Dessa vez, com a família, consegui curtir as férias e aproveitar de verdade o tempo para descansar. Mas, durante muitos anos da minha vida, era simplesmente impossível pensar em sair de férias como todo mundo faz. Ouço muito isso de empreendedores, gestores ou de profissionais “críticos” em empresas: “eu não posso sair de férias que a empresa para”. Então, vamos tratar desse assunto por aqui. Em primeiro lugar, é preciso entender que a capacidade de ser produtivo está diretamente relacionada à sua capacidade de se equilibrar. Ou seja, se você está em um estresse constante, tende a perder performance e, muitas vezes, nem se dará conta disso. Se esse ciclo não for interrompido (com férias, por exemplo) você poderá sentir os sintomas no corpo (gripes, gastrites, dores de cabeça, etc.) ou no resultado do trabalho (esquecimentos, erros, etc.). Todos precisamos de férias em algum momento. Quando eu falo “férias”, não significa, necessariamente, usufruir 30 dias conforme o padrão, pode ser alguns dias apenas, o importante será a qualidade desse período. Isso depende de cada pessoa, eu, por exemplo, não aguento ficar mais de 15 dias longe da empresa. Dessa maneira, ainda tenho um segundo período de descanso em outra época do ano. Se você não pode tirar

férias, alguma coisa está errada na empresa. Até médico, vendedores autônomos e profissionais agitados tiram férias. Veja alguns pontos que sugiro para você revisar e tornar esse período possível: 1 – Crie processos – Muitos gestores não conseguem sair de férias porque tudo está centralizado com eles, o “como fazer” quando algo acontece é sempre “personalizado” e está apenas na mente do gestor. Se este é seu caso, seu trabalho é transformar as pequenas dúvidas ou procedimentos do dia a dia, em processos documentados e devidamente publicados. Na Triad, nossa Intranet possui 90% dos principais procedimentos da empresa. Caso algo novo aconteça que precise do time me perguntar, já adiciono uma tarefa para criar ou revisar o processo. Meu papel é focar no estratégico, em inovação, em sugestões, em problemas diferentes e não no operacional do dia a dia; 2 – Tenha pessoas-chave – O papel do líder é criar sucessores, ou fica impossível de você subir na empresa ou de pelo menos poder tirar férias. A época do “monarca soberano” na empresa acabou. É necessário investir em pessoas, em treinamento, em conhecimento para priorizar as atividades. A área mais delicada que gerencio é sem dúvida Software (Neotriad, etc.), nessa área tenho duas pessoas muito competentes que me substituem completamente. Ambos tomam as decisões e se viram para fazer as atividades acontecerem. Claro que vez ou outra eles me mandam emails com tarefas que preciso aprovar, mas no dia a dia, eles tocam como uma orquestra! O que fazemos é sentar e definir as prioridades, para que, durante o período de férias, tudo continue bem; 3 – Utilize períodos de feriado – Não gosto de tirar férias

quando todo mundo tira férias, além de perder dinheiro pela alta estação, ainda consome mais dias úteis. Aproveitei o feriado de 7 de Setembro e do dia 8 de setembro (em Santos) para iniciar as férias, assim perco menos dias úteis. Outra dica é analisar os períodos sazonais do seu negócio e aproveitar este momento para sua saída; 4 – E-mail nas férias? – Quem me conhece sabe que sou viciado em tecnologia, mas quando estou de férias, procuro ver emails apenas a cada dois dias, em geral à noite, vendo minha novelinha ou depois de as crianças dormirem. Costumo desligar meu smartphone também. Assim, consigo me desligar completamente da empresa. Se algo urgente acontecer, tenho a certeza de que irão me ligar, por isso fico tranquilo. Todos os e-mails que respondi e que ficaram dependentes aguardando alguma posição minha já me ajudam a pensar em como posso delegar ou automatizar o processo. Tudo é aprendizado. Férias ou períodos mais curtos de descanso são essenciais para ajudar você e a sua empresa a crescerem. Além disso, você traz ideias novas, arejadas e disposição para colocá-las em prática. Não seja negligente com você, da próxima vez que pensar em férias, leve esse assunto muito a sério. Será bom para todo mundo! *Christian Barbosa - especialista em administração de tempo e produtividade, fundador da Triad PS, empresa multinacional especializada em programas e consultoria na área de produtividade, colaboração e administração do tempo. Ministra treinamentos e palestras para as maiores empresas do País e da Fortune 100. Autor dos livros A Tríade do Tempo e Você, Dona do Seu Tempo, Estou em Reunião e coautor do Mais Tempo, Mais Dinheiro. www.triadps.com.br e www.maistempo.com.br

tar, sorrateiramente, em pastos alheios; não eram exatamente honestos na compra e venda dos animais. Nem mesmo podiam ser testemunhas nos tribunais, porque não tinha validade sua palavra. A sociedade judaica, na época, discriminava os pastores. Mas foi a eles que o anjo anunciou, em primeira mão, o nascimento do Messias. No momento mesmo em que veio ao mundo, Jesus estava escolhendo os oprimidos, a minoria, os marginalizados daquele tempo. Dos pastores, passemos ao estábulo. Que, aliás, deveria ser bem diferente dos presépios limpinhos, cheirosos e românticos que montamos sob nossas árvores de Natal... presépio é um nome bonito para estábulo, lugar onde os animais comiam, dormiam e defecavam. Havia o feno macio, é claro, que é onde a Mãe de Jesus deve ter se reclinado para que Ele viesse ao mundo, e onde certamente o deitou, também, assim que nasceu. Mas o odor não era exatamente de sândalo ou lavanda. Trocamos as palavras “estrebaria” ou “estábulo” por presépio, fica mais fácil a rima, fica mais romântico. Mas na verdade era aquilo mesmo: a única luz provinha da abertura para a noite e as estrelas, o único conforto era o macio do feno. O resto era mau cheiro, bois, burros e ovelhas produzindo seus respectivos sons. Uma verdadeira orquestra saudando o Rei que acabara de chegar. E que não veio como um super-herói, nem mesmo um valente guerreiro, mas chegou no silêncio, frágil, um bebezinho, com todas as características de um recém-nascido. Não falava, não pregava ainda, mal abria os olhos, no colo de sua Mãe. Na verdade, o sentido verdadeiro do Natal foi sendo modificado, para ficar mais plausível do entendimento das pessoas: quem poderia crer que Aquele que veio para mudar a humanidade, para dar uma nova versão aos profetas e às leis, pudesse nascer no meio de animais, e como um inocente bebê? Onde estaria seu cavalo branco, sua reluzente armadura, sua espada salvadora? É difícil entender que Jesus nasceu num estábulo, porque não havia outro lugar em Belém.

Naqueles tempos do censo do povo judeu, feito sem computador nem tecnologia alguma, não havia outro lugar onde aquele Menino pudesse nascer. Essa mudança de valores nos faz pensar. Deus inverte a lógica das coisas, como Fernando Pessoa diz em seu poema, “Ele brinca com os sonhos, jogando uns por cima dos outros...”. Quem realmente crê que foi assim que tudo aconteceu, tem modificada a lógica de sua vida. Meditando em toda essa inversão daquilo que os sacerdotes e o próprio povo esperava, entendemos que Deus nem sempre dá o que pedimos, o que queremos, mas o que necessitamos. Vamos pensar sinceramente nessa verdade do presépio, e rendermos homenagem à simplicidade do Jesus que veio, em primeiro lugar, para os discriminados e oprimidos, onde se oculta o verdadeiro sentido da felicidade. Vamos nos reunir àqueles que amamos, à nossa família, à nossa comunidade, e alegrarmo-nos com a ceia, os presentes, o brilho da Noite Santa, cheia de canções e sorrisos. Mas, por favor, vamos nos lembrar da história do menininho que nasceu no estábulo e quis ser anunciado a humildes pastores. Vamos nos lembrar e contar essa história às crianças e aos adultos, até que o Natal seja uma realidade em cada um de nossos dias.

MARIA RITA LEMOS É PSICÓLOGA E TERAPEUTA FAMILIAR E ASSINA AOS DOMINGOS ESTA COLUNA. FONES PARA CONTATO: (19) 3442.1727 / 9747.6445 E-mail: maria_rital@hotmail.com mariarita@gazetadelimeira.com.br

Pare de atirar para todos os lados, escolha Você deve conhecer muitas pessoas que ficam “atirando para todos os lados”, ou não? Participam de todos os cursos ou concursos que aparecem, mudam de trabalho quase de maneira frenética no intuito de ganhar mais dinheiro ou trocam de parceiro mensalmente buscando ser feliz. Seria mais ou menos assim, você recebe uma correspondência de um curso e o título o agrada ou alguém te disse que é a profissão do momento e coincidentemente você está sem grana. E isso ocorre sucessivamente e logo você percebe que é o rei das inscrições, não é mesmo? Quando isso ocorre talvez passe despercebido, mas quem realmente escolheu por você? Foi sua família, os colegas, a crise, professores, sua situação financeira, sua situação emotiva, ou o quê? Será que é esse mesmo o caminho? Em PNL costumamos dizer que isso nada mais é que um caminho rumo à aprovação, pessoal ou social. Mas tome cuidado porque geralmente isso o levará a uma rotina diária estressante e você passará a maior parte do tempo insatisfeito ou passará a rezar para que a aposentadoria chegue. Mas então quais seriam as coisas que devemos focar ao fazermos nossas escolhas. Quais seriam os sinalizadores importantes nessa hora. É simples, passe a adotar apenas três

comandos básicos “seus sonhos”, “sua realização” e “sua paixão”, onde estavam na hora da escolha? Afinal a última coisa que eu desejo hoje a um amigo é uma profissão, preferiria muito mais que ele tivesse uma vocação. Portanto, determine realmente o que você quer, foque em objetivos reais e positivos. Selecione os concursos, as profissões as pessoas que tenham a ver com os seus conhecimentos, e com o que você está realmente buscando realizar, una sempre os estudos a seus princípios, valores e sonhos. Esteja você no comando e faça a sua escolha. Certa vez um cavalomarinho pegou suas economias e saiu em busca de fortuna. Não havia andado muito, quando encontrou uma águia, que lhe disse: - Bom amigo. Para onde vais? - Vou à busca de fortuna, respondeu o cavalo-marinho, com muito orgulho. - Estás com sorte, disse a águia. “Pela metade do seu dinheiro, deixo que leve esta asa, para que possas chegar mais rápido. - Que bom!, disse o cavalo-marinho. Pagou-lhe, colocou a asa e saiu como um raio. Logo encontrou uma Esponja, que lhe disse: - Bom amigo. Para onde vais com tanta pressa? - Vou à busca de fortuna respondeu o cavalo-marinho.

- Estás com sorte, disse a esponja. “Vendo-lhe este meu propulsor por muito pouco dinheiro, para que chegues mais rápido. Foi assim que o cavalomarinho pagou o resto de seu dinheiro pelo propulsor e sulcou os mares com velocidade quintuplicada. De repente, encontrou um Tubarão, que lhe disse: - Para onde vais, meu bom amigo? - Vou à busca de fortuna, respondeu o cavalo-marinho. - Estás com sorte. Se tomares este atalho, disse o tubarão, apontando para sua imensa boca, ganharás muito tempo. - Está bem, eu lhe agradeço muito, disse o cavalomarinho, e se lançou ao interior do tubarão, sendo devorado. Boa sorte a todos e até breve.

RUY NETO Professor, hipnólogo formado pela ACT - The Global Institute for Trauma Resolucion e Máster Practitioner Trainer em PNL. Fone 3443.1740


Chega ao mercado a nova coleção de esmaltes Avon Color Trend “La Dolce Vita”, com paleta de cores inspirada no romantismo italiano. São três tons pastel: Amore Mio (rosinha), La Dolce Vita (marrom claro), Belíssima (neutro). O lançamento acompanha as tendências de cores das coleções internacionais de moda. A formulação dos esmaltes Avon Color Trend têm longa duração, secagem rápida, alto brilho e cobertura uniforme. SAC: 0800 708 2866 Acesse o folheto virtual da Avon www.folhetoavon.com.br

Saladas para o verão As saladas são consideradas alimentos ideais para o verão. Leves e nutritivas, são ideais para dar energia nas estações mais quentes. Além disso, engana-se quem pensa que elas são pouco saborosas. É possível obter uma vasta combinação de sabores através da mistura de temperos e alimentos diferentes. A Basilar sugere diversas opções de receitas para a estação. A versatilidade das massas permite a criação das mais variadas receitas de salada, que podem ser acessadas pelo site www.basilar.com.br. Entre as dicas: Salada ao Molho de Mostarda com Peito de Peru e Manga. Confira a receita: Ingredientes: 1 embalagem de Massa Comum Penne Duplo Riscado Basilar (500g); 1 manga sem casca, em brunoise; 200g de peito de peru, em brunoise; 100g de amêndoas sem pele e torradas, em lascas; 6 colheres (sopa) de vinagre; 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo; 10 colheres (sopa) de maionese; 2 dentes de alho, amassados; 6 colheres (sopa) de mostarda; a

gosto sal, pimenta-do-reino e folhas de rúcula; 8 colheres (sopa) de azeite; 150g de mussarela, em brunoise. Modo de preparo: Comece preparando o molho de mostarda. Bata no liquidificador, 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo, 6 colheres (sopa) de vinagre, 10 colheres (sopa) de maionese, 6 colheres (sopa) de mostarda e

2 dentes de alho. Sem parar de bater, acrescente aos poucos 8 colheres (sopa) de azeite. Acerte o sal, tempere com a pimenta-doreino e reserve. Numa panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique “al den-

C RÉDITOS : DIVULGAÇÃO

Para os dias mais quentes do ano, a Hering apresenta opções de lingeries, camisetes e shortinhos para usar em todos os momentos. Os modelos apresentam diversos estilos para agradar a todas as mulheres. Os conjuntinhos de calcinha e sutiã listrado estilo nadador, são desenvolvidos em poliamida, que proporciona um toque macio e suave, ideal para os dias mais quentes. Para quem prefere calcinha maior, a coleção conta com dois modelitos lindos, desenvolvidos em malha e algodão, que combina com sutiã. Além dos conjuntos, muitas variações de calcinhas. A coleção destaca ainda opções de camisete em viscose nas cores branca e rosa para combinar com os shortinhos avulsos, com diferentes estampas e cores, perfeito para o verão.

AS E ES TREL AS MAPAS ESTREL TRELAS MAP ESTRELAS

Avon lança “La Dolce Vita”

Hilton oferece pacotes para a Corrida de São Silvestre O hotel Hilton São Paulo Morumbi desenvolveu dois pacotes sob medida para os esportistas inscritos para a 86ª Corrida Internacional de São Silvestre. Batizado de “Runners”, o primeiro oferece uma diária em apartamento Deluxe para uma pessoa, café da manhã no restaurante Sol & Sombra, e transfer de ida para o ponto de partida da prova. Como diferencial, o pacote “Premium” oferece, além de todos itens do Runners, acesso ao lounge do andar executivo do prédio, café da manhã privativo, uma massagem estimulante ou relaxante, e até um kit maratona com um isotôni-

co, dois sachês de carboidrato, uma fruta, e uma água. Ambos os pacotes dão direito ao hóspede desfrutar do Living Well Health Club do hotel, com piscina climatizada e equipamentos modernos para a prática de exercícios. O pacote Runners custa a partir de R$ 269,00, e o Premium, a partir de R$ 479,00. Os preços são válidos para as noites de 30 de dezembro a 3 de janeiro. É indispensável o envio da cópia da inscrição da corrida no ato da reserva para a confirmação da tarifa. Reservas e informações pelo tel. (11) 2845-0100

te”, ou seja, macia, porém resistente à mordida. Escorra a massa e esfrie em água corrente. Coloque num refratário grande, acrescente o molho de mostarda e envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes. Junte 200g de peito de peru, 150g de mussarela, 1 manga e misture delicadamente. Decore com as folhas de rúcula, salpique as amêndoas e sirva a seguir.

C MAP

Coleção Intimates Hering - alto verão 2010

C MAP

Limeira, domingo, 19 de dezembro de 2010 - Gazeta de Limeira

CMAP


Limeira, domingo, 19 de dezembro de 2010 - Gazeta de Limeira

Desf ile benef icent e Mundo Encant ado Desfile beneficent icente Encantado beneficente

FOTOS: DENISE RAGAZZO & KRIA FESTAS

A

empresária Andréa Ramos Zanchetta reuniu lojistas e amigos para a realização de mais um desfile beneficente em prol da Casa da Criança Santa Terezinha que foi realizado na noite de 28 de outubro no JB salão de festas da Casa da Criança com organização Degraus Kids & Kria Festas e mais as boutiques Peteca Calçados & Acessórios Infantis, Arezzo. As crianças e adultos desfilaram ao som do dee jay Cidão com cerimonial da Kria Festas e locução de Chitão Pianca. Barracas de pastel, pizza e refrigerante by Companhia da Alegria foram montadas em prol da Casa da Criança. A decoração com balões e personagens da Disney World relembrando o Mundo Encantado foram criação da Bambina Decorações de Limeira. Quem esteve por lá aplaudiu mais essa iniciativa em prol das criancinhas carentes da cidade. O evento contou com o importante apoio das empresas: agência Sergio’s Turismo, Degraus Kids, Peteca, Arezzo, Ramos Folheados, Companhia da Alegria, Kria Festas, Cidão Som Iracemápolis, Chitão Pianca, Gráfica CDR, Gazeta de Limeira.

Renata Albanezi [Arezzo], Fabio Lucas Rizzo [Sergio’s Turismo], Andrea Ramos Zanchetta [Degraus Kids], Adriana Lucato [Peteca], Leuza Batistella [Degraus Kids], Leonice Dias Ramos e Rita Ramos Boteon [Ramos Folheados], Isabel Schinaider [Kria Festas]

Letícia, Fernanda e Maria Eduarda

Guilherme e Gustavo

Isabela e Ana Julia

Clara e Bruna

Maria Julia, Marina e Fernanda

Rafaela

João Pedro e André

Letícia e Beatriz

Ariane e Adrielle

Ana Perin e Davi

Amanda e Julia

Ana Luiza e Lívia

C MAP

Marcela Scandolara, Isabela Ramos Botion e Gabriela de Almeida Tetzner na passarela decorada pela Bambina Decorações

Daniele e Maria Laura

C MAP

MTB 54.541 FILIADA à APACOS & FEBRACOS (denise@gazetadelimeira.com.br) acesse: www.gazetadelimeira.com.br

CMAP


CMAP

Limeira, domingo, 19 de dezembro de 2010 - Gazeta de Limeira

Ino Inovvvar ar Com projeto gráfico inovador e ousado, desenvolvido pelo Departamento de Arte do Jornal do Condomínio, a Revista Conceito acompanha os padrões das melhores revistas do País – um marco no mercado editorial da cidade. No lançamento: Alessandro Rios, Paulo Germano [presidente do Grupo Decora], Daniele Cerchiari [Florense], Ivan Silva [Alves Grill], Lilian Cintra [Espaço Barroco], Fernando de Oliveira [SCA].

o Conceito Conceit O lançamento da Revista Conceito – Arquitetura & Design foi durante concorrido coquetel no último dia 13 de dezembro, na Maison Solano’s e animação da Banda Quinta Estação. Nesta foto o jovem casal Alessandro Rios e Kelly Rios, proprietários da Revista Conceito, entregando exemplar da revista para a arquiteta Alessandra Buzolin.

Lançament o Lançamento O evento de lançamento da Revista Conceito contou com a presença de um grande número de profissionais e empresários ligados ao setor da construção civil. Na foto Alessandro Rios entregando a revista aos profissionais: Fabiana Massaro, Fabiana Magalhães, Reinaldo Jacon, Diógenes Woigt, Mariússa Gouvêa.

oje to Proje ojet Pr ojeto Os diretores da Revista Conceito, Alessandro e Kelly Rios, agradeceram a todos os convidados que colaboraram com a realização desse importante projeto. Na foto: Wesley Rios e Andréia Leite, Juliana Rios e Fabiano Rios, Matheus Rios, Kelly e Alessandro Rios, Maria de Lourdes Rios e Milton Rios.

Ne ws ews Christiane Pompeo, Carla Sorg, Paula Varga, Rosiane Bacelar: essas profissionais estão com seus trabalhos na novíssima Revista Conceito, que nasceu com a proposta de valorizar o talento de profissionais e empresários comprometidos em oferecer sempre os melhores serviços e produtos do mercado.

Decor ação Decoração Durante badalado coquetel de lançamento do anuário de arquitetura e decoração com cerimonial de Marina Oehlmeyer marcam presença em noite de festa: Daniel de Barros e Iraci de Barros, Matheus Rios, Kelly Rios e Alessandro Rios, Iracema Bento e Zilmar Bento.

Ler & saber

io Anuário Anuár

Edição

Elza Silva [Terraço Móveis], Fabiano Medeiros [Inove Decore], Martim Medeiros [Casimiro], Esio Battistella e Luceli Battistella [Revest Mais], Grace Roberto [Lampadário], marcam presença elegante em festa de lançamento da Revista Conceito, que já está à venda na Banca Ler & Saber, na Praça Toledo Barros – Centro de Limeira.

Bruno Bonadiman, Cláudia Carvalho, Maria Zilda Belluzzo, Alessandra Natali Queiroz, Caio Pelisson, na festa de lançamento do anuário de arquitetura e decoração que reúne conteúdo indispensável para estudantes que pretendem atuar na área, pessoas que planejam a construção ou reforma de um imóvel, ou que se interessam pelas mais recentes novidades do setor.

Na edição de lançamento da Revista Conceito, 36 renomados profissionais, que atuam nas áreas de engenharia, arquitetura, decoração e paisagismo, analisam seus projetos e comentam as tendências do morar contemporâneo. A publicação traz ainda uma homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer. Marcam presença no evento de lançamento os profissionais: Matias Razzo e Oene Razzo, Reginaldo Biscaro.

Amizade

CMAP

Esse grupo de amigos esteve na Maison Solano’s para a festa de lançamento da nova Revista Conceito: Marco Forti, Maysa Forti, Márcia Castelo Forti [Marmoraria Pedraforti], Kelly Rios, Alessandra Buzolin, Fernando de Oliveira [SCA] Marisa Mario [Simplismenti].

C MAP


Limeira, domingo, 19 de dezembro de 2010 - Gazeta de Limeira

C MAP

uiteto na Dell Anno PPassion Dia do arq quiteto assion FOTOS: D ENISE RAGAZZO

Para comemorar o dia do arquiteto que é celebrado em 11 de dezembro,o espaço Home Cooking by Dell Anno recepcionou convidados, na última semana, dentre eles, os mais destacados profissionais da área de arquitetura para um especial jantar. Como entrada, um vinho frizante Maxi Mumm recepcionava os convidados. Na ocasião, Edson Buzin, marketing do Grupo Unicasa palestrou por alguns minutos apresentando toda a solidez da marca Dell Anno. Em seguida, o jantar, pilotado por dois empresários e chefes de cozinha, que prepararam menu especial, ao vivo e a co-

res: spaghetti feito na hora coberto por tres molhos: ao sugo + pesto + molho de limão siciliano servidos como acompanhamento para o rocambole de frango especial, tudo regado ao vinho tinto seco Montepulciano D’ Abruzzo, da Vinícola Podere Castorani, safra 2002. Para finalizar finos docinhos com temas natalinos de Maria Fumagali e duas deliciosas tortas de sorvete, lançamento da Lordelo Sorvetes. Despedimo-nos de 2010 nesse último jantar. Até a próxima temporada, que promete ser de mais sucesso entre muitas novidades que estão chegando!

Feliz Natal & Feliz 2011 |Equipe Dell Anno Passion|

1

2

3

4

1 - Os chefs José Luiz Amat Filho e Marcelo Luiz Maraucci, preparando delicioso spaghetti... 2 - Flávio Cavaleiro [Dell Anno Passion Limeira | Botucatu], Zilma e Marcelo Lordello [Sorvetes Lordello], Edson Busin [marketing Unicasa], arq. Reinaldo Jacon e Jonatas Martins [gestor Comercial Dell Anno]. 3 - Arq. Alessandra Buzolin, Paulo Barbieri [Timbertech -Decks Compostos], arq. Ana Lucia Piovesan , arq. Reinaldo Jacon, arq. Liliane Covre e arq. Renan Corbini. 4 - Paulo Barbieri [Timbertech - Decks Compostos], arq. Jaime Cheque, arq, Francisco Borges e Edna Borges, Fernanda França e Marco Guiselini. 5 - Eng. Flávio Marrafon, arq. Fernanda Burger, interior designer Ana e o engenheiro Diógenes Woigt, Luciana Souza e Laís Ferraz [Equipe Dell Anno]

5

Agradecimentos: Baltazar Buffet - Chef’s José Luiz Amat Filho & Marcelo Luiz Maraucci TimberTech Decks Compostos Paulo Barbieri |19| 9782.2919 |www.timbertechbrasil.com.br| Doçaria Maria Fumagalli |19| 4103.1012 Disk Sorvetes Lordello |19| 3452.6640 Cascata do Vinho |19| 3444.2906

RECEITA RECEITA RECEITA RECEITA RECEITA RECEITA RECEITA RECEITA RECEITA RECEITA RECEITA

Rocambole de FFr rango Especial Especial, Frango uiz Amat FFilho ilho pelos chefs José LLuiz e Mar celo LLuiz uiz Mar aucci Marcelo Maraucci Ingredientes:1,5kg de peito de frango, limpo e fatiado + 100g de pasta de bacon [pasta de bacon feita no processador] + 1/2 pacote de casca de pão de forma + 30 ml de vinho branco + 1 vidro de palmito fatiado + 80g de tomate seco + 50g de ervilha fresca + manjericão + alho moído a gosto. Modo de fazer: Processar 400g do frango e a casca do pão, separadamente e misturar com a pasta de bacon formando uma massa. Temperar o restante dos filés de frango com 2 colheres de sopa de cebola. Abrir a massa em cima de uma folha de papel alumínio, colocar os filés de frango e, por cima, umas 3 fatias de palmito , 6 unidades de tomate seco e 1 fileira de ervilha, enrole bem apertado e coloque um papel celofane levando ao forno por 45 min aproximadamente em forno médio. Tire do forno, desembrulhe e passe o rocambole numa farofa de casca de pão, bacon frito e castanha de caju moída levando ao forno por mais 20 minutos. Retire e sirva.

Semif fr edo Semiffr fredo

Hoje com 2 lojas atendendo Limeira e região, a Sorveteria Lordello se destaca, desde 1990, com sorvetes de alta qualidade e sabor inconfundível. Esses 20 anos de experiência fazem toda a diferença! Com fabricação artesanal, a Sorveteria Lordello atende buffet’s e restaurantes. Sempre por dentro dos novos lançamentos, oferece sabores cada vez mais provocantes. São mais de 40 sabores de sorvetes de massa e mais de 22 opções de picolés. Os lançamentos que estão fazendo o maior sucesso neste Natal são as Tortas de Sorvetes & Torta Sorvete Diet + Semiffredo saboroso doce italiano + os Sorvetes Diet 0% Açúcar & 0% Gordura com novos sabores: chocolate, pêssego, iogurte, abacaxi. Produtos 100% italianos.

Nesta foto o chef sorveteiro italiano ‘Marco Congedo’ que ministrou o curso de Semiffredo para toda a equipe Lordello Sorvetes

Tor t as de sor vetes ort sorv ortas sorvetes Você poderá encomendar e receber em sua casa pelo recém-lançado sistema de entrega delivery as mais deliciosas tortas de sorvete em tamanho individual ou família com vários recheios: sonho de valsa, ouro branco e recheio de trufa, iogurte com frutas do bosque e recheio de amarena com cobertura de manga, straciatella com mousse de maracujá com recheio de frutas do bosque. Agora também Torta de Sorvete Diet 0% açúcar e 0% gordura. Tenha as delícias da Lordello no conforto da sua casa: basta ligar |19| 3452.6640 que o produto chega até você. Sorvetes, taças, petit gateau, tortas de sorvetes, semifreddos, massas [lasanha, caneloni, panqueca, quiche], refrigerantes... Dia 24/dezembro aberto até as 18horas. DELIVERY Lordello Sorvetes |19| 3452.6640 | Avenida 9 de Julho, 387 | V. Jacon | Limeira Blog: sorveteslordello.blogspot.com | Twitter: @sorvetelordello |www.sorveteslordello.com.br

C MAP

O ir esis tív el sabor dos sor vetes irrrresistível esistív tível sorv sorvetes it alianos na Sor vetes Lor dello italianos Sorv Lordello Sorvetes

A sensação do momento é o SEMIFREDDO: saboroso doce italiano servido a menos 20 graus; apesar de mantê-lo mais gelado que o sorvete, a sensação térmica é mais quente que a do sorvete. É mais uma hipernovidade que chegou no Brasil e está sendo introduzido em nosso país e a Lordello Sorvetes já está produzindo e comercializando em vários sabores: ferrero, frutas do bosque, bombonella, pistache, cookies, morango, doce de leite. Semiffredo é a sobremesa gelada italiana [novidade no Brasil] em tamanho individual e família. Mais uma vez a Sorveteria Lordello sai na frente!!! Produzindo e comercializando em vários sabores!!!

CMAP


Limeira, domingo, 19 de dezembro de 2010 - Gazeta de Limeira

BORBULHANTES... “ A vida por fora de nós é um rreflexo efle xo eflex tr o! daquilo que somos por den dentr tro! dentro!

#Feliz Aniversário: 13/dezembro: Renato de Almeida; 15/dezembro: Cris Cazelatto, Julio Chanquetti, Giselle Schimidt Ragazzo Kanashiro, Fabiano Piccin, Gricélia Assis, Mayra Vitalli Massari, Thais De Munno, Márcia Barone; 16/dezembro: Delliane Balloni, Mariana Ozello Baratti, Ricardo Fumagalli Navarro, Carlos Henrique Faria Vsconcellos, Fabio Gomes de Barros, Luana Schimidt; 17/dezembro: Daniela Correa Gullo, Vanessa Degaspari, Aline Basso, Cris Cason, Karina Komezo, Renata Zanetti; 18/dezembro: Fabiana Paschoaletto, Simone Patrícia Espinoza Gallardo, Antonio Carlos da Silva Castro, Renato Hoffmann, Dimas Maluf, Jefferson Pajé, Antonio Reis Neto, Fabiana Paschoaletto, Guilherme Belluzzo, Carolina Wood, Mônica Bueno Vidigal, Simone de Oliveira, Sergio Arno. #Aniversariantes 19/dezembro: Bruna Rezende, Edmar Pinto, Paulo Henrique, Alessandra Krauss Zalaf, Aline Vinco, Manuela Wiss e Arlete Pasqualini; 20/dezembro: Paula Abduny Nunes, Marcela Gullo, Franciele Borges, Mariana Xavier, Douglas Tomasini Jacon, Débora Leone, Dirlene Roberto, Evandro Moreira, Lucas Tintori; 21/dezembro: Karina Borges, Karina Prado, Felipe Rotolo, Marcio Massari. #Parabéns: 22/dezembro: Fabio Bianchi, Rafael Marchi, Jú Vargas, Patrícia Henrique de Almeida, Fernanda de Oliveira Parreira, Mauro Quintão, Daniela Redondano, Leandro Juliani, Bruna Jacon, Antonio Salani; 23/dezembro: Alexandre Gonçalo, Vanessa Delle Vedove, Alessandro Segato, José Cálice, Melissa Tapias. #Felicidades 24/dezembro: Priscilla Mengate Garcia, Mônica Soares D’Aloia, Karina Davoli Schnoor, Fernando Romazini, Marcio Duarte do Páteo.

Decorar Pinturas Os irmãos Marcio e Maicon Roberto, da Decorar Pinturas Colorindo Sonhos, estão realizando pinturas residencial, comercial, industrial, massas corridas, grafiato, design, textura, verniz, esmalte no maior capricho e atendem pelo telefone |19| 9716.9115 ou 8827.1685. A Acefer tintas que é o shopping das cores atende esses profissionais em sua nova e ampla loja e que reúne as melhores marcas do mercado: Wanda-automotiva, Lukscolor, Coral. Lá você encontra tudo em tintas com especial atendimento de toda uma equipe altamente especializada. ACEFER Tintas-|19| 3451.1542 e 3451.2025-Av. Fabrício Vampré, 122-Jd Piratininga, em Limeira.

#Sem Ressaca: Para quem não pode passar mal no dia seguinte, principalmente após as festas, vem a calhar um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Brown, em Providence, Rhode Island, nos Estados Unidos. Segundo a equipe dirigida pela professora Damaris Rohsenow, as bebidas de cor clara como o vinho branco, o vinho espumante ou a vodka produzem uma ressaca menor do que as bebidas de cor mais escura. #Estrela da Manhã móveis, antiguidade e decoração, deixa a sua casa muito mais bonita e o seu evento inesquecível. Atendimento: |19| 3702.3040 e 3033.7075 ou em novo showroom: Rua Benedito Kühl, 1103 - Vila Claudia e Avenida Souza Queiroz, 495, em Limeira. |www.estreladamanha.com.br|

Promoção! Superpromoção madrinhas & formandas: cabelo + maquiagem [de 240 reais] por apenas 120 reais, com produtos antialérgicos de fixação duradoura. Promoção para dezembro + janeiro. Conheça massagem antiestresse, relaxante, escova progressiva sem formol [alisa e hidrata fios]. Trazendo ou indicando amigo[a] você terá 30% de desconto no mês de dezembro. Branco Coiffure |19| 3453.4727 e 3702.4727-Avenida Laranjeiras-Vila Queiroz-Limeira.

#Natal Sem Igual no Restaurante Manjar do Marquês para as festas de final de ano, abertos na noite de Natal & réveillon. Façam suas reservas e solicitem cardápio. Valor por pessoa 75 reais com jantar [bebidas à parte]. Manjar do Marquês |19| 3546.5206 | 3546.1036 - Rodovia Washington Luiz, Km 154,5 Cordeirópolis www.manjardomarques.com.br #Expoliart-Exposição Limeirense de Artesanato de Natal, hoje, no Teatro Vitória, com 40 artesãos da Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades, expõem peças decorativas, roupas, quadros, brinquedos, crochê, bijuterias, caixa de presentes, patchwork, tapetes, guardanapos, enxovais e enfeites natalinos.

EXPRESS... ...Natalia Gutierrez preparando enxoval importado para seu primeiro baby com as mais recentes novidades trazidas de sua última viagem a Miami. ...Elmo Mendes e a noiva Fernanda Burguer em tournée pelo litoral brasileiro em cruzeiro marítimo pela CVC. ...Neste Natal deixe a sua ceia ainda mais especial com as novas tortas de sorvete preparadas pela Lordello Sorvetes. ...Hoje no Bar da Montanha o melhor do Samba Rock com a banda Mercado Brasil. Ingressos 5 reais até as 21h. ...Rogério Delmonde e Lílian Cintra aterrissam pela terrinha após conferirem as modernidades viajando por Las Vegas e Los Angeles... ...Chitão Pianca e mais um daqueles animados grupos de amigos curtem as atividades em cruzeiro marítimo no navio Zenith. ...Restaurante Manjar do Marquês aceita encomendas com entregas delivery para ceia de Natal e festas de final de ano...Corra lá! ...Casa Grande Hotel Resort & SPA agitando o Thai Deck Lounge, inspirado nos mais badalados Beach Clubs do mundo será a melhor opção das noites de verão no Guarujá. ...Japy Alimentos, embaladora de açúcar do grupo Fort Alimentos se instalará na terrinha. O município+Ciesp+Sindicato da Alimentação, ofereceram apoio. ...Luzes da Cidade conta com apresentações artísticas no coreto da Praça Toledo Barros todas as noites até 23/ dezembro + Papai Noel + noeletes na Gruta da Paz.. ...Hoje das 13h às 17h no “Limeirão” Jogo da Solidariedade: Amigos Tadeu x Amigos Roberto Martins, com o atacante José Tadeu Mouro Jr, jogador do Palmeiras. ...Crianças Coral Vidarte, fizeram apresentação de Natal na agência Caixa Econômica Federal de Limeira Centro, sob a regência de Wilma Daniel. ...Desfile de Natal The Agency One & Gran São João hoje, às 19h30, com a coleção alto verão de várias boutiques. Ingresso um brinquedo que será doado para crianças carentes da city.


Limeira, domingo, 19 de dezembro de 2010 - Gazeta de Limeira

MENSAGEM A pessoa de bom senso não senta e lamenta o mal; levanta e tenta repará-lo. SEGREDINHO Para conservar macio o couro das cadeiras, poltronas e sofás e impedir que se partam, limpe periodicamente com um pano embebido numa solução de uma parte de vinagre para duas de óleo de linhaça. Depois polir com um pano seco. REFLEXÃO Não critique! Procure antes colaborar com todos, sem fazer críticas. A crítica fere, e ninguém gosta de ser ferido. E quem gosta de criticar, aos poucos se vê isolada de todos. E... NÃO ESQUEÇA Reze um Pai Nosso diariamente agradecendo a Deus as graças recebidas. FAÇA ISSO! Nunca beba álcool de estômago vazio. Em jejum, a bebida alcoólica age com maior intensidade na mucosa do estômago. Isso pode levar à gastrite. RIA... QUE FAZ BEM Depois de casar com uma mulher muito mais nova, um homem de 93 anos comunicou ao seu médico que aguardavam um filho. - Deixeme contar-lhe uma história, respondeu-lhe o médico. - Um homem distraído foi caçar, mas em vez de levar uma arma, levou um guarda-chuva. De repente, um leão pulou sobre ele. Apontando o guarda-chuva na direção do leão, ele disparou e matou imediatamente o animal. - Impossível, exclamou o idoso. Alguém deve ter disparado uma arma ao mesmo tempo que ele. - Exatamente!, respondeu o médico. É BOM SABER Ao ingerir comprimidos ou gotas de homeopatia, ponha o remédio sob a língua e o mesmo penetrará mais rapidamente na corrente sanguínea. RESPONDA 1) Qual é a ave típica da Cordilheira dos Andes? 2) Como se chama a festa famosa religiosa do Pará? 3) Qual é a iguaria servida tradicionalmente na ceia de Natal? 4) Qual é o nome do desvio lateral da coluna vertebral? 5) Qual é o artrópode causador da alergia nasal? 6) Como se chama a máquina de tecelagem? 7) Como

Poesia de Natal (Olavo Bilac)

Academia em casa

Para Vilma Burigoto Marmo, com carinho, pela data 23/12 Para Henriqueta Maluf, com carinho, pela data 27/12 Com votos de um Feliz Natal para Carolina Ramalho

Jesus nasceu. Na abóbada infinita Soam cânticos vivos de alegria, E toda a vida universal palpita Dentro daquela pobre estrebaria.

Se você não se exercita por falta de tempo, que tal montar uma academia de ginástica em sua casa? Saiba que assim como os aparelhos, o local escolhido para a prática da ginástica é muito importante

Não houve sedas, nem cetins, nem rendas No berço humilde em que nasceu Jesus... Mas os pobres trouxeram oferendas Para quem tinha de morrer na cruz. Sobre a palha, risonho e iluminado Pelo luar dos olhos de Maria, Vide o Menino Deus, que está cercado Dos animais da pobre estrebaria. Nasceu entre pompas reluzentes Na humildade e na paz deste lugar, Assim que abriu os olhos inocentes Foi para os pobres seu primeiro olhar. No entanto, os reis da Terra, pecadores, Seguindo a estrela que ao presepe os guia, Vem cobrir de perfumes e de flores O chão daquela pobre estrebaria. Sobem hinos de amor ao céu profundo, Homens, Jesus nasceu. Natal! Natal! Sobre esta palha está quem salva o mundo, Quem ama os fracos, quem perdoa o mal. Natal! Natal! Em toda a natureza Há sorrisos e cantos neste dia... Salve Deus da humanidade e da pobreza Nascido numa pobre estrebaria... se chama o estilo de vida dos ciganos? 8) Como se chama a elevação comum na paisagem romana? 9) Como se chama a radiação do corpo humano? 10) Como se chama o lugar de descanso das caravanas no deserto?

RESPOSTAS 1) Condor. 2) Círio de Nazaré. 3) Rabanada. 4) Escoliose. 5) Ácaro. 6) Tear. 7) Nômade. 8) Colinas. 9) Aura. 10) Oásis. Resposta da charada: Garfo.

CHARADA Com dentes deste tamanho, não sei por que vou à mesa, todo bocado que apanho, tomam de mim, com certeza. MEDITE Quando podemos, não temos tempo nem dinheiro. Depois temos dinheiro e podemos, mas não temos tempo. Agora temos tempo e dinheiro, mas não podemos.

Augusta M. Galzerano

Não é preciso uma área muito grande para ter sua própria sala de ginástica. Para se ter uma ideia, um local com 15 metros quadrados suporta bem uma bicicleta ergométrica, uma esteira, barras e um aparelho multi-funções. Para quem tem espaço, a sala de ginástica fica muito bem planejada na área de lazer, perto da piscina e da sauna. Se possível, escolha como local para a sala de ginástica um espaço íntimo da casa, que fique longe da área social. Nada como uma boa privacidade para concentrar-se nos exercícios. Janela com vista para o jardim também estimula e relaxa. A academia deve ser bem iluminada, através de luz indireta. Instale lâmpadas fluorescentes brancas, pois atenuam o aquecimento. É preciso ter luz natural, pois estimula o exercício, além de melhorar o conforto térmico do local. Dê preferência a locais onde já existam janelas que possibilitem uma boa ventilação. Ventilação natural é a melhor alternativa, mas não estando disponível, use um

ar-condicionado, mas cuide para evitar o ressecamento das mucosas nasais. O número de aparelhos depende do tamanho do espaço e do orçamento. Em lugares pequenos, dê prioridade às esteiras e bicicletas. Em espaços maiores, compre também aparelhos de musculação com várias funções (miniestações). Não se esqueça de planejar um armário para guardar os pesinhos, barras e outros objetos. Caso você ache necessário, planeje um espaço para um frigobar. Para os trabalhos mais aeróbicos, o televisor é um importante acompanhamento, pois distrai e estimula. Para a prática de qualquer exercício físico, a instalação de espelhos é recomendada para que se observe a postura. Em uma sala de 30 metros quadrados, dois espelhos de 2 metros de altura por 1,5 metro de largura são suficientes. Disponha-os de modo que você possa observar os seus movimentos em todos os aparelhos disponíveis. O piso do ambiente deve ser regular e bem nivelado. Pisos, mesmo com pequenos desníveis, levam o aparelho a balançar durante os exercíci-

os. Forre o chão com um piso especial. O material mais indicado é o ever roll, que é feito de borracha de pneus reciclados. Se isso não for possível, usar tapetes de borracha sob os aparelhos é uma boa opção para garantir sua estabilidade. Depois da escolha do local é hora de dispor os aparelhos no ambiente. Nunca deixe os aparelhos virados para as paredes, pois isso desestimula a prática dos exercícios. Deixe um espaço entre a esteira e a parede. Assim, caso escorregue, você terá espaço para sair sem se machucar. E bom treino!

JULIANA FIOR THOMAZ Arquitetura e Interiores Rua Carlos Gomes, 1075 Fone 3441.9656 julianafior@vivax.com.br


Limeira, domingo, 19 de dezembro de 2010 - Gazeta de Limeira

Câncer de pulmão: o mais letal e mais frequente tumor maligno São estimados aproximadamente 28 mil novos casos do tumor no País até o final de 2010 A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) vem promovendo uma série de ações destinadas ao esclarecimento da população e atualização médica sobre o câncer de pulmão, por meio de eventos científicos e campanhas. Conforme o dr. Guilherme Jorge Costa, presidente da Comissão de Câncer da entidade, o pneumologista precisa estar sempre atento às decisões que abrangem o diagnóstico e o tratamento desta patologia. “Infelizmente, dispomos de assistência limitada às doenças respiratórias no país. A infra-estrutura geralmente disponível encontra-se em grandes centros metropolitanos, carecendo de equipamentos, profissionais capacitados e treinamento de forma ampla. Por esse motivo, é muito difícil atender adequadamente a grande demanda de pacientes com sintomas de câncer de pulmão”, revela. Os problemas significam, na prática, demora no diagnóstico e no início do tratamento. Este atraso marca a diferença entre pacientes com maior sobrevida daqueles com doença avançada, cujo tratamento pode vir a se resumir em suporte paliativo e melhora dos sintomas, visto que a cura já não seja mais possível. Este cenário é comum no Brasil, que possui uma das mais modernas políticas de saúde pública anti-tabaco, mas pouca assistência médica individualizada, seja no auxílio aos dependentes para abandonar o tabagismo ou no acesso a serviços médicos para tratamentos oncológicos adequados. EXAMES PREVENTIVOS O câncer de pulmão é uma doença silenciosa, ou seja, os sintomas começam a surgir, geralmente, já na fase mais avançada. Por este motivo, mesmo com todos os avanços em tecnologias vistos nas últimas décadas, as taxas de cura pouco evoluíram no mesmo período. Segundo o dr. Guilherme, o problema é a utilização de exames radiológicos preventivos para a detecção, que tem mostrado resultados insatisfatórios em diagnosticar precocemente o câncer de pulmão. Ressaltando também que o fumante evita o máximo possível ser consultado por um médico pneumologista. “Acreditamos que campanhas educativas contra o tabagismo possam realmente causar impacto na alta prevalência desta patologia. Tanto fumantes como ex-fumantes precisam de acompanhamento médico periódico”, ressalta ele. ESTATÍSTICAS O câncer de pulmão é o tipo de câncer mais letal e frequente, apresentando um aumento de 2% em sua incidência mundial. Nos Estados Unidos, são cerca de 180 mil a 190 mil novos casos ao ano. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, a estimativa para até o final de 2010 é de cerca de 28 mil novos casos de câncer de pulmão. Em 2008, foram registradas 20.485 mortes em decorrência da doença, dos quais 13.050 homens e 7.435 mulheres. Segundo dr. Guilherme, morrem aproximadamente 5 a 6 milhões de pessoas no mundo por doenças provocadas por tabaco. Caso se mantenha a taxa atual de fumantes, em 2020, haverá mais de 10 milhões de mortes por ano. “Precisamos parar de fumar, urgente!”.

Espaço Médico

Carnes - pr proteínas oteínas e gor gorduras duras As carnes magras são fontes importantes de proteínas. Mas as gorduras, inclusive as das carnes, têm 900 calorias (em 100 gramas!) e são fontes de colesterol. O açúcar, as massas e as proteínas têm apenas 400! No combate à obesidade prepare as carnes como quiser, desde que sejam magras e sem uso de gordura (animal ou vegetal), e com os temperos que o prato aceitar, e ao gosto de quem vai comer. Nunca frite!

E aqui a lista das mais comuns carnes magras, que devem ser escolhidas.

CARNES GORDAS Coxa, sobrecoxa, asa ou tulipa de frango, costela e bisteca suínas ou bovinas, cupim, picanha, presunto, peito de peru light, presuntada, mortadela, linguiça, linguiça calabresa, salame, bacon, toucinho, torresmo.

É fácil identificar no açougue as carnes com pouca banha. Carnes magras poderão ser assadas, cozidas, ensopadas, grelhadas, moídas, picadinhas ou em escalopes com legumes, e até cruas, como em muitas receitas, sem adicionar qualquer tipo de gordura, vegetal ou animal. A carne de soja pode substituir as citadas carnes magras. Para dar mais sabor, tempere bem, ou use caldos de carne,

A própria banha, vendida pura para preparar alimentos, é uma perigosa fonte de calorias.

CARNES MAGRAS Peito, coração e moela de frango, Peito de peru, Peixes magros, Lombo de porco magro, retirada a gordura, Patinho, lagarto, coxão mole, alcatra e outras carnes bovinas magras, Carne de soja (também chamada proteína texturizada de soja).

frango, ou legumes, sem gordura à venda nos mercados. Carne gorda preparada em chapa, grelha, ou forno de qualquer espécie, pinga um poço de banha, mas não se livra das gorduras de modo eficiente. Use temperos à vontade. Só não use óleos e gorduras animais. A cozinha estará melhor se dispuser de pelo menos uma frigideira e uma panela não aderente (conhecida como Tefal ou de Teflon). Não usar nela garfos, colheres e espátulas metálicas ou pontiagudas, mas somente de nylon ou madeira, e também não usar esponjas de aço na limpeza, tudo com o objetivo de conservar a camada de revestimento que não deixa grudar os alimentos na hora do preparo. Entretanto, é perfeitamente possível fazer todos os pratos sem gordura, usando os utensílios tradicionais. A frigideira, por exemplo, estupidamente quente, funciona com uma ótima chapa para chapear car-

nes. Não sei por que falamos em carne grelhada quando usamos a chapa e não a grelha que é uma grade. Por tais motivos, sempre tire as banhas antes de submetê-la ao calor. Mesmo a carne sendo considerada magra, nunca poderá ir para o fogo sem antes passar por uma cuidadosa limpeza de suas gorduras. Use uma faca bem afiada mas não corte o dedo.

DR. JAIR TADEU G. DE OLIVEIRA MÉDICO ENDOCRINOLOGISTA Consultório: Praça Luciano Esteves, 216 - s. 26 F. 3451-1844 drjairtadeu@gmail.com

Fim de ano aument tr esse individual aumentaa em 75% o es estr tresse estresse Nessa época de fim de ano, quem já tem hipertensão, arritmia ou depressão, por exemplo, precisa ficar atento porque, em meio à chegada do Natal, aumenta a incidência de estresse na população e, quem já sofre desses problemas corre mais risco de ter um derrame ou ataque cardíaco. Nos Estados Unidos, o fenômeno é chamado de “holiday heart syndrome” (síndrome de fim de ano), e é acarretado devido ao aumento de adrenalina, ansiedade e mesmo depressão. As expectativas frustradas sobre presentes, festas e viagens podem levar à eclosão do problema, assim como gastos muito além do planejado ou mesmo a “obrigação” de estar bem, aliada às mensagens onipresentes de felicidade. Também são apontados como causas o acúmulo de tarefas neste período do ano ou mesmo balanços negativos sobre o que aconteceu ao final dos 12 meses. Além dos problemas de coração, podem ocorrer ainda doenças gastrointestinais e insônia. Para evitar o problema, é importante maneirar no consumo de bebidas alcoólicas e alimentos com muita gordura e sal. Praticar exercício físico é essencial, além de respeitar seus limites. Fonte: Unimed Anápolis

LIVRARIA ON-LINE DA ÁREA MÉDICA A Associação Médica Brasileira oferece mais uma possibilidade de atualização de conhecimentos para os médicos. Desde o final de novembro, já está disponível a nova Livraria Online da AMB (www.amblivraria.org.br). Atualmente são mais de 300 títulos disponíveis para compra, entre clássicos da Medicina e lançamentos. Os livros podem ser procurados por área de interesse ou por palavra-chave. Basta ao médico preencher uma ficha cadastral on-line para que possa receber um login e senha de acesso. Associados AMB encontra preços no mínimo 10% abaixo do valor normal.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA A 8ª COPA A oitava edição do Congresso Paulista de Anestesiologia – COPA já está com as inscrições abertas. O evento será realizado de 26 a 29 de maio de 2011 no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. O evento traz em sua programação inúmeras atividades práticas e teóricas que consolidarão o conhecimento do profissional sobre os mais variados temas na área de anestesiologia, medicina perioperatória e controle da dor. Mais informações em www.saesp.org.br.

Coluna Mais Saúde Perguntas e sugestões podem ser enviadas por e-mail para acontece@acontecenoticias.com.br ou para o endereço: rua Cotoxó, 303, conjunto 81-82, São Paulo, SP, CEP 05021-000 *Distribuição Acontece Comunicação e Notícias

EXPEDIENTE Cartas para a redação: Rua Senador Vergueiro n.º 319 - Limeira - CEP 13480-000 Fale com a redação: 3404-3700. e-mail: fabiana@gazetadelimeira.com.br Editora-chefe: Fabiana Lucato MTB 23.378 Colunista Social: Denise Ragazzo MTB 54.541 Diagramação: Maria Cristina Bastelli Colaboradores: Augusta Marino Galzerano, Maria Rita Lemos, Jair Tadeu Oliveira, Magali Mugnaini, Rosana Braga e Antonio César Cortez.

Bo ox ttem em sido indicado par ins tter er apêuticos Botttox paraa ffins erapêuticos terapêuticos Normalmente associado a efeitos estéticos, o botox virou mania entre mulheres e homens descontentes com o aparecimento de rugas. O que muita gente não sabe é que a toxina botulínica tipo A - conhecida como botox por causa do nome dado ao produto da empresa Allergan - tem sido uma opção para o tratamento de doenças variadas. Aprovado nos EUA para fins terapêuticos há 20 anos, o remédio já tem autorização no Brasil para ser usado em problemas como contrações involuntárias dos músculos, sequelas de AVC, bexiga hiperativa e hiperidrose (suor excessivo). Fora as indicações já aprovadas para uso clínico, cientistas do Brasil e do exterior testam a toxina, que se transformou em remédio para aliviar inúmeras outras doenças. Além da capacidade relaxante, obtida pela diminuição da liberação do neurotransmissor responsável pelas contrações musculares, a acetilcolina, a toxina parece agir também em neurotransmissores envolvidos, por exemplo, na mediação da dor. Estudos com pacientes com uma espécie de torcicolo persistente mostraram que, em alguns casos, a toxina não melhorava a torção da cabeça, mas agia especificamente na dor. Hoje, a área de dores crônicas é um dos principais alvos de pesquisa com a toxina. Há trabalhos, em diferentes estágios, voltados para dores lombares, dores nos ombros, fibromialgia e dores de cabeça, por exemplo. Fonte: Allergan Produtos Farmacêuticos, dermatologistas, Anvisa


Limeira, domingo, 19 de dezembro de 2010 - Gazeta de Limeira

C MAP

Cartões Alicc: para presentear e ajudar Os cartões especiais de Natal da Associação Limeirense de Combate ao Câncer (Alicc) são uma forma de presentear e, ao mesmo tempo, colaborar com quem precisa. São mais de 10 modelos criados por artistas de Limeira, num projeto cultural em que os trabalhos são selecionados. Cada unidade custa R$ 1,90, além dos promocionais a R$ 1,50 e kits prontos com oito cartões por R$ 10. A renVoluntária Lane mostra os cartões, que foram criados por artistas de Limeira da dos cartões auxilia no atendimento, que envolve medicação e exames, de cerca de 1,3 mil pacientes, entre crianças e adultos. Os cartões podem ser adquiridos até quinta-feira, dia 23, na sede da Alicc, que fica na Rua Major Antônio Machado de Campos, 74, no Jardim Piratininga, das 7h30 às 17h. Os modelos podem ser também encontrados no site: www.alicc.org.br. Informações: 3404-3232. (DL) RENATO SILVA

Cadeados com segurança internacional

C MAP

Com a chegada das férias de fim de ano muitas pessoas começam a planejar suas viagens, preocupadas onde irão se hospedar e quais lugares irão visitar. Mas muitas se esquecem de um detalhe importante para não ter problemas durante o período de descanso: o cadeado que trará segurança para a bagagem. Os cadeados PADO com sistema de segurança internacional ofertam mais tranquilidade ao passageiro e proteção à bagagem. Este tipo de produto apresenta alta tecnologia e permite que oficiais de segurança abram, inspecionem e fechem a bagagem do viajante, sem danificar o fechamento do cadeado ou da mala de viagem. A abertura é realizada por meio de um seguro sistema da Travel Sentry, que utiliza ferramentas especiais e códigos para tal. Cadeados com esta tecnologia já são utilizados em 450 aeroportos dos Estados Unidos (com mais de 13 mil pontos de venda) e também em terminais do mundo inteiro. A PADO oferece este produto no mercado brasileiro em colaboração com a Travel Sentry.

C MAP


Jornal da Mulher