Page 1

cmyk

jornal da

Mulher LIMEIRA, DOMINGO, 10 DE ABRIL DE 2011 - ANO XII - nº 583

Homens que se casam vivem mais e melhor FABIANA LUCATO

Cada vez que Cláudya Toledo repete esta frase em suas palestras nos workshops para singles, o silêncio de atenção é quebrado pelo murmurinho cochichado! “Quem precisa se casar é o homem”, diz a cupido número 1 do Brasil. Aliás, cupido com reconhecimento internacional porque Cláudya faz parte da Matchmaking Pro´s Trade Association. Sua agência, a A2 Encontros, existe há mais de 20 anos promovendo encontros para um relacionamento afetivo único e estável. “Todas as pesquisas mostram que homens casados são mais tranquilos, vivem mais, têm menos problemas cardíacos e a estabilidade financeira é maior. Mesmo na hora de procurar emprego, nota-se que as empresas dão preferência aos casados”, diz Cláudya. A especialista em encontros amorosos argumenta que as mulheres costumam conviver com mudanças. “A mulher menstrua, entra na TPM, sai dela, engravida, amamenta... A única certeza que a mulher tem é que amanhã algo novo estará ocorrendo. Com o homem não é assim. Eles passam por uma mudança hormonal quando jovens e depois só na andropausa depois dos 50 anos. Conviver ao lado de uma mulher faz com que o homem se atualize constantemente”, diz Cláudya afirmando ainda que costuma ser a mulher quem resolve trocar os sofás de lugar na casa, a cortina, pintar a parede, refazer o cardápio e que o homem vai se adaptando a essas mudanças. “Sozinho, os homens criam muitas manias que vão se cristalizando e enrijecendo. Homens sozinhos são pouco flexíveis e isso dificulta inclusive a sua estabilidade no mercado de trabalho”. Cláudya argumenta que somente a mulher transforma a casa em lar, pois é ela quem normalmente comanda os hábitos, a rotina e organiza o cotidiano da família.

Encantamento

Amor depois dos 30

Reúna homens e mulheres solteiros e pergunte com sinceridade, quem pensa em se casar e quem não pensa. A ideia comum é que as mulheres dirão que sim e os homens falarão que não desejam. Porém, junte casais apaixonados e faça a mesma pergunta. É bem possível que você perceba que os homens, quando estão nessa fase de encantamento, pensem mais em se casar do que as mulheres. “O potencial AMOR tira tudo do lugar”, argumenta a especialista. “Se a pessoa diz que está somente pensando em se casar, é melhor decidir que não. A possibilidade de se casar está no sentir não no pensar”, afirma Cláudya. Segundo a especialista eles ainda procuram por uma mulher que seja, como a própria Claudya define, 3 em 1: mulher, mãe e esposa. “Eles ainda esperam ter uma amante fogosa na cama, uma mãe que seja compreensiva e que esta mulher seja cuidadosa como esposa”. As mulheres por sua vez, muitas vezes, não querem desenvolver esse papel e por este motivo deixam de criar vínculos. Cláudya explica que nossa mente trabalha com arquivos e experiências e que vamos ao longo da vida registrando impressões e sensações. “Para o homem esse arquivo de amor, confiança e afeto vem da mãe, e é por isso que ele vai procurar alguém que possa transmitir-lhe essas mesmas sensações.

“Quando você apresenta uma pessoa que seja compatível com o que a outra procura, a oportunidade do encantamento aumenta”, afirma Cláudya. Isso ela consegue constatar diariamente na agência de relacionamento. Atualmente a A2 Encontros tem cerca de 12 mil pessoas cadastradas sendo 60% mulheres e 40% homens. A maioria acaba procurando a agência por indicação de amigos que já participaram ou conheceram pessoas, que já namoraram e casaram depois dela. “Especialmente a partir dos 30 anos temos algumas cristalizações. Precisamos e desejamos encontrar pares que estejam dispostos e tenham condições de acompanhar o nosso tipo de vida. Esse(a) companheiro(a) tem que poder se encaixar dentro daquilo que procuramos”, diz. É nessa hora que entra o trabalho da agência promovendo o encontro de pessoas com gostos semelhantes além de mesmo nível social e cultural.

cmyk

FONTE: Cláudya Toledo A2 Encontros www.a2encontros.com.br Unidades em Campinas (19) 3255 0676, São Paulo (11) 5572 185 e ainda Rio de Janeiro, Santos e Belo Horizonte.


jornal da

Mulher

2 DIA A DIA

Limeira, domingo, 10 de abril de 2011 - Gazeta de Limeira

NUTRIÇÃO

COMPORTAMENTO

O chocolate na alimentação infantil Desde antes do carnaval já estamos vendo nos supermercados uma grande exposição dos variados tipos de ovos de chocolate. Se para os adultos é difícil resistir, mais penoso ainda é para as crianças. A Páscoa está chegando e com ela é natural que ocorra aumento no consumo de chocolate; nesta época as crianças são as mais presenteadas com irresistíveis ovos de chocolate, acompanhados dos variados brinquedinhos, que em muitos casos sãoo que mais chama a atenção, mas o que fazer? É claro que quanto mais tempo demorar para que as crianças entrem em contato com o chocolate, melhor será para elas. O ideal é que experimentem chocolate somente após um ano de idade e em pequenas quantidades, de vez em quando. Como contém açúcar e leite na composição, além de ser gorduroso, o chocolate, pode causar gases, desconforto abdominal e diarreia, assim, não deixe grande quantidade de chocolate à mão da criança. A Organização Mundial de Saúde não recomenda o consumo de nenhum tipo de doce, mas como nesta época do ano é difícil proibir o consumo de tal alimento, então recomenda-se que crianças de um ano consumam no máximo o equivalente a uma colher de sopa por dia, e que as de dois a cinco anos não ultrapassem o limite di-

ário de 30 gramas. Normalmente, alguns tipos de chocolate contêm cafeína, que em excesso pode tirar o sono, deixar a criança mais agitada ou reduzir o apetite. O melhor é

consumi-lo sempre depois das refeições, para retardar a sua absorção. É importante ressaltar que o chocolate diet merece atenção, pois como não tem açúcar em sua composição, o seu teor de gordura é maior, para garantir a mesma consistência. Em alguns casos chega a ser mais calórico que o chocolate comum, por isso é indicado apenas para diabéticos, não para pessoas com restrição calórica e muito menos para crianças. Mesmo assim os diabéticos não devem abusar do chocolate dietético, já que é rico em gorduras e calorias. Para os que buscam algo mais equilibrado em termos nutricionais, a melhor opção é o light, que pode conter até 25% menos calorias. Vale lembrar que os portadores de doença celíaca – intolerância permanente ao glúten – devem

redobrar a atenção aos rótulos, pois muitos chocolates podem conter adição de cereais e glúten. O alerta também é válido para quem possui intolerância à lactose - açúcar do leite. Uma boa opção para este caso são os chocolates feitos à base de soja. Mas para os adultos os chocolates também têm seu lado bom, provocam uma sensação gostosa de bem-estar, devido à liberação de endorfina e serotonina; além disso, eles contêm antioxidantes, que ajudam a diminuir o risco de algumas doenças, vitaminas e vários minerais como cálcio, magnésio, cobre, zinco, potássio, manganês, devendo ser consumido sem excessos.

MAGALI ROGGE MUGNAINI ABRÃO CRN 3602 Atendimento nutricional individualizado para obesidade, ganho de peso e dificuldades relacionadas com a alimentação.

Rua Alferes Franco, 738 Centro Fones (19) 3453-3299 / 3443-4951 / 9736-4986 magali.rogge@terra.com.br

O ASSUNTO É... Vai continuar morrendo de fome ou vai aproveitar a festa? Não sei se por questões culturais, religiosas ou pessoais, ou talvez seja por todas elas juntas, mas o fato é que, por mais estranho e paradoxal que pareça, a maioria das pessoas desperdiça o convite VIP que recebeu ao nascer e, negligentemente, joga fora a oportunidade de aproveitar a grande festa chamada Vida! A excêntrica tia Mame, do filme Auntie Mame (1958), repete uma assertiva que, desde a primeira vez que ouvi, achei de uma medida perfeita e urgente. Embora possa parecer agressiva, num primeiro momento, ela é, acima de tudo, provocativa – um convite à reflexão e um apelo ao abandono de uma das maiores ilusões do ser humano: a de que viver e amar têm a ver, fundamentalmente, com sofrer. A frase é: “A vida é um banquete maravilhoso e a maioria dos idiotas continua morrendo de fome!”. Prefiro acreditar que você não se julgue – pelo menos não o tempo todo – um idiota. Mas certamente, em algum momento, após ter feito algo que rendeu prejuízos, sobretudo a si mesmo, já se sentiu um completo e patético idiota! Até aí, nenhum privilégio, já que a grande maioria de nós se sente dessa forma alguma vez na vida. O problema é quem passa a vida toda se boicotando, afundando-se em reclamações e reforçando a crença medíocre e lamentável do se. Se tivesse isso ou aquilo, se fosse assim ou assado, se conseguisse, se conquistasse, enfim, uma interminável lista de impedimentos à própria felicidade. Obstáculos que a pessoa impõe a si mesma, por se recusar a enxergar o banquete servido bem diante do seu nariz!

Sei que afirmar que a vida é aquilo que você acredita que ela seja, ou que o melhor está na simplicidade, e disponível para quem quiser, é cair no lugar-comum e, para alguns, beira o pedantismo, mas é absolutamente surpreendente constatar o quanto essa verdade é verdadeira e o quanto ainda não foi compreendida, por mais que já tenha sido repetida incontáveis vezes. Continuamos deixando a desejar quando se trata de sentar-se à mesa do tal banquete e se servir, se esbaldar, se lambuzar! E assim, feito idiota, a maioria continua morrendo de fome! Muitos, inclusive, morrem sem nunca terem se comportado como convidados realmente, como se o melhor da vida fosse reservado somente a alguns, que não eles. Assim, presos à ideia de que não podem, não devem ou não sabem como, vão aceitando migalhas, deixando o melhor para quem – na opinião insegura deles – merece mais e, enfim, passam seus dias conformados com uma vidinha mais ou menos, um relacionamento meia-boca, bem pouco de intensidade, quase nada de novos sabores, e talvez nada da autêntica felicidade! Pois muito bem! Se você está cansado de se sentir deixado de fora da grande festa, sugiro que comece a se comportar, a partir de agora, como o convidado de honra que de fato você é! Mude sua postura, levante os ombros, olhe adiante e se apodere total e completamente do seu direito de estar neste mundo! Apodere-se também do seu merecimento de viver um amor que valha a pena, que agite suas células e faça seu coração amadurecer. Se já tem um, invista nele como

nunca fez antes. Aja como um apaixonado e transforme pequenas ocasiões em cenas dignas de Hollywood. No seu trabalho, comporte-se como mestre e senhor de suas funções e faça a diferença. Você não é apenas mais um. Você é um único, exemplar exclusivo na humanidade! E acredite você ou não, as portas da festa da vida irão se abrir, os anfitriões irão recebê-lo com pompas, os garçons irão servi-lo à vontade e a música vai rolar o tempo todo. Cabe somente a você a decisão de ficar apenas olhando ou, finalmente, fazer como manda muito bem a canção de As Frenéticas: “Abra suas asas, solte suas feras, caia na gandaia, entre nessa festa!”. Até descobrir, com todos os poros de seu corpo, que o kit felicidade (sorrir, amar, conquistar e ter prosperidade) é muito mais uma questão de escolha individual do que de condições externas!

ROSANA BRAGA Escritora, jornalista e consultora em relacionamentos. Palestrante e autora dos livros “Alma Gêmea - Segredos de um Encontro” e “Amor - sem regras para viver”, entre outros. www.rosanabraga.com.br e comunidade no Orkut E-mail: rosanabraga@rosanabraga.com.br

Diálogo e aceitação Escutamos tanto falar sobre o amor que vivê-lo parece a coisa mais fácil do mundo. Simples assim, como comer ou rir, afinal são tantas as vezes que declinamos esse verbo que ele parece estar tatuado em cada ser humano do planeta. Difícil mesmo é trazer esse amor ao dia a dia, quando a rotina torna tudo tão maçante e repetitivo, e o romance, que era para estar grudado no amor, parece ter saído pela janela. Os relacionamentos afetivos não vivem só de um amor e uma cabana: há também as contas a pagar, crianças que nem sempre são anjinhos, cansaço e rotina. Amar envolve carinho e delicadeza (ou deveria envolver), mas também tem cozinha, cama, banho e mesa, além de pressupor fidelidade e reciprocidade. Há, em todo casamento, um mundo de prazeres, prantos, e medos. Na relação a dois, desculpamo-nos pela outra pessoa, envergonhamo-nos por ela, orgulhamo-nos dela, quando é o caso. O que chamamos de vínculo, e sem vínculo é impossível a sobrevivência do amor, são fios invisíveis que vivem no âmago das promessas, dos segredos, dos momentos compartilhados, bons ou não, em muitos anos de vida sob o mesmo teto, partilhando tudo, bens materiais e espirituais, filhos, como também males e dores. Quando se decide unir a vida à de outro alguém, tudo parece que vai ser muito fácil e tranquilo. Principalmente quando a vida sexu-

al é prazerosa, tudo parece falar sem que sejam necessárias as palavras. Descobrimos, com vidas sexuais fecundas e ricas, formas inimagináveis de fusão com a pessoa amada, segredos compartilhados com a cumplicidade que só esse elo íntimo e confortável pode propiciar aos amantes. O mais difícil, no relacionamento afetivo, é a questão da aceitação do(a) parceiro(a), exatamente como ele ou ela é, e não como queríamos que fosse. Aos poucos, a rotina da vida mostra como a outra pessoa realmente é, com suas imperfeições, bem como nossas falhas também ficam visíveis à pessoa amada. Com as pequenas frustrações do dia a dia se tornando frequentes e parecendo maiores do que são, os gestos de ternura que caracterizavam o namoro vão ficando cada vez mais raros... o amor parece ter dado lugar apenas às contas a pagar e aos pequenos e grandes desafios das vidas comuns! Os pares começam a conhecer o gosto amargo do silêncio e da responsabilização do outro por tudo o que acontece e que parece não se encaixar no clima romântico com que sonhamos um dia. É nesse momento que devem ser tentados os únicos recursos que podem ser realmente eficazes: o diálogo e a aceitação. Falar o que sente, pedir o que quer e dizer o que não quer é muito importante, mas não resolve todos os problemas. E não resolve porque, com o diálogo, frequente e sincero, muita coisa pode ser

negociada, muitos “contratos psicológicos” podem ser firmados, mas ninguém muda a personalidade da outra pessoa. Diálogo é importante, mas não faz milagres, nem tem o dom de transformar a essência de ninguém. Quando duas pessoas resolvem falar tudo o que pensam e sentem, podem conhecer mais sobre a outra, mas também podem acabar mais machucadas. Certas coisas não devem, nem precisam ser ditas, por mais verdadeiras que sejam, pois não ajudam em nada e podem ferir gravemente o amor. O grande segredo, portanto, se é que há algum, é a aceitação. Amar é aceitar o outro, em suas qualidades e defeitos. Em vez de tentar encaixar o outro numa forma que idealizamos, melhor seria tentar aceitá-lo. Pode ser mais difícil, mas geralmente funciona.

MARIA RITA LEMOS É PSICÓLOGA E TERAPEUTA FAMILIAR E ASSINA AOS DOMINGOS ESTA COLUNA. FONES PARA CONTATO: (19) 3442.1727 / 9747.6445 E-mail: maria_rital@hotmail.com mariarita@gazetadelimeira.com.br

EM QUESTÃO

Sexualidade Em PNL tratamos a sexualidade como qualquer outra manifestação humana, sendo assim, ela pode ser encarada como uma estratégia que pode ser aprendida. Pode ser aprendida, então pode ser treinada, certo? Como todo processo ou aprendizado de coisas que ocorrem em nossa vida, a sexualidade depende de fatores que podem dificultar ou facilitar a seu pleno sucesso. Posso citar, como exemplo, alguns que quase sempre prejudicam o desempenho: - Estar associada ao que não é adequado; - Gera incongruências e expressões muito adversas aos valores e crenças da identidade; - Está ligada a coisas, pessoas e situações não saudáveis e não escolhidas por quem a vivencia; - As pessoas se acomodam e deixam de se interessar por desenvolvê-la. Com a repetição desses processos a pessoa cria uma autoimagem sexualmente problemática, e quando isso ocorre, ela precisa reverter este quadro, o mais rápido possível, e é aí que a PNL tem se mostrado eficaz. Quando recebo esses casos começo sempre a minha abordagem com foco na autoestima da pessoa, afinal é um fator fundamen-

tal, e pode ser aprendida. E explico: - quando cuidamos ou investimos em nós mesmos passamos cada vez mais a sentir prazer em nós, assumimos de forma mais clara quem somos. E quanto mais você passa a aceitar suas ações, mais rápido você cria a referência de sua identidade. E hoje após tudo que tenho lido e estudado me sinto seguro em dizer a vocês, “sem identidade não existe sexualidade”. Para que uma pessoa consiga usufruir a sexualidade de forma positiva, é fundamental que ela se conheça, se explore, use os sentidos que funcionam bem primeiro com ela antes de incluir os outros, tenha o foco no ato sexual (não pensar em traumas do passado), viva o agora (não pense em preocupações futuras). Quem não se conhece bem não consegue manter uma boa comunicação e diálogo franco com um parceiro, como diz o ditado, “quem não sabe para aonde está indo, qualquer lugar serve”, não é mesmo? Já cheguei a tratar a sexualidade como uma meta em alguns casos, pois ela precisa ser alinhada a tudo o que compõe o indivíduo para que ele se sinta com-

pleto e feliz. Portanto, gostaria de concluir dizendo: a sexualidade como toda habilidade específica precisa ser estimulada, desenvolvida, e praticada com o intuito de ser aprimorada constantemente. E só assim vocês experimentarão seus benefícios, entre eles: possibilidade de vivê-la com excelência e plenitude, congruência entre a pessoa e a sua vida, o uso de todos os recursos próprios para obter uma troca prazerosa e saudável, entre outros. “Equilibro e harmonizo o que penso de meu corpo e de minha sexualidade e tudo que eu quero sentir, eu sinto”. Fernanda Magalhães. Boas reflexões, e até breve.

RUY NETO Professor, hipnólogo formado pela ACT The Global Institute for Trauma Resolution e Máster Practitioner Trainer em PNL. Fone 3443.1740


cmyk jornal da

Mulher

TENDÊNCIAS 3

e turismo

Limeira, domingo, 10 de abril de 2011 - Gazeta de Limeira FOTO: LUCIANA PREZIA

Vivara Gisele Bündchen volta ao universo Vivara para a nova campanha da rede de joias brasileira. E a primeira coleção não poderia ser mais especial: Dia das Mães. Gisele posou para as lentes de Paulo Vainer e mostrou o poder da nova coleção de joias especialmente elaboradas para a data. Em um vestido rosa com gola sensual, especialmente escolhido pelo stylist Daniel Ueda, Gisele abusou do cenário romântico e épico, que tem tudo a ver com a data especial.

Praticidade em tamanho maior! A Océane Femme está lançando os Lenços Removedores de Maquiagem em embalagem econômica, com 100 unidades - antes existia apenas a embalagem com 25 unidades. Ideal para ter sempre à mão, esta nova versão tem mais durabilidade e garante economia, uma vez que um só lenço, que tem um diâmetro maior, remove toda a maquiagem do rosto.

Para brilhar Para quem gosta de brilhar, o hidratante com glitter Daisy da Marc Jacobs. E para quem quer hidratação e perfume, a dica é a nova fragrância da Bath & Body Works Twilight Woods.

cmyk

MAPAS E ESTRELAS Feriadão de Páscoa e Tiradentes no Aguativa Com os feriados de Tiradentes e Páscoa, abril será um mês especial para os hóspedes do Aguativa Golf Resort. Localizado no norte do Paraná, o empreendimento é sinônimo de conforto, lazer e sofisticação. O fácil acesso terrestre proporciona uma facilidade a mais: o visitante não precisa passar pelo caos dos aeroportos. Entre os dias 20 e 24 de abril, os visitantes poderão usufruir do espaço fantástico de chocolates, com oficina de trufas e culinária de pizzas de chocolate, além de atrações como o passeio de trenzinho, caça ao coelhinho, torneio esportivo e hidroginástica. A criançada também terá diversão garantida com o Aguativa Explorers e até espetáculo de teatro! Para facilitar a viagem com os filhos pequenos, o Aguativa concede cortesia para duas crianças de até 11 anos, hospedadas na mesma acomodação dos pais. Feriado de Tiradentes e Páscoa: 20 a 24.04. Hospedagem: apartamento standard. Alimentação: pensão completa (café da manhã, almoço e jantar, exceto bebidas). Atrações incluídas: estrutura de lazer e programação recreativa para todas as idades.

Destaques da programação: culinária de pizzas de chocolate, caminhadas, hidroginástica, passeio de trenzinho, oficina de trufas, jantar dançante, espaço fantástico de chocolates, caça ao coelhinho, espetáculo de teatro com a Cia. E.B. Tarifas: a partir de R$

3.368,00 ou 10 x R$ 336,80 para o casal, com direito a cortesia para duas crianças de até 11 anos hospedada na mesma acomodação que os pais. Informações e reservas: Aguativa Golf Resort, tel (43) 3520-7000, e-mail reservas@aguativa.com.br ou site www.aguativa.com.br


cmyk jornal da

Mulher

4 CIRCULANDO

Denise Ragazzo

Limeira, domingo, 10 de abril de 2011 - Gazeta de Limeira

MTB 54.541 FILIADA à APACOS & FEBRACOS (denise@gazetadelimeira.com.br) acesse: www.gazetadelimeira.com.br

Feijoada VIP

FOTO: ARQUIVO PESSOAL

Steaks , no Montana ço ar m de 20 ocial, Foi realizada emFeijoada Vip Gastronomia S tre es en a 8ª em Piracicaba, a Vianna, que reuniu beldad nossa a or ef da S to r liderada po rias cidades de arcou prevá de as nd vi m muitas tribos áficos quem los clics fotogr pe am ej V . ão gi re sença por lá! FOTOS: DIVULGAÇÃO

Bem-vinda! Nasceu em 19 de março de 2011, na Unimed, a pequena Jordana Leme Pessano, filha de Ana Carolina Ragazzo Leme Pessano e Reinaldo Barros Pessano. Os avós maternos de primeira viagem são Márcia Orsi Ragazzo Leme e Carlos Henrique Loureiro Leme e avós paternos Rilda Souza Barros Pessano e Reinaldo Alberto Pessano. Muita saúde para Jordana!

Graciana Camattari, Rui de Souza, Nicolas Camatari e Andrea Pessatte

FOTO: DIVULGAÇÃO

Arquitetura Arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris lança livro que valoriza as linhas curvas e as formas orgânicas. Admirador de Oscar Niemeyer, o arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris passou a valorizar as formas sinuosas da natureza que estão ao nosso redor, inspirado no legado do mestre. Ao longo de 23 anos de profissão, Kílaris desenvolveu um estilo próprio e característico, tornando assim, a arquitetura contemporânea das curvas acessível a todos, podendo ser aplicada em projetos de casas, edifícios e ambientes corporativos. Esta maneira de projetar está retratada no livro “Curvas na Arquitetura Brasileira”, e que acaba de ser lançado pela Editora Ciranda Cultural. Nessa publicação Kílaris abre seus arquivos e coloca em 271 páginas, textos e fotos que revelam em todos os detalhes a forma pela qual ele se expressa, deixando clara, sua marca registrada em projetar. O livro “Curvas na Arquitetura Brasileira” pode ser adquirido pelo site www.arquitetoaquiles.com.br ou na Livraria Cultura, pelo valor de R$ 59,90.

Lua de mel

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Bruno Albergoni e Daiane Cristina Avicchio de Carvalho, que sabem que o melhor da vida é poder viajar, estiveram em lua de mel na capital alagoana Maceió e foram hóspedes do estrelado Jatiúca Resort Hotel. A viagem teve importantes dicas da Agência Sergio’s Turismo.

O deputado estadual PPS Roberto Moraes e Andrea Pessatte

Mônica Abbade, Marcia de Oliveira Lucato, Sefora Vianna, Erika Tank

Dia do Colunista Social A Câmara Municipal de Ribeirão Preto, Estado de São Paulo, aprovou o projeto do vereador José Carlos Bebé de Oliveira, reivindicação do colunista Amir Calil, que institui o Dia do Colunista Social, a ser comemorado, em 8/ dezembro, no município de Ribeirão Preto, anualmente. No clic, os vereadores Bebé e Marcelo Palinkas ladeiam a jornalista/colunista Neusa Bighetti, vice-presidente da APACOS-Associação Paulista de Colunistas Sociais, que parabenizou o Poder Legislativo pela aprovação.

cmyk

Mylena Casagrande, Sefora Vianna, Paulo Casagrande

Campinas Decor A equipe do estúdio Leandro Farchi Photography inicia a produção das fotos oficiais dos 62 ambientes internos e externos da Campinas Decor 2011. Os espaços, que prometem encantar os visitantes, estão sendo preparados por um time de 103 arquitetos, decoradores e paisagistas de toda a região. Juntamente com suas equipes, eles têm trabalhado na execução dos projetos. Em sua 16ª edição, a principal mostra de arquitetura, decoração e paisagismo do interior paulista será realizada de 29/abril a 12/junho na Estação Cultura, um dos principais cartões postais da cidade. Campinas Decor 2011-Estação Cultura - Praça Marechal Floriano Peixoto, s/nº.

Carlos Cecchetto e Fabiana Baptistella


cmyk jornal da

Mulher

CIRCULANDO 5 Denise Ragazzo

Limeira, domingo, 10 de abril de 2011 - Gazeta de Limeira

Tendências outono/inverno na Pepper Boutique As empresárias da Pepper reuniram clientes e amigas para o lançamento para a próxima estação outono/inverno com as novas tendências de moda das grifes Carina Duek, Mob, Cori, Parresh, Les Amis, Alcaçuz, Reserva Natural, Linha Pura e acessórios em semijoias da grife Camila Klein, com peças inéditas e superdiferenciadas e que agora são uma exclusividade da boutique. A tarde de 05/abril com apresentação da coleção foi bastante animada entre coquetel e drinks, com a apresentação de modettes desfilando as peças coringas das grifes da boutique Pepper e as representantes que trouxeram peças inéditas em semijoias by Camila Klein para as mulheres mais antenadas da terrinha! A Pepper oferece roupas e acessórios de qualidade que se destacam por um estilo clássico e contemporâneo, chic, atemporal, urbano e versátil, em um ambiente planejado, confortável e elegante, através de um atendimento especializado e personalizado. Traduzindo a contemporaneidade, o estilo clean e urbano de suas clientes, a qualidade do eterno, elegância silenciosa com toda sua versatilidade. O design atemporal das grifes que representa traduz leveza, fluidez e romantismo com feminilidade, traduz uma intenção velada e não vulgar, composta por tecidos nobres em acabamentos sofisticados cheios de detalhes, mas com conforto e praticidade. Com alinhamento perfeito para a mulher antenada e moderna. Enfim, a mulher que usa Pepper é bem vestida, chique, contemporânea, urbana, low profile e elegante. Essas mulheres valorizam a qualidade, sofisticação, conforto e elegância, numa roupa atemporal e sem modismos. Vá conferir, a coleção está incrível!

Pepper Boutique |19| 3451.8499 - Rua Sete de Setembro, 1060 - Centro Acima - Limeira FOTOS: DENISE RAGAZZO

Para compor a coleção inverno em acessórios Camila Klein se inspirou na atmosfera luxuosa e envolvente trazida pela aristocracia francesa e na liberdade e ousadia das misturas de materiais inusitados, resultando em peças com forma no movimento Art Dèco e cores inspiradas no movimento Art Nouveau. As novidades ficam por conta do banho grafite de algumas peças, da camurça, das pérolas coloridas e de novos materiais, como a linha Ceramic e Crystal, Rocks, ambas da Swarovski Elements.

Suse Stradiotto Lopes entre as modettes Larissa Israel e Aline Giusti Mugnaini

Ligia Albino com a filha Nathalia Stradiotto e Bruna Boscheiro Barros

Ligia Albino, Suse Stradiotto Lopes, Maria Aparecida Pértile Nunes, Mariana Stradiotto

Suse Stradiotto, Simone Mendes, Ligia Albino, Lucy Albino, Nathalia Stradiotto

Isabel Covaes-presidente Casa da Criança, Alessandra Santos, Agnes Guiselini

Larissa, Ligia, Suse, Nathalia, Mariana, Bruna, Monique, Agnes e Aline

Soninha Camargo, Lucy Albino, Heloisa Levy, Suse Stradiotto Lopes, Helena Kerpe de Oliveira Tavares

Mizé Lobo Almeida, Luisa Carvalho, Maria Ângela Persona Machado Gomes, Vera Vasconcellos, Suse Stradiotto Lopes, Rita Persona Barbosa

Douglas Barros e Bruna Barros com a filha Letícia

Maria Aparecida Pértile Nunes, Silvane Bueno Oliveira, Vera Vasconcellos

cmyk

Mônica Sanches Bueno e Clara Sanches Bueno


cmyk jornal da

Mulher

6 CIRCULANDO Denise Ragazzo

Limeira, domingo, 10 de abril de 2011 - Gazeta de Limeira

TENDÊNCIAS O arquiteto Paulo Trigo Ferreira com o empresário Fernando Oliveira [SCA], e as arquitetas Tatiana Pomella Zion, Letícia Souza e Josiane Yared estiveram visitando a Revestir 2011. Vale destacar que o empresário da SCA acaba de abrir mais uma loja em Fortaleza e em breve inaugura uma nova e moderníssima loja em Piracicaba que está ficando um luxo só!

TY Cosmética recebe Prêmio Internacional PRESENÇA

Com mais de 15 anos de experiência na arte de proporcionar bem-estar às fiéis clientes, a TY Cosmética ganha destaque na cidade de Limeira ao receber um conceituado Prêmio Internacional. Após ser reconhecida nacionalmente através dos prêmios: Top of Business, em julho de 2009 [com ênfase no modelo de negócios e excelência empresarial] e Top Empreendedor, em dezembro de 2009 [focado na excelência administrativa e de liderança] a TY Cosmética, em dezembro de 2010, foi premiada no encontro empresarial mais importante da América latina. O prêmio recebido, o Latin American Quality Awards é o reconhecimento às empresas latino-americanas que ocupam lugares de destaque e excelência em seus segmentos de mercado, realizado anualmente. O prêmio é oferecido pelo Latin American Quality Institute, a única organização latino-americana credenciada a emitir esta certificação internacional, reconhecida em mais de cem países. Esta organização também é o único órgão de promoção da Qualidade Total na América Latina, diretamente envolvido com projetos da ONU de envergadura e reconhecimento internacional. “O reconhecimento entregue à TY COSMÉTICA LTDA é o reflexo de sua excelência em produtos e serviços, caracterizados por sua confiabilidade, sólido histórico, profissionalismo e experiência, fatores que permitem destacá-los no mercado”, garante Daniel da Costa, CEO & Presidente do LAQI [Latin America Quality Institute]. Em nota, Regiane Aparecida Segato, sócio-proprietária da TY Cosmética enfatiza que: “Não apenas este prêmio, mas cada conquista da empresa é consequência do constante empenho na busca por excelência em resultados por parte de todo o grupo TY Cosmética, o qual se preocupa prioritariamente com o bem-estar e em soluções específicas e efetivas para cada cliente TY”. Regiane finaliza dizendo: “Todavia, apenas nossos esforços não teriam sido válidos se não houvesse a importante participação de cada cliente e cada profissional cabeleireiro na construção de nossa marca, elogiando, criticando e dando sugestões”. Parabéns a toda a equipe TY Cosméticos pela importante premiação internacional!

cmyk

Na inauguração da nova Loja It’s que reúne presentes criativos da Imaginarium agora nos altos da Vila Queiroz: o interior designer Marco Fonseca com o presidente do Sicomércio Rogério Delmondi e Lílian Cintra Delmondi, a interior designer Cassiana Fagotti, que arrasou no decor do local, e o empreendedor Flavio Cavaleiro [Dell Anno Passion].

LÍDER MUNDIAL A arquiteta Claudia Carvalho com Roberto R. Schimidt [Silestone], Márcia Forti [Marmoraria Mineralli] e a interior designer Ana Beatriz Zolezi conferem as novidades da Revestir 2011, no estande Silestone by Consentino líder mundial em superfícies de quartzo, um dos mais resistentes e admiráveis materiais naturais no nosso planeta. Com base nesta pedra natural, o Silestone Cosentino ® antibacteriano cria uma superfície higiênica de quartzo, a qual apresenta um vasto leque de aplicações, desde revestimentos até superfícies para cozinha. O Silestone ® une as características da pedra natural com a inovação de um design avançado. Contendo até 94% de quartzo natural, o Silestone pode criar desde as mais belas bancadas de cozinha até ao mais inovador projeto comercial. Criando uma nova categoria em nível mundial, este material espalhou-se até se tornar muito requisitado na bancada de quartzo, sendo o único líder mundial com propriedades antibacterianas. Hoje em dia, uma em cada quatro cozinhas da Espanha utiliza Silestone ®, ao passo que os EUA detêm uma quota de mercado de 75% de todas as superfícies de quartzo e 7% de todas as superfícies de cozinhas.

PRESENTES

INTERNACIONAL

Luciano Fischer, Vivane Magri e Janaina Fischer inauguraram a It’s presentes criativos com muitas novidades da linha Imaginarium em novíssimo endereço na Avenida Laranjeiras, 789, na Vila Queiroz, que agora também atende no sistema delivery pelo fone |19| 3702.7005 é só você ligar e pedir que o seu presente chega rapidinho até você!

Sempre antenados com as últimas tendências e novidades o interior designer Arthur Rodrigo Ramos, a arquiteta Márcia Buschinelli e a estágiária Elaine Grigolo do escritório Habitat, de Rio Claro, foram conferir as últimas novidades na Revestir 2011. Vale destacar que a Revestir só serviu como um esquenta para a pré-temporada de Milão. Os profissionais Arthur Rodrigo Ramos e Márcia Buschinelli viajaram para o ‘Il Salone Internazionale del Móbile’ de Milão na Itália. Mas, estarão pelo Brasil até o mês de maio para prestigiar a importante ‘Festa de Premiação do Pólo Decor Arte’ na Fazenda Santa Gertrudes.


jornal da

Mulher

CIRCULANDO 7

Denise Ragazzo

Limeira, domingo, 10 de abril de 2011 - Gazeta de Limeira

BORBULHANTES... Investir em conhecimento “ pode nos tornar sábios... mas Amor e Fé nos tornam humanos!

#Felicidades aos aniversariantes de hoje: 10/abril: Daniela do Canto, Aninha Cavinato, Jose Calisto, Fulvia Margotti, Felipe Quadros Jacon Ziani, Lucas Rizzo Giacon, Mônica Seabra, Sonia Queiroz, Vânia Scalzitti Wolmer, Márcia Dadamos, Michele Pfeifer. Parabéns!

#Dell Anno marca presença na Itália neste mês como patrocinadora da exposição Arquitetos e Designers Modernos Brasileiros, durante o Brazil S/A, que vai reunir empresas e profissionais dos setores de design, arquitetura, decoração e artesanato, no Salão Internacional do Móvel de Milão. Será de 12 a 17/abril, no Palazzo Giureconsulti, no centro da cidade e a mostra é assinada pelo arquiteto e jornalista Pedro Ariel.

#Apagam velinhas amanhã: 11/abril: Gabriel Lencioni, Marco Irsai, Marilia Rosada, Milena Giusti, Nathalia Pompeu Sandoval, Milton Maluf. Felicidades!

#Para tornar o almoço de Páscoa ainda mais especial, o tradicional bacalhau deve ser consumido com um vinho de uvas brancas. A variedade seca do Góes Tradição é sem dúvida a melhor opção para o tradicional prato da Páscoa. Os vinhos secos e de acidez equilibrada, são ótimos para todos os tipos de peixes e massas.

#Entram em tempo novo: 12/ abril: Claudia Asbahr, Gabriela Busch, Andreza Scarpa, Fabio Francischetti, Ana Rizzo, Elizabeth Dibbern Sampaio, Camila Mercuri, o colunista social Anderson Pinheiro [Franca], Bárbara Aguiar, Vera Helena Giordano Azevedo, dr. José Ricardo Teixeira, Fabio Leal, Mari Vasques, Junior Salvatore, Giuliano Ghisi, Mari Vasques. Beijinhos... #Aniversariantes: 13/abril: Ana Battiston, Ivani Cavicchia, Andrea Dibbern Sampaio, Camila Donatti, Lucas Levy Peruchi, Mariana Marmo, Cris Cunha, Mariana Aldrigui; 14/abril: Humberto Augusto Gava, Gabriel Santini Francisco, José Luiz Soares, Luis Eduardo Fernandes, Rosanita Luna, Murilo Battistella. Tudo de Melhor! #Feliz aniversário: 15/abril: Fabio Pfeifer, Amanda Bombini, Flavia Pontes Francisco, Marcio César Guiselini, Manu Bonadiman, Thiago Pertile, o jornalista Guma Castelucci; 16/abril: Bianca Battistella, Bruna Mercuri, Arlette Araújo de Mello, Celia Prado, Gláucia Bilatto, Wagner Siqueira, Thiago Gullo Penteado. Parabéns! #Não perca o encerramento do 4º Festival Paulista de Circo, evento que revela grandes talentos de todo o País, das artes circenses. O festival inaugurou o picadeiro finalizando as apresentações, hoje, domingo, com programação gratuita no Centro Municipal de Eventos. #Alicc promove XVI Tarde da Esperança com Chá Beneficente na próxima quarta-feira, dia 14/abril, às 13h30, no salão social do Nosso Clube. Convites 35 reais ligue |19| 3404.3232. Participem! #Limeira Clube apresenta na noite de 16/abril/20h, sensacional Bacalhoada com música ao vivo com o Grupo Trio Patinhas no salão social. Cardápio: salada grão de bico e bacalhau + arroz branco + bacalhoada. Bebidas não inclusas. Sócios 25 não sócios 30 reais. Convites na secretaria do Limeira Clube.

#Continua a superpromoção na melhor loja de móveis de Limeira. Toda loja em 10x sem juros. Não perca seu tempo e vá direto para a Móveis Habitare na Avenida Piracicaba, em Limeira. #Sindijoias + ALJ + Senai lançaram o Curso Gratuito Soldador de Joias de 25 a 29/abril na escola Senai Luiz Varga. Para se increver deve-se ter a idade mínima de 18 anos e conhecimento em solda. #Escola de Educação Infantil “Pequeno Urso” realiza exposição de trabalhos dos alunos sobre o Dia do Índio. A Semana do Índio será exposta no Autoposto Topázio da Rede Graal [Rodovia Anhangüera, km140] entre os dias 11 e 21/abril. #No próximo 18/abril, o Programa Amaury Jr. viaja para Cingapura, menor país do sudoeste asiático, para mostrar os pontos turísticos desse lugar curioso, que hoje tem um dos principais centros empresarias do mundo. Amaury mostra lugares inusitados, boas dicas de compras, restaurantes luxuosos, tudo para quem ainda não descobriu esse destino exótico. #Grupo Giovannetti Campinas se preparou para a Páscoa, ampliando a produção de seus produtos para incrementar o cardápio para seus clientes. Os tradicionais bolinhos de bacalhau são os destaques das unidades do Giovannetti. O peixe, que é o mais lembrado na Páscoa, é o prato preferido pedido no Barbacoa Campinas. Enquanto isso, na Orly Panificadora, a variedade de colombas e roscas são as vedetes que enchem os olhos de quem passa pela vitrine. Difícil é resistir!

EXPRESS... ...Polo Joias - Feira de Joias Folheadas e Acessórios de Limeira acontece nos dias 13 e 14/abril das 10h às 22h, no Museu da Joia, em Limeira. ...A bela Giovanella Bonadiman se casa com o jovem Murilo Poletti em 16/abril e ‘Circulando’ vai marcar presença nesse elegante e fino casamento! ...De 11 a 16/abril Bazar na Brigithe Boutique peças a partir de 20 reais. Brigithe Boutique, 3443.8808, fica na Rua Tenente Belizário, 102, no centro de Limeira. ...Raquel Bérgamo Fabris da XStore organiza sensacional desfile da grife Carmin para 11/maio no Nosso Clube. Com show do Groove Samba. Convites em prol ao Nosso Lar por 50 reais. ...O brechozeiro e personal stylist Sandro Cezario lançando em breve no Floratta café a sua grife feminina futurista entre kaftãs cintos e muito colorido. ...YUZU by Marisa Camargo mudou visual da loja e fez lançamento da nova coleção semana passada para as lulus chiques da city... ...Santa Casa está precisando de vidros vazios de maionese e café solúvel com tampa plástica para suprir o banco de leite. ...The Agency One [Erica Ferreira] em parceria com a Cenário Eventos [Karina Ghisi] realiza workshop de Marketing Pessoal e Etiqueta Social |19| 3452-1591 / 3033-4883. ...M Martan é a nova parceria da Dell Anno Passion e vai decorar os ambientes com as mais novas tendências em enxoval de cama, mesa e banho. ...Cynthia Ciarrochi gravidíssima de 5 meses aterrissou esta semana de uma tournée pela Flórida: Miami e Orlando, onde foi encomendar o novo enxovalzinho de seu baby. ...O arrojado arquiteto Lê Araújo assinando novos projetos com a construtora Brasil Batistella, além de um hotel e mais um edifício em Águas de São Pedro. ...Marilia Jacon assumiu semana passada, a gerência da loja MMartan enxovais no Shopping Pátio Limeira. ...A amiga Carmen Giacon está agitando a mulherada, pois acaba de retornar de Miami com várias novidades em presentinhos! ...Mizé Lobo Almeida já retornou de Portugal e atende suas clientes com designer de sobrancelhas na Rua Alferes Franco, 920 sala 4 ou pelo fone 3011.1443. ...Samuel Malafronti Stephan especializado em fotos e vídeo assina pelo 3º ano as fotos do Festival ‘Viola de Todos os Cantos” que acontece em 21/maio. ...Palestra gratuita hoje: ‘Gerenciando a Contabilidade Espiritual’ na Brahma Kumaris Limeira |19| 3451.8191, Rua Deputado Otávio Lopes, 291, Centro. ...A bailarina e professora de ballet clássico Luciana Campanini está ministrando aulas na academia ‘Companhia da Dança’, em Americana.


jornal da

Mulher

8 VARIEDADES

Limeira, domingo, 10 de abril de 2011 - Gazeta de Limeira

MELHOR IDADE UM ABRAÇO CARINHOSO Para a amiga Laurinda Greve. MENSAGEM A água lava tudo, menos as nódoas do coração. SEGREDINHO Se você “errar a mão” e o arroz não ficar soltinho, quando estiver pronto jogue dentro da panela uma colher (sopa) de água fria. REFLEXÃO Procura ser feliz ainda hoje, pois não sabes o que lhe reserva o dia de amanhã. Toma uma taça de vinho, senta-te ao clarão do luar e monologa: talvez amanhã a lua me procure em vão. LIÇÕES DE VIDA 1. Quando você se sentir triste, lembre-se de que isso passa. 2. Pense antes de falar. 3. Tire um fim de semana para fazer apenas aquilo que tiver vontade. 4. Ensine os outros dando o bom exemplo. 5. Não sacrifique sua saúde por coisa alguma. COMPORTAMENTO Para viver em paz e ser benquista pelos semelhantes, nada melhor do que seguir as regras da boa educação, sempre com um sorriso, uma palavra carinhosa e o respeito pelo próximo. VI ONTEM UM BICHO Na imundície do pátio, catando comida entre os detritos. Quando achava alguma coisa, não examinava nem cheirava: engolia com voracidade. O bicho não era um cão, não era um gato, não era um rato. O bicho, meu Deus! Era um homem! (Manuel Bandeira) RIA... QUE FAZ BEM Dois homens se encontraram no céu: do que foi que você morreu?, pergunta um ao outro. - De excesso de frio. E você? - De remorso. Cheguei em casa mais cedo do trabalho e ouvi minha mulher aos risos e conversas com um homem. Louco de ciúmes, bati muito nela, procurei na casa toda, mas não encontrei ninguém. Senti tanta culpa pelo meu comportamento, que meu coração parou de bater. Bem, se você tivesse aberto a geladeira, disse o outro homem, nenhum de nós dois estaria aqui. É BOM SABER Se o carrapato estiver agarrado na carne, mesmo que esteja ali por alguns dias, cubra o local completamente com esmalte de unhas. Deixe por várias horas ou por toda uma noite. Ao ser removido o esmalte ressecado, todo o carrapato sairá com ele.

ARQUITETURA E DECORAÇÃO Contrastes (Padre Antonio Tomáz)

Para Maria Thereza Chaine, com carinho, pela data 10/04

Quando partimos, no vigor dos anos, Na vida pela estrada forescente, As esperanças vão conosco à frente E vão ficando atrás os desenganos. Rindo e cantando, céleres e ufanos Vamos marchando descuidadosamente... Eis que chega a velhice de repente, Desfazendo as ilusões, matando enganos. Então nós enxergamos claramente Quanto a existência é rápida e fugaz, E vemos que acontece exatamente, O contrário dos tempos de rapaz Os desenganos vão conosco à frente E as esperanças vão ficando atrás. DONA TININHA Li com emoção o artigo do jornalista Ricardo Galzerano, publicado na Gazeta sábado p.p. Ele descreve a trajetória dessa mulher, de personalidade marcante, que deixou raízes na nossa cidade. Será sempre lembrada com carinho pelos amigos e pelas pessoas que tiveram a oportunidade de conhecê-la. Como amiga e vizinha de quase 40 anos, sinto tristeza pelo acontecido e saudades dela. RESPONDA 1) Qual é o som típico das aves? 2) Qual é a direção da agulha da bússola? 3) Qual é a víscera dupla que segrega a urina? 4) O que é tarantela? 5) O que é auréola? CHARADA Ela esconde os romances e também as brigas feias, e por mais linda que se pinte, fica só, chegando as férias. MATURIDADE É a idade da razão. O fruto amadurece, ganha mais cor, torna-se mais saboroso, mais rico. Os primeiros cabelos grisalhos anunciam o outono da vida. É como se vivêssemos uma tarde tranquila. Estamos no meio de um caminho. Atrás, experiências que a nossa juventude colheu; à nossa frente um novo horizonte, novos ideais, novos planos. A certeza de que há sempre algo a ser feito, novos caminhos a percorrer, sempre alguém a quem ensinar a

maravilhosa arte de viver. DESCOBRIMOS ÀS VEZES Que o crepúsculo é infinitamente mais belo que o sol a pino. Acima do vigor do corpo está a vitalidade do espírito. Procure viver e esqueça o calendário. PASTEL DE FORNO ÓTIMA RECEITA A PEDIDO Leve ao fogo brando 1 copo de trigo, 1 copo de leite, 1 colher (sopa) de óleo e 1 colher (de chá) de sal. Vá mexendo até despregar e depois abra a massa com trigo. Recheie a gosto e leve para assar em forno brando, polvilhando depois com queijo ralado. RESPOSTAS 1) Pio. 2) Norte. 3) Rim. 4) Dança popular italiana. 5) Coroa luminosa dos santos. Resposta da charada: Casa.

Augusta M. Galzerano

Iluminação residencial correta faz toda a diferença! O projeto de iluminação nem sempre é considerado item importante. Com isso, perde-se a oportunidade de tornar o ambiente muito mais aconchegante e bonito Para uma iluminação residencial correta é preciso levar em consideração as dimensões do ambiente, bem como sua função e a quantidade de horas que as pessoas utilizarão o ambiente. A distribuição uniforme das luminárias também é um fator importante. É preciso também escolher com critério os aparelhos de iluminação e o tipo de lâmpada que será empregado para que o ambiente não tenha suas cores deformadas, a decoração prejudicada e cause mal-estar nos moradores. Veja a seguir os tipos de iluminação e sua adequação em cada ambiente: • Quanto mais amarelada for a tonalidade da luz, mais aconchegante será a atmosfera. Por isso, são indicadas nos seguintes ambientes: sala de estar e de jantar, dormitórios, corredores. • A luz mais branca é recomendada para

ambientes mais ativos, onde se pretende estimular a produtividade, tais como: cozinhas, áreas de serviço, escritório. • Para os quartos o ideal é distribuir a iluminação por todo o aposento de acordo com sua utilização e seus hábitos pessoais. Uma luminária de cabeceira com luz suave para leitura é indispensável. • No closet é melhor utilizar o trilho e direcionar as lâmpadas de acordo com o espaço. É interessante instalar luzes dentro do guarda-roupa para ajudar na escolha da roupa. • Salas de estar servem a diversas ocasiões, por isso devem contar com diferentes tipos de luzes. A utilização de dimmers com controle de intensidade e programação de várias cenas é o ideal. Evite abusar de lâmpadas halógenas, dicróicas e focos dirigidos sobre sofás, pois ofusca os convidados, criam sombras incômodas. O ideal é utilizar abajures ou pedestais dirigidos para o teto.

• Já na sala de jantar o ideal é o lustre central, mantenha uma distância de 80 cm entre a luminária e a mesa. Não devemos utilizar lâmpadas halógenas ou incandescentes que projetam luz marcante e irradiam muito calor. • Na cozinha e demais áreas de serviço as lâmpadas fluorescentes são indispensáveis. Elas são mais econômicas e têm maior vida útil. Sobre as bancadas e mesas de refeição opte por uma iluminação de apoio, podendo ser pendentes ou spots no gesso.

JULIANA FIOR THOMAZ

Arquitetura e Interiores Rua Carlos Gomes, 1075 Fone 3441.9656 julianafior@vivax.com.br


jornal da

Mulher

SAÚDE 9 e artigos

Limeira, domingo, 10 de abril de 2011 - Gazeta de Limeira

MAIS SAÚDE Simpatectomia: o fim da transpiração excessiva Saiba quais os benefícios desta técnica utilizada para tratar o suor excessivo Estudo realizado no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba (PR), avaliou 118 pacientes submetidos à simpatectomia torácica para o tratamento da hiperidrose axilar. Definida como uma desordem caracterizada por suor excessivo, além das axilas pode se manifestar nas mãos, pés, face e no couro cabeludo. De autoria dos doutores Paulo César Buffara Boscardim, Ramon Antunes de Oliveira, Allan Augusto Ferrari Ramos de Oliveira, Juliano Mendes de Souza e Roberto Gomes de Carvalho, o estudo buscou avaliar não apenas o sucesso do procedimento, mas principalmente o grau de satisfação do paciente com o resultado. Do total de pacientes estudados, 99 (83,9%) apresentaram resolução total dos sintomas no pós-operatório após 7 dias. Passado um ano, o índice ainda era de 81 (68,6%) casos. Quanto à satisfação com os resultados da cirurgia, uma semana depois era de 93,2%. Um ano mais tarde, 104 pacientes ainda mostravam-se plenamente satisfeitos, ou 88,1% do total. UMA QUESTÃO SOCIAL Os importantes resultados do estudo levaram o Jornal Brasileiro de Pneumologia a destinar o editorial sobre o tema. Assinado pelos doutores Paulo Kauffman e José Ribas Milanez de Campos, professores das disciplinas de cirurgias vascular e torácica, respectivamente, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, o texto destaca os sérios constrangimentos produzidos pela hiperidrose ao seu portador, dificultando as atividades do dia a dia e interferindo no trabalho, no lazer e nas atividades sociais. Segundo os autores, “quando a hiperidrose chega a esse nível, existe um consenso de que essa transpiração excessiva afeta profundamente a qualidade de vida desses pacientes, sendo considerada uma condição capaz de incapacitá-los tanto nos planos social e profissional, como também no plano psicológico”. Segundo dr. Fabio Jatene, presidente da Comissão de Cirurgia Torácica da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), quando a hiperidrose chega a esse nível de desconforto, costuma-se indicar a simpatectomia torácica videoassistida, técnica minimamente invasiva e de boa aceitação. “Existem questionários de avaliação da qualidade de vida, bem como aparelhos sensíveis capazes de quantificar o suor - sudorômetro, entretanto, a indicação de realização da simpatectomia baseia-se, sobretudo, nos transtornos que a hiperidrose causa ao paciente”. CUIDADOS PALIATIVOS X SOLUÇÃO DEFINITIVA Em todo o mundo foram testados diversos tratamentos clínicos para a hiperidrose, todos considerados paliativos, com efeitos temporários ou pouco importantes. Conforme dr. Jatene, a simpatectomia torácica por videotoracoscopia demonstrou ser uma solução pouco invasiva, definitiva e efetiva, podendo resolver ou amenizar a hiperidrose primária. “A experiência acumulada nos vários estudos publicados na literatura demonstra que a simpatectomia é o procedimento mais adequado para o tratamento da hiperidrose”, alega o especialista. Além de ser responsável pela regulação da temperatura do corpo e ajudar na eliminação do excesso de sais minerais, alerta o especialista, o suor também é uma forma de extravasar sentimentos como tensão e insegurança. Portanto, muitas vezes, o acompanhamento psicológico é indispensável e deve ser realizado associado ao tratamento cirúrgico.

Atenção Novidades no calendário de vacinação A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo divulgou em janeiro algumas alterações no calendário oficial de vacinação que será oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em 2011. São duas vacinas a mais: a pneumocócica, que protege as crianças contra formas de doenças graves como a meningite e alguns tipos de pneumonia; e a meningocócica, que protege as crianças contra doenças como a meningite e a meningococcemia. “As vacinas, de maneira geral, são uma medida preventiva fundamental, especialmente se considerarmos as sequelas e o custo do tratamento de diversas doenças, que é alto. Por isso, quanto maior a chance de evitar doenças, melhor será para a saúde de todos”, afirma a dra. Marina de Almeida, diretora do Departamento de Pediatria da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT), lembrando que mesmo ajudando bastante na imunização da criança, a vacina não significa que ela não possa pegar a doença, portanto os pais devem estar sempre atentos aos sintomas.

Espaço Médico Andrea Kurz é uma das presenças internacionais no 8° COPA O 8° Congresso Paulista de Anestesiologia – COPA – que acontece entre 26 e 29 de maio de 2011 no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, já está com a programação científica finalizada, contando com grandes nomes da medicina mundial. Entre eles está a dra. Andrea Kurz, médica anestesiologista vinda dos Estados Unidos, que discutirá o papel do anestesista no controle da infecção hospitalar, anestesia regional, imunomodulação e recidiva de malignidade. Além disso, Andrea indicará como melhorar o controle da temperatura no período perioperatório. Informações e incrições no site www.saesp.org.br. Diferentemente do informado na edição passada, o 8º COPA acontece no Centro de Exposições Imigrantes, localizado na Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, em São Paulo.

Coluna Mais Saúde Perguntas e sugestões podem ser enviadas por e-mail para acontece@acontecenoticias.com.br ou para o endereço: Rua Cotoxó, 303, conjunto 81-82, São Paulo, SP, CEP 05021-000. *Distribuição Acontece Comunicação e Notícias

jornal da

Mulher EXPEDIENTE

Cartas para a redação: Rua Senador Vergueiro n.º 319 - Limeira - CEP 13480-000 Fale com a redação: 3404-3700. e-mail: fabiana@gazetadelimeira.com.br Editora-chefe: Fabiana Lucato MTB 23.378 Colunista Social: Denise Ragazzo MTB 54.541 Diagramação: Maria Cristina Bastelli Colaboradores: Augusta Marino Galzerano, Maria Rita Lemos, Jair Tadeu Oliveira, Magali Mugnaini, Rosana Braga e Antonio César Cortez.

Uso excessivo de laptops Anorexia nervosa prejudica a coluna pode afetar mulheres Novo hábito mundial, o uso prolongado dos notebooks vem aumentando os casos de dores e lesões em ligamentos e articulações. Seja pelo formato do aparelho, que dificulta uma boa postura durante a digitação, seja pela mobilidade de escrever deitado, em pé ou sentado, quem faz muito uso do aparato está sofrendo de problemas nos ombros, cotovelos, punhos e na coluna, além de dor de cabeça. A diferença para os desktops é que, no notebook, o monitor e o teclado estão conectados, o que dificulta o posicionamento do corpo. Com o aumento das vendas dos produtos, os médicos criaram até um nome pa-

ra as dores oriundas do uso de computadores portáteis, a “laptoptite”. Somente em 2010, as vendas de notebooks superaram, pela primeira vez, as de desktops no País. Foram vendidos mais de 7 milhões de computadores portáteis, segundo a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica. A preferência pelos aparelhos é impulsionada pela queda nos preços e a facilidade no transporte, mas os efeitos já são vistos nas clínicas.

com mais de 40 anos

Fonte: Faculdade de Medicina da USP, Escola de Medicina da Universidade da Carolina do Norte (EUA)

A anorexia nervosa é um transtorno que faz o indivíduo se alimentar cada vez menos e nunca estar satisfeito com seu peso corporal. A maior parte dos pacientes são adolescentes do sexo feminino. Porém, a doença tem fundo psicológico e pode ser desenvolvida por homens e também por mulheres com mais de 40 anos. O tratamento existe e é eficaz, mas a pessoa precisa querer se tratar. Além disso, o apoio de um psicólogo ou psiquiatra é essencial. Há alguns anos as mulheres mais velhas eram menos afetadas pela doença. Hoje, mesmo as mulheres maduras, com 50 ou até 60 anos, adotam comportamentos extremos para se adequar aos chamados “padrões de beleza” e arriscam sua saúde e até sua vida. Atualmente, a mulher mais velha se preocupa mais com sua imagem corporal e estão procurando todos os recursos de embelezamento e rejuvenescimento disponíveis, inclusive dietas agressivas. O fato de fazer uma dieta radical eleva e muito o risco de desenvolver anorexia. Além de ser um transtorno de imagem, a anorexia é uma doença social, já que a sociedade valoriza a beleza jovem e magra. Anorexia leva à desnutrição em todas as idades. Entretanto, alguns efeitos da desnutrição são mais acentuados na mulher mais velha, como o ressecamento da pele. Procurar tratamento é fundamental para encontrar um equilíbrio na forma de se alimentar e de encarar a própria imagem. Fonte: DSM (manual de diagnóstico e estatístico dos transtornos mentais); CID (classificação internacional de doenças) A coluna Falando em Saúde, assinada pelo médico dr. Jair Tadeu de Oliveira, está em férias, retornando em poucas semanas.


cmyk jornal da

Mulher

10 MODA

Limeira, domingo, 10 de abril de 2011 - Gazeta de Limeira

INVENTANDO MODA Coleção Inverno Pralana/2011 revive história de época e glamour A coleção inverno 2011 conta em cada linha uma história... Caminha pela década de 20, época na qual as melindrosas andavam pelas ruas com seu corte Chanel e seus chapéus cloches. A coleção traz também a década de 50 e início dos anos 60, anos em que Audrey, Marylin, Bardot triunfavam; época essa cheia de glamour, cinema, sofisticação e muita feminilidade... A mulher “new lookidiana” entra em ação. Em campos distantes quando o folk, a filosofia hippie e a mulher descontraída tomavam conta: um lugar cheio de música e filosofias que consistiam na paz, no amor, na liberdade e natureza. Essa mulher excêntrica, livre, bucólica e nômade é inspiração para a essa coleção inverno. O espírito rebelde do rock marca presença no universo ‘glam rock’ barroco, com chapéus cheios de metais, irreverência e estilo; como também diversos modelos de Fedoras e Trilbies, que estão super em alta nas principais capitais da moda, modelos adornados com metais e abas curtas que dão um look urbano, moderno e jovial. Ainda para fazer parte de todas as histórias, a coleção inverno/2011 utilizou os metais como ponto de coesão, design e sofisticação de seus modelos. LINHA INFANTIL Seguindo a tendência do mercado de Moda, a Pralana desenvolveu sua primeira coleção infantil nesse segmento, carregada de meninice, classe e sofisticação para deixar nossas crianças ainda mais cheias de estilo.

Colaboração Modelos: Douglas Medeiros, Jovana Elidia Baroni e Juliana Baroni. Modelos infantis: Felipe Ferraz Almeida Cesar e Lívia Ferraz Almeida César (agradecimentos à Algodão Doce pelos figurinos infantis). PRALANA INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA. AV. MAJOR JOSÉ LEVY SOBRINHO N.º 2855 BOA VISTA - CEP: 13486-190 / LIMEIRA – SP Fones: 19 2113-4934 // 19 2113-4915

cmyk

MÁRCIA LUCATO MTB 58661

JORNALISTA MODA E ESTILO e-mail: marcia@gazetadelimeira.com.br

Jornal da Mulher  

Jornal da Mulher 10 de Abril de 2011

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you