Jornal da Mulher, 9 de janeiro de 2011

Page 1

C MAP

LIMEIRA, DOMINGO, 9 DE JANEIRO DE 2011 - Ano XII - n.º 570

Natur opatia: eq uilíbrio e saúde aturopatia: equilíbrio por meio das div ersas tterapias erapias diversas Se você já se perdeu entre as opções e até desacreditou na acupuntura, homeopatia, aromaterapia ou uso de florais, saiba que nenhuma delas é promessa de “medicina alternativa”. Esse título é considerado pejorativo às técnicas que buscam complementar tratamentos convencionais, no auxílio à cura e bemestar, como explica a terapeuta naturista Gisele D’Angelo. Mais do que ajudar em tratamentos, essas terapias agem principalmente na prevenção de enfermidades. “Muitos veem massagem como coisa de dondoca ou fresco, e terapias como coisa de bicho-grilo. Mas, na China, as pessoas saem do trabalho para o spa, além de fazer acupuntura todos os dias, aliada à combinação correta de ervas,

alimentação e exercícios. Por isso os chineses não aparentam a verdadeira idade, com hábitos que garantem saúde e bem-estar”, explica Gisele, que atua há mais de 15 anos no ramo, tendo feito estudos da medicina tradicional chinesa no país. Ela ressalta que o terapeuta não é médico e não faz diagnóstico. As terapias são indicadas conforme a necessidade da pessoa após um encontro de pelo menos duas horas de conversa. Duas pessoas com a mesma queixa podem ser tratadas com diferentes terapias, que são regulamentadas. O conjunto delas é chamado de naturopatia, terapias naturistas que buscam fortalecer o sistema imunológico e melhorar o estado da mente e organismo, através de agentes naturais como água, ervas medicinais, argila e alimentos.

Hora da recarga: vai-e-vem de energias “Prestamos atenção quando o carro faz um barulho diferente, mas não percebemos os sinais do nosso corpo. Hoje tudo é muito rápido, não se repara no corpo, na pele ou textura do cabelo, para saber o que tem que melhorar. Interagimos o dia todo com energias, que mudam a todo instante, mas cuidamos melhor das coisas do que nós mesmos”, analisa Gisele. Por isso, de forma preventiva, a energia deve ser reposta além do que se gasta, para manter uma reserva. É nisso que agem as agulhas da acupuntura em pontos de energia ou massagens nos mesmos locais (shiatsu). Estímulos que recebemos (e usamos) também contam, como

TERAPIAS N A TURIS NA TURISTTAS: ATURISTAS: o que elas podem fazer por você Conheça as propriedades de algumas das técnicas de naturopatia. Gisele D’Angelo explica que algumas delas são usadas em conjunto, de acordo com a necessidade de cada pessoa: 9 Acupuntura - Equilíbrio do organismo com inserção de agulhas em linhas de energia, em pontos de função específica. 9 Aromaterapia - Uso terapêutico de óleos, em que cada essência desperta determinada sensação: relaxante, estimulante de circulação. 9 Cromoterapia - Cada cor possui uma vibração com uma capacidade, como a força do vermelho ou a suavidade do violeta, no que pode ser aplicado tanto em roupas, como cor das paredes. 9 Iridologia - Análise da íris, mostra sinais do organismo como a retenção de toxinas, acidez estomacal, processo de circulação e assimilação de alimentos. 9 Hidro-ozonioterapia - Gerador de ozônio a partir de 3 partículas de oxigênio, com função antibactericida, contra fungos e micose.

9 Florais de Bach - Essências das flores que transmitem característica à pessoa, reabilitando estado emocional. 9 Fitoterapia - Poderes dos chás, extratos de ervas concentradas, diluídos, priorizando um rodízio deles. 9 Hidroterapia - Uso terapêutico interno e externo da água, da que se babe à que se banha. 9 Homeopatia - Parte do princípio que semelhante cura semelhante por meio da memória energética de minerais, animais e vegetais. 9 Ortomolecular - Géis diluídos que fornecem substâncias que faltam ao organismo de forma balanceada (como cobre ou zinco).

cores ou cheiros, além do equilíbrio entre alimentação e exercícios, já que cada alimento complementa uma emoção e uma necessidade. E o segredo, ressalta a terapeuta, não é apenas viver mais. “A saúde não vem de graça. Não basta ter alta expectativa de vida, Gisele: é preciso se cuidar já, com bons hábitos mas viver bem esses anos a mais. É preciso se cuidar já, com bons A receita: vida conforme as leis da natureza hábitos. Quanto mais a Saúde = relação mútua entre alimentação correta, ar pessoa se cuida, mais irá puro, movimento, banhos, transpiração, ingestão de muita evitar remédios”, pontua água, jejum, descanso, evitar fumo e álcool, banhos de sol, Gisele, que atende com higiene moral, otimismo e cura por plantas. hora marcada pelo telefone 3441-6868.

Funciona? Gisele ressalta que as terapias são complementares, mas os resultados são tão bons que muitos acabam não precisando mais de remédios e tratamentos convencionais. Há terapias (combinadas ou não) voltadas para dores localizadas até micoses, passando por dores de cabeça, insônia, estresse, com ação na desintoxicação metabólica. Embora muito se ouça falar delas, elas realmente funcionam? Podem fazer efeito em algumas pessoas e em outras não? “A primeira questão é: por que não experimentar? Quando as pessoas não percebem efeito das terapias, é porque algo pode estar faltando, como a alimentação adequada. O tratamento deve ser contínuo, mas cada organismo tem uma capacidade de resposta”, explica. A aposentada M.F.M., que faz homeopatia com Gisele desde abril passado, relata que a terapia foi o único meio que deu fim às dores que tinha na barriga e bexiga após problemas sérios que teve na visão. “Meu físico ficou ficou descontrolado, tinha dores no corpo todo, até nos ossos, além do nervosismo sem motivo. Me consultei de neurologista a urologista, fiz exames terríveis e todos diziam que eu não tinha nada, mas as crises de dores continuavam”, descreve M. No início, a homeopatia era feita duas vezes por semana. “O efeito não é imediato, mas é preciso ter paciência. Agora vou uma vez por mês e meu corpo já se recompôs. O resultado é maravilhoso”, diz, lembrando que também mudou muita coisa da alimentação para manter o controle. Ela quase perdeu a visão e continua as consultas com o oftalmologista, mas frisa que o tratamento homeopático também auxiliou na recuperação.

9 Reflexologia - Estímulos em pontos de reflexo nos pés, mãos, olhos, orelhas. 9 Reiki - Manipulação de energia com emissão por imposição das mãos. 9 Shiatsu - Espécie de massagem com pressão nos pontos de acupuntura.

C MAP

DAÍZA LACERDA ESPECIAL PARA O JORNAL DA MULHER

CMAP


Limeira, domingo, 9 de janeiro de 2011 - Gazeta de Limeira

Frrutas utas

Par anhar é pr eciso ar riscar araa g ganhar preciso arr arriscar

O Brasil possui uma rica produção frutífera; é importante saber aproveitar o que a natureza nos oferece de uma maneira positiva. 9 Abacate: Originário do México, mas aclimatado no Brasil, é um alimento muito importante para a saúde, auxilia o organismo a saciar a fome e proporciona uma nutrição excelente para nossos corpos. Ele combate desordens gástricas, perturbações digestivas, hidrata a pele, e ainda age contra o reumatismo e a gota. 9 Abacaxi: É uma excelente fruta nacional, possui enzimas que são muito boas para a digestão, além de ajudar a expelir secreções produzidas durante gripes, pneumonias e outras doenças respiratórias. 9 Banana: Originária da Ásia meridional, difundiuse para a África e América, é deliciosa, nutritiva, medicinal e um bom remédio para o intestino. Ela é ligeiramente diurética, laxativa e antidepressiva. Para mulheres que sofrem de cólicas prémenstruais, auxilia a combater dores e cãibras musculares. 9 Caqui: Originária do Japão, Coreia e China, é uma boa pedida para as crianças, já que é bem docinha, e age como estimulante do apetite; é indicada para problemas no fígado, desnutridos e anêmicos.

9 Fruta-do-conde: A fruta madura é recomendada para as pessoas desnutridas e anêmicas, é rica em vitamina C, ferro e dá uma saciedade interessante. 9 Goiaba: Uma fruta brasileira, de grande valor nutritivo. Contém alto teor de vitamina C, B1, B2, cálcio, fósforo e ferro. Ela é altamente recomendada para diarréia e para o tratamento das indigestões.

agradável e agem de uma maneira positiva em relação ao nosso organismo. Nos dias atuais, a industrialização dos alimentos cresce de maneira rápida e várias doenças se multiplicam. Entretanto, é muito importante lembrar que a natureza sempre favorece nossa saúde; por isso, vamos aproveitar esses benefícios que ela nos oferece de maneira natural e sem tentarmos modificá-las.

9 Maracujá: Os diversos tipos existentes podem ser saboreados ao natural; seus nutrientes e poderes medicinais são diversos; tem efeito calmante; auxilia contra a diabetes; sua casca é rica em pectina, que dificulta a absorção de carboidratos. 9 Uva: Uma das frutas mais apreciadas, por seu teor de água e pelo potássio; ativa o rim de maneira positiva aumentando a diurese; tem ação refrescante; é calmante, purificador do sangue e o corpo. De todos os alimentos que a natureza nos dá, as frutas são os mais saborosos, possuem um aroma muito

MAGALI ROGGE MUGNAINI ABRÃO CRN 3602 Atendimento nutricional individualizado para obesidade, ganho de peso e dificuldades relacionadas com a alimentação.

Rua Alferes Franco, 738 Centro Fone (19) 3453-3299 magali.rogge@terra.com.br

Estratégias para vencer o vício do e-mail *Christian Barbosa O e-mail é, sem dúvida, uma das tecnologias recentes que mais dominaram a vida das pessoas. O endereço online é uma unanimidade; praticamente todo mundo o tem. Conheço apenas uma pessoa que não tem e-mail: meu avô. O problema não é a existência do e-mail, mas como as pessoas o têm utilizado. Para muitos, ficar sem checar a caixa de entrada, por algumas horas, pode dar “tremedeira” no corpo, quase um processo de abstinência. As pessoas estão viciadas no mau uso dessa ferramenta. Nas empresas, o email se tornou o maior ladrão corporativo da produtividade (quase empatado com as reuniões). O uso errado do e-mail é padrão: todo mundo copia todo mundo; volume de emails desnecessários; pessoas ansiosas que mandam email e conseguem ligar antes de o mesmo chegar; pessoas que usam e-mail para tirar a sua responsabilidade da reta; caixas postais lotadas e muitos outros erros que o e-mail proporciona. Um estudo realizado por Stanford e Boston University analisa a forma que lidamos com o e-mail e como isso pode causar o estresse e afetar a performance no trabalho. Os pesquisadores descobriram exatamente o que prevíamos: não é a quantidade de e-mails que afeta a nossa produtividade, mas como lidamos com essas correspondências on-line. O ponto-chave é o tempo que gastamos para respondê-los, ou seja, quanto mais tempo disponibilizamos para usar essa ferramenta, mais au-

menta o estresse. Então, o foco tem de ser na redução do tempo que levamos para responder e enviar os e-mails. Para isso, existem diversas estratégias. Separei as quatro mais importantes de serem aplicadas:

co que fica quando você tem poucas mensagens. Para isso, nesses horários foque em transformar seus e-mails em tarefas, reuniões, informações (pastas) ou simplesmente em lixo. Nada de trabalhar por e-mail, trabalhe por tarefas priorizadas; e

· Veja o seu e-mail a cada 2 horas – Se você ficar com seu e-mail aberto a todo o momento, seu tempo com o e-mail aumenta e, consequentemente, aumenta seu nível de estresse, podendo levar você a multitarefar. Esse é o pior hábito que o profissional pode ter para perder o controle do seu tempo. Pense: se a atividade for urgente, as pessoas vão te ligar. Se as pessoas não podem esperar 2 horas para obter uma resposta sua, o seu problema não é e-mail;

· Troque o e-mail por outros meios – A tendência é o e-mail deixar de existir nos próximos anos e isso vai acontecer pelo uso de ferramentas como Messenger, softwares de colaboração como o Neotriad, aplicativos de escritório como o Word on-line, compartilhamento de documentos, etc. Sempre que possível, pense em como evitar mandar um e-mail através de outra forma de comunicação. O bom uso do e-mail consegue definir o profissional produtivo do improdutivo. Procure pesquisar mais sobre esse assunto, antes que o e-mail vire seu vício e o maior ladrão do seu tempo. Para outras dicas, visite nosso portal www.triadps.com/emala.

· Escreva pouco de forma objetiva – As pessoas que recebem minhas respostas já perceberam que eu não escrevo mais do que três ou quatro parágrafos. Se o assunto é longo, ligue ou agende pessoalmente, não perca tempo escrevendo. Adotei esse modelo para entrevistas, sempre que possível evito responder via e-mail e faço por telefone. Ninguém mais tem tempo para ler e-mails muito longos, comece a reparar que, quanto mais longo seu e-mail, mais tempo ele demora a ser respondido; · Meta de ver o “branco” da Caixa de Entrada – Isso significa que sua “Inbox” deve ter menos e-mails do que a capacidade de uma tela, para você poder ver o bran-

*Christian Barbosa Maior especialista no Brasil em administração de tempo e produtividade, é fundador da Triad PS, empresa multinacional especializada em programas e consultoria na área de produtividade, colaboração e administração do tempo. Ministra treinamentos e palestras para as maiores empresas do País e da Fortune 100. Autor dos livros A Tríade do Tempo e Você, Dona do Seu Tempo, Estou em Reunião e coautor do Mais Tempo, Mais Dinheiro. www.triadps.com.br e www.maistempo.com.br

Quero começar meu texto neste domingo, o primeiro do ano-novo, comentando a história de um rapaz que vou chamar de João, para preservar sua privacidade. Ele me procurou para ajuda profissional, em meados do ano passado. Contou-me que trabalhava numa empresa de médio porte, numa função administrativa. Apesar de seus quase oito anos de casa e do diploma em curso superior de Administração de Empresas, a seu ver não conseguira cargos melhores em função de sua timidez, muito acentuada, e da dificuldade de aprender uma segunda língua. Conforme ele me disse, estava conformado com seu salário e função, e nem lutava mais para algo melhor, até que chegou uma lista de demissões. Segundo a direção da empresa, o mercado estava fraco, e havia necessidade de cortar trinta por cento dos funcionários, entre administração e produção. Para surpresa de João, seu nome estava nessa lista. O mundo pareceu desabar para ele, que estava pretendendo casar-se no final do ano, e não só perdeu o emprego, mas também a noiva, o casamento, a autoestima que despencou, junto com seus melhores sonhos. Junto com o sentimento de perda, veio uma raiva tremenda, represada, vontade de brigar com o mundo, de recuperar o tempo perdido, o amor próprio, a mulher amada que nem o amava tanto assim; quando o viu desempregado não segurou a barra. Depois de muitos dias de choro, depressão e confinamento no quarto, João aceitou a sugestão de uma amiga para que procurasse ajuda profissional, e foi então que entrei na história. Depois de algum tempo de terapia, João começou a mudar sua forma de agir e pensar, reformulou a ideia que fazia de si mesmo e do que merecia e queria da vida, modernizou seu currículo. Não foi por mágica, mas por esforço e trabalho árduo em si mesmo; claro que com ajuda profissional, mas hoje João está numa outra empresa, também de médio porte, mas sente que as portas estão se abrindo para ele, que está mais solto, mais senhor de si, demonstrando com mais desembaraço seus conhecimentos. Ah, e outra pessoa chegou em sua vida,

desta vez com mais segurança, um sentimento mais afetivo e mais efetivo. Enfim, a vida não é nem será um mar de rosas, mas João parece mais apto a navegar em quaisquer águas. Contei a história dele para refletir com você, meu leitor e leitora, sobre as perdas que temos na vida, e que, mesmo que a princípio pareçam irreparáveis, sempre trazem algum ganho. Ainda que pareça absurdo, pode-se aprender muito com as situações negativas que a vida nos apresenta, desde que se esteja disposto e pronto para isso. Todas as decepções e frustrações são verdadeiras lições de como lidar com a vida, do que ou como temos que aprender para os dias futuros. Perder, na maioria das vezes, é a consequência de algo muito maior, e anterior. No caso de João, o nome na lista poderia, talvez, ter sido casual. Mas poderia, também, e ele aceitou esse fato, ser o fruto da forma como ele era e pensava. Da forma como ele se enxergava: pequeno, tímido, limitado, incapaz de maiores conquistas. Foi preciso a perda para que a mudança acontecesse, devagar mas intensamente, em sua vida. É assim com a maioria das perdas: elas vêm, muitas vezes sem que entendamos por que. No entanto, sempre há um ou vários motivos, entre eles o de sair da acomodação, do lugar comum ou mesmo da preguiça. Perder é triste, frustra, machuca, seja a perda de um amor, um emprego, uma oportunidade na vida. As pessoas sofrem de formas e intensidades diferentes com suas perdas, algumas até diárias, mas todo mundo sofre. O bonito é que tem muita gente, assim como João, que com ou sem ajuda profissional acaba superando, recomeçando em novas bases. Gente que chora, chora muito, esvazia toda a dor, mas depois se levanta e vai em frente. Mais ou menos como alguns atletas deficientes físicos que eu, pessoalmente, vi na esquina da Av. Brigadeiro Luiz Antonio, na corrida de São Silvestre. Gente com perna mecânica, pessoas cegas correndo guiadas por seu amigo ou monitor, pessoas sem coordenação motora, cadeirantes empurrando valentemente suas cadeiras (não elétricas) ladeira acima, e quem conhece a Brigadeiro sabe como é longa e íngreme, até a

Avenida Paulista e o final da corrida. Claro, cada um desses atletas era longa e emocionadamente aplaudido (a) ao passar, mas acho que o aplauso maior estava lá, dentro deles, na sua garra, na vontade de superar o obstáculo. Saí da esquina, no último dia de 2010, muito maior do que quando cheguei. Nem esperei a corrida para valer, o desfile dos campeões, a emoção de Mailson e Solange eu deixei para ver pela TV. Fui a pé, com a garoa paulistana batendo em meu rosto naquela última tarde do ano, pensando que a vida é feita de riscos, uma porção deles. Pequenos ou grandes, diários ou intercalados, mas sempre há perdas e ganhos, e quem não arrisca jamais cruzará a fita de chegada, ainda que na categoria dos “especiais” ou “para-atletas”. As oportunidades não caem no nosso colo, elas são criadas pelo que pensamos e fazemos de nossas vidas. Somos os autores de nossa história, e só nós. Não há coautores, embora possa haver colaboradores, mas a autoria é só nossa. Você quer um emprego melhor, um amor mais seguro, uma vida mais saudável? Corra riscos, arrisque, tente. Há metade de chances de conseguir, mas se não tentar, não vai saber nunca. O ano acaba de começar, que tal tirar os projetos do papel e arriscar as mudanças, encarar as perdas? Lembre-se: os ganhos só estão esperando você se decidir. Boa sorte!

MARIA RITA LEMOS É PSICÓLOGA E TERAPEUTA FAMILIAR E ASSINA AOS DOMINGOS ESTA COLUNA. FONES PARA CONTATO: (19) 3442.1727 / 9747.6445 E-mail: maria_rital@hotmail.com mariarita@gazetadelimeira.com.br

PNL e o hábit o de fumar hábito Quer largar o cigarro, mas adesivos e balas de nicotina não estão funcionando? Então o que fazer? Para a PNL, cigarro é mais hábito que vício. Em um estudo realizado por masters em PNL em conjunto com médicos e psicólogos verificou-se que a intensidade do desejo por cigarro tem mais a ver com o elemento psicológico do fumo do que com os efeitos fisiológicos da nicotina como uma substância química viciante. A pesquisa envolveu aeromoças fumantes que atendiam dois tipos de voos: um mais curto, de três a cinco horas, e um mais longo, de dez a treze horas. Os pesquisadores descobriram que a duração do voo não teve impacto significativo sobre os níveis de desejo das aeromoças, que foram semelhantes em ambos os casos. Além disso, os níveis de desejo no final de cada voo curto eram muito mais elevados que no final do voo longo, o que demonstra que o desejo aumenta na expectativa do desembarque. Outro estudo, realizado com judeus, chegou à mesma conclusão: que o desejo é mais fruto do psicológico do que de um vício. Aos judeus não são permitidos fumar no sábado (Sabbath). Seus desejos de fumar no sábado de manhã, sabendo que não poderiam fumar novamente por pelo menos 10 horas, foi mais baixo, se comparado ao nível do desejo à noite, devido à expecta-

tiva do primeiro cigarro do dia seguinte. Isso nos leva a crer que, embora a nicotina tenha um papel fisiológico, ela não é uma substância viciante como a heroína, que gera verdadeiros sintomas de retirada sistêmica e de base biológica no corpo do usuário; isso também foi comprovado por médicos e toxicologistas que identificaram que apenas 4 cigarros diários supririam a necessidade fisiológica de um fumante normal (20 cigarros dia). Os cientistas acreditam que as pessoas que fumam o fazem pelos benefícios em curto prazo, como prazer sensorial e camaradagem social. Uma vez que o hábito está estabelecido, as pessoas continuam a fumar em resposta a estímulos e situações que se tornaram associados com o tabagismo e lhes trouxeram algum ganho. Afinal, quem nunca observou aquele fumante que não gosta de falar e quando se encontra em uma situação em que pode ser incluído a uma roda de conversa, pede licença e vai fumar. Entender que fumar é um hábito, não um vício, pode facilitar muito no tratamento. Outro estudo também detectou que grande parte dos fumantes são dotados de baixa autoimagem e geralmente são inseguros. Em PNL possuímos varias técnicas que podem ser utilizadas para o combate do tabagismo. Gostaria de dar-lhes algumas dicas:

• Decidir verdadeiramente que deseja ter uma qualidade de vida melhor; • Trabalhar bem as crenças e “porquês” da mudança, não só no plano racional, mas também no contexto emocional; • Pensar em termos de uma grande mudança no projeto de vida; • Trabalhar caminhos e formas específicas, para mudar os significados emocionais associados ao ato de fumar; • Fazer a desintoxicação, saindo do ciclo da dependência das drogas envolvidas no cigarro. E em geral, a nicotina é a menor. • Ter toda uma estratégia de hábitos e estado emocional para lidar com as primeiras semanas, pois são determinantes para vencer a dependência física.

RUY NETO Professor, hipnólogo formado pela ACT - The Global Institute for Trauma Resolucion e Máster Practitioner Trainer em PNL. Fone 3443.1740


Limeira, domingo, 9 de janeiro de 2011 - Gazeta de Limeira

Quem quer se depilar em casa pode experimentar a linha Premium da Veet que acaba de chegar ao Brasil. O produto alia a remoção dos pelos ao cuidado com a pele. O creme depilatório Suprem Essence proporciona pele lisinha, macia e perfumada em apenas 3 minutos. Já a cera fria corporal Suprem' Essence, possui o mesmo perfume de rosas da versão em creme e ainda oferece pele lisinha e sem pelos por muito mais tempo, até 4 semanas. Fácil de usar, a nova cera fria vem em folhas prontas que podem ser utilizadas em diferentes partes do corpo.

AS E ES TREL AS MAPAS ESTREL TRELAS MAP ESTRELAS

C MAP

odut os Supr em´ Essence eett lança pr produt odutos Suprem´ Vee produtos

CVC anuncia “Navio do Corinthians” Maior operadora de viagens do País realizará viagem para aficcionados pelo Timão

Creme Depilatório Suprem‘ Essence – com óleos essenciais e perfume de rosas e Cera Fria Corporal Suprem‘ Essence – A especial fragrância de rosas também chegou às ceras frias

Piccadilly mostra a coleção de inverno

Cursos livres de gastronomia no Senac São Pedro O Centro Universitário Senac - campus Águas de São Pedro - vai oferecer cinco opções de cursos livres em gastronomia durante as férias de janeiro. Confira: Docinhos para festas Bicho de pé, bombom damasco, brigadeiro crocante, camafeu de amêndoas crocante de nozes, delícia de uva, fondant e trouxinha de massa filo recheada. Essas e outras delícias serão ensinadas no curso Docinhos para Festa, oferecido pelo Centro Universitário Senac – campus Águas de São Pedro. Durante as aulas, os participantes também aprenderão a fazer massas doces, caldas carameladas, glacê e recheios de limão e mousse de maracujá. Serviço: Docinhos para Festa Data: 17 a 20/1. Horário: das 19h às 22h. Valor: R$ 217 (parcelado em até 2 vezes). Risoto Aprender a fazer as receitas clássicas e contemporâneas de risotos, seja para rece-

ber os amigos e familiares em casa ou apenas aperfeiçoar a culinária, é uma das propostas do curso Preparo de Risotos. Durante as aulas serão detalhadas algumas receitas como o risotto al funghi secchi , alla milanese, de camarão e aspargo, ao curry com vieiras, camarões e banana ouro, de figo e presunto cru, de pera e gorgonzola, entre outras delícias. Serviço: Inscrições para o curso Preparo de Risotos Data: 29/1, sábado. Horário: das 9h às 13h. Valor: R$ 102. Comida de Botequim O curso Comida de Botequim está com inscrições abertas. Durante as aulas, os alunos vão preparar tira-gostos e petiscos fazendo a harmonização com drinks e bebidas em geral. Receitas tradicionais e contemporâneas, como arroz de bacalhau, caldinho de camarão, costelinha de porco assada, escondidinho de carne seca e mandioca, frango à passarinho, lula à dorê com molho tártaro, mexilhões ao molho campanha e picanha

fatiada com acompanhamentos também estão no menu do curso. Serviço: Comida de Botequim Data: de 1 a 3/2, 3ª a 5ª. Horário: das 19h às 22h. Valor: R$ 202. Canapés frios e quentes Ainda em janeiro, curso Canapés Frios e Quentes, ideal para quem gosta de preparar festas com um toque especial no cardápio. Nas aulas, os participantes aprendem a preparar, montar e decorar diversos tipos de canapés frios e quentes com vários tipos de recheios, coberturas e bases. Serviço: Canapés Frios e Quentes Data: 25 a 27/1, 3ª a 5ª. Horário: das 18h às 22h. Valor: R$ 271 (parcelado em até 2 vezes). Local: Centro Universitário Senac - Campus Águas de São Pedro - Parque Dr. Otávio de Moura Andrade, s/nº. Informações: www.sp.senac.br/ campusaguasdesaopedro ou (19) 3482-7000.

A bordo, tudo incluído: atrações tradicionais e especiais, além de refeições e bebidas

De olho no aumento da demanda por cruzeiros temáticos, a CVC amplia sua programação desse tipo de viagem com o lançamento de mais uma novidade: o Navio do Corinthians, de 23 a 27 de fevereiro, no transatlântico CVC Imperatriz. O cruzeiro terá saída do Porto de Santos (SP) e visitará Itajaí e São Francisco do Sul, ambas no Estado de Santa Catarina. São Francisco do Sul, conhecida como “São Chico”, está no litoral norte de Santa Catarina e estreia na programação de rota de cruzeiros, oferecendo aos turistas nesta temporada atrativos que passam por seu preservado centro histórico, belas praias e museu dedicado ao universo marinho. Com capacidade para 1.900 passageiros, o transatlântico de origem espanhola e que opera com o sistema “tudo incluído”, com todas as refeições e bebidas incluídas no pacote, receberá a bordo joga-

dores e torcedores ilustres, que participarão de atrações especiais durante toda a viagem. Na programação de lazer e entretenimento, além dos tradicionais eventos promovidos nos navios da operadora, entre eles o Coquetel com o Comandante e a Festa Tropical, os passageiros do Navio do Corinthians contarão com uma loja do “Todo Poderoso” a bordo, que será montada exclusivamente para o cruzeiro, bem como poderão assistir apresentações e gincanas de embaixadinhas e participar de seções de autógrafos com grandes ídolos do time e da Festa da Cerveja, que será comandada pela tradicional banda da Oktoberfest, de Santa Catarina. “Aproximar o público dos ídolos e, ainda, oferecer atrações sob medida aos torcedores são algumas das grandes propostas do Navio do Corinthians”, destaca Milton Sanches, diretor de cruzeiros da CVC. Com nove decks e 800

confortáveis cabines, o transatlântico Imperatriz tem estilo clássico, com luxo em todos os detalhes e amplas áreas de lazer e entretenimento, com piscinas e jacuzzis, solarium, parede de escalada, teatro, dois restaurantes, discoteca, coffee shop e cassino, além de extensa área de serviços, com SPA, boutiques, fitness e business center. Dão charme ainda à decoração seus elevadores panorâmicos e o Centrum, um espaço multinível que permite visão interna de diversos decks, formando um átrio de luz. Os pacotes para o Navio do Corinthians custam a partir de US$ 799 por pessoa e podem ser parcelados em até 10x sem juros. Os roteiros contam com o sistema “tudo incluído” a bordo, com refeições e bebidas alcoólicas e não alcoólicas incluídas, e estão disponíveis nas lojas exclusivas CVC pelo Brasil ou nos 8.000 agentes de viagens credenciados. Mais informações em www.cvc.com.br/cruzeiros.

PREÇO E ROTEIRO DO NAVIO DO CORINTHIANS CVC Imperatriz - 4 noites Saída de Santos – de 23 a 27 de fevereiro de 2011 Roteiro: Santos/Itajaí/São Francisco do Sul/Santos Quatro noites de hospedagem em cabine interna dupla, com sistema “tudo incluído” *A partir de US$ 799 – em até 10x sem juros. *A oferta de lugares é limitada. Preço e condições de pagamento sujeitos a reajuste e mudanças sem prévio aviso. Taxas de embarque e serviço não estão incluídas.

C MAP

Entre os dias 17 e 20 de janeiro, a Piccadilly apresenta na Couromoda 2011, no Parque Anhembi, em São Paulo, as novidades da coleção Outono-Inverno. a aposta da nova estação são quatro temas repletos de estilo para o inverno 2011: Sedução Andrógina, Luxo Nômade, Anos Dourados e Poder Urbano. É uma coleção versátil, com inspiração em modelos que transitem entre a delicadeza da tendência lady-like e a força marcante da inspiração na moda masculina. Todas as linhas proporcionam conforto e beleza peculiar da marca para aquecer os pés das mulheres com muito estilo na próxima temporada.

CMAP


Limeira, domingo, 9 de janeiro de 2011 - Gazeta de Limeira

C MAP

MTB 54.541 FILIADA à APACOS & FEBRACOS (denise@gazetadelimeira.com.br) acesse: www.gazetadelimeira.com.br

Aniversariante A médica dra. Michelle Kassis, especializada em medicina nuclear, comemorou nova idade em 20 de dezembro com festa, em sua belíssima residência, reunindo somente as amigas. O cardápio foi um festival da culinária japonesa preparada por Katsuiti Assato, ‘chef sushiman’ do Kyotto restaurante. Doces artesanais, trufas de chocolate e bolo de Ilona Takaes fizeram a alegria de todas que lá estiveram para abraçar a querida amiga Michelle, que solicitou para que as amigas não levassem presente, e sim um brinquedo que seria doado neste Natal para as crianças carentes abastecidas pela comunidade da igreja Bom Jesus de Limeira, numa ação social que se tornou um belíssimo gesto! Parabéns e felicidades mil!

Bate-papo Especial

Esta colunista social Denise Ragazzo, Renata Minitti Bovi com a aniversariante médica nuclear dra. Michelle Kassis, a médica cardiologista dra. Sandra Regina Hurtado Battistella; Adriana Almeida; dra. Vanessa Souza e Silva e a médica ginecologista dra. Mariane Paredes Costa, reunidas em noite superagradável de bate-papo entre amigas, para festejar o aniversário da querida dra. Michelle Kassis em sua espetacular residência!

Maura D'Andréa Vasquez, dra. Eliane Dibbern Silva, a aniversariante dra. Michelle Kassis, Taísa Kühl, Renata Figueiredo Sassaki, Adriana Castello, Mirela D'Andréa Kühl, Marcela Araújo Zaccaria e Andréa Sassi aprovaram a culinária japonesa preparada pelo Kyotto restaurante, no aniversário que reuniu as amigas para uma noite superespecial.

Click

Close

Luciana Lucato, Suzeida Bürger Bucci, dra. Michelle Kassis, Fátima Marrafon Ceolato, Flaviana Gazotto Colin, Karen, Ketlin e Kelly Faber, num click fotográfico durante o aniversário temático com culinária japonesa preparada pelo restaurante Kyotto, na residência da aniversariante dra. Michelle Kassis, uma das sócio-proprietárias da Centrocor.

Entre amigas: Renata Figueiredo Sassaki, Adriana Castello, dra. Michelle Kassis, Liliane Souza, Marcia Dallevedove e Silmara Sthalberg, em momento close fotográfico para a coluna social no aniversário temático da amiga dra. Michelle Kassis.

Animação

Festa

As amigas Marina Ferraz Lucato com a aniversariante médica dra. Michelle Kassis, que comemorou idade nova em 20 de dezembro, reunindo seu clã de amigas em sua belíssima residência. Parabéns!

Kassiane Arantes Kassis com a mãe Ana Maria Arantes Kassis e a irmã aniversariante dra. Michelle Kassis, em noite animação e festa preparada pela aniversariante que rasgou folhinha em 20 de dezembro.

Sonia Furlan Felizi, a médica aniversariante dra. Michelle Kassis, Rosemeire Ducatti, Aparecida Cangnin, na área de lazer na residência da médica dra. Michelle, noite em que reuniu as amigas para comemorar a festiva data de aniversário! Feliz idade nova!

C MAP

Amigas

CMAP


Limeira, domingo, 9 de janeiro de 2011 - Gazeta de Limeira

CMAP

Feliz ano-no vo & FFeliz eliz 20 11... ano-novo 2011... “O novo ano: 1/1/11, começou, de forma muito significativa, com quatro “uns”. Espiritualmente falando, o “um” é um número muito auspicioso. Ao entender o significado destes quatro “uns”, podemos fazer milagres acontecerem e transformar o impossível em possível. 1- Um Deus é o Pai de todas as almas 1- Eu, a alma, sou um ser especial e singular 1- O mundo é uma família humana na forma de uma árvore com muitos galhos; todos os membros da família nesta árvore pertencem à sua Única Semente. 1- Agora é um minuto para a meia-noite no relógio do mundo; em outras palavras, o tempo está me dizendo o que preciso fazer agora. A unicidade é a base da unidade. A unidade aprecia a beleza da variedade de cores, credos, culturas, religiões e idiomas. A unidade conecta as facetas da diversidade e termina com todas as formas de discriminação. Quando as quatro virtudes unificadoras da feli-

cidade, honestidade, verdade e amor existem, nós nos tornamos unidos mesmo ao explorarmos nossas diferenças, ao expressarmos nossa diversidade e ao compartilharmos nossas especialidades singulares. Deixe que eu me pergunte: Será que estas quatro vir-

1

4

tudes: felicidade, honestidade, verdade e amor – caracterizam minha vida? Deus nos torna tão belos ao nos preencher com Suas virtudes e ao nos relembrar que essas são as nossas virtudes originais as quais nos esquecemos com o tempo. O co-

ração deseja lembrar destas virtudes de forma que todas as fraquezas sejam removidas. O coração sabe que quando os sentimentos puros intrínsecos em tais virtudes são compartilhados, outros são inspirados a se tornar virtuosos. Neste Novo Ano, que nós

2

5

saudemos uns aos outros com os sentimentos puros e bons votos destas quatro virtudes unificadoras. Que nós nos despeçamos para sempre de quaisquer fraquezas que permaneçam no eu. Parabéns, parabéns, parabéns, parabéns – com cada

“parabéns”, lembrem-se dos quatro “uns”, fortaleçam as quatro virtudes e deixem que quatro novas maneiras de ser caracterizem sua vida no Novo Ano”. |Texto: Dadi Janki - chefe administrativa da Brahma Kumaris|

3

6

1. José Cesario Netto, Dalva Ragazzo Bellon, Natalina Milaré Ragazzo com esta colunista social Denise Ragazzo e Fabio Cesário em momento Réveillon 2. Zélia de Marqui Citelli e José Citelli recepcionando amigos na virada!

7

3. Zelia Cristina de Marqui Citelli Aki com o filho Henrique Jun Citelli Aki e o marido, médico cirurgião plástico dr. Fabio Ezo Aki e o filho Marcio Shizuo Citelli Aki na festa da virada em Limeira 4. Ana Claudia Citelli com os filhos Gustavo e Lara, Zélia Cristina de Marqui Citelli Aki com os filhos Henrique Jun Citelli Aki e Marcio Shizuo Citelli Aki curtindo a passagem em Limeira 5. Claudemir Santos com os filhos Gustavo e Lara e a esposa Ana Claudia Citelli Santos na ceia de final de ano

8

9

10

6. Cristina Citelli Aki, Zélia de Marqui Citelli, Ana Claudia Citelli Santos e Lara em momento Réveillon familiar 7. Bebeto Soares, Edmilson Bueno, José Roberto Soares, Flavia Soares e Silvina Soares entre familiares e muitos amigos queridos na festa de Réveillon 8. Adriano Gullo Ferreira, Flavia Soares e José Roberto Soares desejando felicidades entre familiares e amigos

11

12

13

9. Suzana e José Borges Bahia celebram a chegada do novo ano entre amigos 10. As amigas Ana Claudia Citelli, Ana Maria Fosrter Ferreira, Lílian Forster de Almeida e Flavia Soares esperando 2011 chegar! 11. João Souza e Mônica curtem os amigos no fim de ano!

15

16

13. As primas Dominique Fosrter de Almeida, Vithoria Rorster de Almeida e Letícia Forster Ferreira brindando a chegada de 2011 entre familiares e amigos! 14. Cleidiane e Eduardo Schinaider na festa da virada! 15. Sandra e Carlos Alberto Machado Gomes na virada familiar! 16. Kiko Parronchi Siqueira e a esposa Paula com os filhos Carol e Pedro na maior animação em festa com amigos

CMAP

14

12. Beatriz Tonhasca Milaré e Wlamir Milaré em animada festança de final de ano

C MAP


Doação ajuda Santuár raternidade R amatís Santuário io da FFraternidade Ramatís

C MAP

Limeira, domingo, 9 de janeiro de 2011 - Gazeta de Limeira

Crianças abrigadas pela escolinha da Fraternidade Triângulo Ramatís em dia de inauguração O Santuário da Fraternidade Ramatís de Limeira, recebeu através de doação de verba da senhora Jeanette Bechara Polombo [i.m.] e assim conseguiu construir em novembro/2010 mais uma sala de aula na entidade, que será utilizada para abrigar mais de 40 crianças de 9 a 14 anos de idade que frequentam essa escolinha recebendo acompanhamento pedagógico, aulas de inglês, educação ambiental, informática, culinária, técnicas comerciais, bordado, violão, canto, dança, yoga, expressão corporal e educação física. O local conta com cozinha própria que abastece as crianças com 4 refeições diárias. PARCERIAS & DOAÇÕES As mães também rece-

bem aulas de artesanato, crochê, pintura e atendimento com acompanhamento psicológico e pedagógico, e há também a doação de cestas básicas para as famílias mais necessitadas, tudo isso através de voluntários e pessoas que doam seu tempo em prol dos mais necessitados. Os espaços de sala de aula anteriormente construídos também foram uma doação voluntária do casal Dóris Assumpção Baraldi e Edmilson Baraldi. A Escola do Santuário do Triângulo Ramatis de Limeira sempre necessita de doações e de parceiros para dar continuidade aos projetos e para manter a entidade que está em pleno funcionamento a mais de 10 anos e com reconhecimento de toda uma população. Eles necessitam murar as salas de aula que fazem

divisa com o Cemitério Parque de Limeira e que por diversas vezes tiveram suas salas arrombadas e invadidas, por pessoas mal intencionadas, que destruíram os equipamentos utilizados pelas crianças, bem como toda a cozinha também foi destruída. A união de todos nós é necessária nesse momento, para podermos deixar esse espaço ainda melhor, basta cada um de nós querermos fazer algo pelo próximo. Atenção empresários de bom coração a entidade necessita de doação de materiais de construção: tijolos, cimento e a mão de obra de um pedreiro para poder murar esse espaço, seria uma ótima ajuda para as crianças que lá estudam. O Novo Ano chegou, ajudar se faz necessário, que tal começar pelo Santuário? Pensem nisso!???

Família Bechara: Vanda Salviatti Bechara, Denise de Lima Bechara, Roberto Bechara, Idalina Bechara de Moura, Judy Bechara Bragotto

Madalena Fabri Bonadiman, Evaldo Luis de Lucca, Maria Emilia Santos, Tatiana Souza Lucca, Christina Tank, Maria Augusta Faber Correia da Silva Fabio Fernandes Souza [ex-aluno], Maria Emilia Santos [presidente], Christina Tank [psicóloga], Juliana Balancini [assistente social], Tatiana Souza Lucca [professora voluntária]

Fraternidade do Triângulo Ramatís |19| 3451.3224 Rua Evaristo Olivatto Filho, 171 - Jardim Caieira - Limeira E-mail: contato@ftramatis.com.br

As cozinheiras Vilma Beckman, Sandra Monte e a professora de culinária Aracy de Oliveira Mosquero

Parabéns Hoje, Giovane Lucato vai festejar mais um ano de vida ao lado de seus pais Márcia de Oliveira Lucato e dr. Roberto Lucato, familiares e amigos. Giovane Lucato curtiu a chegada de 2011 em alto-mar a bordo do navio Vision of the Seas e adorou ter visto bem de pertinho a tradicional queima de fogos em Copacabana, no Rio de Janeiro. Parabéns e muita saúde na sua vida!

Seja feliz!!! PLACA EM HOMENAGEM À FAMÍLIA BECHARA POLOMBO

Santuário da Fraternidade Ramatis de Limeira

Felicidades Em 6 de janeiro, meu querido companheiro Fabio Cesario festejou idade nova e com muita alegria celebramos a passagem de mais um ano de vida. Afinal, fazer aniversário é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, aprender e ensinar novas lições, vivenciar outras dores e suportar velhos problemas. Sorrir novos motivos e chorar outros, porque, amar o próximo é dar muito mais amparo, rezar mais preces e agradecer mais vezes. É amadurecer um pouco mais e olhar a vida como uma dádiva de Deus. Obrigado por seu carinho de sempre! Parabéns querido!

Feliz aniversário!!!

C MAP

AGRADECIMENTO - “Dedicamos a Sra. Jeanette Bechara Polombo, essa sala de nossa entidade, pois sua construção só foi possível graças à sua generosidade. Que cada sorriso de nossas crianças seja uma gota de esperança para um futuro melhor, que esta nobre senhora nos ajudou a construir. Gestos de carinho, atenção e delicadeza fazem-nos perceber o quanto algumas pessoas são especiais na forma de ser e de como são bem-vindas as suas ações. Muito Obrigado!”.

CMAP


Limeira, domingo, 9 de janeiro de 2011 - Gazeta de Limeira

BORBULHANTES... “ A alegria tem uma dimensão ada... Seja Feliz... sagrada sagr

#Celebram aniversário 09 janeiro: Giovane Lucato, Mariane Bueno, Luis Felipe Breda Gullo, dr. Claudio Elis Grimberg Campos, Berna Cortez, Cristiane Casemiro, Lilian Gois, Simone Berbert, Paulinho Bauab, Rossano Jacon Chanquetti, Susi Mecatti, Mirelle Parronchi, Priscilla Tavares. Felicidades! #Festejam niver: 10 de janeiro: Gabriela Santana Moreira, Camilla Balancin, Eduardo Guimarães, José Cassio Spagnol, Fernanda Durante; 11 janeiro: Daniela Siqueira, Henrique Verdes Trigo, Isabella Carpanetti, Marcia Zampar, Renata Buzolin. Tudo de bom! #O queridíssimo Amauri Alfredo Honorato, colunista social desta Gazeta de Limeira, celebrando tempo novo na próxima quarta-feira, 12 de janeiro, em temporada de férias pelas praias do Guarujá. Parabéns! #Parabéns: 13 de janeiro: Claudio Nakandakari, Marcelo Ragazzo, Willi, Ricardo Botteon, Mara Queiroz, Mauricio Carvalho, Aline Queiroz, Daniela Adame, Flavia Camargo, Bicalho Coxinha, Maiane Spagnol Carneiro, Octavio Caraccio, Paula Franco, Jeferson Almeida; 14 de janeiro: Daniel Ragazzo Castro, Renata Lang, Rita Colella, Andreia Carvalho Henrique, Mirella Claudino, Isabela Braga, Marcele Tintori, Sueli Fumagalli, Vanessa Jacon, Mariela Clauino; 15 de janeiro: Nataly de Barros Garrido de Paula, o dentista Osvaldo, Raquel Cury, Ana Cristina Scavariello Grillo, Beatriz Fazanaro Pelos, Ellen Bianchi Cavinato Favaro. Feliz idade nova! #A talentosa jornalista Regiane Tápias Santos está gravidíssima e com maior charme apresentando o programa ‘Mulheres” na TV Gazeta. #Dirceu Vieira e sua Rose Brasil Vieira comemoraram aniversário juntinhos em janeiro e celebraram 40 anos de feliz união conjugal. Parabéns!

#Curso: AutoCAD 2010 Básico & Projetos em 2D. Curso em que o participante aprende a utilizar as ferramentas do software AutoCAD para a criação, edição e impressão de objetos em 2D. Indicado para engenheiros, arquitetos, projetistas, desenhistas ou estudantes da área. De: 21/1/11 a 23/4/11, aos sábados das 9 às 12 horas no Senac Limeira.

Domingo folia O primeiro domingo de 2011 será animado com diversão, segurança e qualidade do Hard Chopp 3. A folia será em ritmo de esquenta para o CarnaHard 2011, ao som do Grupo Em Cima D’Hora com repertório cheio de músicas animadas e que farão sucesso no verão 2011. A febre do sertanejo universitário será comandada por Luiz Fernando & Banda. Para garantir ingresso com desconto a bilheteria estará aberta a partir das 16:30h e os ingressos poderão ser adquiridos por R$ 10 reais [feminino ou masculino]. Hard Chopp III faz do seu domingo uma festa!!!! Informações |19| 3444.1444 ou 3704.7850.

#Hoje, palestra gratuita: “Aumente o Volume do Silêncio Interior” na Brahma Kumaris - telefone |19| 3451.8191 - Rua Deputado Otávio Lopes, 291, Centro Limeira |www.bkwsu.org/brasil| “Todos nós temos um espaço sagrado internamente. Esse é o espaço do silêncio, o coração da alma. Para experimentar silêncio, precisamos entrar nesse mundo. O silêncio permite pensamentos sobre o eu, sobre Deus e nos mostra a forma como devemos agir. Quando reencontramos este espaço pacífico e permanecemos lá, isto traz poder em nós e em tudo o que fazemos. Deus está sempre em silêncio. Então, se quisermos encontrarmo-nos com Ele, precisamos ficar em silêncio também”. #Contin Propaganda fechou o ano de 2010 com duas Premiações Ouro & Prata no APP Mídia Festival, em campanhas surpreendentes, com inúmeros trabalhos de abrangência nacional e o reconhecimento dos profissionais da área com os prêmios da APP Campinas. Em 2011, use a criatividade da premiada Contin. Parabéns!

#O músico Gel se apresentando em 15 de janeiro, às 20h, no Carpe Diem Bar, que vale a pena vocês conhecerem, fica na Av. Gumercindo Araújo, 225 Jd. Nova Itáliafone: 19 3034-3833. Próximo do supermercado Enxuto, antigo ‘Arung Bar’. #Em seu terceiro ano de atividade, a Escola do Trabalho, coordenada pelo Centro de Promoção Social Municipal [Ceprosom] atendeu 2.608 alunos inscritos em 10 diferentes áreas de capacitação profissional oferecidas pela Escola. #Shopping Pátio Limeira traz atração inédita: o Cinema 4D. As pessoas poderão assistir ao filme em três dimensões e ainda ter a experiência sensorial, interagindo com as cenas. No evento que será realizado de 7/ janeiro a 28/fevereiro, os espectadores poderão experimentar sensações como vento e água, além de ver imagens bem próximas com som de alta qualidade, complementando a interação do público com o filme. O Cinema funcionará ao lado da antiga Praça de Alimentação. Consulte programação e valor do ingresso no local.

#Hoje, na Praça Toledo Barros, Domingo de Relíquias, das 9h às 13h, com a tradicional exposição de carros antigos: automóveis, motos e caminhões antigos, com seus colecionadores de objetos raros e curiosidades e a presença do Clube de Paraquedismo de Limeira e Clube do Rádio Amador. #Megapromoção de peças coloridas na boutique Only White com 40% OFF à vista [dinheiro ou cheque] e 15% a prazo, e compras no débito com 35% nos cartões Master & Visa. #Hoje, a partir das 10h30, a corporação musical Arthur Giambelli apresenta repertório, sob a regência do maestro Leandro Pereira, na Praça Toledo Barros, com entrada franca. #Centro Universitário Senac lança cursos de pósgraduação lato sensu em 16 especializações: Gestão de Negócios Internacionais, Animação, Gestão Cultural – Cultura, Desenvolvimento e Mercado, Gestão da Comunicação Integrada, Produção e Gestão Jornalística, Design de Embalagem, Projetos de Iluminação, Docência no Ensino Superior, Design de Moda: Estratégias para Criação, Odontopediatria, Cosmetologia Aplicada à Estética, Gestão da Assistência de Enfermagem Domiciliar, Treinamento Físico Personalizado, Engenharia Web, Hotelaria Hospitalar, Negócios do Entretenimento: Gestão e Organização. Inscrições pelo site www.sp.senac.br/posgraduacao ou 0800 883 2000.


Limeira, domingo, 9 de janeiro de 2011 - Gazeta de Limeira

PAGANISMO Natal, festa da cristandade, mas hoje, festa pagã, de um adoidado e irrefletido consumismo. Há uma impulsiva e frenética corrida, na ânsia de tudo comprar. E Cristo, o grande homenageado, em nome de quem se consomem todos esses desvarios, onde estaria Ele? Cristo, distante dos homens e de tais aparatos, é o grande ausente. REFLEXÃO O carinho é o óleo que lubrifica as engrenagens da vida, que já é dura por si mesma. A vida sem afeição é um inferno, um deserto sem oásis. Conserve seu carinho, dedicando-o às pessoas a quem você ama. MENSAGEM Perdoar uma injúria recebida é curar as chagas do próprio coração. SEGREDINHO Um ótimo adubo para roseiras é água de sabão, colocada duas vezes por semana. Dá força à planta e destrói os parasitas. RIA... QUE FAZ BEM O amigo tentava consolar o infeliz que havia perdido o braço numa serra: - Você deve dar graças a Deus por ter perdido o braço esquerdo: pior seria se fosse o direito. E o português contestou: - Graças a Deus, nada, graças a mim. O braço que a serra ia levando era o direito, mas eu que não sou burro, tirei depressa o braço direito e botei o esquerdo. AGRADEÇO A todas as amigas que me demonstraram amizade, manifestada através de visitas, telefonemas, flores, brindes e cartões. Desejo para todas dois ingredientes necessários para ser feliz: paz e saúde. E obviamente a graça de Deus. Um novo ano feliz para todas as minhas leitoras. ESSA COLUNA FOCALIZA SEMPRE O problema do envelhecimento, fazendo jus ao nome. Ela é dedicada parcialmente à terceira idade. Mas as pessoas jovens devem orientar-se pelos ensinamentos, pois um dia serão velhos também.

Em paz! (Amado Nervo) Para Cida Lucheti Gerlak, com carinho, pela data 09/01 Para Neide Ramelo, com carinho, pela data 11/01 Para Elza Haflinger, com carinho, pela data

Próximo do meu ocaso, eu te bendigo vida! Porque nunca me deste uma esperança falida, Ou injustos trabalhos ou pena imerecida. Porque vejo no final do meu áspero trajeto Que do meu próprio destino Fui eu o arquiteto... E que, se mel ou fel, sempre nas coisas achei, Foi porque nelas o mel ou o fel também deixei. E que sempre colhi rosas, quando rosais plantei. Por certo aos meus ardores há de seguir-se o inverno Não me disseste, porém, que maio era eterno. Achei longas demais as noites das minhas penas. Mas não me prometeste noites boas, apenas, E em troca tive algumas santamente serenas Amei e fui amado! Oh Sol!, que carícias me faz! Vida, nada me deves, vida, estamos em paz! VELHICE Não chore, não junte os dedos em súplica, não se revolte: é preciso envelhecer. Naquele canto há um velho, cabisbaixo, silencioso, ele dorme. O único ruído que emite é de uma cadeira de balanço, que lhe descansa o corpo. Deve estar exausto. Sem querer faço um ruído e peço desculpas por acordá-lo. Ele olha ternamente para mim. Eu, ao ver seus olhos cansados, penso: as pessoas devem olhar nos olhos de um velho - bondade mora lá. RESPONDA 1) Na Bíblia, quem é o autor da frase: "Eis o homem"? 2) O que é cio? 3) Qual é a famosa construção chinesa? 4) Qual é o órgão eliminado após o parto? 5) Qual é o fenômeno escasso na atmosfera de Brasília? NESTE NOVO ANO Eu queria, Senhor, ser uma árvore muito grande, e acolher na minha sombra todas as pessoas amigas. E as amigas de hoje, as amigas de ontem, as amigas de sempre. Para que juntas, irmana-

das, pudéssemos contemplar o alvorecer deste novo ano. É BOM SABER A cãibra aparece quando a gente menos espera. O músculo se contrai e vem uma dor insuportável. Quando a cãibra começa, o jeito é alongar o músculo que está se contraindo, sem movimentos bruscos. Isso ajuda a relaxar e restabelece a circulação do sangue, diminuindo a dor. RESPOSTAS 1) Pilatos. 2) Período de reprodução das fêmeas. 3) Muralha. 4) Placenta. 5) Umidade.

Augusta M. Galzerano

Cozinha: ccomo omo dispor os eletrodomésticos A cozinha é uma das zonas da casa onde passamos mais tempo, seja comendo ou preparando as refeições, por isso além de ser atraente, a cozinha deve ser funcional. Para isso, é preciso dispor os eletrodomésticos de maneira certa! SIGA ESSAS DICAS: Î Quando for a uma loja de planejados encomendar sua cozinha, é preciso já estar com os modelos dos eletrodomésticos à mão. Decida primeiro aonde irá colocá-los para depois escolher e definir os armários embutidos. Î A moda agora são os eletrodomésticos de embutir. Eles são modernos e a diferença é que podem ser embutidos na parede ou em qualquer outra parte da cozinha. Î Alguns eletrodomésticos são indispensáveis em uma cozinha, mas lojas especializadas têm tantas novidades que você vai ficar querendo todos! Compre primeiro os itens básicos (fogão / geladeira e coifa) e depois vá equipando sua cozinha aos poucos. Î ZONAS: O segredo de uma cozinha funcional é agrupar os eletrodomésticos de acordo com sua função, criando zonas: ZONA DE PREPARAÇÃO: cooktop, forno, coifa e micro-ondas. ZONA DE LAVAGEM: pia, triturador e lava-louça. ZONA DE ESTOCAGEM: geladeira e freezer. ZONA DE REFEIÇÕES: TV. O ideal é que se crie um triângulo em que os vértices são a pia, a geladeira e o fo-

gão, isso faz com que se perca menos tempo na realização das tarefas. A zona de refeições deve estar num local mais tranquilo. Î A geladeira não deve ficar ao lado do fogão, pois o calor é prejudicial ao seu funcionamento. Além disso, a geladeira deve ser acessada sem ter que passar pelo fogão, principalmente em casas com crianças. A despensa deve ficar perto da geladeira. Î Deve-se pensar em espaços para os pequenos eletrodomésticos, como torradeira, liquidificador, etc. Eles precisam estar sempre à mão. O ideal é deixar um espaço na própria bancada de preparação, entre o fogão e a pia. Î Tendência para as cozinhas modernas é a troca do fogão convencional pelo cooktop e forno. Por serem separados, podem ser instalados onde for mais prático para o usuário, o cooktop deixa espaço abaixo vago para mais armários, e o forno pode ser posicionado de modo que a pessoa não precise se abaixar para colocar ou retirar pratos. Planeje bancada de apoio próxima aos dois.

Î Lembre-se que alguns aparelhos como máquina de lavar louças e geladeira que faz gelo precisam de pontos de água. No caso da pia serão necessários pontos distintos para água quente e fria. Além disso, para a máquina de lavar louça é necessário também ponto de esgoto. Î Pense na localização dos eletrodomésticos e já deixe previstos os pontos de energia. Evite a sobrecarga com o uso de benjamins. Use sempre a medida padrão dos eletrodomésticos.

JULIANA FIOR THOMAZ Arquitetura e Interiores Rua Carlos Gomes, 1075 Fone 3441.9656 julianafior@vivax.com.br


Limeira, domingo, 9 de janeiro de 2011 - Gazeta de Limeira

Respir e bem no vverão! erão! espire Aproveite a época para tratar as doenças respiratórias e previna-se para o ano inteiro Férias, viagens, sol e diversão: quando se fala na chegada do verão, a alegria toma conta de todos. Ainda mais dos portadores de doenças respiratórias crônicas, como asma e rinite, já que no período o ar torna-se mais úmido e os sintomas mais estáveis. Conforme a dra. Mônica Corso Pereira, vice-presidente da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT), algumas patologias respiratórias tendem a se agravar nas épocas de temperatura mais seca, desencadeando com mais frequência crises e exarcebações. “Durante períodos mais quentes, os incômodos dos sintomas são normalmente amenizados. Um dos motivos desta melhora é o maior tempo de permanência das pessoas ao ar livre”, afirma a pneumologista. Porém, independentemente de haver melhorias na saúde, o portador da doença não deve interromper qualquer tipo de tratamento que esteja sendo realizado. “No caso da asma, por exemplo, dependendo da gravidade, é necessário um tratamento de manutenção, que visa a controlar o processo inflamatório que provoca as crises”, explica dra. Mônica. Assim, a suspensão das medicações só deve ser feita quando recomendada pelo médico. Já a prática de exercícios físicos é bastante indicada do ponto de vista respiratório, desde que a temperatura não esteja muito elevada (acima de 30°C). Segundo a especialista, é preciso também estar sempre atendo em relação à desidratação, ingerindo muitos líquidos. À noite, dormir em ambientes ventilados é essencial. Porém, deve-se tomar cuidado com aparelhos que refrescam o ar. “O ar-condicionado resseca o ambiente, por isso é tão prejudicial às vias nasais. Dificuldade de expelir catarro e sangramento nasal são ocorrências bastante comuns em pessoas que passam grande parte do dia em locais com o arcondicionado ligado, como, por exemplo, em escritórios e carros”, adverte. Quando não há como fugir do aparelho, devese ingerir muita água ao longo do dia e utilizar soro fisiológico nasal para a hidratação dos canais respiratórios. Evitar temperaturas extremamente frias, mantendo o aparelho ligado em torno de 22° e 24°, também é uma alternativa que pode amenizar os sintomas. Conforme dra. Monica, outra medida de grande importância é a limpeza desses aparelhos. “Normalmente as pessoas se esquecem da manutenção, mas é importante que leiam o manual para que saibam de quanto em quanto tempo ele deve ser higienizado ou trocado”, aconselha dra. Mônica.

Espaço Médico

A Sociedade Brasileira de Clínica Médica prepara, para outubro de 2011, o seu 11º Congresso Brasileiro de Clínica Médica. O evento será realizado na cidade de Curitiba (PR), de 26 a 29 de outubro. Em paralelo, acontece também o 5º Congresso Nacional das Ligas Acadêmicas de Clínica Médica, o Annual Meeting of the Brazilian Chapter American College of Physicians, a 1ª Jornada Nacional de Medicina Diagnóstica e Exames Complementares e o 1º Simpósio Paranaense de Medicina de Urgência. Mais informações em www.congressosbcm2011.com.br. PNEUMOLOGIA EM PORTO DE GALINHAS O maior evento da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia já está confirmado para os dias 24 a 27 de agosto, em Porto de Galinhas, Pernambuco. O evento contará com o VIII Congresso Brasileiro de Asma, IV Congresso Brasileiro de DPOC e IV Congresso Brasileiro de Tabagismo. Mais informações em www.sbpt.org.br. Coluna Mais Saúde Perguntas e sugestões podem ser enviadas por e-mail para acontece@acontecenoticias.com.br ou para o endereço: rua Cotoxó, 303, conjunto 81-82, São Paulo, SP, CEP 05021-000 *Distribuição Acontece Comunicação e Notícias

EXPEDIENTE Cartas para a redação: Rua Senador Vergueiro n.º 319 - Limeira - CEP 13480-000 Fale com a redação: 3404-3700. e-mail: fabiana@gazetadelimeira.com.br Editora-chefe: Fabiana Lucato MTB 23.378 Colunista Social: Denise Ragazzo MTB 54.541 Diagramação: Maria Cristina Bastelli Colaboradores: Augusta Marino Galzerano, Maria Rita Lemos, Jair Tadeu Oliveira, Magali Mugnaini, Rosana Braga e Antonio César Cortez.

Curiosidades dos ossos Possuímos, em média, 206 ossos. O osso pode ser longo (fêmur, rádio), laminar, (frontal da testa), curto (ossos do punho e da mão), irregular (na coluna vertebral), pneumático (maxilar, no qual ocorre a sinusite) e sesamoide (pequenos, estão localizados em tendões; é o caso da rótula ou patela do joelho). Eles protegem as vísceras, suportam o peso do corpo, participam da locomoção, produzem células do sangue através da medula óssea, e promovem a renovação de sua estrutura. Os ossos possuem muito cálcio. Temos cerca de um quilo de cálcio no corpo, sendo que 99% estão nos ossos. O cálcio pertence aos metais alcalino-terrosos. Osteoblastos e osteoclastos são células presentes nos ossos. Os osteoblastos promovem depósito (deposição) de cálcio nos ossos. São responsáveis pela constante formação do osso, que absorve em si o cálcio. Os osteoclastos são células que têm propriedade absortiva (absorção) óssea, liberando produtos ab-

sorvidos para dentro do sangue. Os osteoclastos, por conseguinte, reabsorvem o cálcio anteriormente depositado no osso ou absorvido por ele. O emprego da expressão “reabsorção óssea”, tão empregada no estudo do metabolismo ósseo, diz respeito a essa atividade dos osteoclastos. Ninguém é de ferro, mas os ossos resistem bem à compressão, à tração e à torção. Pelo menos até que trinquem ou quebrem. Os ossos dos atletas são mais pesados. O osso de uma perna engessada torna-se fino e descalcificado em até 30%, dentro de poucas semanas. O osso da outra perna, sem fratura e em movimento, continua espesso e calcificado. Epífise é cada uma das extremidades dos ossos longos. Diáfise é o corpo do osso longo. Metáfise é a parte do corpo do osso longo, próxima ao disco epifisial. É a porção mais larga na extremidade da diáfise de osso longo, a qual, no adulto, é contínua com a epífise. Mas, durante a fase em que se desenvolve, con-

tém a zona de crescimento, constituída pelas placas cartilaginosas de crescimento, formando a cartilagem epifisial. Os ossos são construídos da mesma forma que o concreto armado. Os sais ósseos, como a areia, as pedras e o cimento do concreto, garantem a força compressível ao osso, enquanto as fibras colágenas, como a ferragem do concreto, fornecem a força tênsil. Realmente, a força compressível do osso supera a do melhor concreto armado, enquanto a força tênsil se aproxima da dele. Além dessa função mecânica, existe a de ser um grande reservatório de cálcio, conforme já vimos. Num osso longo fraturado, que tenha sido deixado cicatrizando em ângulo, em vez de alinhado, ocorre deposição óssea aumentada no ângulo interno da fratura, em que há maior pressão e, portanto, mais estresse ósseo. Enquanto isso, ocorre maior reabsorção no ângulo externo da fratura, onde estão as partes das extremidades da fratura que não sofrem compressão. Depois de muitos anos de reposição óssea no ângulo interno, e reabsorção de osso no ângulo

te 1 part par parte externo da fratura, o osso pode se tornar quase reto. O fenômeno do estresse ósseo, citado acima, é usado para acelerar a consolidação de fraturas. Os ortopedistas usam aparelhos especiais de fixação mecânica, para manter as extremidades das fraturas juntas e alinhadas, de modo que o paciente possa usar o osso imediatamente andando, por exemplo. Quem ainda não viu uma pessoa andando por aí com uma gaiola de metal na perna, atravessada por hastes de um lado a outro? O uso imediato do osso fraturado causa estresse nas extremidades fraturadas, acelerando, com isso, a atividade osteoblástica, e encurtando o período de consolidação.

DR. JAIR TADEU G. DE OLIVEIRA MÉDICO ENDOCRINOLOGISTA Consultório: Praça Luciano Esteves, 216 - s. 26 F. 3451-1844 drjairtadeu@gmail.com

Anunciadas no eg epr odução assis tida novvvas egrras par paraa rrepr eprodução assistida as rreg regras reprodução Foram anunciadas pelo Conselho Federal de Medicina as novas regras para a reprodução assistida no Brasil. Com as mudanças, mais casais terão acesso à técnica. Entre as novidades está a possibilidade, antes exclusiva de casais heterossexuais, de casais homossexuais recorrerem ao procedimento. Pessoas solteiras que querem ter filho também estão autorizadas a tentar a reprodução assistida. Além disso, embriões, óvulos e espermatozoides congelados poderão ser usados mesmo depois da morte do doador, desde que haja autorização prévia em cartório. As novas regras determinam ainda que não pode haver seleção de embriões quanto à escolha do sexo do bebê. Na reprodução assistida, o óvulo da mulher é fertilizado pelo espermatozoide em laboratório. Depois de três meses, os embriões gerados são transferidos para o útero da paciente. Fonte: Conselho Federal de Medicina


Queridinhos da estação

Flores esculpidas Do Rio de Janeiro veio a ideia de esculpir flores em prata. Na foto, colar e anel.

Ainda mais cor e brilho Os esmaltes coloridos continuam enfeitando as unhas, especialmente das jovens. As cores mais ousadas ganharam também as versões cintilantes. Na foto, esmaltes Care Romeis das cores lilás, rosa e ainda amarelo e azul cintilantes.

Fim da espera Para quem não gosta de perder tempo no salão pintando os cabelos, a coloração da Revlon dá uma mãozinha. A tintura colore em apenas 10 minutos com muita praticidade e rapidez.

Clássicos Há quem prefira os lançamentos em perfumes, os clássicos e ainda quem gosta dos diferentes. A escolha do perfume é sempre pessoal. Para o verão, que tal o frescor do Dolce e Gabbana light blue? Outra sugestão é a exclusividade do Escada S.

C MAP

FOTOS: JB ANTHERO

Verão, férias, época de passear e sobretudo, dar uma espiadinha nas lojas para ver quais as novidades da estação. Afinal, que mulher não gosta de se produzir e ficar mais bonita ? O Jornal da Mulher selecionou alguns produtos, entre lançamentos e clássicos, que nunca saem de moda e estão entre os “queridinhos” da estação. Confira:

C MAP

Limeira, domingo, 9 de janeiro de 2011 - Gazeta de Limeira

C MAP


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.